Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 32 - BY NC 3.0BR

EM CADA LINHA DO QUADRO, COMPONHA O NÚMERO 8 DE DIFERENTES MANEIRAS. USE SEMPRE DUAS CORES E REGISTRE SUA COMPOSIÇÃO. VEJA O EXEMPLO.

Resposta:

Os alunos poderão pintar as possibilidades na ordem que optarem: 2 + 6; 1 + 7; 5 + 3; 4 + 4; 6 + 2; 7 + 1.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 199 - 200) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

DOMÍNIO PÚBLICO.

PINTE NA PARLENDA AS PALAVRAS INDICADAS PELO PROFESSOR.

Resposta:

Os alunos deverão pintar as palavras cipó e café.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 11 - BY NC 3.0BR

ESCREVA SEU NOME.

Resposta:

Leia a proposta para os alunos e certifique-se de que eles a compreenderam. Dependendo do nível de produção da turma, é importante realizar um exemplo oral do que deve ser feito.

Resposta pessoal.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 70) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POEMA?

Resposta:

Ajude os alunos a localizar as brincadeiras que aparecem no poema: futebol, queimada, pipa, boneca, pega-pega, esconde-esconde, figurinha, ciranda-cirandinha, roda e bola. Deixe-os falar livremente; se for necessário complete com as brincadeiras que faltarem.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 84) - BY NC 3.0BR

OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

O RATO ROEU A RICA ROUPA DO REI DE ROMA. A RAINHA RAIVOSA RASGOU O RESTO E DEPOIS RESOLVEU REMENDAR.

DOMÍNIO PÚBLICO.

POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO É CHAMADO DE TRAVA-LÍNGUA?

Resposta:

Ouça as respostas dos alunos e verifique se eles compreenderam qual é a principal característica do gênero trava-língua. Explique que esse tipo de texto possui muitas letras com sons semelhantes, o que geralmente torna difícil a sua pronúncia.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 14 - BY NC 3.0BR

CONSULTE O QUADRO DE PALAVRAS E ESCREVA O NOME DE CADA IMAGEM.

Resposta:

a) Fada.

b) Fita.

c) Rosa.

d) Arara.

e) Pera.

f) Régua.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 172) - BY NC 3.0BR

A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.

OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).

HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR.

OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.

DESCREVA COMO ERAM AS FAMÍLIAS DE ANTIGAMENTE.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 30 - BY NC 3.0BR

VEJA NO QUADRO A IDADE DAS PESSOAS DA FAMÍLIA DE MATEUS.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ VÊ EM CADA IMAGEM?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Produção de texto (pg. 164) - BY NC 3.0BR

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA, PRECISAMOS COMPREENDER E RESPEITAR REGRAS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA DUAS REGRAS PARA O AMBIENTE ESCOLAR.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 164) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,

TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…

CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.

QUAIS ATIVIDADES CITADAS NO POEMA LEMBRAM AS QUE ACONTECEM NA SUA ESCOLA?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercício - Brincadeiras de criança - BY NC 3.0BR

NA OBRA A SEGUIR, ADULTOS E CRIANÇAS DIVIDEM A CENA.

ALGUNS TRABALHAM, OUTROS BRINCAM. VOCÊ RECONHECE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Vamos jogar (pg. 38) - BY NC 3.0BR

ADIVINHE QUEM É...

DESTAQUE A CARTELA DO ANEXO 1 E FORME UMA DUPLA. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E FAÇA PERGUNTAS DETALHADAS PARA DESCOBRIR QUEM É A CRIANÇA OCULTA.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 4 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE E CONTORNE NO DIAGRAMA OS NOMES ABAIXO.

Resposta:

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 20 - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS. DESENHE, NA MALHA ABAIXO, MAIS TRÊS ELEMENTOS EM CADA UMA DAS SEQUÊNCIAS.

Resposta:

Na primeira sequência, os alunos deverão desenhar 3 triângulos nas cores vermelho, verde, vermelho. Na segunda sequência, deverão desenhar 3 paralelogramos nas cores laranja “em pé”, azul “deitado”, laranja “em pé”. Na terceira sequência, deverão desenhar: paralelogramo azul, triângulo verde, triângulo vermelho.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Vamos jogar (pg. 195) - BY NC 3.0BR

BINGO DOS ANIMAIS

COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESTAQUE AS CARTELAS DO ANEXO 7 E DO ANEXO 8. OUÇA COM ATENÇÃO AS LETRAS SORTEADAS E MARQUE-AS NA CARTELA PARA COMPLETAR O NOME DOS ANIMAIS.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefa - Em casa 35 - BY NC 3.0BR

LEMBRE-SE DA ATIVIDADE CAMINHANDO NA RETA NUMÉRICA E, COM O AUXÍLIO DA RETA, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR. A) SAIA DO NÚMERO 3 E CAMINHE 4 PASSOS PARA A DIREITA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

B) SAIA DO NÚMERO 2 E CAMINHE 10 PASSOS PARA A DIREITA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

C) SAIA DO NÚMERO 8 E CAMINHE 2 PASSOS PARA A ESQUERDA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

D) SAIA DO NÚMERO 10 E CAMINHE 9 PASSOS PARA A ESQUERDA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

Resposta:

a) 7

b) 12

c) 6

d) 1

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividade (pg. 67) - BY NC 3.0BR

VOCÊ É UM BOM OBSERVADOR? SEM OLHAR, RESPONDA RÁPIDO: O QUE HÁ NA SUA FRENTE? E ATRÁS?

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DE UMA SALA DE AULA DO 1º ANO.

• APÓS A OBSERVAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO, FAÇA O QUE SE PEDE:

A) MARQUE UM X SOBRE A MESA COM MAIS ALUNOS.

B) CONTORNE A MENINA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO PROFESSOR.

C) ASSINALE A OPÇÃO QUE MAIS APARECE NA ILUSTRAÇÃO:

(  ) CRIANÇA (  ) MESA    (  ) PROFESSOR

D) O QUE HÁ NA FRENTE DO PROFESSOR? ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.

E) OS ALUNOS PARECEM ESTAR TRISTES OU FELIZES?

F) DESCREVA COMO É A MENINA QUE ESTÁ AO LADO DIREITO DO PROFESSOR.

G) DESENHE UM LÁPIS NA MÃO DA MENINA QUE ESTÁ AO LADO ESQUERDO DO PROFESSOR.

H) REGISTRE O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE APARECEM NA ILUSTRAÇÃO.

Resposta:

Esta atividade explora a habilidade dos alunos de ler imagens, identificando elementos e impressões.

Respostas

a) Os alunos deverão marcar a mesa com quatro crianças.

b) Eles deverão contornar a menina de óculos ao lado do professor.

c) Criança.

d) Lousa.

e) Os alunos parecem estar felizes.

f) Exemplo de resposta: Uma menina oriental, de óculos e de rabo de cavalo.

g) Os alunos deverão desenhar um lápis na mão da menina que está sozinha na mesa.

h) 12.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 79) - BY NC 3.0BR

IDENTIFIQUE NO TEXTO AS RIMAS DOS QUATRO ÚLTIMOS VERSOS.

Resposta:

Leia as perguntas e estimule a participação de todos. Se a turma for numerosa, você pode direcionar as perguntas às crianças, determinando quem irá responder, de modo que todas tenham a oportunidade de falar. É importante que elas aprendam a esperar a vez de falar, ouvir a opinião do outro e respeitá-la.

Nesse item chamamos a atenção dos alunos para a função da rima como apoio à memória, característica desse gênero nascido da tradição oral. Retome o significado de verso e peça aos alunos que indiquem quais os quatro últimos versos dessa parlenda. As rimas são: oito/biscoito; dez/pastéis.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 13 - BY NC 3.0BR

PINTE A ÚNICA SÍLABA QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS.

Resposta:

Os alunos deverão pintar a sílaba FE de cada palavra.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Produção de texto (pg. 87) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRAVA-LÍNGUA DECIFRANDO OS DESENHOS.

Resposta:

Leia a carta com os alunos e chame a atenção para a representação de algumas palavras. Enfatize que, para entender o texto, devemos ler as imagens e as palavras, compondo uma única ideia.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

 

QUE ACONTECIMENTOS APARECEM NAS FOTOGRAFIAS DE CAROLINA?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

QUE FOTOGRAFIAS RETRATAM A FAMÍLIA DE CAROLINA TODA REUNIDA?

Resposta:

A festa de 1 ano e a família na praia.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DE UM OBJETO QUE ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA O DIVERTIMENTO DA FAMÍLIA NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 27 - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NO QUADRADINHO DAS FIGURAS QUE MOSTRAM ALUNOS RESPEITANDO AS REGRAS ESCOLARES.

Resposta:

Os alunos deverão assinalar as imagens 3, 4 e 6.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 164) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,

TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…

CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.

EM QUE LOCAL ESTÃO AS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA?

Resposta:

Na escola.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 160) - BY NC 3.0BR

CONTORNE AS PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA P, COMO PETECA.

BICO                    PICO                    POTE                    BOTE

BULE                    PULE                    PIA                    BIA

Resposta:

Pico, pote, pule e pia.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Produção de texto (pg. 30) - BY NC 3.0BR

VAMOS AUMENTAR A LISTA ENGRAÇADA? DIGA O NOME DE UMA COMIDA ESQUISITA PARA QUE O PROFESSOR REGISTRE NA LOUSA.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 122) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR, EU TIRAVA VOCÊ LÁ DO FUNDO DO MAR.

DOMÍNIO PÚBLICO.

JÁ VIMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS TÊM OS SONS PARECIDOS. ESSAS SEMELHANÇAS SÃO CHAMADAS DE RIMAS. QUE PALAVRAS RIMAM NOS VERSOS DA CANTIGA?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 49) - BY NC 3.0BR

INFÂNCIA

ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?

SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.

QUAIS BRINCADEIRAS FORAM CITADAS NO POEMA?

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas