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Questões Encontradas:

Questão 06 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Compare a influência do ambiente nas teorias de Darwin e Lamarck.

Resposta:

Lamarck: o meio tem ação modificadora sobre os indivíduos, ou seja, o meio é o indutor da variação. Darwin: as populações já apresentam variações; o meio seleciona a variedade mais apta.

Questão 06 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com os ambientes - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

CUIDANDO DE ONDE MORAMOS

VIMOS QUE CUIDAR DO BAIRRO ONDE MORAMOS É IMPORTANTE PARA A MELHORIA DESSE AMBIENTE. SERÁ QUE CUIDAR DAS CASAS E DOS PRÉDIOS TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR DO NOSSO BAIRRO?

VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.

E NA SUA ESCOLA? QUE MODIFICAÇÕES PODERIAM SER REALIZADAS PARA MELHORÁ-LA? FAÇA UM DESENHO SOBRE ELAS ABAIXO.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem melhorias para o convívio, o bem-estar, a saúde, a acessibilidade, o embelezamento, etc.

Questão 06 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O sistema nervoso de dois organismos está representado na Figura 36.

Assinale a afirmativa que indica por que o sistema nervoso da planária é mais complexo do que o sistema nervoso da hidra:



( a )

A hidra não possui neurônios por todo o corpo, como a planária.

( b )

A planária apresenta cefalização, além de gânglios e cordões nervosos.

( c )

A planária é capaz de perceber a luz e formar imagens, ao contrário da hidra.

( d )

Os neurônios na hidra são incapazes de controlar seus movimentos, ao contrário dos da planária.

Questão 06 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Os platelmintos não possuem sistema respiratório. Como esses animais realizam as trocas gasosas com o ambiente onde vivem?

Resposta:

As trocas gasosas ocorrem através da pele (respiração cutânea).

Questão 06 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que acontece com os alimentos não digeridos?

Resposta:

Os alimentos não digeridos seguem para o intestino grosso e compõem as fezes.

Questão 06 - Ciências - Módulo 4 - Proteção e defesa do corpo - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Crie, no espaço abaixo, um cartaz de conscientização das pessoas para acabar com o preconceito em relação à cor da pele.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 06 - Ciências - Módulo 4 - Hábitos Saudáveis - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

Por meio de um teste simples, podemos quantificar o tempo de reação do organismo. Em duplas, organizem-se para que um aluno fique em pé, segurando uma régua de 30 centímetros ou mais por uma de suas extremidades, enquanto o outro deverá ficar sentado com a mão posicionada para segurar a régua. O aluno que estiver em pé deve soltar a régua sem avisar o colega sentado, que deve segurá-la quanto antes. De acordo com a marcação do local em que se segurou a régua, pode-se verificar quem apresenta um tempo menor de reação. Registrem os valores obtidos no caderno e, em seguida, comparem as informações com as dos demais colegas.

Resposta:

Professor, converse com os alunos sobre a diferença entre os atos reflexos e o tempo de reação em situações em que estamos conscientes da ação a ser tomada, como no caso do teste com a régua. Ressalte que os atos reflexos possibilitam um tempo menor de reação em situações perigosas, representando uma adaptação do organismo.

Questão 06 - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

NO ESPAÇO ABAIXO, MONTE UMA ILUSTRAÇÃO COMO A ANTERIOR. VOCÊ PODE FAZER DESENHOS OU COLAGENS. USE SUA CRIATIVIDADE

Questão 06 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Indivíduos com determinada síndrome cromossômica nascem com uma monossomia do cromossomo X, ou seja, com cariótipo (45, X0). Essa síndrome é conhecida como:



( a )

síndrome de Down.

( b )

síndrome de Klinefelter.

( c )

síndrome de Turner.

( d )

síndrome de Patau.

( e )

síndrome de Edwards.

Questão 06 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Durante o longo inverno, a pelagem de certos mamíferos, como a da raposa-do-ártico, torna-se branca e fica muito semelhante ao ambiente (Figura 24A). Com o início da primavera, a pelagem desse animal volta a adquirir coloração escura (Figura 24B). 

Explique, de acordo com a teoria sintética da evolução, as adaptações mencionadas no texto.

Resposta:

A mudança na cor da pelagem de acordo com as diferentes estações do ano é uma característica adaptativa que confere vantagem na sobrevivência; portanto, os indivíduos que a tinham foram selecionados pelo ambiente. A seleção natural atuou sobre a variabilidade encontrada na população.

Questão 06 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Uma mulher não daltônica teve um filho daltônico com um homem não daltônico. Qual deve ser o genótipo da mãe?

Resposta:

Mulher não daltônica = XDXd. Homem não daltônico = XDY. O filho só pode ter recebido o alelo para o daltonismo (Xd) da mãe, que é heterozigota para esse caráter e, portanto, portadora do alelo.

Questão 6 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

ANTÔNIA MEDIU COM A RÉGUA OS OBJETOS A SEGUIR E ANOTOU AS MEDIDAS EM CENTÍMETRO (cm).

Resposta:

a)

b) 45 cm. / 12 cm.

c) 4 cm.

Questão 6 - Módulo 6 - Plantas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662244

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA CANTIGA.

ALECRIM DOURADO

ALECRIM ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO E NÃO FOI SEMEADO

FOI MEU AMOR QUE ME DISSE ASSIM QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM

DOMÍNIO PÚBLICO.

GLOSSÁRIO SEMEADO: SEMENTES ESPALHADAS NA TERRA PARA GERMINAREM.

SEPARE AS VOGAIS E AS CONSOANTES DA PALAVRA ALECRIM NA COLUNA CORRESPONDENTE.

Resposta:

Questão 6 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

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VOCÊ JÁ ESTUDOU O SEU ESPAÇO ESCOLAR. AGORA, VAI CONHECER O ESPAÇO DA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM.

OUÇA A HISTÓRIA QUE O PROFESSOR VAI CONTAR, OBSERVE A IMAGEM DA ESCOLA DE ANA MARIA E TIAGO E FAÇA O QUE SE PEDE.

QUANTAS SALAS DE AULA HÁ NA IMAGEM?

Resposta:

Quatro.

Questão 6 - Módulo 9 - Minha casa, muitas casas - Atividades - BY NC 3.0BR

12662663

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

TODO MUNDO TEM CASA

CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS. MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO? [...] TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA. SERÁ POR QUÊ? E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS, BEM PEQUENOS. EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES.  [...] O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS. TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS. TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...

TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO. DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE. [...] TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO. [...] TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA. [...] E A SUA CASA, COMO É?

ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. TODO MUNDO TEM CASA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO, 2000. P. 6-8, 13, 15, 17, 19, 20, 24, 28. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).

O TEXTO FALA EM MORADIA UTILIZADA POR PESSOAS QUE ESTÃO VIAJANDO. ESCREVA O NOME DELA.

Resposta:

Hotel.

Questão 06 - Ciências - Módulo 3 - Sistema cardiovascular - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Ao observar o coração humano, percebemos que o ventrículo esquerdo é a cavidade que apresenta a musculatura mais desenvolvida. Como podemos explicar essa diferença?

Resposta:

O ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o corpo inteiro, portanto é a cavidade que precisa fazer mais força.

Espera-se que os alunos consigam diferenciar os ventrículos em relação ao seu papel na circulação sanguínea: o fato de o ventrículo direito bombear o sangue venoso do coração até os pulmões não exige grande pressão por ser um trajeto curto.

Questão 06 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As minhocas são animais com a pele fina e sempre úmida, características que auxiliam em sua respiração, que ocorre através:



( a )

da pele, e o sangue transporta o gás oxigênio para os tecidos.

( b )

da pele, e o gás oxigênio é fornecido diretamente para os tecidos.

( c )

de brânquias, e o sangue transporta o gás oxigênio para os tecidos.

( d )

de brânquias, e o gás oxigênio é fornecido diretamente para os tecidos.

Questão 06 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Qual é a importância da pele fina, permeável e úmida dos anelídeos?

Resposta:

Facilitar as trocas gasosas com o ambiente.

Questão 06 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Após sentir fortes dores de cabeça, tendo convulsões e desmaios, uma senhora foi ao hospital, onde realizou vários exames. O neurologista detectou uma neurocisticercose, isto é, a presença de cisticercos de Taenia solium no tecido nervoso da paciente. Como essa senhora pode ter contraído a doença?

Resposta:

Ingerindo água ou alimentos crus ou malpassados contaminados com ovos de tênia. A partir de seu intestino, as larvas penetraram na corrente sanguínea e se alojaram no tecido nervoso.

Questão 06 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O processo digestivo promove, por exemplo, a transformação de proteínas em aminoácidos. Essa fragmentação dos nutrientes do alimento ocorre não só com proteínas, mas também com carboidratos e gorduras. Qual é o motivo pelo qual se torna necessária essa fragmentação no tubo digestório?

Resposta:

Os nutrientes ingeridos são muito grandes para serem absorvidos diretamente pelas células. Portanto, a digestão procura transformar os nutrientes em pequenas unidades que possam ser facilmente absorvidas pelo intestino e, posteriormente, usadas pelas células.

Questão 06 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Na sua opinião, a prática de atividades físicas por pessoas com deficiência é importante? Por quê?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 06 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Explique qual a intenção da campanha ao relacionar as árvores com os pulmões.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 06 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: O corpo muda - BY NC 3.0BR

Observe novamente as duas figuras e compare o corpo feminino com o masculino.

a) Quais são as diferenças entre crianças do sexo masculino e do sexo feminino?

b) Em que fase da vida há mais diferenças entre o corpo feminino e o corpo masculino? Que diferenças são essas?

Resposta:

a) Espera-se que os alunos observem que a maior diferença está nos órgãos sexuais.

b) Na fase adulta. As principais diferenças são os órgãos sexuais e o desenvolvimento das mamas nas mulheres. Talvez os alunos percebam que os homens são geralmente mais altos e mais fortes fisicamente, e que as mulheres têm o quadril mais largo em relação à cintura, enquanto os homens têm os ombros mais largos que o quadril.

Questão 06 - Ciências - Módulo 2 - A Genética depois de Mendel - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A figura abaixo (Figura 21) apresenta vários cariótipos obtidos de diferentes indivíduos, sendo o primeiro (A) considerado o padrão para essa espécie. Diante dessas informações, responda à questão.

Quais são os tipos de alterações cromossômicas encontrados nos cariótipos B e C? Esse erro pode ocorrer em que tipo de divisão celular?

Resposta:

Em B, há trissomia do cromossomo 3; em C, monossomia do cromossomo 6. Essas alterações ocorrem durante o processo de divisão meiótica.

Questão 06 - Ciências - Módulo 4 - O lamarckismo e o darwinismo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem que



( a )

a seleção natural selecione os organismos mutantes. 

( b )

a variabilidade genética aumente em uma população. 

( c )

as características sejam passadas de um descendente para outro. 

( d )

os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência. 

( e )

os organismos consigam sobreviver no ambiente.

Resposta:

 Alternativa b.

As mutações garantem um aumento da variabilidade genética, ampliando a chance de surgimento de características vantajosas. Essa fonte de variabilidade ocorre ao acaso e nem sempre é benéfica, podendo ser neutra ou deletéria.

Questão 6 - Ciências, Biologia - Plurall Olímpico LA05 - EF9 - BY NC 3.0BR

ECOLOGIA

Questão 6 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros

Desmatamento, “rios voadores” e queimadas na Amazônia​

É preciso reforçar que a devastação na Amazônia não é um problema apenas local. Além da perda de capacidade de regular o clima global, o desmatamento amazônico afeta os regimes pluviométrico e hidrológico de outras regiões brasileiras. De cada 100 árvores derrubadas no bioma, outras 22 morrem por falta de água que deixa de ser transportada pelos “rios voadores” – correntes de umidade levadas pelo ar.

Cerca de metade da chuva na Amazônia é reciclada na própria floresta, antes de retornar ao oceano. Os “rios voadores” garantem o aumento de chuvas no Centro-Oeste e no Sul, permitindo a manutenção de rios e a irrigação de campos e plantações. Mas, com menos árvores, há menos chuvas e menos recursos hídricos.

https://climainfo.org.br/2023/07/02/desmatamento-rios-voadores-e-queimadas-na-amazonia/#:~:text=De%20cada%20100%20%C3%A1rvores%20derrubadas,%2DRio%2C%20segundo%20O%20Globo.

Analise as afirmações

I – Os rios voadores são responsáveis pelas escassas chuvas que ocorrem na caatinga, pois carregam a água oriunda da transpiração vegetal por meio das correntes úmidas.

II – Um dos biomas afetados pela diminuição do fluxo de água carregado pelos rios voadores é o pantanal.

III – Através de um fenômeno denominado evapotranspiração ocorrido na floresta, a água permanece na atmosfera em forma de umidade. É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.

IV – Animais como o Tuiuiú e o tamanduá-bandeira podem sofrer as consequências da falta de água carregada pelos rios voadores.

Assinale a alternativa com as afirmações corretas.



( a )

I e II

( b )

II e IV

( c )

I, II, III e IV

( d )

I e III

( e )

II, III e IV

Resposta:

Resposta: E Apontador: OBB 2020 1fase Questão 12

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o clima e localização da caatinga que não sofre influência dos rios voadores como indicado incorretamente na afirmação I. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a formação dos rios voadores, como descrito na afirmação III que está correta. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa entendeu que os rios voadores chegam a atingir a Caatinga, fato que não ocorre, pois após passar pela Floresta Amazônica e Andes ele atravessa  regiões mais ao sul da América do Sul, provocando chuvas nessas localidades. D) INCORRETA O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o caminho dos rios voadores que não atravessam a caatinga, além de não reconhecer animais citados na afirmação IV, típicos do pantanal, que sofreriam consequências da falta de água carregadas pelos rios voadores. E) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa tem conhecimento sobre a formação dos rios voadores e sobre os biomas os quais esses rios atravessam.

Questão 6 - Módulo 10 - Minha escola - Atividades - BY NC 3.0BR

PINTE AS SÍLABAS QUE FORMAM O NOME DA FIGURA ILUSTRADA. COM AS SÍLABAS QUE SOBRAREM, FORME OUTRA PALAVRA E ESCREVA-A.

Resposta:

A) Livro.

Papel.

B) Tapete.

Escola.

C) Menina.

Fantasma.

D) Mesa.

Domingo.

Questão 6 - Módulo 5 - Eu, um ser vivo no planeta - Atividades - BY NC 3.0BR

12662213

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DAS DUAS PARLENDAS. DEPOIS MEMORIZE E RECITE-AS COM OS COLEGAS.

PARLENDA 1

GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO QUE NEM PIPOCA.

DOMÍNIO PÚBLICO.

PARLENDA 2

UMA PULGA NA BALANÇA DEU UM PULO E FOI À FRANÇA. OS CAVALOS A CORRER AS MENINAS A BRINCAR VAMOS VER QUEM VAI PEGAR.

DOMÍNIO PÚBLICO.

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ORGANIZE AS PALAVRAS PARA FORMAR AS FRASES CORRESPONDENTES.

Resposta:

As crianças pulam corda e estão muito felizes.

As crianças estão muito felizes e pulam corda.

Os cavalos velozes correm pelo campo.

Questão 6 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - BY NC 3.0BR

LEIA AS DICAS E DESCUBRA O NÚMERO. SE PRECISAR, CONSULTE O QUADRO DE NÚMEROS DA ATIVIDADE ANTERIOR.

Resposta:

A) 28

B) 59

C) 11

D) 15

E) 100

F) 88

Questão 6 - Módulo 11 - Minha vizinhança - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

12662946

ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM O PROFESSOR.

OBSERVE A EXPRESSÃO DOS PERSONAGENS NO ÚLTIMO QUADRINHO. O QUE ELES ESTÃO SENTINDO?

Resposta:

A bruxinha e o gato estão assustados/espantados, pois o chapéu saiu voando.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas