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A seguir são apresentadas duas afirmações que as pessoas costumam falar a respeito de fenômenos térmicos. Tais afirmações mostram-se aparentemente corretas, mas, sob o olhar da linguagem científica, apresentam erros conceituais.
I. Em locais de inverno rigoroso, onde quase sempre neva, as portas e janelas das casas devem ficar bem vedadas para que o frio não entre.
II. Os pisos laminados de madeira são indicados para quartos e salas pois, em relação aos pisos cerâmicos, ficam sempre a uma temperatura mais elevada, proporcionando mais conforto ao ambiente.
Para cada afirmação, identifique o erro conceitual e proponha uma nova redação, a fim de que fique correta conceitualmente.
Objeto(s) de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. Na afirmação I, o conceito de calor está sendo usado de forma equivocada, pois não é o frio que entra e, sim, o calor que sai. Calor é a energia térmica em trânsito. Na afirmação II, há uma confusão entre o conceito de temperatura e de sensação térmica. As temperaturas dos pisos são iguais, mas as sensações térmicas são diferentes. Seguem exemplos de proposta de nova redação das afirmações: I. Em locais de inverno rigoroso, onde quase sempre neva, as portas e janelas das casas devem ficar bem vedadas para que não haja troca de calor entre o interior e o exterior da casa. II. Os pisos laminados de madeira são indicados para quartos e salas pois, em relação aos pisos cerâmicos, eles proporcionam uma sensação térmica de temperatura mais elevada, dando mais conforto aos moradores. 50% O estudante identificou o erro conceitual, propondo corretamente a redação de apenas uma das afirmações, ou indicou o erro conceitual presente nas duas afirmações, mas sem propor a devida correção na redação delas. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Enumere os parênteses à direita de acordo com a numeração indicada na coluna à esquerda.
1 – Carboidratos
2 – Gorduras
3 – Proteínas
4 – Vitaminas e minerais
( ) São necessários para “reconstruir” o nosso corpo.
( ) São fontes de energia.
( ) Atuam nos “bastidores” de vários processos que ocorrem no corpo.
( ) São essenciais para absorvermos certos nutrientes e são fontes de grande quantidade de energia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da numeração.
1; 3; 4; 2.
4; 1; 3; 2.
3; 1; 4; 2.
3; 2; 4; 1.
Resposta C
Objeto de conhecimento Nutrição do organismo e hábitos alimentares
Habilidade Diferenciar alguns tipos de nutrientes de acordo com a função que desempenham no corpo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença entre as funções dos carboidratos e as das proteínas.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença entre as funções das proteínas e as das vitaminas e minerais.
c O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu corretamente as diferenças entre as funções de todos os nutrientes.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença entre as funções dos carboidratos e as das gorduras.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar uma lista de alimentos para a sala de aula e solicitar aos alunos que os classifiquem em “ricos em carboidratos”, “ricos em gorduras” e “ricos em proteínas”. Em seguida, pode ser promovida uma atividade de pesquisa bibliográfica, em fontes confiáveis, sobre a atuação desses nutrientes em nosso organismo. Além disso, o professor pode orientar os alunos sobre a importância do consumo equilibrado de cada um desses nutrientes.
Algumas vezes, olhamos o céu à noite e não conseguimos ver a Lua. Observe a fotografia abaixo.
Identifique qual fase da Lua está retratada na fotografia.
Minguante.
Crescente.
Cheia.
Nova.
RESPOSTA C Objeto de conhecimento (BNCC) Observação do céu
Habilidade (BNCC) (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 7
Justificativa
A. O estudante reconhece que minguante é uma fase da Lua, porém não é capaz de associar corretamente a fotografia da Lua mostrada à fase da Lua correspondente.
B. O estudante reconhece que crescente é uma fase da Lua, porém não é capaz de associar corretamente a fotografia da Lua mostrada à fase da Lua correspondente.
C. O estudante identifica corretamente a fotografia da Lua mostrada à fase da Lua correspondente: lua cheia.
D. O estudante reconhece que nova é uma fase da Lua, porém não é capaz de associar corretamente a fotografia da Lua mostrada à fase da Lua correspondente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode deixar a sala escura e utilizar uma bola de isopor ou algum corpo redondo para representar a Lua e projetar luz nele com uma lanterna, procurando mimetizar as fases da Lua.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO. ELA MOSTRA DOIS OBJETOS.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA UMA SEMELHANÇA ENTRE OS OBJETOS INDICADOS NA IMAGEM.
SÃO FEITOS DO MESMO MATERIAL.
SEMPRE SÃO UTILIZADOS PARA A MESMA COISA.
RETRATAM AVANÇOS DA TECNOLOGIA ATUAL.
SÃO ENCONTRADOS SOMENTE EM ESCOLAS.
Resposta: A
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa compara corretamente a mesa e o brinquedo, identificando que ambos são feitos de madeira.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não discrimina corretamente as funções dos objetos ilustrados.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que os objetos apresentados, apesar de parecerem recentes, não representam avanços tecnológicos atuais.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não demonstra saber que os objetos em questão podem ser encontrados em diferentes locais, e não somente em um local específico (como nas escolas, por exemplo).
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens e/ou objetos para a sala de aula que sejam feitos do mesmo material e pedir aos alunos que comparem suas características, identificando semelhanças e diferenças.
Read the text.
His family name is Edson Arantes do Nascimento, but people call him “Pelé”. He is the number one player in the story of soccer. In 1,363 games, he scored 1,264 goals. With Brazil, he won the World Cup three times. […]
But Pelé is not only a famous soccer player. He knows Spanish, Italian, English, and French. He writes music, and he works for the Brazilian government.
Today, Pelé is famous. […]
Edson Arantes do Nascimento came into the world on the night of October 23, 1940. His family called him Dico. They lived in a small house in Três Corações, Brazil.
SMITH, Rod. Pelé. Penguin Readers. 2000. Adapted.
Glossary To call – chamar, denominar, dar nome de. To score – marcar. To win – ganhar, vencer. World Cup – Copa do Mundo. Government – governo. To come into the world – nascer.
What is the capital of the state of New York?
It is Michigan.
It is New York City.
It is Wisconsin.
It is Albany.
Por meio da leitura do texto, é possível verificar que a cidade de Nova York é a maior do estado, mas não é a capital. A capital do estado é a cidade de Albany.
Nível: difícil
Objetivos operacionais: ler e interpretar texto em Língua Inglesa.
Read the text and answer the question.
In Los Angeles, a famous painting by an American artist is coming to the Grierson Gallery. Everybody at the gallery is very excited. They want a top man from England to come to America. He can talk about the artist and his painting when they show it to people. Who is the National Gallery in London going to send for this important job? Mr. Bean, of course!
But something is very wrong with Mr. Bean! What is it? He’s very, very strange. And dangerous! Accidents start to happen when he gets on the plane to Los Angeles. After he arrives, things get worse and worse and worse [...]
Richard Curtis and Robin Driscoll wrote the film, Bean, in 1995. Rowan Atkinson plays Mr. Bean and it is a very funny film. When it came out in 1997, a lot of people saw it at cinemas around the world.
You can see Rowan Atkinson as Mr. Bean on television and video, but Richard Curtis always wanted to write a Mr. Bean film for the cinema. He thought about the idea for two years before he started writing it. His other films, Four weddings and a Funeral and Notting Hill, are very famous too.
CURTIS, Richard; DRISCOLL, Robin. Mr Bean. Penguin Readers, 2000. p. 5.
Glossary To show – mostrar; apresentar; exibir. Wrong – errado. To happen – acontecer; suceder; ocorrer. To arrive – chegar. To get worse – piorar. To write – escrever; redigir. To play – interpretar; representar um papel. To come out – sair.
Mr. Bean lives in London, England. If he moved to Los Angeles, USA, some words from the sentences below would change. Read the sentences.
I. I like football.
II. I eat biscuits every day.
III. I have a lorry.
IV. My favorite season of the year is the autumn.
Mark the option that brings the words that Mr. Bean would use if he moved to America.
(I) american football; (II) candies; (III) car; (IV) winter.
(I) rugby; (II) sweets; (III) bus; (IV) summer.
(I) soccer; (II) cookies; (III) truck; (IV) fall.
(I) soccer; (II) candies; (III) motorcycle; (IV) spring.
Caso Mr. Bean fosse morar nos Estados Unidos, alguns termos poderiam variar para se aproximar do vocabulário da variante norte-americana da língua inglesa. Desse modo, os termos (I) football, (II) biscuits, (III) lorry e (IV) autumn devem ser substituídos por (I) soccer, (II) cookies, (III) truck e (IV) fall.
Os seres humanos sempre olharam maravilhados para o céu noturno, que por milênios é fonte de inspiração e curiosidade. Entender a mecânica do nosso Sistema Solar é muito importante para que possamos aprender mais sobre toda essa mecânica celeste de que fazemos parte. Há pouco tempo começamos a percorrer a estrada da descoberta do nosso Sistema Solar, tentando entender o seu funcionamento e como se iniciou.
Apresente pelo menos duas estruturas do nosso Sistema Solar.
Objeto(s) de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica
Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 14/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente que: os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol, portanto, as órbitas não são perfeitamente circulares, e que existem planetas principais e planetas-anões em órbita ao redor do Sol, além de asteroides. 50% O estudante apresentou apenas uma estrutura correta do Sistema Solar. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A imagem a seguir apresenta uma garrafa térmica, comumente utilizada para manter constante a temperatura de algumas bebidas, evitando assim trocas de calor com o meio externo.
Explique como a garrafa térmica evita trocas de calor por convecção e por irradiação.
Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor
Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante explicou corretamente que as paredes espelhadas da garrafa térmica evitam a irradiação de calor e que sua tampa impede a convecção térmica. 50% O estudante respondeu corretamente apenas no que se refere a um dos dois processos. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a foto de dois amigos conversando ao ar livre.
Nessa imagem, as roupas dos amigos indicam que o tempo está:
frio.
seco.
quente.
abafado.
Resposta: A
Objeto de conhecimento Tempo meteorológico
Habilidade Identificar e fazer registros das condições meteorológicas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6
Justificativa
A. O aluno compreende que o uso de casacos, blusas, luvas, gorros e calças sugere que o tempo esteja frio.
B. O aluno associa, erroneamente, as roupas que as pessoas usam com o tempo seco.
C. O aluno indica, erroneamente, que as roupas em questão são usadas quando o tempo está quente.
D. O aluno relaciona, incorretamente, as roupas em questão com o tempo abafado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de roupas e acessórios, como blusa, cachecol, bermuda, chapéu, guarda-chuva etc., e iniciar uma conversa com os alunos: “Quais dessas roupas e desses acessórios usaríamos em diferentes condições meteorológicas, como dias frios, quentes e chuvosos?”.
Analise o que Gabriela almoçou em quatro dias da semana.
Em qual dos dias Gabriela almoçou alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar, exceto o grupo de açúcares e doces?
No dia 1.
No dia 2.
No dia 3.
No dia 4.
Resposta A
Objeto de conhecimento Nutrição do organismo
Habilidade Analisar um cardápio diário, considerando as orientações da pirâmide alimentar.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que o dia em que o almoço de Gabriela continha alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar foi o dia 1.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, no dia 2, Gabriela não comeu alimentos do grupo dos legumes e verduras.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, no dia 3, Gabriela não comeu alimentos do grupo das carnes e dos ovos.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que, no dia 4, Gabriela não comeu alimentos do grupo dos cereais.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma atividade em grupo em que cada um fique responsável por um grupo de alimentos da pirâmide alimentar, devendo pesquisar e listar o maior número de alimentos possível do grupo em questão. Ao final, os alunos devem compartilhar suas pesquisas e listagens com o restante da turma.
OBSERVE AS IMAGENS DE EMBARCAÇÕES ABAIXO.
AO COMPARAR AS EMBARCAÇÕES DAS IMAGENS, PODEMOS DIZER QUE:
FORA DA ÁGUA, A EMBARCAÇÃO 2 SECA MAIS RAPIDAMENTE QUE A EMBARCAÇÃO 1.
O MATERIAL DA EMBARCAÇÃO 1 É “MAIS PESADO” QUE O MATERIAL DA EMBARCAÇÃO 2.
SE PEGAR FOGO, A EMBARCAÇÃO 1 TEM CHANCE DE SE QUEIMAR MAIS RAPIDAMENTE DO QUE A EMBARCAÇÃO 2.
O MATERIAL DE QUE É FEITO A EMBARCAÇÃO 1 É MAIS DURÁVEL DO QUE O MATERIAL DE QUE É FEITO A EMBARCAÇÃO 2.
Resposta: D
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o alumínio seca mais rapidamente que a madeira. Isso acontece porque a madeira é porosa e absorve mais água.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que a madeira, material da embarcação 2, é “mais pesada” que o alumínio, material da embarcação 1.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não assume que a madeira se consome pelo fogo muito mais facilmente do que o alumínio, material de que é feita a outra embarcação.
D. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que o alumínio, material da embarcação 1, não se decompõe como a madeira. Sendo assim, a madeira – que se decompõe facilmente – é menos durável que o alumínio.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula objetos que feitos de materiais diferentes – bola de borracha e de vidro; caixa de papelão e de plástico etc. – e pedir aos alunos que comparem as características de cada objeto, relacionando-as com o material do qual são feitos.
Read the text.
His family name is Edson Arantes do Nascimento, but people call him “Pelé”. He is the number one player in the story of soccer. In 1,363 games, he scored 1,264 goals. With Brazil, he won the World Cup three times. […]
But Pelé is not only a famous soccer player. He knows Spanish, Italian, English, and French. He writes music, and he works for the Brazilian government.
Today, Pelé is famous. […]
Edson Arantes do Nascimento came into the world on the night of October 23, 1940. His family called him Dico. They lived in a small house in Três Corações, Brazil.
SMITH, Rod. Pelé. Penguin Readers. 2000. Adapted.
Glossary To call – chamar, denominar, dar nome de. To score – marcar. To win – ganhar, vencer. World Cup – Copa do Mundo. Government – governo. To come into the world – nascer.
Read the sentences.
Vicky Shipton is from Michigan, in the United States. She is American.
Change the underlined sentence into the negative form. Mark the correct option.
She not is American.
She is American not.
Is she American?
She is not American.
Com base nas informações do texto, percebe-se que Vicky Shipton é americana. Ao passar a sentença para a forma negativa, a oração fica She is not American. A partícula de negação – not – deve estar após o verbo To Be.
Nível: intermediário
Objetivos operacionais: reconhecer a forma negativa do verbo To Be; compreender o uso da preposição from.
Read the text.
Leonardo da Vinci (1452-1519) lived in a small town in Italy. He studied at home and enjoyed music, singing and mathematics. At the age of 20, he worked in Milan as an engineer and he started his life as an inventor.
He created many inventions. One of them was a robot: he built it in 1495. The robot stood up, sat down and held things in its arms.He also invented a car that traveled 40 meters at a time.
Leonardo designed the first helicopter, but he never made it. His design used a screw to lift the helicopter into the air. He also invented a diving suit, special gloves for divers, a parachute, and even high heels!
Available at: . October 12, 2016. Adapted.
Glossary Robot – robô. To stand up – ficar de pé. To hold – segurar. To design – desenhar. Screw – aspiral. To lift – levantar. Diving suit – roupa de mergulho. Glove – luva. Diver – mergulhador. Parachute – paraquedas. High heels – salto alto.
According to the text, Da Vinci invented
a robot, a motorcycle, and a parachute.
mathematics, a helicopter, and high heels.
a car, a robot, and a parachute.
a car, music, and a diving suit.
O texto menciona algumas das invenções de Leonardo Da Vinci, entre elas, um robô, um carro, um helicóptero, roupas e luvas de mergulho, paraquedas e sapatos de salto alto.
Determinado jogo científico de cartas tem como objetivo a formação de associações entre tipos de estruturas e corpos celestes presentes no Sistema Solar. Nesse jogo, cada jogador recebe 5 cartas e pode formar associações de 2 ou 3 cartas, sendo uma dessas cartas associadas obrigatoriamente a um tipo de estrutura presente no Sistema Solar. Uma associação correta de três cartas vale 5 pontos, já a associação correta de duas cartas vale 2 pontos. No entanto, associações incorretas subtraem 3 pontos do jogador. A cada rodada, os jogadores podem descartar uma carta e pegar uma nova no baralho. Ganha o jogo quem fizer mais pontos.
Em uma das rodadas da partida, dois jogadores apresentavam as seguintes cartas em mãos:
Com base no sistema de pontos mencionado,
a) qual foi a pontuação obtida pelo jogador I nessa rodada?
b) qual foi a pontuação obtida pelo jogador II nessa rodada?
Objeto(s) de conhecimento Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo Ordem de grandeza astronômica
Habilidade (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 14/3 Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) O jogador I fez 2 associações corretas de 2 pontos cada, totalizando 4 pontos. b) O jogador II fez 1 associação correta de 3 cartas, somando 5 pontos, e uma associação incorreta de 2 cartas, perdendo 3 pontos, totalizando 2 pontos. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe as ilustrações, que mostram dois momentos históricos diferentes do desenvolvimento do ser humano. Depois, responda às perguntas a seguir.
a) Quais as principais fontes de energia utilizadas pelos seres humanos nas ilustrações?
b) Qual é a importância da energia para o ser humano? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Energia
Habilidades Identificar as fontes e modalidades de energia obtida/utilizada em cada etapa do desenvolvimento humano. Reconhecer a importância da energia nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 12/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Na Pré-História (ilustração A), o ser humano começou a utilizar madeira como fonte de energia para produzir fogo. Na época da Revolução Industrial (ilustração B), utilizava-se carvão mineral como fonte de energia. b) O estudante explicou que na nossa vida utilizamos diferentes modalidades de energia que tornam possíveis nossas atividades diárias, como transporte, aquecimento de água, iluminação, funcionamento de aparelhos elétricos e eletrônicos, etc. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Para participar de um concurso de Ciências, um estudante redigiu um texto sobre o futuro da vida na Terra em face do ciclo evolutivo do Sol. Leia um trecho desse texto:
“Quando praticamente todo o hidrogênio for consumido, o hélio passará a ser o principal combustível da fusão nuclear e o Sol se transformará em uma gigante vermelha. Se ainda existir vida na Terra, quando o Sol se transformar em uma gigante vermelha a vida será eliminada, pois haverá mudanças significativas na forma e na quantidade de energia liberada pelo Sol.
Por fim, a grande massa de gás do Sol se transformará em uma supernova, que culminará na formação de um buraco negro na região espacial onde se encontra o Sistema Solar. Assim, daqui a aproximadamente 4 a 5 bilhões de anos, a única esperança para a continuação de nossa espécie seria a migração para outro sistema planetário com condições de abrigar e manter a vida.”
Antes de enviar o texto para o concurso, entretanto, ele pediu a sua professora de Ciências que revisasse o conteúdo do material. Após ler o que havia sido escrito, ela pediu ao estudante que modificasse parte do texto de seu trabalho que apresentava erros conceituais sobre o ciclo evolutivo do Sol.
a) Quais são os erros conceituais cometidos pelo estudante ao longo do texto?
b) Reescreva os trechos que apresentam erros conceituais deixando-os corretos.
Objeto(s) de conhecimento Evolução estelar
Habilidade (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 13/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Afirmar que o Sol, a partir de sua transformação em gigante vermelha, irá se transformar em uma supernova e, em seguida, em um buraco negro. b) De gigante vermelha o Sol vai se expandir e se transformar em uma nebulosa planetária; o núcleo da estrela dará origem a uma anã-branca, cujo brilho irá diminuindo gradativamente de acordo com a diminuição de sua temperatura até se tornar uma enorme esfera de carbono frio no espaço. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Durante uma semana, Maria observou o céu e fez as seguintes anotações sobre dois corpos celestes:
Provavelmente, Maria fez essas anotações sobre quais corpos celestes?
O número 1 é uma estrela e o número 2 é a Lua.
O número 1 é a Lua e o número 2 é um planeta.
O número 1 é a Lua e o número 2 é o Sol.
O número 1 é o Sol e o número 2 é a Lua.
Resposta C
Objeto de conhecimento Observação do céu
Habilidade (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 5
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Lua pode ser vista durante a noite.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os planetas podem ser vistas durante a noite.
c O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a Lua pode ser vista tanto durante o dia quanto à noite, e que o Sol só pode ser visto durante o dia.
d O aluno que seleciona esta alternativa confunde as características dos dois corpos celestes citados ou não compreende que o Sol não pode ser visto durante a noite e que a Lua pode ser vista durante a noite e também durante o dia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que tragam para a sala de aula figuras de diferentes corpos celestes, para elaborarem uma colagem em duas cartolinas diferentes, com os seguintes títulos: “Imagens de corpos celestes visíveis durante o dia” e ”Imagens de corpos celestes visíveis à noite”. Ao final, sugere-se que o professor faça um registro coletivo dos corpos celestes colados em cada cartolina.
Observe as imagens de uma árvore em diferentes horários do dia.
As imagens revelam que, durante o dia, as sombras:
não se alteram.
mudam de posição e de tamanho.
aumentam até o meio-dia.
mudam de formato, mas não de posição.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu
Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não percebe que a posição do Sol no céu muda e influencia a posição e o tamanho das sombras.
B. O aluno compreende que, de acordo com a posição do Sol no céu, as sombras dos objetos mudam de posição e também de tamanho.
C. O aluno compreende que a posição e o tamanho das sombras dos objetos mudam durante o dia, mas não reconhece que, ao meio-dia, com o Sol mais “alto” no céu, essas sombras diminuem.
D. O aluno entende que, durante o dia, as sombras mudam somente de formato, mas não de posição.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem uma lanterna para a aula e orientá-los a iluminar um objeto apontando sua luz em diferentes posições. Questione: “O que acontece com a sombra do objeto a cada mudança na posição da lanterna?”.
As imagens A e B mostradas a seguir representam transformações químicas de alguns materiais.
Marque a alternativa que identifica o tipo de transformação ocorrida em cada uma das imagens.
Imagem A – madeira queimando, transformação irreversível; imagem B – fechadura enferrujada, transformação irreversível.
Imagem A – madeira queimando, transformação reversível; imagem B – fechadura enferrujada, transformação irreversível.
Imagem A – madeira queimando, transformação irreversível; imagem B – fechadura enferrujada, transformação reversível.
Imagem A – madeira queimando, transformação reversível; imagem B – fechadura enferrujada, transformação reversível
Resposta: A
Objeto de conhecimento Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno consegue identificar o processo de transformação dos materiais ilustrados nas fotos, reconhecendo ambas as transformações como irreversíveis.
b O aluno, de maneira incorreta, considera a queima como uma transformação reversível.
c O aluno, incorretamente, considera o enferrujamento como uma transformação reversível.
d O aluno não consegue identificar os processos de transformação dos materiais ilustrados nas fotos e erroneamente considera-os transformações reversíveis.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode, com os devidos cuidados, realizar atividades práticas para ilustrar transformações reversíveis e irreversíveis dos materiais, como queima de papel, cozimento de ovo ou derretimento de gelo.
Read the lyrics of the song.
Doctor, Doctor! My head hurts. Doctor, Doctor! My arm hurts. Doctor, Doctor! My leg hurts. Doctor, Doctor! My stomach hurts.
Are you ok? No, I’m not! Are you ok? Yeah, I’m ok!
Doctor, Doctor! My hand hurts. Doctor, Doctor! My foot hurts. Doctor, Doctor! My back hurts. Doctor, Doctor! My tooth hurts.
Doctor, Doctor. Available at: . Jan. 24, 2017. Adapted.
Glossary To hurt – doer; machucar.
Mark the alternative that presents only parts of the body from the text.
head, arm and eyes
leg, stomach and nose
hand, foot and back
tooth, finger and ear
Na letra da canção, não são mencionados olhos, nariz, dedo e orelha. As partes do corpo humano que estão presentes na letra da canção são cabeça, braço, perna, estômago, mão, pé, costas e dente.
Read the sentence.
Teens can pursue music as a hobby in a number of ways, ______________?
What is the corresponding tag question to this sentence?
can they?
pursue they?
can’t they?
teens can?
A tag question é formada pelo verbo auxiliar ou modal da oração principal seguido do sujeito. Na tag question o verbo deve estar na forma oposta à apresentada na oração principal. Desse modo, can é o verbo modal presente na oração principal e está na forma afirmativa. A tag question correspondente deve apresentar o mesmo verbo na forma negativa e, logo em seguida, o pronome correspondente ao sujeito da oração principal, nesse caso, they.
Um fazendeiro deixou cair uma caixa de pregos de ferro dentro de um celeiro e os pregos se misturaram no meio da palha.
Que método de separação de misturas o fazendeiro poderia utilizar para separar a mistura formada? Descreva como ele poderia realizar essa separação.
Objeto(s) de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas Separação de materiais
Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante selecionou corretamente a atração magnética como o método de separação de misturas mais adequado para separar os pregos da palha e descreveu que, para isso, o fazendeiro deveria utilizar um ímã para atrair os pregos e separá-los da palha. 50% O estudante identificou corretamente que a atração magnética é o método mais adequado para separar os pregos da palha, mas não fez a descrição correta do processo. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Conforme a Lua se desloca ao redor da Terra, ao longo do mês, podemos observar as suas diferentes fases. Elas se apresentam devido a diferentes posições da Lua em relação à Terra e ao Sol, conhecido com ciclo lunar, conforme representado na imagem a seguir.
a) Identifique quais são as fases da Lua representadas na imagem nos pontos 1, 2, 3 e 4.
b) Em quais dessas fases podem ocorrer eclipses lunares e solares, respectivamente? Explique.
Objeto(s) de conhecimento Sistema Sol, Terra e Lua
Habilidade (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. ]
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 13/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) As fases da Lua observadas nos pontos são: 1 – Lua nova; 2 – crescente; 3 – cheia; 4 – minguante. b) Os eclipses lunares podem ocorrer na fase da Lua cheia, somente quando a Lua, a Terra e o Sol estiverem alinhados. Os eclipses solares podem ocorrer na fase de Lua nova, somente quando a a Terra, a Lua e o Sol estiverem alinhados. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Tadeu viajou para Paris, na França, e tirou duas fotografias da mesma paisagem, em horários diferentes:
O que causou a diferença de claridade no céu entre as duas fotografias?
A luz das estrelas à noite.
A luz da torre à noite.
A luz dos planetas durante o dia.
A luz do Sol durante o dia.
Resposta D
Objeto de conhecimento Observação do céu
Habilidade (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 5
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a diferença de claridade no céu entre as duas fotografias ocorre devido à luz do Sol, e não das estrelas.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a luminosidade da torre não é suficiente para alterar a iluminação celeste.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os planetas não têm luz própria nem que a luz refletida por eles não explica a diferença de claridade observada.
d O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a diferença de claridade no céu entre as duas fotografias ocorre devido à luz emitida pelo Sol.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que desenhem a vista de uma das janelas da casa deles, de dia e à noite, evidenciando o céu e os corpos celestes encontrados. Depois, pode montar um mural com os desenhos da turma. Ao final, sugere-se que faça, junto com os alunos, a identificação de todos os corpos celestes representados.
O excesso de cartazes, propagandas e postes com fios contribuem para a poluição visual, assim como o excesso de ruídos e sons altos contribuem para a poluição sonora, que pode prejudicar a saúde das pessoas e o meio ambiente.
Escolha o item que apresenta alternativas para minimizar esses problemas.
Acabar com os panfletos nas cidades e aumentar o número de obras nas ruas.
Evitar colar cartazes em locais proibidos e instalar janelas antirruído nas residências.
Ampliar o uso de cartazes nas ruas, a fim de divulgar atividades industriais.
Liberar o uso de sinalização sonora nos semáforos como medida para facilitar a travessia de pedestres.
RESPOSTA B Objeto de conhecimento (BNCC) Saúde auditiva e visual
Habilidade (BNCC) (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativa
A. O estudante percebe que o fim dos panfletos nas cidades poderia contribuir para minimizar a poluição visual e, portanto, pode reduzir o desconforto visual das pessoas, mas não reconhece que obras nas vias públicas podem se associar ao aumento da poluição sonora, que pode causar danos à audição das pessoas.
B. O estudante identifica corretamente que a primeira opção se associa à diminuição da poluição visual e que a segunda contribui para minimizar os efeitos da poluição sonora nas residências.
C. O estudante não reconhece que a ampliação do uso de cartazes em vias públicas se relaciona com o aumento da poluição visual.
D. O estudante não reconhece que instalar sinalização sonora, apesar de poder contribuir para a travessia de pedestres, pode favorecer a poluição sonora.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que façam silêncio absoluto e atentem a todos os sons que conseguem ouvir nesse período – e que poderiam passar despercebidos com o barulho da sala de aula. É importante que o professor oriente os estudantes a não gritar próximo aos ouvidos um do outro, pois isso pode causar danos à audição.
João analisou a embalagem de um produto, na qual havia as seguintes informações:
Desinfetante Cheiro Bom
MODO DE USAR
Para limpeza geral de superfícies, utilizar o produto diluído: duas colheres de sopa ou 30 ml por litro de água.
PRECAUÇÕES
Não ingerir. Evitar inalação ou aspiração e contato com os olhos e a pele. Não misturar com outros produtos. Manter o produto na embalagem original. Em caso de contato com os olhos e a pele, lavar imediatamente com água em abundância. Se a irritação persistir, procurar um médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Em caso de ingestão, não provocar vômito e procurar imediatamente um médico.
CONSERVAÇÃO
Preservar a embalagem fechada, ao abrigo do calor e da luz solar direta. Manter longe do alcance de crianças e animais.
De acordo com as informações contidas no texto da embalagem, para que deve ser utilizado esse produto?
O produto deve ser utilizado no preparo de alimentos.
O produto deve ser utilizado para a higiene pessoal.
O produto deve ser utilizado para a higiene de animais domésticos.
O produto deve ser utilizado para a limpeza de ambientes.
Resposta: D
Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais
Habilidade Analisar as informações encontradas em embalagens de diferentes produtos do dia a dia.
Tipo de questão Multipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o produto não pode ser ingerido.
b O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o produto não pode entrar em contato com a pele.
c O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que o produto não pode ser usado para a higiene de animais.
d De acordo com as informações da embalagem, o aluno compreende que o produto deve ser usado para higienizar os ambientes, e não para a higiene pessoal ou de animais nem para o preparo de alimentos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula rótulos de produtos químicos utilizados no dia a dia, como sabão em pó, creme dental, enxaguante bucal, etc. Os alunos deverão interpretar as informações contidas nesses rótulos. Instrua-os a solicitar que uma pessoa adulta manipule as embalagens dos produtos para retirar os rótulos, pois alguns produtos podem apresentar substâncias tóxicas.
Read the lyrics of the song.
Doctor, Doctor! My head hurts. Doctor, Doctor! My arm hurts. Doctor, Doctor! My leg hurts. Doctor, Doctor! My stomach hurts.
Are you ok? No, I’m not! Are you ok? Yeah, I’m ok!
Doctor, Doctor! My hand hurts. Doctor, Doctor! My foot hurts. Doctor, Doctor! My back hurts. Doctor, Doctor! My tooth hurts.
Doctor, Doctor. Available at: . Jan. 24, 2017. Adapted.
Glossary To hurt – doer; machucar.
Read the sentence.
He always goes to the doctor.
What is the opposite of the underlined word?
usually
sometimes
never
well
A palavra em destaque na sentença é always – sempre. O oposto desse advérbio é never – nunca.
Read the text.
It’s summertime in Verona.
The city is busy and colorful because there is a street fair in the piazza maggiore. Young ladies take this opportunity to step outside their houses. The boys gather around the fountain.
Summer is usually warm in Verona, but when boys meet girls it can get really hot.
Romeo – Oh, Mercutio, waiting is so awful. Where’s my adorable Lilly? Will she come this morning? Have you seen her?
Mercutio – No, I haven’t seen your love. By the way, why don’t you tell her what you feel about her and stop mooning around all over Verona? But look who’s coming.
Romeo – Oh, no! There’s Tybald and his disgusting friends.
Tybald approaches with two friends.
Tybald – (Sarcastically) Well, well, well! Isn’t this Romeo Montague, the best flute player in town?... Still taking flute lessons?
Romeo – Yes, and I’m doing fine. I’m going to play in the festival the day after tomorrow.
Tybald – You?! In the festival?! Ha! Ha! Ha!... In the great festival? You’re kidding!... Did you hear that, pals?
AMOS, Eduardo; MARTINS, Elisabeth Prescher. The true story of Romeo and Juliet. São Paulo: Moderna, 1994. p. 3-5.
Glossary Busy – movimentada; ativa. Street fair – feira de rua. Piazza maggiore – praça maior. To step outside – sair. To gather – reunir-se; agrupar-se. Fountain – fonte; repuxo. Warm – morno; cálido. Awful – terrível; muito ruim. To moon – passar o tempo sonhando. Disgusting – repulsivo; odioso. To approach – aproximar-se; chegar. Sarcastically – sarcasticamente. Flute – flauta. Pal – colega; companheiro.
Complete the sentence according to the text.
When is summertime in Verona, the boys like to __________________.
Mark the correct option.
step outside their houses.
discuss with the others.
take flute lessons.
gather around the fountain.
De acordo com o texto, é possível perceber que no verão, na cidade de Verona, os garotos gostam de se reunir perto da fonte na praça. As moças aproveitam a oportunidade para sair de suas casas. Apenas Romeu está tocando flauta e somente Romeu e Teobaldo estão discutindo.
Para efetuar a medida da temperatura de um paciente, uma enfermeira coloca um termômetro clínico digital na axila dele e aguarda alguns instantes para, então, ler a temperatura indicada pelo termômetro. A respeito dessa medida de temperatura, responda:
a) Por que, após colocado o termômetro na axila do paciente, devem-se aguardar alguns instantes para ler a temperatura indicada nele?
b) Com base no princípio de funcionamento desse termômetro clínico, pode-se afirmar que ele indica sua própria temperatura? Justifique.
Objeto(s) de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) O tempo de espera equivale ao tempo necessário para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente. b) Sim, pois, ao entrar em equilíbrio térmico, a temperatura do termômetro é a mesma do paciente e, portanto, a indicação da temperatura do paciente é a indicação da temperatura do termômetro. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou apresentou respostas parcialmente corretas para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Um garoto, que vive no estado do Amazonas (região de clima equatorial), vai viajar com a sua família e passar as férias escolares de inverno na região Sul. Ele vai ficar por alguns dias em uma cidade em que eventualmente pode nevar. Como a diferença de temperatura entre as duas regiões é muito grande, sua maior preocupação está nas roupas que terá de levar para a viagem.
a) Explique como a radiação solar está relacionada com o clima das regiões mencionadas anteriormente.
b) Cite dois fatores que influenciam a movimentação de massas de ar na atmosfera terrestre.
Objeto(s) de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 14/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) Na região do Amazonas, que é mais próxima à linha do Equador, a insolação (radiação solar) é praticamente constante durante o ano, e devido à altura do Sol na abóboda celeste, os raios solares serão menos inclinados, provocando uma radição solar mais concentrada por área em toda a região. Enquanto no Sul, nessa mesma época, a altura do Sol é menor, os raios solares atingem a região de forma muito mais inclinada, reduzindo a intensidade da radiação solar nessa região. b) Devido à diferença de pressão atmosférica, e devido ao aquecimento desigual da superfície terrestre causada pela radiação solar e ao movimento de rotação do planeta, ocorre o deslocamento de massas gasosas que influenciam o clima das regiões na Terra. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas