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Veja o banco de palavras abaixo.
Complete o texto a seguir com os termos do banco de palavras.
O Sol __________________________________ de __________________________________ no céu. De acordo com a posição do ______________________________________ no céu, as __________________________ dos seres e objetos mudam de _______________________e de posição.
Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu
Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
100%. Acertou essa questão o aluno que preencheu o texto como segue: “O Sol muda de posição no céu. De acordo com a posição do Sol no céu, as sombras dos seres e objetos mudam de tamanho e de posição”.
50%. O aluno errou a inserção de até dois termos no texto.
0%. O aluno preencheu todas as lacunas de forma errada ou não foi capaz de preencher as lacunas.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens ou vídeos que revelem o funcionamento de um relógio de Sol. Deve ser enfatizado que o “ponteiro” desse relógio é uma sombra, que ocupa diferentes posições conforme a posição do Sol no céu.
OS REMOS DAS EMBARCAÇÕES PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS, COMO MOSTRADO NAS IMAGENS ABAIXO.
EXPLIQUE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: CONSIDERANDO QUE OS DOIS REMOS MOSTRADOS SÃO APROXIMADAMENTE DO MESMO TAMANHO, QUAL DELES VOCÊ ACHA QUE É O MAIS PESADO? POR QUÊ? COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA ABAIXO SUA RESPOSTA.
O REMO MOSTRADO NA IMAGEM _____________________ É MAIS PESADO PORQUE ______________________________________________________________________.
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou que um remo é feito, predominantemente, de alumínio e plástico, enquanto o outro é de madeira. Além disso, inferiu que o remo mais pesado é o mostrado na imagem 2 e explicou, com suas próprias palavras, que a madeira é “mais pesada” que o alumínio.
50%. O aluno identificou o remo de madeira como o mais pesado, mas não conseguiu explicar corretamente o porquê.
0%. O aluno não identificou de que materiais são feitos os remos mostrados, nem qual seria o mais pesado, ou não escreveu nenhuma resposta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula objetos de tamanhos iguais ou semelhantes (por exemplo, bola de gude e bola de papel-alumínio amassado) e pedir aos alunos que os comparem. Em seguida, pode ser discutido que o material de que um objeto é feito influencia se este será mais ou menos pesado.
A imagem a seguir ilustra parte de uma salina, local onde se produz sal utilizando-se a água do mar.
a) Qual é o tipo de transformação que ocorre com a água do mar nas salinas?
b) Por que essa transformação é necessária para a produção do sal?
Objeto de conhecimento Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno compreende que, para a produção industrial de sal nas salinas, é necessário que a água do mar sofra uma transformação de estado físico considerada reversível: a água líquida evapora. À medida que a água nos tanques das salinas sofre evaporação, o sal que a ela estava misturado começa a se concentrar e formar cristais nos tanques de evaporação.
50% O aluno responde corretamente o tipo de transformação que ocorre, mas não detalha a relação entre essa transformação e o processo de produção de sal nas salinas.
0% O aluno não escreve nenhuma resposta ou não responde corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Como tarefa de casa, o professor pode pedir aos alunos que ilustrem o passo a passo das etapas de produção de sal nas salinas. Em sala de aula, a importância de cada etapa, baseada na ilustração dos desenhos já feitos, pode ser discutida coletivamente.
A utilização de plantas e de substâncias de origem animal e mineral na produção de medicamentos já era conhecida na Antiguidade.
Ao analisarmos o desenvolvimento humano e as tecnologias de produção de medicamentos, podemos afirmar que:
assim como na Antiguidade, a produção de medicamentos causa poucos impactos ao meio ambiente na atualidade.
na Antiguidade, utilizavam-se principalmente materiais extraídos da natureza para a produção de medicamentos; atualmente, apenas materiais sintéticos são utilizados.
o principal avanço tecnológico na produção de medicamentos ocorreu na Antiguidade; atualmente, não há nenhum desenvolvimento considerável nessa área.
ao longo da história da humanidade, os avanços da Medicina acompanharam o desenvolvimento tecnológico da produção de medicamentos.
Objeto(s) de conhecimento Materiais sintéticos
Habilidade (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 16/3
Justificativas Resposta: D
a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a produção de medicamentos por indústrias farmacêuticas causam impactos consideráveis ao meio ambiente.
b O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que atualmente ainda são utilizados materiais naturais na produção de medicamentos.
c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a produção de medicamentos pela indústria farmacêutica encontra-se em constante desenvolvimento.
d O estudante compreende que o desenvolvimento da Medicina e o das tecnologias de produção de medicamentos estão diretamente relacionados entre si ao longo da história da humanidade.
O gráfico abaixo representa um fenômeno decorrente do processo de urbanização. Os dados foram coletados em uma mesma região de determinada cidade brasileira, que apresenta os ambientes indicados à seguir.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o fenômeno representado no gráfico e uma medida que pode contribuir para atenuá-lo.
Chuva ácida; remoção de parques para a construção de edifícios.
Ilha de calor; uso de telhados verdes nas coberturas dos edifícios.
Efeito estufa; impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
Inversão térmica; maior utilização de meios de transporte como carros e motocicletas.
Objeto(s) de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo/Unidade 16/3
Justificativas a O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que o gráfico representa o fenômeno denominado ilha de calor, não estando relacionado à ocorrência de chuvas ácidas. Além disso, a remoção de parques para a construção de edifícios intensifica esse tipo de fenômeno, já que decorre do processo de urbanização. b O estudante identificou corretamente que o gráfico representa o fenômeno denominado ilha de calor. Além disso, o estudante compreende que o uso de telhados verdes é uma medida que pode atenuar esse fenômeno, pois o cultivo de plantas nos terraços das edificações contribui para o aumento da umidade relativa do ar, o que diminui a temperatura ambiente e melhora o conforto térmico. c O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que o gráfico representa o fenômeno denominado ilha de calor, e não de efeito estufa. Além disso, o estudante não compreende que a impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades aumenta a absorção de calor e a temperatura do ar. d O estudante que selecionou essa alternativa não compreende que o gráfico representa o fenômeno denominado ilha de calor, e não a inversão térmica. Além disso, o estudante não compreende que usar mais meios de transporte como carros e motocicletas aumentam a emissão de gases intensificadores do efeito estufa, o que contribui para o aumento da temperatura.
Observe a fotografia abaixo e complete a frase que aparece na sequência.
Na agricultura, a utilização de máquinas, como o arado, serve para ____________________________________________________________________.
Objeto de conhecimento Usos do solo
Habilidade (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno compreende que o agricultor, para produzir alimentos, necessita lavrar a terra, ou seja, trabalhar o solo. Resposta esperada: “Na agricultura, a utilização de máquinas, como o arado, serve para afofar a terra. Ele é muito usado antes do plantio propriamente dito”.
50% O aluno reconhece que é necessário trabalhar o solo na agricultura, mas não especifica para que serve o arado.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem em casa diferentes etapas do trabalho agrícola: desde o preparo do solo antes do plantio até a colheita. Na aula seguinte, a turma pode fazer uma breve apresentação aos colegas do que encontrou na pesquisa.
Observe as imagens a seguir e responda à pergunta.
Objeto de conhecimento Recursos naturais
Habilidade Diferenciar recursos renováveis de recursos não renováveis.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno compreende que o algodão utilizado como matéria-prima na produção de tecido é um recurso natural renovável. Depois de o algodão ser colhido em uma plantação, novos algodoeiros podem ser cultivados, e, então, mais algodão será produzido.
50% O aluno compreende que o algodão utilizado como matéria-prima na produção de tecido é um recurso natural renovável, mas não explicou por quê.
0% O aluno não escreve nenhuma resposta ou não responde corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem o passo a passo da produção de diferentes produtos, como sal, cimento, algodão e gasolina, frisando quais são as matérias primas utilizadas e se são recursos renováveis ou não.
As fotografias a seguir mostram dois processos reprodutivos distintos que ocorrem nas plantas.
a) Diferencie os processos reprodutivos mostrados nas fotografias I e II.
b) Aponte uma vantagem adaptativa e/ou evolutiva de cada processo reprodutivo representado.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante diferenciou corretamente os processos reprodutivos representados, indicando que a propagação vegetativa (fotografia I) é um tipo de reprodução assexuada, pois apenas um indivíduo participa do processo, e que a polinização (fotografia II) é um tipo de reprodução sexuada, pois há participação de gametas. b) O estudante apontou corretamente que, no caso da reprodução assexuada, uma vantagem é que o processo ocorre mais rapidamente e as características adaptativas são preservadas ao longo das gerações. No caso da reprodução sexuada, a maior variabilidade genética é uma vantagem que pode garantir a sobrevivência de parte da população, em caso de alterações ambientais. 50% O estudante diferenciou corretamente os processos reprodutivos representados, mas não identificaram corretamente uma vantagem adaptativa e/ou evolutiva dos tipos de reprodução sexuada e assexuada. 0% O estudante diferenciou equivocadamente os processos reprodutivos representados e não identificaram corretamente uma vantagem adaptativa e/ou evolutiva dos tipos de reprodução sexuado e assexuado.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item, provavelmente, têm dificuldade em diferenciar os tipos de reprodução em plantas e identificar seus mecanismos adaptativos e evolutivos. Leve para a sala de aula uma batata, um recipiente de vidro, água e algodão. Peça que os estudantes umedeçam o algodão e o coloquem no fundo do recipiente. Em seguida, devem cortar a batata em pedaços (preservando os “olhos” – gemas) e colocá-los sobre o algodão. Os estudantes devem observar os pedaços de batata por cerca de 2 semanas, mantendo sempre o algodão umedecido. Ao final do experimento, os estudantes devem identificar o tipo de reprodução observado, explicar o motivo de as plantas se reproduzirem desta forma e qual é a desvantagem adaptativa desse tipo de reprodução.
Analise a representação de uma célula animal e responda ao que se pede abaixo.
Representação esquemática de uma célula animal típica, com destaque para algumas de suas estruturas.
(Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.)
a) Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações
b) Faça um esquema de célula vegetal e compare-o com a célula animal representada anteriormente. Cite duas estruturas da célula vegetal que não ocorrem na célula animal e diga a função de cada uma delas.
Objeto(s) de conhecimento Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente as estruturas representadas na ilustração, como é mostrado a seguir, e explica corretamente as funções de cada uma delas.
1. Citoplasma: região da célula na qual estão imersas as organelas membranosas. 2. Complexo golgiense: organela relacionada com a modificação das substâncias produzidas pelo retículo endoplasmático, armazenamento e envio de algumas dessas substâncias para fora da célula. 3. Ribossomo: organela na qual ocorre a produção de proteínas. 4. Núcleo: região da célula delimitada pelo envelope nuclear, que separa o material nuclear, como os cromossomos, do restante do conteúdo celular. 5. Retículo endoplasmático: relacionado à produção de certas substâncias e à distribuição delas pela célula. 6. Mitocôndria:responsável pela respiração celular, processo por meio do qual a célula obtém energia. 7. Membrana plasmática: delimita a célula e funciona como barreira protetora que separa o conteúdo da célula do ambiente externo. b) O estudante pode indicar vacúolo central, cloroplasto ou parede celular. Funções dessas estruturas: Cloroplasto: responsável pela fotossíntese – processo por meio do qual a célula obtém energia nas plantas. Vacúolo: armazena água e substâncias celulares dissolvidas. Parede celular: envoltório mais externo à membrana celular e mais espesso, o que confere maior resistência e menor flexibilidade da célula vegetal. 50% O estudante lista corretamente as estruturas da célula animal, mas não apresenta as estruturas da célula vegetal que diferenciam este tipo de célula da célula animal; ou vice-versa. 0% O estudante não lista corretamente as estruturas da célula animal nem apresenta as estruturas da célula vegetal que diferenciam este tipo de célula da célula animal.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não sabem identificar e explicar as funções das principais estruturas celulares, nem identificar as diferenças entre células animais e de plantas. Proponha a eles que pensem em como poderiam representar uma célula animal e uma vegetal num modelo tridimensional, porém com parte da célula removida, para mostrar suas estruturas internas. Divida a turma em grupos de cinco estudantes e peça que representem as célula com os materiais que eles escolheram sob sua orientação. Em seguida, os estudantes devem escrever o nome e a função de cada estrutura em um pedaço de papel e fixá-lo, com um palito, na estrutura correspondente da célula representada por eles. Por fim, solicite que indiquem a importância de cada estrutura para o funcionamento correto da célula e do organismo como um todo.
FABRÍCIO VIVE EM UMA FAZENDA E PRECISA CONSTRUIR UMA CERCA QUE SEPARE AS SUAS TERRAS DAS TERRAS DO VIZINHO. CIRCULE OS MATERIAIS QUE ELE PODE UTILIZAR PARA ISSO E, DENTRE OS ESCOLHIDOS, PINTE DE AZUL O MAIS RESISTENTE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características dos materiais Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
Habilidade (BNCC) (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano. (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100%. O estudante identificou a madeira e o cimento como materiais que podem ser utilizados na construção de uma cerca e percebeu que o cimento é o mais resistente dos dois.
50%. O estudante identificou a madeira e o cimento, mas marcou outros materiais que não serviriam para construir uma cerca; ou ele não percebeu que o cimento é mais resistente que a madeira.
0%. O estudante não identificou os materiais apropriados para a construção de uma cerca.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode separar alguns objetos, como lápis, borracha e caderno, e pedir aos estudantes que identifiquem os materiais dos quais são feitos e os associem a algumas características deles (se é elástico, resistente, duro ou macio, se ele estraga com o tempo, dentre outros). Em seguida, o professor pode expandir essa atividade para outros objetos conhecidos.
O sonho de Júlia é “dar a volta ao mundo” quando se tornar adulta.
Considerando o formato da Terra, por que faz sentido usar esta expressão: “dar a volta ao mundo”?
Objeto de conhecimento Características da Terra
Habilidade (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Tipo de questão
Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno compreende que foi usada a expressão “dar a volta ao mundo” porque a Terra tem formato semelhante ao de uma esfera, não sendo plana.
50% O aluno não consegue justificar a expressão usando o formato da Terra, apesar de não contradizer a concepção de que a Terra é semelhante a uma esfera.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula um globo terrestre e desafiar os alunos a proporem possíveis “circuitos de volta ao mundo”. Por quais países, continentes e oceanos eles passariam no roteiro que vão criar?
A imagem 1 retrata um processo de extração de petróleo, enquanto a imagem 2 mostra o processo de extração de minério de ferro.
Objeto de conhecimento Recursos naturais
Habilidade Diferenciar recursos renováveis de recursos não renováveis.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno compreende que tanto o petróleo quanto o minério de ferro são recursos naturais não renováveis porque são recursos que não podem ser “renovados” de forma natural, em uma escala que possa acompanhar a sua taxa de consumo.
50% O aluno compreende que tanto o petróleo quanto o minério de ferro são recursos naturais não renováveis, mas não explica por quê.
0% O aluno não escreve nenhuma resposta ou não responde corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de diferentes recursos da natureza que são utilizados pelo ser humano e pedir aos alunos que identifiquem se esses recursos são renováveis ou não.
Considere os seguintes processos:
I. Uma hidra forma brotos, originando novas hidras. II. Um lobo macho acasala-se com uma fêmea, originando três filhotes. III. Abelhas fêmeas e férteis produzem gametas femininos que formam novos indivíduos sem que ocorra a fecundação pelo espermatozoide.
Caso ocorra uma alteração ambiental desfavorável que pode afetar as populações, identifique, dentre as situações acima, aquela cujos descendentes terão maior sucesso adaptativo. Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 2
Grade de correção 100% O estudante identificou corretamente que os descendentes de lobo (situação II) possivelmente terão maior sucesso adaptativo em casos de alterações ambientais desfavoráveis, uma vez que os lobos se reproduzem sexuadamente, e seus descendentes terão maior variabilidade genética, vantagem que pode garantir a sobrevivência de uma parte da população. Por outro lado, os descendentes das situações I e III foram originados por reprodução assexuada e, como esses indivíduos são geneticamente idênticos, uma alteração desfavorável nas condições ambientais pode eliminar toda a população de uma vez. 50% O estudante identificou corretamente que os descendentes de lobo da situação II possam ter maior sucesso adaptativo diante de uma modificação ambiental desfavorável, mas não conseguiu justificar sua resposta. 0% O estudante não identificou os mecanismos reprodutivos envolvidos em cada situação e respondeu, equivocadamente, qual situação apresenta descendentes que poderiam ter maior sucesso evolutivo em caso de alterações ambientais desfavoráveis.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item, provavelmente, estão com dificuldades em comparar os processos reprodutivos em animais e apontar os mecanismos evolutivos e adaptativos. Instrua os estudantes a pesquisar, individualmente, os modos de reprodução dos seres vivos e, depois, se reunir em grupos com 3 a 4 integrantes para a produção de um cartaz. Defina previamente alguns animais para serem pesquisados pelos grupos, orientando os estudantes que pesquisem o modo de reprodução desses animais. É interessante selecionar animais com diferentes modos de reprodução para cada grupo. Oriente-os a comparar os animais e seus processos reprodutivos. Os cartazes deverão ser apresentados para a turma e, se possível, expostos no mural da escola para que os estudantes de outras turmas possam apreciar o trabalho. Por fim, discuta com os estudantes sobre os diferentes modos de reprodução e a evolução dos seres vivos, considerando as vantagens e as desvantagens de cada tipo, e relacionando-os ao ambiente em que os animais vivem.
As representações abaixo mostram diferentes tipos de célula humana. Independentemente de seu tamanho, formato ou função, todas essas células apresentam algumas estruturas em comum.
a) Identifique duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas acima.
b) Explique a importância das células para os seres vivos.
Objeto(s) de conhecimento Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante identifica duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens, como membrana plasmática, citoplasma ou núcleo. b) O estudante explica que a célula é a menor fração da matéria viva, sendo a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. 50% O estudante identifica, corretamente, duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens, mas não explica a importância das células para os seres vivos. Ou vice-versa. 0% O estudante não identifica corretamente as estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens. Além disso, ele também não explica a importância das células para os seres vivos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não sabem identificar e explicar as funções das principais estruturas celulares. Leve para a sala de aula pelo menos cinco imagens de diferentes tipos de células humanas (neurônio, espermatozoide, neutrófilo, células epiteliais, células musculares, entre outras). Divida a turma em grupos e distribua algumas das imagens para cada grupo. Em seguida, peça que identifiquem as principais estruturas presentes nos tipos de célula representadas nas imagens do grupo de que fazem parte. Por fim, solicite a cada grupo que descreva para o restante da turma as estruturas que estão presentes nos tipos de célula representadas, sem mostrar as imagens para a turma. Os colegas dos outros grupos devem tentar adivinhar qual é o tipo de célula com base nas descrições relatadas. Leve-os a compreender, ao final, a teoria celular que diz que todos os organismos são formados por células.
Leia as três situações a seguir.
Situação 1: recipiente contendo água e sal. Será aquecido até a fervura da mistura contida no recipiente.
Situação 2: cubos de gelo derretendo em um recipiente.
Situação 3: recipiente com água sendo colocado no congelador.
Considerando as três situações, preencha as lacunas do quadro abaixo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção
100% O estudante preencheu o quadro com os dados adequados, relatando o estado inicial, descrevendo o que ocorre em cada situação e apontando o tipo de transformação observada. Situação 1: Líquida; misturada com sal; a água irá transformar-se em vapor e o sal formará uma crosta no fundo do recipiente, em razão da condição de aquecimento. Situação 2: Reversível, pois, se exposta novamente a uma temperatura muito baixa, a água poderá transformar-se em gelo em razão do resfriamento. Situação 3: A água transformar-se-á em gelo em razão do resfriamento; reversível, pois, se exposta a um ambiente mais quente, o gelo irá derreter e transformar-se-á novamente em água líquida em razão do aquecimento.
50% O estudante preencheu apenas uma parte das informações do quadro adequadamente (três ou quatro das cinco lacunas), relatando as transformações da água quando exposta a diferentes condições.
0% O estudante não preencheu o quadro com os dados adequados, ou preencheu corretamente menos do que três lacunas.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode realizar com os estudantes atividades práticas de transformações da água e de outras substâncias, propondo uma análise sobre o que acontece quando estas são expostas a diferentes condições. Além disso, pode mencionar os estados físicos da água (líquido, gasoso, sólido) e explorar algumas transformações reversíveis, como as de estados físicos da água, e não reversíveis, como a queima de papel ou o cozimento de um alimento.
Observe os diferentes corpos celestes na imagem a seguir:
Quais dos corpos celestes da imagem podem ser vistos no céu tanto de dia quanto à noite?
Objeto de conhecimento Observação do céu
Habilidade (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 5
Grade de correção
100% O aluno compreende que os corpos celestes representados na imagem que podem ser vistos tanto de dia quanto à noite são a Lua e as estrelas mais brilhantes do céu.
50% O aluno indicou apenas um dos corpos celestes: a Lua ou as estrelas mais brilhantes do céu.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula diferentes imagens do espaço e identificar, junto com os alunos, os corpos celestes encontrados. Em seguida, a turma pode agrupá-los em corpos celestes que podem ser vistos no céu durante o dia e durante a noite.
Atitudes que reduzem a poluição visual e sonora são importantes para manter um ambiente apropriado à saúde visual e auditiva das pessoas. Cite uma consequência da poluição visual e uma da poluição sonora sobre a saúde das pessoas.
Objeto de conhecimento (BNCC) Saúde auditiva e visual
Habilidade (BNCC) (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Tipo de questão Aberta Capítulo 8
Grade de correção
100% O estudante deverá citar consequências como: desconforto visual, desvio da atenção de motoristas e pedestres.
50% O estudante apresenta um exemplo apenas, ou de poluição visual, ou de poluição sonora.
0% O estudante não citou nenhuma atitude que possa contribuir para a redução dos impactos da poluição sobre a saúde auditiva e visual.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor um jogo: os estudantes devem se deparar com a imagem de uma paisagem caracterizada pela poluição visual e, então, tentar identificar itens específicos. Ficará evidente a dificuldade imposta pela condição de poluição visual.
A máquina a vapor, desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII e muito utilizada na indústria nessa época, é um equipamento que possibilita transformar energia térmica em energia cinética. A seguir, representa-se esquematicamente uma máquina a vapor.
Pode-se afirmar sobre o ciclo de operação dessa máquina:
O vapor de água transfere energia térmica para o carvão.
A energia cinética do carvão é transferida para os pistões.
A temperatura do carvão é transferida para o vapor de água.
O calor gerado pela queima do carvão é transferido para a água.
Objeto(s) de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo/Unidade 15/3
Justificativas Resposta: D
a. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o calor flui do corpo com temperatura mais elevada para o corpo com temperatura mais baixa.
b. O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que não há transferência de energia cinética do carvão diretamente para os pistões da máquina a vapor.
c. O estudante que seleciona esta alternativa confunde o conceito de calor com o conceito de temperatura.
d. O estudante compreendeu que o calor gerado pela queima do carvão é transferido para a água, que se transforma em vapor.
Em um filme de ficção científica, a tripulação a bordo de uma nave de exploração espacial se encontra em um sono induzido que preserva suas características biológicas sem causar o efeito de envelhecimento mesmo se passando muitos anos. Dessa forma, ao fim da viagem, eles deveriam apresentar o mesmo aspecto de quando embarcaram. Embora esse tipo de sono induzido seja uma tecnologia existente apenas no mundo da ficção, ele solucionaria um problema real de expedições espaciais entre sistemas planetários.
Qual seria esse problema?
A falha humana ao operar equipamentos complexos, devido aos longos períodos de vigília em expedições espaciais e às alterações fisiológicas causadas pela gravidade zero.
O impacto das viagens sobre o corpo humano, que se deve às grandes velocidades dos veículos de transporte espaciais e a variações de campos gravitacionais.
A realização de atividades no espaço, que se deve à dificuldade de realizar movimentos precisos na ausência de gravidade.
O tempo superior à expectativa de vida humana envolvido nessas viagens, devido às grandes distâncias e velocidades limitadas dos veículos de transporte espacial.
Objeto(s) de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade 16/3
Justificativas Resposta D
a. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, embora o problema citado ocorra e suas causas estejam corretas, o sono induzido não solucionaria esse problema. Haveria também a necessidade da implementação de um sistema complexo de navegação espacial para substituir os tripulantes humanos que se encontrassem em sono induzido. b. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, embora o problema citado ocorra e suas causas estejam corretas, o sono induzido não teria o efeito de anular o impacto de tais viagens sobre o corpo humano. c. O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, embora o problema listado na opção ocorra e suas causas estejam corretas, o sono induzido não tornaria mais fácil a execução de atividades em gravidade zero. d. O estudante compreende que o fato de os tripulantes conservarem as características do momento de embarque solucionaria o problema do tempo maior do que a expectativa de vida humana necessário a essas viagens, pois pausaria o envelhecimento e permitiria que os seres que embarcaram pudessem sobreviver à viagem e retornar à Terra.
Observe as duas imagens a seguir.
Nas duas imagens, as pessoas agasalhadas indicam que o dia está _______________________.
Mas, na imagem 1, o dia está _________________________________________, diferentemente da imagem 2, em que o dia está __________________________________________________.
Objeto de conhecimento Tempo meteorológico
Habilidade Identificar diferentes condições meteorológicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. Acertou essa questão o aluno que preencheu o texto como segue: “Nas duas imagens, as pessoas agasalhadas indicam que o dia está frio. Mas, na imagem 1, o dia está ensolarado, diferentemente da imagem 2, em que o dia está chuvoso”.
50%. O aluno inverteu a ordem de dois termos ou deixou uma lacuna incompleta.
0%. O aluno não foi capaz de preencher o texto ou preencheu mais de duas lacunas de maneira errada.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode retomar a imagem 1 da atividade e discutir que, apesar de haver Sol, o dia pode estar frio (devido às roupas que as pessoas usam) e que, para verificar isso, é preciso consultar a temperatura. Lembre-se também de que a sensação de calor e frio depende de cada pessoa.
Observe as imagens a seguir e responda.
a) Qual seria a relação entre peso, obesidade e circunferência abdominal? Explique.
b) Cite quais são alguns problemas de saúde relacionados à obesidade.
Objeto de conhecimento Hábitos alimentares
Habilidade Reconhecer os riscos à saúde associados à obesidade.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão indicou corretamente que há uma relação proporcional entre peso, circunferência abdominal e obesidade. A circunferência abdominal, nesse sentido, pode ser usada como um indicador do status de obesidade. O aluno também citou que pessoas mais obesas tendem a ter maior propensão a desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e hipertensão, problemas ortopédicos, diabetes etc.
50% O aluno respondeu corretamente apenas o que foi solicitado em um dos itens.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula gráficos e tabelas cujos dados indiquem a porcentagem de doenças causadas em decorrência da obesidade no Brasil. Pode-se discutir com os alunos os riscos dessas doenças para a vida humana. A ideia é estabelecer uma roda de debate sobre os riscos e medidas preventivas relacionados à obesidade.
AS IMAGENS ABAIXO MOSTRAM PORTAS FEITAS DE MATERIAIS DIFERENTES.
RESPONDA ORALMENTE AO SEU PROFESSOR. IDENTIFIQUE OS MATERIAIS DAS DUAS PORTAS E CITE UMA VANTAGEM DA PORTA 1 EM RELAÇÃO À PORTA 2?
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA ABAIXO SUA RESPOSTA.
A PORTA 1 É FEITA DE __________________. A PORTA 2 É FEITA DE _____________________.
O MATERIAL DA PORTA 1 ____________________________________________________ QUE O MATERIAL DA PORTA 2.
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou corretamente o material da porta 1 como ferro e o da porta 2 como madeira. Também citou corretamente uma vantagem da porta de ferro em relação à de madeira. Possibilidades de respostas corretas: “O material da porta 1 é mais resistente que o material da porta 2.” e “O material da porta 1 dura mais tempo que o material da porta 2.” etc.
50%. O aluno identificou corretamente os materiais das portas 1 e 2, mas não indicou corretamente uma vantagem da porta de ferro em relação à de madeira. Ou ele indicou uma vantagem da porta 1 em relação à porta 2, mas não identificou corretamente o material das duas ou de uma das portas.
0%. O aluno não identificou corretamente os materiais das portas, nem indicou uma vantagem da porta 1 em relação à porta 2; ou ele não respondeu à questão.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que conversem com adultos e façam uma listagem de diferentes materiais que podem ser utilizados para fabricar portas. Em seguida, o professor pode discutir com os alunos quais seriam as características de cada um destes materiais que os tornam adequados para a fabricação de portas.
Observe a fotografia a seguir.
Qual mecanismo biológico possibilitou que o cachorro mostrado na foto transmitisse as características que possui para seu filhote?
Objeto(s) de conhecimento Hereditariedade
Habilidade (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% O estudante explica que a transmissão das características hereditárias do cachorro aos seus descendentes ocorre pela transmissão das informações genéticas. O DNA está presente no cromossomo de todas as células e é transmitido dos genitores para os descendentes durante a reprodução, através dos gametas. 50% O estudante responde que as informações genéticas são transmitidas dos genitores aos descendentes, mas não explica que essas informações estão contidas nos gametas. 0% O estudante não compreende que as informações genéticas são transmitidas dos genitores aos descendentes através dos gametas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão não compreendem que o DNA é a molécula que armazena as informações genéticas, que são transmitidas dos genitores aos descendentes através dos gametas. Em sala de aula, retome os conceitos iniciais do estudo de genética e, posteriormente, oriente a turma a realizar uma pesquisa a respeito da descoberta do DNA.
A Amazônia é o bioma que apresenta a maior diversidade de espécies vegetais e animais do mundo. Entre os tipos de vegetação, encontra-se o representado a seguir.
a) Qual é o tipo de vegetação representado na imagem?
b) Explique como as espécies vegetais conseguem viver nesse ambiente alagado.
Objeto(s) de conhecimento Diversidade de ecossistemas
Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que a vegetação representada na imagem é a mata de igapó. b) O estudante responde corretamente que esse tipo de vegetação é encontrado nas margens dos rios do bioma Amazônia e que as espécies vegetais apresentam adaptações que lhes permitem viver em terrenos alagados, como as folhas flutuantes da vitória-régia. 50% O estudante identifica corretamente somente o tipo de vegetação da Amazônia representado na imagem, ou apenas explica as adaptações típicas das plantas que vivem em locais sujeitos à inundação. 0% O estudante identifica equivocadamente o tipo de vegetação representado na imagem e não explica corretamente as adaptações das plantas que vivem em regiões periodicamente inundadas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente têm dificuldades em caracterizar o tipo de vegetação encontrado nas margens dos rios do bioma Amazônia e identificar quais adaptações as plantas apresentam para viver em locais periodicamente inundados. Divida a turma em grupos de cinco estudantes e peça que pesquisem imagens da vegetação, fauna e flora da região. Os estudantes também devem pesquisar as adaptações das plantas dessa região, as quais permitem que vivam em ambientes sazonalmente alagados. Em seguida, eles podem montar apresentações para o restante da turma.
Leia o trecho de notícia a seguir.
“De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o território brasileiro abriga mais de 13% da água doce do mundo. Embora seja um país privilegiado em relação à quantidade de mananciais, o elevado consumo somado ao desperdício de água tem alertado autoridades e população acerca da importância de economizar.”
Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2017
Escreva sobre três situações diárias que ilustram o problema mencionado na notícia.
Objeto de conhecimento Consumo consciente e reciclagem
Habilidade Analisar hábitos do dia a dia e identificar os recursos naturais que estão sendo gastos com estes hábitos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que a notícia trata do elevado consumo e desperdício de água e citou corretamente três atividades diárias que ilustram o desperdício. Uma possibilidade de resposta: “Algumas atividades diárias que ilustram o desperdício de água são: escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banhos demorados e lavar o carro utilizando grande quantidade de água”.
50% O aluno citou corretamente apenas uma atividade diária que ilustra o desperdício de água.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que desenhem situações que retratem atitudes a ser tomadas para evitar o desperdício de água. As produções dos estudantes podem ser compartilhadas e usadas para promover a troca de ideias: ”O que cada um de nós faz para usar a água de maneira ponderada?”
Complete, a seguir, o boletim meteorológico anunciado pelo rádio utilizando os termos do banco de palavras.
O _____________________________ está parcialmente __________________________, com possibilidade de ____________________________. A _________________________________ mínima é de 20 graus e a máxima é de 27 graus.
Objeto de conhecimento Céu e tempo meteorológico
Habilidade Elaborar e encenar um boletim meteorológico.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou essa questão completou corretamente o boletim como segue: “O céu está parcialmente nublado, com possibilidade de chuva. A temperatura mínima é de 20 graus e a máxima é de 27 graus”.
80%. O aluno errou uma palavra ou deixou uma lacuna em branco.
50%. O aluno errou duas palavras ou deixou duas lacunas em branco.
0%. O aluno não foi capaz de preencher o texto ou preencheu de forma errada mais de duas lacunas.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode listar algumas palavras no quadro (como chuva, ensolarado, temperatura, nublado) e construir, com os alunos, um boletim meteorológico utilizando as palavras listadas.
OBSERVE AS IMAGENS DE PATOS ABAIXO.
EXPLIQUE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: IDENTIFIQUE DE QUE MATERIAIS OS OBJETOS MOSTRADOS SÃO FEITOS E COMPARE AS CARACTERÍSTICAS DESSES MATERIAIS.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA ABAIXO SUA RESPOSTA.
OS PATOS DA IMAGEM 1 SÃO FEITOS DE ____________________________________________.
OS PATOS DA IMAGEM 2 SÃO FEITOS DE ____________________________________________.
O MATERIAL DOS PATOS DA IMAGEM 1 _____________________________________________ EM COMPARAÇÃO COM O MATERIAL DOS PATOS DA IMAGEM 2.
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou corretamente que os patos da imagem 1 são de madeira e que os patos da imagem 2 são de borracha ou plástico. Também citou corretamente uma diferença entre os materiais dos objetos. Possibilidades de comparações corretas: “O material dos patos da imagem 1 é menos flexível em comparação com o material dos patos da imagem 2.”; “O material dos patos da imagem 1 é mais pesado em comparação com o material dos patos da imagem 2.” etc.
50%. O aluno soube identificar o material dos objetos das imagens 1 e 2, mas não citou corretamente uma diferença entre estes materiais. Ou indicou corretamente uma diferença entre os materiais em questão, mas não identificou corretamente os materiais dos dois ou de um dos dois objetos das imagens 1 e 2.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta para a questão; ou não identificou corretamente o material dos objetos das imagens 1 e 2, nem indicou nenhuma diferença válida entre esses materiais.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem um brinquedo de que gostem para a sala de aula e que façam uma lista citando suas características. Em seguida, os alunos podem ser organizados em grupos para que troquem suas listas e comparem as características dos materiais de que são feitos os brinquedos trazidos para classe. Por fim, as crianças poderão discutir como os materiais de que são feitos os objetos analisados se relacionam com as características do objeto em si.
Alguns estudantes de uma escola fizeram um trabalho de campo no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, área do bioma Cerrado. Nesse passeio, eles observaram diferentes paisagens, como o campo rupestre e o cerradão. Observe as imagens.
a) Quais são as características da vegetação desses dois ecossistemas?
b) Explique por que é possível encontrar ambientes tão diferentes em um mesmo bioma.
Objeto(s) de conhecimento Diversidade de ecossistemas
Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que nos campos rupestres há predomínio de vegetação rasteira, enquanto no cerradão há predomínio de árvores. b) O estudante explica corretamente que os biomas, apesar de serem unidades com características semelhantes, muitas vezes estão localizados em regiões muito amplas e que, naturalmente, diversos ecossistemas locais se estabelecem, com diferenças na vegetação, no clima, nas espécies presentes, entre outros aspectos. 50% O estudante descreve somente as características da vegetação dos dois ecossistemas presentes no Cerrado ou apenas explica a existência de vários ecossistemas em um mesmo bioma. 0% O estudante descreve equivocadamente as características da vegetação dos dois ecossistemas presentes no Cerrado e não explica a existência de vários ecossistemas em um mesmo bioma.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente apresentam dificuldade em caracterizar a vegetação dos diferentes ecossistemas do Cerrado, relacionando suas características à flora e à fauna da região, e não compreendem que os biomas não são exatamente homogêneos em toda sua extensão, apresentando ambientes diferentes. Divida a turma em grupos de cinco estudantes. Cada grupo deve pesquisar um bioma brasileiro e apresentar para a turma os vários tipos de ecossistema presentes neles, bem como suas características quanto à vegetação, à fisionomia da paisagem, às espécies habitantes, às características climáticas, etc.
Mendel estudou a reprodução de plantas da espécie Pisum sativum, que produzem ervilhas, e analisou como ocorria a transmissão de algumas características ao longo das gerações, como as descritas no quadro abaixo.
Considerando as informações mostradas no quadro, responda:
a) Qual é o resultado fenotípico do cruzamento entre uma planta que produz sementes de cor amarela, cujo genótipo é homozigoto, e uma planta que produz sementes de cor verde? Justifique sua resposta.
b) Qual é o resultado fenotípico do cruzamento entre uma planta que produz flores de cor púrpura, cujo genótipo é heterozigoto, e uma planta que produz flores de cor branca? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Hereditariedade
Habilidade (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante compreende que, como a cor amarela da semente é uma herança dominante, a planta que produz sementes amarelas, cujos alelos são homozigotos, tem gametas do tipo AA. Já a cor verde da semente é uma herança recessiva, e, por isso, os alelos estão sempre em homozigose. Nesse caso, a planta que produz sementes verdes tem gametas do tipo aa. Sendo assim, todos os descendentes provenientes do cruzamento entre esses indivíduos produzirão sementes de cor amarela (Aa), heterozigóticas, conforme mostrado no quadro abaixo:
b) O estudante compreende que, como a cor púrpura da flor é uma herança dominante, a planta que produz flores púrpuras, cujos alelos são heterozigotos, tem gametas do tipo Pp. Já a cor branca da flor é uma herança recessiva, e, por isso, os alelos estão sempre em homozigose (pp). Sendo assim, 50% dos descendentes provenientes do cruzamento entre esses indivíduos produzirão flores de cor púrpura (Pp) e 50% produzirão flores de cor branca (pp), conforme mostrado no quadro abaixo:
50% O estudante resolve corretamente apenas um dos problemas propostos na questão.
0% O estudante não resolve corretamente nenhum dos dois problemas propostos na questão.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão não compreendem a primeira lei de Mendel e não sabem como montar um quadro de Punnett para resolver problemas que envolvam a transmissão de características hereditárias. Proponha a eles a resolução de problemas abordando diferentes fenótipos que resultem do cruzamento entre plantas que produzem ervilhas, variando os genótipos desses indivíduos. Discuta com os alunos sobre como resolver esses problemas com base na montagem de quadros de Punnett.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
RESPONDA ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: DE QUAIS MATERIAIS AS MESAS DAS IMAGENS SÃO FEITAS? CITE PELO MENOS UMA CARACTERÍSTICA QUE SE ESPERA DE UM MATERIAL USADO PARA SE FAZER UMA MESA.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA ABAIXO SUA RESPOSTA.
A MESA DA IMAGEM 1 É FEITA DE ______________________________________________________.
A MESA DA IMAGEM 2 É FEITA DE ______________________________________________________.
UMA CARACTERÍSTICA QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM MATERIAIS UTILIZADOS PARA SE FAZER MESAS É______________________________________________________________.
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou corretamente o material das mesas 1 e 2 como, respectivamente, madeira e ferro (ou metal). Também indicou pelo menos uma característica de diferentes materiais que justificaria seu uso para fazer mesas: o material escolhido para se fazer mesas deve ser pouco flexível, resistente etc.
50%. O aluno identificou o material das mesas 1 e 2, mas não citou uma característica que se espera de materiais usados para fazer mesas; ou identificou uma característica de materiais usados para se fazer mesas, mas não identificou corretamente o material das duas ou de uma das duas mesas das imagens 1 e 2
0%. O aluno não identificou o material das mesas, nem citou uma característica de um material adequado para ser usado na confecção de mesas; ou não escreveu uma resposta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens e/ou objetos feitos de materiais diferentes para a sala de aula e pedir aos alunos que os agrupem de acordo com certas características que compartilham.
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