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Observe as imagens abaixo.
Em relação ao consumo de água, o que todas as imagens têm em comum? Proponha ações alternativas em substituição a cada uma delas.
Objeto de conhecimento Consumo consciente
Habilidade (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu que todas as ações ilustradas nas imagens representam exemplos de atitudes de desperdício de água e propôs ações mais adequadas em substituição a cada uma delas. Uma possibilidade de resposta: “Todas as imagens representam exemplos de atitudes de desperdício de água. Ações mais adequadas: fechar a torneira enquanto passa sabão na louça, fechar completamente a torneira ou consertá-la se ela apresentar vazamentos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e não demorar no banho.”.
50% O aluno compreendeu que todas as ações ilustradas nas imagens representam exemplos de atitudes de desperdício de água, porém não propôs ações mais adequadas em substituição a cada uma delas.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor aos alunos que pesquisem outras atitudes que representam desperdício de água e façam um quadro comparativo entre as atitudes que promovem o desperdício e as atitudes de consumo consciente. Ao final, este quadro pode ser fixado em algum mural da escola.
Um guarda-sol foi armado na praia, em uma manhã ensolarada, pouco antes do meio-dia.
Momentos antes de o Sol se pôr, qual será a posição e o tamanho da sombra desse guarda-sol, que permaneceu armado no mesmo lugar? Responda por meio de texto escrito ou desenho.
Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu
Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
100%. Acertou essa questão o aluno que respondeu que a sombra estará do lado direito (ou do lado oposto ao que estava pouco antes do meio-dia) e que terá o formato alongado, maior que a sombra da imagem pouco antes do meio-dia.
50%. O aluno respondeu corretamente apenas a posição da sombra (do lado direito) ou o seu tamanho (alongada, maior que a da imagem).
0%. O aluno errou tanto a posição quanto o tamanho da sombra.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode aproveitar a imagem para explicar que, assim como a sombra do guarda-sol muda durante o dia, devido à posição do Sol no céu em diferentes horários, o mesmo acontece com a sombra dos alunos.
Minério de ferro, algodão, madeira e alumínio são alguns exemplos de recursos naturais.
Quais desses recursos naturais são renováveis e quais não são renováveis?
Objeto de conhecimento Recursos naturais
Habilidade Diferenciar recursos renováveis de recursos não renováveis.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção
100% O aluno consegue classificar corretamente os recursos naturais renováveis (algodão e madeira) e os recursos naturais não renováveis (minério de ferro, petróleo e alumínio).
50% O aluno consegue classificar corretamente ao menos dois dos cinco recursos naturais em renováveis e não renováveis.
0% O aluno não consegue classificar corretamente ao menos dois dos cinco recursos naturais em renováveis e não renováveis.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens de diferentes recursos da natureza que são utilizados pelo ser humano e pedir aos alunos que identifiquem se esses recursos são renováveis ou não.
Observe a imagem a seguir, que mostra a localização de um bioma brasileiro.
a) Qual é esse bioma? Descreva o clima no bioma destacado.
b) Explique como o clima influencia as características da vegetação desse bioma.
Objeto(s) de conhecimento Diversidade de ecossistemas
Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante indica corretamente que o bioma destacado é a Caatinga e descreve que ocorre alternância de uma estação chuvosa curta com uma estação seca prolongada, característica do clima semiárido do Sertão nordestino. b) O estudante explica corretamente que as características da vegetação da Caatinga se transformam ao longo do ano, conforme as estações seca e chuvosa. No período de seca, os rios secam e ocorrem perda das folhas das árvores e desaparecimento das gramíneas. Com isso, a vegetação da Caatinga assume uma coloração pardo-acinzentada. No período chuvoso, os rios que estavam secos voltam a ter cursos de água; folhas e flores ressurgem em árvores e arbustos e ocorrem o brotamento e o crescimento rápido das gramíneas. 50% O estudante descreve corretamente o clima na Caatinga, porém não explica como esse clima influencia a vegetação desse bioma. 0% O estudante descreve equivocadamente o clima na Caatinga e não explica como esse clima influencia a vegetação desse bioma.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente apresentam dificuldade em explicar como o clima e a quantidade de água influenciam diretamente a vegetação do bioma Caatinga. Divida os estudantes em grupos de cinco integrantes e peça que pesquisem imagens da paisagem da Caatinga nos períodos chuvoso e de seca e montem uma linha do tempo com as alterações observadas ao longo do ano. É interessante que eles notem o embranquecimento da vegetação, pois as folhas verdes caem. Os estudantes também podem pesquisar como as plantas se ajustam às variações nas condições ambientais. As plantas apresentam várias adaptações para evitar a perda de água e armazená-la no período de seca. Veja no link a seguir algumas informações a respeito das adaptações das plantas, que podem auxiliar na discussão com a turma (acesso em: set. 2018).
Observe as atividades descritas pela sequência de imagens seguir.
a) Em qual situação os materiais foram modificados de maneira não reversível?
b) Em qual situação o processo de transformação do material assemelha-se ao que acontece nas salinas, onde se produz o sal?
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção
100% O estudante concluiu que, na atividade 1, ocorre uma transformação não reversível (cozimento do ovo) e que a transformação da atividade 2 se assemelha ao processo de produção do sal: ocorre uma transformação de estado físico da água, que proporciona uma separação dos componentes da mistura água + sal.
50% O estudante respondeu corretamente somente a um dos itens da atividade.
0% O estudante não respondeu a nenhum dos itens corretamente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor a realização de experimentos para a turma a fim de comprovar transformações reversíveis (como a transformação da água em gelo e do gelo em água) e transformações não reversíveis (como a mistura de tinta e água, queima de papel e cozimento de alimentos).
As imagens abaixo mostram quatro atitudes que podemos ter para melhor aproveitar o consumo de sacolas plásticas.
Dentre as atitudes mostradas nas imagens, indique aquelas que estão relacionadas a:
a) reduzir.
b) reutilizar.
c) reciclar.
Objeto de conhecimento Consumo consciente
Habilidade Aplicar, no dia a dia, a prática dos 3 Rs.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu corretamente os conceitos dos“3 Rs” e associou corretamente cada uma das imagens a um “R”. Resposta correta: A) Reduzir é a atitude de levar as compras na mão para evitar usar sacolas. B) Reutilizar é a atitude de levar suas próprias sacolas para o supermercado e de usar sacolas para fazer novos objetos (como a coruja na imagem). C) Reciclar são as atitudes de descartar sacolas de plástico rasgadas no local correto para que novas sacolas sejam feitas a partir delas e construir novos objetos a partir das sacolas que iriam para o lixo.
50% O aluno associou corretamente apenas duas das imagens ao “R” correspondente.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que escrevam uma explicação para o significado de cada um dos “3 Rs”. Além disso, pode levar para a sala de aula diferentes embalagens e sacolas de supermercado e discutir com os alunos a vida útil de cada uma delas e a possibilidade de ser reutilizadas ou recicladas.
Considerando que cada tipo de metal possui características próprias, seria adequado produzir uma lata de refrigerante de prata? Se não, qual seria o material adequado? Justifique sua resposta.
Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais
Habilidade Compreender que diferentes metais podem ser mais adequados para usos específicos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno compreende que não seria viável economicamente produzir uma lata de refrigerante de prata, pois esse elemento é incomum e valioso. As latas da atualidade costumam ser de alumínio, que é leve, maleável, barato e altamente reciclável.
50% O aluno compreende que não seria adequado produzir uma lata de refrigerante de prata, no entanto não justifica corretamente o porquê.
0% O aluno não escreve nenhuma resposta ou não responde corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem os diferentes tipos de metais e suas principais utilizações. O mural da turma pode ser construído de forma coletiva pelos alunos, que nele podem colocar uma listagem com o nome de diferentes tipos de metais e imagens para ilustrá-los.
AS IMAGENS ABAIXO MOSTRAM PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM MATERIAIS DIFERENTES.
EXPLIQUE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: IDENTIFIQUE OS MATERIAIS QUE OS PROFISSIONAIS ESTÃO USANDO. COMPARE ESSES MATERIAIS.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA ABAIXO SUA RESPOSTA
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou corretamente os materiais: barro ou argila, no caso do oleiro, e ferro (ou metal), no caso do ferreiro. Também comparou corretamente as características do barro (ou argila) e do ferro (ou metal). Possibilidades de respostas corretas: ”O material de trabalho do oleiro é mais leve, menos resistente etc.”; “O material de trabalho do ferreiro é mais pesado, mais resistente etc.”.
50%. O aluno identificou corretamente os materiais em questão, mas citou apenas uma diferença entre estes.
0%. O aluno não identificou os materiais, nem comparou corretamente nenhuma característica do barro e do ferro; ou não escreveu uma resposta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar imagens e/ou vídeos de diferentes profissionais, dando destaque aos materiais que utilizam como matéria-prima para confeccionar diferentes objetos. Em seguida, os alunos podem indicar semelhanças e diferenças entre os objetos utilizados por cada profissional.
Um casal estava discutindo qual seria o melhor método contraceptivo a ser utilizado para evitar uma gravidez indesejada, prevenindo também a propagação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Considerando que o casal pretende ter filhos no futuro, complete o quadro a seguir citando três combinações de métodos contraceptivos que podem ser utilizados.
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção
100% O estudante identificou as combinações de métodos contraceptivos que podem evitar a gravidez indesejada e o contágio por infecções sexualmente transmissíveis e completou corretamente o quadro. 50% O estudante conseguiu citar apenas duas combinações de métodos contraceptivos, ou citou métodos que têm efeito irreversível (como laqueadura e deferentectomia), que não poderiam ser utilizados nessa situação, uma vez que o casal deseja ter filhos no futuro. 0% O estudante não conseguiu fazer a associação correta entre métodos que previnem a gravidez e o contágio por infecções sexualmente transmissíveis, ou considerou apenas métodos com efeito irreversível.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item, provavelmente, estão com dificuldades em comparar o modo de ação e a eficácia dos métodos contraceptivos, indicando equivocadamente os mais adequados para cada tipo de situação. Realize um jogo da memória sobre os métodos contraceptivos. Elabore cartões com os nomes dos principais métodos contraceptivos estudados e seus respectivos modos de ação. Divida a turma em equipes com quatro estudantes e disponha os cartões sobre a mesa, virados para baixo. Cada equipe, na sua vez, tem direito a levantar duas cartas com o objetivo de combinar o método contraceptivo e o seu mecanismo de ação. Se as cartas formarem um par, este par é retirado da mesa e fica com a equipe que o formou. Caso as cartas não possam ser agrupadas, as duas cartas serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição. O jogo acaba quando todos os pares forem formados e a equipe que conseguir formar o maior número de pares é a vencedora.
Leia a seguir o título de uma manchete retirada de uma revista.
Desmatamento e queimadas voltam a aumentar na Amazônia
Fonte: Desmatamentos e queimadas voltam a aumentar na Amazônia. Revista Época. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.
a) Explique a relação dessas atividades com problemas ambientais, como o assoreamento dos rios e a desertificação.
b) Cite um exemplo de como essas ações também podem afetar os seres vivos desse bioma.
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais e impactos ambientais
Habilidade (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Tipo de questão Aberta Capítulo 2
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que o desmatamento e as queimadas removem a vegetação natural da região e deixam o solo exposto, o que provoca o assoreamento dos rios. Além disso, ambas as ações favorecem o processo de desertificação. Por estarem relacionadas a mudanças climáticas locais, essas intervenções podem aumentar a frequência e a intensidade de fenômenos naturais, como secas, alterando completamente a paisagem. b) O estudante cita corretamente um exemplo de como as queimadas e o desmatamento na Amazônia podem afetar os seres vivos, causando a extinção de espécies vegetais e animais; o desequilíbrio da cadeia alimentar; deslizamentos de terra que podem destruir a moradia das populações; secas que podem afetar a disponibilidade de alimentos, etc. 50% O estudante explica corretamente apenas a relação do desmatamento e das queimadas com problemas ambientais ou apenas cita um exemplo de como essas ações podem afetar os seres vivos desse bioma. 0% O estudante explica equivocadamente a relação do desmatamento e das queimadas com problemas ambientais e não cita nenhum exemplo de como essas ações podem afetar os seres vivos desse bioma.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente apresentam dificuldade em relacionar ações humanas, como as queimadas e o desmatamento, com problemas ambientais e em entender como esses impactos podem afetar os seres vivos de um ecossistema. Peça que pesquisem outras notícias de jornais, revistas e sites confiáveis semelhantes à manchete apresentada nesta atividade. Em sala de aula, divida a turma em grupos de quatro estudantes e peça que leiam as notícias pesquisadas. Solicite, então, que cada grupo apresente uma das notícias para a turma e discuta os principais pontos levantados nos materiais que relacionam ações humanas a problemas ambientais. Discuta o assunto com eles e promova uma reflexão sobre os tipos de impactos e suas consequências. Ao final, se houver oportunidade, solicite que construam um folheto simples sobre a responsabilidade humana nos impactos ambientais que acontecem no país e o que podemos fazer para diminuir esses problemas. Seguem alguns links que podem ajudar na discussão com a turma: - https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-vai-aquecer-clima-do-planeta-mais-que-oestimado/ - https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/971 - www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/os-cinco-maiores-problemas-ambientais-domundo-e-suas-solucoes - https://nacoesunidas.org/fao-e-ministerio-do-meio-ambiente-buscam-combaterdesertificacao-em-areas-degradadas/ - www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2016/08/amazonia-e-cerrado-sao-os-biomasmais-atingidos-por-queimadas-no-inverno Acesso em: set. 2018.
Escreva nas lacunas as palavras indicadas no quadro, de forma a criar um texto que explique corretamente algumas das transformações da água na natureza.
A partir da ____________________________________________, a água presente no corpo de uma bananeira passa para o estado _____________________________ e se mistura com o ar. Quando a temperatura do ambiente esfria, o vapor de água se condensa e passa do estado gasoso para o estado ____________________________________, formando gotículas de água. Essas gotículas compõem as _______________________________. Quanto mais vapor de água condensar nas nuvens, maior e mais numerosas serão as gotículas de água nelas, até essas gotículas retornarem ao solo na forma de __________________________________________.
Objeto de conhecimento Ciclo hidrológico
Habilidade (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão compreendeu as mudanças de estado físico da água e completou corretamente todas as lacunas. Resposta correta: “A partir da evapotranspiração, a água presente no corpo de uma bananeira passa para o estado gasoso e se mistura com o ar. Quando a temperatura do ambiente esfria, o vapor de água se condensa e passa do estado gasoso para o estado líquido, formando gotículas de água. Essas gotículas compõem as nuvens. Quanto mais vapor de água condensar nas nuvens, maior e mais numerosas serão as gotículas de água nelas, até essas gotículas retornarem ao solo na forma de chuva.”
80% O aluno escreveu corretamente quatro das cinco palavras nas lacunas correspondentes.
50% O aluno escreveu corretamente ao menos três das cinco palavras nas lacunas correspondentes.
0% O aluno não escreveu corretamente ao menos três das cinco palavras nas lacunas correspondentes.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos um trabalho individual em que explicitam quais são as transformações de estado físico da água. Em seguida, os alunos podem fazer desenhos representando o ciclo da água. Legendas podem ser acrescentadas, detalhando a importância de diferentes etapas do ciclo.
Veja os objetos a seguir.
Escreva de que metais podem ser feitos esses objetos.
Objeto de conhecimento Propriedades e usos dos materiais
Habilidade Identificar de que metal são feitos diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção
100% O aluno compreende que os metais têm características diferentes, que permitem que sejam utilizados como matérias-primas para os mais variados objetos. Alguns exemplos de metais e ligas metálicas que podem ser utilizados na confecção de ferramentas, latões, joias e fios elétricos são: - ferramentas: ferro; - latão: alumínio ou aço; - joias: ouro, prata ou cobre. - fios elétricos: cobre, alumínio
50% O aluno cita apenas metade dos objetos e suas matérias-primas.
0% O aluno não cita ao menos metade dos objetos e suas matérias-primas ou não escreve nenhuma resposta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem os diferentes tipos de metais e suas principais utilizações. O mural da turma pode ser construído de forma coletiva pelos alunos, que nele podem colocar uma listagem com o nome de diferentes tipos de metais e imagens para ilustrá-los.
Observe três amostras de solo sendo igualmente molhadas com água:
a) Qual desses solos ficou encharcado mais rapidamente?
b) Qual desses solos “secou” mais rapidamente?
Objeto de conhecimento Usos do solo
Habilidade (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno indica que o solo que ficou encharcado mais rapidamente foi o humo, e que o solo que secou mais rapidamente foi o arenoso.
50% O aluno indica que o solo que ficou encharcado mais rapidamente foi o humo, ou que o solo que secou mais rapidamente foi o arenoso, mas não fornece ambas as respostas.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula diferentes amostras de solo, irrigá-las e visualizar, junto com os alunos, qual dos solos encharcou primeiro. Além disso, você e a turma também podem observar qual dos solos secou com mais rapidez, fornecendo assim um indicativo da porosidade dos solos.
Observe o aspecto das plantas a seguir.
Com base nas fotografias, responda: A água é importante para a vida das plantas? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção
100% O estudante que acertou essa questão compreende que a água é importante para a vida das plantas. Ao observar as fotografias, ele pode notar que a planta que ficou sem rega ficou seca. Resposta possível: Sim. A água é importante para a vida das plantas, porque sem ela as plantas secam e podem morrer.
50% O estudante sabe que a água é importante para as plantas, porém não justificou sua resposta.
0% O estudante pode ter respondido “não” sobre a importância da água para as plantas ou não ter respondido a essa questão.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode explanar o tema utilizando um modelo vivo de plantas. Ele pode deixar algumas plantas na sala de aula e dividi-las em dois grupos: plantas que não serão regadas e plantas que serão regadas normalmente. Com base nos resultados observados depois de dois, quatro e seis dias, os estudantes terão a oportunidade de compreender a importância da água para as plantas.
Um exemplo a respeito da evolução é a mudança de coloração das mariposas Biston betularia. Anteriormente à Revolução Industrial, em Manchester, na Inglaterra, a maior parte das mariposas apresentava coloração branca, enquanto apenas uma pequena parte apresentava coloração escura. Após a Revolução Industrial, um número crescente de mariposas escuras passou a ocorrer. Na região em que as mariposas viviam, as árvores tinham troncos claros em razão da presença de liquens. Devido à fuligem expelida pelas chaminés das fábricas durante a Revolução Industrial, contudo, os liquens morreram, deixando os troncos escuros expostos. Ao pousar nesses troncos, as mariposas claras eram vistas mais facilmente por pássaros, que se alimentavam delas.
a) Explique por que houve modificação na coloração da população de mariposas após a Revolução Industrial.
b) Como é denominado esse processo?
Objeto(s) de conhecimento Ideias evolucionistas
Habilidade (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Tipo de questão Aberta Capítulo 2
Grade de correção 100% a) O estudante responde que a coloração da população de mariposas modificou-se após a Revolução Industrial porque, anteriormente a ela, o tronco das árvores era coberto por liquens, sendo, portanto, mais claro. As mariposas claras eram beneficiadas nesse ambiente, uma vez que dificilmente eram identificadas por seus predadores e, sendo assim, eram capazes de gerar mais descendentes. Com a Revolução Industrial e, consequentemente, a eliminação dos liquens, a coloração escura dos troncos das árvores ficou mais evidente, desfavorecendo as mariposas claras e favorecendo as mariposas escuras da população. Dessa forma, as mariposas escuras foram menos predadas e geraram mais descendentes, modificando a predominância da coloração de mariposas na população. b) O estudante responde que esse processo é denominado seleção natural. 50% O estudante explica corretamente por que houve modificação na coloração da população de mariposas após a Revolução Industrial, mas não identifica corretamente que o processo descrito é a seleção natural; ou vice-versa. 0% O estudante não explica corretamente por que houve modificação na coloração da população de mariposas após a Revolução Industrial nem identifica que o processo descrito é a seleção natural.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão não compreendem o processo de seleção natural. Solicite a eles que retratem a seleção natural ocorrida com a mariposa Biston betularia por meio de figuras, representando o tronco das árvores antes e após a Revolução Industrial, e também as mariposas claras e escuras. A ideia é que compreendam que a diferença na coloração facilitará a identificação das mariposas pelos pássaros.
Observe o o mapa-múndi a seguir.
Na imagem, o que representam as áreas marcadas com estrelas e com bandeiras?
Objeto de conhecimento Características da Terra
Habilidade (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno compreende que todas as áreas marcadas com estrelas na imagem representam os oceanos e que as áreas marcadas com bandeiras correspondem a continentes.
50% O aluno indica corretamente o que representam as estrelas ou as bandeiras, mas não ambos.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que representam as bandeiras ou as estrelas da imagem.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode fornecer a cada aluno a imagem de um mapa-múndi sem cores, para que possam colorir de azul as partes que representam os oceanos, pintando os continentes de outra cor. Além disso, pode propor que utilizem uma cor diferente para cada continente, escrevendo nele o respectivo nome. Uma alternativa para essa última parte é levar à sala de aula um globo terrestre a fim de auxiliar os alunos na identificação dos continentes.
Quando fazemos atividades físicas de forma intensa, é comum o número de movimentos respiratórios aumentar, assim como o número de batimentos cardíacos.
a) Existe relação entre o aumento dos movimentos respiratórios e o de batimentos cardíacos?
b) Cite um cuidado que devemos ter ao começar uma atividade física.
Objetos de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 11
Grade de correção
100% O estudante que acertou esta questão relacionou os movimentos respiratórios e os batimentos cardíacos à integração dos sistemas respiratório e circulatório. Além disso, foi capaz de citar um cuidado importante ao começar a prática de uma atividade física, como consultar um médico e fazer alongamento antes e depois da atividade.
50% O estudante acertou apenas um dos itens da atividade.
0% O estudante não compreendeu a integração dos sistemas respiratório e circulatório, nem soube citar um cuidado importante antes de iniciar uma atividade física.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor aos estudantes uma tarde de brincadeiras ao ar livre, tomando o cuidado de certificar-se de que todos podem realizar as atividades. Antes e depois das brincadeiras, pode-se pedir a cada estudante que meça seus batimentos cardíacos e conte seus movimentos respiratórios, assim como propor atividade de alongamento.
O daltonismo é uma alteração hereditária recessiva ligada ao cromossomo X, caracterizada pela incapacidade de o indivíduo reconhecer e diferenciar cores específicas.
a) Determine qual é o genótipo de pessoas do sexo feminino daltônicas e não daltônicas, e também de pessoas do sexo masculino daltônicas e não daltônicas.
b) Por que o daltonismo é caracterizado como um tipo de herança ligada ao sexo?
Objeto(s) de conhecimento Hereditariedade
Habilidade (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante escreve corretamente os genótipos de pessoas do sexo feminino daltônicas (XdXd) e não daltônicas (XDXd ou XDXD), e de pessoas do sexo masculino daltônicas (XdY) e não daltônicas (XDY). b) O estudante compreende que a herança ligada ao sexo está relacionada a genes presentes no cromossomo X, mas que não têm correspondentes no cromossomo Y. Dessa forma, para uma pessoa do sexo masculino ser daltônica, a presença de apenas um alelo recessivo já é suficiente, enquanto para uma pessoa do sexo feminino ser daltônica são necessários dois alelos recessivos. 50% O estudante escreve corretamente os genótipos de pessoas do sexo feminino daltônicas e não daltônicas, e também de pessoas do sexo masculino daltônicas e não daltônicas, mas não compreende que a herança ligada ao sexo está relacionada a genes presentes no cromossomo X, mas que não têm correspondentes no cromossomo Y. 0% O estudante não sabe quais são os genótipos de pessoas do sexo feminino daltônicas e não daltônicas, nem de pessoas do sexo masculino daltônicas e não daltônicas, além de não compreender que a herança ligada ao sexo está relacionada a genes presentes no cromossomo X, mas que não têm correspondentes no cromossomo Y.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão não compreendem qual é a diferença na herança de genes presentes em cromossomos autossômicos nem de genes presentes em cromossomos sexuais. Peça que eles pesquisem outros exemplos de características ou problemas que apresentem herança ligada ao cromossomo X. Em seguida, solicite que organizem um heredograma fictício de uma família que apresente esse tipo de herança.
Observe as células representadas na imagem a seguir e responda às questões.
a) Este tipo de célula é capaz de se dividir? Por quê?
b) Qual é a importância deste tipo de célula para o organismo?
Objeto(s) de conhecimento
Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% a) O estudante explica, corretamente, que as hemácias não são capazes de se dividir porque são células anucleadas. b) O estudante explica, corretamente, que as hemácias são células que transportam o gás oxigênio e o gás carbônico no organismo. 50% O estudante apenas explica que as hemácias não são capazes de se dividir por serem células anucleadas ou apenas identifica a importâncias dessas células no transporte de gases pelo organismo. 0% O estudante conclui, equivocadamente, que as hemácias são capazes de se dividir e não identifica a importâncias dessas células no transporte de gases pelo organismo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem que as hemácias não têm núcleo e/ou a importância dele no processo de divisão celular, além de não compreenderem a importância dessas células para o organismo. Peça que façam uma pesquisa, em livros de Ciências e sites confiáveis, sobre as principais características das hemácias e a importância delas para o organismo. Em seguida, proponha uma discussão sobre o motivo de essas células não sofrerem divisão celular e terem tempo de vida curto. Por fim, explique algumas causas de alterações no número de hemácias no organismo e a importância da realização de exames de rotina para a verificação da quantidade dessas células no sangue.
Observe as figuras.
Por que a sombra da casa mudou de tamanho?
Objeto de conhecimento Movimento do Sol no céu
Habilidade (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
100%. Acertou essa questão o aluno que indicou que, devido à mudança de posição do Sol no céu, as sombras provocadas pela luz solar mudam de formato e posição durante o dia.
50%. O aluno afirma que ocorreram mudanças no tamanho e na posição da sombra, mas não justifica o que causa o fenômeno.
0%. O aluno não respondeu ou não explicitou que as sombras mudam de posição e formato ao longo do dia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que tragam fotos ou imagens de revistas e jornais nas quais apareçam as sombras dos objetos e, com base nessas sombras, perguntar para toda a turma qual é a provável posição do Sol no céu: “mais alta” ou “mais baixa”?
Compare as amostras de solo das imagens a seguir:
a) Qual desses solos tem grãos maiores?
b) Qual desses solos é recomendado para a adubação das plantas?
Objeto de conhecimento Usos do solo
Habilidade (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno indica que o solo arenoso tem grãos maiores e que o solo rico em humo é indicado para a adubação de vegetais.
50% O aluno indica que o solo arenoso tem grãos maiores, ou que o solo rico em humo é indicado para a adubação de vegetais, mas não fornece ambas as respostas.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula amostras de diferentes solos e colocá-las sobre papéis brancos. Pode, então, pedir aos alunos que fechem os olhos, manipulem as amostras, sintam sua textura e tentem adivinhar de que tipo de solo se trata. Depois, pode propor que a turma veja o solo a olho nu e/ou por meio de uma lupa, para que observem suas partículas e as associem à textura percebida antes. Observação: Após a manipulação das amostras, é importante lavar bem as mãos.
Observe as fotografias abaixo.
Com base nas fotografias, complete o texto abaixo.
Nas figuras, vemos animais em diferentes fases de ______________________. Na figura A, há _____________________. Eles eclodiram dos ____________ há poucos dias. Com o passar do tempo, os pintinhos se tornarão galos e __________________ adultos, iguais aos animais da figura B.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente
Habilidade (BNCC) (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção
100% O estudante que acertou essa questão compreende que as imagens retratam diferentes fases do desenvolvimento de um ser vivo e foi capaz de completar corretamente o texto, como segue: Nas figuras, vemos animais em diferentes fases de desenvolvimento. Na figura A, há pintinhos. Eles eclodiram dos ovos há poucos dias. Com o passar do tempo, os pintinhos se tornarão galos e galinhas adultos, iguais aos animais da figura B.
80% O estudante compreendeu que as imagens retratam diferentes fases do desenvolvimento de um ser vivo e completou quase todo o texto corretamente; porém, pode ter se equivocado no preenchimento de alguma lacuna.
50% O estudante compreende que as figuras ilustram diferentes fases da vida de um ser vivo, no entanto, preencheu apenas metade das lacunas corretamente.
0% O estudante não reconheceu as diferentes fases da vida dos seres vivos representados e não preencheu as lacunas, ou as preencheu de forma equivocada.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a aula vídeos e fotografias de animais em diferentes fases de desenvolvimento. Pode-se também solicitar aos estudantes que façam uma pesquisa sobre o desenvolvimento de animais de diferentes hábitats (terrestre e aquático, por exemplo) para, em sala, discutirem diferenças e semelhanças entre o desenvolvimento de diferentes seres vivos.
Ao analisar uma amostra de sangue no microscópio eletrônico, um pesquisador encontrou dois tipos diferentes de microrganismos unicelulares e registrou as principais estruturas celulares observadas nesses seres vivos, conforme mostrado no quadro a seguir.
• Qual desses microrganismos é uma bactéria? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção 100% O estudante compreende que o microrganismo do tipo 1 é uma bactéria. Na célula bacteriana, o material genético fica disperso no citoplasma, em uma região denominada nucleoide. Além disso, as bactérias não apresentam organelas membranosas. 50% O estudante compreende que o microrganismo do tipo 1 é uma bactéria, mas não consegue justificar corretamente que isso se deve à presença do nucleoide e à ausência de organelas membranosas, estas observadas apenas nos seres eucariontes. 0% O estudante identifica o microrganismo do tipo 2 como sendo uma bactéria, o que não está correto, já que o microrganismo do tipo 2 não apresenta nucleoide, conforme mostrado na tabela.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem as diferenças existentes entre as estruturas celulares de procariontes e eucariontes. Peça que, individualmente, elaborem modelos de células por meio de desenhos, demonstrando todas as estruturas presentes nas células de plantas, fungos, animais e bactérias. Em seguida, solicite que elaborem tabelas comparativas dos diversos tipos celulares, mostrando, assim, capacidade de diferenciar e identificar células de variados seres vivos.
Leia as afirmações abaixo e responda ao que se pede:
I. Todos os seres vivos têm uma tendência natural para a progressão e o aperfeiçoamento da espécie.
II. As espécies estão em constante transformação e modificam-se ao longo do tempo.
III. Nas populações de seres vivos, são selecionados indivíduos com características que favoreçam sua sobrevivência em determinado ambiente; se forem herdáveis, essas características passam para a nova geração.
IV. As transformações das espécies do ponto de vista evolutivo ocorrem por meio de mudanças graduais nas populações.
Quais das alternativas abaixo estão corretas?
Apenas a afirmação II pode ser relacionada tanto a Lamarck quanto a Darwin.
A afirmação I pode ser atribuída apenas a Darwin.
As afirmações II e IV podem ser relacionadas tanto a Darwin quanto a Lamarck.
Apenas a afirmação III pode ser atribuída a Darwin.
Objeto(s) de conhecimento Ideias evolucionistas
Habilidade (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativas Resposta: C
a. O estudante que seleciona esta alternativa compreende que ambos os naturalistas previram que as espécies estão em constante transformação e modificam-se ao longo do tempo, porém não compreende que Lamarck e Darwin previram que essas transformações acontecem por meio de mudanças graduais (item IV). b. O estudante que seleciona esta alternativa atribui erroneamente a Darwin a ideia de que todos os seres vivos possuem tendência natural ao aperfeiçoamento, sendo este, contudo, um dos princípios da teoria de Lamarck. c. O estudante compreende que ambos os naturalistas previram, em suas teorias, as noções de transformação (evolução) gradual. d. O estudante que seleciona esta alternativa não reconhece que Darwin agregou ao seu conjunto de ideias a noção de que as espécies estão em constante transformação e que esse é um processo gradual nas populações (itens II e IV).
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão não compreendem as semelhanças nem diferenças entre as ideias de Lamarck e Darwin. Forneça-lhes trechos do livro A origem das espécies, de Darwin (2014), disponível em: (acesso em: nov. 2018), e o texto Lamarck: fatos e boatos, de Rodrigues e Silva (2011), disponível em: (acesso em: nov. 2018). Solicite aos estudantes que leiam esses materiais e oriente-os a anotar semelhanças e diferenças entre as duas teorias. Em seguida, promova um debate a respeito do assunto.
Alguns microrganismos são utilizados na produção de alimentos, como é o caso das leveduras, utilizadas na produção de pães.
a) Identifique quais dos produtos abaixo podem utilizar microrganismos em sua produção.
b) Os microrganismos são sempre responsáveis por causar coisas ruins, como a deterioração dos produtos alimentícios, tornando-os impróprios para o consumo humano? Explique.
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção
100% O estudante indicou corretamente os produtos que para ser produzidos requerem microrganismos: os pães e o queijo. E também respondeu ao segundo item da atividade, reconhecendo que o apodrecimento dos alimentos ocorre em razão da ação de microrganismos, porém salientando que os microrganismo também são essenciais na produção de determinados produtos consumidos pelo ser humano, como alimentos, biocombustíveis etc.
50% O estudante respondeu corretamente a apenas um dos itens da questão.
0% O estudante não respondeu corretamente a nenhum dos itens da questão.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que levem rótulos ou pesquisas da internet que comprovem a presença de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Veja a ilustração abaixo.
Monte um cardápio utilizando pelo menos um alimento de cada grupo alimentar que aparece na ilustração.
Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 12
Grade de correção
100% O estudante que acertou essa questão identificou corretamente um alimento de cada grupo alimentar representado na figura. Possibilidade de resposta correta: Frutas: banana. Vegetais: alface. Grãos: arroz. Alimentos ricos em proteínas: carne.
50% O estudante identificou corretamente alimentos de alguns grupos alimentares representados na figura.
0% O estudante não identificou corretamente um alimento de cada grupo alimentar representado na figura e/ou elaborou respostas fora de contexto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada dos objetos de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode escrever no quadro os diferentes grupos alimentares, de acordo com a pirâmide alimentar, e pedir aos estudantes que citem exemplos de alimentos de cada grupo. Em seguida, o professor pode pedir aos estudantes que discutam quais alimentos costumam consumir e se estão se alimentando de maneira adequada.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO.
EXPLIQUE ORALMENTE AO SEU PROFESSOR: QUAIS SÃO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ESSES OBJETOS?
DEPOIS, FAÇA UM DESENHO OU, COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA SUA RESPOSTA.
Objeto de conhecimento Características dos materiais
Habilidade (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão identificou características semelhantes entre os objetos das imagens. Possibilidades de respostas corretas: “Os objetos das imagens são macios.”; “Os objetos das imagens são flexíveis” etc.
50%. O aluno identificou os objetos, mas não citou características comuns entre eles de maneira correta.
0%. O aluno não identificou características semelhantes entre os objetos ou não escreveu uma resposta.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que façam uma lista de objetos encontrados em casa ou na escola que sejam feitos de um mesmo material. Em seguida, pode pedir aos alunos que comparem os objetos, indicando semelhanças e diferenças entre eles.
As imagens a seguir mostram dois tipos de nuvem.
Qual é o nome de cada um desses tipos de nuvem?
Objeto de conhecimento Céu e tempo meteorológico
Habilidade Analisar nuvens e reconhecer padrões.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
100%. Acertou essa questão o aluno que respondeu que a primeira nuvem é classificada como cúmulo e a segunda, como cirro.
50%. O aluno identificou corretamente somente um dos tipos.
0%. O aluno não foi capaz de identificar nenhum dos tipos de nuvem apresentados.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar imagens de diferentes tipos de nuvens e propor a organização destas em três grupos: cúmulo, cirro e estrato.
O quadro a seguir representa algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e seus respectivos sintomas.
a) Indique um sintoma que preenche corretamente os espaços indicados por I e II.
b) Qual(is) dessas doenças pode(m) ser transmitidas(s) para o feto durante a gestação?
c) Qual é o método contraceptivo mais efetivo para a prevenção dessas ISTs?
Objeto(s) de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção 100% a) O estudante indicou corretamente um sintoma que preenche os espaços indicados por I e II no quadro, por exemplo, feridas na pele e nas mucosas dos órgãos genitais como sintomas da herpes genital e corrimento amarelo e ardor na uretra ao urinar como sintoma da gonorreia. b) O estudante identificou corretamente que a aids e a sífilis podem ser transmitidas da mãe para o feto durante a gestação. c) O estudante identificou corretamente que a camisinha é o método contraceptivo mais eficiente na prevenção das ISTs. 50% O estudante identificou corretamente a camisinha como método contraceptivo mais eficiente na prevenção das ISTs, mas indicou corretamente apenas um dos sintomas indicados por I e II no quadro e apenas a aids ou a sífilis como infecções que podem ser transmitidas para o feto durante a gestação. 0% O estudante indicou equivocadamente os sintomas indicados por I e II no quadro, não identificou a aids nem a sífilis como infecções que podem ser transmitidas para o feto durante a gestação e não identificou a camisinha como método contraceptivo mais eficiente na prevenção das ISTs.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram este item, provavelmente, estão com dificuldades em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e de prevenção de algumas ISTs. Organize os estudantes em cinco grupos e selecione as cinco ISTs apresentadas: aids, herpes genital, sífilis, gonorreia e condiloma acuminado, distribuindo um desses temas para cada grupo. Solicite aos estudantes que façam uma pesquisa sobre a IST sob responsabilidade de seu grupo, orientando-os para que priorizem algumas informações, tais como agente etiológico (causador), transmissão e formas de contágio, sintomas, prevenção, tratamento (se houver), número de casos no Brasil e no mundo (quando possível) e se há disponibilidade da vacina pelo SUS. Cada grupo deverá debater entre si e produzir campanhas sobre o tema, com materiais para ser distribuídos na escola para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção dessas infecções.
Há aproximadamente 65 milhões de anos, um asteroide gigante caiu na superfície da Terra e ocasionou incêndios de grandes proporções, os quais provocaram o acúmulo de cinzas e poeira na atmosfera. Com isso, a incidência da luz do Sol ficou limitada, a temperatura média do planeta mudou e diversos impactos foram causados à biosfera.
Cite duas consequências desse acontecimento para os seres vivos daquela época.
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais e impactos ambientais
Habilidade (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Tipo de questão Aberta Capítulo 2
Grade de correção 100% O estudante cita corretamente duas consequências da queda do asteroide na Terra, por exemplo, a diminuição na incidência de luz, o que afetou a taxa de fotossíntese e levou à morte de muitos seres fotossintetizantes e dos animais que deles se alimentavam; mudanças climáticas bruscas e consequente extinção de muitas espécies, como os dinossauros, etc. 50% O estudante cita corretamente apenas uma consequência da queda do asteroide para a vida na Terra. 0% O estudante cita equivocadamente consequências da queda do asteroide para a vida na Terra.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente apresentam dificuldades em avaliar como o impacto provocado pela queda do asteroide na superfície da Terra afetou a dinâmica terrestre, gerando alterações climáticas que promoveram a extinção de muitas espécies. Esse acontecimento marcou o final do período Cretáceo, mas não foi o único evento de extinção em massa que aconteceu na Terra. Várias extinções semelhantes ocorreram ao longo da história do planeta, causadas por diferentes fatores, como mudanças no clima e catástrofes naturais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas