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PARA REALIZAR AS ADIÇÕES SEGUINTES, USE AS ESTRATÉGIAS QUE ESTUDOU:
A) 7 + 5 =
B) 8 + 7 =
C) 16 + 9 =
D) 6 + 19 =
E) 27 + 8 =
F) 32 + 9 =
Exemplos de resolução:
A)
B)
C)
D)
E)
F)
Classifique as orações subordinadas reduzidas destacadas.
a) Vimos uma senhora costurando seu vestido.
b) O garoto, a caminhar, é filho de um amigo.
c) O cão latindo não é da vizinhança.
d) Entreguei as frutas frescas compradas hoje de manhã.
e) Fui acordado pela minha mãe, assustada, na beira da cama.
a) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.
b) Oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de infinitivo.
c) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.
d) Oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.
e) Oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.
Leia o poema a seguir e responda à questão.
Olhos verdes
Eles verdes são: E têm por usança Na cor esperança, E nas obras não. Camões, rimas.
São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança, Uns olhos por que morri; Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
Como duas esmeraldas, Iguais na forma e na cor, Têm luz mais branda e mais forte, Diz uma – vida, outra – morte; Uma – loucura, outra – amor. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
São verdes da cor do prado, Exprimem qualquer paixão, Tão facilmente se inflamam, Tão meigamente derramam Fogo e luz no coração; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
São uns olhos verdes, verdes, Que podem também brilhar; Não são de um verde embaçado, Mas verdes da cor do prado, Mas verdes da cor do mar. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
Como se lê num espelho, Pude ler nos olhos seus! Os olhos mostram a alma, Que as ondas postas em calma Também refletem os céus; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
Dizei vós, ó meus amigos, Se vos perguntam por mi, Que eu vivo só da lembrança De uns olhos cor de esperança, De uns olhos verdes que vi! Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!
Dizei vós: “Triste do bardo! Deixou-se de amor finar! Viu uns olhos verdes, verdes, Uns olhos da cor do mar: Eram verdes sem esp’rança, Davam amor sem amar!” Dizei-o vós, meus amigos, Que ai de mi! Não pertenço mais à vida Depois que os vi!
GONÇALVES DIAS. Olhos verdes. In: Cancioneiro do amor : os mais belos versos da poesia brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.
No poema de Gonçalves Dias, o eu poético sinaliza seu estado de espírito: apaixonado. Contudo, um ar de mistério pode ser evidenciado a partir da descrição desse “eu” acerca do objeto de seu amor. O mistério construído no poema se dá, pois:
o eu poético ama incondicionalmente sua amada.
o eu poético não nomeia seu objeto amoroso.
o eu poético jamais viu a pessoa a quem ama.
o eu poético consegue detalhar precisamente sua amada.
o eu poético ironiza o ser em quem deposita seu amor.
Procura decodificar as informações presentes no poema.
VAMOS EXPLORAR A RETA NUMÉRICA QUE CONSTRUÍMOS EM SALA.
A) QUAL É O PRIMEIRO NÚMERO QUE VOCÊ VAI REPRESENTAR NA RETA?
B) COMPLETE A RETA COM OS DEMAIS NÚMEROS. QUAL FOI O ÚLTIMO NÚMERO QUE VOCÊ COLOCOU NA RETA?
C) A RETA TERMINA NESSE NÚMERO? POR QUÊ?
D) QUAIS NÚMEROS ESTÃO ANTES DO 5?
E) QUAIS NÚMEROS ESTÃO DEPOIS DO 7 NA RETA CONSTRUÍDA?
F) QUAIS NÚMEROS ESTÃO ENTRE O 3 E O 12?
G) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO 10?
H) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DO 12?
I) QUAL NÚMERO VEM IMEDIATAMENTE ANTES DO 1?
A) 0
B) 14
C) Não. Espera-se que os alunos já tenham a percepção de que a reta é infinita para a direita. É sempre possível colocar mais números
D) 0, 1, 2, 3 e 4.
E) 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.
F) 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11.
G) 9
H) 13
I) 0
Homogeneização das paisagens
[...] a mídia toma conta da homogeneização cultural das paisagens e das sociedades e cosmopolitiza o espaço. A mídia torna imitativo o regime alimentar, o estilo da moda, o gosto do consumo, exemplos clássicos da diversidade nas antigas civilizações, em hábitos uniformizados em escala planetária.
[...] Aniquila a paisagem como expressão do aniquilamento da cultura. E engendra uma era de espaço tenso.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007. p. 55-56.
No mundo atual, caracterizado pela rápida difusão e pela extensa abrangência dos fluxos de mercadorias e informações (televisão, cinema, internet, entre outras), é comum ouvirmos que estaria ocorrendo homogeneização ou padronização das paisagens. Você concorda? Converse com os colegas e o professor.
Em cada caso a seguir, diga se as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais (DP), inversamente proporcionais (IP) ou se não são direta nem inversamente proporcionais (DP/IP).
a) Distância percorrida por um carro e tempo gasto para percorrer essa distância em uma mesma velocidade.
b) Número de pedreiros e tempo gasto para que construam uma casa, supondo que todos possuam o mesmo desempenho.
c) Comprimento de um retângulo e seu perímetro, sendo que a largura é constante.
d) Número de pessoas em uma casa e número de dias necessários para consumir certa quantidade de alimento, supondo que todos apresentem a mesma taxa de consumo.
e) Medida do lado de um triângulo equilátero e sua área.
f) Comprimento da unha e número de dias para atingi-lo.
g) Velocidade de um ciclista e espaço percorrido por ele, quando o tempo para percorrer esse espaço é fixo.
h) Quantidade de cloro e volume de água contidos em uma mesma piscina.
i) Espaço percorrido por um objeto em queda livre e tempo que ele leva para atingir o solo.
a) DP
b) IP
c) ~DP/IP
d) IP
e) ~DP/IP
f) ~DP/IP
g) DP
h) DP
i) ~DP/IP
Leia o trecho da notícia a seguir.
Falta de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças
[...] Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No século 20, o consumo da água multiplicou-se por seis – duas vezes a taxa do crescimento da população mundial. Um total de 26 países sofrem escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 serão 3,5 bilhões de pessoas em 52 países nessa situação.
A água doce, potável e de qualidade, está distribuída de forma desigual. O Brasil detém 53% da água doce da América Latina e 12% do total mundial, mas enfrenta problemas no que diz respeito à disponibilidade de tal recurso. Conforme aponta o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos, divulgado no início deste mês pela Agência Nacional de Águas (ANA), há uma enorme discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no país: a Região Hidrográfica Amazônica abriga sozinha 74% da disponibilidade de água e é habitada por menos de 5% dos brasileiros.
[...]
FALTA de água potável no mundo aparece relacionada a 80% das mortes e doenças. Agência Nacional de águas, 14 mar. 2019. Disponível em: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/falta-de-a-gua-pota-vel-no-mundo-aparece.2019-03-14.1777251782. Acesso em: 24 fev. 2020.
A água potável equivale a apenas 0,02% do total de água existente no planeta. Assim, uma das preocupações atuais é a possibilidade de esgotamento das reservas de água que pode ser consumida pela população humana.
Como informa o texto, há previsão de que 52 países possam fi car sem água já em 2025, uma vez que, além da escassez, a distribuição da água é muito desigual entre os continentes.
Cientistas de todo o planeta buscam soluções para a iminente falta de água que pode atingir muitos países em breve. Nesse contexto, o que cada um de nós pode fazer?
Discuta com os colegas e o professor se há alguma forma de desperdício de água em sua escola e qual a solução para que esse desperdício seja evitado.
Professor, nesse momento da aula desenvolveremos a consciência socioambiental dos alunos, uma competência que permeia toda a BNCC. Se considerar possível, proponha um projeto para solucionar problemas pontuais de desperdício de água detectados no colégio, como lavar a calçada da escola com água potável.
Circle the correct answer.
a) In the sentence “The setter is a critical player in volleyball” the verb is in the Simple Present/Present Progressive because the sentence expresses a temporary situation./a permanent situation.
b) In the sentence “He’s currently playing in Italy this year on a team called Civitanova” the verb is in the Simple Present/Present Progressive because the sentence expresses a permanent situation./ a temporary situation.
c) In the sentence “Volleyball players usually train six days a week” the verb is in the Simple Present/ Present Progressive because the action is happening now./habitual.
d) For permanent and habitual situations, we use the Simple Present./Present Progressive.
e) For temporary situations that are in progress at the moment of speaking, we use the Simple Present./Present Progressive.
a) In the sentence “The setter is a critical player in volleyball” the verb is in the /Present Progressive because the sentence expresses a temporary situation./.
b) In the sentence “He’s currently playing in Italy this year on a team called Civitanova” the verb is in the Simple Present/ because the sentence expresses a permanent situation./ .
c) In the sentence “Volleyball players usually train six days a week” the verb is in the / Present Progressive because the action is happening now./.
d) For permanent and habitual situations, we use the /Present Progressive.
e) For temporary situations that are in progress at the moment of speaking, we use the Simple Present./.
Fill in the blanks with the correct form of the Simple Present or the Present Progressive of the verbs in parentheses.
a) “What ______________ (the girls; do) right now?
“They ______________ (play) volleyball. The girl in the middle, Sarah,______________ (try) to hit the ball to the other side of the net.”
b) “Sarah ______________ (not; live) in this city. She is here now because she ______________ (visit) her grandparents. When school ______________ (start), she will go back home.”
c) “Sarah! Stop zapping all over the TV channels. What ______________ (you; try) to find?”
“The volleyball game, grandma. I ______________ (think) they ______________ (show) it now, but I ______________ (not; know) what channel.”
“If you ______________ (turn) to channel 1, you’ll find a list of the programs that are on right now.”
d) “Look. Some people ______________ (run) down the street. What ______________ (you; think) is happening?”
“I ______________ (not; know), but I ______________ (believe) we should close the window now!”
e) “Where ______________ (your brother; go)? Isn’t he sick? Isn’t he supposed to be in bed?”
“He ______________ (go) to his meditation meeting, dad. Remember? He ______________ (have) a meeting every Wednesday at this time, and he ______________ (not; want) to be absent just because he ______________ (feel) a little indisposed.”
a) are the girls doing / are playing / is trying
b) doesn’t live / is visiting / starts
c) are you trying / think / are showing / don’t know / turn
d) are running / do you think / don’t know / believe
e) is your brother going / is going / has / doesn’t want / feels/is feeling
O verbo feel é considerado, na norma-padrão da língua inglesa, um non-action verb (verbo de estado). Na linguagem coloquial, porém, ele é frequentemente usado no Present Progressive. Assim, a resposta feels é a formal, e is feeling a informal. Ambas são consideradas corretas.
(Ifsul-RS) Para que nosso organismo funcione bem, é fundamental a presença de alguns metais, dentre eles: o sódio, o magnésio, o ferro, o zinco e o cálcio.
cromo, o ferro e o zinco são metais de transição interna.
cálcio e o magnésio apresentam propriedades semelhantes.
ferro apresenta seis elétrons no subnível mais afastado do núcleo.
sódio e o magnésio são metais alcalinos e apresentam um elétron na camada de valência.
A alternativa a está incorreta, pois o cromo, o ferro e o zinco são metais de transição externa. A alternativa b é a correta, pois como o cálcio e o magnésio pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica (grupo 2), apresentam propriedades semelhantes. A alternativa c está incorreta, pois o ferro apresenta dois elétrons no subnível mais afastado do núcleo. A alternativa d está incorreta, pois o sódio é um metal alcalino (grupo 1) e apresenta um elétron na camada de valência; já o magnésio é um metal alcalinoterroso (grupo 2) e apresenta dois elétrons na camada de valência.
(Vunesp/Santa Marcelina-SP)
Os fusos variam de 0h a + 12h a ________________ e de 0h a –12h a ________________ de Greenwich, onde, tanto às +12h quando às –12h se encontram no antimeridiano de Greenwich (________________ ), denominado linha internacional da mudança de data (LID). Entende-se que, a oeste de Greenwich, as horas estão ________________ em relação ao marco zero, e a leste, elas estão ________________ gerando a ideia de que nesse sistema horário o dia começa no extremo oriente.
(Paulo M. L. Menezes e Manoel C. Fernandes. Roteiro de cartografia, 2013. Adaptado.)
De acordo com conhecimentos acerca da rede geográfica e dos fusos horários, as lacunas do excerto são preenchidas, correta e respectivamente, por:
oeste, leste, 360º, adiantadas e atrasadas.
leste, oeste, 360º, atrasadas e adiantadas.
oeste, leste, 180º, atrasadas e adiantadas.
leste, oeste, 180º, atrasadas e adiantadas.
oeste, leste, 180º, adiantadas e atrasadas.
(Med. Itajubá-MG) Nessa propaganda, a analogia estabelecida entre o profissional que desenvolve plantas para imóveis e aquele que opera um negócio próprio tem por objetivo
destacar a similaridade entre o design de plantas e a gestão de negócios.
comunicar que a devida qualificação é essencial a todos os profissionais.
divulgar que o Sebrae tem parcerias e especializações para essas duas áreas.
demonstrar que o Sebrae pode articular a fusão coesa de duas áreas diferentes.
mostrar que profissionais distintos podem partilhar o mesmo modelo de gestão
(PUC-SP)
“O Descobrimento da América, no quadro da expansão marítima europeia, deu lugar à unificação microbiana do mundo. No troca-troca de vírus, bactérias e bacilos com a Europa, África e Ásia, os nativos da América levaram a pior. Dentre as doenças que maior mortandade causaram nos ameríndios estão as ‘bexigas’, isto é, a varíola, a varicela e a rubéola (vindas da Europa), a febre amarela (da África) e os tipos mais letais de malária (da Europa mediterrânica e da África). Já a América estava infectada pela hepatite, certos tipos de tuberculose, encefalite e pólio. Mas o melhor ‘troco’ patogênico que os ameríndios deram nos europeus foi a sífilis venérea, verdadeira vingança que os vencidos da América injetaram no sangue dos conquistadores. Traços do trauma provocado por essas doenças parecem ter-se cristalizado na mitologia indígena. Quatro entidades maléficas se destacavam na religião tupi no final do Quinhentos: Taguaigba (‘Fantasma ruim’), Macacheira ou Mocácher (‘O que faz a gente se perder’), Anhanga (‘O que encesta a gente’) e Curupira (‘O coberto de pústulas’).
É razoável supor que o curupira tenha surgido no imaginário tupi após o choque microbiano das primeiras décadas da descoberta”.
Luiz Felipe de Alencastro. “Índios perderam a guerra Bacteriológica”. Folha de S. Paulo, 12.10.1991, p. 7. Adaptado.
O texto sugere que o surgimento do Curupira, no imaginário tupi do final do século XVI, pode ser explicado como uma
tentativa de descobrir formas de cura para doenças até então desconhecidas pela população nativa.
narrativa voltada a assustar as crianças, que associavam as doenças aos conquistadores vindos da Europa.
disposição de analisar e compreender, de forma lógica e racional, a relação entre vencidos e conquistadores.
representação simbólica da mortandade provocada pelas doenças pustulentas trazidas pelos conquistadores.
Alcohol is more dangerous than heroin
A recent study in the UK has found out that alcohol is, surprisingly, more dangerous than heroin or crack. Scientists examined 20 drugs and their effects on people and society. While heroin and crack were considered to be very harmful to individuals, heroin, alcohol and cocaine are the worst for society. The study found out that alcohol had the worst overall effects. The study also said that tobacco was at least as harmful as cocaine. Ecstasy, LSD and marijuana were considered to be the drugs that cause the least damage. Substances were marked from 0 to 100 on a scale. Alcohol received 72, the highest rating, while heroin was rated at 55 and crack at 54.
Researchers looked at 16 factors, in their study, including a drug’s effect on the brain and body, how it affects the crime rate as well as the costs for the economy. Although cocaine is more addictive, alcohol is the most harmful drug to our society because it is most widely used. It does the most damage to the world around us.
Alcohol is drunken by a large part of the population as a social drink. It makes you happy and loosens you up. When it enters the brain it produces a chemical called dopamine. This makes you feel happy and without stress. However, too much alcohol consumption can lead to the destruction of almost all parts of your body. People who drink alcohol are more likely to drive in a drunken state or commit violent acts. The World Health Organization estimates that alcohol causes about 3 million deaths every year, including suicides, car accidents and heart and liver diseases.
Banning alcohol is not the same as forbidding LSD, cocaine or other drugs. It is part of our culture, but the report concludes that governments should do more to educate the population and point out the dangers of alcohol consumption. Especially younger people are at a high risk. They like to combine energy drinks with alcohol. These alcopops taste good but contain a lot of alcohol and are high on calories, which leads to obesity.
Available at: . (Adapted.)
rate: taxa. to loosen(ed) up: relaxar. to forbid (forbade; forbidden): proibir. alcopop: bebida alco—lica gasosa.
Na frase “... while heroin was rated at 55...” (ℓ. 11-12), a palavra while:
dá ideia de duração de tempo.
significa o mesmo que at the moment.
poderia ser substituída, sem mudança de sentido, por once.
indica contraste e poderia ser substituída por whereas.
indica causa e poderia ser substituída por due to.
(Unesp-SP) A taxa de analfabetismo representa a porcentagem da população com idade de 15 anos ou mais que é considerada analfabeta. A tabela indica alguns dados estatísticos referentes a um município.
Do total de pessoas desse município com menos de 15 anos de idade, 250 podem ser consideradas alfabetizadas.
Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que, da população total desse município, são alfabetizados:
76,1%
66,5%
94,5%
89,0%
71,1%
Número de pessoas com 15 anos ou mais, alfabetizadas:
(1 - 0,08) . 8 000 = 7 360
Número de pessoas com menos de 15 anos, alfabetizadas: 250
Assim, a porcentagem de pessoas alfabetizadas desse município é de: , ou seja, 76,1%.
Os cinco frascos representados a seguir foram separados no laboratório de Química.
Destes, pode-se afirmar que são sistemas condutores de corrente elétrica apenas
II, III e IV.
II, III e V
III, IV e V.
III e IV.
III e V.
Ácidos conduzem corrente elétrica apenas quando dissolvidos em água, visto que são compostos moleculares. Compostos iônicos, como o NaC, conduzem corrente elétrica apenas quando dissolvidos ou fundidos.
EM GRUPO DE QUATRO COLEGAS, VOCÊS APRESENTARÃO PARA A CLASSE O QUE APRENDERAM SOBRE OS SAPINHOS DOS ANDES EQUATORIAIS.
1. REÚNA-SE COM SEU GRUPO E ORGANIZE AS INFORMAÇÕES LIDAS SOBRE A DESCOBERTA DA NOVA ESPÉCIE DE SAPOS. COMO SE TRATA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA, VOCÊS DEVEM CONTAR:
• A INSTITUIÇÃO QUE FEZ A PESQUISA E O PAÍS ONDE ELA SE LOCALIZA;
• O NOME DO SAPINHO;
• A COLORAÇÃO DO CORPO DELE;
• O LOCAL EM QUE ELE VIVE;
• PARA QUE SERVE A GARRA MAIOR DESSA ESPÉCIE.
2. NÃO ACRESCENTE OU CRIE INFORMAÇÕES QUE NÃO ESTEJAM NO ARTIGO. FALE APENAS O QUE ESTÁ ESCRITO NO TEXTO.
3. DIVIDA AS FALAS ENTRE OS MEMBROS DO GRUPO, PARA QUE A APRESENTAÇÃO FIQUE ORGANIZADA.
4. PARA ENSAIAR, APRESENTE-SE ALGUMAS VEZES PARA SEU GRUPO. LEMBRE-SE DAS ATITUDES PARA UMA BOA EXPOSIÇÃO ORAL.
• FALE COM CLAREZA E UTILIZE UM TOM DE VOZ ADEQUADO, PARA QUE TODOS OUÇAM.
• PRONUNCIE AS PALAVRAS DEVAGAR E CORRETAMENTE.
• DESTAQUE BEM A SUA FALA, PARA PRENDER A ATENÇÃO DOS OUVINTES.
• RESPEITE A FALA DOS COLEGAS, OUVINDO-OS COM ATENÇÃO.
5. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A VEZ DE CADA GRUPO FALAR.
Leia o poema de Mario Quintana para responder à questão.
Se o poeta falar num gato
Se o poeta falar num gato, numa flor. num vento que anda por descampados e desvios e nunca chegou à cidade... se falar numa esquina mal e mal iluminada... numa antiga sacada... num jogo de dominó... se falar naqueles obedientes soldadinhos de chumbo que morriam de verdade... se falar na mão decepada no meio de uma escada de caracol... Se não falar em nada e disser simplesmente tralalá... Que importa? Todos os poemas são de amor!
QUINTANA, Mario. Se o poeta falar num gato. In: ______. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005. p. 39.
Mario Quintana (1906-1994) foi um escritor e poeta brasileiro que explorou o cotidiano em seus textos. Considerado o poeta das coisas simples e conhecido como mestre da palavra, recebeu em 1980 o prêmio Machado de Assis concedido pela Academia Brasileira de Letras.
Segundo o poema de Mario Quintana “Se o poeta falar num gato”, qual é a condição para a existência da poesia?
A condição é o amor.
A questão testa as habilidades interpretativas dos alunos, já que centra seu questionamento na decodificação de informações presentes no poema.
(Ucsal-BA) Uma partícula percorre a trajetória MNPQ, representada na figura abaixo.
Os instantes de passagem pelos diferentes pontos estão anotados na figura. Determine, nesses 2 s, em cm/s:
a) a velocidade escalar média da partícula.
Resolução
A partir da figura a seguir:
b) a velocidade vetorial média da partícula.
Resolução
Observe a imagem:
Texto para a questão.
Durante briga em show de Maiara e Maraisa, cantora se irrita: “covarde”
Confusão envolveu homens e mulheres em show no Parque de Exposições. Vídeo mostra mulheres sendo agredidas por homens em Rio Branco.
Uma briga no show das cantoras Maiara e Maraisa interrompeu a apresentação da dupla na noite de sexta-feira (18), no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra duas mulheres brigando e logo em seguida chegam dois homens e começam a bater nas mulheres.
Uma das cantoras se irritou e chamou os agressores de covarde. No vídeo, não é possível ver qual das duas se irrita com situação.
O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da dupla, por telefone e e-mail disponíveis no site oficial, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
O vídeo mostra uma briga generalizada entre mulheres, porém, logo depois chegam também dois homens que começam as agressões. As cantoras pararam o show e exigiram que os homens parassem as agressões e se retirassem do local.
[...]
Disponível em: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/11/durante-briga-em-show-de -maiara-e-maraisa-cantora-se-irrita-covarde.html. Acesso em: 3 abr. 2020.
Sabe-se que a notícia possui a intenção de transmitir informações de forma didática a um leitor que é desconhecido do emissor. Avalie se o texto está de acordo, no que tange à questão estrutural, com o padrão de uma notícia. Justifique sua resposta.
O texto está de acordo com o padrão estrutural da notícia, já que possui linguagem objetiva e clara. Além disso, há respeito às regras gramaticais.
Um fazendeiro resolveu plantar 4 diferentes tipos de grãos em uma área trapezoidal. A figura a seguir ilustra a situação.
O valor indicado por x vale:
42 m
45 m
50 m
55 m
60 m
A base média do trapézio maior mede, em metro, = 60. O segmento indicado por x é a base média de um trapézio menor cujas bases medem 40 m e 60 m. Logo, x = = 50, ou seja, 50 m.
ENEM
Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:
Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundância.
Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de:
setembro a dezembro.
novembro a fevereiro.
janeiro a abril.
março a julho.
maio a agosto.
Novembro a fevereiro são os meses de maior incidência de chuvas, facilitando a reprodução dos anfíbios.
Match the words (as used in the article) to their respective meanings.
Os ângulos do quadrilátero a seguir devem ser indicados em graus. Calcule a medida de cada um de seus ângulos internos.
A soma das medidas dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é 360°, portanto:
5x - 6 + 2x + 11 + 3x - 8 + 2x + 3 = 360°
12x = 360°
x = 30°
Para descobrir as medidas dos ângulos, fazemos:
5x 2 6 → 5 ? 30° 2 6 5 144°
2x 1 11 → 2 ∙ 30° 1 11 5 71°
3x 2 8 → 3 ? 30° 2 8 5 82°
2x 1 3 → 2 ? 30° 1 3 5 63°
Entre os pares de átomos a seguir, indique o átomo que apresenta o maior raio atômico.
a) Li e Ba
b) Na e I
c) Na e Cℓ
d) Be e F
e) B e Br
a) Ba
b) I
c) Na
d) Be
e) Br
Oriente os alunos a consultar a tabela periódica para responder à questão. Enfatize a relação que existe entre o raio atômico, o número de camadas eletrônicas e a quantidade de prótons dos átomos.
Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.
Havia um homem que odiava Van Gogh. Pintor desconhecido, pobre, atribuía todas suas frustrações ao artista holandês. Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador.
Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh, onde quer que estivessem. Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Seu plano era de uma simplicidade diabólica. Não faria como outros destruidores de telas que entram num museu armados de facas e atiram-se às obras, tentando destruí-las; tais insanos não apenas não conseguem seu intento, como acabam na cadeia. Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.
Deu-lhe muito trabalho, aquilo. Em primeiro lugar, era necessário treinar os cupins para que atacassem as telas de Van Gogh. Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana. Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada. Dessa forma, os insetos aprenderam a diferenciar tais obras de outras.
Mediante cruzamentos sucessivos, obteve um tipo de cupim que só queria comer Van Gogh. Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.
Conseguiu introduzir os cupins no museu e ficou à espera do que aconteceria. Sua decepção, contudo, foi enorme. Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar. E por isso foram detectados.
O homem ficou furioso. Nem nos cupins se pode confiar, foi a sua desconsolada conclusão. É verdade que alguns insetos foram encontrados próximos a telas de Van Gogh. Mas isso não lhe serviu de consolo. Suspeitava que os sádicos cupins estivessem querendo apenas debochar dele. Cupins e Van Gogh, era tudo a mesma coisa.
(O imaginário cotidiano, 2002.)
(UNIFESP) No trecho “Enquanto existirem no mundo aqueles horríveis girassóis, aquelas estrelas tumultuadas, aqueles ciprestes deformados, dizia, não poderei jamais dar vazão ao meu instinto criador” (1o parágrafo), a sensação explicitada pelo pintor, em relação à obra de Van Gogh, é de
temor.
devoção.
indiferença.
inibição.
submissão.
(Fuvest-SP)
O texto que compõe as falas dos quadrinhos pertence inteiramente à modalidade escrita da língua portuguesa? Justifique sua resposta, com base em elementos presentes no texto.
Não. Na fala do personagem, o cartunista imprime marcas linguísticas que simulam um enunciado produzido oralmente. Um exemplo é a suspensão da frase iniciada no segundo quadrinho, indicada pelas reticências. Outros são os truncamentos nas frases (como a expressão entre parênteses no terceiro quadrinho), imitando um planejamento do texto simultâneo à sua veiculação ao interlocutor. Poderia ser citada, ainda, a expressão “com toda essa coisa de”, mais presente em registros informais da oralidade.
(UFMG) Leia estes poemas:
Poema I
“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pátio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.”
BILAC, Olavo. Via Láctea XIII. Obra reunida. Organização e introdução de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 117.
Poema II
Ora! – direis – ouvir panelas! Certo ficaste louco... E eu vos direi, no entanto, que muitas vezes paro, boquiaberto, para escutá-las pálido de espanto.
Direis agora: – Meu louco amigo, Que poderão dizer umas panelas?
O que é que dizem quando estão contigo E que sentido têm as frases delas? E direi mais: – Isso quanto ao sentido, Só quem tem fome pode ter ouvido Capaz de ouvir e entender panelas.
TORELLY, Aparício – Barão de Itararé. In: SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 217.
a) Identifique a relação intertextual que o segundo poema estabelece com o primeiro.
b) Justifique sua resposta.
a) O poema de Torelly estabelece uma relação intertextual polêmica com o soneto de Bilac, fazendo uma alusão paródica a um texto clássico da literatura.
b) No poema de Bilac, o eu lírico fala das relações entre os sentimentos e os elementos naturais, numa linguagem erudita, típica do Parnasianismo. Na paródia de Torelly, desconstrói-se esse distanciamento das questões sociais com o texto prosaicamente, tratando de questões mais urgentes, como a necessidade de comer.
(Enem) Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.
A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é:
3
5
6
8
10
Sejam x, y e z os lados do triângulo.
Dado que cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos, seja, sem perda de generalidade, z = 6. Temos as seguintes possibilidades:
(Enem) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias, alimentos não perecíveis para doar a uma comunidade carente da região.
Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 dias trabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 kg de alimentos por dia. Animados com os resultados, 30 novos alunos somaram-se ao grupo, e passaram a trabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até o término da campanha.
Admitindo-se que o ritmo de coleta tenha se mantido constante, a quantidade de alimentos arrecadados ao final do prazo estipulado seria de:
920 kg
800 kg
720 kg
600 kg
570 kg
Considere: n o número de alunos; d o número de dias trabalhados; h a quntidade de horas trabalhadas por dia;
Q: a quantidade total, em kg, de alimentos arrecadados.
Como Q é diretamente proporcional a n, d e h, temos:
Q = k . n . d . h, em que k é uma constante.
Vamos considerar a situação 1: n = 20; d = 10; h = 3;
Q = 120; e a situação 2: n = 50; d = 20; h = 4; Q = x.
Portanto, x = 800 e o total, em kg, arrecadado em 30 dias é dado por: 120 + 800 = 920.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas