Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
AMAZONSSAURO, UM DINO AMAZÔNICO
O AMAZONSAURUS MARANHENSIS (OU AMAZONSSAURO) ERA HERBÍVORO E QUADRÚPEDE (CAMINHAVA NAS QUATRO PATAS). ERA UM SAURÓPODO PEQUENO: TINHA CERCA DE 10 METROS DE COMPRIMENTO, 3 METROS DE ALTURA E PESAVA APROXIMADAMENTE 10 TONELADAS (O PESO DE QUASE DOIS ELEFANTES). GOSTAVA DE VIVER EM PEQUENOS GRUPOS, PARA SE PROTEGER DOS ANIMAIS QUE O ATACAVAM, COMO OS ESPINOSSAUROS.
MORADOR DA AMÉRICA DO SUL, FOI DESCOBERTO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. SEU NOME É, ALIÁS, REFERÊNCIA AO LOCAL ONDE FOI ENCONTRADO: NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO ESTADO DO MARANHÃO.
NA ÉPOCA, O CENÁRIO ERA DE GRANDES PLANÍCIES ALAGADAS E COM BASTANTE VEGETAÇÃO.
VIVEU APROXIMADAMENTE ENTRE 100 MILHÕES DE ANOS E FOI UM DOS PRIMEIROS DINOS ENCONTRADOS NA REGIÃO AMAZÔNICA. [...]
LUISA MASSARANI. DINOSSAUROS DO BRASIL. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011. P. 26-27.
GLOSSÁRIO SAURÓPODO: GRUPO DE GRANDES ANIMAIS. ESTAVAM ENTRE OS MAIORES SERES VIVOS DA TERRA. TINHAM PESCOÇO COMPRIDO E CABEÇA PEQUENA. ESPINOSSAURO: GRUPO DE DINOSSAUROS CARNÍVOROS. POSSUÍAM LONGAS VÉRTEBRAS NAS COSTAS, QUE PARECIAM GRANDES ESPINHOS. O ESPINOSSAURO TAMBÉM É CHAMADO DE LAGARTO-ESPINHO.
O AMAZONSSAURO É CONSIDERADO PEQUENO, EMBORA TIVESSE CERCA DE 10 METROS DE COMPRIMENTO. POR QUE SE DIZ QUE ELE É PEQUENO?
Porque outros dinossauros eram muito maiores.
AO OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS DO DINOSSAURO ABELISSAURO, OS PALEONTÓLOGOS CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE ELE SE ALIMENTAVA DE OUTROS ANIMAIS. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE QUAIS SERIAM ESSAS CARACTERÍSTICAS.
Resposta pessoal.
VAMOS CONHECER MAIS UMA PINTURA RUPESTRE. ELA FOI ENCONTRADA NO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA.
AGORA, LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR E PINTE AS QUE SE RELACIONAM COM ESSA PINTURA RUPESTRE.
AGORA, ESCREVA DUAS PALAVRAS DA ATIVIDADE 1 DE ACORDO COM O SOM DA LETRA C.
As respostas vão depender das palavras registradas pelos alunos.
ESCREVA OITO PALAVRAS USANDO PELO MENOS UMA DAS SÍLABAS DOS NOMES DE ANIMAIS DA ATIVIDADE ANTERIOR. ATENÇÃO: ELAS PODEM SER USADAS NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FINAL DA PALAVRA.
Sugestões de resposta: cabra, amiga, milho, cabeça, forca, forma, calha, brega, gato, ninho, caminho.
COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PROCURE EM LIVROS, REVISTAS, JORNAIS OU SITES CONFIÁVEIS OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ABELHA.
ESCREVA UMA DELAS E, NA SALA DE AULA, CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE ESSE ANIMAL.
A resposta vai depender da pesquisa feita pelo aluno.
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA MEDIR A MASSA DE ALGUNS OBJETOS E BRINQUEDOS NA BALANÇA E CONHECER ALGUMAS UNIDADES DE MEDIDA.
Os alunos deverão realizar a medição com o auxílio do professor.
OS ESPAÇOS QUE A PESSOA CITOU NA ATIVIDADE ANTERIOR SÃO OS MESMOS DA SUA ESCOLA ATUALMENTE? ESCREVA UMA DIFERENÇA E UMA SEMELHANÇA ENTRE ELES.
Resposta pessoal.
A ESCOLA É UM DOS ESPAÇOS MAIS IMPORTANTES EM NOSSA VIDA. NELA APRENDEMOS A LER E ESCREVER, APRENDEMOS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E A CONVIVER E INTERAGIR COM OS AMIGOS.
NO BRASIL, EXISTEM ESCOLAS ANTIGAS, COM MAIS DE CEM ANOS. HÁ TAMBÉM ESCOLAS MODERNAS, QUE FORAM CRIADAS RECENTEMENTE. INDEPENDENTEMENTE DO TEMPO DE EXISTÊNCIA, TODA ESCOLA TEM UMA HISTÓRIA.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DE SUA ESCOLA?
Resposta pessoal.
NA FOLHA QUE O PROFESSOR VAI ENTREGAR, DESENHE VOCÊ PRATICANDO UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
MEU AMIGO DE PAPEL
ERA DOMINGO E UMA CHUVINHA CHATA PRENDIA TODO MUNDO DENTRO DE CASA.
– AI, AI, AI! – LAMENTAVA-SE PATRÍCIA. – VOU PASSAR O DOMINGO TODO SEM NADA PRA FAZER...
– E EU? – INTROMETEU-SE UMA VOZINHA. – POR QUE VOCÊ NÃO SE OCUPA COMIGO?
QUE VOZINHA ERA AQUELA? PATRÍCIA OLHOU PARA TODOS OS LADOS. QUEM ESTAVA FALANDO? ELA ESTAVA SOZINHA NO QUARTO. SERIA UM FANTASMA? NÃO ERA UM FANTASMA: EM CIMA DA MESA, UM LIVRO FALAVA FEITO GENTE!
– VOCÊ... VOCÊ... FALA?
– EU FAÇO QUALQUER COISA, PATRÍCIA! – RIU-SE O LIVRO.
– COMIGO, VOCÊ PODE FAZER O QUE QUISER. QUE NEGÓCIO É ESSE DE DIZER QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER? É JUSTAMENTE NESSAS HORAS QUE EU POSSO LEVAR VOCÊ EM VIAGENS MARAVILHOSAS PARA QUALQUER LUGAR, PARA QUALQUER TEMPO. VENHA SONHAR COMIGO!
PATRÍCIA PEGOU O LIVRO. AOS POUCOS, AGACHADA NO TAPETE, ESQUECEU-SE DA VIDA. ATÉ QUE, LÁ DE FORA, A VOZ DA MÃE VEIO DESPERTÁ-LA:
– PATRÍCIA! VENHA AQUI UM MINUTO! SEM LEVANTAR OS OLHOS DO LIVRO, A MENINA RESPONDEU:
– AGORA NÃO POSSO, MÃE. ESTOU MUITO OCUPADA!
PEDRO BANDEIRA. MEU AMIGO DE PAPEL. DISPONÍVEL EM: h t t p s : //bibliotecapband.blogspot.com/. ACESSO EM: 5 DEZ. 2024.
QUEM É O AUTOR?
Pedro Bandeira.
VOCÊ TAMBÉM “PINTA O SETE”? O QUE OS ADULTOS QUE CONVIVEM COM VOCÊ ACHAM DISSO?
Respostas pessoais.
COMPLETE O QUADRO APENAS COM OS NÚMEROS ÍMPARES ATÉ 19.
TERMINADO O DESENHO, CRIE UM NOME PARA O SEU DINOSSAURO E REGISTRE.
Resposta pessoal.
CONSTRUÇÕES COM BARRAS CUISENAIRE
VAMOS RETOMAR NOSSAS ATIVIDADES COM AS BARRAS CUISENAIRE. VOCÊ DEVE SE LEMBRAR DE QUE CADA BARRA PODE SER REPRESENTADA POR UM NÚMERO QUE INDICA O SEU COMPRIMENTO.
AGORA, USE APENAS A BARRA VERMELHA.
a) Usando apenas a barra vermelha, é possível compor as barras lilás, verde-escura, marrom e laranja.
b) 2 + 2 = 4
2 + 2 + 2 = 6
2 + 2 + 2 + 2 = 8
2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10
VOLTE À PESQUISA DA SEÇÃO EM CASA 106 SOBRE SUA CIDADE E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) Resposta pessoal.
B) Resposta pessoal.
C) Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO CONVITE COM O PROFESSOR.
QUAIS SÃO O DIA E O HORÁRIO DA FESTA?
Dia 9 de novembro, às 17 horas.
AGORA, PREENCHA O QUADRO.
a) Mateus.
b) Caroline.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.
PONTINHO DE VISTA
EU SOU PEQUENO, ME DIZEM, E FICO MUITO ZANGADO. TENHO DE OLHAR TODO MUNDO COM O QUEIXO LEVANTADO.
MAS, SE FORMIGA FALASSE E ME VISSE LÁ DO CHÃO, IA DIZER, COM CERTEZA: – MINHA NOSSA, QUE GRANDÃO!
PEDRO BANDEIRA. POR ENQUANTO SOU PEQUENO. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 22
POR QUE A FORMIGA IA DIZER “QUE GRANDÃO!”?
Porque ela é menor do que o menino.
AO NOSSO REDOR, HÁ VÁRIOS OBJETOS QUE LEMBRAM FORMAS GEOMÉTRICAS. REGISTRE O NOME DE OBJETOS QUE SE PARECEM COM:
Sugestão de resposta:
A) CUBO: dado, caixa.
B) PARALELEPÍPEDO: caixa, tampo da mesa, caderno.
C) CILINDRO: cesto de lixo, lápis sem apontar, caneta (na parte sem a ponta), rolo de papel higiênico.
D) CONE: ponta do lápis e ponta da caneta, chapéu de aniversário.
E) ESFERA: bola, globo terrestre.
ACOMPANHE A LEITURA DO CONVITE COM O PROFESSOR.
QUE INFORMAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS EM UM CONVITE?
Algumas informações são: o nome do convidado, a descrição do evento, o lugar, a data e a hora em que ocorrerá, além do nome de quem convida.
ESCOLHA DOIS ANIMAIS CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR E REPRESENTE-OS COM DESENHOS.
Resposta pessoal.
VOCÊ LERIA ESSE LIVRO? POR QUÊ?
Resposta pessoal.
ESCREVA O NOME DE UM ANIMAL QUE VOCÊ ACREDITA QUE TENHA MAIS MASSA DO QUE O ANIMAL CONTORNADO DE VERMELHO.
Resposta pessoal.
MEXER O CORPO
NESTA AULA, VAMOS DANÇAR, NOS DIVERTIR E APRENDER MAIS SOBRE OS LADOS DIREITO E ESQUERDO DO NOSSO CORPO.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO COM O PROFESSOR.
DESENGONÇADA
VEM DANÇAR, VEM REQUEBRAR VEM FAZER O CORPO SE MEXER E ACORDAR
É A MÃO DIREITA, MÃO DIREITA, MÃO DIREITA AGORA, A MÃO DIREITA, QUE EU VOU ACORDAR. É A MÃO ESQUERDA, A MÃO ESQUERDA, A MÃO ESQUERDA AGORA AS DUAS JUNTAS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O OMBRO DIREITO, É O OMBRO DIREITO, É O OMBRO QUE EU VOU ACORDAR. É O OMBRO ESQUERDO, É O OMBRO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O COTOVELO DIREITO, É O COTOVELO DIREITO É O COTOVELO QUE EU VOU ACORDAR É O COTOVELO ESQUERDO, É O COTOVELO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O BRAÇO DIREITO, É O BRAÇO DIREITO É O BRAÇO QUE EU VOU ACORDAR É O BRAÇO ESQUERDO, É O BRAÇO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O JOELHO DIREITO, É O JOELHO DIREITO É O JOELHO QUE EU VOU ACORDAR É O JOELHO ESQUERDO, É O JOELHO ESQUERDO OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É O PÉ DIREITO, É O PÉ DIREITO, É O PÉ DIREITO AGORA É O PÉ DIREITO QUE EU VOU ACORDAR É O PÉ ESQUERDO, É O PÉ ESQUERDO, É O PÉ ESQUERDO AGORA OS DOIS JUNTOS QUE EU VOU ACORDAR
(REFRÃO)
É A CABEÇA, OS OMBROS, AS MÃOS, COTOVELOS E BRAÇOS QUE EU VOU ACORDAR A CINTURA, A BARRIGA, O BUMBUM, OS JOELHOS TUDO JUNTO QUE EU VOU ACORDAR.
BIA BEDRAN. A CAIXA DE MÚSICA DE BIA. ÂNGELUS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. RIO DE JANEIRO: EG STUDIO, 1995. FAIXA 11. DISPONÍVEL EM: https://biabedran.com.br. ACESSO EM: 31 MAIO 2024.
EM SUA OPINIÃO, POR QUE O TÍTULO DA CANÇÃO É “DESENGONÇADA”?
Resposta pessoal.
UM ALUNO DO 1º ANO RECEBEU A TAREFA DE MEDIR O COMPRIMENTO DA SUA SALA DE AULA E O DA SALA DE MÚSICA USANDO PASSOS. ELE DESCOBRIU QUE A SALA DE MÚSICA TEM 7 PASSOS A MAIS DO QUE A SALA DE AULA, QUE MEDIU 15 PASSOS. QUAL É O COMPRIMENTO DA SALA DE MÚSICA?
RESPOSTA: O COMPRIMENTO DA SALA DE MÚSICA É __ PASSOS.
22
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas