Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
O que são órgãos vitais? Cite três exemplos.
São órgãos indispensáveis à sobrevivência dos seres humanos: se algum deles não estiver funcionando corretamente no corpo de uma pessoa, ela pode não sobreviver. Exemplos: cérebro, coração, rins, etc.
Você já participou de uma brincadeira como a da imagem? Como ela se chama?
EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM OS DENTES, É CORRETO AFIRMAR QUE:
A ESCOVAÇÃO PODE LEVAR AO AMARELAMENTO DOS DENTES.
COMER MUITOS DOCES É UMA FORMA DE EVITAR CÁRIES.
DEVE-SE USAR O FIO DENTAL PARA LIMPAR A LÍNGUA.
DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES APÓS CADA REFEIÇÃO.
Construindo um estetoscópio
O estetoscópio é um instrumento utilizado pelos médicos para escutar barulhos no interior do corpo. Então, que tal criar seu próprio estetoscópio? O que você acha que vai escutar?
Material
• Duas garrafas PET (1,5 L ou 2 L) • Massinha de modelar • Uma mangueira de borracha ou de plástico com cerca de 60 cm • Um rolo de fita-crepe • Uma tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
1 Pegue as garrafas de plástico e corte a parte do gargalo, formando um funil.
2 Una cada um dos funis a uma das extremidades da mangueira, vede bem com a massinha e prenda com a fita-crepe.
3 Aproxime uma extremidade do estetoscópio do seu peito, um pouco à esquerda, e peça a um colega que aproxime a outra extremidade da orelha dele.
4 Peça ao colega que marque em um relógio 1 minuto; durante esse tempo, ele deve contar quantas vezes os barulhos se repetem e registrar o resultado.
5 Sob a orientação do professor, faça polichinelos (pule abrindo e fechando as pernas, enquanto bate palmas sobre a cabeça) durante 30 segundos.
6 Agora, repita o passo 4. Em seguida, troque de lugar com o colega e repitam os passos 3 a 6.
Responda a questão a seguir.
a) Que sons vocês escutaram? Como eles são produzidos?
a) São os batimentos cardíacos decorrentes dos movimentos do coração.
Qual é a função do sistema urinário?
Filtrar o sangue, que contém resíduos retirados das células, e fazer com que essas substâncias sejam eliminadas do organismo pela urina.
Lucas saiu da aula de Ciências comentando com um colega:
a) Você concorda com o que Lucas disse? Explique sua resposta.
b) De acordo com o que você estudou, quais são as funções do esqueleto humano?
a) Sim. A sustentação do corpo é uma das funções do esqueleto.
b) As funções do esqueleto são: sustentação, proteção e movimentação.
Leia atentamente o texto a seguir.
Uma fonte sonora emite o som, e isso faz com que as ondas sonoras se propaguem pelo ar. As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha. Por fim, a vibração atinge estruturas que permitem a um nervo levar a mensagem ao cérebro.
O texto acima apresenta um erro. Sublinhe-o e aponte qual é a alternativa que o corrije.
Os raios sonoros não se propagam pelo ar.
O som emite uma fonte sonora.
O receptor não recebe as ondas sonoras.
As ondas sonoras seguem pelo canal da orelha e depois fazem o tímpano vibrar.
As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha.
a) São ondas sonoras, o texto está certo.
b) É o contrário, o texto está certo.
c) Ele recebe, o texto está certo.
Camila adora ouvir música com fones de ouvido. Veja a imagem e responda ao que se pede.
a) Se Camila ficar ouvindo música alta com os fones de ouvido, o que pode acontecer de ruim?
b) Cite outros cuidados que devemos ter com as orelhas.
a) Ela pode ter perda auditiva.
b) Não colocar objetos dentro das orelhas, só devemos limpá-las externamente e secá-las bem após o banho.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
CONTORNE DE VERDE AS ATIVIDADES QUE MOVIMENTAM O CORPO.
Que diferenças você observa no corpo feminino nas diferentes fases da vida?
Crescimento em altura, crescimento de pelos pubianos, desenvolvimento de mamas e aumento da largura do quadril em relação à cintura.
Que tipo de ligação você acha que as pessoas mostradas em cada uma das fotografias têm umas com as outras?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que parecem ser A: mãe e filha, B: pai e filho.
O corpo das pessoas é formado por mais de 100 trilhões de células. Cada uma delas realiza suas funções nos órgãos em que estão presentes. O que são células?
As células são as menores unidades que constituem os seres vivos.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
O QUE ACONTECEU COM OS MORANGOS? COMO ISSO PODERIA SER EVITADO?
Professor, converse com os alunos e colha as experiências deles com alimentos estragados. Certamente já viram e presenciaram esse fenômeno. Pergunte como os órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato) foram determinantes para evitar que ingerissem produtos estragados. Depois, resgate o tema microrganismos, visto no módulo anterior (em que os alunos estudaram onde se encontram os microrganismos e como eles afetam nosso corpo), e pergunte onde estão os microrganismos. Leve-os a compreender que os microrganismos afetam os alimentos, os quais, se ingeridos, podem causar doenças. Os tipos de microrganismo (fungos, bactérias, etc.) serão estudados nos módulos seguintes.
Como você explicaria a mensagem principal do cartaz?
Espera-se que os alunos reconheçam a doação de sangue como um gesto de amor ao próximo, uma vez que salva vidas.
OBSERVE AS DUAS IMAGENS A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA À QUESTÃO:
MARQUE COM UM X A IMAGEM EM QUE APARECEM OS ALIMENTOS QUE VOCÊ ACHA MAIS GOSTOSOS:
A) IMAGEM A: ( ) FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.
B) IMAGEM B: ( ) DOCES E GULOSEIMAS.
Resposta pessoal.
VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS DA FOTOGRAFIA SÃO DA MESMA FAMÍLIA?
Resposta pessoal.
Escolha uma pessoa nesta fotografia e marque-a com um X.
O que ela está tocando? Que som esse instrumento produz?
Respostas pessoais.
ANITA, MÃE DE BRUNA, FOI LEVÁ-LA PARA TOMAR VACINA. CHEGANDO AO LOCAL, A MENINA PEDIU À MÃE QUE FOSSEM EMBORA, POIS ESTAVA COM MEDO DA INJEÇÃO. O QUE PODERIA ACONTECER SE ANITA ATENDESSE AO PEDIDO DE BRUNA E A LEVASSE EMBORA SEM TOMAR A VACINA?
SOBRE AS VACINAS, MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE CONTÉM UMA AFIRMAÇÃO CORRETA.
AS VACINAS SÃO INDICADAS SOMENTE PARA QUEM JÁ TEM ALGUMA DOENÇA.
AO TOMAR VACINAS, PODEMOS DESENVOLVER DOENÇAS INCURÁVEIS.
AS VACINAS CONTRIBUEM PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS.
DEVEMOS EVITAR TOMAR VACINAS, POIS A DOR DA PICADA É INSUPORTÁVEL.
DEPOIS DE BRINCAR O DIA INTEIRO COM OS AMIGOS NO PARQUE, PAMELA VOLTOU PARA CASA PARA O JANTAR. COMO ESTAVA TODA SUJA, SEU PAI PEDIU QUE TOMASSE ALGUMAS ATITUDES ANTES DE COMER.
A) O QUE VOCÊ ACHA QUE PAMELA DEVERIA FAZER ANTES DE JANTAR COM SUA FAMÍLIA?
B) APÓS O JANTAR, QUE CUIDADO É NECESSÁRIO PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO?
a. Retirar as roupas e calçados sujos, tomar banho e vestir roupas limpas.
b. Escovar os dentes.
Observe as imagens a seguir. Qual das duas crianças está sentada corretamente? Você sabe o que pode acontecer com a criança que está sentada com a postura errada?
Espera-se que os alunos percebam que a criança A está sentada com uma postura inadequada, o que pode ocasionar dores, distensões musculares, problemas de coluna e outras questões de saúde.
O cérebro é importante para que o corpo perceba o ambiente? Por quê?
Sim. O cérebro recebe e interpreta as informações que os órgãos dos sentidos captam do ambiente.
Não. O cérebro é um órgão somente relacionado à memória e não percebe o ambiente.
Não. O cérebro está dentro da cabeça e, por isso, não interage com o ambiente externo.
Sim. O cérebro recebe informações diretamente do ambiente e envia essas informações aos órgãos dos sentidos.
Que estruturas do corpo a mulher está usando para se movimentar dentro da água?
A mulher está usando o corpo todo, principalmente os ossos e os músculos.
O QUE SÃO ATIVIDADES FÍSICAS?
Resposta pessoal.
MAGINE QUE VOCÊ GANHOU UMA CAIXA DE MORANGOS.
MARQUE UM X NA ALTERNATIVA INCORRETA EM RELAÇÃO AOS MEIOS DE SE CONSERVAR ESSE ALIMENTO.
a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.
b) COLOCAR AS FRUTAS NA GELADEIRA.
c) FAZER UMA COMPOTA DE FRUTAS.
d) DESIDRATAR AS FRUTAS PARA QUE DUREM MAIS.
X a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.
OBSERVE
O QUE A IMAGEM MOSTRA?
Uma figura humana formada por diferentes alimentos.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A HISTÓRIA A SEGUIR.
ISABELA QUERIA MUITO TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, MAS SEMPRE OUVIA SUA MÃE DIZER: “UM DIA EU TRAGO UM PARA VOCÊ!”. O TEMPO PASSAVA E ESSE DIA PARECIA NÃO CHEGAR. NA VÉSPERA DO SEU ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS, SUA MÃE TROUXE PARA CASA UM LINDO CACHORRO QUE ELA CHAMOU DE BOLINHA!
DESDE O PRIMEIRO ENCONTRO, ISABELA E BOLINHA FICARAM MUITO PRÓXIMOS. VEJA A IMAGEM DESTA PÁGINA. O TEMPO PASSOU E ISABELA NÃO DEIXOU DE CUIDAR E BRINCAR COM ELE UM DIA SEQUER. VEJA NA IMAGEM DA PÁGINA AO LADO O QUE ACONTECEU COM ELES DEPOIS DE ALGUM TEMPO.
OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA E RESPONDA:
A) O QUE ACONTECEU COM ISABELA E BOLINHA DEPOIS DE ALGUM TEMPO?
B) ACONTECEU A MESMA COISA COM OUTROS ELEMENTOS DA IMAGEM?
A) Eles estão diferentes, estão maiores e mais velhos.
B) A árvore e as outras plantas também passaram por mudanças. A árvore cresceu e as plantas deram flores. A grama também deve ter crescido.
Você já imaginou do que o corpo humano é formado? Qual a menor unidade que constitui os seres vivos?
GARFIELD PARECE NÃO TER ENTENDIDO O QUE SIGNIFICA MUDAR HÁBITOS ALIMENTARES. LEIA A TIRINHA
AGORA, MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA A RESPEITO DOS HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.
a) ALIMENTOS SAUDÁVEIS CAUSAM PROBLEMAS AO CORAÇÃO.
b) ALIMENTOS SAUDÁVEIS SÃO AQUELES QUE CONTÊM BASTANTE AÇÚCAR E GORDURA.
c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.
d) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS QUE OS ALIMENTOS IN NATURA.
X c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.
QUAL ALIMENTO É MAIS NUTRITIVO: UMA LARANJA OU UM PACOTE DE BISCOITO RECHEADO?
A laranja, pois ela apresenta nutrientes de melhor qualidade e é um alimento não processado pela indústria. Os biscoitos são alimentos bastante processados, com gordura, açúcar, conservantes e realçadores de cor e sabor. Neste momento é importante não julgar os hábitos dos alunos, e sim diagnosticar o que eles entendem por “nutritivo”.
PIRÂMIDE DE ATIVIDADES
QUAIS ATIVIDADES SÃO BOAS PARA O CORPO E DEVERÍAMOS PRATICAR DIARIAMENTE? DESCUBRA ANALISANDO A FIGURA A SEGUIR.
A ILUSTRAÇÃO APRESENTOU INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DESCONHECIA ANTES DE SUA LEITURA? SE SIM, QUAIS?
Resposta pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas