Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
EM CADA LINHA DO QUADRO, COMPONHA O NÚMERO 8 DE DIFERENTES MANEIRAS. USE SEMPRE DUAS CORES E REGISTRE SUA COMPOSIÇÃO. VEJA O EXEMPLO.
Os alunos poderão pintar as possibilidades na ordem que optarem: 2 + 6; 1 + 7; 5 + 3; 4 + 4; 6 + 2; 7 + 1.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
DOMÍNIO PÚBLICO.
PINTE NA PARLENDA AS PALAVRAS INDICADAS PELO PROFESSOR.
Os alunos deverão pintar as palavras cipó e café.
ESCREVA SEU NOME.
Leia a proposta para os alunos e certifique-se de que eles a compreenderam. Dependendo do nível de produção da turma, é importante realizar um exemplo oral do que deve ser feito.
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POEMA?
Ajude os alunos a localizar as brincadeiras que aparecem no poema: futebol, queimada, pipa, boneca, pega-pega, esconde-esconde, figurinha, ciranda-cirandinha, roda e bola. Deixe-os falar livremente; se for necessário complete com as brincadeiras que faltarem.
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
O RATO ROEU A RICA ROUPA DO REI DE ROMA. A RAINHA RAIVOSA RASGOU O RESTO E DEPOIS RESOLVEU REMENDAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO É CHAMADO DE TRAVA-LÍNGUA?
Ouça as respostas dos alunos e verifique se eles compreenderam qual é a principal característica do gênero trava-língua. Explique que esse tipo de texto possui muitas letras com sons semelhantes, o que geralmente torna difícil a sua pronúncia.
CONSULTE O QUADRO DE PALAVRAS E ESCREVA O NOME DE CADA IMAGEM.
a) Fada.
b) Fita.
c) Rosa.
d) Arara.
e) Pera.
f) Régua.
A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.
OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).
HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR.
OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.
DESCREVA COMO ERAM AS FAMÍLIAS DE ANTIGAMENTE.
VEJA NO QUADRO A IDADE DAS PESSOAS DA FAMÍLIA DE MATEUS.
O QUE VOCÊ VÊ EM CADA IMAGEM?
PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA, PRECISAMOS COMPREENDER E RESPEITAR REGRAS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA DUAS REGRAS PARA O AMBIENTE ESCOLAR.
A ESCOLA
TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,
TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…
CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.
QUAIS ATIVIDADES CITADAS NO POEMA LEMBRAM AS QUE ACONTECEM NA SUA ESCOLA?
NA OBRA A SEGUIR, ADULTOS E CRIANÇAS DIVIDEM A CENA.
ALGUNS TRABALHAM, OUTROS BRINCAM. VOCÊ RECONHECE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?
ADIVINHE QUEM É...
DESTAQUE A CARTELA DO ANEXO 1 E FORME UMA DUPLA. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E FAÇA PERGUNTAS DETALHADAS PARA DESCOBRIR QUEM É A CRIANÇA OCULTA.
ENCONTRE E CONTORNE NO DIAGRAMA OS NOMES ABAIXO.
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS. DESENHE, NA MALHA ABAIXO, MAIS TRÊS ELEMENTOS EM CADA UMA DAS SEQUÊNCIAS.
Na primeira sequência, os alunos deverão desenhar 3 triângulos nas cores vermelho, verde, vermelho. Na segunda sequência, deverão desenhar 3 paralelogramos nas cores laranja “em pé”, azul “deitado”, laranja “em pé”. Na terceira sequência, deverão desenhar: paralelogramo azul, triângulo verde, triângulo vermelho.
BINGO DOS ANIMAIS
COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESTAQUE AS CARTELAS DO ANEXO 7 E DO ANEXO 8. OUÇA COM ATENÇÃO AS LETRAS SORTEADAS E MARQUE-AS NA CARTELA PARA COMPLETAR O NOME DOS ANIMAIS.
LEMBRE-SE DA ATIVIDADE CAMINHANDO NA RETA NUMÉRICA E, COM O AUXÍLIO DA RETA, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR. A) SAIA DO NÚMERO 3 E CAMINHE 4 PASSOS PARA A DIREITA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
B) SAIA DO NÚMERO 2 E CAMINHE 10 PASSOS PARA A DIREITA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
C) SAIA DO NÚMERO 8 E CAMINHE 2 PASSOS PARA A ESQUERDA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
D) SAIA DO NÚMERO 10 E CAMINHE 9 PASSOS PARA A ESQUERDA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
a) 7
b) 12
c) 6
d) 1
VOCÊ É UM BOM OBSERVADOR? SEM OLHAR, RESPONDA RÁPIDO: O QUE HÁ NA SUA FRENTE? E ATRÁS?
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DE UMA SALA DE AULA DO 1º ANO.
• APÓS A OBSERVAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO, FAÇA O QUE SE PEDE:
A) MARQUE UM X SOBRE A MESA COM MAIS ALUNOS.
B) CONTORNE A MENINA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO PROFESSOR.
C) ASSINALE A OPÇÃO QUE MAIS APARECE NA ILUSTRAÇÃO:
( ) CRIANÇA ( ) MESA ( ) PROFESSOR
D) O QUE HÁ NA FRENTE DO PROFESSOR? ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.
E) OS ALUNOS PARECEM ESTAR TRISTES OU FELIZES?
F) DESCREVA COMO É A MENINA QUE ESTÁ AO LADO DIREITO DO PROFESSOR.
G) DESENHE UM LÁPIS NA MÃO DA MENINA QUE ESTÁ AO LADO ESQUERDO DO PROFESSOR.
H) REGISTRE O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE APARECEM NA ILUSTRAÇÃO.
Esta atividade explora a habilidade dos alunos de ler imagens, identificando elementos e impressões.
Respostas
a) Os alunos deverão marcar a mesa com quatro crianças.
b) Eles deverão contornar a menina de óculos ao lado do professor.
c) Criança.
d) Lousa.
e) Os alunos parecem estar felizes.
f) Exemplo de resposta: Uma menina oriental, de óculos e de rabo de cavalo.
g) Os alunos deverão desenhar um lápis na mão da menina que está sozinha na mesa.
h) 12.
IDENTIFIQUE NO TEXTO AS RIMAS DOS QUATRO ÚLTIMOS VERSOS.
Leia as perguntas e estimule a participação de todos. Se a turma for numerosa, você pode direcionar as perguntas às crianças, determinando quem irá responder, de modo que todas tenham a oportunidade de falar. É importante que elas aprendam a esperar a vez de falar, ouvir a opinião do outro e respeitá-la.
Nesse item chamamos a atenção dos alunos para a função da rima como apoio à memória, característica desse gênero nascido da tradição oral. Retome o significado de verso e peça aos alunos que indiquem quais os quatro últimos versos dessa parlenda. As rimas são: oito/biscoito; dez/pastéis.
PINTE A ÚNICA SÍLABA QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS.
Os alunos deverão pintar a sílaba FE de cada palavra.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRAVA-LÍNGUA DECIFRANDO OS DESENHOS.
Leia a carta com os alunos e chame a atenção para a representação de algumas palavras. Enfatize que, para entender o texto, devemos ler as imagens e as palavras, compondo uma única ideia.
QUE ACONTECIMENTOS APARECEM NAS FOTOGRAFIAS DE CAROLINA?
QUE FOTOGRAFIAS RETRATAM A FAMÍLIA DE CAROLINA TODA REUNIDA?
A festa de 1 ano e a família na praia.
ESCREVA O NOME DE UM OBJETO QUE ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA O DIVERTIMENTO DA FAMÍLIA NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR.
Resposta pessoal.
MARQUE UM X NO QUADRADINHO DAS FIGURAS QUE MOSTRAM ALUNOS RESPEITANDO AS REGRAS ESCOLARES.
Os alunos deverão assinalar as imagens 3, 4 e 6.
A ESCOLA
TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,
TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…
CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.
EM QUE LOCAL ESTÃO AS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA?
Na escola.
CONTORNE AS PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA P, COMO PETECA.
BICO PICO POTE BOTE
BULE PULE PIA BIA
Pico, pote, pule e pia.
VAMOS AUMENTAR A LISTA ENGRAÇADA? DIGA O NOME DE UMA COMIDA ESQUISITA PARA QUE O PROFESSOR REGISTRE NA LOUSA.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR, EU TIRAVA VOCÊ LÁ DO FUNDO DO MAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
JÁ VIMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS TÊM OS SONS PARECIDOS. ESSAS SEMELHANÇAS SÃO CHAMADAS DE RIMAS. QUE PALAVRAS RIMAM NOS VERSOS DA CANTIGA?
INFÂNCIA
ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.
QUAIS BRINCADEIRAS FORAM CITADAS NO POEMA?
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas