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Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 5º ano - BY NC 3.0BR

Analise o quadro mostrado a seguir.

Para a manutenção da saúde do organismo, é aconselhável ingerir:



( a )

alimentos do grupo 4 com moderação.

( b )

porções iguais de todos os alimentos do quadro.

( c )

alimentos que estão no grupo 3 à vontade.

( d )

porções menores de alimentos do grupo 1.

Resposta:

Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Hábitos alimentares

Habilidade (BNCC) (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 12

Justificativa

A. O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que os alimentos do grupo 4 devem ser ingeridos com moderação para a manutenção da saúde do organismo.

B. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, de acordo com as orientações da pirâmide alimentar, deve haver o predomínio de determinados tipos de alimentos em nossa dieta.

C. O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que não é recomendada a ingestão excessiva de alimentos do grupo 3.

D. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os alimentos do grupo 1 (grãos e cereais) devem ser ingeridos em maiores quantidades em relação aos alimentos de outros grupos.

Orientação para pautar o planejamento de retomada dos objetos de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de alimentos de cada grupo alimentar, de acordo com a pirâmide dos alimentos, e pedir aos estudantes que montem um cardápio equilibrado, indicando o número de porções de cada alimento que devem ingerir. Em seguida, os estudantes podem discutir se seus hábitos alimentares são parecidos ou diferentes dos propostos no cardápio que criaram.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Pedro ficou o dia inteiro em um campo de futebol. Ao longo do dia, ele observou atentamente as variações no tamanho de sua própria sombra. Ao meio-dia, o Sol estava acima de sua cabeça, e a sombra de Pedro ficou bem pequena. Mas, ao final do dia, Pedro se assustou, pois sua sombra estava maior do que ele.

Selecione a alternativa que contém informações corretas sobre a sombra de Pedro.



( a )

A sombra de Pedro não mudou de tamanho ao longo do dia.

( b )

Com a luz do Sol incidindo de cima para baixo, aproximadamente sobre a cabeça de Pedro, a sombra dele ficou longa.

( c )

A sombra de Pedro ficou longa ao final do dia.

( d )

A sombra de Pedro ficou curta ao final do dia

Resposta:

Reposta: C

Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu

Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5

Justificativa

A. O aluno que selecionou esta alternativa não compreende que a posição e o tamanho das sombras dos seres/objetos variam ao longo do dia.

B. O aluno que selecionou esta alternativa não compreende que, próximo do meio-dia, quando o Sol está em uma posição “mais alta” no céu, praticamente acima de nossas cabeças, a sombra fica curta.

C. O aluno que selecionou esta alternativa sabe que, quando o Sol nasce ou se põe, as sombras ficam longas. A justificativa é que o Sol ocupa posições “mais baixas” no céu.

D. O aluno que selecionou esta alternativa não compreende que, quando o Sol está “baixo” no céu (quando ele nasce ou se põe), as sombras projetadas são longas.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode aproveitar o exemplo da questão para discutir que, apesar de Pedro não ter mudado de tamanho ao longo do dia, sua sombra mudou, e que isso ocorre justamente por causa da posição do Sol no céu.

Companhia das Ciências - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Identifique os tipos de transformação da matéria que ocorrem nas situações mostradas nas fotografias.

A:

B:

C:

(Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.)

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Tipos de transformação da matéria

Habilidade Relacionar transformações físicas e químicas que ocorrem em nosso mundo.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3

Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. A: O processo retratado, de um vaso de vidro que se quebrou, corresponde a uma transformação física. B: O processo retratado, de correntes de ferro que enferrujaram, corresponde a uma transformação química. C: O processo retratado, da solubilização de um comprimido efervescente, com liberação de gás, corresponde a uma transformação química. 50% O estudante identificou e classificou corretamente apenas um ou dois dos processos retratados nas situações representadas. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.

Companhia das Ciências - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

O desenvolvimento da Ciência ao longo do tempo provocou uma série de mudanças na vida cotidiana, com a descoberta de novos materiais, a implementação de novos processos industriais e a distribuição de energia elétrica para a população.

Cite dois exemplos de transformação no comportamento social da população após o advento da eletricidade, uma dessas mudanças significativas citadas acima.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas

Habilidade (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3

Grade de correção 100% O estudante citou corretamente dois exemplos de transformação no comportamento social da população após o advento da eletricidade, como: as pessoas obtiveram mais conforto de forma geral; com a utilização de lâmpadas elétricas, podiam se realizar algumas atividades no período noturno; a comunicação foi facilitada pelo uso do telefone e do rádio, etc. 50% O estudante citou corretamente apenas um exemplo de transformação no comportamento social da população. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.

Ápis - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Que tipo de transformação – reversível ou irreversível – os organismos decompositores realizam ao fazer a decomposição? Dê exemplos de dois tipos de organismos que são decompositores.

Resposta:

Objeto de conhecimento Transformações reversíveis e não reversíveis

Habilidade (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 6

Grade de correção

100% O aluno compreende que a decomposição, realizada por organismos decompositores, pode ser considerada uma transformação irreversível. Além disso, cita dois exemplos de organismos decompositores, como fungos e bactérias.

50% O aluno compreende que a decomposição é um processo irreversível, mas não cita exemplos de organismos decompositores. Ou cita exemplos de organismos decompositores (como fungos e bactérias), mas não classifica a decomposição corretamente como um processo irreversível.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode, por meio de imagens, apresentar o fenômeno da decomposição e promover a troca de ideias sobre a importância desse processo na ciclagem de nutrientes. Os alunos podem ser convidados a fazer pesquisas sobre organismos decompositores, como fungos e bactérias.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

Observe a ilustração abaixo, que representa o começo da manhã, próximo ao nascer do Sol.

Agora, desenhe a sombra do prédio de acordo com a posição do Sol.

Resposta:

Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu

Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção

100%. Acertou essa questão o aluno que desenhou a sombra à esquerda do prédio (do lado oposto ao Sol) e alongada.

50%. O aluno desenhou a sombra ou alongada ou à esquerda do prédio, mas não as duas coisas simultaneamente.

0%. O aluno ou não respondeu, ou desenhou a sombra muito pequena e à frente, ou do lado direito, do prédio.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar uma imagem de um edifício ou de monumento isolado e, colocando sobre esta imagem desenhos que representem o Sol em diferentes posições no céu, pode perguntar aos alunos: “Onde estará a sombra do edifício? Ela será grande ou pequena?”.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Observe na fotografia abaixo uma das etapas da mineração.

Os fragmentos de rochas são recolhidos e podem ser triturados em pedras menores. Por que essas rochas passam por esses processos?

Resposta:

Objeto de conhecimento Usos do solo

Habilidade (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida. Conhecer as etapas da mineração da brita.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 6

Grade de correção

100% O aluno compreende que a mineração das rochas resulta na produção de pedra britada, que pode ser utilizada para fazer concreto, etc. Resposta possível: “Porque, por meio da quebra dessas rochas em fragmentos de diversos tamanhos, é produzida a brita, utilizada para fazer concreto, muros de arrimo do tipo gabião, assoalho de rodovias, etc.”.

50% O aluno compreende a importância da mineração na produção de brita, porém elaborou uma resposta incompleta ao deixar de justificar a quebra e a fragmentação da rocha.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar aos alunos um vídeo sobre as etapas da mineração de rochas e levar para a sala de aula amostras de pedra britada, permitindo que a turma as manipule para sentir sua textura, sua dureza etc. Após o reconhecimento da brita, uma ideia é mostrar imagens da utilização desse material.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 4º ano - BY NC 3.0BR

Clarice convidou suas amigas para um piquenique. Como estava muito calor, no dia anterior, ela resolveu preparar um suco de abacaxi e o colocou no congelador. Para isso, ela escolheu uma das embalagens abaixo.

Todas essas embalagens são adequadas para armazenar o suco de Clarice? Explique sua resposta.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis

Habilidade (BNCC) (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O estudante respondeu que as embalagens de plástico e alumínio são mais adequadas para armazenar o suco de Clarice, uma vez que são mais resistentes à água e à temperatura do congelador do que a embalagem de papel.

50% O estudante reconheceu que nem todas as embalagens são igualmente adequadas para armazenar o suco de Clarice, mas não explicou sua resposta.

0% O estudante não identificou que nem todas as embalagens são igualmente adequadas para armazenar o suco de Clarice.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor atividades práticas com embalagens feitas de diferentes materiais. Podem ser levadas para a sala de aula embalagens de vidro, plástico, papel e alumínio para testá-las em diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). Os estudantes podem criar quadros-resumo para registrar o que acontece com cada material em cada situação.

Companhia das Ciências - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

O martelo de orelha, conforme apresentado na imagem a seguir (figura I), é uma ferramenta que permite tanto a inserção como a extração de pregos em superfícies. Na condição de extrator de prego, essa ferramenta pode ser tida como uma alavanca.

Considere uma situação em que um marceneiro possua três martelos de orelha, um de braço curto, um de braço médio e um de braço longo, e que esteja utilizando o de braço médio para tentar extrair o prego de uma superfície, mas sem sucesso (observe a figura II).

(Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de alavanca ao qual o martelo de orelha se assemelha e com qual outro martelo é mais provável que o marceneiro consiga extrair o prego da superfície.



( a )

alavanca interfixa; martelo de cabo curto. 

( b )

alavanca interfixa; martelo de cabo longo. 

( c )

alavanca inter-resistente; martelo de cabo curto. 

( d )

alavanca inter-resistente; martelo de cabo longo.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Máquinas simples

Habilidade (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 14/3

Justificativas Resposta: B

a. O estudante que seleciona esta alternativa compreende que o martelo de orelha se assemelha a uma alavanca interfixa, mas não compreende que se deve aumentar o braço da força potente.

b. O estudante que seleciona esta alternativa compreende que o martelo de orelha se assemelha a uma alavanca interfixa e também que se deve aumentar o braço da força potente.

c. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o martelo de orelha se assemelha a uma alavanca interfixa nem que se deve aumentar o braço da força potente.

d. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o martelo de orelha se assemelha a uma alavanca interfixa, embora compreenda que se deve aumentar o braço da força potente.

Companhia das Ciências - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Leia as seguintes afirmações sobre os movimentos de rotação e translação da Terra.

I. O equinócio de primavera ocorre no mês de março no hemisfério sul.

II. O solstício de inverno ocorre no hemisfério norte entre 21 e 22 de junho.

III. Devido à inclinação do eixo da Terra, os movimentos de rotação e translação possibilitam a variação na insolação (intensidade de radiação solar) que ocorre nos hemisférios norte e sul ao longo do ano.

IV. A incidência mais intensa dos raios solares no hemisfério norte ocorre entre os meses de junho e setembro, resultando na estação de inverno nesse hemisfério.

É correto o que se afirma em:



( a )

I. 

( b )

II e III.

( c )

III. 

( d )

III e IV.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo/Unidade 13/3

Justificativas a O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que a afirmativa III está correta e que a afirmativa I está incorreta, porque o equinócio de primavera ocorre no mês de setembro no hemisfério sul. b O estudante não compreende que a afirmativa II está incorreta, porque o solstício de inverno ocorre no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro. c O estudante compreende a influência da inclinação do eixo da Terra e do movimento de translação do planeta na incidência dos raios solares nos hemisférios norte e sul. d O estudante não compreende que a afirmativa IV está incorreta, pois, apesar de a incidência mais intensa dos raios solares no hemisfério norte ocorrer entre os meses de junho e setembro, isso resulta na ocorrência do verão, e não do inverno, nesse hemisfério.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Na agricultura, é comum o uso de fertilizantes e pesticidas em grandes quantidades nas plantações. Isso pode provocar poluição do solo e também das águas.

Quais podem ser as consequências negativas disso?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Usos do solo

Habilidade (BNCC) (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.

Tipo de questão Aberta Capítulo 8

Grade de correção

100% O estudante deve identificar que o solo é utilizado para plantar o alimento que comemos, além de outras plantas que utilizamos no dia a dia, e que o uso de grandes quantidades de fertilizantes e pesticidas pode ser prejudicial, pois podem liberar resíduos que afetam a qualidade do solo, das águas e dos alimentos que comemos.

50% O estudante reafirma que podem existir consequências negativas associadas ao uso de fertilizantes e pesticidas, mas não discrimina quais podem ser essas consequências.

0% O estudante não identificou consequências negativas associadas ao uso de fertilizantes e pesticidas.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor poderá apresentar outras possibilidades relacionadas ao uso do solo e possíveis aspectos positivos e negativos a elas associadas: a extração de recursos naturais, filtração e purificação da água subterrânea etc.

Ápis - Ciências - 2º ano - BY NC 3.0BR

A foto a seguir mostra um besouro e sua sombra.

Complete a imagem representando o Sol no céu. Esteja atento para indicar o Sol na posição correta, de acordo com a sombra do besouro.

Resposta:

Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu

Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção

100%. Acertou essa questão o aluno que desenhou o Sol no canto superior direito: em posição “baixa” no céu (pois a sombra é alongada) e do lado oposto da sombra projetada.

50%. O aluno desenhou o Sol do lado oposto à sombra, mas em posição “alta” no céu, o que não corresponderia à sombra alongada que vemos.

0%. Errou essa questão o aluno que não respondeu ou que desenhou o Sol exatamente acima do besouro ou à esquerda deste (ou seja, do mesmo lado da sombra projetada).

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar uma imagem de um objeto isolado e, desenhando a sombra desse objeto em posições diversas, pedir aos alunos que mostrem, em cada caso, onde estaria o Sol.

Ápis - Ciências - 4º ano - BY NC 3.0BR

Por que devemos ler os rótulos dos produtos de limpeza doméstica antes de usá-los? Cite ao menos três cuidados que devemos ter ao utilizar esse tipo de produto.

Resposta:

Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais

Habilidade Identificar os riscos associados a determinados produtos químicos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 6

Grade de correção

100% O aluno escreve que, ao utilizar produtos de limpeza doméstica, devemos sempre ler o rótulo para ficar sabendo quais são as instruções para uso seguro do produto. Alguns cuidados que costumam ser indicados são: não se deve ingerir esses produtos e deve-se evitar o contato desses produtos com os olhos, a pele e a boca. No caso de contato direto com o produto, deve-se lavar bem o local do corpo e procurar um médico.

50% O aluno escreve apenas dois cuidados que devemos ter ao utilizar produtos para limpeza doméstica e/ou não explica a importância de ler o rótulo desses produtos.

0% O aluno não escreve nenhuma resposta ou não responde corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula rótulos de produtos químicos utilizados no dia a dia, como sabão em pó, creme dental, enxaguante bucal etc. Em sala de aula, os alunos devem interpretar as informações contidas nesses rótulos.

Companhia das Ciências - Ciências - 7º ano - BY NC 3.0BR

Em qualquer cozinha há sempre a necessidade de se colocar água para ferver a fim de cozinhar legumes, macarrão ou algum outro alimento. Na ilustração a seguir são apresentados alguns processos de transmissão de calor envolvidos no aquecimento da água em uma panela aberta, que se encontra sobre um aquecedor elétrico, mas sem manter contato com ele.

Quais são as formas de transmissão de calor indicadas pelas letras A, B e C?



( a )

A: convecção, B: condução, C: radiação. 

( b )

A: condução, B: convecção, C: radiação. 

( c )

A: radiação, B: condução, C: convecção. 

( d )

A: convecção, B: radiação, C: condução.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor

Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 15/3

Justificativas Resposta: A 

a. O estudante que seleciona essa alternativa compreende as três formas de transmissão de calor representadas na ilustração.

b. O estudante que seleciona essa alternativa confunde a condução com a convecção.

c. O estudante que seleciona essa alternativa confunde a convecção com a radiação.

d. O estudante que seleciona essa alternativa confunde a radiação com a condução.

Companhia das Ciências - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

A previsão do tempo é obtida a partir da medição de um conjunto de ___________. Depois que os dados _________ são coletados, realizam-se cálculos para que seja feita a previsão do tempo. Mapas obtidos a partir de imagens de satélite, junto com informações sobre o tempo, como a ________ do ar, força e direção do ________, temperatura e pluviosidade ajudam a antecipar se ocorrerão períodos de seca, frio, calor, chuva, etc., e são de extrema importância em diversas atividades econômicas e sociais.

As expressões que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:



( a )

dados, climáticos, precipitação, calor. 

( b )

variáveis, meteorológicos, umidade, vento. 

( c )

informações, atmosféricos, temperatura, ar. 

( d )

variáveis, brutos, pressão, barômetro.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Clima

Habilidade (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo/Unidade 15/3

Justificativas a O estudante que selecionou essa alternativa demonstrou principalmente que não consegue identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. b O estudante identificou todas as expressões que completam corretamente o texto. c O estudante que selecionou essa alternativa se confundiu quanto às variáveis utilizadas para elaborar a previsão do tempo já que, por exemplo, o conceito de vento é diferente do conceito de ar, pois apresenta velocidade (relacionada à sua intensidade) e direção. d O estudante que selecionou essa alternativa demonstrou que não consegue identificar corretamente as variáveis envolvidas na previsão do tempo e os aparelhos usados para medi-las.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Compare as amostras de solo das imagens abaixo:

Em relação ao tamanho dos grãos, o que podemos dizer sobre as amostras de solo dessas imagens? 



( a )

Os grãos de areia e de humo têm o mesmo tamanho. 

( b )

Os grãos de areia são maiores do que os do humo. 

( c )

Os grãos de areia são menores do que os do humo. 

( d )

Os grãos de areia e de humo têm aspecto parecido.

Resposta:

Resposta B

Objeto de conhecimento Usos do solo

Habilidade (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha

Capítulo 6

Justificativa

a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o humo possui grãos menores do que os de areia.

b O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a areia possui grãos relativamente grandes, e que os do humo são pequenos.

c O aluno que seleciona esta alternativa inverteu o tamanho dos grãos dos dois solos.

d O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que as duas amostras de solo têm aspecto bem diferente.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula amostras de diferentes solos e pedir que os alunos observem os grãos a olho nu e também por meio de uma lupa, para verificar o tamanho deles. Além disso, outras características do solo como cor, textura, etc. também podem ser analisadas.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

AS IMAGENS MOSTRAM DIFERENTES MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA SE FAZER A CABEÇA DE UM MARTELO.

COMPARANDO AS CABEÇAS DOS MARTELOS, PODEMOS DIZER QUE O MARTELO:



( a )

DA IMAGEM 1 É “MAIS PESADO” QUE O DA IMAGEM 2.

( b )

DA IMAGEM 2 É MAIS MACIO QUE O DA IMAGEM 3.

( c )

DA IMAGEM 3 É MENOS ELÁSTICO QUE O DA IMAGEM 1.

( d )

DA IMAGEM 1 É MAIS FLEXÍVEL QUE O DA IMAGEM 2.

Resposta:

Resposta: A

Objeto de conhecimento Características dos materiais

Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 6

Justificativa

A. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que uma porção de ferro é mais pesada que uma porção semelhante de madeira.

B. O aluno que seleciona esta alternativa não reconhece que a borracha é mais macia que a madeira.

C. O aluno que seleciona esta alternativa não indica que a borracha é o material mais elástico dentre todos que estão sendo analisados.

D. O aluno que seleciona esta alternativa não indica que, dentre os materiais que estão sendo analisados, o ferro é o menos flexível.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de um mesmo objeto, feitos de materiais diferentes, e pedir aos alunos que comparem suas características. Em seguida, o professor pode mostrar imagens e/ou vídeos que representem as aplicações dos objetos com cada um dos materiais, enfatizando a característica necessária para a escolha deste.

Companhia das Ciências - Ciências - 8º ano - BY NC 3.0BR

Após a Revolução Industrial, no século XVIII, a emissão de gases do efeito estufa começou a ser intensificada. Entre esses gases, o gás carbônico (CO2), produzido a partir de processos como a respiração, a atividade industrial e a queima de combustíveis fósseis, passou a ser liberado em grandes quantidades na atmosfera.

a) Qual é a principal alteração climática decorrente do aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera?

b) Cite pelo menos uma ação que o ser humano pode realizar para evitar a intensificação da alteração climática citada no item anterior.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Clima

Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Tipo de questão Aberta

Capítulo/Unidade 16/3

Grade de correção 100% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado. a) A principal alteração climática decorrente do aumento de CO2 na atmosfera é o aumento da temperatura média do planeta, causando o aquecimento global. b) Pode-se citar: redução do desmatamento, intensificação do reflorestamento, diminuição do uso de combustíveis fósseis, políticas para instação de filtros em indústrias, bem como a fiscalização da aderência a essas políticas, etc. 50% O estudante respondeu corretamente ao que foi solicitado em apenas um dos itens ou parcialmente para os dois itens. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.

Companhia das Ciências - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Um astrônomo dedicado a identificar planetas com condições favoráveis à vida descobriu três novos planetas. No quadro a seguir são apresentados alguns dados obtidos pelo pesquisador.

Com base nos dados apresentados, qual desses planetas possui as condições mais favoráveis para a manutenção da vida humana? Justifique sua resposta.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Vida humana fora da Terra

Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3

Grade de correção 100% O estudante identificou corretamente que o planeta B apresenta condições mais favoráveis à vida humana, devido à sua temperatura média (25°C), ao fato de possuir água no estado líquido, apresentar baixa amplitude térmica diária e possuir uma atmosfera com oxigênio em uma concentração próxima à da atmosfera terrestre. 50% O estudante identificou que o planeta B possui as condições mais favoráveis à vida humana, entretanto sua justificativa não apresentou uma interpretação dos dados apresentados no quadro, de modo a evidenciar que as condições de existência de água líquida, baixa amplitude térmica diária e atmosfera com oxigênio numa concentração próxima à da atmosfera terrestre são condições necessárias à manutenção da vida e verificadas no planeta B. 0% O estudante não respondeu corretamente ao que foi solicitado.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Analise as tabelas nutricionais dos alimentos a seguir e responda ao que se pede.

a) Qual dos alimentos é mais rico em carboidratos?

b) Qual dos alimentos é mais energético?

c) Qual dos alimentos é mais pobre em proteínas?

d) Qual dos alimentos tem mais gorduras?

Resposta:

Objeto de conhecimento Nutrição do organismo e hábitos alimentares

Habilidade Comparar a composição nutricional de diferentes alimentos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 6

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão analisou e comparou corretamente as tabelas nutricionais dos alimentos e respondeu corretamente a todos os itens. Resposta correta: A) O alimento mais rico em carboidratos é o arroz. B) O alimento mais energético é o salgadinho de milho. C) O alimento mais pobre em proteínas é o biscoito de polvilho. D) O alimento que possui mais gorduras é o salgadinho de milho.

80% O aluno respondeu corretamente a apenas três itens.

50% O aluno respondeu corretamente a apenas dois itens.

0% O aluno não respondeu corretamente o que foi solicitado em pelo menos dois itens, ou não escreveu nenhuma resposta.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula as tabelas de análise nutricional de alguns alimentos comumente consumidos pelos alunos, para que eles analisem e comparem os dados apresentados e organizem os alimentos em ordem crescente: da quantidade de energia, da quantidade de carboidratos, de gorduras, de proteínas.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

NA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, CADA UM DELES CONSTRUIU UMA CASA COM UM MATERIAL DIFERENTE, COMO MOSTRADO NA IMAGEM ABAIXO. QUANDO O LOBO SOPROU CADA UMA DAS CASAS, APENAS UMA DELAS FICOU EM PÉ.

DE QUAL MATERIAL ERA FEITA A CASA QUE FICOU DE PÉ? POR QUE ELA NÃO FOI DERRUBADA? VOCÊ PODE ESCREVER OU DESENHAR A SUA RESPOSTA.

A CASA DE ________________________________________________ FICOU EM PÉ, PORQUE _____________________________________________________________________________.

Resposta:

Objeto de conhecimento Características dos materiais

Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção

100%. O aluno que acertou esta questão compreende que, via de regra, as casas de alvenaria ou de pedras são mais estruturadas e duráveis que as casas feitas com outros materiais, como a palha, por exemplo.

50%. O aluno indicou corretamente que a casa de alvenaria ou de pedras foi a que ficou em pé, mas não justificou sua resposta.

0%. O aluno não apresentou nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar alguns materiais para a sala de aula (palitos de picolé, massinha, papel etc.) e pedir aos alunos que construam pequenas casas. Em seguida, as características das casas construídas podem ser comparadas, relacionando-as aos materiais utilizados na construção.

Ápis - PNLD 2019 Interdisciplinar - 3º ano - BY NC 3.0BR

Cite ao menos três corpos celestes que podemos observar no céu durante a noite.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Observação do céu

Habilidade (BNCC) (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Tipo de questão Aberta Capítulo 7

Grade de correção​

100% O estudante que responde corretamente identifica que à noite no céu podemos ver estrelas, planetas, cometas, estrelas cadentes e, em certas épocas do mês, também a Lua.

50% O estudante cita somente dois corpos celestes visíveis no céu noturno.

0% O estudante não citou corretamente corpos celestes visíveis no céu noturno.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que façam um desenho do céu de dia e de noite. No desenho noturno, podem ser acrescentados diferentes corpos celestes que não são visíveis durante o dia.

Companhia das Ciências - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

O ciclo de vida do Sol tem uma série de acontecimentos já ocorridos e outros previstos para acontecer ao longo de cerca de 14 bilhões de anos, ao fim dos quais o Sol deixará de emitir a maior parte de sua luz. A linha do tempo a seguir relaciona os principais eventos do ciclo de vida solar.

Nessa linha do tempo, o evento indicado por:



( a )

I corresponde à gigante vermelha, quando o Sol terá seu volume aumentado.

( b )

II corresponde à anã branca, quando a superfície do Sol irá encostar em Marte.

( c )

I corresponde à nebulosa planetária, quando a temperatura do Sol irá diminuir.

( d )

II corresponde à supernova, quando o brilho do Sol irá se intensificar.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Evolução estelar

Habilidade (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 13/3

Justificativas Resposta A

a. O estudante compreende que, quando o Sol tiver cerca de 10 bilhões de anos, estima-se que irá se tornar uma gigante vermelha: o Sol irá aumentar seu volume chegando a “engolir” Mercúrio, Vênus e a Terra, além de encostar em Marte. b. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, segundo estimativas, quando o Sol tiver cerca de 11 bilhões de anos, ele se tornará uma nebulosa planetária, formada pela expulsão de camadas do Sol para o espaço. c. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que segundo estimativas, quando o Sol tiver cerca de 10 bilhões de anos, irá se tornar uma gigante vermelha e não uma nebulosa planetária. d. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que segundo estimativas, quando o Sol tiver cerca de 11 bilhões de anos, irá se tornar uma nebulosa planetária e não uma supernova.

Companhia das Ciências - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

Para fazer uma receita de biscoito, um padeiro misturou um pouco de água com a medida de uma colher de açúcar, agitando-a até o açúcar dissolver-se na água. Em seguida, inseriu certa quantidade de óleo de soja, conforme mostrado na fotografia.

Classifique a mistura que o padeiro obteve e identifique quantas fases essa mistura apresenta. 



( a )

A mistura é homogênea e apresenta três fases. 

( b )

A mistura é heterogênea e apresenta três fases. 

( c )

A mistura é homogênea e apresenta duas fases. 

( d )

A mistura é heterogênea e apresenta duas fases.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas

Habilidade (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 14/3

Justificativas Resposta: D

a O estudante não compreendeu que a mistura mostrada na fotografia é heterogênea e que ocorre a formação de apenas duas fases, pois o açúcar se solubilizou na água, formando uma solução uniforme.

b O estudante compreendeu que a mistura é heterogênea pelo fato de haver a formação de fases distintas. No entanto, não compreendeu que essa mistura apresenta apenas duas fases, pois o açúcar se solubilizou na água, formando uma solução uniforme.

c O estudante não compreendeu que a mistura mostrada na fotografia é heterogênea, apesar de ter identificado corretamente a formação de duas fases, pois o açúcar se solubilizou na água, formando uma solução uniforme.

d O estudante compreendeu que a mistura é heterogênea pelo fato de haver a formação de fases distintas e que essa mistura apresenta apenas duas fases, pois o açúcar se solubilizou na água, formando uma solução uniforme.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

Leia a lista de alimentos apresentada no quadro abaixo.

De acordo com os seus conhecimentos sobre as características dos alimentos, responda ao que se pede.

a) Quais são os grupos de alimentos existentes na pirâmide alimentar?

b) Monte uma refeição com, pelo menos, um alimento do quadro que se encaixe em cada um dos grupos citados em sua resposta da questão anterior.

Resposta:

Objeto de conhecimento Nutrição do organismo e hábitos alimentares

.Habilidade (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 6

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu e citou corretamente quais são todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar e organizou adequadamente um cardápio com alimentos de cada grupo. Uma possibilidade de resposta: A) Os grupos da pirâmide alimentar são: dos cereais, dos legumes e verduras, das frutas, do leite e derivados, das carnes e ovos, dos óleos e gorduras, dos feijões e oleaginosas, dos açúcares e doces. B) Arroz, alface, melancia, queijo, frango, azeite, feijão e chocolate.

50% O aluno citou corretamente apenas quatro grupos de alimentos da pirâmide alimentar e organizou adequadamente um cardápio com alimentos de apenas quatro grupos; ou o aluno respondeu a apenas uma das alternativas corretamente.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor um trabalho individual em que os alunos devem anotar todos os alimentos que consumiram em um dia e, em seguida, classificá-los nos grupos da pirâmide alimentar. Além disso, os alunos podem propor outros alimentos para incluir em suas refeições, a fim de deixá-las mais equilibradas.

Ápis - Ciências - 3º ano - BY NC 3.0BR

Pedro foi acampar com seus pais para observar o céu à noite. O céu estava como na imagem a seguir:

O que Pedro pôde observar no céu naquela noite?

Resposta:

Objeto de conhecimento Observação do céu

Habilidade (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 5

Grade de correção

100% O aluno identificou corretamente o que se pode observar no céu à noite. Resposta possível: “Pedro pôde observar no céu, naquela noite, estrelas, a Lua e nuvens”.

50% O aluno identificou corretamente a maioria dos corpos celestes, deixando de citar algum deles.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens do céu durante a noite e durante o dia (manhã/tarde), e pedir à turma que identifique os corpos celestes encontrados em cada um desses períodos. Pode também pedir aos alunos que, acompanhados de um adulto, observem o céu de manhã/tarde e à noite, e anotem as diferenças encontradas.

Ápis - Ciências - 1º ano - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO SEU PROFESSOR, LEIA O TEXTO ABAIXO.

TODA CONSTRUÇÃO FEITA DE MADEIRA, FERRO, [...] ALUMÍNIO OU DA COMBINAÇÃO DESSES E DE OUTROS MATERIAIS, COM UMA FORMA ESPECIAL, SERVINDO PARA TRANSPORTAR, PELA ÁGUA, PESSOAS OU CARGAS, É SINÔNIMO DE EMBARCAÇÃO.

DISPONÍVEL EM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Barco. ACESSO EM: 1 DEZ. 2017.

EXPLIQUE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: COMPARANDO OS MATERIAIS CITADOS NO TEXTO, QUAL A VANTAGEM DE SE CONSTRUIR UMA EMBARCAÇÃO COM O MATERIAL DESTACADO EM NEGRITO?

DEPOIS, FAÇA UM DESENHO OU, COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA SUA RESPOSTA.

Resposta:

Objeto de conhecimento Características dos materiais

Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Tipo de questão Aberta Capítulo 5

Grade de correção

100%. O aluno que acertou esta questão citou uma vantagem de se utilizar o alumínio e comparou, corretamente, este com outro material citado na frase ou representado no desenho. Possibilidades de respostas corretas: “As embarcações feitas de alumínio duram mais tempo que as embarcações feitas de madeira.” e “As embarcações feitas de alumínio são mais leves que as embarcações feitas de ferro.”.

50%. O aluno citou uma vantagem de se utilizar o alumínio, mas não o comparou com outro material. Possibilidades de respostas: “As embarcações feitas de alumínio duram bastante.” e “As embarcações feitas de alumínio são leves.” etc.

0%. O aluno não respondeu ou não citou aspectos positivos do uso de alumínio nas embarcações

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula pedaços de papel nos quais estejam escritos nomes de diferentes materiais e de objetos do cotidiano dos alunos – como copo, lápis, mochila etc. Em seguida, os alunos podem associar os nomes de materiais aos nomes de objetos, indicando as vantagens e desvantagens do uso de determinado material para se fazer dado tipo de objeto.

Companhia das Ciências - Ciências - 6º ano - BY NC 3.0BR

A fotografia mostra a queima de uma vela, decorrente da reação entre a parafina presente na vela e o gás oxigênio presente no ar.

A transformação química pode ser evidenciada pela: 



( a )

presença de reagentes apenas no estado sólido. 

( b )

mudança de estado físico da parafina da vela. 

( c )

formação de carvão no pires acima da chama. 

( d )

dissolução da parafina da vela no ar atmosférico.​

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas Transformações químicas

Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.)

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 16/3

Justificativas Resposta: C

a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o gás oxigênio no ar atmosférico se encontra no estado gasoso e é reagente nessa transformação química.

b O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a mudança de estado físico da parafina é uma transformação física e não uma evidência de reação química.

c O estudante identifica que a formação do carvão (nova substância) no pires acima da chama evidencia que ocorreu uma transformação química.

d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que não ocorre a dissolução da parafina da vela no ar atmosférico, e sim o seu derretimento, que consiste em uma transformação física.

Companhia das Ciências - Ciências - 9º ano - BY NC 3.0BR

Alguns calendários utilizados por povos antigos apresentam uma contagem do tempo muito similar, mesmo tendo sido desenvolvidos de forma independente em contextos, períodos e locais muito distintos. Isso é um indício de que esses calendários foram elaborados com base na observação dos mesmos eventos astronômicos. Os antigos calendários egípcio, islâmico e chinês, por exemplo, eram baseados no ciclo solar, o que permitia a esses povos prever determinados fenômenos e planejar atividades estratégicas.

A elaboração de calendários antigos semelhantes estava relacionada à observação consistente de qual fenômeno astronômico?



( a )

A mudança nas constelações visíveis no céu noturno.

( b )

A passagem de um cometa próximo à Terra.

( c )

A queda de meteoritos na Terra.

( d )

A ocorrência de eclipses solares.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Astronomia e cultura

Habilidade (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 15/3

​Justificativas Resposta A

a. O estudante que seleciona essa alternativa compreendeu que a mudança nas constelações visíveis no céu noturno é um fenômeno que evidencia de modo regular a mudança na posição da Terra em relação ao Sol. b. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, embora alguns cometas tenham aparições aproximadamente regulares, sua passagem próxima à Terra não evidencia diretamente a mudança na posição da Terra em relação ao Sol. c. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que a queda de meteoritos na Terra não é um fenômeno que evidencia a mudança na posição da Terra em relação ao Sol. d. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, embora os eclipses solares aconteçam em intervalos regulares, eles não são observados com tanta frequência.

Ápis - Ciências - 5º ano - BY NC 3.0BR

O texto a seguir faz parte de uma cartilha educativa de incentivo a uma vida mais saudável.

“Muitos fatores contribuem para a epidemia de sobrepeso que atinge cada vez mais crianças e adolescentes do mundo inteiro, porém um dos principais é o estilo de vida sedentário. Além de prevenir a obesidade infantil, a prática regular de exercícios físicos promove inúmeros benefícios: reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e hipertensão, melhora a qualidade do sono e o rendimento na escola. Os jogos e as brincadeiras que trabalham a resistência, a força e a flexibilidade favorecem o desenvolvimento saudável e a autoestima.”

Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2017.

Supondo que você seja o autor da cartilha, continue a escrevê-la citando cinco atitudes que você indicaria a crianças e adolescentes para que tenham uma vida mais saudável e evitem a obesidade.

Resposta:

Objeto de conhecimento Hábitos alimentares

Habilidade (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O aluno que acertou esta questão compreendeu adequadamente o texto e foi capaz de escrever corretamente cinco atitudes para uma vida mais saudável e que podem prevenir a obesidade. Uma possibilidade de resposta: “Algumas atitudes para se ter uma vida mais saudável e evitar a obesidade são: praticar atividades físicas, ser ativo, preferir ir a pé de um lugar a outro (quando possível), alimentar-se de forma saudável, preferir brincadeiras que movimentem bastante o corpo em vez de videogames e computadores.”.

50% O aluno foi capaz de escrever corretamente apenas três atitudes que podem contribuir para a prevenção da obesidade e tornar a vida mais saudável.

0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor um trabalho em grupo em que os alunos elaborarão uma cartilha com instruções de hábitos de vida saudáveis e de combate à obesidade. Ao final, os alunos devem apresentar e compartilhar suas cartilhas com os demais colegas da classe, ou mesmo com outros alunos da escola.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas