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Observe a imagem.
Localize e pinte de azul a coluna vertebral e de vermelho o crânio do esqueleto da imagem.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Reconhecer no próprio corpo a presença da coluna vertebral e do crânio.
Tipo de questão Aberta
Unidade 3
Grade de correção
100% O aluno localizou corretamente a coluna vertebral (azul) e o crânio (vermelho) do esqueleto da imagem e pintou adequadamente cada um deles. Resposta correta:
50% O aluno localizou corretamente a coluna vertebral e o crânio do esqueleto da imagem, porém inverteu a coloração na hora de pintar. Ou o aluno pintou corretamente uma das partes (coluna vertebral ou crânio).
0% O aluno não pintou o esqueleto da imagem ou coloriu outras partes do esqueleto, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode distribuir aos alunos uma imagem do esqueleto humano vista de frente para que eles também indiquem a coluna vertebral e o crânio e compreendam a localização de cada uma das estruturas vistas por um novo ângulo. Além disso, o professor pode distribuir figuras de esqueletos humanos em outras posições, como sentado, agachado, de cabeça para baixo, etc., como um indicativo de que a coluna vertebral, apesar de ser uma estrutura rígida, possui flexibilidade devido às suas vértebras.
Leia o trecho abaixo:
“O filtro de barro, bastante usado no Brasil, é utilizado para a filtração da água, pois contém uma vela de cerâmica microporosa que retém as partículas sólidas que boiam na água.”
a) Com base no texto acima, o que possibilita o processo de filtração da água no filtro de barro?
b) Para preparar o café também é usado o processo de filtração. Explique como ocorre esse processo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Misturas
Habilidade (BNCC) (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno que acertou a questão identificou no texto que a vela de cerâmica microporosa é o elemento responsável pela filtragem da água, elaborou uma resposta completa e explicou corretamente o processo de filtração do café. Exemplo de resposta correta: a) “O elemento responsável pelo processo de filtração da água é a vela de cerâmica microporosa.”; b) “Na filtração do café, a água quente passa pelo filtro de papel junto com os componentes nele dissolvidos, já parte do pó fica retida no papel do filtro.”.
50% O aluno respondeu apenas uma das questões. Exemplos de respostas: a) “O elemento responsável pelo processo de filtração da água é a vela de cerâmica microporosa.”; ou b) “Na filtração do café, a água quente passa pelo filtro de papel junto com os componentes nele dissolvidos, já parte do pó fica retida no papel do filtro.”.
0% O aluno não conseguiu identificar qual é o elemento responsável pelo processo de filtração da água, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar um filtro de barro para a sala de aula para que os alunos vejam como ocorre esse processo de filtração.
Sobre composição do ar, considere as afirmações a seguir.
I – Nas últimas décadas, a concentração de gás carbônico na camada atmosférica tem aumentando muito devido a algumas atividades humanas, como: queima de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamento.
II – O gás nitrogênio é um dos menos abundantes na camada atmosférica, o que dificulta seu uso pelos seres vivos.
III – No processo de queima, também chamado de combustão, o combustível reage com o gás oxigênio do ar, resultando na liberação de gás carbônico e vapor de água.
IV – A maioria dos seres vivos utiliza o gás carbônico do ar para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.
É correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
I e II.
I e III.
III e IV.
Objeto de conhecimento Composição do ar
Habilidade (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativa Resposta: C
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa II está errada porque o nitrogênio é o gás mais abundante no ar. Seu uso pelos seres vivos, no entanto, só é possível porque um grupo de bactérias é capaz de retirar esse gás do ar e torná-lo aproveitável para os seres vivos no processo de fixação do nitrogênio. O estudante também não compreendeu que a afirmativa IV está errada porque a maioria dos seres vivos utiliza o gás oxigênio, e não o gás carbônico, para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o nitrogênio é o gás mais abundante no ar. Seu uso pelos seres vivos, no entanto, só é possível porque um grupo de bactérias é capaz de retirar esse gás do ar e torná-lo aproveitável para os seres vivos no processo de fixação do nitrogênio.
c. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a afirmativa I está correta porque a quantidade de gás carbônico na atmosfera vem aumentando devido às atividades humanas citadas; e compreende o processo de combustão, em que um combustível reage com o oxigênio do ar, liberando gás carbônico e vapor de água, conforme descrito na afirmativa III. Este estudante compreendeu ainda que as afirmativas II e IV estão erradas, porque o gás nitrogênio é o mais abundante no ar e porque os seres vivos utilizam gás oxigênio e não gás carbônico na respiração celular.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa IV está incorreta porque a maioria dos seres vivos utiliza o gás oxigênio, e não o gás carbônico, para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam a composição do ar e os fenômenos que podem alterar sua composição. Caso muitos estudantes não tenham compreendido o conceito de respiração e fotossíntese e quais os gases consumidos e liberados para a atmosfera em cada um desses processos, o professor poderá elaborar uma breve atividade experimental. Para isso, poderá levar um recipiente de vidro que possa ser vedado, terra, pedras e uma planta que esteja habituada a sobreviver em ambientes úmidos. Com esses materiais, o professor poderá montar um pequeno terrário com os estudantes e deixá-lo em um local com alguma luminosidade. Passado algum tempo, os estudantes poderão perceber gotículas de água nas paredes do recipiente e poderão encontrar a planta viva. Nesse momento, cabe ao professor interrogar os estudantes a respeito do ocorrido. Ao final, concluir com a turma que a planta foi capaz de sobreviver sem receber ar externo porque houve um equilíbrio entre os processos de fotossíntese e respiração. Já com relação às gotículas de água, o professor poderá dissertar brevemente sobre o ciclo da água e a importância da transpiração e da fotossíntese das plantas.
Identifique o método que previne a gravidez e protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como infecções sexualmente transmissíveis, ou ISTs).
Vasectomia.
Camisinha feminina ou masculina.
Pílula anticoncepcional.
Abstinência periódica.
Dispositivo intrauterino (DIU).
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 3
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a vasectomia não previne infecções sexualmente transmissíveis, uma vez que ela não promove uma barreira entre os órgãos genitais.
b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a camisinha feminina ou a masculina, quando utilizada corretamente, é muito eficaz para evitar a gravidez e, também, DSTs (ou ISTs).
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a pílula anticoncepcional não previne DSTs (ou ISTs), pois ela não promove uma barreira entre os órgãos genitais.
d O estudante que marcou esta alternativa não compreendeu que a abstinência periódica apresenta baixa eficácia na prevenção da gravidez e não protege contra DSTs (ou ISTs). Ele também pode considerar, equivocadamente, que a abstinência periódica equivale à abstinência completa (ausência de sexo) e, por isso, seja um método contraceptivo que também previne DSTs (ou ISTs).
e O estudante que escolheu esta alternativa não compreendeu que o DIU não previne DSTs (ou ISTs), uma vez que não promove uma barreira entre os órgãos genitais.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam que a camisinha, feminina ou masculina, é o único método contraceptivo que protege contra DSTs (ou ISTs), como o HIV. Caso muitos estudantes tenham errado a questão, o professor pode providenciar a seguinte atividade complementar: organizar a sala em cinco grupos de estudantes. Cada grupo deve pesquisar um tipo de método contraceptivo e apresentar aos demais colegas as vantagens e desvantagens do método escolhido, incluindo o modo de ação e a eficácia. Por fim, pode ser realizado um debate sobre a necessidade de os parceiros compartilharem a responsabilidade pela escolha e utilização do método mais adequado para prevenir uma gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
João e Tiago decidiram fazer um experimento para verificar se o número de batimentos do coração se altera após a realização de exercícios físicos. Para tanto, Tiago colocou seus dedos indicador e médio no pulso de João e mediu o número de pulsações de João durante um minuto. Depois, João correu em torno da quadra do colégio por 30 segundos. Finalizada a corrida, Tiago mediu novamente o número de pulsações de João durante um minuto. Você acha que o número de pulsações por minuto de João foi maior antes ou depois que ele correu em torno da quadra? Por que isso ocorreu?
Objeto de conhecimento (BNCC) Integração entre os sistemas digestórios, respiratório e circulatório.
Habilidade (BNCC) (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 3
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão respondeu que o número de batimentos cardíacos por minuto é maior após a realização do exercício de corrida e soube explicar por que isso ocorre. Exemplo de resposta correta: “O número de pulsações por minuto de João foi maior após a realização de exercícios. Isso ocorreu porque, durante o exercício, os músculos precisam de mais energia. Com o aumento dos batimentos, a circulação do sangue é mais rápida e traz mais nutrientes e oxigênio para os músculos, que produzirão mais energia.”.
50% O aluno compreendeu que a velocidade dos batimentos cardíacos de João aumentou após o exercício, mas não justificou ou não relacionou o aumento da velocidade da circulação sanguínea à demanda dos músculos por mais nutrientes e oxigênio. Exemplos de respostas incompletas: 1) “O número de pulsações por minuto foi maior após a corrida. Isso acontece porque o sangue circula mais rápido.”; 2) O número de pulsações por minuto foi maior após o exercício físico. Isso ocorreu porque o coração bate mais rapidamente.”.
0% O aluno não respondeu que houve mais batimentos cardíacos por minuto após a corrida ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos para criarem hipóteses sobre qual é a média de batimentos cardíacos por minuto dos alunos de sua classe. Depois, eles poderão se reunir em duplas nas quais um colega medirá os batimentos cardíacos por minuto do outro colega e vice-versa. Depois, o professor poderá reunir todos os dados coletados pelos alunos e fazer uma média aritmética. Assim, os alunos poderão comentar se suas hipóteses se aproximaram ou não da média calculada.
Observe a imagem.
O que é representado por essa ilustração? Qual a sua função?
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Entender o papel dos músculos nos movimentos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno que acertou compreende que o que está representado na ilustração são os músculos e eles têm a função de permitir o movimento. Uma possibilidade de resposta correta: “Na ilustração estão representados os músculos. Os músculos podem contrair e expandir o que possibilita o movimento.”
50% O aluno respondeu a questão de forma incompleta. Uma possibilidade de resposta incompleta: “Na ilustração estão representados os músculos.”
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras dos órgãos, ossos e pele do ser humano para que os alunos compreendam como cada um deles é representado. Além disso, o professor pode pedir aos alunos para que contraiam e relaxem seus músculos e sintam como os músculos do corpo podem se movimentar.
Em uma conversa, alguns estudantes deram exemplos sobre o respeito às variadas dimensões da sexualidade humana.
Assinale a seguir a alternativa que não contribui para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Tanto mulheres quanto homens homossexuais devem ter sua individualidade respeitada no mundo do trabalho.
Mulheres e homens podem ter comportamentos variados e diversas formas de se vestir e de se relacionar sem que sejam discriminados por isso.
Pessoas homossexuais merecem ser devidamente respeitadas pela sociedade, pois o comportamento sexual não interfere em outras características da pessoa, como caráter e competência.
As relações sexuais podem ser realizadas sem o consentimento do parceiro ou pela pressão de outras pessoas.
O salário das mulheres deve ser equivalente ao dos homens que exercem as mesmas funções.
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 3
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que mulheres e homens homossexuais devem ter sua individualidade respeitada em todas as situações, inclusive no ambiente de trabalho.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que os comportamentos e formas de se vestir e de se relacionar fazem parte da diversidade humana e devem ser respeitados sem discriminação.
c O estudante que selecionou esta alternativa não reconheceu que as pessoas homossexuais, assim como os demais indivíduos, devem ser respeitadas porque seu comportamento sexual não interfere em seu caráter ou competência.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a relação sexual executada sem o consentimento do(a) parceiro(a) ou pela pressão de outras pessoas é um exemplo de desrespeito às variadas dimensões da sexualidade humana.
e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que diferenças de remuneração entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo são uma forma de discriminação contra as mulheres. Além disso, o estudante não reconheceu que o sexo biológico de um indivíduo não interfere em características, como caráter, talento ou competência profissional.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não reconheceram que as múltiplas dimensões da sexualidade humana devem ser respeitadas. Com intuito de conscientizá-los sobre a necessidade de respeitar as múltiplas dimensões da sexualidade humana, o professor pode dividir a turma em dois grupos. Um grupo formulará perguntas relacionadas às diferentes dimensões da sexualidade humana, enquanto o outro vai respondê-las. O papel de cada grupo pode ser trocado no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador desse debate.
Ao realizar uma compra em um supermercado, Artur escolheu o desodorante mostrado na figura a seguir.
A atitude de Artur tem como consequência:
a recuperação da camada de ozônio, que é responsável por absorver parte dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
o aumento da concentração de ozônio na estratosfera, contribuindo para aumentar o número de casos de câncer de pele.
a liberação, na atmosfera de gases, que atuam como uma barreira e impedem que os raios ultravioleta do Sol atinjam os seres vivos.
o aumento dos buracos na camada de ozônio, devido à emissão de gases que aceleram a transformação do ozônio em gás oxigênio
Objeto de conhecimento Camada de ozônio
Habilidade (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativa Resposta: A
a. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a utilização de sprays que não contêm CFC tem como consequência a recuperação da camada de ozônio, que é responsável por absorver parte dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
b. O estudante que selecionou essa alternativa assumiu corretamente que o uso de sprays isentos de CFCs aumenta a concentração de gás ozônio na estratosfera, mas não compreendeu que esse aumento contribui para diminuir o número de casos de câncer de pele, uma vez que ocorre maior absorção dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
c. O estudante que selecionou essa alternativa assumiu incorretamente que sprays isentos de CFC emitem para a atmosfera gases capazes de absorver os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Ele não compreendeu que a ação protetora desses sprays é conferida pelo fato de não emitirem gases que destroem a camada de ozônio, colaborando para com sua recuperação.
d. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o desodorante comprado por Artur não apresenta CFCs (substâncias responsáveis pelo aumento dos buracos na camada de ozônio) ou compreendeu que o desodorante não apresenta CFCs, mas assumiu incorretamente que os gases substitutos usados no spray são prejudiciais à camada de ozônio.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não sabem o que são CFCs ou não souberam interpretar a imagem, não identificaram os fatores que aumentam ou diminuem a concentração de ozônio na estratosfera, nem reconhecem a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Para esclarecer melhor este conteúdo, o professor pode retomar o assunto passando para os estudantes a animação “Mudanças ambientais globais – Buraco na camada de ozônio”, disponível no Portal do Professor do MEC, para que os alunos compreendam como ocorre a transformação do gás ozônio em gás oxigênio, na estratosfera. Também pode retomar as medidas que o governo brasileiro e a comunidade internacional têm adotado para recuperar a camada de ozônio. Além disso, pode pedir aos estudantes que verifiquem em equipamentos e produtos existentes em suas casas, tais como refrigeradores e desodorantes, se eles contêm CFCs. Os estudantes podem levar essas informações para a sala de aula.
Leia o trecho a seguir.
A falta de chuva não é a única responsável pela crise hídrica no Brasil. A retirada da cobertura vegetal do solo, agravada por atividades como agronegócio e mineração, contribui para reduzir ainda mais a disponibilidade de água nas torneiras. No cerrado, [...] a situação é alarmante. A área devastada [...] chega a 1,5 milhão de metros quadrados – em torno de 75%. Com isso, a água da chuva deixa de ser absorvida pela vegetação e não chega aos aquíferos. Em consequência à degradação do solo, pesquisadores estimam que, a cada ano, pelo menos 10 pequenos córregos desaparecem na região.
AQUINO, Celina. Retirada da cobertura vegetal do solo contribui para reduzir mais a água nas torneiras. In: Estado de Minas. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018.
Com base nos dados e problemas tratados nessa reportagem e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda: Por que um solo não protegido deixa de fazer parte do ciclo hidrológico? Cite pelo menos 3 problemas causados pela retirada da cobertura vegetal.
Objeto de conhecimento (BNCC) Ciclo hidrológico
Habilidade (BNCC) (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100% O aluno respondeu corretamente quando percebeu que um solo não protegido é um solo sem cobertura vegetal, que deixa de fazer parte do ciclo hidrológico por deixar de atuar como uma esponja natural para alimentar os aquíferos. O aluno pode ter citado pelo menos 3 problemas tratados no texto, como: 1. degradação do solo; 2. redução da disponibilidade de água; 3. falta de absorção da água da chuva pela vegetação e não chegada de água nos aquíferos; 4. desaparecimento de córregos. Também pode mencionar outros problemas não citados no texto, como: 1. assoreamento dos rios, córregos e lagos; 2. contaminação das águas com resíduos tóxicos provenientes da lixiviação e erosão dos solos ao redor dos rios e lagos; 3. formação de voçorocas, que são grandes buracos de erosão no solo.
50% O aluno identificou corretamente o porquê de um solo não protegido deixar de fazer parte do ciclo hidrológico, mas não citou os problemas que podem ser causados.
0% O aluno não entendeu ou respondeu corretamente às duas questões.
O professor José, durante uma aula de misturas com aspectos homogêneos e heterogêneos, fez um experimento em que procedeu da seguinte forma:
• Recortou uma tira comprida de papel de filtro.
• Na parte inferior dessa tira, fez um ponto com uma caneta hidrográfica verde.
• Prendeu a fita em um suporte.
• Colocou a fita em um recipiente com álcool, de modo que só a parte inferior dela ficasse em contato com o líquido.
• Tampou e aguardou alguns minutos.
O que você acha que aconteceu com a marca de tinta verde? Por que você acha que isso ocorreu?
Objeto de conhecimento (BNCC) Misturas
Habilidade (BNCC) (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno que acertou a questão conseguiu compreender que a tinta verde da caneta hidrográfica é uma mistura de pigmentos e que o álcool serviu para separar essa mistura. Exemplo de resposta correta: “O álcool separou os componentes (pigmentos) da tinta verde, pois a tinta da caneta hidrográfica é uma mistura de componentes.”.
50% O aluno respondeu parte da questão. Exemplo de resposta: “O álcool separou os pigmentos da tinta.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode realizar experimentos com cores em sala de aula, propondo aos alunos que misturem tintas de cores diferentes para que eles percebam que muitas cores também são misturas formadas por diversos pigmentos.
Observe a imagem abaixo:
a) Escreva o nome das partes do esqueleto que permitem que a pessoa mude de posição, abaixando-se, por exemplo.
b) Escreva o nome das estruturas indicadas pelas setas.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Investigar os movimentos do corpo, reconhecendo alguns ossos e articulações do esqueleto humano.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno escreveu a palavra "articulação" (ou articulações) e escreveu corretamente as estruturas indicadas pelas setas: crânio (na cabeça) e coluna vertebral. Exemplo de resposta correta: “As partes do esqueleto que permitem que a pessoa mude de posição são as articulações.".
50% O aluno respondeu apenas um dos itens da questão ou errou ou se esqueceu de alguma das estruturas indicadas pelas setas.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado nos enunciados, o que pode indicar que ele não compreendeu os enunciados da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar várias fotos, figuras ou vídeos de esqueletos humanos. Além disso, o professor pode propor uma brincadeira em que ele fala alguns dos principais ossos do corpo humano e os alunos têm que apontar em si mesmos a localização. O aluno que mais demorar a apontar ou apontar errado sai do jogo e o que ficar por último é o vencedor. Observação: É importante não dar valor excessivo à memorização no nome de ossos. Por este motivo, escolher apenas os mais conhecidos e fáceis de localizar como as costelas, o esterno, o fêmur, as vértebras, o crânio.
Observe a imagem abaixo na qual uma pessoa está coletando água da chuva de uma calha.
Algumas pessoas coletam água da chuva em suas casas para a reutilizarem em seu dia a dia. Essa água pode ser utilizada para consumo humano? Cite dois usos da água de reúso proveniente de chuvas.
Objeto de conhecimento (BNCC) Consumo consciente
Habilidade (BNCC) (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão respondeu que a água de reúso não é própria para beber e deu dois exemplos de situações em que pode ser usada. Exemplos de respostas corretas: (1) “A água de reúso não é própria para consumo humano. Ela pode ser utilizada para regar plantas e lavar carros.”; (2) “Não. Essa água pode ser usada para lavar calçadas ou para dar descarga em vasos sanitários.”.
50% O aluno respondeu que esta água não é própria para consumo humano, mas deu apenas um exemplo de situação em que pode ser usada ou o aluno soube dar exemplos de reúso da água, mas respondeu que ela é própria para consumo humano.
0% O aluno respondeu que esta água pode ser consumida por seres humanos e citou situações em que o reúso não é indicado (“Sim. A água de reúso também pode ser usada para escovar os dentes e lavar nossos alimentos.”) ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode discutir com os alunos sobre a importância do reaproveitamento de água. Os alunos devem refletir sobre o uso da água em nossas tarefas diárias (escovar os dentes, tomar banho, cozinhar, beber, etc.) e sugerir maneiras de reduzir a poluição da água e evitar o desperdício, para que tenhamos sempre água potável disponível.
Considere as informações a seguir, sobre unidades de conservação brasileiras.
I. O acesso do público às unidades de conservação é vetado, já que esses são espaços de preservação integral da diversidade biológica e não podem sofrer interferência humana.
II. Existem diversos tipos de unidades de conservação, cada qual com suas características e normas.
III. Parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais e monumentos biológicos são exemplos de tipos de unidades de conservação.
IV. Em determinadas unidades de conservação, a pesquisa científica é permitida.
V. A criação de áreas naturais de proteção ambiental é uma das principais estratégias para a manutenção da biodiversidade.
Quais delas são corretas?
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
Todas são corretas.
Objeto de conhecimento Preservação da biodiversidade
Habilidade (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 5
Justificativas Resposta B
a O estudante que selecionou esta alternativa não reconheceu que a afirmação I está errada, pois existem unidades de conservação (UCs) em que o acesso ao público é permitido, como parques e florestas nacionais, e nem todas as UCs têm como objetivo a preservação integral da diversidade biológica. O estudante também não compreendeu que a afirmação IV é correta, já que em certas UCs, como nas estações ecológicas ou nos refúgios de vida silvestre, a pesquisa científica é permitida. b O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu as características das unidades de conservação e reconheceu essas áreas como importantes para a preservação da biodiversidade. c O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a alternativa I é errada, mas não compreendeu que a alternativa III é correta, já que os exemplos de UCs citados são corretos. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a alternativa I é errada, mas não compreendeu que a alternativa V é correta, já que a criação de áreas de proteção ambiental, como as unidades de conservação, é uma das principais estratégias para a conservação da natureza e manutenção da biodiversidade. e O estudante que selecionou esta alternativa não reconheceu que a afirmação I é errada, pois existem unidades de conservação em que o acesso ao público é permitido, como em parques e florestas nacionais, e nem todas as UCs têm como objetivo a preservação integral da diversidade biológica.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam as características das unidades de conservação, nem justificaram a importância das UCs para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Com o intuito de rever os tipos de unidades de conservação existentes, o professor pode dividir a turma em 12 grupos e atribuir a cada equipe uma categoria de unidade de conservação. Cada equipe deve pesquisar um exemplo de UC brasileira que pertença à categoria em questão e coletar informações e imagens sobre a unidade para apresentar aos colegas dos outros grupos.
oana e Pedro estavam estudando para uma avaliação de Ciências e fizeram diferentes resumos contendo informações sobre algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conhecidas também como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Qual dos resumos elaborados por eles relaciona corretamente a doença com seu principal modo de transmissão, sintomas e tratamento?
Sífilis: relação sexual sem preservativo–presença de feridas na palma das mãos e na planta dos pés – uso de medicamentos antirretrovirais.
HPV: compartilhamento de copos e talheres– presença de verrugas nas regiões genitais– eliminação das verrugas.
Candidíase: compartilhamento de seringas – liberação de secreção esbranquiçada pela vagina – uso de antibióticos.
Tricomoníase: transfusão de sangue contaminado – nos homens, ardência ao urinar –uso de antifúngicos.
Aids: relação sexual sem preservativo – sistema imunológico deficiente– uso de medicamentos antirretrovirais.
Objetos de conhecimento Mecanismos reprodutivos Sexualidade
Habilidade (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 4
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora a sífilis seja transmitida em relações sexuais sem o uso de preservativo, e um dos sintomas seja o aparecimento de feridas na palma das mãos e na planta dos pés, essa doença é causada por uma bactéria, por isso deve ser tratada com antibióticos e não com medicamentos antirretrovirais.
b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas do HPV seja o aparecimento de verrugas nas regiões genitais e seu tratamento consista na eliminação das verrugas, esse vírus não é transmitido pelo compartilhamento de copos e talheres.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas da candidíase na mulher seja a liberação de secreção esbranquiçada pela vagina, essa doença é causada por um fungo e, portanto, não pode ser tratada com antibióticos. Além disso, a transmissão desse fungo, geralmente, não ocorre pelo compartilhamento de seringas, e sim por outros fatores, como relação sexual sem proteção. O fungo presente no organismo das pessoas também pode se manifestar em caso de baixa na imunidade, ou uso prolongado de roupas de banho, ou uso de peças íntimas de tecido sintético, por exemplo.
d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas da tricomoníase em homens seja ardência ao urinar, essa doença é causada por um protozoário, não podendo ser tratada com antifúngicos. Além disso, a transmissão desse protozoário geralmente ocorre por relação sexual, e não por transfusão de sangue contaminado.
e O estudante que selecionou esta alternativa correta compreendeu que a aids é uma doença sexualmente transmissível, causada por um vírus. Apesar de não haver ainda a cura para a aids, os portadores de HIV podem utilizar medicamentos antirretrovirais para controlar a infecção, sem que manifestem a doença. O estudante também reconheceu a debilidade do sistema imunológico como o principal sintoma da aids, pois o vírus não controlado ataca as células de defesa do organismo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os principais sintomas, modos de transmissão, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. Para esclarecer as dúvidas dos estudantes, o professor pode elaborar um jogo de cartas, colocando em diferentes cartas imagens e informações sobre modos de transmissão, sintomas e formas de tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (como a aids, a sífilis, a candidíase, o HPV, a tricomoníase, etc.). Durante a atividade, os estudantes devem correlacionar cada doença a seus respectivos modos de transmissão, sintomas e formas de tratamento, e propor medidas de prevenção.
OBSERVE A IMAGEM.
A) O QUE A MENINA ESTÁ FAZENDO?
B) ESCREVA O NOME DE UMA PARTE DO CORPO QUE ELA ESTÁ USANDO PARA FAZER ESSA ATIVIDADE.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Observações A questão refere-se apenas a seguinte parte da habilidade: Localizar e nomear partes do corpo humano e explicar suas funções.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno identificou que a menina da figura está brincando (pulando corda) e escreveu uma parte do corpo que ela está usando para fazer essa atividade. Uma possibilidade de resposta: a) “A menina está brincando.” e b) “A menina está usando as pernas para pular corda.”.
50%. O aluno apenas identificou que a menina está brincando, mas não escreveu uma parte do corpo que ela está usando para fazer essa atividade. Ou apenas escreveu uma parte do corpo que ela está usando para fazer essa atividade. Possibilidade de resposta incompleta: a) “A menina está pulando corda.”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar os alunos para brincar de amarelinha e pedir que eles falem quais partes do corpo estão usando para realizar essa brincadeira.
As imagens abaixo mostram uma região asfaltada e outra coberta por vegetação natural.
Considerando o ciclo hidrológico, espera-se que ocorram mais chuvas em qual das regiões mostradas nas imagens? Por quê?
Objeto de conhecimento (BNCC) Ciclo hidrológico
Habilidade (BNCC) (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou essa questão conseguiu relacionar a extensão da cobertura vegetal ao ciclo hidrológico. Exemplo de resposta correta: “As chuvas são mais frequentes na segunda região, porque há maior quantidade de vegetação e a evaporação e transpiração das plantas é maior.”. O aluno também poderia citar corretamente o fato de que na primeira foto, grande parte do terreno está impermeabilizada.
50% O aluno conseguiu relacionar a extensão da cobertura vegetal ao ciclo hidrológico, mas não explicou o motivo. Exemplo de resposta incompleta: “Ocorrem mais chuvas na região 2.”.
0% O aluno não conseguiu relacionar a extensão da cobertura vegetal ao ciclo hidrológico ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre como a presença de cobertura vegetal pode influenciar no clima, relacionando essas informações ao ciclo hidrológico. Em seguida, o professor pode discutir as vantagens da vegetação para a preservação do solo e dos rios e para a qualidade do ar atmosférico.
Leia o texto a seguir:
O aquífero Guarani é um grande reservatório subterrâneo de água localizado na América do Sul a centenas de quilômetros de profundidade. Ocupa parte dos territórios do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai em uma área estimada de 1 087 000 km².
As palavras grifadas no texto sugerem que o aquífero Guarani pertence a que parte do planeta Terra?
Atmosfera.
Manto.
Hidrosfera.
Núcleo.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 3
Justificativas Resposta: C
a O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe a atmosfera, que é formada por gases.
b O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe o manto, uma camada interna da Terra que tem cerca de 2 900 km de profundidade e constituída, em grande parte, de um material muito quente e pastoso formado por rochas derretidas (magma).
c O estudante identificou, corretamente, que o aquífero Guarani é composto de água subterrânea e, portanto, pertence à hidrosfera.
d O estudante não compreendeu que o aquífero Guarani consiste em um reservatório subterrâneo de água no estado líquido e, portanto, não compõe o núcleo, que é a camada mais interna da Terra.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso os estudantes tenham dificuldade em compreender que o aquífero Guarani, mesmo sendo subterrâneo, constitui parte da hidrosfera, o professor pode levar para sala de aula um mapa em que o Sistema Aquífero Guarani esteja representado e mostrá-lo aos estudantes. Ele pode iniciar uma conversa sobre o que compõe a hidrosfera e esclarecer que, mesmo sendo subterrâneo, o aquífero Guarani faz parte da hidrosfera. Será interessante ainda reforçar com os estudantes que, embora a crosta seja muito fina em comparação às demais camadas da Terra, ainda assim ela tem muitos quilômetros de profundidade e abriga diversos reservatórios de água. A distância média entre o centro do planeta e sua superfície é de cerca de 6 371 km; a parte da crosta relativa aos continentes tem entre 20 km e 60 km de espessura, e a parte sobre a qual estão os oceanos tem entre 5 km e 10 km.
Leia as afirmações a seguir.
I. O desuso reduz a função de um órgão, gradativamente, até que ele desapareça.
II. As espécies podem diversificar-se e tornar-se adaptadas ao ambiente em que vivem.
III. A evolução é guiada pela necessidade dos organismos de se tornarem mais complexos.
IV. O fixismo considera que as espécies não se modificam ao longo do tempo.
V. As adaptações são o resultado de variações entre os indivíduos atuando em conjunto com o processo de seleção natural.
As afirmativas acima que se relacionam às ideias evolucionistas de Darwin são:
I e II
III e IV
II e III
II e V
IV e V
Objeto de conhecimento Ideias evolucionistas
Habilidade (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 3
Justificativas Resposta D
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa I se relaciona à lei do uso e desuso, defendida por Lamarck, e que não está de acordo com a ideia de seleção natural de Darwin. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as afirmativas III e IV não estão de acordo com as ideias evolucionistas de Darwin. Enquanto a afirmativa III se relaciona a uma ideia de Lamarck, de que a evolução das espécies seria guiada pela necessidade de se atingir um grau crescente de complexidade, a afirmativa IV se relaciona ao fixismo, que afirma que os organismos não se modificam ao longo do tempo. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa III se relaciona a uma ideia de Lamarck e que não está de acordo com as ideias evolucionistas de Darwin. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que as afirmativas II e V refletem as ideias evolucionistas propostas por Darwin, fundamentadas nos conceitos de seleção natural, adaptação e diversificação dos seres vivos. e O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a afirmativa IV se relaciona ao fixismo, que afirma que os organismos não se modificam ao longo do tempo, e que essa ideia não está de acordo com as ideias evolucionistas de Darwin.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não diferenciaram os princípios que fundamentam as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck e não compreenderam os mecanismos que promovem a diversidade biológica. Com o intuito de reforçar essa diferenciação entre as ideias evolucionistas, o professor pode orientar os estudantes a formar grupos com cinco integrantes e pesquisar sobre as ideias de Lamarck e Darwin a respeito da evolução das espécies. As equipes podem apresentar as informações para os outros colegas e a turma pode eleger os conceitos e as ideias mais relevantes das explicações de cada cientista e compará-los.
Observe as imagens abaixo.
No Brasil, há biomas onde chove pouco e o solo é geralmente bem seco. Há outros biomas nos quais a água é abundante e as plantas crescem com mais facilidade. Dê dois exemplos para cada tipo de bioma.
a) Biomas secos.
b) Biomas úmidos.
Objeto de conhecimento (BNCC) Biomas brasileiros
Habilidade Conhecer algumas características e a biodiversidade da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou esta questão colocou como biomas secos a Caatinga e o Cerrado e como biomas úmidos a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica ou o Pantanal.
50% O aluno colocou dois exemplos apenas para os biomas secos ou biomas úmidos. Exemplos de respostas: “Biomas secos: a Caatinga e o Cerrado.”, ou “Biomas úmidos: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.”.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos imagens de animais e plantas dos biomas secos e úmidos brasileiros e conversar com eles sobre as adaptações que esses seres vivos apresentam, que permitem que habitem o ambiente no qual vivem.
OBSERVE AS IMAGENS.
ESCREVA UMA PARTE DO CORPO DE LAURA E OUTRA DO DANIEL QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS POR ELES PARA TOCAR A BOLA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Observações A questão refere-se apenas a seguinte parte da habilidade: Localizar e nomear partes do corpo humano.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno escreveu corretamente as partes do corpo que estão sendo usadas por Laura e Daniel para tocar a bola. Uma possibilidade de resposta: “Laura está usando a mão para tocar a bola, e Daniel o pé.”.
50%. O aluno escreveu corretamente a parte do corpo que apenas um dos personagens (Laura ou Daniel) está usando para tocar a bola. Possibilidade de resposta incompleta: “Laura está usando a mão para tocar a bola.”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode mostrar aos alunos alguns vídeos de diferentes esportes e pedir que eles identifiquem qual a principal parte do corpo que os atletas usam em cada modalidade esportiva.
LEIA AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES:
1. VARRER A CALÇADA COM A VASSOURA.
2. LIMPAR A CALÇADA COM ÁGUA DA MANGUEIRA.
3. MANTER A TORNEIRA ABERTA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES.
4. FECHAR A TORNEIRA SEMPRE QUE NÃO ESTIVER EM USO.
QUAIS DESSAS ATITUDES AJUDAM A CUIDAR DOS AMBIENTES E DA ÁGUA? QUE OUTRA AÇÃO PODE SER TOMADA PARA PRESERVAR A ÁGUA DO PLANETA?
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente. Habilidade Reconhecer a importância de cuidar dos ambientes e da água, identificando ações que contribuem para sua preservação.
Tipo de questão Aberta Unidade 5
Grade de Correção
100%. O aluno compreende quais das ações preservam a água e os ambientes, além disso, escreveu corretamente outra ação de preservação da água. Uma possibilidade de resposta correta: “As ações que preservam a água são: varrer a calçada com a vassoura e fechar a torneira sempre que não estiver em uso. Outra ação que preserva a água do planeta é não demorar no banho.”.
50%. O aluno respondeu corretamente quais das ações preservam a água, porém não respondeu outra ação de preservação ou vice-versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que levem ou desenhem figuras de ações que contribuem para a preservação da água e do meio ambiente. Em seguida, o professor pode colar as imagens em uma cartolina para ser fixada em algum mural da escola.
Um agricultor costumava utilizar um pesticida para matar os insetos que atacavam sua lavoura. Com o passar dos anos, ele percebeu que o produto não era mais capaz de exterminar a população desses insetos.
Selecione a alternativa correta sobre o fato observado pelo agricultor.
O pesticida provocou uma mutação que fez alguns insetos se tornarem resistentes a ele.
O uso indiscriminado do pesticida ocasionou a seleção artificial dos insetos, que proliferaram na lavoura.
O pesticida ficou ultrapassado por causa das novas tecnologias elaboradas pela indústria, deixando de ser eficaz.
Com a primeira aplicação do pesticida, todos os insetos da população foram estimulados a produzir genes de resistência ao agrotóxico.
Por causa da seleção natural, alguns insetos mutantes, resistentes ao pesticida, conseguiram sobreviver e transmitir genes de resistência a seus descendentes.
Objeto de conhecimento Ideias evolucionistas
Habilidade (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 4
Justificativas Resposta E
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o pesticida não é um indutor de mutações, e sim um fator de seleção. Com o uso do pesticida, os indivíduos resistentes conseguiram sobreviver e transmitiram seus genes de resistência aos descendentes e, com a aplicação contínua do pesticida, a quantidade de indivíduos resistentes aumentou, a ponto de eles predominarem na população. b O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a seleção artificial é um processo em que o ser humano controla o processo de seleção com base na reprodução induzida de espécies animais e vegetais com características desejáveis e descarte das demais. O estudante que selecionou esta alternativa pode ter confundido a seleção artificial com a seleção natural que, diferentemente da seleção artificial, consiste em um processo que atua no sentido de preservar as características favoráveis à sobrevivência dos indivíduos e de eliminar as características desfavoráveis, além de explicar a sobrevivência dos insetos da plantação submetida a pesticidas. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a existência de novos agrotóxicos não altera o efeito do pesticida sobre os insetos da plantação; é a ação da seleção natural que aumenta o número dos insetos mais resistentes ao pesticida. d O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, inicialmente, a maioria dos insetos morre com a aplicação do pesticida, mas, com a continuidade da aplicação do produto, os mutantes resistentes capazes de sobreviver aumentam de número na população e transmitem os genes de resistência a seus descendentes. e O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que algum inseto mutante, resistente ao pesticida, sobreviveu e transmitiu a característica de resistência aos descendentes, que também sobreviveram. O processo que atua no sentido de preservar as características favoráveis à sobrevivência dos indivíduos e de eliminar as características desfavoráveis e que explica a sobrevivência dos insetos da plantação é a seleção natural.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não discutiram a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural. Para clarear esse conceito, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem em jornais, revistas e na internet sobre como a seleção natural afeta a resistência de bactérias aos antibióticos. Em seguida, em sala de aula, proponha um debate sobre maneiras de evitar que esse fato ocorra, como não fazer automedicação e usar os medicamentos corretamente.
As rochas sedimentares são formadas por grãos de outras rochas que se depositam em camadas que podem ser observadas na fotografia.
A formação do tipo de rocha mostrado na fotografia possibilita a ocorrência de qual fenômeno natural?
Formação do granito.
Fossilização.
Formação de basalto
Solidificação do magma.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativas Resposta: B
a O estudante não compreendeu que a formação do granito ocorre em decorrência do resfriamento lento e da solidificação do magma dentro da Terra.
b O estudante compreendeu que o processo de fossilização é possível devido à formação das rochas sedimentares.
c O estudante não compreendeu que a formação do basalto ocorre em decorrência do resfriamento rápido e da solidificação da lava que foi expelida de um vulcão.
d O estudante não compreendeu que a solidificação do magma é um processo que leva à formação de rochas magmáticas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Verificar quais os erros mais frequentes dos estudantes para repensar a forma de abordar o conteúdo (tipos de rocha). Se houver pouca compreensão sobre o processo de formação de rochas e o processo de fossilização, sugerimos que o professor realize alguma atividade complementar. Uma possibilidade seria mostrar aos estudantes imagens e vídeos sobre o processo de formação das rochas e, em especial, das rochas magmáticas (com ênfase no granito e no basalto) e das sedimentares (enfatizando a possibilidade de formação de fósseis). Se possível, o professor poderia ainda levar para a aula fragmentos de granito, basalto e uma rocha sedimentar com fóssil para que os estudantes observem as diferenças.
OBSERVE OS OBJETOS DE USO COTIDIANO ABAIXO.
PINTE OS QUADRADINHOS DE CADA OBJETO DE ACORDO COM A COR DA LIXEIRA NA QUAL ELE DEVE SER DESCARTADO.
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção
100%. O aluno consegue identificar o material de todos os objetos ilustrados e colori-los usando a cor correta: garrafa plástica – vermelho; folha de papel – azul; lata de metal – amarelo; pote de vidro – verde e casca de banana – cinza.
50%. O aluno consegue identificar o material de metade dos objetos; ele pode considerar alguns matérias não recicláveis.
0%. O aluno não consegue identificar os materiais com os quais foram feitos os objetos ilustrados.
OBSERVE A IMAGEM.
A) O QUE A PESSOA DA IMAGEM ESTÁ FAZENDO?
B) POR QUE É IMPORTANTE TER ESSE HÁBITO DE HIGIENE?
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Observação A questão aborda os hábitos de higiene do corpo relacionando-os à manutenção da saúde.
Tipo de questão Aberta Unidade 2
Grade de correção
100%. O aluno identificou que a pessoa da imagem está tomando banho e escreveu qual é a importância de tomar banho. Uma possibilidade de resposta: a) “A pessoa está tomando banho.” e b) “Tomar banho é importante para cuidar do corpo.”.
50%. O aluno apenas identificou que a pessoa está tomando banho, mas não escreveu qual é a importância de tomar banho. Ou apenas escreveu a importância de tomar banho. Possibilidade de resposta incompleta: a) “A pessoa está tomando banho.”.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor, junto com os alunos, pode fazer uma cartilha com os hábitos de higiene que devemos ter para manter o corpo limpo e saudável.
AS PALAVRAS DO QUADRO COMPLETAM O TEXTO SOBRE AS ETAPAS DE TRATAMENTO DO LIXO.
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS DO QUADRO E ORDENE AS FRASES DE ACORDO COM AS ETAPAS DO PROCESSO DE RECICLAGEM DO MATERIAL.
A) _________________ DO LIXO NAS ____________________ DE RECICLAGEM.
B) ______________ O MATERIAL QUE PODE SER _____________________.
C) LEVAR O _________ PARA OS PONTOS DE ____________ SELETIVA.
Objeto de conhecimento (BNCC) Seres vivos no ambiente.
Habilidade Identificar ações que contribuem para o tratamento do lixo.
Tipo de questão Aberta Unidade 5
Grade de Correção
100%. O aluno completou corretamente o texto com as palavras do quadro e ordenou corretamente as etapas de reciclagem. Resposta correta: a) “Preparação do lixo nas cooperativas de reciclagem.”; b) “Separar o material que pode ser reciclado.”; c) “Levar o material para os pontos de coleta seletiva.” A ordem correta das frases são b, c e a.
50%. O aluno completou corretamente o texto com as palavras do quadro, porém não ordenou corretamente as etapas de reciclagem ou vice-versa.
0%. O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente o que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Caso a escola possua lixeiras de coleta de lixo reciclável, o professor pode levar sucatas de diferentes materiais e pedir aos alunos para que as descartem nas lixeiras corretas. Alternativamente, o professor pode utilizar sacos plásticos de diferentes cores. Além disso, o professor pode questionar os alunos se já visualizaram pontos de coleta seletiva no entorno da escola e se eles possuem o hábito de separar o lixo em casa. Se for possível, planejar uma visita para uma cooperativa de reciclagem.
Os fósseis só se formam em condições ambientais específicas. Diversos fósseis já foram encontrados em todo o mundo, contribuindo para estudos relacionados à evolução dos seres vivos.
Sobre o processo de fossilização, analise as etapas descritas a seguir.
1. Ocorre a substituição dos restos mortais do organismo por minerais.
2. Chuva, vento, água dos rios e mares, variações de temperatura e ação dos seres vivos desgastam as rochas, processo que é chamado de intemperismo.
3. Ao longo de milhões de anos, os sedimentos se compactam, formando rochas sedimentares.
4. Devido à erosão ou a outros fatores, os fósseis aparecem na superfície milhares ou milhões de anos mais tarde.
5. Um organismo vivo morre.
6. Ocorre a deposição de sedimentos sobre os restos mortais de um organismo antes de haver o processo de decomposição.
A ordenação correta do processo de fossilização associado à formação de rochas sedimentares é:
2 – 5 – 1 – 6 – 3 – 4.
2 – 5 – 6 – 1 – 3 – 4.
2 – 5 – 6 – 1 – 4 – 3.
2 – 5 – 3 – 1 – 6 – 4.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativas Resposta: B
a O estudante não compreendeu que só ocorre a substituição da matéria orgânica do organismo por minerais após a deposição de sedimentos sobre o organismo.
b O estudante identificou corretamente a ordem das etapas de formação das rochas sedimentares e da fossilização (2 – 5 – 6 – 1 – 3 – 4).
c O estudante não compreendeu que os fósseis somente aparecem na superfície após a formação das rochas sedimentares, isto é, após realmente ter sido finalizado o processo de fossilização.
d O estudante não compreendeu que, para ocorrer a mineralização do fóssil, é necessário que ocorra antes a deposição de sedimentos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso haja um alto índice de erro nessa questão, talvez seja interessante rever o conteúdo sobre as etapas que envolvem a formação de rochas sedimentares e a fossilização. Para isso, o professor pode, por exemplo, simular o processo de erosão e intemperismo de uma rocha incluindo o processo de fossilização. Procedimento: aquecer um pedaço de argila até que ele apresente rachaduras (intemperismo físico); a seguir, misturar pequenos galhos e fragmentos de rochas que simbolizem organismos vivos (futuros fósseis) e jogar água sobre a mistura de modo que haja uma reorganização das partículas de argila e dos organismos vivos presentes. Para acelerar a passagem do tempo, secar a mistura com argila até que a água evapore e a argila ganhe um aspecto diferente do inicial. Ao final, rever as etapas do intemperismo, do soterramento dos organismos vivos, da fossilização e da formação das rochas sedimentares, ressaltando que a camada de rocha ainda poderá ser coberta por outras camadas com o passar do tempo.
Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O efeito estufa mantém uma temperatura média na superfície da Terra em torno de 15 C, sendo fundamental para manter condições compatíveis com a vida.
( ) Parte do calor proveniente do Sol, que é refletido na superfície da Terra, é retido na atmosfera por certos gases, como o gás carbônico e o vapor de água.
( ) As plantas absorvem grande quantidade de gás nitrogênio e, quando são queimadas, emitem esse gás na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra.
( ) Para controlar o aquecimento global pode-se realizar o plantio de árvores, que absorvem gás carbônico para a realização da fotossíntese; deve-se, também, evitar a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, utilizando outras fontes de energia, como a solar e a eólica.
A sequência correta das afirmativas é:
V, F, V, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, V, F, V.
Objeto de conhecimento Efeito estufa
Habilidade (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativa Resposta: D
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a segunda afirmativa é verdadeira, uma vez que o gás carbônico e o vapor de água presentes na atmosfera retêm parte do calor do Sol refletido pela superfície da Terra. Esse estudante também não reconheceu a terceira afirmativa como falsa, já que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado durante as queimadas.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a terceira afirmativa é falsa, já que o gás absorvido pelas plantas e liberado nas queimadas é o gás carbônico, e que a quarta afirmativa é verdadeira, pois plantar árvores e evitar a utilização de combustíveis fósseis contribui para controlar o aquecimento global.
c. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a primeira afirmativa é verdadeira, pois o efeito estufa mantém a temperatura na superfície da Terra em torno de 15 C, possibilitando a vida na Terra, e que a terceira afirmativa é falsa, já que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado nas queimadas.
d. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu corretamente que a primeira, a segunda e a quarta afirmativas são verdadeiras e que a terceira afirmativa é falsa, uma vez que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado nas queimadas, o que contribui para o aumento da temperatura da Terra.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam os mecanismos do efeito estufa, seu papel para o desenvolvimento da vida na Terra e/ou não discriminaram ações que podem intensificar esse processo e como é possível controlar essa intensificação. Para aprofundar esse tema e sanar possíveis dúvidas, o professor pode pedir aos estudantes que pesquisem em jornais, revistas e sites de universidades ou outros centros de pesquisa sobre atividades que contribuem para a intensificação do efeito estufa. Em seguida, deve organizar a turma em dois grupos e propor a um dos grupos que cite uma atividade que contribua para a intensificação do efeito estufa e ao outro grupo que formule uma proposta para controlar os impactos causados por essa atividade. Em seguida, o grupo que formulou a proposta cita uma atividade que contribui para o efeito estufa e o outro grupo propõe uma atividade para minimizar os impactos.
A imagem abaixo ilustra o uso da água na agricultura.
Por que é necessário o uso da irrigação nesse caso mostrado na foto?
Objeto de conhecimento (BNCC) Consumo consciente
Habilidade (BNCC) (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Tipo de questão Aberta
Unidade 4
Grade de correção
100% O aluno que acertou essa questão identificou a importância do uso da água nesta situação. Exemplos de respostas corretas: (1) “A água é importante nesta situação para que as plantas consigam absorver a água e utilizá-la nas atividades de seu organismo.”; (2) “A água é importante nesta atividade para que as plantas sobrevivam e cresçam saudáveis.”.
50% O aluno relacionou o uso da água à presença das plantas, mas não soube explicar porque a água é importante para as plantas. Exemplo de resposta: “A água é importante nesta situação para molhar as plantas.”.
0% O aluno não soube responder o motivo pelo qual a água é importante nesta situação ou não elaborou nenhuma resposta, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre a importância da irrigação para produção de alimentos e os problemas que o uso excessivo deste recurso pode causar à vida dos seres humanos e aos outros seres vivos. Em seguida, poderá discutir com os alunos quais medidas podem ser tomadas para diminuir a quantidade de água utilizada para esse processo.
Observe os ossos do crânio, da coluna vertebral, das pernas e das costelas.
Considerando apenas os ossos das imagens, complete as sentenças:
Os ossos mais finos são os das: ____________________________________________________.
O osso mais longo é o: ___________________________________________________________.
Os ossos em forma de placa são os do: ______________________________________________.
A coluna vertebral é formada por: __________________________________________________.
Objeto de conhecimento (BNCC) Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade Investigar os movimentos do corpo, reconhecendo alguns ossos e articulações do esqueleto humano.
Tipo de questão Aberta
Unidade 5
Grade de correção
100% O aluno completou corretamente todas as sentenças. Resposta correta: “Os ossos mais finos são os das costelas. O osso mais longo é o fêmur. Os ossos em forma de placa são os do crânio. A coluna vertebral é formada por vértebras.”.
50% O aluno completou corretamente apenas duas das sentenças.
0% O aluno não escreveu nenhuma resposta ou não respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado, o que pode indicar que ele não compreendeu o enunciado da questão ou não desenvolveu a habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode distribuir aos alunos figuras de esqueletos humanos e solicitar que eles pintem cada um dos ossos estudados em sala de aula de uma cor diferente, escreva os seus nomes e uma característica de cada um.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas