Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Matemática - Setor A - Módulo 3 - Técnicas algébricas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UTFPR) Dados A = x + y, B = x - y e C = x · y, para x ≠ y, x ≠ 0 e y ≠ 0, simplificando a expressão algébrica , obtém-se:



( a )

0

( b )

( c )

4

( d )

( e )

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 4 - O estudo do movimento uniforme - Exercícios - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Nas próximas aulas, vamos desenvolver o conceito de aceleração vetorial. É recomendável que você assista ao vídeo “Aceleração vetorial”, procurando refletir sobre o seguinte questionamento:

Quando um corpo está sujeito a uma aceleração vetorial?

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 4 - As tendências naturais de movimento dos corpos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso (), de resistência do ar horizontal () e tração (), exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero.

Sabendo que o ângulo entre o cabo e a vertical vale θ, que sen θ = 0,6, cos θ = 0,8 e g = 10 m/s2, a intensidade da força de resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N, 



( a )

500 

( b )

1 250 

( c )

1 500 

( d )

1 750 

( e )

2 000

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 2 - Gêneros literários clássicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

Lembrança de morrer

Quando em meu peito rebentar-se a fibra

Que o espírito enlaça à dor vivente,

Não derramem por mim nem uma lágrima

Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura

A flor do vale que adormece ao vento:

Não quero que uma nota de alegria

Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio

Do deserto, o poento caminheiro

— Como as horas de um longo pesadelo

Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh’alma errante,

Onde fogo insensato a consumia:

Só levo uma saudade — é desses tempos

Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade — é dessas sombras

Que eu sentia velar nas noites minhas...

De ti, ó minha mãe, pobre coitada

Que por minha tristeza te definhas!

[...]

Descansem o meu leito solitário

a floresta dos homens esquecida,

À sombra de uma cruz, e escrevam nelas

— Foi poeta — sonhou — e amou na vida. —

Sombras do vale, noites da montanha

Que minh’alma cantou e amava tanto,

Protegei o meu corpo abandonado,

E no silêncio derramai-lhe canto!

Mas quando preludia ave d’aurora

E quando à meia-noite o céu repousa,

Arvoredos do bosque, abri os ramos...

Deixai a lua prantear-me a lousa!

AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos. Cotia: Ateliê Editorial, 1999. p. 185.

Álvares de Azevedo (1831-1852) é um dos mais importantes poetas líricos brasileiros. Seu poema “Lembrança de morrer” manifesta características líricas na medida em que:



( a )

dialoga com elementos inanimados da natureza. 

( b )

inverte noções de valor relacionadas à vida e à morte. 

( c )

denuncia o tédio que assolava a juventude de seu tempo. 

( d )

expressa apego nacionalista a paisagens de sua terra natal. 

( e )

valoriza a primeira pessoa do discurso, expressando emoções pessoais.

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 3 - O conceito de resultante e como obtê-la - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

No próximo módulo, vamos estudar as tendências de movimento de um corpo. Para isso é importante que tenhamos em mente o que pensamos a respeito desse tema, ou seja, quais são os nossos saberes prévios. Então, para relembrá-los, produza um texto respondendo às seguintes perguntas:

1) Toda vez que um corpo está em movimento é necessário que haja forças nele aplicadas?

2) Existe relação entre a resultante em um corpo e o movimento que ele executa?

Destacamos que, para responder às perguntas, você não deve consultar livros, sites ou quaisquer informações além do seu saber pessoal prévio, mas se quiser debater com seus colegas, é uma ótima ideia. Boa atividade!

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 3 - O conceito de resultante e como obtê-la - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Uma pessoa segura um elástico e aplica força, fazendo com que ele se deforme.

As forças aplicadas no elástico são:

• uma tração (ou força elástica) na extremidade direita do elástico;

• uma tração (ou força elástica) na extremidade esquerda do elástico; 

• a força peso, no meio do elástico.

Caso sejam medidas as intensidades dessas forças, é possível observar e concluir que:

I. as intensidades das duas forças elásticas são iguais e valem 0,5 N;

II. as intensidades das duas forças elásticas são muito maiores que a do peso, que pode ser desprezada;

III. as duas forças elásticas apresentam mesma direção e sentido opostos.

Assinale a alternativa correta. 



( a )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 0,5 N e o elástico está se deformando. 

( b )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 1,0 N e o elástico está se deformando. 

( c )

A resultante das forças aplicadas no elástico é zero e o elástico está se deformando. 

( d )

A resultante das forças aplicadas no elástico é zero e o elástico não está se deformando. 

( e )

A resultante das forças aplicadas no elástico é 0,5 N e o elástico não está se deformando.

Resposta:

De acordo com o enunciado, podemos representar assim as forças aplicadas no elástico:

Como as duas forças apresentam mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos, de acordo com a definição de resultante (), sua resultante é zero.

O elástico irá deformar mesmo assim, pois a resultante é equivalente a um sistema de forças apenas quanto ao seu efeito dinâmico, não tendo relações com a deformação, ou seja, com o efeito estático das forças.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - Text Comprehension; Simple Present; Present Continuous; Simple Future; “going to” Future - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para as questão.

aware: ciente; consciente breed: classe; raça to seek out: buscar; procurar to pick(ed): escolher; selecionar on one's way out: desaparecendo deal: transação; negócio the most bang for their buck: o melhor custo benefício buck (USA): dólar to sign(ed) up for: inscrever to roll(ed) one’s eyes: revirar os olhos; achar que algo é bobo worthy: merecedor; digno de trend: tendência

Com base no texto anterior, assinale a alternativa correta na questão.

O pronome their (ℓ. 2) refere-se a:



( a )

sustainable travel.

( b )

travelers.

( c )

planet.

( d )

impact.

( e )

one-thousand-year-old travelers.

Questão 01 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à



( a )

adoção do sufrágio universal masculino.

( b )

extensão da cidadania aos homens livres.

( c )

afirmação de instituições democráticas.

( d )

implantação de direitos sociais.

( e )

tripartição dos poderes políticos.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Baixa Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir a respeito do crescimento demográfico que a Europa vivenciou na Baixa Idade Média:

Entre o século XI e o início do século XIV, a população da Inglaterra teria passado de 1,5 para 3,7 milhões de habitantes; a do domínio italiano, de 5 para 10 milhões; a da França, de 6 para 15 milhões [...]. Esses dados são suficientes para indicar uma tendência clara: em três séculos (de fato, essencialmente entre 1050 e 1250), a população da Europa Ocidental dobra, ou mesmo triplica em certas regiões. Tal crescimento demográfico jamais havia sido alcançado na Europa desde a revolução neolítica e a invenção da agricultura, e não será mais observada até a Revolução Industrial. Trata-se, claramente, de um fato maior da história ocidental.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 101.

a) Aponte quais fatores explicariam tal crescimento populacional.

b) Cite duas repercussões da explosão demográfica.

 

Resposta:

a) O fim das invasões, a melhoria das técnicas agrícolas e a expansão das áreas agriculturáveis.

b) É possível citar a marginalização de parcelas significativas da população, o aumento das tensões sociais e o avanço militar em direção ao Oriente, dando início às Cruzadas.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Text Comprehension: Reading and Understanding Multiple Texts - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe este anúncio e analise as afirmações que se seguem:

Disponível em: www.rue21.com/store/sale. Acesso em: 18 fev. 2020.

Use as estratégias cognitivas: ATIVAR e INFERIR

I. A promoção durará apenas um dia. II. Os descontos poderão chegar a até 70%. III. Apenas produtos fora de linha estão em liquidação. IV. Novos modelos foram adicionados à lista. V. A liquidação vai valer tanto para as lojas físicas quanto para a loja virtual.

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

I, II e V.

( b )

II, IV e V

( c )

I, II e IV.

( d )

I, III, IV e V.

( e )

I, IV e V

Resposta:

Professor: Pedir aos alunos que observem o texto e digam a que gênero ele pertence com base em seu conhecimento prévio. (É um anúncio). Onde esse tipo de texto pode ser encontrado? Pedir que circulem as palavras conhecidas e que ajudam a justificar seu gênero (stores, online, 70% OFF, clearance, etc.). Que outras características esse texto tem que reforçam a ideia de que é um anúncio? (As cores, é apelativo, curto, persuasivo, etc.). Com base nas palavras conhecidas, perguntar o que é oferecido, quais produtos e por quanto tempo.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 5 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - 

Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.

SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).

No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de



( a )

nitratação. 

( b )

nitrosação. 

( c )

amonificação. 

( d )

desnitrificação. 

( e )

fixação biológica do N2.

Resposta:

a) nitratação

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPB) - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes e menos poluentes, a exemplo da produção do etanol a partir da cana-de-açúcar. Essa produção de combustível está ligada diretamente a um dos ciclos biogeoquímicos, ilustrado na figura a seguir:

Com base nessa figura, julgue os itens a seguir:

( ) O ciclo representado é o do oxigênio. ( ) A letra C representa os decompositores. ( ) A transpiração está representada na etapa 4. ( ) A respiração está representada nas etapas 2 e 3. ( ) O acúmulo do carboidrato utilizado na produção de etanol está relacionado à etapa 1. 

Resposta:

F – V – F – V – V.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) A tabela indica o quadro de medalhas dos seis países primeiros colocados nos jogos Pan-Americanos realizados na cidade de Lima, que terminaram em agosto de 2019. Essa edição marcou a conquista do maior número de medalhas pelo Brasil, desde sua primeira participação nos jogos.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

a) Admita um novo critério para a classificação dos países no quadro de medalhas, em que a medalha de bronze vale 1 ponto, a de prata vale 2 pontos e a de ouro vale 3 pontos, ordenando-se os países pelo total de pontos obtidos com suas medalhas. Por esse novo critério, Argentina, Brasil, Cuba e EUA passam a totalizar 200, 326, 191 e 621 pontos, respectivamente. Calcule a pontuação do México e do Canadá pelo novo critério, e compare a classificação desses seis países no critério atual com o novo critério.

b) Sabe-se que os jogos Pan-Americanos acontecem de quatro em quatro anos e que na edição do Rio de Janeiro, em 2007 o Brasil conquistou 157 medalhas. Considerando-se o total de medalhas conquistadas pelo Brasil nas últimas cinco edições desses jogos, que aconteceram no século XXI, a mediana e a moda são, ambas, iguais a 141, e a média é igual a 146,6. Determine a sequência crescente do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nessas cinco edições dos jogos e calcule o desvio padrão entre o maior (em Lima) e o menor (em Santo Domingo) número de medalhas conquistadas.

Resposta:

a) México: 246; Canadá: 286. Pelo novo critério, Canadá e México trocam de posição, assim como Argentina e Cuba. Estados Unidos e Brasil permanecem na mesma posição.

b) Brasil: 123 medalhas em Santo Domingo. A sequência é: 123, 141, 141, 157, 171 medalhas. Desvio padrão = 24

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se x centímetros na vertical. Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de x%, como no exemplo da figura:

A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.

Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%. Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa.

Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser



( a )

elevado em 40 cm.

( b )

elevado em 50 cm.

( c )

mantido no mesmo nível.

( d )

rebaixado em 40 cm.

( e )

rebaixado em 50 cm.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Os organismos pluricelulares têm grande quantidade de água no corpo. Apresente duas razões para justificar o alto teor de água nas células.

Resposta:

A água atua como solvente universal, permitindo a existência das células, que são constituídas a partir da mistura de substâncias químicas orgânicas no meio aquoso. A água é o principal meio de transporte de substâncias dentro e fora da célula e é fundamental para o equilíbrio térmico, por variar lentamente de temperatura.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Divulgando seus produtos na mídia, uma marca de automóveis utilitários compactos apregoa que o modelo X, movido a etanol, pode acelerar de 0 km/h a 100 km/h em 7,9 s.

Nessas condições, a aceleração escalar média desse modelo de veículo é aproximadamente:

Nota: É permitido o uso de calculadora.



( a )

12,7 m/s2 

( b )

12,7 km/h2 

( c )

12,7  

( d )

5,7 km/h2 ​

Resposta:

Professor: a finalidade deste exercício, além da aplicação do conceito, é operacionalizar uma unidade não usual de aceleração, mas bastante prática para o entendimento do conceito.

Isso significa que, em média, a velocidade do automóvel aumenta 12,7 km/h a cada segundo.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Suponha que, a partir de uma nave muito distante, você conseguisse observar a translação da Terra ao redor do Sol.

Considere ainda que, nessa observação, para você, a Terra executasse um movimento circular e uniforme e no sentido anti- -horário. Nessas condições, o vetor velocidade associado à Terra, ao longo da trajetória, teria a seguinte característica: 



( a )

Direção constante. 

( b )

Sentido horário. 

( c )

Intensidade constante. 

( d )

Direção, sentido e intensidade constantes. 

( e )

Intensidade negativa.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 2 - Velocidade escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido. O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor.

Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h.

No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é 



( a )

8,3 

( b )

12,5 

( c )

30,0 

( d )

45,0 

( e )

75,0

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura e Arte - Módulo 1 - Arte como linguagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações.

Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para:



( a )

difundir a origem de marcantes diferenças sociais. 

( b )

estabelecer uma postura proativa da sociedade. 

( c )

provocar a reflexão sobre essa realidade.

( d )

propor alternativas para solucionar esse problema. 

( e )

retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 4 - As tendências naturais de movimento dos corpos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a imagem a seguir, que representa várias pessoas dentro de um vagão de trem em repouso.

Após a entrada das pessoas e do fechamento das portas, o trem começa a movimentar-se em um trecho da linha que é retilíneo. Por um erro de cálculo do condutor, o trem inicia o movimento de forma muito brusca, aumentando sua velocidade com aceleração alta. Devido a esse movimento, as pessoas têm a impressão de serem jogadas para a parte traseira do trem. Qual é a explicação para essa impressão que as pessoas apresentam? 



( a )

O trem, ao acelerar, aplica força nas pessoas para trás. 

( b )

As pessoas são jogadas para a parte traseira do trem. 

( c )

O trem aplica uma força nas pessoas chamada força de inércia. 

( d )

O trem acelera e as pessoas tendem a permanecer em repouso em relação ao solo.​

( e )

A Terra atrai o corpo para o seu centro, fazendo ele tender a ficar em repouso.

Resposta:

a) Incorreta. O trem não aplica força nas pessoas.

b) Incorreta. Não há corpo algum aplicando força nas pessoas, logo, elas não foram jogadas.

c) Incorreta. Não existe força de inércia.

e) Incorreta. Não é o peso que faz o corpo tender a ficar em repouso.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ENEM) As maiores riquezas que os conquistadores europeus levaram das Américas não foram metais ou pedras preciosas, mas sim produtos agrícolas, cujo cultivo trouxe benefícios econômicos e sociais muito maiores. Vários vegetais importantes na dieta humana, como tomate, cacau, abacate, abóbora, amendoim, feijão, baunilha, batata-doce e mandioca, surgiram no continente americano. As duas culturas de origem americana mais importantes no mundo atual são: um cereal (vegetal com espigas), domesticado originalmente no centro do México e um tubérculo (caule subterrâneo), oriundo dos Andes e considerado uma planta sagrada pelos incas.

a) Quais são esses dois vegetais e qual é o nutriente mais abundante neles?

b) Qual desses vegetais, mais bem adaptado a climas mais frios, se aclimatou rapidamente na Europa e se transformou no principal alimento dessa população? Esse vegetal também apresenta fibras vegetais. Qual a importância nutricional delas?

Resposta:

a) Os vegetais são o milho e a batata. O nutriente mais abundante neles é o amido, um tipo de polissacarídeo.

b) A batata. As fibras vegetais são estimuladoras mecânicas da digestão e regulam a absorção de carboidratos e de gorduras.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 2 - Text Comprehension; Referents and Determiners - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

step: passo; medida; providência to improve(ed): melhorar health: saúde sort: tipo; espécie whole: integral to increase(ed): aumentar source: fonte meal: refeição spike: aumento súbito; pico

(Fame-MG) The idea that summarizes the text is:



( a )

A study showed that obese and overweight adults who followed a weight loss program experienced a decrease in insulin levels.

( b )

Eating regularly may help reduce blood sugar levels, increase insulin sensitivity and reduce the risk of diabetes.

( c )

Reducing your intake of processed foods and focusing on foods with protective effects on health may help decrease the risk of diabetes.

( d )

Studies have shown that plenty of fiber consumption helps keep blood sugar and insulin levels low.

Questão 01 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre – o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais – não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos.

SCHMITT, J. C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para



( a )

extinguir as formas de ritualismo funerário.

( b )

evitar a expressão de antigas crenças politeístas.

( c )

sacramentar a execução do exorcismo de infiéis.

( d )

enfraquecer a convicção na existência de demônios.

( e )

consagrar as práticas de contato mediúnico transcendental.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

O exercício da crônica

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com duas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista



( a )

criar fatos com a imaginação.

( b )

reproduzir as notícias dos jornais.

( c )

escrever em linguagem coloquial.

( d )

construir personagens verossímeis.

( e )

ressignificar o cotidiano pela escrita.

Resposta:

Resposta Correta E.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de texto - Módulo 2 - Gêneros textuais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

É bom saber que os atletas mineiros, agora, podem contar com um centro de treinamento de ponta e adequado a diversas modalidades esportivas. Tenho um filho que sonha em ser atleta olímpico. Quem sabe ele não fará parte da equipe de atletismo? Parabéns pela reportagem.

RESENDE, L. Fantástica fábrica de atletas – Seção Fale com a Encontro. Encontro, n. 12, out. 2013.

A carta do leitor é recorrente em jornais e revistas. Nesse texto, um dos elementos constitutivos desse gênero é a



( a )

presença de elogio.

( b )

brevidade do conteúdo.

( c )

exploração de fatos corriqueiros.

( d )

ocorrência de frase interrogativa.

( e )

referência a uma matéria publicada.

Resposta:

Resposta Correta E.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações.

a) Complete a figura acima, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo.

b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica.

Resposta:

a)

b) Os números serão: 6, 7, 8, 9 e 10

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?



( a )

Fitoplâncton. 

( b )

Zooplâncton. 

( c )

Moluscos. 

( d )

Crustáceos. 

( e )

Peixes.

Resposta:

a) Fitoplâncton.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida no seu território e o dever de conservá-la, utilizando-se dela de forma sustentável.

A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a 



( a )

extinção de várias espécies ter ocorrido em larga escala. 

( b )

alta biodiversidade no país impedir a sua conservação. 

( c )

utilização de espécies nativas de forma sustentável ser utópica. 

( d )

grande extensão de nosso território dificultar a sua fiscalização. 

( e )

classificação taxonômica de novas espécies ocorrer de forma lenta.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação na figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é



( a )

2,3.

( b )

3,5.

( c )

4,7.

( d )

5,3.

( e )

10,5.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia+ - BY NC 3.0BR

(IFBA) O Sistema de Posicionamento Global (Global Position System, em inglês) ou GPS, que até alguns anos atrás era uma tecnologia desconhecida por grande parte da população e utilizada quase que exclusivamente para fins militares e científicos, tornou-se objeto comum no dia a dia de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

A imagem que segue sintetiza o funcionamento dessa geotecnologia:

As afirmações abaixo são sobre o GPS e outras geotecnologias, cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Identifique quais delas são verdadeiras:

I. A disseminação dessas novas tecnologias reafirma o poder estratégico do conhecimento geográfico para pessoas, empresas e nações.

II. Atualmente, é possível encontrar programas e aplicativos gratuitos na internet que possibilitam localizar e mapear objetos em diversas regiões do planeta e interagir com mapas.

III. O conhecimento sobre as geotecnologias e as condições técnicas necessárias para acessá-las tornou-se universal com o processo de globalização da economia nos últimos anos.

IV. O cruzamento de informações enviadas por satélites artificiais possibilita a localização de objetos na superfície terrestre com precisão a partir do conceito de coordenadas geográficas.

Estão corretas as alternativas:



( a )

I, III e IV.

( b )

II e IV.

( c )

II, III e IV.

( d )

I, II e IV.

( e )

I e IV.

Resposta:

A afirmativa III está incorreta, pois o acesso a informações sobre geolocalização, apesar de estar disponível no mundo todo, ainda depende de receptores e aparelhos com essas tecnologias, o que pode inviabilizar a sua utilização em regiões com baixo desenvolvimento socioeconômico.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas