Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia este anúncio e responda à questão.
A propaganda acima é de uma empresa fictícia que vende planos de assistência funerária.
a) Qual é seu slogan?
b) Qual é seu principal argumento para convencer o consumidor a contratar seus serviços?
a) Aqui você vira a estrela!
b) A qualidade dos serviços prestados. O consumidor pode dormir tranquilo, pois está entregando o seu futuro (seu funeral) a uma empresa de qualidade.
O humor deriva da tranquilidade do consumidor, que dormirá sossegado enquanto viver, pois terá um bom serviço de assistência funerária garantido, e também quando morrer “dormirá” um sono eterno.
Texto 2
A megera domada
[...]
Lucêncio e Trânio permanecem à parte, sem participar da cena que se segue.
Entram Batista, Catarina, Bianca, Grêmio e Hortênsio.
Batista — Senhores, não me importunem mais! Estou decidido! Não vou permitir o casamento de Bianca, minha caçula, antes de achar marido para a mais velha. Se um dos dois se interessar por Catarina, tem a minha permissão para namorar, noivar e casar!
Grêmio — (À parte) Ela é muito geniosa! (para Hortênsio) Quem sabe, Hortênsio, você e ela não fariam um belo par?
Catarina — (Para Batista) Está zombando de mim, pai, me oferecendo como troféu a um desses senhores?
Hortênsio — É o que pensa? Não terá nem namorado nem marido enquanto não for um pouco mais delicada, gentil!
Catarina — De sua parte não há o que temer! Não está nem perto do meu coração. Se eu pudesse, pentearia seus cabelos com um tridente. E maquiaria seu rosto até que se tornasse um palhaço completo!
Hortênsio — Deus me livre desse demônio de saias!
Grêmio — E a mim também, Santíssimo.
Trânio — Ouviu só, patrão? A moça é doida ou abusada.
Lucêncio — Mas veja a outra. Ficou quieta. É doce e tímida! Silêncio, Trânio.
Trânio — Tem razão, meu amo. Vamos continuar quietos e observar.
Batista — Senhores, decidi e vou agir com firmeza! Bianca, vá para dentro. Não quero magoá-la, mas deve permanecer dentro de casa, longe de qualquer pretendente! Não pode namorar! Menos ainda se casar antes de Catarina!
Catarina — Que bonitinha! Nem responde...
Bianca — Minha irmã, está contente com minha decepção? Papai, eu me submeto ao que deseja. Ficarei em casa, na companhia de meus livros e instrumentos musicais.
Lucêncio — Escutou, Trânio?! Que doce resposta!
Hortênsio — Senhor Batista, qual o motivo de tanta rigidez? Lamento que meu amor seja causa de tristeza para Bianca.
Grêmio — Bianca, terá que pagar pela língua dessa demônia?
Batista — Conformem-se! Estou resolvido e não pretendo voltar atrás! Entre, Bianca!
Bianca sai.
SHAKESPEARE, William. A megera domada. Tradução e adaptação de Walcyr Carrasco. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2014. p. 38-39. (Série Clássicos universais.)
As rubricas, além de representarem indicações de como os atores devem agir em cena, podem revelar a quem um personagem se dirige quando fala. Isso pode ser notado em:
“Lucêncio e Trânio permanecem à parte, sem participar da cena que se segue”.
“Entram Batista, Catarina, Bianca, Grêmio e Hortênsio”.
“Para Batista”
“Bianca sai”.
Essa rubrica indica que Catarina está falando com seu pai, Batista.
Cite três atividades que dependem da água.
O aluno pode citar, entre outros exemplos: navegação, geração de energia hidrelétrica, higiene, irrigação, criação de animais, preparo de alimentos.
João lançou uma campanha em seu colégio para arrecadar material escolar a ser doado para uma escola próxima. A campanha fez tanto sucesso que foram arrecadados 67 lápis, 74 canetas, 85 borrachas, 93 cadernos e 66 apontadores. Quantos itens foram doados ao todo?
375 itens.
385 itens.
395 itens.
405 itens.
imagem ao lado mostra as temperaturas máxima e mínima previstas para cada dia da semana em determinada cidade. Em qual dos dias está prevista a menor temperatura mínima? Qual é a maior temperatura prevista de toda a semana?
Resolução
As temperaturas mínimas previstas para cada dia são -19 °C, -12 °C, -5 °C, 2 °C, 0 °C e -2 °C. Para determinar a menor delas, comparamos as temperaturas negativas e procuramos o número que apresenta o maior módulo, que é -19. Portanto, a menor temperatura mínima prevista é -19 °C, que deve ocorrer na sexta-feira. As temperaturas máximas previstas para cada dia são -9 °C, -11 °C, -4 °C, 5 °C, 1 °C e 1 °C. Para determinar a maior delas, comparamos as temperaturas positivas e procuramos o número que apresenta o maior módulo, que é 5. Portanto, a maior temperatura prevista na semana é 5 °C.
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP [Figura 12] é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Para saber as exigências de viagem de cada país, consulte as informações disponíveis no Sistema de Emissão do CIVP.
CERTIFICADO Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Anvisa. Disponível em . Acesso em: 19 jun. 2019.
Quando fazemos uma viagem internacional, alguns países exigem que seja apresentado pelo viajante um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Esse certificado atesta que o viajante cumpriu as exigências do país de destino e foi vacinado contra determinadas doenças.
Discuta com os colegas e o professor a importância dessa exigência para o passageiro e para a saúde pública do país visitado.
A seção Situação-problema traz uma discussão que pode ser usada para desenvolver uma atividade complementar.
O texto fala sobre a importância do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para os viajantes.
Leia o texto com os alunos. Em seguida, divida-os em grupos de 3 ou 4 integrantes. Cada grupo ficará responsável por um país:
1. Peru
2. Austrália
3. França
4. Argentina
Zidane diz que se sente “muitíssimo desgastado” no Real Madrid
Técnico do time espanhol sinalizou que não deve permanecer por muito mais tempo no cargo
Apesar da vitória sobre o Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões, as atuações do Real Madrid têm sido bastante contestadas na atual temporada. Em entrevista coletiva neste sábado, o técnico Zinedine Zidane admitiu estar “muitíssimo desgastado” no comando da equipe e sinalizou que não deve permanecer por muito mais tempo no cargo.
Acredito que há mais desgaste nessa profissão e, especialmente neste clube, do que em outro”, afirmou. “Claro que vai chegar um momento em que precisará haver uma troca, que é boa para todos: clube, jogadores e treinador. Mas ainda não é o momento”, completou.
O Real Madrid foi eliminado da Copa do Rei nas quartas de final e está praticamente fora da briga pelo título do Campeonato Espanhol — atualmente, ocupa a quarta colocação, com 42 pontos, a 17 de distância do líder Barcelona. A expectativa na temporada fica em torno da busca pelo tricampeonato consecutivo da Liga dos Campeões.
ZIDANE diz que se sente “muitíssimo desgastado” no Real Madrid. Veja, 17 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.
No título da matéria, são utilizadas simultaneamente duas formas diferentes de superlativo. Denomine as formas utilizadas e explique seus processos de formação.
Em muitíssimo desgastado, há duas formas de superlativo. O advérbio muitíssimo, que intensifica o adjetivo desgastado, está no superlativo analítico; e o próprio advérbio muitíssimo está no superlativo sintético devido à adição do sufixo superlativo -íssimo.
O humor da tira está no modo como Franjinha reagiu: ele leva o cão para fora, mas leva também a própria cama, possibilitando ao cão todo o conforto. Por isso a mãe, no segundo quadrinho, declara:
Você não entendeu direito!
Como você classificaria a palavra direito nessa frase: é adjetivo ou advérbio? Para responder, leve em conta os critérios relacionais e, principalmente, os flexionais. Descreva o processo de análise.
Espera-se que os alunos observem que o termo direito não só se liga ao verbo entender, mas também não se flexiona. Por exemplo, seria possível dizer: Vocês entenderam direito. Portanto, direito é empregado, nesse contexto, como advérbio.
Leia, a seguir, o anúncio de uma feira de adoção de animais.
Um elemento não verbal desse texto expressa uma ideia conotativa relacionada à adoção. Esse elemento é:
a trouxa.
a coleira.
a pata verde.
a expressão facial do cachorro.
A trouxa amarrada em um pau simboliza uma mudança improvisada. Como se trata de um anúncio de feira de adoção, a conotação expressa a ideia de que os animais estão prontos para serem adotados e se mudarem para um novo lar.
Com base em seus conhecimentos e no mapa dos tipos climáticos do Brasil, a seguir, responda às questões.
Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2013. p. 118.
Explique os fatores naturais responsáveis pela ocorrência do clima tropical semiárido na região do Sertão nordestino.
O clima tropical semiárido é o resultado de dois fatores: a presença do planalto, que impede o avanço da umidade proveniente do oceano Atlântico, e o fato de a região estar em uma zona de alta pressão atmosférica, o que impede a formação de nuvens de chuva.
Calcule a soma dos números decimais.
a) 1,32 + 2,43
b) 3,78 + 4,19
c) 2,09 + 3,7
d) 16,4 + 2
a) 3,75
b) 7,97
c) 5,79
d) 18,4
Cristiano, João e Vítor organizaram uma campanha para doação de alimentos a um abrigo próximo da escola onde estudam. Na segunda e na terça-feira divulgaram o projeto nas turmas para que todos os alunos da escola pudessem participar. Na quarta, na quinta e na sexta-feira arrecadaram os alimentos e, no sábado, fizeram a entrega. Sabendo que na quarta-feira foi arrecadado do total doado; na quinta-feira, ; e na sexta-feira, 80 kg, quantos quilogramas de alimentos foram entregues ao abrigo?
Nos primeiros dois dias de arrecadação, eles receberam do total de alimentos doados. Assim:
Isso significa que do total arrecadado correspondem aos 80 kg recebidos na sexta-feira. Como do total equivalem a 80 kg, do total equivale a 80 kg 4 = 20 kg, então correspondem a kg = 300 kg
Portanto, foram entregues 300 kg de alimentos ao abrigo.
Determine os produtos, simplificando os resultados quando possível.
a)
b)
c)
d)
a)
b)
c)
d)
Leia a seguir duas histórias mitológicas de amor.
Texto 1
Orfeu e Eurídice
Orfeu era poeta e músico, filho da musa Calíope e de Eagro, rei da Trácia. Era o músico mais talentoso e quando tocava sua lira, que lhe fora presenteada por Apolo, os pássaros paravam de voar para escutar e os animais selvagens perdiam o medo. As árvores se curvavam para pegar os sons no vento.
Ele foi um dos argonautas que ajudaram Jasão na viagem para buscar o Velocino de Ouro. Durante a ida, acalmava os tripulantes. Durante a volta, Orfeu salvou os outros tripulantes quando seu canto silenciou as sereias, responsáveis pelos naufrágios de inúmeras embarcações.
Orfeu apaixonou-se por Eurídice e casou-se com ela. Enquanto Orfeu tocava feliz a sua lira, ela dançava e cantava nos bosques, aguardando por sua noite de amor. Mas Eurídice era tão bonita que, em pouco tempo, atraiu um apicultor chamado Aristeu. Quando ela recusou suas atenções, ele a perseguiu e, tentando escapar, ela tropeçou em uma serpente que a picou e a matou. A tão esperada concretização do seu casamento não se realizou.
Orfeu ficou transtornado de tristeza e, levando sua lira, resolve empreender uma viagem ao Mundo dos Mortos para tentar trazê-la de volta. Caminha por muitos dias e noites em florestas e encostas íngremes. Sua voz fraca e o luto amargo comprometem a comunicação com as pessoas. Orfeu chega à entrada dos infernos, a gruta que fica ao pé do monte Tênaro.
Afastando-se da luz, ele penetra as sombras e mergulha acompanhado pela paixão, na trilha repleta de frio e silêncio. Orfeu canta na solidão, quando avista o rio Estige. Ao avistar o barqueiro Caronte, condutor de almas, Orfeu pede que o transporte em busca da amada, mas ele nega alegando não conduzir vivos. A canção pungente e emocionada de sua lira convence o barqueiro Caronte a levá-lo pelo rio Estige.
A canção da lira adormece Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões. Sua melodia alivia os tormentos dos condenados e encanta os monstros do caminho. Quando finalmente Orfeu chega ao trono de Hades, o rei dos mortos fica irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comove, e ele chora lágrimas de ferro. Sua esposa, a deusa Perséfone, implora que atenda ao pedido de Orfeu. Assim, Hades atende seu desejo.
Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos, porém com a condição de que não olhasse para ela até que estivessem à luz do sol. Orfeu parte pela trilha íngreme tocando músicas de alegria e celebração guiando a sombra de Eurídice de volta à vida. Porém, perto da saída do túnel escuro, desconfiado de que pudesse ter sido enganado por Hades, ele se vira para certificar-se de que era Eurídice que o seguia. Por um momento ele a vê, mas aos poucos ela vai desaparecendo e, apesar de gritar seu nome, ele a perde para sempre.
Em total desespero, Orfeu passou a vagar pelo mundo. Tornou-se triste e passou a exercer o Orfismo, uma espécie de serviço de aconselhamento, em que ele ajudava a outros com seus conselhos, mas não conseguia resolver seus próprios problemas.
Recusava-se a olhar para outras mulheres, até que, furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de mulheres selvagens e frenéticas, chamadas Mênades, ataca-o atirando dardos. Os dardos de nada valiam contra a sua música, mas elas, abafando sua música com gritos, conseguiram atingi-lo e o mataram. Depois despedaçaram seu corpo e jogaram sua cabeça cortada no rio Hebro, que flutuava cantando “Eurídice! Eurídice!”.
As nove musas, Calíope e suas irmãs, reuniram seus pedaços e os enterraram no monte Olimpo, e desde então os rouxinóis cantaram mais docemente que os outros, pois assim Orfeu, na morte, se uniu à sua amada Eurídice.
Às Mênades, que tão cruelmente mataram Orfeu, não foi concedida a misericórdia da morte. Quando elas bateram os pés na terra em triunfo, sentiram seus dedos entrarem no solo. Quanto mais tentavam tirá-los, mais profundamente eles se enraizavam, até que elas se transformaram em silenciosos carvalhos. E assim permaneceram pelos anos, batidas pelos ventos furiosos que antes se emocionavam ao som da lira de Orfeu.
Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.
Glossário Apicultor: indivíduo que cria abelhas. Pungente: comovente.
Vimos que a mitologia é uma ferramenta para entender a cultura de um povo.
a) Diante da atividade exercida por Orfeu, que característica dos gregos fica evidente?
b) Considerando a forma como Orfeu convenceu Caronte e Hades, que ensinamento o mito nos oferece?
a) A valorização da arte, em especial a poesia e a música.
A exaltação do canto fica evidente no destino grandioso de Orfeu: “As nove musas, Calíope e suas irmãs, reuniram seus pedaços e os enterraram no monte Olimpo, e desde então os rouxinóis cantaram mais docemente que os outros, pois assim Orfeu, na morte, se uniu à sua amada Eurídice”.
b) O de que a arte tem a capacidade de comover até as criaturas mais rudes e insensíveis.
Hades e Caronte são referências ao que se considerava “inferno”. Sendo assim, tornam-se exemplos sombrios que foram sensibilizados pela melodia da lira de Orfeu.
Observe a imagem abaixo; nela há elementos valiosos do pensamento humanista visíveis a uma pessoa atenta às pistas da história.
Quais seriam esses elementos?
A atividade presente no Caderno do Aluno propõe a análise de um documento histórico. Trata-se da folha de rosto da edição de 1 572 da obra de Camões, Os Lusíadas. Solicite aos alunos que verifiquem atentamente a página e a reconheçam como uma fonte primária. Ressalte que, apesar de ser apenas uma página, nela há elementos valiosos do pensamento humanista. Após a observação, apresente a pergunta do Caderno do Aluno:
> Quais seriam esses elementos?
É possível verificar que a ênfase conferida ao autor foi algo pouco comum nos tempos medievais e se tornou uma prática recorrente no período moderno. Estabeleceu-se, a partir do Humanismo, a relação entre o autor e sua obra. Outro ponto de destaque é a utilização da língua vulgar, isto é, não se fez uso do latim ou do grego; isso facilitou o acesso da população ao conteúdo do livro. Mas essa não foi uma exclusividade da língua portuguesa: no inglês destaca-se Shakespeare, no italiano Dante, no francês Rabelais e no espanhol Cervantes, todos pensadores que também deram preferência à língua materna.
Ambos os elementos percebidos traduzem o olhar individualista do Humanismo, que valoriza a obra e a sua recepção. O nome do autor exalta suas qualidades individuais, e a língua vulgar permite o acesso a um maior número de pessoas. Destaque aos alunos a importância do desenvolvimento da invenção de Gutenberg, que propiciou a difusão do conhecimento e a propagação de novos valores. Por fim, comente sobre a parte inferior da página, em que há autorização da Inquisição para a publicação da obra, e discuta sobre a relação entre desenvolvimento da individualidade e mudanças ocorridas nos mecanismos tradicionais de poder.
Admirável chip novo
Pane no sistema, alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluido em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico, é tudo programado E eu achando que tinha me libertado… Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer: Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste, viva Não sinhô, sim sinhô, não sinhô, sim sinhô...
PITTY. Admirável chip novo. Intérprete: Pitty. In: PITTY. Admirável chip novo. Rio de Janeiro: Deckdisc/Polysom, 2003. 1 CD. Faixa 2.
A letra dessa canção é bastante crítica, sobretudo se levarmos em consideração seu título, que faz referência a uma conhecida canção do músico brasileiro Zé Ramalho, “Admirável gado novo”, que, por sua vez, faz referência ao clássico da literatura inglesa Admirável mundo novo, de Aldous Huxley, publicado em 1932. A canção de Zé Ramalho critica a exploração e a perda de identidade dos trabalhadores rurais. No caso da canção de Pitty, a reflexão é dirigida à sociedade globalizada. Como podemos relacionar a letra dessa canção com o que aprendemos sobre as propagandas, considerando especialmente quem seriam eles e os verbos no imperativo? Participe dessa conversa com os colegas e o professor.
Em uma partida de basquete, o time A era formado por Antônio, André, Alexandre, Artur e Adriano, que fizeram 13, 29, 11, 27 e 15 pontos, respectivamente. O outro time, o B, era formado por Breno, Bruno, Bernardo, Bryan e Bento, que fizeram 14, 28, 12, 26 e 16 pontos, respectivamente. Determine qual foi a pontuação de cada time e qual deles ganhou a partida.
Time A: 95 pontos. Time B: 96 pontos. O time B ganhou a partida.
Represente com símbolos cada uma das situações.
a) Saldo devedor de 300 reais
b) Saldo credor de 450 reais
c) 2.300 metros acima do nível do mar
d) 250 metros abaixo do nível do mar
e) Quinze graus Celsius abaixo de zero
f) Trinta e sete graus Celsius
a) –R$ 300,00
b) R$ 450,00
c) 2.300 m
d) -250 m
e) -15 °C
f) 37 °C
Considerando o conjunto dos números inteiros, responda:
a) Qual é o sucessor de –5?
b) Qual é o antecessor de –8?
c) Qual é o maior número negativo?
d) Qual é o menor número positivo?
e) Quais são os números menores que zero e maiores que –4?
a) –4
b) –9
c) –1
d) 1
e) –3, –2 e –1.
José foi ao médico, pois teve febre, diarreia e dor no corpo. O médico lhe disse que se tratava de uma virose. Podemos dizer que o causador da doença é:
unicelular.
pluricelular.
multicelular.
acelular.
As viroses são doenças transmitidas por vírus, que são organismos acelulares.
A vacinação tornou-se a principal forma de prevenção e erradicação de doenças. A poliomielite, ou paralisia infantil, por exemplo, era uma doença muito comum no passado. Na década de 1980, havia aproximadamente 70 mil casos da doença por ano, mas em 2000 o número de casos havia caído para quase zero.
Com os dados apresentados no enunciado, conclui-se que a vacinação para a poliomielite é:
eficaz, pois levou a uma redução do número de casos da doença.
não eficaz, pois a redução dos casos ocorreu pelo uso de medicamentos.
eficaz, pois imunizou muitas pessoas e, assim, permitiu a redução dos casos.
não eficaz, pois a redução é momentânea e os casos aumentarão em seguida.
A questão procura avaliar a capacidade dos alunos de interpretar dados fornecidos no enunciado e relacioná-los com temas estudados anteriormente. Os alunos devem perceber que a queda da mortalidade por causa do sarampo ocorreu graças ao desenvolvimento da vacina.
Complete as lacunas com os verbos indicados entre parênteses flexionados no presente do indicativo.
a) Meu coração ___________ de paixão. (incendiar)
b) Se não me previno,_____________ . (remediar)
c) Eu ____________ brincadeiras com meus filhos. (criar)
d) Eu_____________ por resoluções. (ansiar)
e) Quando não amo,_____________ . (odiar)
a. incendeia
b. remedeio
c. crio
d. anseio
e. odeio
Nesse estudo, foi relevante distingui-los segundo suas conjugações: 1ª, 2ª e 3ª. Procure aplicar esse aprendizado na leitura desta tirinha.
a) Por duas vezes na tirinha, é empregado o verbo conseguir, que se flexiona como um dos verbos de 3ª conjugação que estudamos. Conjugue-o no presente do indicativo. Com que verbo estudado a flexão de conseguir se parece?
b) Apesar de o verbo ter indicar posse, no segundo quadrinho Mônica o empregou para indicar existência. Ocorre que esse uso não é aceito pela norma-padrão, que recomenda outro verbo para expressar esse sentido. Qual dos verbos estudados neste módulo poderia substituir o verbo ter, respeitando os critérios da norma-padrão?
a. No presente do indicativo, o verbo conseguir comporta-se como o verbo vestir. Isso pode ser percebido na mudança da vogal e pela vogal i no radical.
b. Segundo a norma-padrão, o verbo haver deve ser utilizado para indicar existência. Com a substituição, então, ficaria: há tanta coisa.
Inutilidades
Ninguém coça as costas da cadeira. Ninguém chupa a manga da camisa. O piano jamais abana a cauda. Tem asa, porém a xícara não voa.
De que serve o pé da mesa se não anda? E a boca da calça se não fala nunca? Nem sempre o botão está em sua casa. O dente de alho não morde coisa alguma.
Ah! Se trotassem os cavalos do motor... Ah! Se fosse de circo o macaco do carro... Então a menina dos olhos comeria Até bolo esportivo e bala de revólver.
PAES, José Paulo. In: ______. É isso ali. São Paulo: Salamandra, 2005.
O texto de José Paulo Paes é estruturado com expressões que fazem uso da linguagem figurada. Identifique, na terceira estrofe do poema, as cinco expressões que apresentam conotação.
Trata-se das expressões “cavalos do motor”, “macaco do carro”, “menina dos olhos”, “bolo esportivo” e “bala de revólver”.
Verifique se é do conhecimento dos alunos o sentido dessas expressões. Essa compreensão é necessária para o entendimento da questão e do poema. É possível que tenham mais dificuldade na definição do sentido das expressões “menina dos olhos” e “bolo esportivo”. Comente seus sentidos:
> menina do olho (denotativo): abertura, no centro da íris, por onde passam os raios luminosos; pupila.
> menina dos olhos (conotativo): pessoa ou coisa que é objeto de particular consideração, que é especialmente estimada.
> bolo (denotativo): alimento que agrupa quantidade de alimentos, geralmente assado.
> bolo (conotativo): recompensa, prêmio.
Comente também a expressão “bala de revólver”. A palavra bala vem do francês balle, que significa “pacote, trouxa”. Tanto a guloseima quanto o projétil de arma de fogo fazem referência a uma pequena embalagem (o projétil é um “pacote” de pólvora explosivo). Assim, o sentido conotativo não se origina apenas pela palavra “bala”, mas, sim, por toda a expressão, regida pelo verbo “comer”, que cria uma figuração. Se necessário, explique que cavalo, em “cavalos do motor”, diz respeito à unidade de medida de potência denominada cavalo-vapor, símbolo cv.
A Mata Atlântica é classificada como floresta heterogênea. O que é uma floresta heterogênea?
É uma floresta com grande variedade de espécies vegetais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda, para um adulto, a ingestão de 1 000 mg de cálcio por dia. Se determinada marca de leite contém 120 mg de cálcio em 100 mL, qual é o percentual da dose diária recomendada de cálcio que um adulto ingere ao consumir um copo de 200 mL de leite?
12%
24%
36%
44%
Ao consumir 200 mL de leite, o adulto ingere 2 x 120 mg = 240 mg de cálcio. Assim, o percentual da dose diária recomendada equivale a = 24%.
Ítalo foi ao supermercado comprar salame. Veja abaixo a etiqueta que contém as informações de sua compra.
De acordo com essas informações, qual é o peso líquido de salame comprado por Ítalo?
Glossário Peso líquido: refere-se à quantidade do produto, em gramas ou quilogramas, desconsiderando a embalagem.
De acordo com as informações na etiqueta de compra, o valor pago por Ítalo foi R$ 25,80, e o custo de 1 kg de salame é R$ 15,00. Assim, para determinar quantos quilogramas ele comprou, precisamos dividir 25,8 por 15.
Logo, Ítalo comprou 1,72 kg de salame.
Pedro pegou a balança que seu pai usa em seu estabelecimento comercial para fazer um experimento com cadernos e livros iguais. Primeiro, colocou 1 caderno e 1 livro sobre a balança e obteve 1,5 kg. Depois, dispôs 1 caderno e 2 livros sobre a balança, obtendo 2,7 kg. Quantos quilogramas a balança vai mostrar se Pedro colocar 2 cadernos e 3 livros sobre ela?
Da primeira para a segunda pesagem, Pedro aumentou 1 livro. Isso significa que 1 livro tem 2,7 kg – 1,5 kg = 1,2 kg. Logo, 1 caderno tem 1,5 kg – 1,2 kg = 0,3 kg. Como, na terceira pesagem, foram colocados 2 cadernos e 3 livros sobre a balança, o visor vai mostrar o seguinte valor (em kg):
0,3 + 0,3 + 1,2 + 1,2 + 1,2 = 4,2
Além da série Percy Jackson e os olimpianos, o escritor Rick Riordan deu continuidade ao seu projeto com a série Os heróis do Olimpo. Nela surgem o Acampamento Júpiter e novos personagens, os semideuses romanos.
Jason, um semideus romano desmemoriado, acorda em pleno Acampamento Meio-Sangue, onde vivem os heróis gregos.
Na narrativa, é dito que os semideuses gregos e romanos não sabem da existência uns dos outros e que isso foi uma forma de os deuses evitarem conflitos.
Considerando as características estudadas das mitologias grega e romana, você achou a ideia de Rick Riordan coerente e interessante? Debata com os colegas, lembrando-se de respeitar opiniões diferentes da sua!
A filosofia humanista representa:
a valorização do ser humano, da individualidade e da razão.
uma cópia da filosofia da Antiguidade clássica.
o retorno do pensamento escolástico medieval e religioso.
o início de uma filosofia ateísta que dominaria o mundo moderno.
A resposta correta destaca a razão, o individualismo e o antropocentrismo, características inspiradas na Antiguidade clássica, sem significar uma cópia; uma ruptura com o medievalismo católico, sem significar a negação da religião ou da fé.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas