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Observe os símbolos das placas a seguir.
Marque a alternativa que mostra corretamente a legenda que explica os símbolos das placas 1, 2 e 3.
Placa 1: piso escorregadio; placa 2: produto tóxico; placa 3: produto inflamável.
Placa 1: produto tóxico; placa 2: produto corrosivo; placa 3: produto inflamável.
Placa 1: produto pirata; placa 2: produto perigoso; placa 3: fogueira.
Placa 1: cemitério; placa 2: produto corrosivo; placa 3: fogo.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais
Habilidade Explorar os símbolos utilizados para alertar sobre riscos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6
Justificativa
a O aluno não compreende os sinais das placas e, consequentemente, não é capaz de entender sobre o que elas querem advertir.
b O aluno compreende os sinais das placas e entende sobre o que elas querem advertir.
c O aluno não compreende os sinais das placas e, consequentemente, não é capaz de entender sobre o que elas querem advertir.
d O aluno não compreende os sinais das placas e, consequentemente, não é capaz de entender sobre o que elas querem advertir.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras que simbolizem diferentes tipos de advertência, para que os alunos, de modo coletivo, tentem desvendar sobre o que as placas querem advertir. Depois, deve dizer o que cada símbolo significa.
Veja as estruturas do corpo humano representadas abaixo.
As estruturas indicadas nas ilustrações:
estão relacionadas somente ao processo de respiração.
estão relacionadas ao sistema circulatório.
são responsáveis pela digestão.
ficam localizadas na região da barriga.
Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o intestino delgado não está relacionado à respiração.
B. O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que os alvéolos pulmonares e o intestino delgado são estruturas do corpo nas quais são transferidos para o sangue, respectivamente, o oxigênio e os nutrientes obtidos a partir dos alimentos.
C. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os alvéolos pulmonares não estão relacionados à digestão.
D. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os alvéolos pulmonares estão na região do peito, dentro dos pulmões, e não na região da barriga.
Orientação para pautar o planejamento de retomada dos objetos de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar ilustrações dos sistemas digestório e respiratório e pedir aos estudantes que indiquem o nome e a função das principais estruturas que os compõem. Em seguida, o professor pode pedir aos estudantes que discutam a função desses sistemas no processo de nutrição das células do organismo e como eles se relacionam com a circulação sanguínea.
Em um canal de televisão, um boletim meteorológico anuncia que o dia está nublado, mas que não vai chover.
A imagem que representa o tempo descrito por esse boletim é a:
Resposta: D
Objeto de conhecimento Céu e tempo meteorológico
Habilidade Reconhecer e utilizar ícones para representar graficamente condições meteorológicas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6
Justificativa
A. O aluno indicou um dia sem chuva, porém, incorretamente, indicou um dia com sol, e não nublado.
B. O aluno não percebeu que a imagem indica, além das nuvens, a ocorrência de chuva e de sol.
C. O aluno, incorretamente, indicou uma imagem que representa ocorrência de chuva.
D. O aluno interpretou corretamente que o ícone representa um dia nublado – com nuvens e, portanto, sem sol aparente – e sem chuva.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar áudios/vídeos, páginas de jornais etc. que contenham boletins meteorológicos. Os boletins selecionados devem usar ícones para representar as condições do tempo. Em grupos, os alunos podem associar os ícones com textos que descrevem as condições meteorológicas.
Read the text.
His family name is Edson Arantes do Nascimento, but people call him “Pelé”. He is the number one player in the story of soccer. In 1,363 games, he scored 1,264 goals. With Brazil, he won the World Cup three times. […]
But Pelé is not only a famous soccer player. He knows Spanish, Italian, English, and French. He writes music, and he works for the Brazilian government.
Today, Pelé is famous. […]
Edson Arantes do Nascimento came into the world on the night of October 23, 1940. His family called him Dico. They lived in a small house in Três Corações, Brazil.
SMITH, Rod. Pelé. Penguin Readers. 2000. Adapted.
Glossary To call – chamar, denominar, dar nome de. To score – marcar. To win – ganhar, vencer. World Cup – Copa do Mundo. Government – governo. To come into the world – nascer.
Where is Vicky Shipton now?
She is in the biggest city of the state.
She is in Michigan.
It’s 231 kilometers north.
She is in Wisconsin.
Ao ler o texto, é possível compreender que Vicky Shipton nasceu em Michigan, mas atualmente está em Wisconsin. Ela não está na maior cidade do estado, que é Nova York.
Nível: intermediário
Objetivos operacionais: compreender pergunta iniciada com where; ler e interpretar texto em Língua Inglesa.
Read the text.
Leonardo da Vinci (1452-1519) lived in a small town in Italy. He studied at home and enjoyed music, singing and mathematics. At the age of 20, he worked in Milan as an engineer and he started his life as an inventor.
He created many inventions. One of them was a robot: he built it in 1495. The robot stood up, sat down and held things in its arms.He also invented a car that traveled 40 meters at a time.
Leonardo designed the first helicopter, but he never made it. His design used a screw to lift the helicopter into the air. He also invented a diving suit, special gloves for divers, a parachute, and even high heels!
Available at: . October 12, 2016. Adapted.
Glossary Robot – robô. To stand up – ficar de pé. To hold – segurar. To design – desenhar. Screw – aspiral. To lift – levantar. Diving suit – roupa de mergulho. Glove – luva. Diver – mergulhador. Parachute – paraquedas. High heels – salto alto.
Read the sentence.
Leonardo designed the first helicopter.
What is the interrogative form of the sentence?
Did Leonardo designed the first helicopter?
Did Leonardo to design the first helicopter?
Does Leonardo designed the first helicopter?
Did Leonardo design the first helicopter?
A sentença está na forma afirmativa do Simple Past, por isso o verbo recebe a terminação -ed. Na forma interrogativa, a estrutura da pergunta deve ser Did + sujeito + verbo na forma do infinitivo.
O fornecimento de energia elétrica de um bairro foi interrompido depois de uma tempestade que danificou a rede elétrica. Um morador recorreu ao objeto retratado na fotografia, que funciona com pilhas, para iluminar seu quarto durante a noite.
Quais são as três modalidades de energia envolvidas no uso do objeto retratado na fotografia?
Objeto(s) de conhecimento Energia
Habilidade Reconhecer que muitos fenômenos que ocorrem no dia a dia são decorrentes da transformação entre modalidades de energia.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 12/3
Grade de correção 100% O estudante reconheceu corretamente que a energia potencial química da pilha é transformada em energia elétrica, que, por sua vez, é transformada em energia luminosa. 50% O estudante reconheceu apenas uma ou duas modalidades de energia envolvidas na utilização da lanterna. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A ilustração abaixo representa uma máquina a vapor, muito utilizada em indústrias do século XVIII.
a) Qual é o avanço industrial proporcionado pelo desenvolvimento dessa máquina?
b) Cite duas desvantagens, em relação ao aspecto ambiental, do combustível utilizado por esse tipo de máquina.
Objeto(s) de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A máquina a vapor possibilitou a transformação da energia térmica em energia cinética, permitindo a movimentação de outras máquinas e a substituição de moinhos de vento e rodas-d’água, tendo assim revolucionado os processos industriais da época. b) Podem-se citar: a produção de substâncias tóxicas quando o combustível era queimado; a contribuição para o efeito estufa e para a chuva ácida; a dificuldade da extração de carvão nas minas, que ficavam permanentemente alagadas, etc. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou apresentou respostas parcialmente corretas para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
FERNANDO É PESCADOR E ELE VIVE EM UMA PEQUENA CIDADE NAS MARGENS DO RIO AMAZONAS. PARA PESCAR, ELE PRECISA DE VÁRIOS OBJETOS. ALGUNS DELES, COMO O BARCO, POR EXEMPLO, PRECISAM SER FABRICADOS COM MATERIAIS RESISTENTES.
QUAL DOS MATERIAIS LISTADOS A SEGUIR PODE SER UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DO BARCO DE FERNANDO?
VIDRO.
PAPEL.
MADEIRA.
ISOPOR.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
A. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que, via de regra, o vidro não é um material resistente, pois pode quebrar com facilidade.
B. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o papel não é um material resistente, pois pode rasgar com facilidade, além de ser permeável.
C. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a madeira é resistente e pode ser utilizada na fabricação do barco.
D. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o isopor não é um material resistente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar à sala de aula objetos fabricados de diferentes materiais para que os estudantes identifiquem quais são os objetos feitos com materiais mais resistentes. Após realizarem a listagem dos materiais, eles podem organizar os objetos considerando sua resistência.
Observe as imagens de um carro parado no mesmo local durante o dia.
A imagem que representa o carro ao meio-dia está identificada pela letra:
A
B
C
D
Resposta: A
Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu
Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5
Justificativa
A. O aluno entende que, ao meio-dia, o Sol está mais “alto” e isso faz com que a sombra do corpo iluminado pela luz solar seja a menor possível, praticamente embaixo deste corpo.
B. O aluno indica, incorretamente, uma imagem que representa o Sol “baixo” no céu e a sombra alongada – algo típico do início da manhã ou do final da tarde.
C. O aluno não identificou que essa alternativa não representa a imagem do Sol mais “alto” no céu, como seria visto ao meio-dia. O desenho representa uma situação ocorrida perto do meio-dia.
D. O aluno não identificou que essa alternativa não representa a imagem do Sol mais “alto” no céu, como seria visto ao meio-dia. O desenho representa uma situação ocorrida perto do meio dia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de pessoas e objetos em dias ensolarados, com sombras que variam de tamanho e formato. Em seguida, pode pedir aos alunos que troquem ideias e lancem suas hipóteses: “Qual seria a provável posição do Sol quando essas fotos foram tiradas?”.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
COMPARANDO AS CERCAS DAS IMAGENS, AQUELA DA IMAGEM 1:
É “MAIS PESADA” QUE A CERCA DA IMAGEM 2.
É MAIS DURÁVEL QUE A CERCA DA IMAGEM 2.
DEMORA MAIS QUE A CERCA DA IMAGEM 2 PARA FICAR PRONTA.
É MAIS BARATA DE SE FAZER QUE A CERCA DA IMAGEM 2.
Resposta: D
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a cerca de madeira é mais leve que a cerca de cimento e ferro.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que a madeira, material de que é feita a cerca da imagem 1, decompõe-se mais rapidamente que os materiais de que é feita a cerca da imagem 2. Por isso, a cerca da imagem 1 é menos durável que a cerca da imagem 2.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não assume que a cerca de cimento, via de regra, demora mais tempo para ficar pronta que a cerca de madeira.
D. O aluno que seleciona esta alternativa entende que sai mais barato fazer uma cerca de madeira encontrada próxima do local do que uma cerca de cimento.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que façam uma pesquisa de preço dos materiais diferentes que podem ser usados para a construção de um mesmo objeto, por exemplo, metal e madeira para construir uma mesa. Os alunos devem pesquisar também a respeito da durabilidade dos materiais. Por fim, podem trocar ideias e emitir julgamentos: no final das contas, qual material é mais adequado para ser utilizado?
A ilustração a seguir representa o sistema circulatório.
Uma das funções do sistema representado na imagem é:
filtrar os resíduos produzidos pelo organismo.
produzir suco gástrico, o qual auxilia no processo de digestão.
distribuir nutrientes absorvidos após a digestão dos alimentos.
produzir insulina.
Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 11
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema circulatório não é o responsável por filtrar os resíduos do organismo.
B. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema digestório é o responsável por produzir o suco gástrico.
C. O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que uma das funções do sistema circulatório é a distribuição dos nutrientes absorvidos após a digestão dos alimentos.
D. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o sistema circulatório não é o responsável pela produção de substâncias como a insulina.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar ilustrações do sistema circulatório e pedir aos estudantes que proponham explicações que relacionem estrutura e função, como, por exemplo: a distribuição dos vasos sanguíneos pelo corpo e o fato de eles transportarem nutrientes para todas as partes do organismo.
Associe as colunas, escolhendo um método de separação adequado para cada uma das misturas da primeira coluna.
I – Água e areia. II – Areia e sal de cozinha. III – Componentes do petróleo. IV – Sólido dissolvido em líquido.
( ) Destilação fracionada. ( ) Evaporação. ( ) Dissolução fracionada. ( ) Filtração.
Objeto(s) de conhecimento Separação de misturas
Habilidade Escolher o processo mais adequado para separar os componentes das misturas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante associou corretamente as colunas, escolhendo um método de separação adequado para cada uma das misturas. A ordem correta da segunda coluna é: (III) Destilação fracionada. (IV) Evaporação. (II) Dissolução fracionada. (I) Filtração. 50% O estudante associou corretamente pelo menos duas misturas ao método de separação mais adequado. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
O uso de energia solar para o aquecimento de água em residências através de coletores solares tem aumentado ultimamente. A figura a seguir representa, de forma simplificada, um desses coletores solares.
A radiação térmica do Sol é absorvida por placas coletoras (coletores solares) constituídas de tubos metálicos que aquecem a água em seu interior. Com o aquecimento, cria-se uma movimentação espontânea da água contida no reservatório térmico, de maneira a permitir seu aquecimento uniforme.
a) Qual é o processo de transmissão de calor que ocorre no aquecimento da água através dos tubos metálicos?
b) Os aquecedores solares têm se mostrado uma boa alternativa ao chuveiro elétrico. Cite uma vantagem dos aquecedores solares em relação ao chuveiro elétrico.
Objeto(s) de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A água é aquecida por condução térmica por meio dos tubos metálicos. b) Uma vantagem do coletor solar em relação ao chuveiro elétrico, por exemplo é a diminuição do gasto com a conta de energia elétrica, utilização (inquestionável) de uma fonte de energia renovável (a do chuveiro pode não ser), etc. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou apresentou respostas parcialmente corretas para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe a ilustração abaixo.
De maneira geral, qual é a principal função da parte da planta indicada pela seta?
Absorver luz.
Abrigar as sementes.
Sustentar a planta e transportar água e nutrientes para outras partes da planta.
Absorver água e nutrientes do solo.
RESPOSTA C Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa
A. O estudante que selecionou essa alternativa desconhece as funções das folhas e do caule ou não relacionou a silhueta a uma árvore.
B. O estudante que selecionou essa alternativa desconhece as funções dos frutos e do caule ou não relacionou a silhueta a uma árvore.
C. O estudante que selecionou essa alternativa conhece as funções do caule e relacionou a silhueta a uma árvore.
D. O estudante que selecionou essa alternativa desconhece as funções das raízes e do caule ou não relacionou a silhueta a uma árvore.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar fotos de diferentes plantas e utilizá-las como ferramentas de aprendizagem para que os estudantes identifiquem as partes das plantas e as funções que cada uma delas desempenha. O professor pode também discutir sobre os diferentes locais que diferentes espécies vegetais podem habitar, de acordo com suas características.
Leia, no quadro a seguir, uma explicação sobre o significado de reutilizar.
Qual das atividades abaixo está de acordo com o significado de “reutilizar” apresentado acima?
Comprar folhas de papel novinhas para utilizá-las.
Evitar gastos desnecessários de papel.
Utilizar os dois lados de uma folha de papel.
Repensar antes de imprimir algo em papel.
Reposta C
Objeto de conhecimento Consumo consciente e reciclagem
Habilidade (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que o uso de folhas de papel novas opõe-se à ideia de reutilização de folhas já usadas pelo menos uma vez.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que evitar gastos desnecessários de papel não está relacionado ao conceito de reutilizar, e sim de reduzir.
c O aluno que seleciona esta alternativa compreende que utilizar os dois lados da folha de papel está relacionado ao conceito de reutilizar.
d O aluno que seleciona incorretamente esta alternativa não compreende que ela reflete mais a ideia de repensar hábitos e reduzir o consumo do que a de reutilizar produtos propriamente dita.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode trocar ideias com os alunos sobre exemplos de ações no dia a dia nas quais o conceito dos “3 Rs” – reciclar, reutilizar e reduzir – são vivenciados. Os alunos podem fazer ilustrações das atitudes discutidas.
Observe as atitudes de quatro pessoas diferentes.
Com base nas informações das legendas das imagens, qual pessoa tem uma atitude de consumo consciente?
Ana Clara.
Carlos.
Daniel.
Joice.
Resposta D
Objeto de conhecimento Consumo consciente; reciclagem
Habilidade (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que comprar mais brinquedos do que se é capaz de brincar não é uma atitude de consumo consciente.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que imprimir apenas um lado da folha, e não frente e verso, não é uma atitude de consumo consciente.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que não economizar papel na hora de estudar não é uma atitude de consumo consciente.
d O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que separar os materiais que podem ser reciclados é uma atitude de consumo consciente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode discutir com os alunos sobre quais são as atitudes de consumo consciente que eles têm em casa e em sala de aula. Ao final, os alunos devem elaborar duas listas: uma das atitudes de consumo consciente que eles já praticam e outra de atitudes de consumo consciente que eles ainda precisam desenvolver no dia a dia.
Observe estas duas representações da Terra:
Qual é o formato da Terra e qual é a maneira correta de representá-la?
A Terra é semelhante a uma esfera e as duas formas de representá-la estão corretas.
A Terra é semelhante a uma esfera e apenas a forma de globo está correta.
A Terra é plana e as duas formas de representá-la estão corretas.
A Terra é plana e apenas a forma de mapa está correta.
Resposta A
Objeto de conhecimento Características da Terra
Habilidade (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a Terra é semelhante a uma esfera e que ela pode ser representada tanto na forma de globo quanto de mapa.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Terra também pode ser representada na forma de mapa.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Terra é semelhante a uma esfera.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Terra é semelhante a uma esfera nem que pode ser representada também na forma de globo.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula um globo e mapas de diferentes projeções, para mostrar aos alunos que a Terra pode ser representada de formas diferentes. Sugere-se, em seguida, que peça à turma que identifique, em cada uma das formas representativas da Terra, as áreas que contêm água e as que contêm solo.
LEIA O TRECHO DO POEMA ABAIXO.
“O SABIÁ FAZ O NINHO COM GRAVETOS DE MADEIRA. O JOÃO-DE-BARRO FAZ A CASA DE BARRO. O HOMEM PREFERE TIJOLO E CIMENTO. EU QUERIA MINHA CASA FEITA DE VENTO”.
(J. GARCIA. ORIGINAL CEDIDO PELA AUTORA.)
COMPARANDO AS CASAS DO POEMA,
A DO SABIÁ DURA MAIS TEMPO QUE A DO HOMEM.
A DO HOMEM É MAIS RESISTENTE QUE A DO JOÃO-DE-BARRO.
A DO HOMEM É MAIS RÁPIDA DE CONSTRUIR QUE A DO SABIÁ.
A DO JOÃO-DE-BARRO É MAIS RESISTENTE À CHUVA QUE A DO HOMEM.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que os gravetos usados para fazer o ninho do sabiá irão se decompor depois de algum tempo. Por outro lado, o tijolo e o cimento são mais duráveis.
B. O aluno que seleciona esta alternativa indica corretamente que as construções que usam tijolo e cimento, via de regra, são mais resistentes que as que usam barro.
C. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a casa do sabiá, feita com gravetos, é construída mais rapidamente que as casas feitas de tijolo e cimento pelo ser humano.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não assume que as casas de barro absorvem mais água e umidade do que as casas de alvenaria.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de casas feitas de diferentes materiais e pedir aos alunos que façam um debate: Quais seriam as vantagens e as desvantagens de se utilizar determinado material em uma construção?
Read the lyrics of the song.
Doctor, Doctor! My head hurts. Doctor, Doctor! My arm hurts. Doctor, Doctor! My leg hurts. Doctor, Doctor! My stomach hurts.
Are you ok? No, I’m not! Are you ok? Yeah, I’m ok!
Doctor, Doctor! My hand hurts. Doctor, Doctor! My foot hurts. Doctor, Doctor! My back hurts. Doctor, Doctor! My tooth hurts.
Doctor, Doctor. Available at: . Jan. 24, 2017. Adapted.
Glossary To hurt – doer; machucar.
Read the sentence.
Go to the doctor.
Change the sentence into the imperative negative. Mark the correct option.
Go don’t to the doctor.
Don’t go to the doctor.
Not go to the doctor.
No go to the doctor.
Ao passar a sentença para a forma negativa do imperativo, tem-se Don’t go to the doctor. Nesse caso, deve-se empregar a forma Don’t para expressar negação, iniciando a frase.
Read the text.
It’s summertime in Verona.
The city is busy and colorful because there is a street fair in the piazza maggiore. Young ladies take this opportunity to step outside their houses. The boys gather around the fountain.
Summer is usually warm in Verona, but when boys meet girls it can get really hot.
Romeo – Oh, Mercutio, waiting is so awful. Where’s my adorable Lilly? Will she come this morning? Have you seen her?
Mercutio – No, I haven’t seen your love. By the way, why don’t you tell her what you feel about her and stop mooning around all over Verona? But look who’s coming.
Romeo – Oh, no! There’s Tybald and his disgusting friends.
Tybald approaches with two friends.
Tybald – (Sarcastically) Well, well, well! Isn’t this Romeo Montague, the best flute player in town?... Still taking flute lessons?
Romeo – Yes, and I’m doing fine. I’m going to play in the festival the day after tomorrow.
Tybald – You?! In the festival?! Ha! Ha! Ha!... In the great festival? You’re kidding!... Did you hear that, pals?
AMOS, Eduardo; MARTINS, Elisabeth Prescher. The true story of Romeo and Juliet. São Paulo: Moderna, 1994. p. 3-5.
Glossary Busy – movimentada; ativa. Street fair – feira de rua. Piazza maggiore – praça maior. To step outside – sair. To gather – reunir-se; agrupar-se. Fountain – fonte; repuxo. Warm – morno; cálido. Awful – terrível; muito ruim. To moon – passar o tempo sonhando. Disgusting – repulsivo; odioso. To approach – aproximar-se; chegar. Sarcastically – sarcasticamente. Flute – flauta. Pal – colega; companheiro.
Answer the question according to the text.
Can Romeo play flute?
Mark the correct option.
Yes, he can. He is going to play in the festival.
No, he can’t. He is not very good playing musical instruments.
Yes, he can. Romeo, Mercutio and Tybald can play flute.
No, he can’t. He is not going to play in the festival.
O modal verb can é empregado nesse caso para apresentar a capacidade de alguma pessoa para realizar uma certa atividade. Desse modo, Romeu sabe tocar flauta e irá se apresentar no festival da cidade.
A agricultura é uma atividade complexa e que requer planejamento adequado para atender às diferentes necessidades das espécies de plantas. Atentos a essas necessidades, os povos antigos costumavam orientar suas atividades agrícolas pelos fenômenos astronômicos. Dessa maneira, era possível prever os períodos de chuvas e secas e, assim, planejar os plantios para os momentos mais apropriados.
Cite dois exemplos de eventos astronômicos que orientavam os povos antigos na agricultura.
Objeto(s) de conhecimento Astronomia e cultura
Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3 Grade de correção 100% O estudante citou corretamente dois exemplos de fenômenos astronômicos que poderiam auxiliar os povos antigos na agricultura, por exemplo: mudanças na posição do Sol e das estrelas, fases da Lua, ocorrência de solstícios e equinócios, etc. 50% O estudante citou corretamente apenas um exemplo de fenômenos astronômicos que poderiam auxiliar os povos antigos na agricultura. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Em uma escola, durante um projeto de Ciências, o professor propôs uma tarefa para que um grupo de estudantes realizem uma previsão do tempo da cidade em que a escola está situada. Para isso, foi disponibilizado para o grupo os equipamentos a seguir.
Como cada um desses equipamentos poderá auxiliar o grupo de estudantes na previsão do tempo?
Objeto(s) de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente que cada equipamento fornece um dado específico para que a previsão do tempo seja realizada. O termômetro registra as temperaturas aferidas ao longo de um dia, o higrômetro registra as variações da umidade relativa do ar, o pluviômetro mede a quantidade de chuvas ou precipitações, e o anemômetro mede a velocidade e a direção dos ventos. 50% O estudante não conseguiu identificar corretamente a função de todos os equipamentos e as variáveis medidas por cada um, acertando apenas de uma a três respostas. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Observe as fotografias abaixo. Baseando-se nelas, marque a alternativa correta.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
As plantas oferecem alimento e abrigo para diferentes seres vivos.
As plantas são importantes para os seres humanos, mas não para outros animais.
As plantas são importantes apenas por causa de suas sombras.
Para os seres vivos, as plantas que não têm flores são mais importantes do que as que têm.
RESPOSTA A Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa
A. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu a importância das plantas para diferentes seres vivos do ambiente.
B. O estudante que selecionou essa alternativa não interpretou corretamente as imagens ou desconhece os benefícios que as plantas oferecem aos animais.
C. O estudante que selecionou essa alternativa não interpretou corretamente as imagens ou desconhece os benefícios que as plantas oferecem aos seres vivos.
D. O estudante que selecionou essa alternativa não interpretou corretamente as imagens ou não compreendeu que as plantas oferecem benefícios diferentes para seres vivos distintos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos estudantes que façam uma pesquisa sobre o que eles usam, em casa e na escola, que é de origem vegetal. Exemplo: roupas, alimentos, móveis, brinquedos etc. É apropriado discutir em sala sobre a importância da conservação dos ambientes naturais e seu uso de forma sustentável.
Na aula de Ciências, a professora mostrou a seguinte imagem da Terra:
Em seguida, Camila, João, Patrícia e Roberto fizeram as seguintes anotações:
Qual dos alunos fez apenas anotações corretas?
Camila.
João.
Patrícia.
Roberto.
Resposta D
Objeto de conhecimento Características da Terra
Habilidade (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Terra é semelhante a uma esfera, e que o número 1 representa um oceano e o número 2 um continente.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a Terra é semelhante a uma esfera.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o número 1 representa um oceano e o número 2 um continente.
d O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a Terra é semelhante a uma esfera, e que o número 1 representa um oceano e o número 2 um continente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula diferentes imagens da Terra e pedir aos alunos que façam anotações no caderno sobre o formato e a localização de oceanos e continentes. Depois, pode solicitar que troquem os cadernos e que cada um corrija as anotações do colega. Ao final, sugere-se que o professor faça um registro coletivo do que foi abordado.
Observe as imagens abaixo, que mostram atitudes de algumas pessoas.
A partir de sua observação, responda: qual das atitudes não ocasiona desperdício de água?
Atitude 1.
Atitude 2.
Atitude 3.
Atitude 4.
Resposta D
Objeto de conhecimento Consumo consciente
Habilidade (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que lavar o carro jogando bastante água com o balde é uma atitude que desperdiça água.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que ligar o chuveiro antes de entrar no banho é uma atitude que desperdiça água.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que lavar pouca roupa na máquina por vez é uma atitude que desperdiça água.
d O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que fechar a torneira enquanto se escova os dentes é uma atitude que não desperdiça água.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens mostrando outras atitudes que não ocasionam desperdício de água e discutir com os alunos se eles praticam ou conhecem quem pratique cada uma dessas atitudes. Ao final, as imagens que os alunos mais identificaram como sendo praticadas por eles ou por seus conhecidos podem ser fixadas em um mural da classe.
As imagens A, B e C mostram as etapas de uma sequência de transformações.
Marque a alternativa que explica o que cada imagem mostra e o tipo de transformação ocorrida ao final.
A: ovo cru; B: cozimento do ovo; C: ovo cozido. Transformação reversível.
A: ovo cozido; B: molhando o ovo; C: ovo cru. Transformação irreversível.
A: ovo cru; B: cozimento do ovo; C: ovo cozido. Transformação irreversível.
A: ovo frito; B: cozimento do ovo; C: ovo cozido. Transformação reversível.
Resposta C
Objeto de conhecimento Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 7
Justificativa
a O aluno é capaz de identificar as etapas A, B e C. No entanto, não compreende que se trata de uma transformação irreversível.
b O aluno não consegue identificar ou não entende as etapas A, B e C, apesar de indicar corretamente que ocorre uma transformação irreversível.
c O aluno é capaz de identificar as etapas A, B e C e compreende que se trata de uma transformação irreversível.
d O aluno não consegue identificar ou não entende as etapas A, B e C. Também não consegue compreender que a transformação ilustrada é irreversível.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode realizar a atividade prática de cozimento do ovo para demonstrar para os alunos as transformações a ele relacionadas. A cada etapa de transformação ocorrida, pode ser promovida uma discussão: “Que transformação ocorreu?”, “Trata-se de uma transformação reversível ou irreversível?”.
Um repórter saiu às ruas, perguntando às pessoas qual era a importância da previsão do tempo em sua vida. Algumas das respostas dadas foram:
“É importante para eu saber se vai ou não chover.”
“Me ajuda a saber o melhor dia para lavar as roupas.”
“Serve para escolher a roupa certa e não passar frio nem calor.”
Além da importância às nossas atividades cotidianas, cite outros dois exemplos, justificando como a previsão do tempo pode beneficiar a sociedade para os exemplos citados.
Objeto(s) de conhecimento Clima
Habilidade Reconhecer usos da Meteorologia no cotidiano, em diversos setores da economia e para a previsão e prevenção de catástrofes.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante conseguiu reconhecer como a Meteorologia, por meio da previsão do tempo, pode contribuir para a sociedade, citando corretamente dois exemplos, tais como: na agricultura, fornece informações de fatores que determinam a época do plantio e da colheita das lavouras; prever a ocorrência de catástrofes naturais, auxiliando as autoridades a implantar medidas preventivas que poderão amenizar problemas; dar informações das condições ambientais locais que auxiliam no controle de transportes marítimos e aéreos, etc. 50% O estudante reconheceu o uso da meteorologia para outros setores da sociedade, mas citou e explicou apenas um exemplo ou apenas citou os dois exemplos, sem justificá-los. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
A Arqueoastronomia e a Etnoastronomia são subáreas da Astronomia que se relacionam e se complementam na procura por evidências deixadas por civilizações antigas e povos indígenas e na interpretação dos registros encontrados. Embora apresentem semelhanças, cada área de pesquisa tem seus próprios objetos de estudo e tipo de conhecimento produzido.
a) Como surgiram a Arqueoastronomia e a Etnoastronomia e quais as principais finalidades do estudo envolvendo cada uma dessas subáreas da Astronomia?
b) Na atualidade, esses dois ramos da Astronomia estão associados numa área de conhecimento denominada Astronomia cultural. Como ela surgiu e qual a sua principal finalidade?
Objeto(s) de conhecimento Astronomia e cultura
Habilidade Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos de estudo e pesquisa da Arqueoastronomia e Etnoastronomia.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3
Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A partir do século XIX, astrofísicos, astrônomos e geólogos intensificaram a busca de evidências astronômicas que de início foram encontradas em grutas e soterradas. Assim surge a Arqueoastronomia, que procura por registros antigos que indiquem acontecimentos importantes do dia a dia de um grupo humano, representados por gravuras, desenhos, marcas de fenômenos astronômicos, e ainda objetos encontrados principalmente em grutas e cavernas e até mesmo soterrados. As descobertas arqueológicas, devido à atuação da Arqueoastronomia, demonstraram a necessidade de pesquisas e estudos mais aprofundados que permitissem interpretações a respeito da vida, dos costumes e crenças dos povos de diferentes etnias. Essa demanda permitiu o desenvolvimento da subárea que passou a ser conhecida como Etnoastronomia. b) O processo desenvolvido concomitantemente tanto na Arqueoastronomia quanto na Etnoastronomia provocou o desenvolvimento/aprofundamento de outra área que complementasse os trabalhos/pesquisas desenvolvidos nessas duas subáreas. Assim a Astronomia cultural é um novo ramo científico que reúne as diferentes interpretações astronômicas associadas à cultura de cada povo. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.
Marque a alternativa que apresenta somente metais.
Ouro, prata, alumínio, tungstênio.
Ferro, bronze, estanho, alumínio.
Cobre, prata, aço, ferro.
Tungstênio, estanho, ouro, bronze.
Resposta: A
Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais
Habilidade Reconhecer as propriedades de diferentes metais.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno compreende que os elementos citados nessa alternativa são realmente metais. Entre eles não são citados ligas metálicas.
b O aluno não reconhece que o bronze, listado nessa alternativa, é uma liga metálica obtida da mistura de cobre e, principalmente, estanho.
c O aluno não reconhece que o aço, listado nessa alternativa, é uma liga metálica obtida da mistura de ferro e, principalmente, carbono.
d O aluno não reconhece que o bronze, listado nessa alternativa, é uma liga metálica obtida da mistura de cobre e, principalmente, estanho.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguns objetos feitos com diferentes tipos de metais, para que os alunos observem características como peso, cor, densidade (se flutua ou não na água), textura, etc. Uma lista com o nome dos diferentes metais usados na confecção dos objetos analisados pode ser criada de maneira conjunta pelos alunos.
Observe as imagens abaixo.
Observando as imagens acima e suas legendas, pode-se afirmar que:
As duas bebidas são iguais e contêm os mesmos componentes.
A quantidade de água e de açúcar nas duas misturas é igual.
O suco industrializado é uma mistura, e seus componentes não podem ser diferenciados visualmente.
O suco natural é líquido, portanto, não é uma mistura.
Resposta: c
Objeto de conhecimento (BNCC) Misturas
Habilidade (BNCC) (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa não identificou, por meio das imagens e das informações sobre a composição das bebidas, que os dois sucos provavelmente têm composições diferentes, uma vez que ao industrializado são adicionados, por exemplo, conservantes que aumentam sua validade.
B. O estudante que selecionou esta alternativa não identificou que o suco natural é composto, geralmente, apenas de laranjas espremidas. Nele, não são adicionados nem água, nem açúcar – os quais costumam ser adicionados aos sucos industrializados.
C. O estudante que selecionou esta alternativa identificou, por meio das imagens e das informações sobre a composição das bebidas, que o suco industrializado é uma mistura que contém componentes que não podem ser percebidos visualmente.
D. O estudante que selecionou esta alternativa não reconheceu que existem diferentes misturas com aspecto líquido, cujos componentes não podem ser distinguidos visualmente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar algumas embalagens para a turma (ou pedir a alguns estudantes que as levem para a escola) e propor uma análise de seus rótulos, a fim de que os estudantes identifiquem os componentes das misturas contidas nessas embalagens. Podem ser usados rótulos de materiais de limpeza, bebidas, alimentos etc.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas