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A alimentação diária de uma pessoa inclui, em sua maior parte, alimentos gordurosos e industrializados, poucas frutas e verduras. Essa pessoa não pratica nenhuma atividade física e passa boa parte do dia sentada utilizando o computador.
a) Quais mudanças alimentares essa pessoa pode fazer para que tenha hábitos mais saudáveis?
b) Além de fazer mudanças na alimentação, o que mais essa pessoa pode fazer para ficar saudável?
Objeto de conhecimento (BNCC) Hábitos alimentares
Habilidade (BNCC) (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 1
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão respondeu corretamente aos itens. Exemplo de resposta correta: a) “Para ter hábitos mais saudáveis a pessoa deve diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados e aumentar o consumo de frutas e verduras.”; b) “A pessoa deve fazer atividades físicas, como caminhar, andar de bicicleta, skate ou patins, jogar futebol, etc.”.
50% O aluno respondeu corretamente a apenas um dos itens. Exemplo de resposta: a) “Para ter hábitos mais saudáveis a pessoa deve diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados e aumentar o consumo de frutas e verduras.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem outras doenças relacionadas à má alimentação e sugiram estratégias para prevenir essas doenças (exemplos: hipertensão arterial, diabetes, desnutrição, anemia, etc.). É também possível pedir sugestões de alimentos saudáveis.
COMPLETE A CRUZADINHA COM O MATERIAL QUE COMPÕE CADA OBJETO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar os materiais de todos os objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.
80%. O aluno consegue identificar os materiais de três objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; ou tábua – madeira.
50%. O aluno consegue identificar os materiais de dois objetos: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.
0%. O aluno não consegue identificar o material de nenhum objeto: copo – vidro; prego – metal; garrafa – plástico; tábua – madeira.
Um experimento que permite demonstrar a composição da luz é o disco de Newton. Nele, um disco de cartolina branca é colado sobre um disco de papelão de mesmo tamanho (diâmetro). No círculo branco devem ser desenhadas “fatias” iguais, como em uma pizza, as quais devem ser coloridas com as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Em seguida, o disco é fixado em um suporte de madeira (um lápis, por exemplo) pelo centro, com o auxílio de uma tachinha. Feito isso, o disco é girado algumas vezes para adquirir velocidade, como se faz com um pião. Dependendo da luz do ambiente e da quantidade e tipos de cores que o disco foi colorido, o resultado visual será diferente.
a) Explique o que ocorrerá no disco se ele for colocado para girar em um ambiente com luz branca.
b) Quais cores serão observadas caso o disco parado seja iluminado com uma luz verde?
Objeto(s) de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que, ao girar um disco de Newton, cujas “fatias” foram coloridas com todas as cores do arco-íris, haverá uma combinação dos diferentes comprimentos de onda das luzes refletidas pelo disco, tornando visível apenas a cor branca. Também compreende que, se o ambiente tem luz branca, apenas a cor branca será visível no disco de Newton em movimento, já que ele refletirá ondas em todos os comprimentos de onda da luz incidente. b) O estudante indica corretamente que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde, uma vez que a parte verde do disco refletiria a luz verde e as outras partes absorveriam essa luz, não refletindo nenhuma luz, ou seja, exibindo a cor preta. 50% O estudante apenas explica que, ao girar um disco de Newton cujas “fatias” são coloridas com todas as cores do arco-íris, haverá uma combinação dos diferentes comprimentos de onda refletidos pelo disco, tornando visível apenas a cor branca, ou apenas indica que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde. 0% O estudante explica, equivocadamente, o que ocorre ao girar um disco de Newton cujas “fatias” são coloridas com todas as cores do arco-íris e não indica que as cores verde e preta seriam visualizadas caso o disco parado fosse iluminado com uma luz verde.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item, provavelmente, estão com dificuldade em compreender que a luz branca pode ser obtida pela mistura de todas as luzes, um espectro como o formado pelas cores do arco-íris, e que a cor de um objeto depende da luz que o ilumina. Leve para a sala de aula um disco de Newton, uma lanterna e papel celofane de cores diferentes. Coloque o papel celofane na saída de luz da lanterna, para que a luz fique com a cor do papel, e ilumine o disco. Solicite aos estudantes que observem as cores em cada situação e expliquem o motivo desse fato. Caso ocorram variações de percepção de cor, explique aos estudantes que os seres humanos interpretam os diferentes comprimentos de onda da luz de formas diferentes e que essa variação é natural, salvo os casos de daltonismo.
A análise dos processos físicos e químicos que ocorrem durante a utilização dos equipamentos é essencial para garantir que o material escolhido seja capaz de cumprir suas funções. Observe o equipamento a seguir e responda às questões.
a) No local indicado pela seta deve-se utilizar qual tipo de material? Justifique sua resposta, baseando-se na função desse equipamento.
b) Qual é o modo de transferência de calor predominante nesse equipamento?
Objeto(s) de conhecimento Formas de propagação do calor
Habilidade (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante indica os condutores térmicos como materiais adequados para a confecção da base do ferro de passar roupa. Assim, a transferência de calor para as roupas é mais eficiente. b) O estudante indica corretamente que a condução é a principal forma de propagação de calor no ferro de passar roupas. 50% O estudante indica apenas os condutores térmicos como materiais adequados para a confecção da base do ferro de passar roupa, ou apenas indicam a condução como principal forma de propagação de calor no ferro de passar roupas. 0% O estudante indicam equivocadamente que o tipo de material mais adequado para a confecção do ferro de passar roupas são os isolantes térmicos e indica outra forma de propagação de calor como a predominante no ferro de passar roupas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em identificar o tipo de material mais adequado para utilização em alguns equipamentos e a forma de propagação de calor predominante, baseado em seu princípio de funcionamento. Selecione e recorte de revistas ou panfletos algumas imagens de equipamentos utilizados em atividades cotidianas (alisadores de cabelo, sanduicheiras, garrafas térmicas, etc.), e leve para a sala de aula. Organize os estudantes em grupos, entregue duas imagens para cada grupo e solicite que indiquem os materiais mais adequados para confecção dos equipamentos, baseados no princípio de funcionamento de cada um deles.
Observe as imagens a seguir.
Organize os animais da imagem em três grupos: animais com escamas, animais com pelos e animais com penas.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno organizou corretamente os animais representados na imagem. Resposta correta: “Animais com escamas: serpente e jacaré. Animais com pelos: macaco e cachorro. Animais com penas: arara e pato.”.
50% O aluno organizou os animais em três grupos, porém de forma incompleta. Por exemplo: “Animais com escamas: serpente. Animais com pelos: mico. Animais com penas: arara.”. Outra possibilidade seria o aluno formar apenas dois grupos corretos, esquecendo-se de formar o terceiro grupo: “Animais com escamas: serpente e jacaré. Animais com pelos: macaco e cachorro.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de diferentes animais. Em seguida, sugere-se que os alunos separem esses animais em três diferentes grupos: animais com escamas, animais com pelos e animais com penas.
OBSERVE A IMAGEM DA ÁRVORE.
A) QUAL É A PARTE DA ÁRVORE INDICADA COM A SETA NA IMAGEM?
B) ESCREVA UMA FUNÇÃO DESSA PARTE DA ÁRVORE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Observações A questão se refere apenas a seguinte parte da habilidade: identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno identificou corretamente a parte da planta indicada pela seta na imagem, assim como sua função. Uma possibilidade de resposta: a) “O caule.” e b) “O caule sustenta a planta e transporta água e nutrientes para todas as partes da planta.”.
50%. O aluno identificou corretamente a parte da planta indicada pela seta na imagem, mas não escreveu a sua função ou vice-versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula revistas ou jornais que possam ser recortados e pedir que os alunos procurem imagens de plantas. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para recortarem as imagens, colarem no caderno, identificarem cada parte da planta e escreverem suas funções.
Você aprendeu que, quando um ser vivo morre, ele sofre decomposição e volta a fazer parte dos nutrientes (sais minerais e outras substâncias) que compõem o solo.
Se as bactérias e os fungos fossem totalmente eliminados do planeta Terra, o que aconteceria com os seres vivos que morreram? E o que poderia acontecer com o solo e com as plantas?
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta. Exemplo de resposta correta: “Os seres vivos mortos não seriam decompostos. Não seriam repostos sais minerais no solo e as plantas não iriam sobreviver.”.
50% O aluno respondeu apenas uma das questões. Exemplos de resposta: “Os seres vivos não seriam decompostos, após sua morte.”; ou “A falta de nutrientes no solo não permitiria o desenvolvimento ou a sobrevivência das plantas.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode conversar com os alunos sobre a importância do adubo para enriquecer o solo com nutrientes e, consequentemente, ajudar no crescimento das plantas. Comentar com os alunos que, em muitos casos, o que se usa como adubo são restos de alimentos, folhas mortas ou esterco. Esses tipos de adubo precisam sofrer ainda a decomposição por fungos e bactérias para que os nutrientes fiquem disponíveis para as plantas. Adubos comprados prontos já contêm os nutrientes a serem absorvidos diretamente pelas plantas.
GABRIEL É DEFICIENTE VISUAL, PORTANTO NÃO POSSUI O SENTIDO DA VISÃO. APESAR DISSO, ELE CONSEGUE LER PASSANDO AS PONTAS DOS DEDOS SOBRE UM PAPEL COM PONTOS EM RELEVO ORGANIZADOS DE ACORDO COM A ESCRITA EM BRAILE. OBSERVE A IMAGEM.
PINTE O QUADRO COM O SENTIDO E O ÓRGÃO QUE GABRIEL UTILIZA PARA LER.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato e que o órgão que exerce essa função é a pele.
50%. O aluno consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato, mas não identifica o órgão que exerce essa função.
0%. O aluno não consegue identificar que a leitura em braile é realizada utilizando o sentido do tato, nem o órgão que exerce essa função.
aso uma filmagem seja exibida de trás para a frente, é possível ver um copo quebrado retornar intacto à mão de uma pessoa. Esse fenômeno, porém, não pode ser observado em condições reais, uma vez que a quebra do copo é considerada um fenômeno irreversível. Para discutir a irreversibilidade de fenômenos como esse, foi introduzido o conceito de equilíbrio termodinâmico.
a) Explique por que esse equilíbrio não pode ser verificado na natureza.
b) Cite outro exemplo, similar ao fenômeno mencionado no texto, que pode ser observado na natureza.
Objeto(s) de conhecimento Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra
Habilidade (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que, apesar de existir uma tendência ao equilíbrio termodinâmico, a natureza está em constante mudança, não sendo possível alcançá-lo. b) O estudante cita corretamente outro exemplo de processo irreversível observado na natureza, como os fluxos de matéria e energia que podem ser observados nas cadeias alimentares. 50% O estudante apenas explica por que o equilíbrio termodinâmico não pode ser verificado na natureza ou apenas cita corretamente outro exemplo de processo irreversível observado na natureza. 0% O estudante explica equivocadamente porque o equilíbrio termodinâmico não pode ser verificado na natureza e não cita um exemplo de processo irreversível que pode ser observado na natureza.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em explicar por que o equilíbrio termodinâmico não se verifica na natureza e de citar exemplos de processos irreversíveis observados na natureza. Proponha a organização da turma em grupos e solicite a cada grupo que escolha um fenômeno presenciado na natureza, como o ciclo da água ou o fluxo de energia em cadeias alimentares. Em seguida, os grupos devem explicar como a tendência ao equilíbrio termodinâmico influencia a ocorrência desses fenômenos e por que esse equilíbrio não pode ser observado na natureza.
Durante uma campanha para promover ações que devem ser realizadas com o objetivo de garantir a sustentabilidade no ambiente escolar, dois estudantes formularam diferentes propostas para utilizar de maneira mais consciente a energia elétrica no colégio. No quadro a seguir são apresentadas as propostas elaboradas por esses estudantes.
Proposta A
Desligar 2 das 6 lâmpadas de cada uma das 10 salas do colégio durante as 6 horas de aula diárias. As lâmpadas utilizadas têm potência de 15 W cada.
Proposta B
Retirar da tomada os computadores e projetores presentes no colégio, assim que o uso for finalizado. Ao todo o colégio possui 60 desses equipamentos que consomem diariamente 0,05 kWh cada.
Ao final da campanha, a direção do colégio escolherá as melhores propostas. No campo da energia elétrica, será selecionada a que apresentar solução que viabilize maior redução no consumo energético da escola.
A energia consumida pela utilização de uma lâmpada pode ser calculada pela equação a seguir:
E = P X Δt
em que E é a energia consumida, P a potência e Δt o intervalo de tempo de utilização do equipamento.
Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos, responda:
a) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta A?
b) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta B?
c) Qual das propostas provavelmente será escolhida pelo diretor?
Objeto(s) de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante calcula corretamente a energia economizada por dia na escola caso a proposta A fosse adotada, encontrando o valor de 1,8 kWh. 1 lâmpada: 15 W x 6 h = 90 Wh = 0,09 kWh 20 lâmpadas: 20 x 90 Wh = 1 800 Wh = 1,8 kWh
b) O estudante calcula corretamente a energia economizada por dia na escola caso a proposta B fosse adotada, encontrando o valor de 3,0 kWh. 1 computador: 0,05 kWh 60 computadores: 60 x 0,05 kWh = 3,0 kWh
c) O estudante indica corretamente que a proposta escolhida seria a B.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que não obtêm êxito nesse item, provavelmente, estão com dificuldades em calcular o consumo energético de equipamentos elétricos a partir dos valores de potência e intervalo de tempo de uso. Proponha a formação de grupos de seis estudantes e solicite que proponham uma ação que resulte em economia de energia em suas residências. Em seguida, peça aos estudantes que calculem o valor correspondente à economia de energia elétrica resultante da implementação dessa ação, baseado nos valores de potência e intervalo tempo de uso dos equipamentos envolvidos na proposta. Por fim, os estudantes devem comparar os valores calculados pelos grupos, para que possam indicar a proposta mais eficiente para economia de energia.
Cite três exemplos do importante papel ecológico e econômico dos fungos e das bactérias.
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu uma resposta completa e correta, citando ao menos três dos seguintes exemplos: decomposição da matéria orgânica, produção de alimentos, produção de medicamentos e de combustíveis.
50% O aluno escreveu uma resposta incompleta, com apenas dois exemplos. Exemplo de resposta: “Decomposição da matéria orgânica e produção de alimento.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de fungos e bactérias sendo utilizados na decomposição da matéria orgânica (ou de lixo orgânico), na produção de alimentos (como pães), na produção de medicamentos (como a penicilina) e na produção de combustíveis (biocombustíveis). Em cada um dos exemplos, descrever de forma simples como ocorre a ação desses seres vivos. É interessante que os alunos compreendam que os fungos e as bactérias estão realizando processos metabólicos dos quais depende sua sobrevivência e que, ao longo da história, os seres humanos aprenderam formas de aproveitar a atividade desses seres vivos.
OBSERVE AS PESSOAS DA IMAGEM.
TODAS AS PESSOAS DA IMAGEM TÊM CARACTERÍSTICAS COMUNS. PINTE APENAS AS CARACTERÍSTICAS QUE TODAS AS PESSOAS TÊM EM COMUM:
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Aberta Unidade 1
Grade de correção
100%. O aluno pintou corretamente todas as características físicas que todas as pessoas da imagem possuem em comum. Resposta correta: a posição dos olhos no rosto, a presença de boca e a presença de nariz.
50%. O aluno pintou apenas duas características físicas que todas as pessoas da imagem possuem em comum ou pintou erroneamente alguma característica que elas possuem de diferente.
0%. O aluno não pintou nenhuma característica física ou pintou equivocadamente as características físicas, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode dividir a sala em dois grupos e pedir para que, a cada vez, um dos grupos fale uma característica física que as pessoas podem ter. O grupo que conseguir falar o maior número de características sem repetir alguma é o vencedor.
CIRCULE AS SITUAÇÕES EM QUE HÁ GRANDE RISCO DE ACIDENTE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Prevenção de acidentes domésticos
Habilidade (BNCC) (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar e circular as três situações de perigo representadas: a criança colocando os dedos na tomada, a criança tentando pegar a panela no fogão e a criança pegando medicamentos no armário do banheiro.
80%. O aluno consegue identificar e circular duas das três situações de perigo representadas.
50%. O aluno consegue identificar uma das três situações de perigo representadas.
0%. O aluno não consegue identificar e circular nenhuma das três situações de perigo representadas.
Azia é uma sensação de queimação no estômago, causada pelo excesso de ácido clorídrico, presente no suco gástrico. Uma forma de combater a azia é por meio da ingestão de um antiácido estomacal, feito à base de bicarbonato de sódio, medicamento que só pode ser indicado por médico. Assim, se você tiver azia, não tome remédios por conta própria. Procure sempre assistência médica. Aqui estamos apenas ilustrando os princípios de ação de um antiácido. Em nosso estômago, o bicarbonato de sódio reage com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando sal, água e gás carbônico.
Com base na descrição dessa reação, responda:
a) Que evidência citada no texto sugere que esse processo é uma transformação química?
b) Essa reação é classificada como espontânea ou não espontânea? Explique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Transformações químicas
Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo 11
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que a liberação de um gás (gás carbônico) é uma evidência da ocorrência da reação química descrita, além de se obter outras sustâncias, como água e sal, que diferem das substâncias iniciais. b) O estudante identifica corretamente que a reação é espontânea, pois não é necessária uma fonte externa para que ocorra. 50% O estudante identifica corretamente que a liberação de um gás (gás carbônico) e a formação de água e sal são evidências da ocorrência da reação química descrita, mas classifica equivocadamente a reação como não espontânea; ou vice-versa. 0% O estudante não identifica que os reagentes e os produtos são diferentes, o que são evidências da ocorrência da reação química descrita, e classifica equivocadamente a reação como não espontânea.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente apresentam dificuldade em compreender as evidências de uma transformação química. Para realizar uma reação parecida com a descrita na questão, se for possível, leve para a sala de aula bicarbonato de sódio, vinagre e recipientes de plástico. Realize as misturas e peça aos estudantes que observem o que acontece. Em seguida, eles devem relatar qual é a evidência da reação ocorrida e se ela é espontânea ou não espontânea.
Observe a fotografia a seguir, que mostra uma imagem obtida por meio de um exame de radiografia.
a) Explique as diferenças de cores observadas nessa imagem.
b) Explique por que as pessoas que trabalham com aparelhos destinados a fazer radiografias devem se proteger, em salas com paredes de concreto reforçadas com chumbo, no momento em que realizam esse tipo de procedimento.
Objeto(s) de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doe nas (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante explica corretamente que os raios X não são capazes de atravessar o esqueleto, dando origem às regiões mais claras, mas conseguem atravessar as camadas de pele e músculos, resultando nas cores mais escuras que vemos na imagem. b) O estudante explica que os funcionários que realizam as radiografias devem se proteger adequadamente para evitar a exposição excessiva aos raios X, o que pode causar grandes danos à saúde. 50% O estudante explica corretamente apenas a diferença de cores observada na radiografia ou apenas o motivo de os funcionários que realizam esse tipo de exame se protegerem adequadamente. 0% O estudante explica de maneira equivocada a diferença de cores observada na radiografia e não explica corretamente o motivo de os funcionários que realizam esse tipo de exame se protegerem adequadamente.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em compreender a aplicação de raios X no diagnóstico de fraturas e doenças e os perigos associados à exposição excessiva a esse tipo de radiação. Proponha aos estudantes que se organizem em grupos de quatro integrantes e solicite que façam uma pesquisa sobre como era realizado o diagnóstico de fraturas antes da descoberta dos raios X e como as radiografias proporcionaram avanços na medicina. Os estudantes também podem pesquisar sobre as tecnologias médicas baseadas em radiações eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda, destacando que a capacidade que algumas radiações têm de ultrapassar determinadas estruturas está relacionada ao respectivo intervalo de comprimento de onda, o qual também determina sua retenção em outros tipos de estruturas e as imagens que são usadas para os diagnósticos. Por fim, proponha uma discussão entre os grupos para que apresentem as informações obtidas.
COMPARE AS FLORES NAS DUAS IMAGENS.
A) O QUE PODE TER OCORRIDO COM A PLANTA DA IMAGEM 2?
B) EXPLIQUE COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.
Habilidade (BNCC) (EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno escreveu que a planta da imagem 2 está sem água e sem luz ou apenas um desses fatores, além disso, apresentou uma característica correta dessa planta que permite chegar a essa conclusão. Uma possibilidade de resposta: a) “A planta da imagem 2 está sem água e sem luz.” e b) ”A planta está murcha e caída no chão.”.
50%. O aluno escreveu apenas que a planta da imagem 2 está sem água e sem luz ou apenas escreveu a característica da planta mostrada na imagem 2 que permite chegar a essa conclusão. Ou ainda, só escreveu a característica vista na imagem 2, mas não escreveu que fator ou fatores podem ter influído no fenômeno.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode montar, junto com os alunos, um experimento para mostrar a germinação das plantas. Para isso, é interessante que o professor leve para a sala de aula três plântulas de feijão já germinadas, em vaso, e forneça a um dos vasos água e luz. O segundo vaso será regado, porém, coberto de forma a não receber luz. Um terceiro vaso pode receber luz, mas não ser regado. Os alunos deverão observar, após 10 dias, em que caso a plântula se desenvolveu normalmente.
Analise as duas fotografias abaixo e identifique nelas os tipos de poluição que afetam os espaços. O que pode ser feito para minimizar cada um dos dois tipos de poluição?
Objeto de conhecimento (BNCC) Saúde auditiva e visual
Habilidade (BNCC) (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Tipo de questão Aberta Capítulo 3
Grade de correção
100% O aluno identificou corretamente que na fotografia 1 pode ser notada a poluição atmosférica (do ar) e, na fotografia 2, a poluição visual; e apontou como possíveis soluções, por exemplo: reduzir a emissão de gases pelas indústrias ou diminuir o uso dos carros particulares, para conter a poluição do ar; e reduzir a quantidade de letreiros e propagandas, para se evitar a poluição visual.
50% O aluno identificou corretamente os tipos de poluição representados nas fotografias 1 e 2, mas não indicou nenhuma maneira de diminuí-las; ou, identificou corretamente apenas um dos tipos de poluição representados nas fotografias e indicou o que pode ser feito para diminuí-la.
0% O aluno não respondeu o que foi solicitado no enunciado.
Ao realizar a coleta de lixo em uma estação de coleta seletiva, Augusto percebeu que, na lixeira dos metais, havia objetos descartados indevidamente, como plásticos, vidros e papéis.
Cite e descreva o melhor método de separação de misturas que poderia ser aplicado no caso de separar apenas:
• objetos de ferro dos demais objetos;
• latas de alumínio dos demais objetos.
Objeto(s) de conhecimento Separação de materiais
Habilidade (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Tipo de questão Aberta Capítulo 10
Grade de correção 100% O estudante identifica corretamente que o melhor método de separação de misturas neste caso é o método da imantação – utilizado para separar apenas os objetos de ferro dos demais – e descreve que, com este método, os objetos de ferro são separados dos outros materiais pela atração por um ímã. Já no caso das latas de alumínio, metal que não é atraído por ímã, o melhor é o método da catação, em que se separa manualmente as latas dos demais objetos. 50% O estudante identifica corretamente os métodos, mas não consegue descrever como os processos poderiam ser realizados; ou vice-versa. 0% O estudante não consegue identificar e descrever os melhores métodos para a separação da mistura citada no texto.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente não compreendem os processos de separação de materiais e não conseguem selecionar métodos adequados para separação de diferentes sistemas heterogêneos. Se possível, leve para a sala de aula um pequeno ímã e reproduza, em menor escala, a situação apresentada. Mostre que o alumínio não é atraído pelo ímã, mas o ferro sim. Peça que misturem vários objetos pequenos, incluindo alguns feitos de ferro e outros de alumínio, e que separem esses materiais utilizando um ímã. Também podem ser obtidas imagens de diferentes tipos de mistura heterogênea (água e óleo, água e areia, areia e serragem, palha e pregos, etc.) e, em grupos de cinco estudantes, eles podem discutir e indicar um método de separação adequado para cada uma das misturas.
Em meio à crescente preocupação com a questão ambiental, foram desenvolvidos sistemas de iluminação acoplados a sensores de movimento e luminosidade. Esses sistemas, implementados em diversas residências e na iluminação pública de algumas cidades, têm como característica principal o acionamento da lâmpada apenas quando há movimento no ambiente ou se a luminosidade do local cair significativamente.
a) Cite a principal vantagem desses sistemas em relação à iluminação tradicional, a qual é acionada manualmente.
b) Entre os sistemas de iluminação tradicional e o sistema descrito no texto, qual você recomendaria para uma empresa que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental? Justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante identifica corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de a iluminação funcionar apenas quando necessário, resultando na redução do consumo de energia. b) O estudante indica corretamente o sistema acoplado a sensores como o sistema mais adequado para uma empresa que deseja reduzir o impacto ambiental, pois ele está associado à redução no consumo de energia elétrica e, consequentemente, com menor quantidade de recursos naturais utilizados.
50% O estudante identifica corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de eles resultarem na redução do consumo de energia elétrica, entretanto não aponta que o sistema mais adequado para uma empresa que deseja reduzir o impacto ambiental é o acoplado a sensores, pois está associado à redução do consumo de energia elétrica.
0% O estudante não consegue identificar corretamente que a principal vantagem dos sistemas de iluminação com sensores em relação aos tradicionais é o fato de eles resultarem em menor consumo de energia elétrica. Além disso, não aponta que o sistema mais adequado para uma empresa que almeja reduzir o impacto ambiental é o acoplado a sensores, pois está associado à redução do consumo de energia elétrica.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados É provável que os estudantes que não responderam corretamente a esse item estejam com dificuldades em identificar como o funcionamento de aparelhos influencia o consumo de energia elétrica e em propor alternativas tecnológicas, com base nos objetivos de uma instituição ou indivíduos. Proponha a formação de grupos com cinco estudantes, no máximo, e solicite que pesquisem a respeito de novas tecnologias que têm por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Em seguida, solicite que combinem de que modo cada grupo apresentará o resultado da pesquisa, explicando o funcionamento dessa tecnologia e comparando o consumo associado a esses modernos equipamentos com equipamentos ou sistemas semelhantes que consomem mais energia elétrica.
Os sistemas digestório e respiratório apresentam funções complementares ao participarem na obtenção de energia por parte das células. Quando um desses sistemas não funciona adequadamente, o outro sistema fica prejudicado.
a) Explique a função principal de cada um desses sistemas, demonstrando como essas funções se complementam no interior da célula.
b) Cite um órgão de cada um desses sistemas.
Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno respondeu corretamente à questão. Exemplo de resposta correta: a) “O sistema digestório é responsável por obter os nutrientes dos alimentos e o sistema respiratório obtém, por sua vez, o gás oxigênio. O oxigênio e os nutrientes se transformam no interior das células, que assim obtêm energia.”; b) “Sistema digestório: estômago, e sistema respiratório: pulmão.” (aqui, há várias outras respostas possíveis).
50% O aluno respondeu corretamente a apenas um item. Exemplo de resposta incompleta: “Sistema digestório: estômago.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que façam uma tabela com os órgãos dos sistemas digestório e respiratório. Em seguida, pode-se discutir com os alunos sobre as formas como esses sistemas se interconectam (absorção, transporte e transformação dos nutrientes em energia) e como eles estão ligados ao sistema circulatório.
CIRCULE AS CRIANÇAS QUE TÊM OLHOS ESCUROS:
Objeto de conhecimento (BNCC) Respeito à diversidade
Habilidade (BNCC) (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Tipo de questão Aberta Unidade 1
Grade de correção
100%. O aluno que acertou esta questão comparou adequadamente os olhos das crianças da figura e circulou corretamente aquelas que possuem olhos escuros. Resposta correta: Circular a 2ª, 3ª, 4ª e 6ª crianças.
50%. O aluno não circulou todas as crianças que possuem olhos escuros na imagem ou circulou alguma criança que possui olhos claros.
0%. O aluno não circulou nenhuma criança ou não circulou corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que façam um desenho de diferentes crianças, com todas as cores de olhos que eles conhecem. Em seguida, o professor pode solicitar que o aluno circule a criança que ele desenhou com a mesma cor de olhos que ele possui.
OBSERVE AS IMAGENS E LIGUE CADA BRINQUEDO AO MATERIAL DE QUE É FEITO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 3
Grade de correção
100%. O aluno relaciona corretamente os objetos aos materiais usados em sua confecção: madeira - carrinho; vidro - bolinha de gude; tecido - boneca.
50%. O aluno relaciona corretamente os materiais usados para a produção de apenas dois dos brinquedos mostrados na figura.
0%. O aluno não consegue relacionar corretamente nenhum objeto ao material com o qual foi produzido
Durante uma aula de Ciências, a professora pediu aos alunos que citassem exemplos de transformações químicas.
As seguintes respostas foram obtidas:
João: “A dissolução de sal em um copo de água”.
Mariana: “O derretimento de um bloco de gelo”.
Ricardo: “Uma lata de ferro que fica enferrujada após ser abandonada ao ar livre”.
a) Que aluno citou corretamente um exemplo de transformação química?
b) Cite uma evidência que pode indicar a ocorrência dessa transformação química.
Objeto(s) de conhecimento Transformações químicas
Habilidade (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Tipo de questão Aberta Capítulo 11
Grade de correção 100% a) O estudante responde corretamente que foi Ricardo que citou o exemplo que representa uma transformação química. b) O estudante cita corretamente que a mudança de cor e a mudança de textura da lata são evidências de uma transformação química. 50% O estudante responde corretamente que Ricardo citou o exemplo que representa uma transformação química, mas não consegue identificar uma evidência dessa transformação, como a mudança de cor e a de textura da lata enferrujada em relação à lata não enferrujada; ou vice-versa. 0% O estudante não responde que foi Ricardo que citou o exemplo que representa uma transformação química e também não consegue identificar corretamente as evidências dessa transformação química.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esta questão provavelmente apresentam dificuldade em diferenciar fenômenos físicos de fenômenos químicos e em identificar evidências de reações químicas. Leve para a sala de aula um prego sem ferrugem, um prego enferrujado (Atenção! Recomendamos que somente você manipule esse objeto, pois pode trazer riscos aos alunos. Peça que observem o metal e mantenha-o com você) e um copo com água, e dissolva na água um comprimido efervescente, uma solução de água e sal e um papel amassado. Solicite aos estudantes que indiquem quais transformações representam fenômenos físicos e quais representam fenômenos químicos, e peça que citem as evidências que indicaram a ocorrência das transformações químicas.
Atualmente, aplicações tecnológicas relevantes em áreas como medicina, agricultura e exploração de petróleo são baseadas no uso das radiações eletromagnéticas. Suas frequências são agrupadas em intervalos pertencentes a um amplo espectro eletromagnético, no qual se encontra a luz visível, que compreende as frequências de 4,3 × 1014 Hz a 7,5 × 1014 Hz.
Cite dois tipos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, indicando uma aplicação tecnológica para cada um deles.
Objeto(s) de conhecimento Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidade (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% O estudante compreende que o comprimento de onda e a frequência são inversamente proporcionais e cita corretamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, como a radiação ultravioleta, os raios X ou os raios gama. Além disso, indica corretamente uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação, por exemplo: ultravioleta: acelerar a fixação de resinas usadas na reparação de dentes; raios X: exame de radiografia; raios gama: radioterapia. 50% O estudante cita corretamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, mas não indica ou indica equivocadamente uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação ou então cita corretamente apenas um exemplo e uma aplicação tecnológica. 0% O estudante não compreende que o comprimento de onda e a frequência são inversamente proporcionais e cita equivocadamente dois exemplos de radiação eletromagnética com frequência maior que a da luz visível, além de não indicar ou mesmo indicar de maneira incorreta uma aplicação tecnológica para cada tipo de radiação.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldades em classificar as radiações eletromagnéticas de acordo com sua frequência e identificar aplicações para cada tipo de radiação. Organize a turma em cinco grupos e peça que cada um deles realize uma pesquisa a respeito da aplicação dos tipos de radiação eletromagnética (radiação gama, raios X, ultravioleta, infravermelho e micro-ondas). Se possível, os estudantes podem entrevistar profissionais de áreas como física, odontologia, medicina, exploração de petróleo e agronomia, com o objetivo de questioná-los sobre como o uso de aparelhos que emitem radiações são úteis em seus trabalhos. Em seguida, os estudantes devem elaborar apresentações para a turma, discutindo as implicações do uso dessas radiações.
Observe a pele dos animais mostrados nas imagens.
Escreva um título para o Grupo 1 e outro título para o Grupo 2 combinado com a cobertura da pele de cada grupo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (BNCC) (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno escreveu corretamente o título de ambos os grupos. Possibilidades de respostas corretas: “Anfíbios e répteis” ou “Sem escamas e com escamas” para, respectivamente, grupos 1 e 2.
50% O aluno formulou resposta correta para apenas um dos grupos.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de diferentes animais. Em seguida, sugere-se que os alunos separem esses animais em diferentes grupos com base em características físicas externas, como, a presença de pelos, penas, escamas, etc.
OBSERVE A IMAGEM.
A) QUAL É A PARTE DA PLANTA QUE ESTÁ EM DESTAQUE NA IMAGEM?
B) ESCREVA UMA FUNÇÃO DESSA PARTE DA PLANTA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Plantas.
Habilidade (BNCC) (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Observações A questão se refere apenas a seguinte parte da habilidade: identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno identificou corretamente a parte da planta em destaque na imagem e sua função. Uma possibilidade de resposta: a) “A flor.” e b) “A flor forma o fruto e a semente.”.
50%. O aluno identificou corretamente a parte da planta em destaque na imagem, mas não escreveu sua função ou vice-versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor aos alunos para confeccionarem uma árvore utilizando diferentes materiais para representar as partes da planta. Em seguida, sugere-se que professor explique aos alunos qual parte da planta cada material representa e a função que cada parte da planta desempenha.
Pessoas que fumam cigarros costumam apresentar maior dificuldade de respirar, o que afeta, por exemplo, a prática de esportes. Qual a importância das medidas que proíbem o fumo em locais fechados?
Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade (BNCC) (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Observação Esta questão não trabalha a habilidade da BNCC completa, pois aborda apenas características do sistema respiratório.
Tipo de questão Aberta
Unidade 2
Grade de correção
100% O aluno explicou que essas medidas são importantes, principalmente, para evitar o “fumo passivo” pelas pessoas que não são fumantes, além de também ajudarem a preservar a saúde dos fumantes. O fumo passivo é tão prejudicial à saúde quanto o fumo em si.
50% O aluno escreveu apenas que o cigarro afeta o bom funcionamento dos pulmões, mas não explicou que em locais fechados pessoas não fumantes acabam inalando fumaça, sem querer.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem outros problemas de saúde que o cigarro pode acarretar ao organismo. Cada problema deve ser relacionado a um sistema do nosso corpo, por exemplo, obstrução de vasos sanguíneos: sistema circulatório; escurecimento dos dentes: sistema digestório; aumento da probabilidade de câncer de pulmão: sistema respiratório, etc.
CIRCULE NA IMAGEM ABAIXO O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA GUSTAÇÃO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 1
Grade de correção
100%. O aluno identifica a língua como o órgão responsável pela gustação e a circula corretamente na imagem.
50%. O aluno identifica a língua como o órgão responsável pela gustação, mas não consegue localizá-la na imagem e circulá-la.
0%. O aluno não consegue identificar a língua como o órgão responsável pela gustação e circula outro órgão na imagem.
Em 1975, o governo brasileiro lançou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), com o intuito de substituir gradativamente os carros movidos a combustíveis derivados do petróleo por carros movidos a etanol. Baseado em seus conhecimentos sobre o assunto e nos dados do quadro a seguir, cite:
a) um avanço decorrente desse programa;
b) uma vantagem socioambiental dessa substituição.
Objeto(s) de conhecimento História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Habilidade (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
Tipo de questão Aberta Capítulo 10
Grade de correção 100% a) O estudante cita corretamente um avanço resultante do Proálcool, como a utilização de um combustível renovável ou a redução da dependência de combustíveis fósseis. b) O estudante cita corretamente uma vantagem socioambiental da substituição da gasolina pelo etanol, como o fato de este combustível liberar menor massa de gás carbônico por quilograma de combustível queimado, contribuindo para reduzir a poluição atmosférica. 50% O estudante apenas cita corretamente um avanço resultante do Proálcool ou apenas cita uma vantagem socioambiental da substituição da gasolina pelo etanol. 0% O estudante cita ambos equivocadamente: um avanço do Proálcool e uma vantagem socioambiental da substituição da gasolina pelo etanol.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erram esse item provavelmente estão com dificuldade em avaliar os avanços e os problemas socioambientais envolvidos na utilização de diferentes tipos de combustível. Proponha a formação de grupos para a atividade e recomende que façam uma linha do tempo, evidenciando os principais tipos de combustível utilizados ao longo da História e, em seguida, façam um quadro comparando vantagens e desvantagens da utilização de cada tipo de combustível.
Uma estudante teve como tarefa listar cinco atitudes possíveis de serem implementadas para utilizar a energia elétrica de modo mais eficiente e consciente. Na figura a seguir são apresentadas as medidas que ela listou.
Ao receber a tarefa corrigida, entretanto, ela percebeu que uma das atitudes que havia descrito não era uma resposta apropriada para a tarefa.
Com base em seus conhecimentos e na proposta listada pela estudante, responda:
a) Qual das medidas não correspondia ao que foi pedido na tarefa?
b) Como essa medida poderia ser reescrita, com o propósito de atender à solicitação da tarefa de modo a escolher uma forma de utilização mais consciente e eficiente de energia elétrica?
Objeto(s) de conhecimento Cálculo de consumo de energia elétrica Uso consciente de energia elétrica
Habilidade (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 9
Grade de correção 100% a) O estudante indica corretamente a medida 3 como a que não correspondia ao que foi solicitado na tarefa. b) O estudante reescreve a medida 3 de modo a enfatizar que se deve tentar utilizar a iluminação artificial durante o dia apenas quando a luz natural não for suficiente para iluminar o ambiente, como em dias nublados ou nas primeiras horas do dia e ao entardecer.
50% O estudante indica corretamente a medida 3 como a que não correspondia à solicitação da tarefa, entretanto a medida foi reescrita sem enfatizar que a iluminação artificial deve ser utilizada apenas quando a luz natural não for suficiente para a iluminação do ambiente.
0% O estudante indica, equivocadamente, as medidas 1, 2, 4 ou 5 como a que não correspondia ao que foi pedido na tarefa. Além disso, a medida foi reescrita sem enfatizar que se deve utilizar a iluminação artificial apenas quando a luz natural não for suficiente para iluminar o ambiente.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados É provável que os estudantes que responderam a esse item incorretamente não tenham compreendido as atitudes que podem ser tomadas a fim de evitar o desperdício de energia elétrica. Solicite a eles que se organizem em grupos de seis e proponha que investiguem o ambiente da escola e, com base no que observaram, proponham medidas para evitar o desperdício de energia. Os estudantes podem fazer cartazes para serem expostos em murais na escola, com o propósito de conscientizar a comunidade escolar a respeito de possíveis medidas a serem tomadas para reduzir o consumo de energia elétrica.
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