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Questão 01 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

COMPLETE O QUADRO COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.

Resposta:

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 5 - Transformações físicas e químicas e balanceamento - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Sob condições adequadas, uma mistura de nitrogênio gasoso, N2(g), e de oxigênio gasoso, O2(g), reage para formar diferentes óxidos de nitrogênio. Se representarmos o elemento nitrogênio por  e o elemento oxigênio por  , duas dessas reações químicas podem ser esquematizadas como:

a) Dê a fórmula química do composto formado na reação esquematizada em I.

b) Escreva a equação química balanceada representada no esquema II.

Resposta:

a) NO2

b) 2 N2 + O2 → 2 N2O

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Atividades (pg. 60) - BY NC 3.0BR

PINTE AS LETRAS MAIÚSCULAS QUE INICIAM ESTAS FRASES:

Em agosto vou fazer 8 anos. Quero fazer uma festa de aniversário de super-heróis. Vou usar a fantasia do meu herói preferido. Mas será surpresa!

Resposta:

Em agosto vou fazer 8 anos. Quero fazer uma festa de aniversário de super-heróis. Vou usar a fantasia do meu herói preferido. Mas será surpresa!

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Uso das orações subordinadas substantivas reduzidas na construção textual - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Releia um trecho da crônica de Rubem Alves:

[...] os alunos deverão apresentar [...] um “fichamento” do mesmo [...].

Podemos dizer que nesse período há uma oração principal e uma oração subordinada reduzida? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. A locução verbal representa apenas uma oração, ou seja, não há uma relação de subordinação, já que ambos os verbos indicam a mesmo processo verbal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Uso das orações subordinadas substantivas reduzidas na construção textual - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Observe os dois períodos a seguir:

I. Notei que aumenta, cada dia mais, o amor por todos os meus parentes. II. Notei aumentar, cada dia mais, o amor por todos os meus parentes.

a) Classifique as orações subordinadas I e II.

b) Considerando seus conhecimentos sobre a ligação entre uma oração subordinada e sua oração principal, explique a diferença entre os dois enunciados.

Resposta:

a) Em I, tem-se uma oração subordinada substantiva objetiva direta.  Em II, há uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo. 

b) No enunciado I, há conjunção integrante que faz a ligação entre as orações e o verbo da oração subordinada está flexionado. No enunciado II, não há termo de ligação e o verbo da oração subordinada está no infinitivo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

ESCREVA A FRASE QUE VOCÊ GOSTARIA DE COLOCAR EM SEU CONVITE DE ANIVERSÁRIO.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Atividades (pg. 58) - BY NC 3.0BR

TEXTO 1

TODO O MUNDO GOSTA DE RECEBER CONVITES PARA FESTAS, BRINCADEIRAS E VIAGENS.

VOCÊ JÁ FEZ ALGUM CONVITE? PARA QUEM? CASO TENHA FEITO ALGUM, O CONVITE ERA PARA COMEMORAR O QUÊ?

VAMOS LER E OBSERVAR UM CONVITE.

QUAL É A FINALIDADE DESSE CONVITE?

Resposta:

A finalidade é convidar crianças para uma festa de aniversário à fantasia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Exercícios - Produção oral - BY NC 3.0BR

COMO FALAMOS MUITO EM CONVITES, CONVIDADOS E FESTAS, VAMOS FALAR AGORA DA CANÇÃO MAIS CONHECIDA DO MUNDO, QUE TODOS CANTAM NAS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS: “PARABÉNS A VOCÊ”.

HOJE, NÓS VAMOS CANTAR “PARABÉNS A VOCÊ”.

1. CANTE UMA VEZ, OBSERVANDO QUE A LETRA DA CANÇÃO É CANTADA MARCANDO-SE O RITMO PELA SEPARAÇÃO DAS SÍLABAS DE CADA PALAVRA.

2. AGORA, TODOS JUNTOS, VAMOS CANTAR O “PARABÉNS A VOCÊ”, ACOMPANHANDO A LETRA DA CANÇÃO ESCRITA ACIMA.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Agrupamentos de 10 em 10 e de 100 em 100 - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

NUNCA 10

VAMOS REALIZAR O JOGO NUNCA 10. COM O PROFESSOR, LEIA A RELAÇÃO DE MATERIAL E O MODO DE JOGAR. SIGA TODAS AS ORIENTAÇÕES E FAÇA O QUE SE PEDE.

MATERIAL

• DOIS DADOS COMUNS (DE 1 A 6 PONTOS)

• PEÇAS DO MATERIAL BASE 10

• ÁBACO DE PAPEL

MODO DE JOGAR

1. FORME UM GRUPO COM 4 OU 5 COLEGAS.

2. CADA PARTICIPANTE LANÇA OS DADOS UMA VEZ. AQUELE QUE OBTIVER A MAIOR QUANTIDADE DE PONTOS INICIA A PARTIDA.

3. A ORDEM DE JOGADA DOS PARTICIPANTES DEVE SEGUIR DAQUELE QUE OBTEVE A MAIOR PONTUAÇÃO PARA AQUELE QUE OBTEVE A MENOR.

4. CADA UM, NA SUA VEZ, LANÇA OS 2 DADOS E CALCULA O TOTAL DE PONTOS MARCADOS NAS FACES VOLTADAS PARA CIMA. EM SEGUIDA, PEGA DO MATERIAL BASE 10 A QUANTIDADE DE CUBINHOS (APENAS CUBINHOS) CORRESPONDENTE AO TOTAL OBTIDO NA SOMA DOS PONTOS DOS DADOS. DEPOIS, É A VEZ DO PRÓXIMO PARTICIPANTE JOGAR.

5. CADA PARTICIPANTE NUNCA DEVE FICAR COM MAIS DE 10 PEÇAS DO MESMO TIPO. PARA ISSO, FAZ TROCAS, DE ACORDO COM AS SEGUINTES CONDIÇÕES:

• 10 CUBINHOS PODEM SER TROCADOS POR UMA BARRA. • 10 BARRAS PODEM SER TROCADAS POR UMA PLACA.

6. CADA PARTICIPANTE DEVE ORGANIZAR EM UM ÁBACO DE PAPEL AS PEÇAS OBTIDAS APÓS AS TROCAS. VEJA UM EXEMPLO:

7. AO TÉRMINO DE CADA RODADA, CADA PARTICIPANTE DEVE MANTER AS PEÇAS SOBRE O TAMPO DA CARTEIRA PARA FAZER O REGISTRO NO QUADRO DO EXERCÍCIO NA PÁGINA A SEGUIR.

8. GANHA O JOGO AQUELE QUE OBTIVER A PLACA NA RODADA COMPLETA QUANDO O PROFESSOR DETERMINAR QUE É O FIM DO JOGO .

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 3 e 4 - Separação de misturas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:

em que as etapas B, D e F são:

B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio, D – filtração em areia, F – fluoretação.

Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,



( a )

filtração grosseira, decantação e cloração. 

( b )

decantação, cloração e filtração grosseira. 

( c )

cloração, neutralização e filtração grosseira.

( d )

filtração grosseira, neutralização e decantação. 

( e )

neutralização, cloração e decantação.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade e faça a atividade proposta na sequência.

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

ANDRADE, Carlos Drummond de. In: ______. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

O poema de Carlos Drummond de Andrade apresenta diversas orações subordinadas adjetivas. Sublinhe cada uma delas e copie os termos a que elas se referem.

Resposta:

Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim, Lili e J. Pinto Fernandes.

A questão recorre aos conteúdos gramaticais e sua semântica na construção do poema. Espera-se que os alunos demonstrem a fixação das habilidades linguísticas proporcionadas pelas orações adjetivas. Os exercícios trabalham a coesão com base no uso do pronome relativo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Cálculo mental de adição - Exercícios (pg. 100 - 103) - BY NC 3.0BR

USANDO DUAS BARRAS CUISENAIRE, COMPONHA O NÚMERO 11 DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS. VEJA O EXEMPLO NA PRIMEIRA LINHA DA MALHA A SEGUIR.

FAÇA OS REGISTROS COLORINDO NA MALHA A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS QUE CORRESPONDEM ÀS BARRAS. DEPOIS, COMPLETE AS PARCELAS DAS ADIÇÕES E CALCULE A SOMA.

 

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Uso das orações subordinadas substantivas reduzidas na construção textual - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a ideia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?”

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar o excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

A autora Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920, e veio para o Brasil com sua família, que fugiu da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa. Viveu em Maceió, no Recife e no Rio de Janeiro. Sua obra de maior sucesso, A hora da estrela, conta a história da nordestina Macabéa.

Ainda em relação à crônica de Clarice Lispector “Das vantagens de ser bobo”, presente na seção anterior, responda à questão a seguir.

Em sua crônica, Clarice Lispector sai em defesa do bobo, mostrando que há inúmeras vantagens em ser assim, diferentemente do que pensa o senso comum. Entre as palavras abaixo, uma delas sintetiza uma forte característica apresentada ao longo do texto. Identifique-a.



( a )

Ingenuidade. 

( b )

Intolerância. 

( c )

Simplicidade. 

( d )

Carinho. 

( e )

Desleixo.

Resposta:

Questão sobre interpretação de texto e associação semântica de ideias.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 7 - Características atômicas, íons e semelhanças atômicas - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Considerando que as duas espécies químicas  são isoeletrônicas, encontre o número de nêutrons de A e o número atômico de B.

Resposta:

Se A3+ e B2- são isoeletrônicos, então:

3x = 2x + 10

x = 10

Substituindo x nas equações, temos:

Átomo B: número atômico = (2 . 10) + 8 = 28

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 6 - Evolução dos modelos atômicos - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Se a massa de um elétron fosse igual a 1 kg, um átomo formado por 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons apresentaria qual massa? Considere que a massa de 1 próton é 2 000 vezes maior do que a massa de 1 elétron.

Resposta:

melétron = 1 kg

mpróton = 2 000 . melétron

mpróton = 2 000 kg Lembrando que: mpróton = mnêutron = 2 000 kg

O átomo da questão apresenta:

11 prótons ⇒ massa total de prótons = 11 . 2 000 kg = 22 000 kg

12 nêutrons ⇒ massa total de nêutrons = 12 . 2 000 kg = 24 000 kg

11 elétrons ⇒ massa total de elétrons = 11 . 1 kg = 11 kg

Massa do átomo = 22 000 + 24 000 + 11 = 46 011 kg

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

A PALAVRA DEVE TER!

1. O PROFESSOR PASSARÁ UMA CAIXA QUE CONTÉM FICHAS COM LETRAS OU SÍLABAS.

2. A CADA RODADA, UM ALUNO SORTEIA UMA FICHA E A MOSTRA AOS COLEGAS.

3. TODOS OS JOGADORES DEVEM ESCREVER, EM UMA FOLHA AVULSA, UMA PALAVRA QUE TENHA AQUELA LETRA OU SÍLABA SORTEADA.

4. A CADA RODADA, CONTINUA NO JOGO QUEM ACERTAR A GRAFIA DA PALAVRA QUE ESCREVEU.

5. OS JOGADORES QUE ERRAREM A GRAFIA FICAM UMA RODADA SEM JOGAR.

6. SAI DO JOGO QUEM ERRAR A GRAFIA DA PALAVRA QUE ESCREVEU EM DUAS RODADAS SEGUIDAS.

7. GANHAM O JOGO OS JOGADORES QUE ACERTAREM A GRAFIA DE TODAS AS PALAVRA ATÉ A ÚLTIMA FICHA SORTEADA.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 5 - Transformações físicas e químicas e balanceamento - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Qual das opções abaixo apresenta somente transformações químicas?



( a )

Sublimação da naftalina, dissolução do iodo, evaporação da água.

( b )

Amadurecimento de frutas, queda de um corpo, desbotamento de tecidos. 

( c )

Atração de um pedaço de ferro por um ímã, cristalização do sal, ventilação.

( d )

Formação de icebergs, fusão de um fio de solda, acendimento de uma lâmpada incandescente. 

( e )

Digestão de alimentos, formação de ferrugem, combustão da gasolina.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Agrupamentos de 10 em 10 e de 100 em 100 - Exercícios (pg. 79) - BY NC 3.0BR

HÁ VÁRIAS PEÇAS SOBRE A MESA EM QUE OS ALUNOS ESTÃO JOGANDO. ESSAS PEÇAS FAZEM PARTE DE UM MATERIAL. VOCÊ LEMBRA O NOME DELE?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que esse material se chama material base 10 ou material dourado.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a continuação da peça teatral O pagador de promessas e responda às questões propostas.

O pagador de promessas (continuação)

PRIMEIRO ATO

PRIMEIRO QUADRO [cont.]

ROSA — Será que você ainda pretende fazer outra promessa depois desta? Já não chega?...

ZÉ — Sei não… a gente nunca sabe se vai precisar. Por isso, é bom ter sempre as contas em dia. (Ele sobe um ou dois degraus. Examina a fachada da igreja à procura de uma inscrição.)

ROSA — Que é que você está procurando?

ZÉ — Qualquer coisa escrita... pra a gente saber se essa é mesmo a igreja de Santa Bárbara.

ROSA — E você já viu igreja com letreiro na porta, homem?

ZÉ — É que pode não ser essa...

ROSA — Claro que é essa. Não lembra o que o vigário disse? Uma igreja pequena, numa praça, perto duma ladeira...

ZÉ (Corre os olhos em volta.) — Se a gente pudesse perguntar a alguém...

ROSA — Essa hora está todo o mundo dormindo. (Olha-o quase com raiva.) — Todo o mundo... menos eu, que tive a infelicidade de me casar com um pagador de promessas. (Levanta-se e procura convencê-lo.) — Escute, Zé... já que a igreja está fechada, a gente podia ir procurar um lugar pra dormir. Você já pensou que beleza agora uma cama?...

ZÉ — E a cruz?

ROSA — Você deixava a cruz aí e amanhã, de dia...

ZÉ — Podem roubar...

ROSA — Quem é que vai roubar uma cruz, homem de Deus? Pra que serve uma cruz?

ZÉ — Tem tanta maldade no mundo. Era correr um risco muito grande, depois de ter quase cumprido a promessa. E você já pensou; se me roubassem a cruz, eu ia ter que fazer outra e vir de novo com ela nas costas da roça até aqui. Sete léguas.

ROSA — Pra quê? Você explicava à santa que tinha sido roubado, ela não ia fazer questão.

ZÉ — É o que você pensa. Quando você vai pagar uma conta no armarinho e perde o dinheiro no caminho, o turco perdoa a dívida? Uma ova!

ROSA — Mas você já pagou a sua promessa, já trouxe uma cruz de madeira da roça até à igreja de Santa Bárbara. Está aí a igreja de Santa Bárbara, está aí a cruz. Pronto. Agora, vamos embora.

ZÉ — Mas aqui não é a igreja de Santa Bárbara. A igreja é da porta pra dentro.

ROSA — Oxente! Mas a porta está fechada e a culpa não é sua. Santa Bárbara deve saber disso, que diabo.

ZÉ (Pensativo.) — Só se eu falasse com ela e explicasse a situação...

ROSA — Pois então... fale!

ZÉ (Ergue os olhos para o céu, medrosamente e chega a entreabrir os lábios, como se fosse dirigir-se à santa. Mas perde a coragem.) — Não, não posso...

ROSA — Por que, homem?! Santa Bárbara é tão sua amiga... Você não está em dia com ela?

ZÉ — Estou, mas esse negócio de falar com santo é muito complicado. Santo nunca responde em língua da gente... não se pode saber o que ele pensa. E além do mais, isso também não é direito. Eu prometi levar a cruz até dentro da igreja, tenho que levar. Andei sete léguas. Não vou me sujar com a santa por causa de meio metro.

ROSA — E pra você não se sujar com a santa, eu vou ter que dormir no chão, no “hotel do padre”. (Olha-o com raiva e vai deitar-se num dos degraus da escada da igreja.) E se tudo isso ainda fosse por alguma coisa que valesse a pena...

ZÉ — Você podia não ter vindo. Quando eu fiz a promessa, não falei em você, só na cruz.

ROSA — Agora você diz isso. Dissesse antes...

ZÉ — Não me lembrei. Você também não reclamou...

ROSA — Sou sua mulher. Tenho que ir pra onde você for.

ZÉ — Então... [...]

DIAS GOMES. O pagador de promessas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Coleção Prestígio).

Releia esta passagem: “Só se eu falasse com ela”. Esse trecho poderia ser formulado de outra maneira, sem mudança de sentido, com um período composto por oração subordinada substantiva. Assinale a alternativa que, considerando essa ideia, apresenta a transformação e a classificação adequadas.



( a )

Seria necessário que você falasse com ela. → Período composto por oração principal e oração subordinada substantiva objetiva direta.

( b )

Seria necessário que eu falasse com ela. → Período composto por oração principal e oração subordinada substantiva subjetiva.

( c )

Necessário seria que eu falasse com ela. → Período composto por oração principal e oração subordinada substantiva objetiva direta.

( d )

Seria necessário que eu voltasse à igreja. → Período composto por oração principal e oração subordinada substantiva subjetiva.

( e )

Seria necessário que eu falasse com ela. → Período composto por oração principal e oração subordinada substantiva predicativa.

Resposta:

Espera-se que o aluno demonstre a capacidade de transformar orações.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

MONTANDO PALAVRAS!

1. RECORTE AS SÍLABAS DO ANEXO 3 E ORGANIZE-AS SOBRE A MESA.

2. O PROFESSOR VAI SORTEAR UMA PALAVRA E VAI FAZER A LEITURA DELA. FIQUE ATENTO.

3. EM SEGUIDA, CADA JOGADOR DEVE BUSCAR AS SÍLABAS CERTAS SOBRE A SUA MESA E MONTAR A PALAVRA SORTEADA.

4. GANHA A RODADA QUEM MONTAR CORRETAMENTE A PALAVRA SORTEADA NO TEMPO DADO PELO PROFESSOR.

5. CADA VEZ QUE ACERTAR A GRAFIA DA PALAVRA DENTRO DO TEMPO DADO, O JOGADOR GANHA UM PONTO.

6. GANHAM AQUELES QUE ACUMULAREM O MAIOR NÚMERO DE PONTOS AO FINAL DO JOGO.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Exercícios (pg. 56) - BY NC 3.0BR

EM QUE A MENINA ESTÁ PENSANDO?

Resposta:

A menina está pensando em seu bolo/sua festa de aniversário.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a crônica a seguir e responda à questão.

O boletim escolar

Uma garota tinha que entregar o boletim escolar dela para os seus pais, e as notas ali não eram as notas do sonho de nenhuma mãe, muito menos de nenhum pai. Ela usou a criatividade para contar essa maravilhosa notícia.

“Oi, papai! Oi, mamãe!

É com o coração partido, mas muito feliz da vida, que eu digo para vocês que eu saí fora com o Dudu, ele é o homem da minha vida. Ele é tudo de bom. Estou absolutamente fascinada com as suas tatuagens, com aquele cabelo moicano, com aqueles ferros e piercings que ele coloca naquele corpinho maravilhoso. Entretanto, tenho que lhes contar que não é só isso. O Douglas, aquele menino que vocês não gostam de jeito nenhum, ele está com a gente.

Portanto, não se preocupem comigo. Já tenho 15 anos e sei muito bem me virar sozinha, tá? 

Com amor e carinho da sua querida filhinha.

Ah! Pai, mãe, isso é só uma brincadeirinha viu? Estou na casa da Mariana, só queria mostrar para vocês que há coisas bem piores na vida que estas notas que estão aí no boletim. Não se estressem, ok? No ano que vem, eu me recupero. Beijinhos!”

Resposta dos pais:

“Querida filhinha,

Quando a sua mãe leu a sua carinhosa cartinha, ela passou muito mal e foi parar no pronto-socorro. Imediatamente, você foi retirada do nosso testamento e sua parte da herança será do seu irmão. Todas as coisas do seu quarto foram doadas para o pessoal do orfanato, cancelamos o seu celular e o seu cartão de crédito. Todos os seus CDs do NX0, do Justin Bieber, do Restart, do Cine, do Jonas Brothers, do Fiuk e do Luan Santana nós doamos para a Karina, do segundo andar, aquela mesma garota que você acha insuportável. Lembra, ela é aquela garota superlegal que no ano passado roubou o Rafinha, aquele seu namorado gatinho que até hoje você não esquece. Pode ir arrumando um bom emprego porque dinheiro daqui de casa nem em sonho, viu?

Enfim, espero que você seja muito feliz na sua nova vida.

Nota! Filha querida, claro que tudo isso não passa de uma brincadeirinha da nossa parte. A sua mãe está aqui comigo assistindo Eu, a patroa e as crianças e tudo está bem.

Só queríamos lhe mostrar que há coisas bem piores do que passar as próximas cinco semanas sem sair de casa, sem celular, sem internet, sem videogame, sem televisão e, principalmente, sem ir à casa da Camila. Tudo isso por causa dessas notas ridículas e dessa brincadeira idiota que você fez com a gente.”

SILVA, Edilson Rodrigues. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2019.

Na crônica, a personagem utiliza um método criativo para justificar suas notas. Sobre a ação da personagem, podemos dizer que ela se valeu da técnica que consiste em:



( a )

apresentar uma situação hipotética muito drástica e outra pior ainda em sequência.

( b )

prever situações que agradariam a seus pais para enfim trazer o problema real.

( c )

expor uma situação hipotética e trágica para os pais, a fim de atenuar o problema real.

( d )

desabafar todos os seus problemas de uma vez, para que seus pais sintam pena.

( e )

relatar os acontecimentos de uma amiga para saber se poderia dar a notícia a seus pais.

Resposta:

A questão propõe o desenvolvimento de habilidades ligadas à decodificação e à compreensão de informações textuais.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Atividades (pg. 64 - 66) - BY NC 3.0BR

AGORA, OBSERVE A SEPARAÇÃO DE SÍLABAS DESTAS PALAVRAS:

• PRIMEIRO REFLITA E, DEPOIS, RESPONDA:

(  ) O QUE PODEMOS CONCLUIR SOBRE AS CONSOANTES DESTACADAS NAS SÍLABAS?  AS CONSOANTES ESTÃO EM SÍLABAS SEPARADAS.

(   ) AS CONSOANTES ESTÃO JUNTAS NA MESMA SÍLABA.

Resposta:

(X) AS CONSOANTES ESTÃO JUNTAS NA MESMA SÍLABA.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - Coleta e organização de informações - Exercícios (pg. 66 - 67) - BY NC 3.0BR

AGORA, VOCÊ E SUA TURMA VÃO RESPONDER A UMA PESQUISA DE OPINIÃO.

VOCÊS DIZEM QUAIS TIPOS DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA MAIS GOSTARAM DE FAZER E O PROFESSOR REGISTRA NA LOUSA AS RESPOSTAS.

A) PREENCHA NA TABELA AS CINCO ATIVIDADES MAIS CITADAS E A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA UMA RECEBEU.

B) ESCREVA 2 INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBSERVOU DE ACORDO COM OS DADOS DA TABELA.

Resposta:

A resposta depende do resultado da votação realizada com a turma.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios (pg. 74) - BY NC 3.0BR

O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

Resposta:

Elas estão lendo um livro.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

JOGO DA MEMÓRIA – PALAVRAS COM TIL

1. PARA JOGAR, FAÇA DUPLA COM O COLEGA ESCOLHIDO PELO PROFESSOR.

2. RECORTE AS CARTAS DO ANEXO ABAIXO E ORGANIZE-AS SOBRE A MESA, COM TODAS AS PALAVRAS VIRADAS PARA CIMA.

3. LEIA AS PALAVRAS E MEMORIZE A LOCALIZAÇÃO DE ALGUNS PARES.

4. SEM TIRAR AS CARTAS DO LUGAR, VIRE-AS PARA BAIXO.

5. INICIE O JOGO VIRANDO UMA CARTA E TENTANDO LEMBRAR ONDE ESTÁ O SEU PAR. SE ACERTAR, JOGUE MAIS UMA VEZ. SE ERRAR, PASSE A VEZ PARA O COLEGA.

6. GANHA QUEM TIVER MONTADO CORRETAMENTE O MAIOR NÚMERO DE PARES QUANDO AS CARTAS DA MESA ACABAREM.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 8 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul de fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaC), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais.

Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela



( a )

reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro. 

( b )

emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama. 

( c )

produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato. 

( d )

reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio. 

( e )

excitação das moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Em diversas construções de discurso, o uso das orações adjetivas pode ser um trunfo para desfazer ambiguidades e entraves comunicativos. Observe o exemplo a seguir.

Sentada no banco da cozinha, a filha viu a mãe com as compras do mercado.

● A dúvida que permeia a frase é: quem estava sentada no banco da cozinha, a filha ou a mãe? Com a ajuda de seu professor, desfaça essa ambiguidade, reescrevendo as orações.

Resposta:

A filha, que estava sentada no banco da cozinha, viu a mãe com as compras do mercado.

A filha viu a mãe, que estava sentada no banco da cozinha com as compras do mercado.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Observar imagem - BY NC 3.0BR

OBSERVE ESTAS FOTOS.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ SABE O QUE É ARCO-ÍRIS?

Resposta:

Espera-se que os alunos respondam que arco-íris é um arco de várias cores que aparece no céu depois da chuva e quando há Sol.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas