Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ANA CIRCULOU NO CALENDÁRIO O DIA DE SEU ANIVERSÁRIO.
OLHE O CALENDÁRIO E RESPONDA: EM QUE DIA DA SEMANA É O ANIVERSÁRIO DE ANA?
SEGUNDA.
QUARTA.
SEXTA.
SÁBADO.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 3
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa não identificou corretamente no calendário que o dia do aniversário de Ana é sexta-feira e não segunda-feira.
B. O aluno que seleciona essa alternativa não identificou corretamente no calendário que o dia do aniversário de Ana é sexta-feira e não quarta-feira.
C. O aluno que seleciona essa alternativa identificou corretamente no calendário que o dia do aniversário de Ana é sexta-feira.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não identificou corretamente no calendário que o dia do aniversário de Ana é sexta-feira e não sábado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode distribuir um calendário aos alunos e pedir para que eles marquem os dias dos seus aniversários e de dois parentes ou amigos próximos. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para que identifiquem no calendário o dia da semana correspondente. Além disso, os alunos também podem marcar e identificar o dia da semana de outras datas importantes como o carnaval, o dia das crianças, o natal, entre outros.
De acordo com dados do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos (2016), em Vitória da Conquista (BA), mais de 80% da população é atendida por serviço de coleta de esgoto; enquanto, em Canoas (RS), apenas cerca de 30% da população é atendida por esse serviço.
a) Em qual das cidades a incidência de infecções intestinais provavelmente é maior?
b) Cite dois serviços que constituem o saneamento básico. Qual a importância desses serviços para a saúde pública?
Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública
Habilidade (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Tipo de questão Aberta Capítulo 5
Grade de correção
✓
a) O estudante interpretou os dados corretamente e compreendeu que, por apresentar apenas 30% da população atendida por serviços de coleta de esgoto, é provável que a cidade de Canoas (RS) apresente maior incidência de infecções intestinais.
b) O estudante indicou como exemplos, corretamente, o acesso à água tratada e a coleta e o tratamento do esgoto e do lixo, e considera importantes os serviços de saneamento básico, pois ajudam a prevenir doenças causadas por microrganismos, como as infecções intestinais.
X
a) O estudante não interpretou os dados corretamente e indicou equivocadamente Vitória da Conquista (BA) como a cidade que provavelmente apresenta maior incidência de infecções intestinais e não reconheceu que a falta de serviço de coleta de esgoto deixa a população mais exposta a microrganismos que causam infeções intestinais, que são contraídas, por exemplo, pela ingestão de água e alimentos contaminados.
b) O estudante não indicou os serviços relacionados ao saneamento básico, nem sua importância para a saúde pública.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não interpretaram as informações do texto e/ou não identificaram as consequências da ausência de serviços de saneamento básico à saúde da população. Para retrabalhar o assunto, o professor pode organizar a turma em grupos de quatro estudantes e pedir que façam uma pesquisa sobre o saneamento básico em sua região. Eles devem pesquisar as causas das infecções intestinais e como são contraídas. Os estudantes também podem entrevistar alguns moradores conhecidos, questionando-os se houve alguma melhora nos serviços de saneamento básico ao longo dos anos e como isso afetou a saúde das pessoas da comunidade.
Tiago escutou uma notícia no rádio avisando sobre o fechamento temporário de um aeroporto próximo à sua casa em função de más condições do tempo. A interrupção dos voos foi determinada a partir da análise de dados da previsão diária do tempo.
a) Quais aspectos são verificados pelos meteorologistas para elaborar a previsão do tempo? Cite três exemplos. b) Por que os pilotos de avião precisam ter informações atualizadas sobre a previsão do tempo?
Objeto de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção ✓ a) O estudante citou aspectos envolvidos na previsão do tempo, tais como massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção e sentido dos ventos. b) O estudante compreendeu que as informações obtidas pelos meteorologistas são fundamentais para que os pilotos de avião possam planejar rotas e aumentar a segurança do voo. É necessário que as previsões sejam atuais, pois em um curto intervalo de tempo as condições atmosféricas podem mudar, alterando o cenário a que os aviões estarão expostos, o que implicaria um replanejamento de voo.
X a) O estudante não exemplificou corretamente os aspectos envolvidos na previsão do tempo ou ele citou o nome dos instrumentos usados para isso. b) O estudante não percebeu a relevância da previsão do tempo para o planejamento e a segurança dos voos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e/ou não compreenderam sua importância para diferentes atividades, como a aviação. Para que esse conhecimento seja consolidado, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem como era feita a previsão do tempo antigamente e comparem com os métodos atuais. Em seguida, em sala de aula, pode ser promovido um debate para que todos exponham as informações pesquisadas e discutam a confiablidade das previsões obtidas em cada uma das épocas e como elas afetam as diferentes atividades da sociedade.
Selecione a alternativa que justifica corretamente a relação existente entre os sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição.
O sistema digestório é responsável por fornecer nutrientes ao corpo que serão utilizados no processo de respiração.
O sistema respiratório é responsável pelo fornecimento de oxigênio que será utilizado pelo organismo para produção de energia a partir dos nutrientes obtidos na alimentação.
O sistema digestório fornece os nutrientes que serão transportados pelo sistema respiratório.
O sistema respiratório não tem relação com o sistema digestório.
Resposta: b
Objetos de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Habilidade BNCC (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu claramente a relação entre nutrientes e o processo de respiração.
b. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que o sistema respiratório e o digestório agem em conjunto para fornecer energia para o organismo.
c. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a função do sistema respiratório.
d. O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu corretamente a função dos sistemas respiratório e digestório.
Observe a imagem:
Como podemos produzir som usando o instrumento mostrado na imagem?
Colocando as orelhas perto da corneta.
Tocando as cordas da corneta.
Soprando a corneta com a boca.
Apertando as teclas da corneta
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Produção de som
Habilidade (BNCC) (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Observação A questão refere-se apenas à seguinte parte da habilidade: identificar variáveis que influem no processo de produção de sons a partir da vibração de variados objetos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa confunde o que é ouvir sons com o que é produzir sons.
B O aluno que seleciona esta alternativa acredita, de forma equivocada, que a corneta é um instrumento de corda.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreende que o som da corneta é produzido pelo sopro.
D O aluno que seleciona esta alternativa acredita, de forma equivocada, que a corneta é um instrumento com teclas para tocar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula vídeos com sons de diferentes instrumentos musicais e identificar, junto com os alunos, como o som é produzido (percussão, cordas, sopro). O professor também pode produzir diferentes sons através do sopro (como soprar a boca de um copo de vidro) e da percussão (como bater o mesmo copo levemente em uma mesa) e pedir aos alunos para que identifiquem quais sons são mais graves e mais agudos. O mesmo pode ser feito com recipientes (taças ou baldes, por exemplo) de tamanhos diferentes.
OBSERVE AS IMAGENS.
AS IMAGENS REPRESENTAM, NA SEQUÊNCIA, OS PERÍODOS DA
MANHÃ, DA TARDE E DA NOITE.
NOITE, DA TARDE E DA MANHÃ.
TARDE, DA MANHÃ E DA NOITE.
TARDE, DA NOITE E DA MANHÃ
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 3
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa não identifica corretamente os períodos da manhã e da noite.
B. O aluno que seleciona essa alternativa identifica corretamente os períodos do dia representados nas imagens.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não identifica corretamente nenhum dos períodos do dia representados nas imagens.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não identifica corretamente os períodos da tarde e da noite.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode retomar o estudo elaborando com os alunos uma lista de atividades do que eles costumam fazer durante o dia, a tarde e a noite. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para relacionarem as atividades com as características de cada um desses períodos do dia.
Assim como os animais, as plantas também apresentam níveis de organização e precisam de nutrientes para se manterem vivas. Observe a figura a seguir.
a) Quais são os níveis de organização representados na figura?
b) Os cloroplastos, encontrados no nível de organização 3, são essenciais para qual processo vital das plantas e, por consequência, importante para todos os seres vivos?
Objeto de conhecimento Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção ✓ a) O estudante compreendeu os níveis de organização em uma planta e identificou corretamente os níveis de organização representados na figura. Nível de organização 1: órgão; nível de organização 2: tecido; nível de organização 3: célula. b) O estudante compreendeu que o processo vital para as plantas que acontece nos cloroplastos é a fotossíntese, que é fundamental para todos os seres vivos. X a) O estudante não compreendeu os níveis de organização de uma planta ou os identificou de forma equivocada. b) O estudante não identificou o processo vital para as plantas que ocorre nos cloroplastos.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso muitos estudantes não tenham compreendido os diferentes níveis de organização das plantas, o professor pode levar para a sala de aula ilustrações de vegetais com todas as suas principais estruturas representadas (folha, raiz e caule). Em seguida, perguntar aos estudantes quais níveis de organização poderiam ser observados caso esses órgãos da planta fossem ampliados (tecidos e células). Se possível, para uma melhor visualização das estruturas, o professor pode levar fragmentos de plantas para que os estudantes cortem pequenos pedaços de raízes, caules e folhas para observar os cortes anatômicos com uma lupa ou microscópio. Observando as estruturas internas da planta, os estudantes podem ser incentivados a desenhar o que viram para identificar algumas células e alguns tecidos. Caso muitos estudantes não tenham compreendido que o processo vital para as plantas que ocorre nos cloroplastos é a fotossíntese, o professor pode replanejar suas aulas para que inclua mais observações a respeito das diferenças entre a célula vegetal e a célula animal com foco nos processos desempenhados por cada um desses tipos celulares dando destaque para a fotossíntese e a respiração. O professor pode ainda ressaltar que, apesar de a fotossíntese ser realizada apenas por seres clorofilados, como algas e plantas, esse processo é fundamental para a sobrevivência da maioria dos seres vivos, como os animais.
A cidade de Macapá (AP) está localizada na região da linha do Equador. Já a cidade de Arapongas (PR) fica na região da linha do trópico de Capricórnio. Apesar de ambas estarem na zona climática tropical, o clima em Macapá é bem mais quente do que em Arapongas, e um dos fatores que influencia essa diferença climática é o aquecimento desigual da Terra.
a) Em qual das duas cidades o aquecimento terrestre é mais intenso e por quê? b) Explique a causa e como ocorrem os ventos na zona tropical.
Objeto de conhecimento Clima
Habilidade (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 6
Grade de correção ✓ a) O estudante compreendeu que, devido ao formato esférico da Terra, na região da linha do Equador, onde fica o Amapá, os raios solares incidem perpendicularmente na superfície terrestre, aquecendo-a intensamente; já na região próxima ao trópico de Capricórnio, onde fica Arapongas, os raios solares incidem inclinados, portanto, a intensidade dos raios solares que atingem o planeta é menor. b) O estudante identificou que as diferenças de aquecimento da Terra provocam alterações na pressão atmosférica, as quais provocam ventos. Ele compreendeu que o ar se move de regiões de pressão mais alta para regiões de pressão mais baixa. Na zona tropical, os ventos sopram das regiões próximas aos trópicos, que apresentam maior pressão, para as regiões próximas à linha do Equador, que apresentam menor pressão.
X a) O estudante não identificou a região da linha do Equador, onde se localiza a cidade do Amapá, como sendo a mais aquecida e/ou não explicou a causa do aquecimento desigual da Terra. b) O estudante não explicou a causa e nem a ocorrência dos ventos na zona tropical.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam o aquecimento desigual da Terra devido ao seu formato esférico, não ligaram esse fato à formação dos ventos e não relacionaram os climas regionais aos padrões de circulação atmosférica. Para tornar mais palpável o mecanismo de formação dos ventos, indispensáveis para a circulação atmosférica, o professor pode realizar um experimento posicionando um cata-vento próximo a uma vela acesa, com muito cuidado (os estudantes devem ficar suficientemente afastados da chama da vela). O ar aquecido pela chama se expande e sobe, resultando na descida de uma camada de ar a uma temperatura mais baixa. A movimentação do ar causa a movimentação das pás do cata-vento. Os estudantes devem estabelecer comparações entre essa atividade e a circulação atmosférica usando os conceitos de aquecimento terrestre, pressão atmosférica e ventos.
As vacinas são fabricadas com ___________ e ___________ atenuados ou mortos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima.
fungos e bactérias.
vírus e bactérias.
vírus e fungos.
microrganismos e vírus.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os microrganismos utilizados na fabricação da vacina são vírus e bactérias atenuados ou mortos.
b O aluno que seleciona esta alternativa compreende que os microrganismos utilizados na fabricação da vacina são vírus e bactérias atenuados ou mortos.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os microrganismos utilizados na fabricação da vacina são vírus e bactérias atenuados ou mortos.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que os vírus também são considerados microrganismos.
A respeito dos meios de transporte, leia as frases abaixo:
1. Este meio de transporte pode transportar muitas pessoas de uma vez só e assim ajuda a não aumentar o congestionamento. Como é movido a diesel, polui o ar.
2. Este meio de transporte não polui o ar, ocupa pouco espaço e ajuda a manter a saúde, mas pode ser perigoso se utilizarmos nas ruas de cidades sem ciclovias.
3. Este meio de transporte oferece independência e conforto, polui o ar, é movido a gasolina, álcool ou gás natural e transporta poucas pessoas.
Os textos acima se referem, respectivamente, aos seguintes meios de transporte:
1 – metrô; 2 – bicicleta; 3 – carro.
1 – ônibus; 2 – carro; 3 – bicicleta.
1 – ônibus; 2 – bicicleta; 3 – carro.
1 – bicicleta; 2 – metrô; 3 – ônibus.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Medidas de tempo, distância e velocidade
Habilidade Identificar as características dos principais meios de transportes utilizados atualmente.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que o metrô é movido a eletricidade e não a diesel.
B O aluno que seleciona esta alternativa confundiu as características do carro e da bicicleta.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu as características do ônibus, do carro e da bicicleta.
D O aluno que seleciona esta alternativa teve dificuldades em apreender as características dos meios de transporte e provavelmente não compreendeu essa habilidade.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode solicitar aos alunos que, no caderno, façam uma lista dos principais meios de transporte dos quais conseguem se lembrar. Em seguida, pode-se solicitar aos alunos que pensem em todas as vantagens e desvantagens a respeito de cada um desses meios de transporte.
A SEGUIR, ESTÃO LISTADAS ALGUMAS ATIVIDADES QUE LAURA REALIZA AO LONGO DO DIA.
1 – ACORDA
2 – ALMOÇA COM A FAMÍLIA
3 – VAI À ESCOLA
4 – DORME
LAURA REALIZA ESSAS ATIVIDADES NA SEQUÊNCIA APRESENTADA PELOS NÚMEROS. EM QUAL PERÍODO DO DIA LAURA FAZ CADA ATIVIDADE?
1 – TARDE 2 – MANHÃ 3 – NOITE 4 – NOITE
1 – MANHÃ 2 – NOITE 3 – TARDE 4 – MANHÃ
1 – NOITE 2 – MANHÃ 3 – NOITE 4 – TARDE
1 – MANHÃ 2 – TARDE 3 – TARDE 4 – NOITE
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Escalas de tempo
Habilidade (BNCC) (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 3
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa não relaciona corretamente cada tipo de atividade com os períodos do dia (manhã, tarde e noite) em que ocorre.
B. O aluno que seleciona essa alternativa não relaciona corretamente cada tipo de atividade com os períodos do dia (manhã, tarde e noite) em que ocorre.
C. O aluno que seleciona essa alternativa não relaciona corretamente cada tipo de atividade com os períodos do dia (manhã, tarde e noite) em que ocorre.
D. O aluno que seleciona essa alternativa relaciona corretamente cada tipo de atividade com os períodos do dia (manhã, tarde e noite) em que ocorre.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode, junto com os alunos, fazer uma lista de atividades que eles fazem ao longo do dia e pedir que eles identifiquem o período do dia (manhã, tarde e noite) em que cada uma das atividades listadas é realizada. Além disso, o professor pode pedir aos alunos para organizarem as atividades listadas na sequência do período do dia em que elas ocorrem.
Qual das frases abaixo sobre as hidrelétricas está correta?
As usinas hidrelétricas utilizam a força dos ventos para gerar energia elétrica.
Nas usinas hidrelétricas, a água movimenta as turbinas que irão gerar energia elétrica.
Nas usinas hidrelétricas, a queima de combustíveis, como óleo diesel, restos de madeira, entre outros, é usada para gerar energia elétrica.
As usinas hidrelétricas apresentam grandes pás, que se movem com a força do vento gerando energia elétrica.
Resposta B
Objeto de conhecimento Energia elétrica
Habilidade Reconhecer de onde vem a energia elétrica.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 5
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que a usina hidrelétrica utiliza a força da água para gerar energia elétrica.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu o papel das turbinas na geração de energia elétrica em uma hidrelétrica.
C O aluno que seleciona esta alternativa confundiu o funcionamento da usina hidrelétrica com o da termelétrica.
D O aluno que seleciona esta alternativa confundiu o funcionamento da usina hidrelétrica com o da usina eólica.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que pesquisem sobre as principais usinas geradoras de energia no Brasil, tentando encontrar ao menos um exemplo de cada um dos tipos abordados. Os alunos podem produzir cartazes com as informações encontradas. Alguns exemplos: Itaipu (na divisa do estado do Paraná com o Paraguai), Santo Antônio (Rondônia), Paulo Afonso (Bahia), Tucuruí (Pará), São Simão (na divisa de Minas Gerais com Goiás), Ilha Solteira (na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul) e Foz do Chapecó (na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul).
Três pessoas situadas em diferentes regiões da Terra, representadas por A, B e C, tentam, no mesmo momento, observar o eclipse representado pelo esquema a seguir:
Representação de um eclipse e das posições de três observadores situados na Terra.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. As distâncias não são reais.
Durante a ocorrência desse fenômeno:
a pessoa situada na região B observa o eclipse lunar total com a Lua na fase cheia.
a pessoa situada na região B observa o eclipse solar total com a Lua na fase nova.
a pessoa situada na região C observa o eclipse solar parcial com a Lua na fase cheia.
a pessoa situada na região A observa o eclipse lunar parcial com a Lua na fase nova.
a pessoa situada na região A observa o eclipse solar parcial com a Lua na fase cheia.
Objeto de conhecimento Sistema Sol, Terra e Lua
Habilidade (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 5
Justificativas a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema representa um eclipse solar, o qual ocorre de maneira total na região B, na fase da lua nova.
b O estudante que selecionou esta alternativa identificou corretamente que na região representada pela letra B ocorre um eclipse solar total, na fase da lua nova.
c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que na região representada pela letra C não é possível observar o eclipse solar representado no esquema, e que os eclipses solares ocorrem na fase da lua nova.
d O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu que o eclipse observado na região A é parcial, mas não compreendeu que se trata de um eclipse solar, que ocorre na fase da lua nova.
e O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu que na região representada pela letra A ocorre um eclipse solar parcial, mas não identificou que a Lua está na fase nova.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam a ocorrência dos eclipses e as fases da Lua. Para sanar eventuais dúvidas, o professor pode mostrar esquemas de representações dos dois tipos de eclipses para explicar a posição da Terra, do Sol e da Lua durante a ocorrência desses fenômenos e identificar qual astro (a Terra ou a Lua) projeta sombra sobre o outro, resultando no eclipse. Organizados em grupos de cinco integrantes, os estudantes podem fazer uma pesquisa sobre as fases da Lua e produzir um esquema das posições relativas do Sol, da Terra e da Lua em suas quatro fases.
O modelo atômico proposto por Dalton em 1803 considerava que os átomos seriam como pequenas esferas invisíveis. Já em 1897, Thomson comprovou a existência dos elétrons e concluiu que o átomo seria formado por elétrons imersos em uma esfera carregada positivamente. De acordo com Thomson, o átomo seria eletricamente neutro, sendo formado por cargas positivas e negativas que se anulavam.
Qual foi a novidade em relação à estrutura do átomo que o modelo de Thomson trouxe em relação ao modelo de Dalton?
O átomo tem nêutrons.
Havia espaços vazios dentro do átomo.
O átomo é indivisível.
O átomo é divisível.
Os prótons estão concentrados no núcleo do átomo.
Objeto de conhecimento Estrutura da matéria
Habilidade (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 6
Justificativas Resposta D
a O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a descoberta dos nêutrons foi posterior à elaboração do modelo de Thomson e que eles não foram incluídos na descrição desse modelo. Depois de descobrir a existência de partículas menores que o átomo, Thomson concluiu que o átomo era divisível, e não indivisível, como Dalton defendia. b O estudante que selecionou esta alternativa confundiu o modelo de Rutherford com o modelo de Thomson ou não compreendeu que, no modelo de Thomson, o átomo era maciço e divisível. c O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o modelo proposto por Thomson revelou a existência de partículas menores que o átomo, como o elétron, levando à conclusão de que o átomo era divisível. A indivisibilidade do átomo foi proposta por Dalton. d O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que o modelo atômico proposto por Dalton era mais simples do que os modelos que o sucederam e defendia a indivisibilidade do átomo; e que o modelo proposto por Thomson revelou a existência de partículas menores que o átomo, como o elétron, levando à conclusão de que o átomo era divisível. e O estudante que selecionou esta alternativa confundiu o modelo de Rutherford com o modelo de Thomson ou não compreendeu que, no modelo de Thomson, as cargas positivas estão espalhadas por todo o átomo.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não diferenciaram e/ou não reconheceram a evolução histórica dos modelos atômicos propostos por diferentes cientistas. Para retomar o conteúdo, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, façam ilustrações representando as características que distinguem os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Em seguida, o professor pode dividir a turma em grupos de seis estudantes e pedir que utilizem as ilustrações como ponto de partida para a construção de maquetes dos quatro modelos de átomo, utilizando materiais recicláveis. Por fim, os estudantes devem destacar a evolução dos modelos ao longo do tempo e as principais conclusões representadas em cada um deles.
Observe as imagens abaixo, de uma cidade grande e um pequeno município.
Os sons produzidos nesses dois ambientes são diferentes. Em quais dos dois locais os sons produzidos são mais intensos?
No pequeno município, pois ali há grande quantidade de animais.
Nos dois ambientes a intensidade dos sons é igual.
No pequeno município, por causa dos tratores e das colheitadeiras.
Na cidade grande, pois ali há um grande número de veículos.
RESPOSTA D Objeto de conhecimento (BNCC) Saúde auditiva e visual
Habilidade BNCC (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 9
Justificativa
a. O aluno que seleciona essa alternativa não reconhece que o pequeno município produz sons em menor intensidade em relação à grande cidade.
b. O aluno que seleciona essa alternativa não compreende que a intensidade dos sons não é equivalente nos dois ambientes.
c. O aluno que seleciona essa alternativa não identifica que não há tratores ou colheitadeiras na imagem, e que esse tipo de ambiente tende a produzir menos sons que na grande cidade.
d. O aluno que seleciona essa alternativa compreende corretamente que a cidade grande produz mais sons e em maior intensidade, por conta da quantidade elevada de veículos.
Observe as figuras a seguir, que representam alguns níveis de organização do corpo humano.
Agora, faça o que se pede:
a) Identifique os níveis de organização mostrados em 1, 2, 3, 4 e 5. Depois, ordene-os do menor nível de complexidade para o maior.
b) Dê exemplos de outros três sistemas que compõem o corpo humano e que não estão representados na figura.
Objeto de conhecimento Célula como unidade da vida
Habilidade (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Tipo de questão Aberta Capítulo 7
Grade de correção ✓ a) O estudante concluiu que o organismo possui diferentes níveis de organização e identificou, corretamente, cada um deles (1 – sistema, 2 – célula, 3 – tecido, 4 – órgão, 5 – organismo) e os ordenou do mais simples ao mais complexo (2 – célula, 3 – tecido, 4 – órgão, 1 – sistema, 5 – organismo). b) O estudante identificou que na figura está representando o sistema digestório (1) e, portanto, outros três sistemas que compõem o organismo do ser humano podem ser o sistema respiratório, o sistema cardiovascular e o sistema urinário, por exemplo. X a) O estudante identificou e ordenou, equivocadamente, os níveis de organização representados na figura. b) O estudante não conseguiu dar exemplos de outros três sistemas do corpo humano.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Identificar os estudantes que tiveram dificuldade em relacionar as estruturas com as imagens (célula, tecido, órgão, sistema e corpo), em nomear os diferentes sistemas e compreender os diferentes níveis de organização dos organismos. Caso necessário, o professor pode levar para a sala de aula figuras que representem os diferentes níveis de organização (célula, tecido, órgão e sistema) incluindo mais de três sistemas fisiológicos humanos e pedir que os estudantes os identifiquem e os organizem do menor ao maior nível de complexidade (da célula ao sistema). Se o problema maior para os estudantes foi a identificação de cada estrutura com base na análise de uma imagem, sugerimos que o professor busque diferentes imagens e esquemas representando cada uma das estruturas aqui apresentadas para que o estudante possa se familiarizar com as características fundamentais de cada estrutura em uma representação.
Em um dia quente, ao colocarmos uma bebida gelada em um copo, vamos observar a formação de pequenas gotas de água sobre a superfície externa do copo.
a) Identifique a mudança de estado físico da situação descrita acima e explique como ela ocorre.
b) Explique, considerando aspectos da organização das moléculas de água no estado líquido, por que as gotas de água formadas sobre a superfície do copo escorrem.
Objeto de conhecimento Estrutura da matéria
Habilidade (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 7
Grade de correção ✓ a) O estudante identificou corretamente que a situação descrita trata da condensação, a mudança do estado gasoso para o estado líquido. O vapor do ar atmosférico se condensa ao entrar em contato com a superfície do copo, que está a uma temperatura mais baixa. b) O estudante compreendeu que as moléculas da água líquida se movimentam livremente, podendo deslizar umas sobre as outras, e essa característica confere à água a fluidez que proporciona sua mudança de forma e o escoamento. X a) O estudante não identificou e/ou não explicou a mudança de estado físico que ocorre na situação descrita no texto. b) O estudante não compreendeu que as moléculas da água se movimentam livremente e por isso esse líquido é fluido e pode escoar.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não identificaram a mudança do estado gasoso para o estado líquido e/ou não a explicaram com base no modelo de constituição submicroscópica da matéria. Para que a situação descrita na questão fique mais clara, o professor pode dividir a turma em grupos de cinco estudantes e entregar a eles um copo com água gelada ou com água e gelo e pedir que observem o que acontece na parte externa do copo. Em seguida, os estudantes devem representar as constituições submicroscópicas e características macroscópicas de cada uma das fases envolvidas nessa transformação.
O que o pão e o iogurte têm em comum?
Tanto o pão quanto o iogurte são produzidos utilizando microrganismos.
O pão e o iogurte são alimentos de origem animal.
O pão e o iogurte são alimentos de origem vegetal.
O pão e o iogurte não têm nada em comum.
Resposta A
Objeto de conhecimento (BNCC) Microrganismos
Habilidade (BNCC) (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa compreende que no processo de produção do pão e do iogurte são utilizados microrganismos.
b O aluno que seleciona esta alternativa não compreende o processo de produção do pão e do iogurte.
c O aluno que seleciona esta alternativa não compreende o processo de produção do pão e do iogurte.
d O aluno que seleciona esta alternativa não compreende o processo de produção do pão e do iogurte.
Embora nós possamos escolher unidades diferentes, relacione as frases abaixo às unidades de medida mais adequadas:
A sequência correta é:
1D, 2A, 3C, 4B.
1A, 2D, 3B, 4C.
1B, 2A, 3C, 4D.
1D, 2B, 3C, 4A.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Medidas de tempo, distância e velocidade
Habilidade Entender como é feita a medida de intervalos de tempo e de distâncias.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa compreende quais são as unidades mais adequadas e as mais cômodas, para descrever cada tipo de atividade.
B O aluno que seleciona esta alternativa troca as unidades de medidas de tempo e unidades de medidas de comprimento.
C O aluno que seleciona esta alternativa não soube identificar quando ele deve usar qual unidade de tempo, pela estimativa de duração de cada evento.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu a diferença entre unidades de medidas de tempo e unidades de medidas de comprimento.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos alunos que listem primeiramente atividades que são medidas com unidades de tempo (começar por segundo, depois minuto, hora, dia, semana, mês e ano). Em seguida, podem ser listadas situações que são medidas por unidades de distância (centímetros, metros e quilômetros).
O quarto de Alice é cheio de brinquedos; são tantos que ela nem consegue brincar com todos eles!
Alice aprendeu sobre o consumo consciente e quer começar a praticar o que aprendeu. Como Alice pode agir para se tornar uma pessoa que realiza o consumo consciente?
Comprando brinquedos novos, porque é sempre bom ter mais opções para brincar.
Doando parte dos seus brinquedos para que outras crianças não precisem comprar.
Não brincar com seus brinquedos e guardá-los para não estragarem.
Não ter cuidado com os brinquedos para que eles estraguem logo e ela possa comprar brinquedos novos.
Resposta B
Objetos de conhecimento (BNCC) Consumo consciente Reciclagem
Habilidade (BNCC) (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 6
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que comprar mais brinquedos não é uma atitude de consumo consciente.
B O aluno que seleciona esta alternativa compreendeu que doar parte dos brinquedos fará com que outras crianças não precisem comprar brinquedos novos, reduzindo, assim, a fabricação de brinquedos e a extração de matéria-prima da natureza.
C O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que deixar os brinquedos sem usar é não dar utilidade a eles e por isso não é uma atitude de consumo consciente.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreendeu que não ter cuidado com os brinquedos para que eles estraguem, e assim se possa comprar brinquedos novos, não é uma atitude de consumo consciente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode propor aos alunos que façam uma “feira de trocas” na qual eleslevam alguns brinquedos, roupas e sapatos, em bom estado, para trocarem ou doarem aos seus colegas. Dessa forma, você, professor, trabalhará o consumo consciente e a cidadania com seus alunos.
Observe a figura.
Por ser considerado um equipamento de proteção, a parte externa do capacete que a mulher está usando na cabeça deve ser
frágil e flexível.
flexível e opaco.
duro e resistente.
transparente e macio.
Resposta: c
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade (BNCC) (EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, se o capacete for frágil e flexível, não pode ser usado como equipamento de proteção.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que, se o capacete for flexível, não pode ser usado como equipamento de proteção.
C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que um capacete precisa ser duro e resistente para ser um equipamento de proteção.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a maciez não é uma propriedade usada em equipamentos de proteção como o capacete.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode discutir com os alunos sobre a utilidade de diferentes equipamentos de proteção como, por exemplo, capacetes, joelheiras, óculos de segurança, boné, capa de chuva, etc. Em seguida, pedir que os alunos justifiquem como as propriedades dos materiais influenciam na função desses objetos de proteção.
Nos anos de 2017 e 2018, por causa de uma epidemia de febre amarela, alguns parques brasileiros adotaram uma medida de prevenção e passaram a exigir dos visitantes o registro de vacina contra a doença.
a) Como as vacinas atuam no organismo?
b) Explique a importância dessa exigência, sabendo que os parques que adotaram a medida ficavam em regiões com muitos casos de pacientes com febre amarela.
Objeto de conhecimento Programas e indicadores de saúde pública
Habilidade (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Tipo de questão Aberta Capítulo 6
Grade de correção
✓ a) O estudante respondeu corretamente que a vacina é uma medida preventiva que estimula a produção de anticorpos no organismo. Com os anticorpos, o indivíduo pode entrar em contato com o vírus que causa a doença e não ser afetado.
b) O estudante explicou corretamente que a exigência do registro de vacinação é importante porque, na região em que os parques estão localizados, há muitas pessoas contaminadas com a febre amarela e, portanto, é alto o risco de quem não foi imunizado contrair a doença.
X a) O estudante não explicou, ou explicou equivocadamente, como a vacina atua no organismo, confundindo sua ação com a do soro, por exemplo.
b) O estudante não compreendeu a importância da exigência do registro de vacinação dos visitantes dos parques, ou seja, não reconhece o papel da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam como a vacina atua no organismo, nem que doenças contagiosas, como a febre amarela, são transmitidas de pessoas infectadas a pessoas sadias; por isso, não reconhecem a importância da vacinação para a saúde pública. Para que essas dificuldades sejam transpostas, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, façam uma pesquisa sobre os seguintes tópicos: o uso da vacina ao longo dos anos e sua relação com a saúde da população; pesquisas e produção de vacinas no Brasil; o motivo de algumas doenças de alta incidência ainda não terem vacinas para seu controle. Em seguida, o professor pode propor um debate sobre os dados obtidos nas pesquisas.
Os airbags dos automóveis contêm certa quantidade de trinitreto de sódio (NaN3), a fim de possibilitar o enchimento imediatamente antes de uma colisão. Uma freada brusca aciona um sensor, que envia um sinal para gerar uma descarga elétrica. A descarga provoca a decomposição do trinitreto de sódio em gás nitrogênio (N2), responsável por inflar o airbag, e sódio (Na). A equação química dessa reação é apresentada a seguir, junto com a proporção entre as massas de sódio e nitrogênio.
Reação química: 2 NaN3(s) → 2 Na(s) + 3 N2(g)
Proporção entre as massas de Na e N2, considerando a equação balanceada: 23 : 42 (23 partes de sódio para 42 partes de nitrogênio).
Calcule a massa de trinitreto de sódio necessária para encher um airbag com 2,55 kg de N2.
Objeto de conhecimento Aspectos quantitativos das transformações químicas
Habilidade (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Tipo de questão Aberta
Capítulo 8
Grade de correção ✓ O estudante aplicou corretamente as leis de Proust (proporções fixas) e de Lavoisier (conservação da massa) e calculou a massa de trinitreto de sódio, chegando ao valor de 3,95 kg. Pela lei de Proust, a massa de sódio (Na) gerada junto com a massa de N2 é calculada da seguinte maneira: 23 kg Na -- 42 kg N2 x -- 2,55 kg N2 42x = 23 × 2,55 x = 58,65 ÷ 42 x = 1,4 kg de sódio Pela lei de Lavoisier, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos. Logo, uma vez que a soma das massas dos produtos Na e N2 é igual a 3,95 kg (1,4 kg + 2,55 kg), a massa do reagente NaN3 é 3,95 kg. X O estudante não compreendeu as leis de Proust e Lavoisier ou cometeu algum erro nos cálculos, encontrando uma massa de NaN3 diferente de 3,7 kg.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam as leis de Proust e Lavoisier (leis das proporções fixas e de conservação da massa, respectivamente) e/ou não as aplicaram para quantificar reagentes e produtos em reações químicas. Para reforçar o conceito envolvendo reações químicas e proporções, o professor pode realizar um experimento no laboratório de ciências ou em sala de aula, no qual deve colocar um pouco de vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio dentro de um recipiente com boca estreita e em seguida prender um balão de festa na boca do recipiente. A massa inicial dos reagentes deve ser medida em uma balança, na qual o sistema deverá permanecer durante todo o processo. Ao final da reação, os estudantes devem conferir a massa exibida pela balança e explicar se os dados obtidos no experimento confirmam a lei de Lavoisier. Por fim, o professor pode questionar aos estudantes o que aconteceria com a massa do sistema caso não fosse colocado o balão na boca do recipiente.
Qual a principal função do sistema cardiovascular e como são eliminadas as impurezas que se acumulam no organismo desse sistema?
Transportar o gás oxigênio e os nutrientes por todo o corpo; suas impurezas são eliminadas pela urina e pelo ar.
Transportar o gás carbônico por todo o corpo; suas impurezas são eliminadas pelas fezes e pela urina.
Transportar nutrientes; suas impurezas são eliminadas pelo suor e pelo ar.
Transportar gás carbônico; suas impurezas são eliminadas pelo sangue e pela urina.
Resposta: a
Objeto de conhecimento (BNCC) Nutrição do organismo
Habilidade BNCC (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 8
Justificativa
a. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que a principal função do sistema cardiovascular é transportar o gás oxigênio e os nutrientes pelo sangue para todo o corpo e elimina as impurezas pela urina e pelo ar.
b. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que o sistema cardiovascular transporta também o gás carbônico, mas marca erradamente que ele elimina impurezas nas fezes.
c. O aluno que seleciona esta alternativa não identifica que o sistema cardiovascular não transporta somente nutrientes, e quais são as principais formas de excreção.
d. O aluno que seleciona esta alternativa identifica que o sistema cardiovascular também é composto de sangue, mas não percebe que os resíduos não eliminados pelo sangue, e sim transportados.
Observe os dois postes de iluminação de jardim. Na luminária do poste 1 foi colocado um protetor de lâmpada de vidro transparente e na luminária do poste 2 esse protetor é de vidro, mas foi pintado de preto.
Qual é a diferença entre as luminárias dos postes 1 e 2?
A luz não passa pelo protetor de lâmpada do poste 1 e passa pouco ou nada pelo protetor do poste 2.
A luz não passa por nenhum dos protetores, nem do poste 1, nem do poste 2.
A luz passa pelo protetor de lâmpada do poste 1 e passa pouco ou nada pelo protetor do poste 2.
A luz passa igualmente pelos dois protetores, tanto do poste 1 como do poste 2.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Efeitos da luz nos materiais
Habilidade (BNCC) (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a passagem de luz nos materiais transparentes.
B O aluno que seleciona esta alternativa não compreende a diferença da passagem da luz nos materiais transparentes e opacos ou quase opacos, como é o caso do vidro pintado de preto.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a luz passa pelos materiais transparentes e não pelos materiais opacos.
D O aluno que seleciona esta alternativa não compreende como se dá o encontro da luz nos materiais transparentes e opacos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula uma lanterna e objetos transparentes, opacos e até translúcidos para mostrar a diferença em relação à passagem da luz através deles. Pode também levar um espelho plano e mostrar como a luz se reflete nele.
Alice quer preparar uma salada de frutas para levar de lanche na escola.
O que ela deve fazer para evitar acidentes domésticos ao preparar a salada de frutas?
Utilizar o fogão na ausência de um adulto.
Utilizar objetos elétricos na ausência de um adulto.
Pedir ajuda ao adulto responsável para cortar as frutas.
Utilizar faca ou outro objeto cortante na ausência de um adulto.
Resposta: c
Objeto de conhecimento (BNCC) Prevenção de acidentes domésticos
Habilidade (BNCC) (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 7
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que usar o fogão sozinho pode ser perigoso e acarretar em acidentes domésticos, como as queimaduras.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que usar eletrodomésticos sozinho pode provocar acidentes domésticos, como choques elétricos.
C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que preparar uma refeição sozinho pode provocar acidentes domésticos e por isso é importante pedir ajuda a um adulto.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que usar objetos cortantes sozinho pode provocar acidentes domésticos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar figuras de objetos que podem ser perigosos no ambiente doméstico como, por exemplo, fogão, produtos químicos, facas, ferro elétrico, etc., e mostrar aos alunos como evitar acidentes com esses objetos. Os alunos poderão contestar dizendo que eles são tão capazes como os adultos para lidar com objetos. Lembre a eles que não é uma questão de capacidade, mas de treino. Os adultos treinaram muito durante a sua vida para não correr riscos e, quando crianças, contaram também com a ajuda de adultos.
A fotografia mostra um relógio de sol. Observando as marcações das horas feitas no chão e a sombra formada, pode-se saber qual é o horário do dia.
É possível saber as horas utilizando o tipo de relógio mostrado na fotografia porque
a Terra se movimenta em uma trajetória espiral, em uma região próxima ao Sol.
a Terra gira em torno de si mesma (movimento de rotação), formando os dias e as noites.
o Sol se movimenta em uma trajetória espiral, em uma região próxima à Terra.
o Sol gira em torno da Terra (movimento de translação), formando os dias e as noites.
Objeto de conhecimento Forma, estrutura e movimentos da Terra
Habilidade (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 5
Justificativas Resposta: B
a O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a Terra não se movimenta de forma espiral. No seu movimento de translação, a Terra dá uma volta em torno do Sol, em uma trajetória levemente elíptica.
b O estudante compreendeu que a utilização do relógio de sol é possível devido ao movimento de rotação da Terra, ou seja, o planeta gira em torno do seu próprio eixo, formando o dia e a noite. Dependendo da posição relativa entre Sol e Terra, a sombra formada no chão será diferente.
c O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o Sol não se movimenta em uma região próxima à Terra – a Terra é que se movimenta ao redor do Sol.
d O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o Sol não gira em torno da Terra. Um observador na Terra tem a impressão de que é o Sol que está se movimentando, fenômeno que é conhecido como movimento aparente do Sol.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O professor deve observar quais as alternativas assinaladas com maior frequência para identificar os acertos e erros predominantes. Em relação à proximidade entre a Terra e o Sol, pode ser interessante dizer aos estudantes que a distância entre eles é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Para efeito de comparação, a Lua fica a cerca de 380 mil quilômetros. Caso a maior parte dos erros esteja relacionada ao tipo de órbita, o professor deve tomar providências para que os estudantes entrem em contato com vídeos e dados sobre as órbitas e, para reforçar, pode ainda pedir aos alunos que façam desenhos que representem o Sol e a Terra com o tracejado da órbita elíptica da Terra. Caso a maior parte dos erros esteja relacionada com o movimento aparente do Sol, o professor pode retomar alguns aspectos das teorias heliocêntrica e geocêntrica e ainda, em um dia de sol, levar os estudantes para um local aberto da escola e fincar uma vara no chão, para representar um gnômon. Em seguida, pedir aos estudantes que meçam o tamanho da sombra formada e observem sua direção. Essa atividade deve ser repetida em diferentes horários e épocas do ano para que os estudantes observem as mudanças que ocorrem na formação das sombras.
Os ecossistemas restinga e manguezal apresentam características únicas, com fauna e flora específicas. Sobre esses ecossistemas, considere as afirmativas a seguir.
I. O solo da restinga é arenoso e pouco fértil, enquanto o solo do manguezal é lodoso e contém água salobra.
II. São ecossistemas típicos de regiões litorâneas.
III. As restingas são caracterizadas por árvores de grande porte, já que há grande disponibilidade de água doce.
IV. Várias espécies de peixes podem ser encontradas nos dois ecossistemas.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III.
III e IV.
I e II.
II e IV.
Objeto de conhecimento Diversidade de ecossistemas
Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 4
Justificativa Resposta: C
a. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa III está incorreta, pois, na restinga, a vegetação é majoritariamente rasteira e não há grande disponibilidade de água doce.
b. O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa III está incorreta, pois na restinga, a vegetação não é caracterizada por árvores de grande porte e não há grande disponibilidade de água doce; e nem que a afirmativa IV está incorreta, pois na restinga não há peixes, apenas no manguezal.
c. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que as afirmativas I e II estão corretas e que as afirmativas III e IV estão incorretas, pois, na restinga, a vegetação não é caracterizada por árvores de grande porte e não são encontrados peixes nesse ecossistema.
d. O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que restinga e manguezal são ecossistemas típicos de regiões litorâneas. Mas ele não reconhece que não há peixes associados às restingas.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão não caracterizaram esses dois ecossistemas do litoral brasileiro, nem relacionaram suas características à fauna e flora da região. O professor pode levar para a sala de aula figuras de manguezais e de restingas e pedir aos estudantes que descrevam suas principais características – características do solo, da vegetação, seres vivos observados, etc. Em seguida, os estudantes podem fazer uma pesquisa sobre as regiões do Brasil onde esses ecossistemas são encontrados e representar suas áreas de ocorrência em um mapa. Pode ser feita ainda uma discussão sobre os possíveis impactos causados por alterações como inundações ou aterramento desses ecossistemas.
Observe as fotografias de um ferro de passar roupas antigo e de um atual.
Marque com um X a alternativa correta sobre os materiais desses dois objetos.
O ferro de passar antigo é feito predominantemente de plástico.
Os dois objetos são feitos do mesmo material.
O ferro de passar atual é feito de plástico e é mais pesado que o antigo.
O ferro de passar antigo é feito de ferro e é mais pesado que o atual.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Propriedades e usos dos materiais
Habilidade BNCC (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 9
Justificativa
a. O aluno que assinala esta alternativa não identifica o material utilizado para fazer o ferro de passar antigo.
b. O aluno que assinala esta alternativa não reconhece que os materiais utilizados para fazer cada objeto são diferentes.
c. O aluno que assinala esta alternativa identifica o material utilizado para fazer o ferro de passar roupas atual, mas não reconhece que o plástico é mais leve que o ferro
d. O aluno que seleciona esta alternativa identifica o material utilizado para fazer o ferro de passar roupas antigo e que o ferro é um material mais pesado que o plástico.
A fotografia a seguir mostra o processo de cozimento de alguns ovos. Na imagem, a água está fervendo. Para que os ovos possam ser servidos, as cascas devem ser quebradas e retiradas.
No processo de cozimento do ovo, até podermos comer o ovo pronto, que materiais são transformados em outros?
A água na panela.
O metal da panela.
A clara e gema do ovo.
A casca do ovo.
Resposta C
Objeto de conhecimento (BNCC) Transformações reversíveis e não reversíveis
Habilidade (BNCC) (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 6
Justificativa
A O aluno que seleciona esta alternativa pensa que a mudança do estado da água é irreversível e que ela se transforma em outro material.
B O aluno que seleciona esta alternativa acredita que o aquecimento do metal da panela faz com que ele se transforme em outro material.
C O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a clara e a gema do ovo sofrem uma transformação irreversível, ao modificar sua cor, textura, etc. O material da gema e da clara é modificado no cozimento.
D O aluno que seleciona esta alternativa acredita que o processo de quebra da casca é uma transformação do material da casca em outro material.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode organizar uma atividade em um local diferente da sala de aula, na qual os alunos devem inspecionar um ovo cru e outro cozido, relatando as principais diferenças entre eles.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas