Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OBSERVE AS SITUAÇÕES ABAIXO E RESPONDA À QUESTÃO.
COMO AS CRIANÇAS DA IMAGEM ESTÃO CUIDANDO DA SAÚDE?
Estão movimentando o corpo/fazendo atividades físicas, prática saudável para o organismo.
Marque a alternativa que apresenta as palavras na ordem correta para completar o texto sobre o sistema genital feminino.
A partir da puberdade, as meninas começam a liberar __________, processo chamado de ovulação. Se um deles for fecundado por um __________, forma-se uma nova célula, que se desenvolve em __________ e, mais tarde, se torna o feto. Caso não aconteça a fecundação, ocorre a descamação das paredes internas do útero, ou seja, a ___________.
menstruação – espermatozoide – embrião – ovócitos.
ovócitos – espermatozoide – menstruação – embrião.
ovócitos – espermatozoide – embrião – menstruação.
espermatozoide – embrião – ovócito – menstruação.
A importância da boa mastigação
Como vimos, para que seja digerido, o alimento precisa ser transformado em partículas cada vez menores. Para que isso ocorra, ele passa por uma série de transformações ao longo do tubo digestório. A mastigação é a primeira dessas transformações. Ela é importante para triturar o alimento. Nesta atividade, vamos verificar a importância da mastigação para a digestão. Vamos lá?
Material
• Dois copos iguais
• Dois comprimidos efervescentes
• Água
Como fazer
Coloque a mesma medida de água nos dois copos.
• Identifique a alternativa que indica corretamente as partes do encéfalo mostradas na figura, bem como um exemplo de uma função de cada uma dessas partes.
1: cérebro – fala; 2: cerebelo – movimentos; 3: bulbo encefálico – pensamento.
1: cérebro – fala; 2: bulbo encefálico – atos involuntários; 3: cerebelo – movimentos.
1: cérebro – atos involuntários; 2: cerebelo – pensamento; 3: bulbo encefálico – fala.
1: cérebro – fala; 2: cerebelo – equilíbrio; 3: bulbo encefálico – atos involuntários.
Diferencie atos voluntários de atos involuntários.
Os atos que dependem da nossa vontade são chamados de atos voluntários; os atos que o sistema nervoso realiza independentemente da nossa vontade são chamados de atos involuntários.
AS PESSOAS DA IMAGEM ESTÃO APROVEITANDO O DIA PARA BRINCAR NA PISCINA. BRINCAR É UM HÁBITO SAUDÁVEL. QUE OUTROS HÁBITOS QUE FAZEM BEM PARA A SAÚDE VOCÊ CONHECE?
Respostas pessoais. Professor, nesse momento, não se espera que os alunos apresentem respostas conceitualmente corretas para essas perguntas, mas que, ao tentar respondê-las, eles reflitam sobre o tema a ser estudado.
VELHICE (A PARTIR DOS 60 ANOS)
AS PESSOAS QUE ESTÃO NESTA FASE DA VIDA, TAMBÉM DENOMINADA TERCEIRA IDADE, SÃO CHAMADAS DE IDOSAS.
DURANTE A VELHICE, GERALMENTE, O CORPO TORNA-SE MAIS FRÁGIL, MAS IDOSOS QUE CUIDAM DA SAÚDE PODEM TER UMA VIDA BASTANTE SAUDÁVEL E PRODUTIVA.
OS IDOSOS TÊM GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA E MUITOS CONHECIMENTOS. ELES MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO.
CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS:
A) O QUE PODEMOS APRENDER COM OS IDOSOS?
B) QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER COM AS PESSOAS QUE ESTÃO NESSA FASE DA VIDA?
a) Espera-se que os alunos reconheçam que os idosos têm mais experiência de vida e, portanto, podem nos ensinar, por exemplo, a tomar decisões mais corretas, a lidar com as pessoas, a cuidar dos ambientes, etc.
b) Resposta pessoal. Pergunte aos alunos se eles convivem com idosos (avôs, tios, vizinhos, etc.) e como é esse convívio. Dialogue de modo que compreendam a necessidade de respeitar e de ter paciência com os mais velhos (não responder com maus modos, obedecer, não fazer bagunça, ceder lugar em locais de prioridade, entender que alguns idosos não ouvem bem ou são mais lentos e ajudá-los, etc.).
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
CONTORNE DE VERDE AS IMAGENS EM QUE ESTÃO REPRESENTADOS HÁBITOS QUE CONTRIBUEM PARA MANTER NOSSO CORPO LIMPO E BEM CUIDADO.
Professor, converse com os alunos a respeito do significado de higiene. Pergunte se já conhecem esta palavra e explique que ela está relacionada à limpeza e à prevenção de doenças. Antes de iniciar a atividade a seguir, peça aos alunos que deem exemplos de atitudes relacionadas à higiene.
De acordo com esta imagem, você acha que a pele pode transmitir afeto? E o que mais ela pode sentir?
Sim, a pele, por meio do tato, pode transmitir afeto com o toque. Ela também sente dor, calor, frio e vibrações (do ar, por exemplo).
Devemos proteger a pele contra os raios do Sol. Imagine que um amigo seu vá passar um dia na praia. Qual das dicas abaixo você daria a ele para que não prejudicasse a pele? Marque-a com um X.
Ele só precisa beber água, pois a melanina, que dá cor à pele, vai protegê-lo.
Ele não deve nem sair na rua. É melhor ficar somente em casa.
Ele deve evitar se expor ao sol das 11 horas da manhã às 16 horas da tarde; usar protetor solar; usar boné e óculos escuros.
Ele precisa usar boné e óculos escuros e passar bloqueador de raios solares, além de beber bastante refrigerante.
Veja as imagens abaixo.
O que as pessoas estão fazendo?
As pessoas estão praticando esportes. Em A, estão praticando atletismo. Em B, jogando futebol.
Observe a imagem abaixo:
Explique qual é a importância dos pelos para o carneiro quando ele está em locais onde a temperatura é muito baixa.
Os pelos o mantêm aquecido.
Talvez você já tenha lido poemas com formas bem diferentes; poemas que não têm versos escritos em linhas, uma embaixo da outra, como as quadrinhas. E talvez se pergunte o que poemas têm a ver com Ciências. Vamos investigar?
Observe que quase todos os versos do poema terminam com a palavra porque. É possível dizer que no poema há muitas explicações?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que as “explicações” do poema não pretendem explicar algo.
Maíra e Pedro têm 16 anos e são amigos desde os 10 anos de idade. Diante desse fato, compare os dois momentos apresentados a seguir, indicando o que pode ter mudado de uma fase para outra.
Eles estão mais altos.
Cresceram pelos nas pernas e nos braços; começaram a crescer pelos no rosto do rapaz.
Ambos desenvolveram mais músculos, e a garota teve o desenvolvimento das mamas.
• Por que algumas gestações formam dois bebês e outras apenas um?
OUÇA A LEITURA DO POEMA A SEGUIR.
CONVITE
POESIA É BRINCAR COM PALAVRAS COMO SE BRINCA COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO. SÓ QUE BOLA, PAPAGAIO, PIÃO DE TANTO BRINCAR SE GASTAM. AS PALAVRAS NÃO: QUANTO MAIS SE BRINCA COM ELAS MAIS NOVAS FICAM. COMO A ÁGUA DO RIO QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA. COMO CADA DIA QUE É SEMPRE UM NOVO DIA. VAMOS BRINCAR DE POESIA?
JOSÉ PAULO PAES. POEMAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 2000.
O AUTOR DO POEMA ESCOLHEU PARA A SUA OBRA O TÍTULO “CONVITE”. POR QUE VOCÊ ACHA QUE ELE FEZ ISSO?
O autor convida o leitor a brincar com as palavras para escrever uma poesia.
Louis Braille
O método braile é uma forma de escrita e leitura baseada no tato, usada por pessoas que são deficientes visuais. Cada letra, número ou símbolo é representado por um conjunto de até seis pontos em alto-relevo. Mas por que seis pontos? Porque o nosso tato é capaz de perceber até seis pontos simultaneamente por vez.
Esse método foi desenvolvido pelo francês Louis Braille (1809-1852), que ficou cego aos 3 anos de idade em razão de uma infecção. Braille tinha grande facilidade para aprender e foi enviado para a escola. Inconformado por não haver materiais que pudesse utilizar para estudar, ele se esforçou, pesquisou e, aos 15 anos de idade, desenvolveu o método que, com poucas modificações, é usado até os dias de hoje.
Qual é o sentido que pessoas com deficiência visual usam para ler?
O tato.
Como a personagem reagiu à resposta do menino?
A personagem ficou brava com a resposta do menino.
TROCANDO CONHECIMENTOS
CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS TÊM CONHECIMENTOS DIFERENTES.
CERTAMENTE, VOCÊ JÁ APRENDEU ALGO COM PESSOAS MAIS VELHAS, COM PESSOAS MAIS NOVAS E TAMBÉM ENSINOU ALGUMA COISA A ALGUÉM.
OBSERVE
AS CRIANÇAS MOSTRADAS NA IMAGEM A PARECEM ESTAR:
( ) NA MESMA FASE DA VIDA.
( ) EM FASES DIFERENTES DA VIDA.
(X) NA MESMA FASE DA VIDA.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE MANTER O NOSSO CORPO SEMPRE LIMPO?
Professor, incentive os alunos a expor seus conhecimentos prévios sobre o tema, mas sem demandar respostas certas nesse momento. Essas perguntas serão respondidas ao longo das próximas páginas.
MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE MOSTRA A FASE DA VIDA EM QUE COMEÇAMOS A TRABALHAR.
INFÂNCIA.
ADOLESCÊNCIA.
IDADE ADULTA.
VELHICE.
Observe as cenas abaixo. Em seguida, responda às questões.
a) Qual função da pele está sendo representada nas imagens? Registre- -as abaixo.
b) Cite outras funções da pele.
a) As três cenas apresentam situações em que sensações são transmitidas por meio da pele, ou seja, pelo tato. Em A, está representada a percepção da dor, em B, a percepção da temperatura e em C, a percepção da pressão e do afeto.
b) Além do tato, as outras funções da pele são: revestimento, proteção, absorção e eliminação de substâncias.
Escreva abaixo que atividades físicas você pratica para exercitar seus músculos.
Resposta pessoal.
Leia o texto abaixo. Depois responda ao que se pede.
O acrobata
O acrobata desenha com o corpo uma pirueta no céu pula e vira salta e rola dança e gira solto no ar como se fosse um balão.
MURRAY, Roseana. O circo. São Paulo: Nacional, 2005.
a) Sublinhe no poema as palavras que indicam movimentos corporais do acrobata.
b) Que estruturas do corpo trabalham juntas para produzir esses movimentos?
a) pirueta; pula; vira; salta; rola; dança; gira
b) Ossos e músculos.
As micoses são infecções causadas por fungos que podem atingir a pele, os pelos e as unhas. Para evitar as micoses, devemos:
usar remédios diariamente nas unhas e na pele.
manter os dedos e as unhas sempre úmidos e aquecidos.
secar bem os dedos dos pés após o banho e antes de calçar sapatos fechados.
passar esmalte nas unhas e tinta nos cabelos para impedir o crescimento dos fungos.
MIGUEL ENCONTROU TRÊS FOTOGRAFIAS DELE. OBSERVE-AS.
A) NUMERE AS IMAGENS DA MAIS ANTIGA PARA A MAIS RECENTE.
B) QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A FOTOGRAFIA MAIS ANTIGA E A MAIS RECENTE?
a)
b) Resposta pessoal. Respostas possíveis: A altura, o comprimento dos membros, as feições, as roupas, etc.
MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O DESENVOLVIMENTO.
A) OS SERES VIVOS PASSAM POR TRANSFORMAÇÕES, MAS NÃO SE DESENVOLVEM.
B) OS ELEMENTOS QUE NÃO TÊM VIDA SE DESENVOLVEM AO LONGO DO TEMPO.
C) OS ANIMAIS E AS PLANTAS MUDAM CONFORME O TEMPO PASSA.
D) AS CRIANÇAS E OS ADULTOS TÊM, GERALMENTE, A MESMA ALTURA.
C) OS ANIMAIS E AS PLANTAS MUDAM CONFORME O TEMPO PASSA
A digestão é um importante processo que permite ao organismo aproveitar os nutrientes presentes nos alimentos. Sobre a digestão e os nutrientes, marque um X na alternativa correta.
O corpo humano precisa receber nutrientes somente depois de a pessoa ter praticado esportes.
A água é muito importante para o nosso corpo.
A digestão começa no esôfago.
Os dentes trituram o alimento, que se mistura com a saliva. Depois esse alimento transforma-se em suco gástrico.
a) O corpo humano precisa ingerir nutrientes ao longo do dia para manter-se com vida e ativo.
c) A digestão começa na boca, com a mastigação.
d) Após a mastigação, o alimento passa a ser chamado bolo alimentar, e o suco gástrico é uma substância digestiva liberada no estômago.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas