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Questão 01 - História - Módulo 1 - Antiguidade – Cidadania e democracia - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Futebol e alienação – O esporte mais popular do mundo pode ser o contrário de “ópio do povo”

O futebol geralmente leva a culpa pela alienação das pessoas, embora não haja pesquisa científica confirmando que a área do cérebro responsável pela preocupação com a posição do nosso time na tabela esteja roubando espaço do lobo cerebral da conscientização política. Por desígnio divino ou evolução da espécie, temos a capacidade de nos informar sobre vários assuntos.

Essa Eurocopa forneceu o cenário perfeito para quem gosta de chamar futebol de ópio do povo: uma competição esportiva disputada na França sacudida por protestos contra as reformas trabalhistas. Uma foto que parece ter sido tirada para ilustrar essa noção correu o mundo no domingo: separadas pela torre Eiffel, vemos uma multidão acompanhando a final da Euro em um telão e outra correndo da polícia em uma manifestação.

Mas o futebol serve para mais coisas além da simplificação política, graças a Deus ou aos bretões. Uma delas é nos dar esperanças em um mundo que parece cada vez mais regido pelo determinismo – de vez em quando, recebemos sinais de que o acaso e o improvável têm chance, afinal.

Foi a Eurocopa dos azarões: a Islândia roubou a cena, a Irlanda do Norte forneceu o hino (impossível tirar “Will Grigg is on fire” da cabeça) e Portugal, com seus seis empates no tempo regulamentar, levantou a taça debaixo dos bigodes dos anfitriões.

O gol do título foi de Éder, reserva nascido na Guiné- -Bissau, rejeitado pelos pais e criticado pela torcida – em maio assisti a um amistoso entre Portugal e Noruega no Estádio do Dragão; quando ele marcou um gol torcedores em redor gritaram “milagre”. Imagino o espanto deles agora, depois de constatar que raios podem cair duas vezes no mesmo lugar.

E o capitão Cristiano Ronaldo ainda dedicou o título a “todos os imigrantes”. Se você souber tirar as lições certas, futebol pode ser antônimo de alienação.

BRANCO, Arnaldo. Futebol e alienação. O Globo, 12 jul. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/ futebol-alienacao-19690400#ixzz6KBwC1a00. Acesso em: 17 jun. 2020.

O futebol é, muitas vezes, considerado um instrumento de alienação das massas. No título do texto, o autor levanta a hipótese de o futebol ser justamente o oposto disso. Se o futebol é o espetáculo de alienação, o estádio é o “circo” contemporâneo.

Até que ponto o futebol pode ser usado como instrumento de alienação? Em algum momento dos séculos XX e XXI o futebol foi usado politicamente para esse fim? Além dos exemplos apresentados no texto, há outros momentos em que um evento esportivo, não só ligado ao futebol, foi usado para manifestação de mobilização e luta política?

Resposta:

Converse com os alunos sobre a importância do papel do futebol. Aproveite para destacar que regimes autoritários como o fascismo italiano e a Ditadura Militar no Brasil usaram o futebol para estimular o nacionalismo e a identificação do povo com o governo. A série documental Memórias do ChumboO Futebol nos Tempos do Condor, com direção de Lúcio de Castro, lançada em 2012 pele canal ESPN apresenta a relação entre o futebol e as ditaduras militares da América do Sul. O episódio sobre o Brasil, disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=JYPGMktWMnc), pode ser muito útil para ajudar o professor na condução dessa conversa. Além disso, os Jogos Olímpicos foram usados pela Alemanha nazista e durante a Guerra Fria pelos EUA e pela URSS.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios resolvidos - BY NC 3.0BR

No mundo de hoje a acessibilidade é um direito e, para garanti-lo, são necessárias algumas adaptações, como as rampas em locais públicos, conforme mostra a figura.

Suponha que a rampa desenhada na figura tenha 6 m de comprimento. Se, sobre a rampa, um cadeirante mover sua cadeira com velocidade constante de 0,2 m/s, o tempo necessário para conseguir vencer o desnível do ponto mais baixo ao mais alto é, em segundos,



( a )

12. 

( b )

15. 

( c )

20. 

( d )

30. 

( e )

45.

Resposta:

Usando a equação horária do movimento uniforme, teremos:

s = s0 + v t

Δs = v t

6 = 0,2 t

t = 30 s

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Introdução à Cinemática - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Não dá para escapar do radar de velocidade média. Nós explicamos

Por ora, não haverá multas. Mas, assim que for homologado e regulamentado, vai ser difícil escapar da autuação por excesso de velocidade.

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) passará a notificar motoristas que ultrapassarem a velocidade máxima ao longo de diferentes vias expressas.

A nova medição, chamada de velocidade média, ainda não foi regulamentada pelo Contran, então os avisos não têm peso de multa.

O órgão regulatório, no entanto, já tem estudos para normatizar essa nova forma de fiscalização – e não dá brechas para espertinhos.

Primeiro, é preciso entender como ocorre a fiscalização de velocidade. No Brasil há três principais tipos de radares: os estáticos (posicionados sobre tripés e, por isso, erroneamente chamados de móveis), portáteis (pistolas que são apontadas pelo agente aos veículos) e os fixos.

No entanto, sistemas de leitura automática de placas (LAP) cada vez mais rápidos permitiram a criação de mais um método de aferição, o de velocidade média.

Funciona assim: em um trecho de via expressa ou rodovia, um radar faz a leitura das placas de todos os veículos que passam por aquele ponto.

Alguns quilômetros adiante, outro radar faz a mesma checagem. Então, um computador efetua o cálculo de quanto tempo o automóvel demorou para percorrer aquele trecho em questão.

Em uma via com máxima de 60 km/h, por exemplo, um carro deverá passar por um trecho de 2 km em, no mínimo, 1,79 minuto (ou, aproximadamente, 107 segundos, já considerando a tolerância legal de 7 km/h). Se ele chegar ao segundo radar em um tempo menor do que isso, será autuado.

A grande sacada é que não há formas práticas ou legais para burlar esse sistema. A primeira (e mais óbvia) alternativa seria sair da via antes de passar pelo segundo radar.

Só que essa medição só ocorre em vias expressas e rodovias, e em trechos onde não há saídas ou comércios lindeiros. Outra opção é reduzir a velocidade após acelerar (como muita gente faz antes dos radares fixos) ou mesmo parar no acostamento.

Só que nas vias expressas onde há essa medição nem sempre há acostamento ou espaço de recuo – e, quando eles existem, só devem ser usados para emergências, sob pena de (outra) multa.

Andar devagar após acelerar seria a única alternativa, se não fosse pouco prática e complexa. Vamos supor, por exemplo, que um carro acelera a 80 km/h logo após entrar naquele mesmo trecho de 2 km. Se ele percorrer 1,5 km nessa velocidade, precisará percorrer os 500 metros finais a desanimadores 45,5 km/h – quase 15 km/h abaixo da velocidade máxima.

[...]

Em resumo: os frustrados motoristas metidos a piloto não terão outra alternativa senão seguir as leis de trânsito.

[...]

RIBEIRO, Rodrigo. Não dá para escapar do radar de velocidade média. Nós explicamos, 27 set. 2017. Quatro Rodas. Disponível em: https://quatrorodas.abril.com. br/noticias/nao-da-para-escapar-do-radar-de-velocidade-media-e-explicamoso-porque/. Acesso em: 22 abr. 2020.

As medidas públicas que visam reduzir a quantidade de acidentes nas vias brasileiras são de extrema importância. O avanço tecnológico permitiu desenvolver radares que registram, de forma mais precisa, a velocidade média dos veículos que circulam.

Com base no texto e em seu conhecimento, pense em novas medidas que possam ser tomadas a fim de reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança nas vias brasileiras.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Substantivos e artigos: nomear, especificar, generalizar - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM

MANDIOCA – mais um presente da Amazônia

Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações de Manihot utilissima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional: pão-de-pobre – e por motivos óbvios. Rica em fécula, a mandioca – uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses – é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África. 

O melhor do Globo Rural. Fev. 2005 (fragmento).

De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que



( a )

existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta. 

( b )

mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica. 

( c )

“pão-de-pobre” é designação específica para a planta da região amazônica. 

( d )

os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região. 

( e )

a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.

Resposta:

A questão aborda a função do substantivo e seu uso do ponto de vista da variação linguística regional.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Estudo analítico do texto I - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Examine a capa da revista Superinteressante, publicada em julho de 2019.

a) Indique o duplo sentido presente na manchete da capa da revista, explicitando os elementos linguísticos utilizados.

b) Explique como a imagem e o texto se combinam na construção do sentido.

Resposta:

a) A presença de uma vírgula separando a palavra paranoia, aranoia termo que caracteriza determinados distúrbios psíquicos, sugere a presença do verbo para, associado ao vocativo ara noia. Como se trata de uma edição voltada para um circuito oia específico da psicologia e da psiquiatria, infere-se que se trata de uma estratégia de conscientização da necessidade de tratamento para as pessoas que sofrem desse tipo de doença.

b) A imagem de uma pessoa com cabelos revoltos e sentada em um sofá em situação de desalento e confusão emocional coaduna-se com a frase do texto que alerta para a necessidade de tratamento terapêutico como forma de enfrentar transtornos afetivos ou mentais.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Europa Moderna: absolutismo, mercantilismo e Expansão Marítima - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia informações sobre alguns alimentos difundidos pelo mundo por causa das trocas comerciais no contexto da Expansão Marítima europeia.

GLOBALIZAÇÃO GASTRONÔMICA

As grandes navegações mexeram no cardápio da humanidade

VAIVÉM DE SABORES

A origem e o destino dos principais alimentos

PIMENTÃO

Originário da América, foi levado para a Espanha. Dali chegou à Hungria, onde passou a ser usado como matéria- -prima para a páprica. Também fez sucesso na Tailândia, na Coreia, na Índia e em vários países africanos.

BATATA

Era consumida nos Andes, onde hoje ficam o Equador e o Peru. Descoberta pelos espanhóis, foi plantada na Galícia, na península Ibérica e na Itália. Só depois se difundiu no resto da Europa e na Ásia.

MILHO

Veio da América Central e foi cultivado em Portugal. Logo estava nas mesas do sul da França e do norte da Itália, onde foi usado para fazer fubá. Depois de chegar à Ásia, tornou-se comum na culinária oriental.

TOMATE

Assim como a mandioca, o abacaxi e o mamão, partiu das Américas e acabou na Ásia, após passar pela Europa. Esses alimentos faziam tanto sucesso no Oriente que acabaram usados como moeda.

ABACATE

Ao lado do cacau e do feijão, é um alimento típico da América Central que conquistou o gosto europeu. O cacau, que entre os astecas era consumido salgado e com pimenta, passou a ser cozido com açúcar.

LARANJA

Muitas frutas de sabor e aroma exóticos para o paladar dos europeus foram descobertas na Ásia. É o caso da laranja e da manga, que, da península Ibérica, acabaram introduzidas no resto do continente e nas Américas.

UVA

Como o trigo e o azeite, tinham grande valor na região do Mediterrâneo. Tornaram-se os alimentos simbólicos para o cristianismo e se alastraram pelo mundo. Hoje, vinhos e pães são consumidos em todo lugar.

ESPECIARIAS

A noz-moscada, o cravo e o gengibre eram comprados na Indonésia. A primenta-do-reino vinha do sul da Índia e a canela, do Ceilão, atual Sri Lanka. Os produtos eram reunidos em Goa, de onde partiam rumo a Lisboa.

TONTON, Rafael. Globalização gastronômica. Aventuras na História, 23 out. 2017. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/globalizacao- gastronomica-473343.phtml. Acesso em: 17 abr. 2020.

Você já refl etiu sobre como as tecnologias de navegação aprimoradas e desenvolvidas a partir do século XV causaram impactos na vida contemporânea? Além da globalização gastronômica, que outros efeitos podemos perceber?

Discuta o tema com seus colegas.

Resposta:

O objetivo desta Situação-problema é que os alunos percebam como o aprimoramento das técnicas de navegação trouxe profundas mudanças. As viagens marítimas tornaram-se mais comuns, possibilitando a circulação de pessoas, mercadorias, plantas e animais. As distâncias foram encurtadas, iniciando o processo de globalização que hoje vivemos de forma tão intensa.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Uma partícula descreve um movimento uniforme cuja função horária é s = -2 + 5 t, com s em metros e t em segundos. Nesse caso, podemos afirmar que a velocidade escalar da partícula é:



( a )

-2 m/s e o movimento é retrógrado. 

( b )

-2 m/s e o movimento é progressivo. 

( c )

5 m/s e o movimento é progressivo. 

( d )

5 m/s e o movimento é retrógrado. 

( e )

-2,5 m/s e o movimento é retrógrado.

Questão 01 - História - Módulo 6 - Sistema Colonial: América espanhola e inglesa - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?

TODOROV, T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1991 (adaptado). 

No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi:



( a )

implantar as missões cristãs entre as comunidades submetidas. 

( b )

utilizar a superioridade física dos mercenários africanos. 

( c )

explorar as rivalidades existentes entre os povos nativos. 

( d )

introduzir vetores para a disseminação de doenças epidêmicas. 

( e )

comprar terras para o enfraquecimento das teocracias autóctones.

Resposta:

Os espanhóis exploraram as divergências entre os ameríndios como aconteceu no Império Inca, quando Francisco Pizarro aproveitou-se da disputa pelo trono para dividir os súditos de Atahualpa e Huáscar.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Climatologia geográfica: bases conceituais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp) A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é



( a )

difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

( b )

dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.

( c )

concentrada, o que promove altas temperaturas médias.

( d )

variável, o que promove estações do ano bem definidas.

( e )

perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

Resposta:

Alternativa a.

Nas regiões de maior latitude, a exemplo da zonas glaciais, entre 66° e 90° de latitude, a incidência de radiação solar é bastante difusa, é oblíqua, ou seja, inclinada em relação à superfície esférica do planeta. Assim, a radiação atravessa uma porção maior de atmosfera e o clima varia entre subpolar e polar, com baixas temperaturas, alta amplitude térmica anual, menor pluviosidade e elevada precipitação nival.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Climas do mundo e biomas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Mackenzie-SP)

Está restrito a pequenos trechos, normalmente próximos a desertos, como na Califórnia, Estados Unidos; na região central do Chile; nos extremos norte e sul da África; e no sul da Europa. É caracterizado por verões quentes e secos – em função da expansão das massas de ar seco dos desertos vizinhos – e por invernos brandos e úmidos – período em que essas massas de ar recuam e ficam estacionárias nos desertos.

LUCCI, BRANCO e MENDONÇA. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 119.

Assinale a opção correspondente ao tipo de clima descrito.



( a )

Clima Temperado.

( b )

Clima Mediterrâneo.

( c )

Clima de Montanha.

( d )

Clima Tropical.

( e )

Clima Desértico.

Resposta:

Alternativa b.

O clima mediterrâneo caracteriza-se por apresentar verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos. As alternativas incorretas são: a, porque o clima temperado apresenta quatro estações bem definidas; c, porque o clima de montanha apresenta baixas temperaturas e precipitação em forma de neve; d, porque o clima tropical apresenta verões e invernos quentes com chuvas concentradas no verão; e, porque o clima desértico apresenta elevadas médias térmicas, alta amplitude térmica diária e escassez pluviométrica.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

Numa atividade de treinamento realizada no Exército de um determinado país, três equipes – Alpha, Beta e Gama – foram designadas a percorrer diferentes caminhos, todos com os mesmos pontos de partida e de chegada.

• A equipe Alpha realizou seu percurso em 90 minutos com uma velocidade média de 6,0 km/h.

• A equipe Beta também percorreu sua trajetória em 90 minutos, mas sua velocidade média foi de 5,0 km/h.

• Com uma velocidade média de 6,5 km/h, a equipe Gama concluiu seu caminho em 60 minutos.

Com base nesses dados, foram comparadas as distâncias dBeta; dAlpha e dGama percorridas pelas três equipes.

A ordem das distâncias percorridas pelas equipes Alpha, Beta e Gama é



( a )

dGama 

( b )

dAlpha = dBeta 

( c )

dGama 

( d )

dBeta 

( e )

dGama 

Resposta:

Calculando a distância, em km, percorrida por cada equipe, temos:

Em consequência, vem dGama , dBeta , dAlpha.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Bioquímica II - Atividade prática - BY NC 3.0BR

O texto a seguir é o resumo de um artigo científico que apresenta uma alternativa à produção de combustíveis fósseis (baseados em petróleo) para automóveis. O objetivo desta atividade é buscar textos científicos em fontes confiáveis e interpretá-los, compreendendo as informações apresentadas e sua importância para a sociedade.

Produção de álcool combustível a partir de carboidratos

Desde os primeiros momentos da indústria automobilística, o álcool tem sido considerado como um combustível viável. De fato, o primeiro modelo desenvolvido por Henry Ford tinha seu motor adaptado para funcionar tanto com álcool como gasolina. Entretanto, como a gasolina tornou-se mais barata e disponível que o álcool, este combustível deixou de ser considerado prioridade até as crises econômica de 1929 e do petróleo dos anos de 1970. Assim, inicialmente a produção de etanol foi justificada por aspectos políticos. Atualmente, a ênfase em redução da poluição e limitação do aquecimento global também têm sido fortes motivações para a continuidade de produção e uso desse combustível renovável. Embora no Brasil o uso de cana-de-açúcar para produção de álcool seja muito bem- -sucedido, outras matérias-primas devem ser consideradas futuramente, seja para possibilitar a produção em regiões sem vocação agrícola para aquela cultura, seja para inclusão de pequenos produtores usando materiais amiláceos [Figura 4] como mandioca e batata-doce, ou com a utilização de materiais lignocelulósicos [Figura 5] quando esta tornar-se uma realidade.

[...]

Glossário amiláceo: alimento fonte de amido. lignocelulósico: alimento fonte de celulose.

MACHADO, Cristina Maria Monteiro; ABREU, Frederique Rosa. Produção de álcool combustível a partir de carboidratos. Revista de política agrícola, ano XV, n. 3, jul./ago./set. 2006. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/63360/1/Paginas-de-pol-agr-03-20062-p.-64-78.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

Como apresentado no texto, nessa forma de obtenção de energia são usados carboidratos ou celulose produzidos por plantas. Ou seja, os autores desse trabalho propõem a utilização de vegetais, como a mandioca, a batata-doce e as folhas de diversas plantas, para a produção do etanol, o álcool utilizado em carros. Para ler o texto completo, vamos realizar os procedimentos a seguir.

Procedimentos

1. Acesse um site confiável para busca de artigos científicos, como o Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/).

2. Na página do Google Acadêmico, insira o objeto da busca – no caso, “carboidratos combustíveis”.

3. Acesse o seguinte link que aparece como resultado dessa busca: www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/121716

4. Clique no botão “View/Open” ou “Visualizar/Abrir” no final da página e visualize o texto completo apresentado.

Discussão

Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens de se utilizar outras fontes além da cana-de-açúcar para a produção de etanol.

Resposta:

Professor, com a proposta apresentada nesta seção, trabalhamos a habilidade EM13CNT303 da BNCC. Nessa habilidade, interpretaremos textos de divulgação científica que tratem de temáticas de Ciências da Natureza com o intuito de construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Além do desenvolvimento da competência que está ligada à capacidade procedimental, também trabalharemos o próprio conteúdo contemporâneo envolvido nos textos.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - What did they do? - Exercício - Getting started - BY NC 3.0BR

• Think about your routine. Answer these questions.

a) What do you do every morning?

b) What did you do yesterday morning?

c) Do you believe in any causes? What do you do in order to defend it (them)?

d) What did you do to defend that cause last year?

Resposta:

a) Personal answer. Possible answer: “I come to school.”

b) Personal answer. Possible answer: “I came to school.”

c) Personal answer.

d) Personal answer.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - Um pouco mais acerca do movimento uniforme - Exercício - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Suponha que você esteja fazendo uma viagem de carro com sua mãe ao volante, em uma estrada de mão dupla, com uma só pista para cada sentido e sem uma barreira física para separar as pistas.

As faixas pintadas no centro da pista indicam os trechos em que a ultrapassagem é permitida (linhas tracejadas) ou proibida (linhas contínuas).

Suponha que seu veículo tenha 5 m de comprimento e que se mova a uma velocidade constante de 108 km/h. Logo adiante, sua mãe avista um caminhão com a faixa refletiva abaixo, que trafega a uma velocidade também constante e no valor máximo permitido naquela estrada.

Observando a linha tracejada em seu lado, ela pensa em ultrapassar o caminhão, sem acelerar.

Praticando uma direção defensiva, ela aciona a seta e inicia a ultrapassagem, quando a dianteira de seu veículo atinge a distância segura até a traseira do caminhão, dada pela regra dos 2 segundos.

Regra dos dois segundos Assim que o carro da frente passar por um ponto de referência fixo na margem da estrada (por exemplo, uma árvore, um poste ou uma placa), conte pausadamente: “um e dois”. Se seu veículo estiver a uma distância mínima (D) segura do primeiro, você deve passar pelo mesmo ponto de referência, assim que acabar sua contagem de dois segundos.

Suponha que ela termine o processo de ultrapassagem do caminhão quando a traseira do seu carro esteja à mesma distância segura da dianteira do caminhão.

Para que essa manobra tenha sucesso, determine a extensão da pista usada nessa ultrapassagem.

Resposta:

Vamos primeiro determinar a distância segura:

A velocidade do automóvel (A) é 108 km/h = 30 m/s. Logo, para essa velocidade, a distância segura é 60 m.

A velocidade do caminhão (C) é 90 km/h = 25 m/s.

Vamos determinar a distância total percorrida pelo automóvel para essa ultrapassagem, que corresponde ao comprimento da pista para essa manobra.

Vamos tomar pontos quaisquer pertencentes aos corpos. Por exemplo, um ponto na traseira do automóvel e um ponto na dianteira do caminhão. Observando a figura do início da ultrapassagem, as equações horárias dos movimentos desses pontos representativos dos corpos são, no SI:

Automóvel: SA = 0 + 30 · t

Caminhão:  SC = 95 + 25 · t

Observe, na figura que ilustra o final da ultrapassagem, que:  Assim, 30 · t = 95 + 25 · t + 60  5 · t = 155

Portanto, o tempo de ultrapassagem é t = 31s . Note que a distância total para a ultrapassagem, indicada por na figura, corresponde ao espaço s do automóvel em t = 31 s (fim da ultrapassagem). Logo,

Questão 01 - Química - Módulo 3 - Coeficiente de solubilidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Consulte a tabela de solubilidade fornecida na seção Neste módulo e responda às questões a seguir:

a) Nos próximos módulos você estudará formas de separar diferentes sólidos. Uma delas é baseada na diferença de solubilidade, o que torna importante saber identificar, a partir do coeficiente de solubilidade, as substâncias mais e menos solúveis em um determinado solvente. Sendo assim, escreva a fórmula da substância mais solúvel e da menos solúvel em água.

b) Qual é a quantidade, em massa, máxima de Ca(NO3)2 que é possível dissolver em 25 mL de água a 25 °C? Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.

c) Em um béquer, foram adicionados 18 g de BaS em 200 mL de água a 25 °C. Após certo tempo em repouso, pode-se observar que parte da substância não se dissolveu e sedimentou, conforme ilustrado no esquema a seguir:

Qual é a massa de substância não dissolvida?

Dado: considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/mL.

Resposta:

a) Substância mais solúvel: Ca(NO3)2 .

Substância menos solúvel: AgCℓ.

b) Utilizando a densidade, concluímos que 25 mL de água possui massa igual a 25 g. Sendo assim:

144 g de Ca(NO3)2  ———— 100 g de água

                            m ————25 g de água

m = 36 g

c) Considerando a densidade da água, concluímos que 200 mL de água possui massa igual a 200 g.

A partir do valor do coeficiente de solubilidade, é possível calcular a massa máxima de BaS dissolvida em 200 g de água.

8,94 g de BaS ———— 100 g de água

mdissolvida ———— 200 g de água

mdissolvida = 17,88 g

A massa de sal não dissolvida é:

m = madicionada – mdissolvida

m = 18 g – 17,88 g = 0,12 g

Questão 01 - História - Módulo 1 - Antiguidade – Cidadania e democracia - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

ENEM (PPL)

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”. In: Meus caros amigos, 1976. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 4 dez. 2011 (fragmento).

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de



( a )

sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses. 

( b )

sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento. 

( c )

seu rebaixamento de status social frente aos homens. 

( d )

seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra. 

( e )

sua igualdade política em relação aos homens.

Resposta:

As mulheres atenienses não eram consideradas cidadãs nem exerciam a democracia ateniense, portanto estavam submetidas aos homens.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto [...] Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:



( a )

Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas. 

( b )

Subverter a hierarquia social / centralização monárquica. 

( c )

Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas. 

( d )

Controlar a exploração econômica / unificação monetária. 

( e )

Questionar a ordem divina / Reforma católica. 

Resposta:

A ideologia apresentada no texto tem como objetivo reforçar a divisão estamental da Idade Média – “uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham”. E os movimentos que mais se opuseram a isso foram as revoltas camponesas.

Questão 01 - Física - Módulo 1 - Introdução à Cinemática - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A figura abaixo representa a imagem de um satélite que registra o movimento de dois carros e um ônibus em uma rodovia e, com o auxílio de tecnologias avançadas, consegue verificar que as velocidades escalares, em módulo, dos veículos são: vA = 60 km/h, vB = 50 km/h e vC = 50 km/h.

Baseando-se nas informações dadas, é correto afirmar que: 



( a )

o carro A está em repouso em relação ao carro B. 

( b )

o carro A está em repouso em relação ao ônibus C. 

( c )

o carro B está em repouso em relação ao ônibus C. 

( d )

o ônibus C está em repouso em relação à rodovia. 

( e )

o carro B está em movimento em relação ao ônibus C.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Europa Moderna: absolutismo, mercantilismo e Expansão Marítima - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Ibmec-RJ) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:

Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.

Esta afirmativa é o resultado:



( a )

da grande afinidade e respeito mútuo entre o rei e o Parlamento, desde o século XII. 

( b )

de um processo político que marcou o século XVII, especialmente em decorrência da Revolução Gloriosa. 

( c )

do processo de desgaste do poder real, que chegou a ser abolido na Inglaterra após a morte da rainha Vitória. 

( d )

de uma prática política que, diferentemente do restante da Europa, não incluiu em nenhum momento a adoção do absolutismo como forma de governo. 

( e )

da decisão popular, ratificada pela Magna Carta, de não conceder ao rei poder algum além da simbólica chefia de Estado.

Resposta:

Alternativa a fala em século XII, enquanto o rei só passa a respeitar a Câmara dos Comuns depois da Revolução Gloriosa, em 1688, no final do século XVII. A alternativa c contém erro de datas, porque o poder real foi abolido na Inglaterra em 1640, e não na morte da rainha Vitória, no final do século XIX. O absolutismo existiu na Inglaterra antes do Parlamento; por isso, a alternativa d não está correta. A alternativa e está errada porque a monarquia tem poder, e não somente simbólico, na Inglaterra, até os dias atuais.

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 2 - Aplicações de conjuntos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Você conhece os grupos sanguíneos presentes no sangue humano? Leia o texto abaixo e descubra.

ONDE O SANGUE É PRODUZIDO? QUAIS SÃO OS GRUPOS SANGUÍNEOS?

O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos (vértebras, costelas, quadris, crânio e externo). Nas crianças, o sangue também é produzido nos ossos longos, como o fêmur – que realizam a produção de sangue.

Os grupos sanguíneos identificados são o “A”, “B”, “O” e “AB”. No Brasil, existe a predominância do grupo O com fator RH positivo (O+ – 36%), seguido pelo grupo A com fator RH positivo (A+ – 34%), em seguida aparece o grupo B com RH positivo (B+ – 8%) e, por último, o grupo AB com fator RH positivo (AB+ – 2,5%).

Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro/pagina/79/o-que-e-sangue-e-tipos- sanguineos. Acesso em: 18 ago. 2020.

Em uma instituição de doação de sangue, em seu estoque, constam 1400 bolsas de sangue, sendo 605 para o grupo sanguíneo com o antígeno A, 240 para o grupo sanguíneo com o antígeno B e 88 para o grupo sanguíneo com o antígeno AB. Determine a quantidade de bolsas de sangue do grupo sanguíneo com o antígeno O.

Resposta:

643 bolsas de sangue

Do enunciado, temos:

U = 1 400

n(A) = 605

n(B) = 240

 n(A ∩ B) = 88

 n(A ∪ B) = 605 + 240 - 88 = 757

Como U = 1 400, temos:

n(O) = 1 400 - 757 = 643

Portanto, o número de bolsas de sangue do grupo sanguíneo com o antígeno O é 643.

Questão 01 - Física - Módulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um objeto realiza um movimento uniforme em determinado referencial. Suas posições variam com o tempo segundo os dados da tabela:

a) Determine o espaço inicial s0 e a velocidade escalar v do movimento.

b) O movimento é progressivo ou retrógrado?

c) Qual é a função horária do movimento?

 

Resposta:

a) s0 = 160 m v = -10 m/s

b) Retrógrado (v<0).

c) s = 160 - 10 . t

Questão 01 - Matemática - I - Módulo 5 - Introdução à função - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

A seção Para começar mostrou como funciona o cálculo do imposto de renda devido em 2020. Quando os valores do imposto devido estão muito próximos a determinado limite das faixas da alíquota pode ocorrer de uma pessoa que ganha um pouco a mais do que outra ter um imposto devido substancialmente maior. Vamos analisar isso na seguinte situação.

Considere que a pessoa A tem salário mensal de R$ 2.800,00 e o salário da pessoa B é de R$ 2.900,00, ambos já com os descontos do INSS. Responda às questões a seguir.

a) Qual é a diferença, após o desconto do INSS, entre o salário anual dessas duas pessoas?

b) Qual era o imposto devido antes das deduções legais da pessoa A?

c) Qual era o imposto devido antes das deduções legais da pessoa B?

d) Qual era a diferença entre o imposto devido antes das deduções legais entre essas duas pessoas?

Resolução

a) Como a diferença mensal é de R$ 100,00, a diferença anual é de R$ 1.200,00.

d) R$ 5.220,00 - R$ 2.520,00 = R$ 2.700,00

Portanto, a diferença é de R$ 2.700,00.

Questão 01 - Física - Módulo 4 - Movimento uniformemente variado - estudo gráfico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) O desrespeito às leis de trânsito, principalmente àquelas relacionadas à velocidade permitida nas vias públicas, levou os órgãos regulamentares a utilizarem meios eletrônicos de fiscalização: os radares capazes de aferir a velocidade de um veículo e capturar sua imagem, comprovando a infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Suponha que um motorista trafegue com seu carro à velocidade constante de 30 m/s em uma avenida cuja velocidade regulamentar seja de 60 km/h. A uma distância de 50 m, o motorista percebe a existência de um radar fotográfico e, bruscamente, inicia a frenagem com uma desaceleração de 5 m/s2. Sobre a ação do condutor, é correto afirmar que o veículo:



( a )

não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 50 km/h.

( b )

não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 60 km/h.

( c )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 64 km/h.

( d )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 66 km/h.

( e )

terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 72 km/h.

Questão 01 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O carro Ford Galaxie 500 foi um dos maiores carros produzidos no Brasil. Uma miniatura desse carro foi produzida na escala 1 : 43. Sabendo que ela possui 12,4 cm de comprimento, quanto mede o comprimento, em metro, do Ford Galaxie 500 de 1967 em seu tamanho real?

Resposta:

Para resolver esse problema, basta aplicarmos o conceito de escala.

⇒  R = 533,2 cm =,332 m

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Climas do mundo e biomas - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Pecados do mar de Aral

O mar de Aral está implantado entre o Cazaquistão e o Usbequistão e, durante milhares de anos, foi alimentado por dois rios – o Amu Darya e o Syr Darya. Sem escoamento, o nível das águas do mar era mantido graças a um equilíbrio natural entre o afluxo de água e a sua evaporação.

Durante séculos, o mar de Aral e os seus deltas asseguraram o sustento de uma miríade de povoados distribuídos ao longo da Rota da Seda, que unia a China à Europa. Estas antigas populações de tajiques, usbeques e cazaques e outros grupos étnicos prosperaram como agricultores, pescadores, pastores, mercadores e artesãos.

A situação alterou-se quando a República Soviética Socialista dos Usbeques passou a fazer parte do então frágil império soviético, na década de 1920, e Estaline decidiu transformar estas repúblicas da Ásia Central em gigantescas plantações de algodão. O clima árido desta zona do planeta está mal talhado para acolher uma cultura tão sedenta de água e os soviéticos desenvolveram um dos mais ambiciosos projetos de engenharia da história mundial, escavando à mão milhares de quilômetros de canais de irrigação para transvasar as águas do Amu Darya e do Syr Darya para o deserto circundante. [...]

Em 1987, o nível das águas baixou drasticamente, dividindo o mar em dois: um mar setentrional, localizado no Cazaquistão, e um mar meridional, nas fronteiras do Karakalpakstão. [...]

A única luz brilhante nesta triste saga é a recuperação recente do mar setentrional. Em 2005, após financiamento do Banco Mundial, os cazaques finalizaram a construção de uma barragem de 13 quilômetros na margem sul do mar setentrional, criando assim uma superfície de água totalmente distinta, alimentada pelo Syr Darya. Desde a construção da barragem que o mar setentrional tem recuperado mais depressa do que se previa. Mas a barragem separou o mar meridional das suas fontes de abastecimento de água, tornando o seu destino definitivo. [...]

Entre as décadas de 1920 e 1960, os funcionários costumavam citar o mais famoso climatologista da Rússia, Alexander Voeikov, que certa vez se referiu ao mar de Aral como “evaporador inútil” e “erro da natureza”. O senso comum soviético dessa época entendia que as culturas agrícolas valiam mais do que o peixe. [...]

SYNNOTT, Mark. Pecados do mar de Aral. National Geographic Portugal. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2020.

O impacto ambiental relatado representa a capacidade das sociedades humanas de alterar a dinâmica e o equilíbrio de um ambiente. Para atender a demandas econômicas, alguns locais são desestruturados, inviabilizando a manutenção dos ecossistemas e prejudicando as próprias atividades econômicas.

Por isso, é fundamental conhecer as características de cada ambiente e, antes de qualquer tipo de intervenção, identificar os impactos que as atividades econômicas vão provocar e de que forma reduzir tais impactos.

Há real interesse em proteger ou regenerar ambientes ameaçados? Até que ponto governos, empresas e população estão dispostos a promover amplos debates sobre o uso sustentável dos recursos? Qual é a real dimensão das interferências humanas sobre os ambientes naturais? Até quando serão tomadas decisões baseadas no imediatismo e no lucro gerado pelas atividades econômicas? Estas são questões cada vez mais fundamentais para a humanidade.

Questão 01 - Química - Módulo 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) O café solúvel é obtido a partir do café comum dissolvido em água. A solução é congelada e, a seguir, diminui-se bruscamente a pressão. Com isso, a água passa direta e rapidamente para o estado gasoso, sendo eliminada do sistema por sucção. Com a remoção da água do sistema, por esse meio, resta o café em pó e seco. Identifique as mudanças de estado físico ocorridas neste processo:



( a )

solidificação e fusão. 

( b )

vaporização e liquefação. 

( c )

fusão e ebulição. 

( d )

solidificação e sublimação.

Questão 01 - Biologia - Módulo 2 - Bioquímica II - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Uece) Nas Olimpíadas de Pequim, atletas brasileiros competiram e trouxeram medalhas para o nosso País. Para realizar atividades físicas dessa natureza, os atletas gastam muita energia. Assim, antes das competições, os atletas devem consumir preferencialmente alimentos ricos em:



( a )

Sais minerais. 

( b )

Proteínas. 

( c )

Carboidratos. 

( d )

Vitaminas.

Resposta:

Os carboidratos, como o amido, após a digestão, fornecem glicose, que é a principal fonte de energia imediata para a realização de atividades físicas.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - What did they do? - Exercícios - Review - BY NC 3.0BR

The Simple Present and the Present Progressive are two verb tenses we use to express ideas and events in the present. But how much do you remember about these tenses? Do the activities and fi nd out!

Use the words in the box to complete the descriptions of the functions of the verb tenses.

action • event • progress • true

a) We use the Simple Present to say that an ______________ or event is ______________ in the present.

b) We use the Present Progressive to say that an action or ______________ is in ______________ at the moment we are speaking.

Resposta:

a) action / true

b) event / progress

Questão 01 - Física - Módulo 3 - Ampliando o emprego do conceito de variação - Desafio - BY NC 3.0BR

Por avião, a distância de Curitiba e Salvador é de aproximadamente 1 800 km. Devido a ventos favoráveis, partindo de Salvador com destino a Curitiba, um avião desenvolve, em relação à Terra, uma velocidade média 100 km/h superior à velocidade média da viagem em sentido contrário. Somados, o tempo de ida e o tempo de volta dessa viagem totalizam 4 h e 15 min.

Qual é a velocidade média do avião, em relação à Terra, de Curitiba a Salvador?

Resposta:

A velocidade média do avião de Curitiba a Salvador é v = 800 km/h.

Questão 01 - Química - Módulo 2 - Diagrama de fases - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Analise o diagrama de fases da água para responder às questões:

a) É possível encontrar água líquida em uma pressão abaixo de 0,006 atm?

b) É possível solidificar a água a uma temperatura de 50 °C apenas por aumento de pressão?

c) Uma amostra de gelo a 220 °C e 100 atm foi aquecida até 280 °C na mesma pressão. Descreva o que ocorre com essa amostra durante o aquecimento.

Resposta:

Sugerimos utilizar a questão 1 para explicar aos alunos como ler e interpretar as informações do diagrama de fases. Durante a leitura do gráfico, aproveite para comentar:

• Ponto triplo: condição de pressão e temperatura em que é possível encontrar os três estados físicos em equilíbrio.

• Temperatura crítica: temperatura em que acima dela não é possível liquefazer um gás apenas por aumento da pressão. Utilizando o conceito de temperatura crítica, é possível diferenciar vapor de gás:

• Vapor: substância no estado gasoso que está a uma temperatura abaixo de sua temperatura crítica.

• Gás: substância no estado gasoso que está a uma temperatura maior do que sua temperatura crítica.

a) Não, abaixo de 0,006 atm só é possível encontrar água nos estados sólido e gasoso.

b) Não, a 50 °C só é possível ter água líquida e água gasosa.

c) Inicialmente o gelo, que estava a -20 °C e 100 atm, começa a aquecer (seguindo o tracejado para a direita). Quando a amostra atinge a temperatura X, o gelo começa a derreter. Depois disso, a água líquida começa a aquecer. Quando sua temperatura atinge o valor Y, ocorre a ebulição. Após essa temperatura, o vapor é aquecido até 280 °C.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas