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Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 1 - Símbolos e fórmulas químicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Na década de 1970, a imprensa veiculava uma propaganda sobre um fertilizante que dizia: “contém N, P, K, mais enxofre.” Pode-se afirmar que o fertilizante em questão continha em sua formulação, respectivamente, os elementos químicos



( a )

nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é S.

( b )

níquel, potássio, criptônio e enxofre, cujo símbolo é Ex.

( c )

nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, cujo símbolo é Ex.

( d )

níquel, potássio, cálcio e enxofre, cujo símbolo é S.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 5 - Ligação iônica - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

A fosfatidilserina é um fosfolipídio aniônico cuja interação com cálcio livre regula processos de transdução celular e vem sendo estudada no desenvolvimento de biossensores nanométricos. A figura representa a estrutura da fosfatidilserina:

MEROLLI, A.; SANTIN, M. Role of phosphatidylserine in bone repair and its technological exploitation. Molecules, v. 14, 2009.

Com base nas informações do texto, a natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo

Dado: número atômico do elemento cálcio: 20



( a )

iônica somente com o grupo aniônico fosfato, já que o cálcio livre é um cátion monovalente. 

( b )

iônica com o cátion amônio, porque o cálcio livre é representado como um ânion monovalente. 

( c )

iônica com os grupos aniônicos fosfato e carboxila, porque o cálcio em sua forma livre é um cátion divalente. 

( d )

covalente com qualquer dos grupos não carregados da fosfatidilserina, uma vez que estes podem doar elétrons ao cálcio livre para formar a ligação. 

( e )

covalente com qualquer grupo catiônico da fosfatidilserina, visto que o cálcio na sua forma livre poderá compartilhar seus elétrons com tais grupos.

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 2 - Classificação, características e propriedades físicas de sistemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A transformação mencionada no texto é a



( a )

fusão.

( b )

liquefação.

( c )

evaporação.

( d )

solidificação.

( e )

condensação.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Geopolítica dos oceanos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a reportagem abaixo.

Estamos abertos para negócios, não à venda, diz Groenlândia a Trump

Presidente americano discutiu com assessores a possibilidade de comprar o território dinamarquês

A Groenlândia disse que está aberta para negócios com os Estados Unidos, não à venda, após Donald Trump ter discutido com assessores a ideia de comprar a maior ilha do mundo para expandir a área americana.

Folha de S.Paulo, 16 ago. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020.

Apresente duas razões de ordem econômica e/ou geopolítica que justifiquem o interesse dos Estados Unidos pelo território destacado.

Resposta:

A Groenlândia apresenta parte expressiva de seu território na região ártica, que possui grandes reservas de gás natural e petróleo. A ilha citada desperta interesse estratégico do governo estadunidense, em consequência de sua localização geográfica, situada entre os oceanos Glacial Ártico e Atlântico, o que ampliaria a influência dos Estados Unidos na passagem de navios que circulam pela região.

Além disso, a aquisição da Groenlândia conteria os avanços da China, que tem ampliado sua influência econômica nessas áreas por meio de financiamento de alguns projetos na Groenlândia; e da Rússia, que tem expandido suas atividades militares com o objetivo de obter o controle sobre a região. Comprando a Groenlândia, o atual governo dos Estados Unidos dificulta ou barra a crescente presença dessas potências rivais na região ártica.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Geopolítica dos oceanos - Desafio - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Leia o texto.

Sobrevoando o Oceano Ártico, a sensação era de estar diante de um espelho gigante, estilhaçado em milhões de pedacinhos. Em vez de vidro, placas de gelo quebradas, resquícios dos últimos dias de verão, refletiam de forma descontínua os raios de sol. Vistos do alto, de um helicóptero, os pedaços, já frágeis, ocupavam quilômetros de mar, mas, a cada minuto, ondas engoliam mais um trecho da cobertura branca. Diante dos nossos olhos a geleira que cerca o Polo Norte se desfazia, materializando números que, no dia 27 de agosto [2012], já haviam acionado o alarme sobre a situação. Este ano, foi registrado o recorde de derretimento da cobertura de gelo no oceano, desde que as medições começaram a ser feitas, em 1979.

www.ihu.unisinos.br/noticias/514247-artico-registra-recorde-de-degelo-e--aquece-disputa-internacional

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a região do Polo Norte, é correto afirmar que o crescente derretimento das geleiras árticas apresenta como uma de suas consequências geopolíticas



( a )

a tentativa de povos nativos da região, como os inuits (esquimós), de criar um Estado autônomo.

( b )

o retorno das divergências políticas entre os Estados Unidos e a Rússia, semelhante à época da Guerra Fria.

( c )

a disputa entre as potências econômicas sobre o petróleo e outros recursos naturais existentes na região.

( d )

a expressiva circulação de navios mercantes chineses na região, o que tem gerado protestos da Rússia e da Suécia.

( e )

a tentativa de criação de um Conselho de segurança do Ártico, composto pelo G8 mais a China e a Coreia do Sul.

Questão 01 - Química - Módulo 4 - Composição dos sistemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) No campo da metalurgia é crescente o interesse nos processos de recuperação de metais, pois é considerável a economia de energia entre os processos de produção e de reciclagem, além da redução significativa do lixo metálico. E este é o caso de uma microempresa de reciclagem, na qual se desejava desenvolver um método para separar os metais de uma sucata, composta de aproximadamente 63% de estanho e 37% de chumbo, usando aquecimento. Entretanto, não se obteve êxito nesse procedimento de separação. Para investigar o problema, foram comparadas as curvas de aquecimento para cada um dos metais isoladamente com aquela da mistura, todas obtidas sob as mesmas condições de trabalho.

Considerando as informações das figuras, é correto afirmar que a sucata é constituída por uma 



( a )

mistura eutética, pois funde a temperatura constante. 

( b )

mistura azeotrópica, pois funde a temperatura constante. 

( c )

substância pura, pois funde a temperatura constante. 

( d )

suspensão coloidal que se decompõe pelo aquecimento. 

( e )

substância contendo impurezas e com temperatura de ebulição constante.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Física A - BY NC 3.0BR

Pelo menos até 9 de maio de 2020 não havia nenhum resultado experimental controlado, que respeitasse os protocolos de organizações de saúde, que apresentasse dados que possibilitassem concluir que a hidroxicloroquina seja um remédio eficaz no combate da covid-19.

Logo, de acordo com a ciência pelo menos até a data citada, a afirmação de que hidroxicloroquina é um remédio eficaz no combate da covid-19 é uma: 



( a )

afirmação cientificamente comprovada. 

( b )

hipótese que para se tornar uma afirmação científica ainda deve ser verificada por meio de evidências experimentais. 

( c )

problematização porque é resultado de um questionamento. 

( d )

afirmação científica que não precisa ser comprovada.

Questão 01 - Língua Inglesa - Módulo 3 - Text Comprehension; Simple Present; Present Continuous; Simple Future; “going to” Future - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para as questão.

aware: ciente; consciente breed: classe; raça to seek out: buscar; procurar to pick(ed): escolher; selecionar on one's way out: desaparecendo deal: transação; negócio the most bang for their buck: o melhor custo benefício buck (USA): dólar to sign(ed) up for: inscrever to roll(ed) one’s eyes: revirar os olhos; achar que algo é bobo worthy: merecedor; digno de trend: tendência

Com base no texto anterior, assinale a alternativa correta na questão.

O pronome their (ℓ. 2) refere-se a:



( a )

sustainable travel.

( b )

travelers.

( c )

planet.

( d )

impact.

( e )

one-thousand-year-old travelers.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercício - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Na próxima aula, vamos estudar as estruturas que compõem o interior do planeta e a dinâmica de movimentos que geram fenômenos como tremores na sua superfície.

As forças da natureza sempre causaram espanto e curiosidade no ser humano. Leia o trecho a seguir, extraído do livro Cândido, do filósofo francês Voltaire (1694-1778). Nele, Voltaire descreve os horrores causados pelo grande terremoto que assolou Lisboa em 1755:

Mal haviam pisado na cidade, [o jovem Cândido e seu tutor, o Professor Pangloss] sentem a terra tremer sob seus pés; o mar levanta-se agitado no porto, e despedaça os navios ali ancorados. Turbilhões de chamas e de cinzas cobrem as ruas e as praças públicas; as casas desabam, os telhados são derrubados sobre os alicerces, e os alicerces se desfazem; trinta mil habitantes de todas as idades e sexos ficam esmagados sob as ruínas. “[…] — Qual será a razão suficiente deste fenômeno?, dizia Pangloss. — É o último dia do mundo!”, exclamava Cândido.

VOLTAIRE. Cândido. São Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 21.

As tragédias devidas a abalos sísmicos são comuns. Mas você sabe por que eles acontecem? Alguns povos antigos respondiam a essa pergunta baseando-se em preceitos religiosos; outros criaram lendas sobre o assunto, como ocorreu no Japão, arquipélago sujeito a terremotos. Seu povo acreditava que, sob as ilhas, vivia Namazu, um peixe gigante que provocava calamidades na superfície ao se movimentar.

Com o tempo, porém, surgiram explicações científicas para os tremores. Atualmente, sempre que eles ocorrem, os meios de comunicação recorrem a elas para divulgar a notícia.

• Você sabe dizer o que realmente provoca os terremotos? Justifique sua resposta. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - 

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão



( a )

política de apropriação efetiva do espaço. 

( b )

econômica de uso de recursos do espaço. 

( c )

privada de limitação sobre a utilização do espaço. 

( d )

natural de composição por elementos físicos do espaço. 

( e )

simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

Resposta:

e

O conceito de paisagem geográfica envolve a aparência do espaço. Caracteriza-se pelos elementos que podem ser visualizados, tanto naturais como de origem antrópica. Além da dimensão concreta, os elementos da paisagem carregam uma dimensão simbólica e cultural, uma vez que a percepção da paisagem é individual e carregada de elementos subjetivos. Duas pessoas que visualizam a mesma paisagem possivelmente não vão descrevê-la da mesma maneira.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Divulgando seus produtos na mídia, uma marca de automóveis utilitários compactos apregoa que o modelo X, movido a etanol, pode acelerar de 0 km/h a 100 km/h em 7,9 s.

Nessas condições, a aceleração escalar média desse modelo de veículo é aproximadamente:

Nota: É permitido o uso de calculadora.



( a )

12,7 m/s2 

( b )

12,7 km/h2 

( c )

12,7  

( d )

5,7 km/h2 ​

Resposta:

Professor: a finalidade deste exercício, além da aplicação do conceito, é operacionalizar uma unidade não usual de aceleração, mas bastante prática para o entendimento do conceito.

Isso significa que, em média, a velocidade do automóvel aumenta 12,7 km/h a cada segundo.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 1 - Conceitos iniciais de Cinemática - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Suponha que, a partir de uma nave muito distante, você conseguisse observar a translação da Terra ao redor do Sol.

Considere ainda que, nessa observação, para você, a Terra executasse um movimento circular e uniforme e no sentido anti- -horário. Nessas condições, o vetor velocidade associado à Terra, ao longo da trajetória, teria a seguinte característica: 



( a )

Direção constante. 

( b )

Sentido horário. 

( c )

Intensidade constante. 

( d )

Direção, sentido e intensidade constantes. 

( e )

Intensidade negativa.

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 2 - Velocidade escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

No Brasil, a quantidade de mortes decorrentes de acidentes por excesso de velocidade já é tratada como uma epidemia. Uma forma de profilaxia é a instalação de aparelhos que medem a velocidade dos automóveis e registram, por meio de fotografias, os veículos que trafegam acima do limite de velocidade permitido. O princípio de funcionamento desses aparelhos consiste na instalação de dois sensores no solo, de forma a registrar os instantes em que o veículo passa e, em caso de excesso de velocidade, fotografar o veículo quando ele passar sobre uma marca no solo, após o segundo sensor.

Considere que o dispositivo representado na figura esteja instalado em uma via com velocidade máxima permitida de 60 km/h.

No caso de um automóvel que trafega na velocidade máxima permitida, o tempo, em milissegundos, medido pelo dispositivo, é 



( a )

8,3 

( b )

12,5 

( c )

30,0 

( d )

45,0 

( e )

75,0

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Sistemas de localização geográfica - Desafio - BY NC 3.0BR

(IFCE)

O Sistema de Posicionamento Global (SIG) utiliza um conjunto de satélites na órbita da Terra que permite a orientação e a navegação terrestre, aquática e aérea. Existe o segmento espacial, composto por aproximadamente 24 satélites ativos, além do segmento terrestre, composto por antenas e aparelhos de recepção móveis ou acoplados a veículos, a exemplo dos drones que, por GPS (Global Positioning System, em inglês, ou Sistema de Posicionamento Global), fazem o trajeto de reconhecimento de áreas, registros de imagens e viabilizam o desenvolvimento de projetos ambientais e de planejamento. Não são informações possíveis de serem obtidas por meio do GPS:



( a )

altitude do relevo e hora precisa.

( b )

coordenadas geográficas (latitude e longitude). 

( c )

rastreamento de veículos, principalmente de cargas. 

( d )

definição do Horário de Verão e sua hora precisa de início. 

( e )

rotas para veículos no trânsito urbano e em viagens, sendo necessário estar acoplado a mapas em algum SIG.

Resposta:

d

A alternativa d está incorreta, pois o GPS não determina o horário de verão, sendo responsabilidade dos governos dos países que utilizam esse sistema decidir se o horário de verão será aplicado.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Língua Inglesa - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Examine o cartum de Steinberg, publicado em seu Instagram em 06.04.2019.

Para o cartunista, a diferença entre estar ou não estar de dieta limita-se a um sentimento de 



( a )

culpa. 

( b )

euforia. 

( c )

tristeza. 

( d )

vazio. 

( e )

satisfação.

Questão 01 - Química - Setor A - Módulo 6 - Ligação covalente - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1953, o pesquisador Stanley Miller elaborou um experimento para simular as condições atmosféricas que seriam possivelmente encontradas na atmosfera primitiva da Terra. A imagem a seguir traz uma representação do experimento mencionado:

Como representado na figura, a análise experimental de dados provenientes de estudos geológicos indicam que a atmosfera da Terra seria formada por substâncias gasosas simples, que, em teoria, já conteriam os átomos dos elementos químicos encontrados nas mais diversas formas de vida atualmente.

Com base no esquema indicado, preencha o quadro a seguir com as seguintes informações das substâncias indicadas na imagem:

Resposta:

Questão 01 - Química - Setor B - Módulo 3 - Separação de misturas de sistemas heterogêneos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica

Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na água que estava sendo fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado. O hábito de tomar chá foi introduzido na Inglaterra pela portuguesa Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, que se casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662.

(Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/chas.html)

A preparação do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo químico de separação de substâncias. Ao ser colocado um saquinho de chá em uma xícara com água quente, ocorre o processo de:



( a )

extração e dissolução de substâncias.

( b )

extração e destilação de substâncias.

( c )

destilação e sublimação de substâncias.

( d )

filtração e cristalização de substâncias.

( e )

cristalização e filtração de substâncias.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Formação e expansão do território brasileiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPB)

O espaço geográfico ibero-americano foi constituído a partir do processo de colonização implantado no Novo Mundo por Espanha e Portugal, entre os séculos XV e XVI. Esse espaço foi, inicialmente, regulamentado por uma Bula Papal, que instituiu o Tratado de Tordesilhas, conforme o mapa ao lado. No caso específico do Brasil, o curso da história provocou nova organização desse espaço, resultando em uma dimensão territorial diferente da delimitação proposta originalmente.

Com base no exposto, no mapa e na literatura sobre o tema, é correto afirmar:



( a )

O território brasileiro mais do que dobrou o seu tamanho original ao longo de sua história. Esse ganho de terras, antes pertencentes à Espanha, deu-se a oeste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas. 

( b )

As terras situadas a leste da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas, pertencentes à Coroa espanhola, foram incorporadas legalmente ao território colonial lusitano no período da fusão dessas Coroas, sob a hegemonia da primeira. 

( c )

A conquista das terras espanholas por Portugal, localizadas na parte oriental da linha do Tratado de Tordesilhas, foi oficializada pelo Tratado de Madri em 1750.

( d )

A divisão das terras coloniais, definida pelo Tratado de Tordesilhas, nunca foi respeitada, tendo em vista ter como marco divisor uma linha imaginária. 

( e )

As terras espanholas, localizadas a leste da linha do Tratado de Tordesilhas, foram conquistadas pelos bandeirantes, a serviço de Portugal, multiplicando o domínio colonial lusitano.

Resposta:

As entradas e bandeiras, a pecuária, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento de lavouras são alguns dos fatores históricos que determinaram a expansão geoeconômica do território nacional. A expansão da economia foi acompanhada pela expansão do território da América portuguesa.

Questão 01 - Biologia - Módulo 1 - O método científico e a origem da vida - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto



( a )

testar outras variantes do resultado previsto.

( b )

confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.

( c )

desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.

( d )

servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.

( e )

testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência.

Questão 01 - Química - Módulo 4 - Composição dos sistemas - Desafio - BY NC 3.0BR

(UFJF-MG) A solda macia (ou solda branca) é uma solda comum à base de uma liga de estanho e chumbo em variadas proporções. Na eletroeletrônica, as soldas são mais usadas em forma de fios, com a liga estanho/chumbo de proporção 60/40, a qual possui ponto de fusão igual a 183 °C. Analisando o gráfico abaixo, que mostra o comportamento térmico dessa solda, assinale a afirmativa CORRETA:



( a )

A solda é constituída por substâncias com impurezas e com temperatura de ebulição constante. 

( b )

O fenômeno que ocorre na região B é a solidificação, e há três fases em equilíbrio.

( c )

A solda é constituída por uma mistura eutética, pois funde em temperatura constante. 

( d )

A solda é constituída por uma mistura azeotrópica, pois funde em temperatura constante. 

( e )

Na região D da curva, coexistem as fases líquida e gasosa, e a temperatura permanece constante.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia+ - BY NC 3.0BR

(IFBA) O Sistema de Posicionamento Global (Global Position System, em inglês) ou GPS, que até alguns anos atrás era uma tecnologia desconhecida por grande parte da população e utilizada quase que exclusivamente para fins militares e científicos, tornou-se objeto comum no dia a dia de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

A imagem que segue sintetiza o funcionamento dessa geotecnologia:

As afirmações abaixo são sobre o GPS e outras geotecnologias, cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Identifique quais delas são verdadeiras:

I. A disseminação dessas novas tecnologias reafirma o poder estratégico do conhecimento geográfico para pessoas, empresas e nações.

II. Atualmente, é possível encontrar programas e aplicativos gratuitos na internet que possibilitam localizar e mapear objetos em diversas regiões do planeta e interagir com mapas.

III. O conhecimento sobre as geotecnologias e as condições técnicas necessárias para acessá-las tornou-se universal com o processo de globalização da economia nos últimos anos.

IV. O cruzamento de informações enviadas por satélites artificiais possibilita a localização de objetos na superfície terrestre com precisão a partir do conceito de coordenadas geográficas.

Estão corretas as alternativas:



( a )

I, III e IV.

( b )

II e IV.

( c )

II, III e IV.

( d )

I, II e IV.

( e )

I e IV.

Resposta:

A afirmativa III está incorreta, pois o acesso a informações sobre geolocalização, apesar de estar disponível no mundo todo, ainda depende de receptores e aparelhos com essas tecnologias, o que pode inviabilizar a sua utilização em regiões com baixo desenvolvimento socioeconômico.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Física B - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) O limite máximo de velocidade para veículos leves na pista expressa da Av. das Nações Unidas, em São Paulo, foi recentemente ampliado de 70 km/h para 90 km/h. O trecho dessa avenida conhecido como Marginal Pinheiros possui extensão de 22,5 km. Comparando os limites antigo e novo de velocidades, a redução máxima de tempo que um motorista de veículo leve poderá conseguir ao percorrer toda a extensão da Marginal Pinheiros pela pista expressa, nas velocidades máximas permitidas, será de, aproximadamente, 



( a )

1 minuto e 7 segundos. 

( b )

4 minutos e 33 segundos. 

( c )

3 minutos e 45 segundos. 

( d )

3 minutos e 33 segundos. 

( e )

4 minutos e 17 segundos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Cartografia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:



( a )

E e G. 

( b )

H e A. 

( c )

I e E. 

( d )

B e I.

( e )

E e F.

Resposta:

c

É mais adequado para fins comerciais que os parques industriais fiquem relativamente próximo a áreas urbanas e estradas; além disso, sua localização será mais eficiente em terrenos mais aplainados (I: terreno mais baixo e, originalmente, sem cobertura vegetal, próximo à rodovia e relativamente distante da cidade). Torres de transmissão de recepção, em decorrência de suas funções, devem ficar nas localidades com maior altitude em relação à região em que prestarão o serviço (E: ponto culminante do território apontado, com mais de 40 metros de altitude).

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Atualmente as Bolsas de Valores no mundo estão conectadas, permitindo que o mercado financeiro mundial funcione 24 horas por dia. As Bolsas de Valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as Bolsas de Nova York (73° W), Londres (0°), Pequim (116° E) e São Paulo (46° W). Isso é resultado dos diferentes fusos horários existentes no planeta.

Considerando que as Bolsas de Valores começam a funcionar às 9 horas da manhã e que investidores que moram em Nova York, Londres e Pequim queiram aplicar recursos financeiros na Bolsa de São Paulo, pode-se afirmar que os Aula 11 horários em que eles devem consultar a abertura das atividades estão corretos na alternativa:



( a )

Nova York (6 horas), Londres (11 horas) e Pequim (19 horas). 

( b )

Nova York (7 horas), Londres (12 horas) e Pequim (20 horas). 

( c )

Nova York (8 horas), Londres (13 horas) e Pequim (21 horas). 

( d )

Nova York (9 horas), Londres (14 horas) e Pequim (22 horas). 

( e )

Nova York (10 horas), Londres (15 horas) e Pequim (23 horas).

Resposta:

b

Sabendo que fusos horários são variações horárias resultantes do movimento de rotação da Terra, sendo contados ao longo das longitudes, com alterações horárias de 15° em 15°, deslocamentos para leste, no sentido da rotação, aumentam a hora. Para oeste, diminuem a hora.

Sabendo que em São Paulo, 2o fuso brasileiro, são 9 horas, em Pequim, onze fusos (horas) a leste (9 + 11 = 20), serão 20 horas; em Londres, três fusos (horas) a leste (9 + 3 = 12), serão 12 horas; em Nova York, dois fusos (horas) a oeste (9 - 2 = 7), serão 7 horas.

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) - Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.



( a )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 18h00 22h00

 

( b )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00
( c )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 23h00 18h00
( d )
São Paulo Tóquio Mumbai 9h00 22h00 19h00
( e )
São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 19h00 22h00

Resposta:

b)

São Paulo Tóquio Mumbai 10h00 22h00 18h00

Questão 01 - Física - Setor B - Módulo 4 - O estudo do movimento uniforme - Exercícios - Prepare-se - BY NC 3.0BR

Nas próximas aulas, vamos desenvolver o conceito de aceleração vetorial. É recomendável que você assista ao vídeo “Aceleração vetorial”, procurando refletir sobre o seguinte questionamento:

Quando um corpo está sujeito a uma aceleração vetorial?

Questão 01 - Física - Setor A - Módulo 4 - As tendências naturais de movimento dos corpos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso (), de resistência do ar horizontal () e tração (), exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero.

Sabendo que o ângulo entre o cabo e a vertical vale θ, que sen θ = 0,6, cos θ = 0,8 e g = 10 m/s2, a intensidade da força de resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N, 



( a )

500 

( b )

1 250 

( c )

1 500 

( d )

1 750 

( e )

2 000

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Sistemas de localização geográfica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEFS-BA)

Uma empresa anunciou que a partir de 2018 celulares deverão ter um GPS (Sistema de Posicionamento Global) com precisão de até 30 centímetros. Essa situação vai ser benéfica principalmente para quando estamos sendo guiados em ruas que ficam lado a lado, caso de grandes avenidas em que existe uma pista local, uma expressa e uma central. Os GPS atuais raramente acertam em qual das três você está.

(https://tecnologia.uol.com.br, 08.10.2017. Adaptado.)

O funcionamento do GPS é possível devido ao emprego de



( a )

sensores de aerofotogrametria. 

( b )

satélites naturais de precisão. 

( c )

radares de sensoriamento remoto. 

( d )

satélites globais de localização. 

( e )

sensores de energia eletromagnética.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Fases da Lua - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Ceeteps-SP)

Durante o ciclo lunar de aproximadamente quatro semanas, observa-se uma mudança no diâmetro da Lua, quando a vemos de um mesmo local da superfície da Terra e sob a mesma altura no céu, relativamente ao horizonte.

A imagem apresenta uma montagem que permite a comparação desses diferentes tamanhos no decorrer de um ciclo completo.

Admitindo que:

• a metade esquerda da imagem corresponde ao maior diâmetro observável da Lua; e

• a metade direita da imagem corresponde ao menor diâmetro observável da Lua.

Podemos dizer que a parte esquerda e a parte direita da imagem correspondem, nesta ordem, ao momento em que a Lua se encontra em seu



( a )

apogeu e perigeu. 

( b )

afélio e periélio. 

( c )

periélio e afélio.

( d )

perigeu e afélio. 

( e )

perigeu e apogeu.

Resposta:

O perigeu corresponde ao período em que a Lua está mais próxima à Terra e, por isso, aparenta ser maior do que em outros dias. Já o apogeu é o ponto em que a Lua está mais afastada da Terra; desse modo, aparece menor no céu

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Literatura e Arte - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Relacione as imagens às manifestações artísticas a seguir.

(A) Representa a natureza e o cotidiano, bem como a visão do homem na captação de formas simples.

(B) Ocupa espaços públicos, por meio de intervenções e performances artísticas, estabelecendo a relação entre arte e cidade.

(C) Utiliza a pintura para causar efeitos ilusórios por meio da perspectiva arquitetônica das cenas.

(D) Expressa o poder, respeitando as convenções, como a frontalidade e a indicação do lugar das personagens na composição.

Assinale a alternativa que contém a associação correta. 



( a )

I-B, II-D, III-A, IV-C. 

( b )

I-C, II-A, III-D, IV-B. 

( c )

I-C, II-B, III-A, IV-D. 

( d )

I-D, II-A, III-C, IV-B. 

( e )

I-D, II-C, III-A, IV-B.

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