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Observe este anúncio e analise as afirmações que se seguem:
Disponível em: www.rue21.com/store/sale. Acesso em: 18 fev. 2020.
Use as estratégias cognitivas: ATIVAR e INFERIR
I. A promoção durará apenas um dia. II. Os descontos poderão chegar a até 70%. III. Apenas produtos fora de linha estão em liquidação. IV. Novos modelos foram adicionados à lista. V. A liquidação vai valer tanto para as lojas físicas quanto para a loja virtual.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e V.
II, IV e V
I, II e IV.
I, III, IV e V.
I, IV e V
Professor: Pedir aos alunos que observem o texto e digam a que gênero ele pertence com base em seu conhecimento prévio. (É um anúncio). Onde esse tipo de texto pode ser encontrado? Pedir que circulem as palavras conhecidas e que ajudam a justificar seu gênero (stores, online, 70% OFF, clearance, etc.). Que outras características esse texto tem que reforçam a ideia de que é um anúncio? (As cores, é apelativo, curto, persuasivo, etc.). Com base nas palavras conhecidas, perguntar o que é oferecido, quais produtos e por quanto tempo.
(Fuvest-SP) - A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações.
a) Complete a figura acima, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo.
b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica.
a)
b) Os números serão: 6, 7, 8, 9 e 10
(Famerp-SP) - A fermentação lática e a respiração celular são reações bioquímicas que ocorrem em diferentes condições nas células musculares, gerando alguns produtos similares. Sobre essas reações, assinale a alternativa correta.
A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP.
A fermentação ocorre na presença de gás carbônico e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram ATP, um tipo de energia.
A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações absorvem energia da molécula de ATP.
A fermentação ocorre na presença de ácido lático e a respiração celular ocorre na ausência desse ácido. As duas reações liberam a mesma quantidade de energia na forma de ATP.
A fermentação ocorre na presença de gás oxigênio e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP.
a
ENEM - Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
Fitoplâncton.
Zooplâncton.
Moluscos.
Crustáceos.
Peixes.
a) Fitoplâncton.
Em alguns tipos de reatores nucleares ocorre a utilização da denominada “água pesada”, como uma forma de moderar os processos altamente energéticos que ocorrem durante o seu funcionamento. A “água pesada” apresenta o mesmo aspecto que a água comum, no entanto, em nível molecular, ocorre a substituição dos dois átomos de hidrogênio da água por deutério. A tabela abaixo apresenta uma comparação das propriedades físicas da água comum e da “água pesada”.
Fonte: ÁGUA pesada, D2O. Química Nova Interativa. Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.387. Acesso em: 25 fev. 2020.
a) Qual é a relação existente entre os átomos de hidrogênio e de deutério? O que se pode afirmar em relação às propriedades físicas e químicas desses átomos?
b) Como é possível explicar, em nível atômico, a diferença de densidade entre a água comum e a “água pesada”?
a) Os átomos de hidrogênio e de deutério são isótopos entre si. Esses átomos apresentam as mesmas propriedades químicas, uma vez que representam o mesmo elemento químico; no entanto, apresentam propriedades físicas ligeiramente diferentes.
b) O átomo de deutério é mais pesado do que o átomo de hidrogênio comum, o que se pode concluir devido ao seu maior número de massa, resultando assim na formação de moléculas de água mais pesadas e que, no conjunto macroscópico, acaba por apresentar maior densidade.
A tabela periódica apresentada na imagem a seguir é diferente da habitual. A sua elaboração foi baseada no risco de escassez de alguns elementos químicos, sendo a disponibilidade de cada um representada por diferentes áreas na imagem, formando assim o aspecto distorcido observado. Essa tabela foi desenvolvida pela EuChems (sigla em inglês para Sociedade Europeia de Química), em parceria com a Unesco (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), devido à comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em 2019.
Fonte: Disponível em: https://www.euchems.eu/wp-content/uploads/2018/10/PORTUGUESE-Periodic-Table-Element-Scarcity.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.
a) Cite qual(is) elemento(s) abundante(s) e utilizado(s) em smartphones pode(m) ser classificado(s) como metal alcalino.
b) Considerando os elementos que apresentam risco de escassez nos próximos 100 anos, cite um que pode ser encontrado no estado gasoso à temperatura ambiente e um que apresente elevada condutibilidade elétrica.
a) Potássio (K)
b) Resposta pessoal: hélio (gás nobre) e prata (metal, elevada condutibilidade elétrica).
Outros metais podem ser citados nessa resposta.
(Cotil-SP) Dentre todas as realizações da engenharia antiga, os aquedutos romanos estão entre as mais notáveis. Os canais eram cobertos com três materiais: alvenaria, canos de chumbo e tubos de terracota. Esses canais levavam água até as vilas onde os ricos e poderosos romanos bebiam água de canecas e jarras de chumbo, o que, argumentam alguns historiadores, teria enfraquecido a elite romana e, desse modo, contribuído para a derrota do império que eles dirigiam, pois pode ter ocorrido envenenamento causado por níveis crescentes de chumbo no corpo, que é tóxico para muitos órgãos e tecidos, incluindo coração, ossos e rins.
Os sintomas dessa contaminação incluem dor abdominal, confusão, dores de cabeça, irritabilidade, que podem resultar em ataques apopléticos, coma e morte.
Sabendo que n = nêutrons, p = prótons, e 5 elétrons, assinale a questão que corretamente aponta para as características químicas do chumbo:
A = 207, Z = 82, n = 290, p = 207, e = 82
A = 82, Z = 207, n = 125, p = 82, e = 83
A = 82, Z = 207, n = 290, p = 82, e = 207
A = 207, Z = 82, n = 125, p = 82, e = 82
Considere que o vetor represente o campo elétrico em um ponto P do espaço.
Quando um corpo contendo uma quantidade de carga elétrica q é colocado em um campo elétrico, uma força de natureza elétrica r F será aplicada nesse corpo. A relação entre a força elétrica e o campo elétrico é dada pela seguinte equação vetorial:
Sabendo que C é o símbolo do coulomb (unidade de carga elétrica), represente o vetor força elétrica que atuará sobre o corpo de carga elétrica q, colocado no ponto P, nas seguintes circunstâncias:
a) q1 = 2C
b) q2 = -1C
c) q3 = -3C
Esaú e Jacó
Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trabalhos.
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.
ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 (fragmento).
O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta:
o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
a luneta como objeto que permite ler melhor.
o autor como único criador de significados.
o caráter de entretenimento da literatura.
a solidariedade de outros autores.
(UEPG-PR) Sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos, assinale o que for correto.
01) A segunda energia de ionização é sempre menor que a primeira energia de ionização.
02) Dados dois elementos com a seguinte configuração dos níveis mais energéticos: A = 3s2 3p1 e B = 4s2 4p5, o que apresenta maior raio iônico e afinidade eletrônica é o elemento A.
04) A energia de ionização dos átomos tende a decrescer de cima para baixo no grupo, pois os elétrons mais externos ocupam uma camada mais afastada do núcleo e, portanto, estes se encontram menos fortemente ligados.
08) Os metais alcalinoterrosos são mais eletronegativos que os halogênios.
16) O Mg2+ apresenta menor raio iônico que o Ca2+, sendo Mg (Z = 12) e Ca (Z = 20).
04 + 16 = 20
O fragmento seguinte aborda transformações sociais e culturais da segunda metade do século XX, relacionando- -as à Pop Art (corrente artística surgida nesse período).
O século XX mudou drasticamente a maneira como o mundo funciona. A tecnologia nunca tinha avançado tão rápido, e as coisas pareciam cada vez mais imediatas. E foi aí que surgiram os meios de comunicação em massa, e desde então o mundo nunca mais foi o mesmo. Rádio, televisão, cinema. Tudo estava se popularizando, e as pessoas estavam gostando disso, principalmente as pessoas na ponta de cima do processo: os “patrões”. Depois da queda de poder da religião — anunciada por Nietzsche: “Deus está morto” — e da explosão capitalista, as mídias industriais chegaram na hora certa para transformar as nações em massas.
A arte já não importava mais. Agora o dinheiro tomava as rédeas da produção cultural. E, como toda produção capitalista, ela se fazia em molde, em grande escala, naquilo que Theodor Adorno chamou de Indústria Cultural.
[...]
No meio dessas rupturas culturais e desenvolvimento técnico surge, no final da década de 1950, o movimento artístico chamado Pop Art. Agora que as massas estavam sendo atingidas, que a arte virou produto e que a reprodutibilidade técnica aflorou, os artistas dessa época deram início a obras que refletiam, parodiavam e criticavam o cenário mundial.
[...]
Como tudo virou produto, nada mais era único e individual. A comida era a mesma. O refrigerante era sempre igual. A novela que eu assisto é a mesma que meu amigo de outro estado vê. A padronização se distribuía para as massas (consumidoras), e dessa fábrica nem os seres humanos foram poupados. Elvis Presley e Marilyn Monroe não eram indivíduos; eram bens de consumo. [...]
SOARES, Alan. Pop Art: a industrialização da arte. Medium, 21 jul. 2017. Disponível em: https://medium.com/@alan_soares/pop-art-aindustrializa%C3%A7%C3%A3o-da-arte-22c267d63a3e. Acesso em: 13 mar. 2020.
No primeiro parágrafo, afirma-se que “as mídias industriais chegaram na hora certa para transformar as nações em massas”. Com base no fragmento como um todo e em outros conhecimentos do seu repertório cultural, explique sucintamente essa transformação.
No primeiro parágrafo, pode-se inferir que rádio, televisão e cinema são exemplos das chamadas “mídias industriais” . Compreendendo a massificação como a padronização dos hábitos (conforme sugerido no parágrafo final), pode-se deduzir que a popularização das mídias resultou em uma influência massiva sobre as populações, uniformizando comportamentos e limitando a individualidade de cada um.
Convém pedir aos alunos que, em um primeiro momento, indiquem exemplos de “mídias industriais” no texto; em seguida, você pode resgatar o que entendem por “massificação” e, se for o caso, ajudá-los a compreender o conceito; por fim, cabe pedir que grifem no texto uma passagem que exemplifique esse fenômeno.
ENEM O serviço de meteorologia de uma cidade emite relatórios diários com a previsão do tempo. De posse dessas informações, a prefeitura emite três tipos de alertas para a população:
• Alerta cinza: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será inferior a 10 °C e a umidade relativa do ar for inferior a 40%;
• Alerta laranja: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura deve variar entre 35 °C e 40 °C, e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%;
• Alerta vermelho: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será superior a 40 °C, e a umidade relativa do ar for inferior a 25%.
Um resumo da previsão do tempo nessa cidade, para um período de 15 dias, foi apresentado no gráfico.
Decorridos os 15 dias de validade desse relatório, um funcionário percebeu que, no período a que se refere o gráfico, foram emitidos os seguintes alertas: .
• Dia 1: alerta cinza;
• Dia 12: alerta laranja;
• Dia 13: alerta vermelho.
Em qual(is) desses dias o(s) aviso(s) foi(ram) emitido(s) corretamente?
1
12
1 e 12
1 e 13
1, 12 e 13
(EBMSP-BA) Segundo dados das Nações Unidas, em 2016, cerca de 125 milhões de pessoas devastadas por conflitos armados, terrorismo, guerras civis e por desastres naturais demandaram algum tipo de assistência humanitária. Além disso, para atender a essa demanda, foram necessários cerca de 25 bilhões de dólares, montante doze vezes maior do que o registrado em 2002.
Uma organização de ajuda humanitária dispõe de vinte veículos para transportar suprimentos e resgatar pessoas em situação de risco, abrigadas, temporariamente, em um acampamento.
Sabe-se que os veículos são de dois modelos distintos – V e W – e que:
• cada veículo do modelo V pode, na ida, levar 45 caixas de suprimentos e, na volta, regatar 20 pessoas.
• cada veículo do modelo W pode, na ida, levar 30 caixas de suprimentos e, na volta, resgatar 32 pessoas.
• o total de caixas de suprimentos a serem transportadas deve ser de, pelo menos, 690.
• o total de pessoas a serem resgatadas deve ser de, pelo menos, 508.
Com base nessas informações, determine o número máximo de pessoas regatadas e o número de veículos de cada tipo utilizados nesse resgate.
O número máximo de pessoas resgatadas é 568, usando 6 veículos do modelo V e 14 do modelo W.
Observe as imagens a seguir.
Os organismos pluricelulares têm grande quantidade de água no corpo. Apresente duas razões para justificar o alto teor de água nas células.
A água atua como solvente universal, permitindo a existência das células, que são constituídas a partir da mistura de substâncias químicas orgânicas no meio aquoso. A água é o principal meio de transporte de substâncias dentro e fora da célula e é fundamental para o equilíbrio térmico, por variar lentamente de temperatura.
O soro caseiro é um recurso importante no combate à desidratação e pode ser preparado da seguinte forma:
“Em um litro de água filtrada ou fervida, acrescentar uma colher de sopa bem cheia de açúcar (C12H22O11) e uma colher de café de sal (NaCℓ)”.
Admitindo todas as substâncias puras, responda:
a) Quais as substâncias citadas no preparo do soro caseiro? Responda utilizando fórmulas químicas.
b) Qual é o símbolo e o nome dos elementos químicos que formam as substâncias citadas no item a?
c) Qual é o número de átomos de cada elemento que pode ser encontrado no conjunto das fórmulas citadas no item a?
a) H2O – água, C12H22O11 – açúcar e NaCℓ – sal.
b) H – hidrogênio, O – oxigênio, C – carbono, Na – sódio e Cℓ – cloro.
c) 24 átomos de hidrogênio, 12 átomos de oxigênio, 12 átomos de carbono, 1 átomo de sódio e 1 átomo de cloro.
Texto para a questão.
step: passo; medida; providência to improve(ed): melhorar health: saúde sort: tipo; espécie whole: integral to increase(ed): aumentar source: fonte meal: refeição spike: aumento súbito; pico
(Fame-MG) The idea that summarizes the text is:
A study showed that obese and overweight adults who followed a weight loss program experienced a decrease in insulin levels.
Eating regularly may help reduce blood sugar levels, increase insulin sensitivity and reduce the risk of diabetes.
Reducing your intake of processed foods and focusing on foods with protective effects on health may help decrease the risk of diabetes.
Studies have shown that plenty of fiber consumption helps keep blood sugar and insulin levels low.
(UFPB) - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes e menos poluentes, a exemplo da produção do etanol a partir da cana-de-açúcar. Essa produção de combustível está ligada diretamente a um dos ciclos biogeoquímicos, ilustrado na figura a seguir:
Com base nessa figura, julgue os itens a seguir:
( ) O ciclo representado é o do oxigênio. ( ) A letra C representa os decompositores. ( ) A transpiração está representada na etapa 4. ( ) A respiração está representada nas etapas 2 e 3. ( ) O acúmulo do carboidrato utilizado na produção de etanol está relacionado à etapa 1.
F – V – F – V – V.
(PUC-SP) - Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente
plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.
plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado.
fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado.
zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.
a) plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado.
(UFSC)
A tecnologia utilizada no sistema WEEDit para pulverização localizada é bastante inteligente. O sistema de sensores realiza a leitura da área, emitindo uma luz vermelha de alta intensidade para detectar plantas vivas indesejadas, conforme imagem acima. Um conjunto de sensores realiza leituras com uma frequência de 40 mil vezes por segundo. A clorofila das plantas responde à luz vermelha emitida pelo sensor absorvendo-a e emitindo luz NIR (infravermelho próximo) através da fluorescência, emissão que é detectada pelos sensores. Os sensores WEEDit identificam mesmo as menores emissões da clorofila e reagem acionando o conjunto de bicos referente à planta identificada, aplicando apenas o necessário, de acordo com o tamanho da planta.
Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 25 out. 2017.
O modelo atômico de Bohr pode ser utilizado para explicar a absorção da luz vermelha pela clorofila e a emissão da luz NIR, considerando a luz como fótons, conforme figura A abaixo.
a) Reproduza a figura B e desenhe a posição do elétron depois que o fóton incidiu sobre o átomo (figura A). Explique o que ocorreu.
b) Reproduza a figura C e desenhe a energia absorvida do fóton incidente sendo liberada e a posição do elétron após essa liberação. Explique o que ocorreu.
c) A energia dos fótons de luz vermelha está associada com qual grandeza física?
a) O elétron, ao receber o fóton, fica excitado e salta para níveis mais energéticos, logo o elétron gira mais distante do núcleo. Este fenômeno é chamado de salto quântico.
b) O elétron, ao retornar para níveis menos energéticos, emite o fóton que recebeu. Esse fóton é captado pelo sensor da máquina.
c) A energia do fóton está relacionada com a grandeza frequência (f = 4 · 104 Hz) e com a constante de Planck (h = 6,62 · 10-34 J · s) determinada pela relação de Planck-Eisntein: E = h · J
Assim, a energia da luz vermelha de alta intensidade é:
E = h · J ~ E = 6,62 · 10-34 J · s · 4 · 104 Hz ~ E = 2,648 · 10-29 J
Esquema para a questão
Considere a imagem, que apresenta algumas peças de um quebra-cabeça de cátions e ânions, para responder à questão:
(Ceeteps-SP) Leia o trecho do poema A Arte de Cozinhar, de Vânia Jesus
Mais um pouco de alecrim por favor e uma pitada de sal não ficava nada mal! Prova-se o gosto verificam-se os temperos, fazem-se poemas com ingredientes, agora uma batata, ora uma cenoura, junta-se coentros, um fio de azeite, depois o tomate, o lume acende-se e a magia acontece…
. Acesso em: 23.10.2018. Adaptado.
Na segunda linha, a autora faz referência a um tempero muito utilizado em nossas cozinhas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os números das peças do quebra-cabeça que representam a fórmula do principal componente desse tempero.
O texto se refere ao sal de cozinha, que no caso é o cloreto de sódio (NaCℓ).
Analisando as peças do quebra-cabeça, para formar o NaCℓ, deve-se juntar as peças de número 3 (cátions) com as peças de número 4 (ânions).
(IFRS) Uma partícula realizou um movimento unidimensional ao longo de um eixo OX e o comportamento da sua posição x em função do tempo t foi representado em um gráfico, ilustrado na figura a seguir.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento realizado por essa partícula:
I. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula realizou um movimento uniforme.
II. Entre os instantes 0 s e 3 s a partícula realizou um movimento acelerado.
III. Entre os instantes 3 s e 6 s a partícula estava em repouso.
IV. No instante 8 s a partícula estava na origem do eixo x.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
(PUC-RS) Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.
A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.
Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:
I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.
II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.
III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
(Uema)
Um noticiário de veiculação nacional apresentou uma matéria sobre racionamento de água. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin deu a seguinte declaração: Na maior estação de tratamento de São Paulo, a água do volume morto do sistema Cantareira começa a passar por uma série de processos químicos até se transformar em água potável.
Sabe-se que o completo tratamento de água compreende diferentes etapas que incluem processos químicos e físicos, conforme a ilustração a seguir.
Fonte: Racionamento de água no sistema Cantareira. Jornal Nacional. São Paulo. TV Globo, 15 maio 2014. Programa de TV (adaptado).
Fonte: HARTWIG, D. R.; SOUZA, E.; MOTA, R. N. Química Geral e Inorgânica. São Paulo: Scipione, 1999.
Com base nas informações contidas no texto e na ilustração, as etapas em que são adicionadas substâncias químicas correspondem às representadas em:
A e B.
A e C.
A e D.
B e C.
C e D.
Considerando que as usinas hidrelétricas são as principais fontes de energia elétrica no Brasil e que a crise hídrica ocorrida entre os anos de 2014 e 2016 demonstrou que a escassez de água implica também falta de energia elétrica, visto que a água represada nos reservatórios é a que faz girar as turbinas das hidrelétricas em um processo que transforma a energia cinética em elétrica. Assim, como dependemos de um recurso natural finito para a obtenção de energia elétrica, a conscientização de um menor consumo energético é de extrema importância para a preservação desse recurso.
Pensando desse modo, uma forma de diminuir o consumo de eletricidade é a substituição de lâmpadas incandescentes (baixa eficiência) por lâmpadas fluorescentes ou LEDs (alta eficiência).
As imagens a seguir representam os componentes utilizados nas lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Com base na leitura do texto e na análise das imagens, responda aos itens:
a) Durante muitos anos, a lâmpada mais utilizada nas casas foi a incandescente. Explique por que o filamento de tungstênio foi o mais apropriado para esse tipo de lâmpada?
b) Analise a afirmação: “o descarte das lâmpadas fluorescentes pode ser feito do mesmo jeito que o das lâmpadas incandescentes”. Você concorda ou discorda dessa afirmação? Justifique sua resposta.
c) Para responder a este item, leia o texto a seguir e analise a imagem.
[...] Uma lâmpada incandescente comumente utilizada em residências é a lâmpada de 60 Watts. Em uma casa com 10 lâmpadas ligadas em uma média de 6 horas diárias, por um período de cinco anos, estas lâmpadas gastarão mais de 6 000 kWh, o que significa um grande consumo de energia elétrica.
As lâmpadas fluorescentes compactas de 15 ou 18 W substituem uma lâmpada incandescente de 60 W, porém com consumo em torno de 1 900 kWh, considerando os mesmos padrões, bastante econômico quando comparada à incandescente.
Lâmpadas de LED equivalentes a 60 W da incandescente e a 15 W da fluorescente necessitam apenas de 8 Watts para emitir luz, refletindo num gasto bem menor que as demais, cerca de 1 000 kWh. [...]
Fonte: SANTOS, T. S.; BATISTA, M. C.; POZZA, S. A.; ROSSI, L. S. Análise da eficiência energética, ambiental e econômica entre lâmpadas de LED e convencionais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextepid=S1413-41522015000400595. Acesso em: 4 maio 2020.
A imagem a seguir foi obtida por uma câmera de infravermelho, que registrou o calor emitido pelas lâmpadas incandescente, LED e fluorescente enquanto acesas.
Quanto mais para o azul estiver a cor, mais fria está a lâmpada; e quanto mais avermelhada a cor, mais quente está a lâmpada.
Da esquerda para a direita, respectivamente, lâmpadas incandescente, LED e fluorescente
Vamos imaginar que você precise escolher uma dessas lâmpadas para colocar em um ambiente fechado que possua um aparelho de ar-condicionado, pensando na eficiência energética e no calor gerado pelas lâmpadas, qual delas seria a melhor opção? Justifique sua resposta.
a) O tungstênio é o elemento químico da tabela periódica que forma a substância simples com a maior temperatura de fusão; assim, quando a corrente elétrica passa pelo filamento, ele aquece, fica incandescente e emite luz, porém não ocorre o derretimento do filamento.
b) Discordo da afirmação. As lâmpadas fluorescentes possuem em sua composição o elemento químico mercúrio. O mercúrio é altamente tóxico, e o descarte desse tipo de lâmpada deve ser feito em locais apropriados para ter o tratamento adequado. Se o descarte for feito em um aterro sanitário, sem nenhum tipo de tratamento, o solo e a água serão contaminados com esse metal pesado. A lâmpada incandescente não possui materiais tóxicos em sua composição, por isso o descarte e a reciclagem são possíveis.
c) Pela análise do texto, a lâmpada de LED é a melhor opção para iluminar o ambiente, pois possui uma eficiência energética maior, consumindo menor quantidade de energia para a mesma luminosidade.
Pela análise da figura, esse tipo de lâmpada emite menor quantidade de calor enquanto acesa. Ao emitir menor quantidade de calor, a temperatura ambiente não aumenta, diminuindo a utilização do ar-condicionado e poupando energia.
Um sólido de aspecto uniforme e densidade constante em toda extensão foi submetido a um aquecimento contínuo. Durante esse processo, não foi verificada alteração de temperatura durante a fusão, mas durante a ebulição houve aumento de temperatura.
A partir dessas informações, pode-se concluir que sólido
é uma substância pura.
é uma substância composta.
é uma mistura azeotrópica
é uma mistura eutética.
é uma substância pouco solúvel em água.
Indique como resposta a soma das alternativas corretas.
(UEM-PR) Considere quatro vetores não nulos de mesmo módulo, sendo vertical, cujo sentido é de baixo para cima, vertical, com sentido oposto de , horizontal, com sentido contrário ao da escrita no Brasil, e um vetor com ângulo de 45° com os sentidos positivos de e . Tomando como base esse enunciado e conhecimentos sobre vetores em geral, assinale o que for correto.
(01) A força peso tem direção e sentido de .
(02) A aceleração é uma grandeza vetorial.
(04) + =.
(08) O módulo do vetor + é igual a duas vezes o módulo de .
(16)
01 + 02 + 03
Uma academia pesquisou o tempo médio diário em que cada aluno praticava atividades físicas. Os dados estão expressos em minutos, no quadro abaixo.
a) A variável é qualitativa ou quantitativa? Justifique.
b) Construa uma tabela de frequências indicando frequência absoluta, frequência relativa e porcentagem para cada observação.
a) A variável é quantitativa, pois ela indica um número, algo que foi medido.
b)
ENEM -
Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.
SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).
No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de
nitratação.
nitrosação.
amonificação.
desnitrificação.
fixação biológica do N2.
a) nitratação
Podemos identificar as pessoas por suas características físicas, como cor de cabelo, cor dos olhos, estatura, etc. O mesmo se dá para substâncias químicas. A identificação de substâncias acontece pelo conhecimento de suas propriedades físicas. Para se preparar para o próximo módulo, sugerimos que você estude algumas dessas propriedades. Para isso, leia o item 1.4 do Capítulo 2, Unidade Notação química e composição da matéria do Caderno de Estudos 1, e pense na seguinte pergunta: por que a água congela quando colocamos no freezer, mas o etanol não?
(Fuvest-SP) Uma postagem de humor na internet trazia como título “Provas de que gatos são líquidos” e usava, como essas provas, fotos reais de gatos, como as reproduzidas aqui.
O efeito de humor causado na associação do título com as fotos baseia-se no fato de que líquidos
Note e adote: Considere temperatura e pressão ambientes.
metálicos, em repouso, formam uma superfície refletora de luz, como os pelos dos gatos.
têm volume constante e forma variável, propriedade que os gatos aparentam ter.
moleculares são muito viscosos, como aparentam ser os gatos em repouso.
são muito compressíveis, mantendo forma, mas ajustando o volume ao do recipiente, como os gatos aparentam ser.
moleculares são voláteis, necessitando estocagem em recipientes fechados, como os gatos aparentam ser.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas