Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Há milhares de anos, os seres humanos já tinham percebido constelações de estrelas no céu noturno, e que elas mudavam de posição com o passar dos meses. A partir da observação do céu à noite, foram criadas as cartas celestes. Observe uma dessas cartas abaixo:
a) Cite uma constelação que pode ser identificada na carta celeste.
b) Dê um exemplo de situação em que esse tipo de recurso pode ser utilizado.
Objeto de conhecimento (BNCC) Constelações e mapas celestes
Habilidade (BNCC) (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100% O aluno conseguiu identificar ao menos uma constelação na carta celeste – Touro, Órion, Perseu e Auriga – e também reconheceu que a carta celeste é um recurso que pode ser utilizado para ajudar as pessoas a se localizar à noite, observando a posição das estrelas no céu.
50% O aluno respondeu corretamente apenas a um dos itens da questão.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.
Um(a) professor(a) entregou para seus estudantes duas lâmpadas incandescentes, fios de cobre e duas pilhas de 1,5 V (volt) cada. Em seguida, solicitou que os estudantes construíssem um circuito elétrico que possibilitasse o funcionamento das duas lâmpadas de modo que se uma queimasse a outra continuasse funcionando.
Qual circuito elétrico foi construído de acordo com a instrução dada pelo(a) professor(a)?
Avits Estúdio Gráfico/Arquivo da editora
Avits Estúdio Gráfico/Arquivo da editora
Avits Estúdio Gráfico/Arquivo da editora
Avits Estúdio Gráfico/Arquivo da editora
Objeto(s) de conhecimento Circuitos elétricos
Habilidade (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativas a O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que, ao queimar uma lâmpada na associação em série, a corrente elétrica é interrompida e todos os outros elementos deixam de funcionar.
b O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que não há fluxo de corrente elétrica no circuito porque os polos negativos das pilhas estão em contato, o que impede o funcionamento das lâmpadas. Além disso, as lâmpadas estão associadas em série, fazendo com que a corrente elétrica seja interrompida caso uma delas queime.
c O estudante compreende que nesse circuito ocorre fluxo de corrente elétrica porque o polo negativo de uma pilha está em contato com o polo positivo da outra pilha. Além disso, as pilhas estão associadas em paralelo e, caso uma delas queime, a corrente elétrica continuará fluindo no outro ramo do circuito.
d O estudante que seleciona essa alternativa não compreende que o circuito não está fechado porque o fio de cobre não está conectado ao polo negativo de uma das pilhas. Isso impede o fluxo de corrente elétrica e o funcionamento das lâmpadas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram ao responder a essa questão não compreendem como construir corretamente circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos. Além disso, não identificam as características de cada tipo de associação. Leve para a sala de aula pilhas, fios e lâmpadas para que os estudantes montem circuitos em série e em paralelo. Peça para eles anotarem as principais diferenças entre os dois tipos, seja em relação ao brilho das lâmpadas ou à corrente que passa em cada fio. Se possível, utilize um multímetro para que os estudantes obtenham medidas da diferença da intensidade de corrente elétrica e da tensão elétrica em diversos ramos do circuito.
Trilobitas são artrópodes do período Paleozoico, que foram descobertos pela ciência por meio de fósseis, como mostra a imagem.
O registro representado na imagem:
é preservado por processos artificiais.
forma-se da erosão das rochas magmáticas.
constitui uma prova de que existiu vida fora da Terra.
é geralmente encontrado em rochas sedimentares.
Objeto(s) de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 8
Justificativas Resposta: D
a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o fóssil é preservado por processos naturais e não por processos artificiais.
b O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que os fósseis geralmente são encontrados em rochas sedimentares e não em rochas magmáticas.
c O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o fóssil comprova a existência de vida no planeta Terra, porém em outras épocas.
d O estudante que seleciona esta alternativa compreende que o processo de fossilização está, geralmente, relacionado às rochas sedimentares.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não entenderam como ocorre o processo de formação do fóssil e o que ele representa. Em sala de aula, reproduza vídeos/animações que expliquem como acontece o processo de fossilização. Caso haja um museu/uma exposição com fósseis no município onde a escola se localiza, planeje uma visita, se possível.
Observe as imagens abaixo e analise a fase de desenvolvimento desses animais.
Que animal mostrado na figura passa por mais mudanças desde que nasce até ficar adulto? Escreva duas transformações que esse animal teve ao longo do seu desenvolvimento.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno identificou que a borboleta sofreu mais alterações do nascimento até a fase adulta em comparação com o cachorro e escreveu duas transformações corretas pelas quais a borboleta passa ao longo do seu desenvolvimento. Uma possibilidade de resposta correta é: “A borboleta passa por mais mudanças do nascimento até a fase adulta. Ela era uma larva, se transforma em casulo e depois torna-se borboleta.”.
50% O aluno identificou corretamente que a borboleta sofreu mais alterações desde seu nascimento até a fase adulta, mas não escreveu as duas alterações sofridas por esse animal ao longo do seu desenvolvimento.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dar exemplos de animais que sofrem muitas transformações do nascimento até a fase adulta e comparar com animais que sofrem poucas alterações, mostrando ilustrações das fases de desenvolvimento desses animais. Sugere-se que o professor use como exemplo o desenvolvimento do ser humano e de animais que podem ser encontrados no entorno da escola. Caso a escola possua algum acervo entomológico, o professor pode mostrar aos alunos como os insetos se desenvolvem do nascimento até a fase adulta.
OBSERVE AS IMAGENS:
USANDO AS PALAVRAS ABAIXO, COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM AS IMAGENS:
MÚSICA DIFERENTES INSTRUMENTO MUSICAL
RAQUEL E RAFAEL TÊM CARACTERÍSTICAS _______________. MAS OS DOIS GOSTAM DE _____________ E TOCAM UM ______________.
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Aberta Unidade 1
Grade de correção
100%. O aluno completou corretamente todas as frases com as palavras do quadro. Resposta correta: “Raquel e Rafael têm características diferentes. Mas os dois gostam de música e tocam um instrumento musical.”.
50%. O aluno não completou corretamente alguma parte das frases ou deixou algum espaço em branco.
0%. O aluno não completou corretamente as frases ou deixou os espaços em branco, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula imagens e vídeos de pessoas diferentes fisicamente realizando diversas atividades em comum para indicar que, independentemente das características físicas, as pessoas podem ter outras semelhanças em comum, como o gosto por algum esporte ou tipo de música e ter os mesmos hobbies. O professor pode, inclusive, exemplificar com imagens de diferentes pessoas famosas, inclusive com deficiência, no esporte, na música, etc.
ANA VIAJOU POR UM MÊS E, DURANTE ESSE TEMPO, SUA PLANTA QUE FICA NO QUARTO NÃO RECEBEU ÁGUA E NÃO RECEBEU LUZ. QUANDO ANA VOLTOU DA VIAGEM, A PLANTA HAVIA MORRIDO. POR QUE ISSO ACONTECEU?
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno relatou corretamente o que aconteceu com a planta na ausência de água e luz. Uma possibilidade de resposta: “A planta secou porque precisa de água e luz para viver.”.
50%. O aluno apresentou apenas um fator (ausência de água ou ausência de luz) para explicar que as folhas da planta secaram. Uma possibilidade de resposta incompleta: “A planta secou porque precisa de água para viver.”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor aos alunos uma atividade na qual uma planta é colocada dentro de uma caixa. O professor pode mostrar, por meio dessa atividade, a importância da luz para o desenvolvimento da planta. Para isso, a caixa deve conter um pequeno buraco e a planta precisa ser regada todos os dias. Os alunos vão poder observar que a planta tende a crescer em direção à luz.
Marcos estava descansando à sombra de uma árvore e, para passar o tempo, fez um desenho da paisagem a sua frente. Horas depois, ele comparou seu desenho com a paisagem e percebeu uma diferença entre eles.
a) Qual a diferença entre o desenho que Marcos fez no início da tarde e a paisagem que ele observou no final da tarde? Explique por que isso acontece.
Objeto de conhecimento (BNCC) Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100% O aluno identificou que houve mudança na posição do Sol que está no desenho, em relação à posição do Sol que está na paisagem ao final da tarde, e justificou que isso ocorre devido ao movimento de rotação da Terra.
50% O aluno identificou que houve mudança na posição do Sol que está no desenho, em relação à posição do Sol que está na paisagem ao final da tarde, mas não justificou sua resposta.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não apresentou resposta correta para o que foi solicitado no enunciado.
Uma livraria recebeu, de um país europeu, uma grande caixa de madeira com livros adquiridos pelo livreiro para serem expostos na bienal de sua cidade. Ao receber a caixa com os produtos que encomendou, o livreiro tentou abri-la, mas a caixa estava fortemente selada e ele não conseguiu fazê-lo utilizando apenas sua força. Ao consultar um livro sobre o estudo de máquinas simples, deparou-se com a descrição de alavancas interfixas, roldanas e parafusos, e percebeu que poderia utilizar uma dessas ferramentas para abrir a caixa. Nas figuras a seguir temos exemplos dessas máquinas simples.
a) Indique qual desses tipos de máquina simples é o mais adequado para ajudar o livreiro.
b) Explique por que o livreiro conseguirá abrir a caixa utilizando esse tipo de máquina simples.
Objeto(s) de conhecimento Máquinas simples
Habilidade (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 8
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que as alavancas interfixas (pé de cabra) são o tipo de máquina simples mais adequado para abrir a caixa de madeira. b) O estudante explica corretamente que o livreiro conseguirá abrir a caixa, pois alavancas interfixas ampliam forças, fazendo com que a força de resistência aplicada sobre o objeto seja maior que a força de ação aplicada sobre a alavanca. 50% O estudante identifica que as alavancas interfixas são o tipo de máquina simples mais adequado para abrir a caixa de madeira, entretanto, não explica que o livreiro conseguirá abrir a caixa porque alavancas interfixas ampliam forças. 0% O estudante não identifica que as alavancas interfixas são o tipo de máquina simples mais adequado para abrir a caixa nem explica que o livreiro conseguirá abrir a caixa porque alavancas interfixas ampliam forças.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em identificar o tipo de máquina simples mais adequado para tarefas cotidianas, baseado no mecanismo de funcionamento de cada uma delas. Proponha uma atividade em laboratório na qual eles devem comparar duas situações: na primeira, suspenderão um objeto, como um pacote de açúcar de 2 kg, sem utilizar nenhuma máquina simples, e, na segunda, devem fazê-lo utilizando diferentes máquinas simples, como alavancas, roldanas e planos inclinados. Ao término da atividade, proponha que elaborem um relatório com uma descrição das atividades desempenhadas e das conclusões obtidas sobre a utilização de cada uma das máquinas mencionadas, no que diz respeito ao esforço empregado na suspensão do objeto.
Um dos avanços tecnológicos dos últimos tempos diz respeito a bateria e pilha recarregáveis. Além da economia, outro fator importante é a redução do descarte desses materiais, o que contribui para a preservação do meio ambiente. A pilha recarregável é um dispositivo presente em nosso cotidiano que alterna ciclos de carga e descarga. Durante a descarga desse tipo de pilha, a energia elétrica é produzida e cedida a outros equipamentos. Já no processo de carga, a energia elétrica de uma fonte externa é convertida em energia química.
a) Em qual dos processos desse equipamento pode-se considerá-lo como receptor? Justifique sua resposta.
b) Entre os principais grupos de equipamentos elétricos, em qual classificação esse equipamento se enquadra melhor durante o processo de descarga? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Fontes e tipos de energia Transformação de energia
Habilidade (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que a pilha recarregável pode ser classificada como receptor no processo de carga, pois converte energia elétrica principalmente em energia química. b) O estudante classifica corretamente a pilha recarregável como um gerador durante o processo de descarga, pois produz energia elétrica a partir de energia química.
50% O estudante apenas identifica que a pilha recarregável pode ser classificada como receptor no processo de carga, ou apenas responde corretamente que, durante o processo de descarga, a pilha recarregável pode ser classificada como gerador, pois produz energia elétrica a partir de energia química.
0% O estudante não identifica que a pilha recarregável pode ser classificada como receptor no processo de carga e não identifica que, durante o processo de descarga, esse equipamento pode ser classificado como gerador.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtiveram êxito nesse item provavelmente estão com dificuldades em associar as transformações de energia à classificação dos equipamentos elétricos. Recorte de panfletos ou revistas imagens de diferentes equipamentos elétricos e leve-as para a sala de aula. Peça que os estudantes se organizem em grupos de quatro integrantes e entregue algumas imagens para cada grupo. Em seguida, solicite a eles que identifiquem as transformações de energia mais importantes nesses equipamentos e os classifiquem de acordo com os grupos de equipamentos elétricos.
A que grupo pertencem os seres vivos mostrados na imagem baixo? Qual a importância deles nas cadeias alimentares?
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta, identificando os fungos e seu papel como decompositores na cadeia alimentar, além de explicar sua importância na ciclagem da matéria. Exemplo de resposta correta: “Os seres vivos da foto são os fungos. Nas cadeias alimentares, eles atuam como decompositores, que se alimentam de restos e de seres que morreram e liberam nutrientes no ambiente, (que podem ser absorvidos novamente pelos produtores.)”. Professor, mesmo que a parte da resposta entre parênteses não for escrita, considerar correta a resposta.
50% O aluno escreveu uma resposta incompleta. Exemplo de resposta: “Os organismos representados na foto são os fungos.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode explicar aos alunos que toda matéria orgânica é decomposta após a morte do ser vivo e que essa decomposição pode ser rápida ou pode levar muitos anos. Pedir aos alunos que pesquisem sobre a formação do petróleo, ressaltando que busquem principalmente o tempo que leva para que a matéria decomposta se transforme no que usamos hoje em dia como combustível.
OBSERVE A IMAGEM DE UMA PLANTA.
A) QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DA LUZ PARA ESSE SER VIVO?
B) ALÉM DA ÁGUA E DA LUZ, O QUE MAIS É IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DA PLANTA?
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno relatou corretamente a importância da luz e da água para a sobrevivência da planta, bem como da necessidade do ar para a produção de seu alimento. Uma possibilidade de resposta: a) “A planta precisa de água e luz para produzir seu alimento.”. E b) “O ar.”.
50%. O aluno escreveu corretamente apenas uma das questões.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de plantas bem cuidadas e saudáveis e depois imagens de plantas murchas e sem vida. À medida que for apresentando as imagens, sugere-se que o professor instigue os alunos com perguntas como: “O que vocês acham que aconteceu com as plantas para ficarem murchas? Por quê?”, para que eles possam entender o que acontece com as plantas na ausência de água e luz.
Qual dos tipos de postes mostrados nas fotografias é melhor para evitar a poluição luminosa? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (BNCC) (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Aberta Capítulo 1
Grade de correção
100% O aluno identificou que o poste da fotografia 1 é o melhor para evitar a poluição luminosa, justificando a reposta com a existência do chapéu ou do material translúcido que cobre a lâmpada.
50% O aluno identificou que o poste da fotografia 1 é o melhor para evitar a poluição luminosa, mas não explicou o motivo.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta sobre o que foi solicitado no enunciado ou, se escreveu, identificou incorretamente a fotografia que identifica o poste que melhor evita a poluição luminosa.
Para combater o desconforto estomacal causado pela acidez excessiva, costuma-se utilizar o leite de magnésia, o qual é composto por uma mistura de água e hidróxido de magnésio, formando um líquido branco e espesso. No estômago, o hidróxido de magnésio [Mg(OH)2] neutraliza o ácido clorídrico (HCℓ) presente no suco gástrico, resultando em alívio do desconforto. A reação química e a proporção entre as massas de HCℓ e Mg(OH)2 são apresentadas a seguir.
Reação química: 2 HCℓ + Mg(OH)2⟶MgCℓ2 + 2 H2O
Proporção entre as massas de HCℓ e Mg(OH)2: 73:58, isto é, 73 partes de ácido clorídrico para 58 partes de hidróxido de magnésio
Tendo em vista a lei de Proust, calcule a massa (em gramas) de ácido clorídrico que reage com 232 gramas de Mg(OH)2.
Objeto(s) de conhecimento Aspectos quantitativos das transformações químicas
Habilidade (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção 100% O estudante compreende a lei de Proust (lei das proporções constantes), que postula que “as substâncias que se combinam para formar um composto sempre o fazem em uma relação de massas fixas, constantes e invariáveis” e calcula corretamente a massa de ácido clorídrico, conforme a regra de 3 simples, descrita a seguir. 36 g HCℓ — 84 g NaHCO3 x — 245 g NaHCO3
84 x = 36 × 245 x = 105 g de HCℓ
50% O estudante demonstra conhecer a lei de Proust e monta a regra de 3 simples corretamente, porém, comete algum erro de cálculo ao resolvê-la. 0% O estudante não compreende a lei de Proust e calcula a massa de ácido clorídrico de maneira equivocada.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em compreender as proporções entre as massas das substâncias envolvidas em uma reação química. Apresente aos estudantes uma receita de, por exemplo, um bolo com rendimento de 1 kg e proponha que, em grupos de quatro participantes, eles apresentem variações da receita para rendimentos de 0,5 kg, 2 kg, 3 kg, etc. É importante que as quantidades dos ingredientes da receita sejam fornecidas em unidade de massa (gramas). Após a apresentação, discuta com os estudantes a relação entre a proporcionalidade entre as quantidades de ingredientes em uma receita culinária e a proporcionalidade entre as massas das substâncias envolvidas em uma reação química.
Quando uma pessoa está febril, existem diferentes maneiras de avaliar a temperatura dela, como exemplificado no quadro a seguir.
Quadro elaborado para fins didáticos.
a) Indique qual dos dois métodos do quadro fornece informações mais confiáveis.
b) Com base nos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica, explique por que o outro método não fornece informações tão confiáveis.
Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante identifica a utilização do termômetro como o método que fornece informações mais confiáveis. b) O estudante explica, corretamente, que o método 1 não fornece informações tão precisas, uma vez que o tato nos proporciona apenas uma sensação térmica, que varia de uma pessoa para outra e depende também de outros fatores, não sendo possível obter um resultado preciso acerca da temperatura. 50% O estudante identifica a utilização do termômetro como o método que produz resultados mais precisos, mas explica, equivocadamente, porque o método 1 não fornece informações tão confiáveis. 0% O estudante não identifica o método 2 como o que produz resultados mais confiáveis e explica, equivocadamente, porque o método 1 não fornece informações tão precisas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em diferenciar os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica. Proponha uma atividade na qual eles tentem adivinhar a temperatura de um corpo pela sensação térmica e depois comparem a temperatura, do mesmo corpo, medida com dois termômetros diferentes, concluindo, assim, que a sensação térmica produz palpites diferentes, mas os termômetros indicam o mesmo resultado. Em seguida, peça aos estudantes, individualmente, que escrevam um parágrafo explicando as diferenças obtidas, utilizando os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica.
Uma das formas de aproveitarmos o lixo orgânico que produzimos em nossas casas é descartando-o em composteiras, pois nelas o lixo orgânico passará por processos que favorecem a produção do adubo.
Quais os dois grupos de seres vivos importantes para esse processo? O que eles fazem com o lixo orgânico?
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta. Exemplo de resposta correta: “Os dois grupos são: bactérias e fungos. Esses organismos fazem a decomposição do lixo orgânico transformando-o em adubo.”.
50% O aluno respondeu somente parte da resposta. Exemplo de resposta: “Os dois grupos são: bactérias e fungos.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode chamar a atenção dos alunos para o fato de que quase todos os tipos de lixo sofrerão decomposição eventualmente, mas que esse processo para o metal, o vidro e o plástico pode demorar milhares de anos. Pode-se propor uma campanha de coleta seletiva na escola ou na comunidade, comandada pelos alunos, na qual eles podem produzir cartazes nos quais explicam o tempo de decomposição de cada tipo de material.
PINTE OS OBJETOS QUE DEVEMOS USAR PARA MANTER NOSSA HIGIENE BUCAL.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100%. O aluno identifica e pinta corretamente todos os objetos usados na higiene bucal: a escova de dentes, a pasta de dentes e o fio dental.
50%. O aluno identifica e pinta corretamente um ou dois objetos usados na higiene bucal: a escova de dentes, a pasta de dentes e o fio dental.
0%. O aluno não identifica e não pinta nenhum objeto usado na higiene bucal: a escova de dentes, a pasta de dentes e o fio dental.
Durante uma aula de Ciências, uma turma debatia fenômenos naturais, como tsunamis, vulcões e terremotos. Algumas das afirmações dos estudantes são descritas a seguir.
Estudante 1: No Brasil, embora não sejam frequentes, ocorrem tremores de baixa intensidade, porém muitos não são registrados ou nem mesmo são perceptíveis. Isso acontece por causa do posicionamento do Brasil na região central na placa Sul-americana.
Estudante 2: Os tsunamis podem ser causados tanto por terremotos como por erupções vulcânicas que ocorrem em alto-mar, formando ondas gigantes, as quais alcançam a região costeira.
Estudante 3: Terremotos, vulcões e tsunamis são fenômenos pouco frequentes no Brasil, devido à grande extensão territorial do país, o que lhe confere maior estabilidade.
Estudante 4: Vulcões são mais frequentes em regiões centrais das placas tectônicas, uma vez que nesses locais existem falhas por onde o magma pode deixar o manto da Terra, alcançando a superfície.
Formularam afirmações corretas apenas os estudantes:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
Objeto(s) de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)
Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 7
Justificativa Resposta: A
a. O estudante que seleciona esta opção compreende que as afirmações dos estudantes 1 e 2 estão corretas e que as afirmações dos estudantes 3 e 4 estão incorretas, pois a rara ocorrência de terremotos, vulcões e tsunamis no Brasil se deve à localização do país no centro de uma placa tectônica, e não à sua extensão. Além disso, vulcões são mais frequentes nas regiões limítrofes entre as placas tectônicas, e não nas regiões centrais.
b. O estudante que seleciona esta opção não compreende que a afirmação do estudante 3 está incorreta, uma vez que a rara ocorrência de terremotos, vulcões e tsunamis no Brasil se deve à localização do país no centro de uma placa tectônica, e não à sua extensão.
c. O estudante que seleciona esta opção não compreende que as afirmações dos estudantes 3 e 4 estão incorretas, pois a rara ocorrência de terremotos, vulcões e tsunamis no Brasil se deve à localização do país no centro de uma placa tectônica, e não à sua extensão. Além disso, vulcões são mais frequentes nas regiões limítrofes entre as placas tectônicas, e não nas regiões centrais.
d. O estudante que seleciona esta opção não compreende que a afirmação do estudante 4 está incorreta, visto que os vulcões são mais frequentes nas regiões limítrofes entre as placas tectônicas, e não nas regiões centrais.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que respondem de maneira equivocada não compreendem a ocorrência de fenômenos naturais como terremotos, vulcões e tsunamis nem sabem justificar a rara ocorrência deles no Brasil. Organize-os em grupos e solicite que pesquisem um país ou uma região onde vulcões, terremotos e tsunamis são mais frequentes. Proponha que organizem uma apresentação curta, com cerca de cinco minutos de duração, utilizando um mapa múndi para localizar a região e citando quais fenômenos costumam ocorrer ali e com que frequência. Além disso, oriente-os a relacionar a localização no mapa com a presença das placas tectônicas. Solicite que cada grupo exponha seu trabalho e, ao final, esclareça eventuais dúvidas.
No Sistema Solar, há uma região chamada zona habitável, onde está inserido o planeta Terra. Essa região possui condições adequadas à vida. Assinale a alternativa correta sobre essas condições.
Grande quantidade de gás enxofre na atmosfera, que é favorável à vida.
Somente planetas gasosos estão dentro da zona habitável.
A zona habitável apresenta temperatura adequada para que se encontre água na forma líquida.
O gás oxigênio não é encontrado na zona habitável.
Objeto(s) de conhecimento Vida humana fora da Terra
Habilidade (EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativas Resposta C
a O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o gás enxofre não é favorável à vida como a conhecemos. b O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que na zona habitável se encontram os planetas terrosos e não gasosos. c O estudante compreende que a zona habitável é definida como uma região onde a radiação recebida permite temperaturas suficientes para manter a água em estado líquido. d O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que o gás oxigênio está presente na zona habitável e é necessário à vida como a conhecemos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente estão com dificuldade em compreender a definição de zona habitável e quais são as condições para a existência de vida como a conhecemos. Para auxiliar no desenvolvimento da habilidade, organize a turma em grupos de seis estudantes e solicite que imaginem que fosse possível viver no espaço dentro de um planeta artificial criado pelo ser humano. Peça que discutam entre si e elaborem uma lista de, no mínimo, seis condições que precisam ser incluídas no projeto de criação desse planeta para que as pessoas possam sobreviver nele, justificando o porquê de cada item. Por fim, solicite que cada grupo leia em voz alta a lista que criou e esclareça as dúvidas.
Organize os seres vivos do quadro abaixo na representação do fluxo de energia em uma cadeia alimentar. Lembre que as setas azuis mostram o caminho do alimento, de um ser vivo para o outro.
Objeto de conhecimento (BNCC) Cadeias alimentares simples
Habilidade (BNCC) (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Tipo de questão Aberta
Unidade 1
Grade de correção
100% O aluno escreveu a resposta completa e correta: “Capim, girafa, tigre, bactéria.”.
50% O aluno colocou apenas dois seres vivos na posição correta.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que criem suas próprias representações de fluxos de energia em cadeias alimentares. As ideias para os animais a serem usados nessa cadeia podem vir de livros, revistas, filmes ou podem ser sugeridas pelo professor.
Observe as imagens a seguir.
Os alimentos fornecem energia e nutrientes importantes para o nosso crescimento e saúde. Dependendo da sua função principal no organismo, os alimentos são classificados em energéticos, construtores ou reguladores.
Qual é a classificação de cada um dos alimentos mostrados nas imagens?
Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Tipo de questão Aberta
Unidade 1
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão classificou corretamente os alimentos. Exemplo de resposta correta: “A carne e o ovo são alimentos preferencialmente construtores, o pão é preferencialmente energético e as frutas e o brócolis são preferencialmente reguladores.”.
50% O aluno classificou corretamente apenas três ou quatro alimentos.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar à sala de aula imagens de vários alimentos diferentes e pedir aos alunos, em grupos, que os classifiquem em energéticos, construtores ou reguladores.
OBSERVE LUÍSA E SEU QUARTO.
PINTE DE VERMELHO O QUE ESTÁ PRÓXIMO AO BRAÇO DIREITO DE LUÍSA E DE AZUL O QUE ESTÁ PRÓXIMO AO BRAÇO ESQUERDO DELA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100%. O aluno identifica corretamente os dois elementos próximos às partes do corpo mencionadas e consegue colorir com as cores corretas, ou seja, a bola de vôlei próxima ao braço direto da garota e o computador próximo ao braço esquerdo, a bola de vermelho e o computador de azul.
50%. O aluno identifica corretamente um dos elementos próximo às partes do corpo mencionadas e consegue colorir com a cor correta.
0%. O aluno não consegue identificar nenhum elemento próximo às partes do corpo mencionadas e não consegue colorir com as cores corretas.
Giovana estava com diarreia por causa de uma infecção gastrointestinal. Para combater a desidratação, o pai da menina preparou um soro caseiro, misturando, em um recipiente, uma colher grande de açúcar e uma colher pequena de sal a 1 litro de água, obtendo assim uma mistura que foi colocada num copo de vidro, como o da imagem a seguir.
a) A mistura obtida pelo pai de Giovana é homogênea ou heterogênea?
b) Cite duas propriedades da matéria que podem ser usadas para diferenciar as substâncias usadas nessa mistura?
Objeto(s) de conhecimento Misturas homogêneas e heterogêneas
Habilidade (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que se trata de uma mistura homogênea. b) O estudante cita corretamente que o açúcar, o sal e a água podem ser diferenciados por meio de propriedades específicas, como as propriedades organolépticas, no caso, pelo odor e o sabor. 50% O estudante responde corretamente que se trata de uma mistura homogênea, mas cita equivocadamente as propriedades que permitem diferenciar as substâncias utilizadas no soro caseiro; ou vice-versa. 0% O estudante não consegue identificar corretamente que se trata de uma mistura homogênea nem cita corretamente as propriedades específicas da matéria que diferenciam as duas substâncias.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente estão com dificuldade em entender o que são substâncias e misturas e o que são propriedades gerais e específicas da matéria. Leve para a sala de aula substâncias como sal, açúcar, areia e água. Divida a turma em grupos e peça a cada grupo que faça uma mistura diferente. Após cada grupo preparar a respectiva mistura, peça que todos classifiquem as misturas obtidas e indiquem quais propriedades da matéria possibilitam diferenciar os materiais utilizados, e pergunte se existe alguma propriedade comum entre esses materiais.
A naftalina é uma substância utilizada em ambientes domésticos para repelir baratas e traças, com o objetivo de proteger, principalmente, tecidos e papéis. Nas condições ambientes (temperatura de 25 °C e pressão de 1 atm), ela se encontra no estado sólido, sendo comercializada na forma de pequenas esferas brancas. Quando depositada em gavetas ou compartimentos, a naftalina sofre mudança de estado físico, o que provoca a liberação de gases com odor que espanta os insetos.
a) Qual o nome dado à transformação física observada nesse caso?
b) Do ponto de vista submicroscópico, descreva os estados físicos inicial e final dessa substância.
Objeto(s) de conhecimento Estrutura da matéria
Habilidade (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que o nome da transformação do estado sólido diretamente para o estado de vapor é a sublimação. b) O estudante descreve corretamente os estados sólido e de vapor (estados inicial e final da naftalina, respectivamente) sob o ponto de vista submicroscópico: no estado sólido as moléculas estão próximas umas das outras e apresentam baixas energias de vibração, formando uma estrutura compacta e que ocupa um volume reduzido em comparação aos volumes de líquidos e vapores. Já no estado de vapor, as moléculas têm energia elevada e movimentam-se aleatoriamente, voltando a se aproximar umas das outras periodicamente, de modo que o volume ocupado é o volume total do ambiente onde o vapor se encontra. 50% O estudante apenas identifica o nome da transformação observada para a naftalina ou apenas descreve os estados sólidos e de vapor do ponto de vista submicroscópico. 0% O estudante identifica, equivocadamente, o nome da transformação observada para a naftalina e não descreve os estados sólido e de vapor do ponto de vista submicroscópico de maneira adequada.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em identificar os nomes das mudanças de estado físico e descrever os estados físicos do ponto de vista submicroscópico. Solicite aos estudantes que, individualmente, citem um exemplo de cada uma das mudanças de estado físico (fusão, vaporização, condensação ou liquefação, solidificação e sublimação) e expliquem o que ocorre em cada uma das transformações, do ponto de vista submicroscópico.
Analise a imagem abaixo.
Escreva duas transformações que ocorrem com o animal mostrado na imagem, do nascimento até a fase adulta.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu corretamente duas transformações sofridas pelo sapo, do seu nascimento até a fase adulta. Uma possibilidade de resposta correta é: “Do ovo do sapo sai uma larva chamada girino, que se parece com um peixe. Com o passar do tempo, sua cauda diminui e as patas se desenvolvem dando origem ao sapo adulto.”.
50% O aluno escreveu apenas uma transformação sofrida pelo sapo do seu nascimento até a fase adulta. Por exemplo: “Do ovo do sapo sai uma larva chamada girino, que se parece com um peixe.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos pesquisem e desenhem no caderno as fases de desenvolvimento de diferentes animais.
Para uma vida saudável precisamos ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Carlos e Ana, conversando sobre isso, ficaram na dúvida sobre quais tipos de alimentos e de atividades físicas poderiam fazer parte de uma rotina saudável.
a) Cite exemplos de dois alimentos nutritivos e de dois alimentos pouco nutritivos para esclarecer as dúvidas de Carlos e Ana.
b) Cite dois tipos de atividades físicas que eles poderiam praticar para ter uma vida mais saudável.
Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 1
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão respondeu corretamente aos itens. Exemplo de resposta correta: a) “Alimentos nutritivos: frutas, verduras frescas, alimentos integrais, sementes, carnes de vários tipos, sucos naturais, etc.; alimentos pouco nutritivos: biscoito recheado, chocolate, balas, salgadinhos, refrigerante, etc.” (outras respostas são possíveis); b) “Eles poderiam praticar: natação, vôlei, futebol, balé, caminhada, etc.” (outras respostas são possíveis).
50% O aluno respondeu a apenas um dos itens corretamente.
0% O aluno não soube citar exemplos de alimentos nutritivos e pouco nutritivos, nem exemplos de atividades físicas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que analisem o próprio hábito alimentar e de exercícios e que sugiram estratégias simples para melhorar esses hábitos (por exemplo, incluir mais frutas na dieta, comer fruta como sobremesa, ir para a escola a pé, se possível, etc.).
A ORELHA DA IMAGEM TEM A PARTE DE BAIXO SOLTA.
A) A SUA ORELHA É IGUAL OU DIFERENTE DA ORELHA DA IMAGEM? PREENCHA A FRASE A SEGUIR COM SUA A RESPOSTA:
MINHA ORELHA É ______________.
B) TODAS AS PESSOAS TÊM A ORELHA COM A PARTE DE BAIXO SOLTA COMO A DA IMAGEM?
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Aberta Unidade 1
Grade de correção
100%. O aluno preencheu corretamente a frase com a forma da sua orelha e respondeu corretamente que nem todas as pessoas têm a orelha com a parte de baixo solta como a da imagem. Algumas possibilidades de respostas: a) A resposta irá variar de acordo com a característica do aluno. b) “Não, existem pessoas com a parte de baixo da orelha presa.”.
50%. O aluno não respondeu um dos itens ou respondeu corretamente apenas um.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para que formem duplas, fechem os olhos, toquem na orelha do colega e descrevam como eles acreditam que a orelha do colega é. Em seguida, os alunos devem abrir os olhos e confirmarem se suas suposições estavam corretas e fazer desenho da orelha observada e o nome do aluno a quem ela pertence. Ao final da atividade, o professor pode construir um mural com os alunos para expor os desenhos das orelhas na sala de aula.
Após receber uma conta de luz com valor mais alto que o esperado, a família, em comum acordo, decidiu reduzir o consumo de energia elétrica. No mês anterior, um dos filhos havia realizado um trabalho escolar no qual registrou a potência e o tempo de uso dos equipamentos elétricos mais utilizados na casa. Suas anotações podem ser vistas na tabela a seguir.
Além disso, o filho aprendeu na escola que a quantidade de energia consumida por um equipamento elétrico pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
E = P X Δt
em que E é a energia consumida, P a potência e Δt o intervalo de tempo de utilização do equipamento.
a) Com base nos dados registrados, calcule o consumo de cada um dos aparelhos listados no período de 30 dias.
b) Considere uma redução de 10% no intervalo de tempo de uso dos equipamentos listados. Qual é o aparelho que mais pouparia energia com essa medida em um período de 30 dias? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Transformação de energia Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante obtém corretamente o consumo energético associado a cada equipamento no período de 30 dias: - Chuveiro: 5,50 kW x 30 h = 165 kWh - Televisão: 0,09 kW x 120 h = 10,8 kWh - Computador: 0,3 kW x 100 h = 30 kWh b) O estudante calcula corretamente que, considerando os aparelhos listados, a redução de 10% no intervalo de tempo de uso do chuveiro resultaria na maior economia de energia elétrica (16,5 kWh, em relação a 1,08 kWh da televisão e 3 kWh do computador).
50% O estudante obtém corretamente o consumo energético correspondente aos aparelhos listados, mas não consegue identificar que uma redução de 10% no intervalo de tempo de uso do chuveiro elétrico representa a maior economia no consumo de energia elétrica no período de 30 dias.
0% O estudante não consegue obter o consumo energético associado aos aparelhos listados no período de 30 dias e identifica equivocadamente o equipamento que ocasionaria a maior economia de energia com a redução de 10% no intervalo de tempo de uso em um período de 30 dias.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que responderam esse item de maneira incorreta provavelmente apresentam dificuldades em calcular o consumo de energia elétrica de equipamentos elétricos a partir de dados como potência e intervalo de tempo de uso. Além disso, é possível que alguns estudantes tenham dificuldades em desenvolver os cálculos. Solicite aos estudantes que elaborem uma lista com pelo menos cinco equipamentos elétricos utilizados em seu cotidiano, colocando-a em ordem do aparelho que consome mais energia elétrica ao que consome menos, considerando um período de 30 dias. Em seguida, proponha a eles que pesquisem a potência dos equipamentos listados, estimem o intervalo de tempo no qual são utilizados em um período de 30 dias e calculem o consumo energético de cada um. Por fim, os estudantes devem comparar a lista de consumo dos equipamentos com a lista baseada nas suas hipóteses iniciais.
Observe a imagem a seguir e responda ao que se pede.
a) A imagem mostra uma mistura homogênea ou heterogênea?
b) Supondo que uma pessoa obtenha uma amostra semelhante à da imagem, que método de separação de misturas pode ser utilizado para se obter somente areia?
Objeto(s) de conhecimento Separação de materiais
Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Tipo de questão Aberta Capítulo 10
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que a mistura recebida é heterogênea. b) O estudante identifica corretamente que o método mais adequado para a separação das pedras da areia é a peneiração, uma vez que os tamanhos dos materiais são diferentes. 50% O estudante responde corretamente que a mistura da imagem é heterogênea, mas não consegue identificar que a peneiração é o método de separação de misturas mais adequado para este caso. 0% O estudante classifica equivocadamente a mistura da figura como homogênea e não consegue identificar a peneiração como método de separação de misturas mais adequado.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não sabem identificar misturas homogêneas, misturas heterogêneas e quais métodos de separação de misturas são adequados para cada tipo de situação. Leve para a sala de aula diferentes tipos de mistura (água e sal, água e óleo, areia e pedras, água e areia, etc.) e divida a turma em grupos para que troquem experiências e conhecimentos. Peça a eles que identifiquem o tipo de mistura – se homogênea ou heterogênea – e indiquem os métodos mais adequados para a separação de cada um dos sistemaslevados por você. Se houver disponibilidade na escola, solicite que utilizem os métodos discutidos para fazer a separação de cada uma das misturas.
Observe a imagem.
Escreva duas transformações pelas quais o animal da imagem irá passar ao sair do ovo até chegar à fase adulta.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu duas transformações corretas pelas quais a ave mostrada na imagem irá passar até se tornar um animal adulto. Uma possibilidade de resposta correta: “Os filhotes saem dos ovos, crescem, desenvolvem diferentes tipos de penas e aprendem a voar.”.
50% O aluno escreveu apenas uma transformação pela qual a ave mostrada na imagem irá passar até se tornar um animal adulto. Por exemplo: “Os filhotes irão crescer.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir que os alunos observem os pássaros da região e tentem descobrir algum ninho para observarem os ovos, os filhotes e os cuidados dos pais com os filhotes.
OBSERVE A IMAGEM DOS IRMÃOS PEDRO E CARLOS:
USANDO AS PALAVRAS ABAIXO, COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM A IMAGEM:
SEMELHANTES DIFERENTES
PEDRO E CARLOS SÃO IRMÃOS E TÊM MUITAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS __________________.
MAS AS IMPRESSÕES DIGITAIS DE PEDRO E CARLOS SÃO ____________________.
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Aberta Unidade 1
Grade de correção
100%. O aluno completou corretamente todas as frases com as palavras do quadro. Resposta correta: “Pedro e Carlos são irmão e têm muitas características físicas semelhantes. Mas as impressões digitais de Pedro e Carlos são diferentes.”.
50%. O aluno não completou corretamente alguma parte das frases ou deixou algum espaço em branco.
0%. O aluno não completou nenhuma das frases ou não completou corretamente nenhuma delas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor uma atividade em que os alunos utilizem tinta guache para registrar o os contornos de sua mão em um papel para que depois todos possam comparar as impressões da palma da mão de cada um.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas