Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Questões Encontradas:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

O que são órgãos vitais? Cite três exemplos.

Resposta:

São órgãos indispensáveis à sobrevivência dos seres humanos: se algum deles não estiver funcionando corretamente no corpo de uma pessoa, ela pode não sobreviver. Exemplos: cérebro, coração, rins, etc.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios (pg. 126) - BY NC 3.0BR

Você já participou de uma brincadeira como a da imagem? Como ela se chama?

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 133) - BY NC 3.0BR

EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM OS DENTES, É CORRETO AFIRMAR QUE:



( a )

A ESCOVAÇÃO PODE LEVAR AO AMARELAMENTO DOS DENTES.

( b )

COMER MUITOS DOCES É UMA FORMA DE EVITAR CÁRIES.

( c )

DEVE-SE USAR O FIO DENTAL PARA LIMPAR A LÍNGUA.

( d )

DEVEMOS ESCOVAR OS DENTES APÓS CADA REFEIÇÃO.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Construindo um estetoscópio

O estetoscópio é um instrumento utilizado pelos médicos para escutar barulhos no interior do corpo. Então, que tal criar seu próprio estetoscópio? O que você acha que vai escutar?

Material

• Duas garrafas PET (1,5 L ou 2 L) • Massinha de modelar • Uma mangueira de borracha ou de plástico com cerca de 60 cm • Um rolo de fita-crepe • Uma tesoura com pontas arredondadas

Como fazer

1 Pegue as garrafas de plástico e corte a parte do gargalo, formando um funil.

2 Una cada um dos funis a uma das extremidades da mangueira, vede bem com a massinha e prenda com a fita-crepe.

3 Aproxime uma extremidade do estetoscópio do seu peito, um pouco à esquerda, e peça a um colega que aproxime a outra extremidade da orelha dele.

4 Peça ao colega que marque em um relógio 1 minuto; durante esse tempo, ele deve contar quantas vezes os barulhos se repetem e registrar o resultado.

5 Sob a orientação do professor, faça polichinelos (pule abrindo e fechando as pernas, enquanto bate palmas sobre a cabeça) durante 30 segundos.

6 Agora, repita o passo 4. Em seguida, troque de lugar com o colega e repitam os passos 3 a 6.

Responda a questão a seguir.

a) Que sons vocês escutaram? Como eles são produzidos?

Resposta:

a) São os batimentos cardíacos decorrentes dos movimentos do coração.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Qual é a função do sistema urinário?

Resposta:

Filtrar o sangue, que contém resíduos retirados das células, e fazer com que essas substâncias sejam eliminadas do organismo pela urina.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Lucas saiu da aula de Ciências comentando com um colega:

a) Você concorda com o que Lucas disse? Explique sua resposta.

b) De acordo com o que você estudou, quais são as funções do esqueleto humano?

Resposta:

a) Sim. A sustentação do corpo é uma das funções do esqueleto.

b) As funções do esqueleto são: sustentação, proteção e movimentação.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 141) - BY NC 3.0BR

Leia atentamente o texto a seguir.

Uma fonte sonora emite o som, e isso faz com que as ondas sonoras se propaguem pelo ar. As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha. Por fim, a vibração atinge estruturas que permitem a um nervo levar a mensagem ao cérebro.

O texto acima apresenta um erro. Sublinhe-o e aponte qual é a alternativa que o corrije.



( a )

Os raios sonoros não se propagam pelo ar. 

( b )

O som emite uma fonte sonora. 

( c )

O receptor não recebe as ondas sonoras. 

( d )

As ondas sonoras seguem pelo canal da orelha e depois fazem o tímpano vibrar.

Resposta:

As ondas sonoras atingem o receptor, fazem o tímpano vibrar, seguem pelo canal da orelha.

a) São ondas sonoras, o texto está certo.

b) É o contrário, o texto está certo.

c) Ele recebe, o texto está certo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 140) - BY NC 3.0BR

Camila adora ouvir música com fones de ouvido. Veja a imagem e responda ao que se pede.

a) Se Camila ficar ouvindo música alta com os fones de ouvido, o que pode acontecer de ruim?

b) Cite outros cuidados que devemos ter com as orelhas.

Resposta:

a) Ela pode ter perda auditiva.

b) Não colocar objetos dentro das orelhas, só devemos limpá-las externamente e secá-las bem após o banho.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

CONTORNE DE VERDE AS ATIVIDADES QUE MOVIMENTAM O CORPO.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: O corpo muda - BY NC 3.0BR

Que diferenças você observa no corpo feminino nas diferentes fases da vida?

Resposta:

Crescimento em altura, crescimento de pelos pubianos, desenvolvimento de mamas e aumento da largura do quadril em relação à cintura.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Que tipo de ligação você acha que as pessoas mostradas em cada uma das fotografias têm umas com as outras?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que parecem ser A: mãe e filha, B: pai e filho.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

O corpo das pessoas é formado por mais de 100 trilhões de células. Cada uma delas realiza suas funções nos órgãos em que estão presentes. O que são células?

Resposta:

As células são as menores unidades que constituem os seres vivos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios (pg. 148) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.

O QUE ACONTECEU COM OS MORANGOS? COMO ISSO PODERIA SER EVITADO?

Resposta:

Professor, converse com os alunos e colha as experiências deles com alimentos estragados. Certamente já viram e presenciaram esse fenômeno. Pergunte como os órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato) foram determinantes para evitar que ingerissem produtos estragados. Depois, resgate o tema microrganismos, visto no módulo anterior (em que os alunos estudaram onde se encontram os microrganismos e como eles afetam nosso corpo), e pergunte onde estão os microrganismos. Leve-os a compreender que os microrganismos afetam os alimentos, os quais, se ingeridos, podem causar doenças. Os tipos de microrganismo (fungos, bactérias, etc.) serão estudados nos módulos seguintes.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Sistemas cardiovascular e urinário - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Como você explicaria a mensagem principal do cartaz?

Resposta:

Espera-se que os alunos reconheçam a doação de sangue como um gesto de amor ao próximo, uma vez que salva vidas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS DUAS IMAGENS A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA À QUESTÃO:

MARQUE COM UM X A IMAGEM EM QUE APARECEM OS ALIMENTOS QUE VOCÊ ACHA MAIS GOSTOSOS:

A) IMAGEM A: (   ) FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.

B) IMAGEM B: (   ) DOCES E GULOSEIMAS.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios (pg. 112) - BY NC 3.0BR

VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS DA FOTOGRAFIA SÃO DA MESMA FAMÍLIA?

 

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Escolha uma pessoa nesta fotografia e marque-a com um X.

O que ela está tocando? Que som esse instrumento produz?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 137) - BY NC 3.0BR

ANITA, MÃE DE BRUNA, FOI LEVÁ-LA PARA TOMAR VACINA. CHEGANDO AO LOCAL, A MENINA PEDIU À MÃE QUE FOSSEM EMBORA, POIS ESTAVA COM MEDO DA INJEÇÃO. O QUE PODERIA ACONTECER SE ANITA ATENDESSE AO PEDIDO DE BRUNA E A LEVASSE EMBORA SEM TOMAR A VACINA?

SOBRE AS VACINAS, MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE CONTÉM UMA AFIRMAÇÃO CORRETA.



( a )

AS VACINAS SÃO INDICADAS SOMENTE PARA QUEM JÁ TEM ALGUMA DOENÇA.

( b )

AO TOMAR VACINAS, PODEMOS DESENVOLVER DOENÇAS INCURÁVEIS.

( c )

AS VACINAS CONTRIBUEM PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

( d )

DEVEMOS EVITAR TOMAR VACINAS, POIS A DOR DA PICADA É INSUPORTÁVEL.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O corpo limpo e bem cuidado - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 132 - 133) - BY NC 3.0BR

DEPOIS DE BRINCAR O DIA INTEIRO COM OS AMIGOS NO PARQUE, PAMELA VOLTOU PARA CASA PARA O JANTAR. COMO ESTAVA TODA SUJA, SEU PAI PEDIU QUE TOMASSE ALGUMAS ATITUDES ANTES DE COMER.

A) O QUE VOCÊ ACHA QUE PAMELA DEVERIA FAZER ANTES DE JANTAR COM SUA FAMÍLIA?

B) APÓS O JANTAR, QUE CUIDADO É NECESSÁRIO PARA MANTER A SAÚDE DO CORPO?

Resposta:

a. Retirar as roupas e calçados sujos, tomar banho e vestir roupas limpas.

b. Escovar os dentes.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercício - Para aprender: Cuidados com o esqueleto - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir. Qual das duas crianças está sentada corretamente? Você sabe o que pode acontecer com a criança que está sentada com a postura errada?

Resposta:

Espera-se que os alunos percebam que a criança A está sentada com uma postura inadequada, o que pode ocasionar dores, distensões musculares, problemas de coluna e outras questões de saúde.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Os sentidos, os sons e as luzes - Exercício - Para praticar: Vamos testar! (pg. 133) - BY NC 3.0BR

O cérebro é importante para que o corpo perceba o ambiente? Por quê?



( a )

Sim. O cérebro recebe e interpreta as informações que os órgãos dos sentidos captam do ambiente. 

( b )

Não. O cérebro é um órgão somente relacionado à memória e não percebe o ambiente. 

( c )

Não. O cérebro está dentro da cabeça e, por isso, não interage com o ambiente externo. 

( d )

Sim. O cérebro recebe informações diretamente do ambiente e envia essas informações aos órgãos dos sentidos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios (pg. 142) - BY NC 3.0BR

Que estruturas do corpo a mulher está usando para se movimentar dentro da água?

Resposta:

A mulher está usando o corpo todo, principalmente os ossos e os músculos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Atividades físicas - BY NC 3.0BR

O QUE SÃO ATIVIDADES FÍSICAS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg, 151) - BY NC 3.0BR

MAGINE QUE VOCÊ GANHOU UMA CAIXA DE MORANGOS.

MARQUE UM X NA ALTERNATIVA INCORRETA EM RELAÇÃO AOS MEIOS DE SE CONSERVAR ESSE ALIMENTO.

a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.

b) COLOCAR AS FRUTAS NA GELADEIRA.

c) FAZER UMA COMPOTA DE FRUTAS.

d) DESIDRATAR AS FRUTAS PARA QUE DUREM MAIS.

Resposta:

X a) DEIXAR A FRUTA AO AR LIVRE TOMANDO SOL E CHUVA.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

OBSERVE

O QUE A IMAGEM MOSTRA?

Resposta:

Uma figura humana formada por diferentes alimentos.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para aprender: O tempo passa - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A HISTÓRIA A SEGUIR.

ISABELA QUERIA MUITO TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, MAS SEMPRE OUVIA SUA MÃE DIZER: “UM DIA EU TRAGO UM PARA VOCÊ!”. O TEMPO PASSAVA E ESSE DIA PARECIA NÃO CHEGAR. NA VÉSPERA DO SEU ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS, SUA MÃE TROUXE PARA CASA UM LINDO CACHORRO QUE ELA CHAMOU DE BOLINHA!

DESDE O PRIMEIRO ENCONTRO, ISABELA E BOLINHA FICARAM MUITO PRÓXIMOS. VEJA A IMAGEM DESTA PÁGINA. O TEMPO PASSOU E ISABELA NÃO DEIXOU DE CUIDAR E BRINCAR COM ELE UM DIA SEQUER. VEJA NA IMAGEM DA PÁGINA AO LADO O QUE ACONTECEU COM ELES DEPOIS DE ALGUM TEMPO.

OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA E RESPONDA:

A) O QUE ACONTECEU COM ISABELA E BOLINHA DEPOIS DE ALGUM TEMPO?

B) ACONTECEU A MESMA COISA COM OUTROS ELEMENTOS DA IMAGEM?

Resposta:

A) Eles estão diferentes, estão maiores e mais velhos.

B) A árvore e as outras plantas também passaram por mudanças. A árvore cresceu e as plantas deram flores. A grama também deve ter crescido.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercício - Para aprender: Organização do corpo humano - BY NC 3.0BR

Você já imaginou do que o corpo humano é formado? Qual a menor unidade que constitui os seres vivos?

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 145) - BY NC 3.0BR

GARFIELD PARECE NÃO TER ENTENDIDO O QUE SIGNIFICA MUDAR HÁBITOS ALIMENTARES. LEIA A TIRINHA

AGORA, MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA A RESPEITO DOS HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.

a) ALIMENTOS SAUDÁVEIS CAUSAM PROBLEMAS AO CORAÇÃO.

b) ALIMENTOS SAUDÁVEIS SÃO AQUELES QUE CONTÊM BASTANTE AÇÚCAR E GORDURA.

c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.

d) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS QUE OS ALIMENTOS IN NATURA.

Resposta:

X c) ALIMENTOS SAUDÁVEIS FORNECEM BONS NUTRIENTES E FIBRAS AO CORPO.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios (pg. 140) - BY NC 3.0BR

QUAL ALIMENTO É MAIS NUTRITIVO: UMA LARANJA OU UM PACOTE DE BISCOITO RECHEADO?

Resposta:

A laranja, pois ela apresenta nutrientes de melhor qualidade e é um alimento não processado pela indústria. Os biscoitos são alimentos bastante processados, com gordura, açúcar, conservantes e realçadores de cor e sabor. Neste momento é importante não julgar os hábitos dos alunos, e sim diagnosticar o que eles entendem por “nutritivo”.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

PIRÂMIDE DE ATIVIDADES

QUAIS ATIVIDADES SÃO BOAS PARA O CORPO E DEVERÍAMOS PRATICAR DIARIAMENTE? DESCUBRA ANALISANDO A FIGURA A SEGUIR.

A ILUSTRAÇÃO APRESENTOU INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DESCONHECIA ANTES DE SUA LEITURA? SE SIM, QUAIS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas