Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc) João precisará percorrer um trajeto de 200 km. O limite de velocidade em um trecho de 55 km é de 110 km/h; para 85 km do percurso o limite é de 100km/h, e no restante do trajeto o limite é de 80 km/h. Se João andar exatamente no limite em cada trecho e não fizer nenhuma parada, o tempo que ele levará para percorrer todo o trajeto é de:



( a )

2 horas e 20 minutos.

( b )

2 horas e 10 minutos.

( c )

4 horas e 30 minutos.

( d )

4 horas e 50 minutos.

( e )

2 horas e 6 minutos.

Resposta:

Intervalo de tempo, em horas, correspondente a cada trecho.

1º trecho: = 0,5

2º trecho: = 0,85

3º trecho: = 0,75

Total em horas = 0,5 + 0,85 + 0,75 = 2,1

2,1 h = 2 horas e 6 minutos

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 4 - Introdução à porcentagem - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Um estudo médico recrutou 160 pacientes homens com histórico de alterações no antígeno prostático específico (PSA). Os pacientes foram submetidos aos exames laboratoriais de PSA total e de PSA livre e, em seguida, a uma biópsia da próstata. A biópsia apontou, em cada caso, se a patologia era maligna ou benigna. A tabela apresenta os resultados das médias dos exames laboratoriais do grupo de pacientes com patologia maligna e do grupo de pacientes com patologia benigna.

Pedro foi um dos pacientes que participou do estudo e seus exames indicaram PSA total = 9,5 ng/mL e PSA livre = 2,28 ng/mL.

a) Calcule o quociente entre o PSA livre e o PSA total de Pedro. Usando esse indicador como referência na comparação com os dados da tabela, indique se o resultado do exame de Pedro está numericamente mais próximo ao resultado médio do exame de quem tem a patologia maligna ou de quem tem a patologia benigna.

b) Sabendo que 40% dos pacientes foram diagnosticados com patologia maligna, calcule a média do PSA total dos 160 pacientes que participaram do estudo.

Resposta:

a) Do enunciado, temos: Esse resultado está numericamente mais próximo do resultado médio do exame de quem tem a patologia benigna.

b) A média é dada por: 

Questão 01 - História - do Brasil - Aula 8 - Brasil colonial: a presença holandesa e o açúcar - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP)

Uma análise das lutas suscitadas pela ocupação holandesa no Brasil pode ajudar a desconstruir ideias feitas. Uma tese tradicional diz respeito ao reforço da identidade brasileira durante as lutas com os holandeses: a luta pela expulsão dos holandeses seria obra muito mais dos brasileiros e negros do que dos portugueses. Já a tese que critica essa associação entre a experiência da dominação holandesa e a gênese de um sentimento nativista insiste nas divisões – no âmbito da economia açucareira – entre senhores de engenho excluídos ou favorecidos pela ocupação holandesa.

(Adaptado de Diogo Ramada Curto, Cultura imperial e projetos coloniais (séculos XV a XVIII). Campinas: Editora da Unicamp, 2009, p. 278.)

a) Identifique no texto duas interpretações divergentes a respeito da luta contra a dominação holandesa no Brasil.

b) Mencione dois fatores que levaram à invasão de Pernambuco pelos holandeses no século XVII.

Resposta:

a) Segundo o texto, há duas interpretações mais características que ajudam a entender as lutas contra a dominação holandesa sobre o nordeste açucareiro do Brasil no século XVII. Uma das análises aponta para um suposto “reforço da identidade brasileira” e uma “gênese de um sentimento nativista”, uma vez que houve a participação de senhores de engenho, negros e indígenas na guerra contra os holandeses. Por outro lado, a interpretação divergente afirma que a expulsão dos holandeses foi resultado dos interesses de senhores de engenho prejudicados pela ocupação holandesa.

b) Dois fatores que motivaram a invasão holandesa no nordeste açucareiro são: durante a vigência da União Ibérica (1580-1640), a Espanha proibiu que os holandeses continuassem realizando seu comércio de açúcar brasileiro; por isso, os holandeses pretendiam, além de retomar a lucratividade de seu comércio, controlar diretamente as regiões produtoras de açúcar.

Questão 01 - Geografia - Geral - Aula 4 - Sistema de fusos horários - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Um avião decola da cidade de Nova Iorque (75° O) em direção à cidade de Berlim (15° O) no dia 13.08.2019, às 14h00. O voo teve duração de 7 horas. Sabendo que os Estados Unidos e a Alemanha estavam no horário de verão, de março a outubro, qual dia e hora o avião pousou na cidade de Berlim?



( a )

Dia 13.08.2019 às 20h00.

( b )

Dia 13.08.2019 às 21h00

( c )

Dia 14.08.2019 às 02h00

( d )

Dia 14.08.2019 às 03h00.

( e )

Dia 14.08.2019 às 04h00.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 3 - Composição química da célula: carboidratos e lipídios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Uerj) Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática.

Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem como o monossacarídeo que o forma. Indique, ainda, as duas principais funções dessa parede celular.

Resposta:

O carboidrato é a celulose, formado pelo monossacarídeo glicose. As suas principais funções são revestimento e proteção da célula vegetal.

Questão 01 - Biologia - Setor C - Aula 1 - Classificação biológica - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Associe as informações e características dos organismos apresentadas nos itens abaixo com os seus respectivos reinos. Justifique sua resposta.

Organismo I: unicelular, sem mitocôndrias e cloroplastos; autótrofo ou heterótrofo.

Organismo II: sem clorofila, heterótrofo, reprodução sexuada ou assexuada (esporos).

Organismo III: autótrofo, pluricelular; células ricas em sistema de endomembranas.

Organismo IV: heterótrofo, pluricelular; reprodução sexuada.

Organismo V: unicelular, rico em sistema de endomembranas; heterótrofo, possui flagelo para auxiliar na locomoção e pode causar doenças em humanos.

Resposta:

O organismo I certamente pertence ao Reino Monera, pois seus representantes possuem apenas ribossomos como exemplos de organelas. Todos os outros reinos possuem organelas membranosas (mitocôndrias, por exemplo).

O organismo II pertence ao Reino Fungi, pois esse grupo inclui organismos heterótrofos que se reproduzem com o auxílio de esporos. Não poderia ser dos reinos Monera, Protista ou Animalia, pois seus representantes não produzem esporos.

O organismo III é pertencente ao Reino Plantae, pois seus representantes são fotossintetizantes e possuem mitocôndrias e cloroplastos em abundância. Todos os representantes desse reino são pluricelulares.

O organismo IV pertence ao Reino Animalia, pois seus representantes são heterótrofos com tecidos e apresentam reprodução sexuada sem produção de esporos.

Já o organismo V pertence ao Reino Protista (certamente é um protozoário e não uma alga), pois é unicelular, heterótrofo, possui flagelo e pode causar doenças em humanos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 2 - Tipos de crônica - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A pressa de acabar

Evidentemente nós sofremos agora em todo o mundo de uma dolorosa moléstia: — a pressa de acabar. Os nossos avós nunca tinham pressa. Ao contrário. Adiar, aumentar, era para eles a suprema delícia. Como os relógios, nesses tempos remotos, não eram maravilhas de precisão, os homens mediam os dias com todo o cuidado da atenção.

[...]

Sim! Em tudo, essa estranha pressa de acabar se ostenta como a marca do século. Não há mais livros definitivos, quadros destinados a não morrer, ideias imortais, amores que se queiram assemelhar ao símbolo de Philemon e Baucis. Trabalha-se muito mais, pensa-se muito mais, ama-se mesmo muito mais, apenas sem fazer a digestão e sem ter tempo de a fazer.

Antigamente as horas eram entidades que os homens conheciam imperfeitamente. Calcular a passagem das horas era tão complicado como calcular a passagem dos dias. Inventavam-se relógios de todos os moldes e formas.

[...]

Hoje, não. Hoje, nós somos escravos das horas, dessas senhoras inexoráveis que não cedem nunca e cortam o dia da gente numa triste migalharia de minutos e segundos. Cada hora é para nós distinta, pessoal, característica, porque cada hora representa para nós o acúmulo de várias coisas que nós temos pressa de acabar. O relógio era um objeto de luxo. Hoje até os mendigos usam um marcador de horas, porque têm pressa, pressa de acabar.

[...]

O homem mesmo do momento atual num futuro infelizmente remoto, caso a terra não tenha grande pressa de acabar e seja levada na cauda de um cometa antes de esfriar completamente — o homem mesmo será classificado, afirmo eu já com pressa, como o Homus cinematographicus.

Nós somos uma delirante sucessão de fitas cinematográficas. Em meia hora de sessão tem-se um espetáculo multiforme e assustador cujo título geral é: — Precisamos acabar depressa.

[...]

O homem de agora é como a multidão: ativo e imediato. Não pensa, faz; não pergunta, obra; não reflete, julga.

[...]

O homem cinematográfico resolveu a suprema insanidade: encher o tempo, atopetar o tempo, abarrotar o tempo, paralisar o tempo para chegar antes dele. Todos os dias, (dias em que ele não vê a beleza do sol ou do céu e a doçura das árvores porque não tem tempo, diariamente, nesse número de horas retalhadas em minutos e segundos que uma população de relógios marca, registra e desfia) — o pobre diabo sua, labuta, desespera com os olhos fitos nesse hipotético poste de chegada que é a miragem da ilusão.

[...]

Uns acabam pensando que encheram o tempo, que o mataram de vez. Outros desesperados vão para o hospício ou para os cemitérios. A corrida continua. E o Tempo também, o tempo insensível e incomensurável, o Tempo infinito para o qual todo o esforço é inútil, o Tempo que não acaba nunca! É satanicamente doloroso. Mas que fazer? Acentuar a moléstia, passar adiante logo e recordar, nestas noites longas-longas? Não! Brevíssimas! — de mais o bom tempo de antanho em que os nossos avós, sem relógios assegurados, sem a pressa de acabar, nos preparavam este presente vertiginoso com tempo ainda para verificar como os dias aumentavam o pulo de um gato, o passo de sargento ou o farto jantar de um frade...

JOÃO DO RIO. A pressa de acabar. In: ______. Cinematógrafo. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2019.

Glossário Ostentar: mostrar com orgulho. Philemon e Baucis: casal de camponeses que sacrificou sua gansa de estimação para oferecer aos deuses um jantar digno e, por gratidão, foi transformado por Zeus em árvores unidas pelo tronco. Entidade: coisa, objeto, matéria, substância, ser. Inexorável: implacável, inflexível, fatal. Migalharia: conjunto de migalhas, de coisas miúdas. Multiforme: que apresenta aspectos diversos e numerosos. Obrar: realizar uma ação, agir, fazer. Atopetar: encher algo em demasia. Labutar: trabalhar com esforço e perseverança; fazer esforço, empenhar-se. Fito: fixado, cravado. Hipotético: suposto; incerto. Incomensurável: que não pode ser medido em razão de sua grandeza. Satânico: infernal, cruel, desumano, impiedoso. Antanho: tempo passado, antigo; outrora.

Qual é o principal assunto desenvolvido no texto pelo cronista?

Resposta:

O texto trata da pressa exagerada do ser humano e do ritmo extremamente veloz que imprime à vida cotidiana. Trata também das diferentes percepções do tempo em épocas distintas.

O assunto desenvolvido aborda uma das maiores inquietações do ser humano, que é a sua relação com o tempo. Mostre que, de acordo com o texto, ao longo das épocas o ser humano foi mudando sua relação com o tempo, passando a tentar controlá-lo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Resoluções de problemas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

ANA TRABALHA COMO VOLUNTÁRIA NUMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (ONG), QUE RECOLHE E TRATA DE CÃES E GATOS ABANDONADOS NAS RUAS.

A) NO CANIL JÁ HAVIA 17 CÃES. NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA FORAM RECOLHIDOS 8 CÃES. QUANTOS CÃES HÁ NO CANIL AGORA?

RESPOSTA:

B) DOS 19 GATOS QUE HAVIA NA ONG, 8 FORAM DOADOS. QUANTOS GATOS RESTARAM?

RESPOSTA:

Resposta:

a) RESPOSTA: Existem 25 cães, pois 17 + 8 = 25.

b) RESPOSTA: Restaram 11 gatos, pois 19 - 8 = 11.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Atividades (pg. 122) - BY NC 3.0BR

EM SUA TURMA, ESCOLHA CINCO SOBRENOMES DIFERENTES DO SEU E ESCREVA-OS

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS DE PESSOAS DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO.

AGORA, FAÇA O QUE SE PEDE.

A) PINTE DE VERDE OS QUADRINHOS DAS IMAGENS QUE APRESENTAM ATIVIDADES QUE VOCÊ TAMBÉM PRATICA.

B) PINTE DE VERMELHO OS QUADRINHOS DAS IMAGENS QUE APRESENTAM ATIVIDADES QUE VOCÊ NÃO PRATICA.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Química - Setor C - Aulas 2 e 3 - Ácidos: nomenclatura, formulação e propriedades - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-SP) Um grupo de alunos estava estudando para as provas de vestibular e para isso cada um deles iria explicar uma função inorgânica. O aluno responsável pela explicação sobre ácidos fez as seguintes afirmações:

I. Reagem com carbonatos liberando gás carbônico. II. Formam soluções não condutoras de corrente elétrica. III. Não reagem com metais. IV. São divididos em hidrácidos e oxiácidos.

Estão corretas as afirmações:



( a )

I e II. 

( b )

II e IV. 

( c )

I e IV. 

( d )

III e IV.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Atividades (pg. 101 - 102) - BY NC 3.0BR

LEIA ESTAS CURIOSIDADES:

• O BRASIL É O PAÍS QUE POSSUI A MAIOR COMUNIDADE JAPONESA FORA DO JAPÃO. SÓ EM SÃO PAULO, MORAM MAIS DE 600 MIL JAPONESES.

[...]

• A RÚSSIA É O MAIOR PAÍS DO MUNDO, OCUPANDO CERCA DE 10% DE TODA A TERRA DO PLANETA.

[...]

• O ESQUELETO HUMANO É FORMADO POR 206 OSSOS [...].

• UMA PULGA PODE SALTAR ATÉ 350 VEZES SUA ALTURA.

• AS FORMIGAS SÃO CAPAZES DE LEVANTAR ATÉ 50 VEZES O PRÓPRIO PESO.

[...]

• O RECORDE DE VOO DE UMA GALINHA É DE 13 SEGUNDOS.

CURIOSIDADES. BRASIL ESCOLA. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 18 MAIO 2019. 

A) SUBLINHE COM UM TRAÇO AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM S.

• COPIE ESSAS PALAVRAS E, DEPOIS, COMPLETE A REGRA ABAIXO.

B) SUBLINHE COM DOIS TRAÇOS AS PALAVRAS QUE TÊM SS.

• COPIE ESSAS PALAVRAS E, DEPOIS, COMPLETE A REGRA ABAIXO.

C) CIRCULE AS PALAVRAS QUE TÊM SOM /Z/.

• COPIE ESSAS PALAVRAS E, DEPOIS, COMPLETE A REGRA ABAIXO.

Resposta:

A) só, são, saltar, sua, são, segundos início / S

B) possui, Rússia, ossos vogais / S

C) Brasil, japonesa, japoneses, peso vogais / Z

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios - Produção oral - BY NC 3.0BR

NÃO É APENAS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS QUE ACONTECEM EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS. EM CASA, O ESPAÇO MAIS PARECIDO COM UM LABORATÓRIO É A COZINHA.

NELA TEMOS UMA MÁQUINA QUE GELA E CONGELA INGREDIENTES E ALIMENTOS: A GELADEIRA.

OUTRAS QUE ESQUENTAM, ASSAM OU COZINHAM: O FORNO E O FOGÃO.

OUTRAS, AINDA, QUE BATEM, MISTURAM E PICAM: O LIQUIDIFICADOR, A BATEDEIRA E O TRITURADOR.

A COZINHA DA NOSSA CASA PODE SER UM LABORATÓRIO E TANTO!

• CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE DIFERENTES INGREDIENTES OU ALIMENTOS QUE PASSAM POR TRANSFORMAÇÕES NA COZINHA E SE TORNAM ALIMENTOS MUITO DIFERENTES.

OBSERVE AS BOAS ATITUDES DA CONVERSA COLETIVA.

• NÃO FALE AO MESMO TEMPO QUE OUTRO COLEGA.

• RESPEITE A OPINIÃO DOS COLEGAS E OUÇA-NOS COM ATENÇÃO.

• AGUARDE A SUA VEZ DE FALAR.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 2 - Tipos de crônica - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento a seguir.

Não sei se você percebeu, mas viver é nossa única opção real. Antes de nascermos, era o nada. Depois, virá mais uma infinidade de nada. Essa merrequinha de tempo entre dois nadas é um presentaço. Não seja maluco de desperdiçar. [...]. Não é preciso chegar num momento-limite para se dar conta disso. O enfrentamento das pequenas mortes que nos acontecem em vida já é o empurrão necessário. Morremos um pouco todos os dias, e todos os dias devemos procurar um final bonito antes de partir.

MEDEIROS, Martha. Antes de partir. In: ______. Felicidade crônica. Porto Alegre: LePM, 2014.

O trecho que você leu faz parte da crônica “Antes de partir”, da escritora Martha Medeiros, e nos leva a refletir sobre questões existenciais, como a condição humana diante da vida. Nesse sentido, discuta com os colegas a questão da morte, da felicidade, das experiências de vida. Em seguida, escolha um fato relacionado a esse tema que tenha ocorrido com você em alguma situação cotidiana e compartilhe-o.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Resoluções de problemas - Exercícios (pg. 122) - BY NC 3.0BR

O QUE HÁ DE COMUM NESSAS CENAS?

Resposta:

Resposta pessoal

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aulas 4 e 5 - Composição química da célula: carboidratos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uern) A ribose e a desoxirribose são os componentes estruturais dos ácidos nucleicos e exemplos de monossacarídeos que compõem as moléculas de DNA e RNA. O nome dado aos monossacarídeos diz respeito ao número de átomos de carbono da molécula. Desse modo, a ribose e a desoxirribose são monossacarídeos constituídos por quantos átomos de carbono em suas moléculas?



( a )

3.

( b )

5.

( c )

6.

( d )

7.

Questão 01 - Geografia - Geral - Aula 1 - Coordenadas geográficas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp) Observe o planisfério.

As coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfério, são, respectivamente,



( a )

30° L e 0°; 0° e 40° O. 

( b )

30° N e 0°; 0° e 60° O. 

( c )

0° e 30° N; 60° S e 0°. 

( d )

30° N e 30° O; 60° S e 60° O. 

( e )

30° S e 30° O; 60° N e 60° L.

Questão 01 - Geografia - Geral - Aulas 2 e 3 - Movimentos da Terra - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ)

Cuidado com o que se lê na Internet!!!!

“Que espetáculo! Foto do amanhecer na Europa e África, num dia sem nuvens, vista de um satélite em órbita. Observem como as luzes ainda estão acesas em Paris e Barcelona, no entanto, em Londres, Lisboa e Madri é dia claro. (...).”

Com base na leitura do texto e na observação da imagem de satélite, IDENTIFIQUE E EXPLIQUE um erro relacionado à variação na luminosidade do planeta, utilizando seus conhecimentos acerca dos movimentos da Terra.

Resposta:

O texto apresenta uma interpretação errônea da imagem de satélite. A imagem mostra o anoitecer na Europa e na África, e não o amanhecer. O movimento de rotação da Terra ocorre no sentido oeste-leste e, sendo assim, as localidades situadas a leste amanhecem antes do que aquelas localizadas a oeste.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 4 - Composição química da célula: proteínas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual poderia estar contaminado com agentes causadores de doenças, Pasteur mergulhava o recipiente que o continha em um banho de água aquecida à ebulição e à qual adicionava cloreto de sódio.

Com a adição de cloreto de sódio, a temperatura de ebulição da água do banho, com relação à da água pura, era __________.

O aquecimento do meio de cultura provocava __________.

As lacunas podem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por:



( a )

maior; desnaturação das proteínas das bactérias presentes.

( b )

menor; rompimento da membrana celular das bactérias presentes.

( c )

a mesma; desnaturação das proteínas das bactérias.

( d )

maior; rompimento da membrana celular dos vírus. 

( e )

menor; alterações no DNA dos vírus e das bactérias.

Questão 01 - Biologia - Setor C - Aula 3 - Protozoários e protozooses: amebíase e giardíase - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc) Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários.



( a )

Os protozoários de água doce possuem vacúolos pulsáteis ou contráteis, que permitem a digestão através da clasmocitose. 

( b )

As amebas são protozoários do filo Sarcodina e se movimentam por meio de cílios. 

( c )

Os protozoários são unicelulares, eucariontes e heterotróficos. Vivem na água ou no solo, livres ou em associações com outros seres vivos. Sua digestão é intracelular. 

( d )

A reprodução assexuada das amebas ocorre por esquizogonia, originando duas células filhas. 

( e )

Os paramécios são protozoários do filo Mastigophora e se locomovem por meio de cílios.

Questão 01 - Biologia - Setor C - Aula 2 - Categorias taxonômicas, nomenclatura biológica e noções de sistemática filogenética - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Alunos de uma escola visitaram o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Lá avistaram diversos organismos aquáticos, entre eles, a baleia jubarte. Para saber um pouco mais sobre esses enormes animais, os alunos receberam um folheto com diversas informações:

Após o término do passeio, os alunos tiveram que fazer uma pesquisa sobre a baleia jubarte. Utilizando sites de busca, eles deveriam digitar palavras-chaves para iniciar a busca por informações.

Quais palavras os alunos deveriam digitar para obter informações mais precisas sobre a espécie escolhida? Justifique sua resposta.

Resposta:

Os alunos deveriam escrever o nome científico da espécie, composto de dois termos, Megaptera novaeangliae. Somente assim eles obteriam informações detalhadas sobre a categoria de classificação mais específica.

Questão 01 - Química - Setor C - Aula 4 - Ionização dos ácidos: nomenclatura dos ânions - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As equações químicas a seguir indicam o processo de ionização de alguns ácidos em água. Dê os nomes dos ânions gerados nessas reações.

Resposta:

a) Fluoreto

b) Clorato

c) Perclorato

d) Hipoclorito

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 4 - Influência da mídia e formação de opinião - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o infográfico a seguir para responder à questão.

O bullying é um problema muito sério, particularmente no ambiente escolar. Identifique, nos dados do infográfico, quem sofre e quem pratica mais esse tipo de violência: meninas ou meninos?

Resposta:

De acordo com o infográfico, os casos envolvendo meninos são mais recorrentes tanto na posição de agressores (12,5%) como na de vítimas (12%) de bullying.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Atividades (pg. 125) - BY NC 3.0BR

NA CARTEIRA DE IDENTIDADE APRESENTADA ACIMA, CONTORNE:

A) DE VERMELHO O NOME DA CRIANÇA NO DOCUMENTO;

B) DE AZUL A DATA EM QUE A CRIANÇA NASCEU;

C) DE ROXO O LOCAL DE NASCIMENTO DA CRIANÇA;

D) DE LARANJA O NOME DOS PAIS.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Exercícios - Explorando documentos - BY NC 3.0BR

O PASSAPORTE É UM DOCUMENTO DE IDENTIDADE NECESSÁRIO PARA QUEM VIAJA PARA OUTROS PAÍSES.

NELE FICAM REGISTRADOS OS PAÍSES PARA ONDE A PESSOA JÁ VIAJOU.

VOCÊ OU ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA TEM ESSE DOCUMENTO?

OBSERVE AS IMAGENS DE PÁGINAS DE UM PASSAPORTE E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) ASSINALE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.  

(  ) APARÊNCIA FÍSICA DA PESSOA  

(  ) NOME E SOBRENOME  

(  ) ASSINATURA  

(  ) NOME DOS AVÓS  

(  ) DATA DE NASCIMENTO  

(  ) LOCAL DE NASCIMENTO

(  ) NOME DOS PAIS  

(  ) NACIONALIDADE  

(  ) VACINAS TOMADAS  

(  ) NOME DA ESCOLA

B) QUE INFORMAÇÕES O PASSAPORTE PODE REVELAR SOBRE A HISTÓRIA DE UMA PESSOA?

 

Resposta:

a) 

 APARÊNCIA FÍSICA DA PESSOA  

 NOME E SOBRENOME  

DATA DE NASCIMENTO  

LOCAL DE NASCIMENTO

NOME DOS PAIS  

NACIONALIDADE

b) O passaporte pode revelar informações sobre as viagens internacionais realizadas pela pessoa, como época, destino e duração de cada uma delas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios - Desafios - BY NC 3.0BR

ESTE É UM TIPO DE DIAGRAMA CHAMADO QUADRADO MÁGICO. NELE JÁ ESTÃO COLOCADOS ALGUNS NÚMEROS DA SEQUÊNCIA ABAIXO.

0  1  2  3  4  5  6  7  8   

 

A) QUAL É A SOMA DOS NÚMEROS QUE ESTÃO NA LINHA HORIZONTAL, OU SEJA, OS NÚMEROS 6, 4 E 2?

6 + 4 + 2 = 

B) QUAL É A SOMA DOS NÚMEROS QUE ESTÃO NA LINHA DIAGONAL, OU SEJA, OS NÚMEROS 7, 4 E 1?

7 + 4 + 1 = 

C) COLOQUE NOS DEMAIS QUADRADINHOS OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO, DE MODO QUE A SOMA DELES NAS LINHAS HORIZONTAL, DIAGONAL E VERTICAL TENHAM A MESMA SOMA DAS ANTERIORES. ESSA SOMA É CHAMADA SOMA MÁGICA.

Resposta:

A) 12

B)12

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

LEIA O TRECHO DO TEXTO ABAIXO.

[...] PEÇA PARA AS CRIANÇAS COLOCAREM UM OVO DENTRO DE UM COPO CHEIO DE ÁGUA E VER O QUE ACONTECE. O OVO VAI AFUNDAR E PARAR NO FUNDO DO COPO. MAS E SE A ÁGUA FOR SALGADA?

PARA FAZER ESSA EXPERIÊNCIA USE UM COPO GRANDE EM QUE CAIBA UM OVO DENTRO E SIGA OS PASSOS ABAIXO [...].

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 1o  ABR. 2019.

• SUBLINHE NO TEXTO AS PALAVRAS QUE INDICAM OS TRÊS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER ESSE EXPERIMENTO.

Resposta:

OVO / COPO / ÁGUA

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 1 - Crônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.

O exercício da crônica

Escrever crônica é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de uma máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um assunto qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.

MORAES, Vinicius de. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Entre as características que definem uma crônica, estão presentes no texto de Vinicius de Moraes:



( a )

a narração em terceira pessoa e o uso expressivo da pontuação.

( b )

o uso de expressões hiperbólicas, exageradas, e o predomínio do discurso direto.

( c )

o emprego de linguagem acessível ao leitor e a abordagem de fatos do cotidiano.

( d )

a existência de trechos cômicos e a narrativa restrita ao passado do autor.

( e )

a ausência de reflexões de cunho pessoal e o emprego de linguagem em prosa poética.

Resposta:

O texto apresenta uma linguagem acessível a todo tipo de público e aborda a dificuldade cotidiana do cronista em elaborar uma crônica.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Exercícios (pg. 115) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM?

Resposta:

Crianças reunidas

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Atividades (pg. 119) - BY NC 3.0BR

FAÇA DESENHOS AO LADO DO TEXTO DA PÁGINA ANTERIOR PARA ILUSTRAR AS CRIANÇAS DO POEMA.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas