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Compare a influência do ambiente nas teorias de Darwin e Lamarck.
Lamarck: o meio tem ação modificadora sobre os indivíduos, ou seja, o meio é o indutor da variação. Darwin: as populações já apresentam variações; o meio seleciona a variedade mais apta.
CUIDANDO DE ONDE MORAMOS
VIMOS QUE CUIDAR DO BAIRRO ONDE MORAMOS É IMPORTANTE PARA A MELHORIA DESSE AMBIENTE. SERÁ QUE CUIDAR DAS CASAS E DOS PRÉDIOS TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR DO NOSSO BAIRRO?
VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.
E NA SUA ESCOLA? QUE MODIFICAÇÕES PODERIAM SER REALIZADAS PARA MELHORÁ-LA? FAÇA UM DESENHO SOBRE ELAS ABAIXO.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos indiquem melhorias para o convívio, o bem-estar, a saúde, a acessibilidade, o embelezamento, etc.
O sistema nervoso de dois organismos está representado na Figura 36.
Assinale a afirmativa que indica por que o sistema nervoso da planária é mais complexo do que o sistema nervoso da hidra:
A hidra não possui neurônios por todo o corpo, como a planária.
A planária apresenta cefalização, além de gânglios e cordões nervosos.
A planária é capaz de perceber a luz e formar imagens, ao contrário da hidra.
Os neurônios na hidra são incapazes de controlar seus movimentos, ao contrário dos da planária.
Os platelmintos não possuem sistema respiratório. Como esses animais realizam as trocas gasosas com o ambiente onde vivem?
As trocas gasosas ocorrem através da pele (respiração cutânea).
O que acontece com os alimentos não digeridos?
Os alimentos não digeridos seguem para o intestino grosso e compõem as fezes.
Crie, no espaço abaixo, um cartaz de conscientização das pessoas para acabar com o preconceito em relação à cor da pele.
Resposta pessoal.
Por meio de um teste simples, podemos quantificar o tempo de reação do organismo. Em duplas, organizem-se para que um aluno fique em pé, segurando uma régua de 30 centímetros ou mais por uma de suas extremidades, enquanto o outro deverá ficar sentado com a mão posicionada para segurar a régua. O aluno que estiver em pé deve soltar a régua sem avisar o colega sentado, que deve segurá-la quanto antes. De acordo com a marcação do local em que se segurou a régua, pode-se verificar quem apresenta um tempo menor de reação. Registrem os valores obtidos no caderno e, em seguida, comparem as informações com as dos demais colegas.
Professor, converse com os alunos sobre a diferença entre os atos reflexos e o tempo de reação em situações em que estamos conscientes da ação a ser tomada, como no caso do teste com a régua. Ressalte que os atos reflexos possibilitam um tempo menor de reação em situações perigosas, representando uma adaptação do organismo.
NO ESPAÇO ABAIXO, MONTE UMA ILUSTRAÇÃO COMO A ANTERIOR. VOCÊ PODE FAZER DESENHOS OU COLAGENS. USE SUA CRIATIVIDADE
Indivíduos com determinada síndrome cromossômica nascem com uma monossomia do cromossomo X, ou seja, com cariótipo (45, X0). Essa síndrome é conhecida como:
síndrome de Down.
síndrome de Klinefelter.
síndrome de Turner.
síndrome de Patau.
síndrome de Edwards.
Durante o longo inverno, a pelagem de certos mamíferos, como a da raposa-do-ártico, torna-se branca e fica muito semelhante ao ambiente (Figura 24A). Com o início da primavera, a pelagem desse animal volta a adquirir coloração escura (Figura 24B).
Explique, de acordo com a teoria sintética da evolução, as adaptações mencionadas no texto.
A mudança na cor da pelagem de acordo com as diferentes estações do ano é uma característica adaptativa que confere vantagem na sobrevivência; portanto, os indivíduos que a tinham foram selecionados pelo ambiente. A seleção natural atuou sobre a variabilidade encontrada na população.
Uma mulher não daltônica teve um filho daltônico com um homem não daltônico. Qual deve ser o genótipo da mãe?
Mulher não daltônica = XDXd. Homem não daltônico = XDY. O filho só pode ter recebido o alelo para o daltonismo (Xd) da mãe, que é heterozigota para esse caráter e, portanto, portadora do alelo.
ANTÔNIA MEDIU COM A RÉGUA OS OBJETOS A SEGUIR E ANOTOU AS MEDIDAS EM CENTÍMETRO (cm).
a)
b) 45 cm. / 12 cm.
c) 4 cm.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA CANTIGA.
ALECRIM DOURADO
ALECRIM ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO E NÃO FOI SEMEADO
FOI MEU AMOR QUE ME DISSE ASSIM QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
DOMÍNIO PÚBLICO.
GLOSSÁRIO SEMEADO: SEMENTES ESPALHADAS NA TERRA PARA GERMINAREM.
SEPARE AS VOGAIS E AS CONSOANTES DA PALAVRA ALECRIM NA COLUNA CORRESPONDENTE.
VOCÊ JÁ ESTUDOU O SEU ESPAÇO ESCOLAR. AGORA, VAI CONHECER O ESPAÇO DA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM.
OUÇA A HISTÓRIA QUE O PROFESSOR VAI CONTAR, OBSERVE A IMAGEM DA ESCOLA DE ANA MARIA E TIAGO E FAÇA O QUE SE PEDE.
QUANTAS SALAS DE AULA HÁ NA IMAGEM?
Quatro.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
TODO MUNDO TEM CASA
CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS. MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO? [...] TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA. SERÁ POR QUÊ? E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS, BEM PEQUENOS. EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES. [...] O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS. TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS. TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...
TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO. DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE. [...] TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO. [...] TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA. [...] E A SUA CASA, COMO É?
ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. TODO MUNDO TEM CASA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO, 2000. P. 6-8, 13, 15, 17, 19, 20, 24, 28. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).
O TEXTO FALA EM MORADIA UTILIZADA POR PESSOAS QUE ESTÃO VIAJANDO. ESCREVA O NOME DELA.
Hotel.
Ao observar o coração humano, percebemos que o ventrículo esquerdo é a cavidade que apresenta a musculatura mais desenvolvida. Como podemos explicar essa diferença?
O ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o corpo inteiro, portanto é a cavidade que precisa fazer mais força.
Espera-se que os alunos consigam diferenciar os ventrículos em relação ao seu papel na circulação sanguínea: o fato de o ventrículo direito bombear o sangue venoso do coração até os pulmões não exige grande pressão por ser um trajeto curto.
As minhocas são animais com a pele fina e sempre úmida, características que auxiliam em sua respiração, que ocorre através:
da pele, e o sangue transporta o gás oxigênio para os tecidos.
da pele, e o gás oxigênio é fornecido diretamente para os tecidos.
de brânquias, e o sangue transporta o gás oxigênio para os tecidos.
de brânquias, e o gás oxigênio é fornecido diretamente para os tecidos.
Qual é a importância da pele fina, permeável e úmida dos anelídeos?
Facilitar as trocas gasosas com o ambiente.
Após sentir fortes dores de cabeça, tendo convulsões e desmaios, uma senhora foi ao hospital, onde realizou vários exames. O neurologista detectou uma neurocisticercose, isto é, a presença de cisticercos de Taenia solium no tecido nervoso da paciente. Como essa senhora pode ter contraído a doença?
Ingerindo água ou alimentos crus ou malpassados contaminados com ovos de tênia. A partir de seu intestino, as larvas penetraram na corrente sanguínea e se alojaram no tecido nervoso.
O processo digestivo promove, por exemplo, a transformação de proteínas em aminoácidos. Essa fragmentação dos nutrientes do alimento ocorre não só com proteínas, mas também com carboidratos e gorduras. Qual é o motivo pelo qual se torna necessária essa fragmentação no tubo digestório?
Os nutrientes ingeridos são muito grandes para serem absorvidos diretamente pelas células. Portanto, a digestão procura transformar os nutrientes em pequenas unidades que possam ser facilmente absorvidas pelo intestino e, posteriormente, usadas pelas células.
Na sua opinião, a prática de atividades físicas por pessoas com deficiência é importante? Por quê?
Resposta pessoal.
Explique qual a intenção da campanha ao relacionar as árvores com os pulmões.
Resposta pessoal.
Observe novamente as duas figuras e compare o corpo feminino com o masculino.
a) Quais são as diferenças entre crianças do sexo masculino e do sexo feminino?
b) Em que fase da vida há mais diferenças entre o corpo feminino e o corpo masculino? Que diferenças são essas?
a) Espera-se que os alunos observem que a maior diferença está nos órgãos sexuais.
b) Na fase adulta. As principais diferenças são os órgãos sexuais e o desenvolvimento das mamas nas mulheres. Talvez os alunos percebam que os homens são geralmente mais altos e mais fortes fisicamente, e que as mulheres têm o quadril mais largo em relação à cintura, enquanto os homens têm os ombros mais largos que o quadril.
A figura abaixo (Figura 21) apresenta vários cariótipos obtidos de diferentes indivíduos, sendo o primeiro (A) considerado o padrão para essa espécie. Diante dessas informações, responda à questão.
Quais são os tipos de alterações cromossômicas encontrados nos cariótipos B e C? Esse erro pode ocorrer em que tipo de divisão celular?
Em B, há trissomia do cromossomo 3; em C, monossomia do cromossomo 6. Essas alterações ocorrem durante o processo de divisão meiótica.
Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem que
a seleção natural selecione os organismos mutantes.
a variabilidade genética aumente em uma população.
as características sejam passadas de um descendente para outro.
os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.
os organismos consigam sobreviver no ambiente.
Alternativa b.
As mutações garantem um aumento da variabilidade genética, ampliando a chance de surgimento de características vantajosas. Essa fonte de variabilidade ocorre ao acaso e nem sempre é benéfica, podendo ser neutra ou deletéria.
ECOLOGIA
Questão 6 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
Desmatamento, “rios voadores” e queimadas na Amazônia
É preciso reforçar que a devastação na Amazônia não é um problema apenas local. Além da perda de capacidade de regular o clima global, o desmatamento amazônico afeta os regimes pluviométrico e hidrológico de outras regiões brasileiras. De cada 100 árvores derrubadas no bioma, outras 22 morrem por falta de água que deixa de ser transportada pelos “rios voadores” – correntes de umidade levadas pelo ar.
Cerca de metade da chuva na Amazônia é reciclada na própria floresta, antes de retornar ao oceano. Os “rios voadores” garantem o aumento de chuvas no Centro-Oeste e no Sul, permitindo a manutenção de rios e a irrigação de campos e plantações. Mas, com menos árvores, há menos chuvas e menos recursos hídricos.
https://climainfo.org.br/2023/07/02/desmatamento-rios-voadores-e-queimadas-na-amazonia/#:~:text=De%20cada%20100%20%C3%A1rvores%20derrubadas,%2DRio%2C%20segundo%20O%20Globo.
Analise as afirmações
I – Os rios voadores são responsáveis pelas escassas chuvas que ocorrem na caatinga, pois carregam a água oriunda da transpiração vegetal por meio das correntes úmidas.
II – Um dos biomas afetados pela diminuição do fluxo de água carregado pelos rios voadores é o pantanal.
III – Através de um fenômeno denominado evapotranspiração ocorrido na floresta, a água permanece na atmosfera em forma de umidade. É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.
IV – Animais como o Tuiuiú e o tamanduá-bandeira podem sofrer as consequências da falta de água carregada pelos rios voadores.
Assinale a alternativa com as afirmações corretas.
I e II
II e IV
I, II, III e IV
I e III
II, III e IV
Resposta: E Apontador: OBB 2020 1fase Questão 12
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o clima e localização da caatinga que não sofre influência dos rios voadores como indicado incorretamente na afirmação I. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a formação dos rios voadores, como descrito na afirmação III que está correta. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa entendeu que os rios voadores chegam a atingir a Caatinga, fato que não ocorre, pois após passar pela Floresta Amazônica e Andes ele atravessa regiões mais ao sul da América do Sul, provocando chuvas nessas localidades. D) INCORRETA O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o caminho dos rios voadores que não atravessam a caatinga, além de não reconhecer animais citados na afirmação IV, típicos do pantanal, que sofreriam consequências da falta de água carregadas pelos rios voadores. E) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa tem conhecimento sobre a formação dos rios voadores e sobre os biomas os quais esses rios atravessam.
PINTE AS SÍLABAS QUE FORMAM O NOME DA FIGURA ILUSTRADA. COM AS SÍLABAS QUE SOBRAREM, FORME OUTRA PALAVRA E ESCREVA-A.
A) Livro.
Papel.
B) Tapete.
Escola.
C) Menina.
Fantasma.
D) Mesa.
Domingo.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DAS DUAS PARLENDAS. DEPOIS MEMORIZE E RECITE-AS COM OS COLEGAS.
PARLENDA 1
GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO QUE NEM PIPOCA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARLENDA 2
UMA PULGA NA BALANÇA DEU UM PULO E FOI À FRANÇA. OS CAVALOS A CORRER AS MENINAS A BRINCAR VAMOS VER QUEM VAI PEGAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ORGANIZE AS PALAVRAS PARA FORMAR AS FRASES CORRESPONDENTES.
As crianças pulam corda e estão muito felizes.
As crianças estão muito felizes e pulam corda.
Os cavalos velozes correm pelo campo.
LEIA AS DICAS E DESCUBRA O NÚMERO. SE PRECISAR, CONSULTE O QUADRO DE NÚMEROS DA ATIVIDADE ANTERIOR.
A) 28
B) 59
C) 11
D) 15
E) 100
F) 88
ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM O PROFESSOR.
OBSERVE A EXPRESSÃO DOS PERSONAGENS NO ÚLTIMO QUADRINHO. O QUE ELES ESTÃO SENTINDO?
A bruxinha e o gato estão assustados/espantados, pois o chapéu saiu voando.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas