Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - A figura abaixo mostra alguns dos integrantes do ciclo do carbono e suas relações.

a) Complete a figura acima, indicando com setas os sentidos das linhas numeradas, de modo a representar a transferência de carbono entre os integrantes do ciclo.

b) Indique o(s) número(s) da(s) linha(s) cuja(s) seta(s) representa(m) a transferência de carbono na forma de molécula orgânica.

Resposta:

a)

b) Os números serão: 6, 7, 8, 9 e 10

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?



( a )

Fitoplâncton. 

( b )

Zooplâncton. 

( c )

Moluscos. 

( d )

Crustáceos. 

( e )

Peixes.

Resposta:

a) Fitoplâncton.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida no seu território e o dever de conservá-la, utilizando-se dela de forma sustentável.

A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a 



( a )

extinção de várias espécies ter ocorrido em larga escala. 

( b )

alta biodiversidade no país impedir a sua conservação. 

( c )

utilização de espécies nativas de forma sustentável ser utópica. 

( d )

grande extensão de nosso território dificultar a sua fiscalização. 

( e )

classificação taxonômica de novas espécies ocorrer de forma lenta.

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação na figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é



( a )

2,3.

( b )

3,5.

( c )

4,7.

( d )

5,3.

( e )

10,5.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Geografia+ - BY NC 3.0BR

(IFBA) O Sistema de Posicionamento Global (Global Position System, em inglês) ou GPS, que até alguns anos atrás era uma tecnologia desconhecida por grande parte da população e utilizada quase que exclusivamente para fins militares e científicos, tornou-se objeto comum no dia a dia de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

A imagem que segue sintetiza o funcionamento dessa geotecnologia:

As afirmações abaixo são sobre o GPS e outras geotecnologias, cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Identifique quais delas são verdadeiras:

I. A disseminação dessas novas tecnologias reafirma o poder estratégico do conhecimento geográfico para pessoas, empresas e nações.

II. Atualmente, é possível encontrar programas e aplicativos gratuitos na internet que possibilitam localizar e mapear objetos em diversas regiões do planeta e interagir com mapas.

III. O conhecimento sobre as geotecnologias e as condições técnicas necessárias para acessá-las tornou-se universal com o processo de globalização da economia nos últimos anos.

IV. O cruzamento de informações enviadas por satélites artificiais possibilita a localização de objetos na superfície terrestre com precisão a partir do conceito de coordenadas geográficas.

Estão corretas as alternativas:



( a )

I, III e IV.

( b )

II e IV.

( c )

II, III e IV.

( d )

I, II e IV.

( e )

I e IV.

Resposta:

A afirmativa III está incorreta, pois o acesso a informações sobre geolocalização, apesar de estar disponível no mundo todo, ainda depende de receptores e aparelhos com essas tecnologias, o que pode inviabilizar a sua utilização em regiões com baixo desenvolvimento socioeconômico.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 3 - Progressão textual: a coerência - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(FGV)

Leia o texto e, em seguida, atenda ao que se pede.

Espigas cheias ou chochas

Este é o momento de cair na real. Não há muita saída para o drama da hora, senão consertar o que está quebrado.

A economia vive de ciclos, curtos e longos. Disso já se sabia desde José do Egito, filho de Jacó, que avisou o faraó de que sete anos de vacas magras e de espigas chochas sucederiam a sete anos de vacas gordas e espigas cheias.

Para enfrentar caprichos do setor produtivo desse tipo é que a humanidade aprendeu a fazer estoques, a empilhar reservas e criar fundos de segurança, também desde José do Egito ou desde o escravo grego Esopo, o autor da fábula da cigarra e da formiga.

Um dos grandes problemas da economia brasileira é o de que enfrenta agora brutal crise fiscal sem que administradores previdentes tenham previsto a tragédia nem se preparado para enfrentá-la.

MING, Celso. Disponível em: . 04/05/2016. 

a) Tendo em vista o assunto desenvolvido no texto, o que existe de comum entre a fábula de Esopo e a história bíblica de José do Egito?

b) Entendido em seu sentido literal, o trecho “sem que administradores previdentes tenham previsto” contém uma incoerência. O emprego de aspas em uma das palavras desse trecho, conferindo a ela um sentido especial, eliminaria a incoerência? Justifique.

Resposta:

a) Na fábula de Esopo e na história bíblica de José, aborda-se a necessidade de reconhecer a alternância entre ciclos de fartura e momentos de privação, especialmente para adotar precauções antes de chegar à escassez.

b) Sim. O termo “previdentes” poderia ser colocado entre aspas, destacando-se assim seu sentido irônico. Desse modo, o enunciador não estaria efetivamente afirmando que tais administradores foram previdentes; portanto, não haveria incoerência em afirmar que eles não haviam previsto a crise.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 13 - Velocidade vetorial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc – Adaptada) Um corredor, partindo do ponto A indicado na figura, percorre, em 40 s, no sentido anti -horário, a metade de uma pista circular de raio igual a 100 m, mantendo a velocidade escalar constante.

Adotando-se π = 3, a velocidade vetorial do corredor no instante em que passa pelo ponto B apresenta as seguintes características: 



( a )

Intensidade 5 m/s, direção da reta AC e sentido de A para C. 

( b )

Intensidade 5 m/s, direção da reta BD e sentido de D para B. 

( c )

Intensidade 7,5 m/s, direção da reta BD e sentido de D para B. 

( d )

Intensidade 7,5 m/s, direção da reta AC e sentido de A para C. 

( e )

Nula.

Resposta:

Como o corredor percorre metade da pista em 40 s:

ΔS = π · (raio da pista) = 3 · 100 ΔS = 300 m

Δt = 40 s

Lembrando as características da velocidade vetorial:

Direção: tangente à trajetória. Ao passar por B é paralela à reta AC.

Sentido do movimento: de A para C, ver figura acima.

Questão 01 - Física - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equações e gráficos do movimento uniformemente variado (MUV) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A Agência Espacial Brasileira está desenvolvendo um veículo lançador de satélites (VLS) com a finalidade de colocar satélites em órbita ao redor da Terra. A agência pretende lançar o VLS em 2016, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

a) Considere que, durante um lançamento, o VLS percorre uma distância de 1 200 km em 800 s. Qual é a velocidade média do VLS nesse trecho?

b) Suponha que no primeiro estágio do lançamento o VLS suba a partir do repouso com aceleração resultante constante de módulo aR. Considerando que o primeiro estágio dura 80 s, e que o VLS percorre uma distância de 32 km, calcule aR.

Resposta:

a) Utilizando a definição de velocidade escalar média:

A definição de velocidade escalar média pode ser aplicada a qualquer tipo de movimento. No entanto, velocidade escalar média e instantânea só são iguais no movimento uniforme.

b) Como o enunciado diz que a partir do repouso a aceleração resultante é constante, podemos afirmar que o corpo executa um MUV. Assim:

Justifique que o erro se encontra no fato de que V' é a velocidade escalar instantânea e 400 m/s é a velocidade escalar média. Lembre ao aluno que a velocidade escalar instantânea e a média são iguais apenas se os movimentos forem uniformes.

Questão 01 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Nas figuras I e II, estão representados dois sólidos cristalinos, sem defeitos, que exibem dois tipos diferentes de ligação química:

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que 



( a )

a Figura II corresponde a um sólido condutor de eletricidade. 

( b )

a Figura I corresponde a um sólido condutor de eletricidade. 

( c )

a Figura I corresponde a um material que, no estado líquido, é um isolante elétrico. 

( d )

a Figura II corresponde a um material que, no estado líquido, é um isolante elétrico. 

( e )

a Figura I corresponde a um sólido molecular e a II a um sólido metálico, sendo que os dois são condutores de eletricidade.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)



( a )

eutrofização

( b )

proliferação de algas.

( c )

inibição da fotossíntese.

( d )

fotodegradação da matéria orgânica. 

( e )

aumento da quantidade de gases dissolvidos.

Questão 01 - Física - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A partir do repouso, um carro inicia um movimento com aceleração constante. Após certo intervalo de tempo, a aceleração começa a reduzir até ficar nula. Decorrido novo intervalo de tempo, o corpo começa a subir uma rampa, o que faz sua velocidade diminuir, mas com aceleração constante. Essa nova aceleração, em módulo, é menor do que o módulo da aceleração de quando ele iniciou o movimento. O gráfico que melhor representa o movimento descrito é:



( a )

( b )

 

( c )

 

( d )

( e )

  

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(Mack-SP) Um raio de luz que se propaga num meio A atinge a superfície que separa esse meio de outro, B, e sofre reflexão total. Podemos afirmar que: 



( a )

A é mais refringente que B, e o ângulo de incidência é menor que o ângulo limite. 

( b )

A é mais refringente que B, e o ângulo de incidência é maior que o ângulo limite. 

( c )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é maior que o ângulo limite. 

( d )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é menor que o ângulo limite. 

( e )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é igual ao ângulo limite.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 13 a 15 - Apreensão e compreensão de sentidos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto I

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. [...]

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. No meio do caminho. In: Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.

Texto II

As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a nova pedra a acompanha em surdina... [...]

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Contos sem propósito. Jornal do Brasil, 17 jul. 1979. Caderno B.

Em diversas regiões do país, as roupas são lavadas coletivamente nos rios.​

(Enem) Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra pedra, por meio da qual se observa: 



( a )

o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra pedra

( b )

a identidade de significação, já que, nos dois textos, pedra significa empecilho. 

( c )

a personificação de pedra que, em ambos os textos, adquire características animadas. 

( d )

o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de pedra como matéria mineral sólida e dura. 

( e )

a utilização, no segundo texto, do significado de pedra como dificuldade materializada por um objeto.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP — Adaptada)

Texto I

A ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política, pois esta determina quais são as demais ciências que devem ser estudadas na pólis. Nessa medida, a ciência política inclui a finalidade das demais, e, então, essa finalidade deve ser o bem do homem.

Aristóteles. Adaptado.

Texto II

O termo “idiota” aparece em comentários indignados, cada vez mais frequentes no Brasil, como “política é coisa de idiota”. O que podemos constatar é que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a palavra idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. Talvez devêssemos retomar esse conceito de idiota como aquele que vive fechado dentro de si e só se interessa pela vida no âmbito pessoal. Sua expressão generalizada é: “Não me meto em política”.

CORTELLA, M. S. e RIBEIRO, R. J. Política – para não ser idiota. Adaptado.

Filhos da Época

Somos filhos da época e a época é política. Todas as tuas, nossas, vossas coisas diurnas e noturnas, são coisas políticas. Querendo ou não querendo, teus genes têm um passado político, tua pele, um matiz político, teus olhos, um aspecto político. O que você diz tem ressonância, o que silencia tem um eco de um jeito ou de outro político. [...]

SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas.

Texto IV

As instituições políticas vigentes (por exemplo, partidos políticos, parlamentos, governos) vivem hoje um processo de abandono ou diminuição do seu papel de criadoras de agenda de questões e opções relevantes e, também, do seu papel de propositoras de doutrinas. O que não significa que se amplia a liberdade de opção individual. Significa apenas que essas funções estão sendo decididamente transferidas das instituições políticas (isto é, eleitas e, em princípio, controladas) para forças essencialmente não políticas – primordialmente as do mercado financeiro e do consumo. A agenda de opções mais importantes dificilmente pode ser construída politicamente nas atuais condições. Assim, esvaziada, a política perde interesse.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Adaptado.

Os textos aqui reproduzidos falam de política, seja para enfatizar sua necessidade, seja para indicar suas limitações e impasses no mundo atual. Reflita sobre esses textos e faça os exercícios a seguir.

Imagine um amigo dizendo a você que “política é coisa de idiota, por isso não me meto em política”. Escreva uma resposta a ele em no máximo 10 linhas, opinando a respeito dessa declaração.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Texto I

Como você interpreta a charge? Quais os elementos concretos que apontam para essa interpretação?

Resposta:

Ao contrário do que deveria ser, o Estado brasileiro comporta-se como um verdadeiro opressor diante de seus cidadãos, em especial faltando com os cuidados com a infância no Brasil. De um lado do muro, protegido e armado, vê-se o Estado; do outro, uma favela e em seu terreno uma criança, sem camisa, negra, com uma bola debaixo do braço.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPB) - Em busca de uma sustentabilidade do planeta, procuram-se diferentes fontes de energia alternativas mais eficientes e menos poluentes, a exemplo da produção do etanol a partir da cana-de-açúcar. Essa produção de combustível está ligada diretamente a um dos ciclos biogeoquímicos, ilustrado na figura a seguir:

Com base nessa figura, julgue os itens a seguir:

( ) O ciclo representado é o do oxigênio. ( ) A letra C representa os decompositores. ( ) A transpiração está representada na etapa 4. ( ) A respiração está representada nas etapas 2 e 3. ( ) O acúmulo do carboidrato utilizado na produção de etanol está relacionado à etapa 1. 

Resposta:

F – V – F – V – V.

Questão 01 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Unifesp-SP) A tabela indica o quadro de medalhas dos seis países primeiros colocados nos jogos Pan-Americanos realizados na cidade de Lima, que terminaram em agosto de 2019. Essa edição marcou a conquista do maior número de medalhas pelo Brasil, desde sua primeira participação nos jogos.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 23 set. 2020 (adaptado).

a) Admita um novo critério para a classificação dos países no quadro de medalhas, em que a medalha de bronze vale 1 ponto, a de prata vale 2 pontos e a de ouro vale 3 pontos, ordenando-se os países pelo total de pontos obtidos com suas medalhas. Por esse novo critério, Argentina, Brasil, Cuba e EUA passam a totalizar 200, 326, 191 e 621 pontos, respectivamente. Calcule a pontuação do México e do Canadá pelo novo critério, e compare a classificação desses seis países no critério atual com o novo critério.

b) Sabe-se que os jogos Pan-Americanos acontecem de quatro em quatro anos e que na edição do Rio de Janeiro, em 2007 o Brasil conquistou 157 medalhas. Considerando-se o total de medalhas conquistadas pelo Brasil nas últimas cinco edições desses jogos, que aconteceram no século XXI, a mediana e a moda são, ambas, iguais a 141, e a média é igual a 146,6. Determine a sequência crescente do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nessas cinco edições dos jogos e calcule o desvio padrão entre o maior (em Lima) e o menor (em Santo Domingo) número de medalhas conquistadas.

Resposta:

a) México: 246; Canadá: 286. Pelo novo critério, Canadá e México trocam de posição, assim como Argentina e Cuba. Estados Unidos e Brasil permanecem na mesma posição.

b) Brasil: 123 medalhas em Santo Domingo. A sequência é: 123, 141, 141, 157, 171 medalhas. Desvio padrão = 24

Questão 01 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM A inclinação de uma rampa é calculada da seguinte maneira: para cada metro medido na horizontal, mede-se x centímetros na vertical. Diz-se, nesse caso, que a rampa tem inclinação de x%, como no exemplo da figura:

A figura apresenta um projeto de uma rampa de acesso a uma garagem residencial cuja base, situada 2 metros abaixo do nível da rua, tem 8 metros de comprimento.

Depois de projetada a rampa, o responsável pela obra foi informado de que as normas técnicas do município onde ela está localizada exigem que a inclinação máxima de uma rampa de acesso a uma garagem residencial seja de 20%. Se a rampa projetada tiver inclinação superior a 20%, o nível da garagem deverá ser alterado para diminuir o percentual de inclinação, mantendo o comprimento da base da rampa.

Para atender às normas técnicas do município, o nível da garagem deverá ser



( a )

elevado em 40 cm.

( b )

elevado em 50 cm.

( c )

mantido no mesmo nível.

( d )

rebaixado em 40 cm.

( e )

rebaixado em 50 cm.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe as imagens a seguir.

Os organismos pluricelulares têm grande quantidade de água no corpo. Apresente duas razões para justificar o alto teor de água nas células.

Resposta:

A água atua como solvente universal, permitindo a existência das células, que são constituídas a partir da mistura de substâncias químicas orgânicas no meio aquoso. A água é o principal meio de transporte de substâncias dentro e fora da célula e é fundamental para o equilíbrio térmico, por variar lentamente de temperatura.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 2 - Progressão textual: a coesão - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A maçã da consciência de si. — O labrador dourado saltando com a criança na grama; o balé acrobático do sagui; a liberdade alada da arara-azul cortando o céu sem nuvens — quem nunca sentiu inveja dos animais que não sabem para que vivem nem sabem que não o sabem? Inveja dos seres que não sentem continuamente a falta do que não existe; que não se exaurem e gemem sobre a sua condição; que não se deitam insones e choram pelos seus desacertos; que não se perdem nos labirintos da culpa e do desejo; que não castigam seus corpos nem negam os seus desejos; que não matam os seus semelhantes movidos por miragens; que não se deixam enlouquecer pela mania de possuir coisas? O ônus da vida consciente de si desperta no animal humano a nostalgia do simples existir: o desejo intermitente de retornar a uma condição anterior à conquista da consciência. — A empresa, contudo, padece de uma contradição fatal. A intenção de se livrar da autoconsciência visando a completa imersão no fluxo espontâneo e irrefletido da vida pressupõe uma aguda consciência de si por parte de quem a alimenta. Ela é como o fruto tardio sonhando em retornar à semente da qual veio ao galho. [...] O desejo de saltar para aquém do cárcere do pensar se pode compreender — e até cultivar — em certa medida, mas o lado de fora não há. A consciência é irreparável; dela, como do tempo, ninguém torna atrás ou se desfaz. Desmorder a maçã não existe como opção.

GIANNETTI, Eduardo. Trópicos utópicos, 2016.

a) No contexto do ensaio, o que significa “desmorder a maçã”?

b) Quais são os referentes dos três pronomes sublinhados no ensaio?

Resposta:

a) No ensaio, a expressão faz referência a uma hipotética perda da consciência humana. Em seu texto, Eduardo Giannetti contrasta a condição de espécies animais que “não sabem para que vivem nem sabem que não o sabem” e a realidade dos seres humanos, cheios de questionamentos, desejos e aflições. Remetendo ao mito de Adão e Eva, em que as figuras bíblicas perdem a inocência após provarem o fruto da árvore do bem e do mal, o autor afirma ser impossível abdicar desse estado de consciência, já que não se pode “desmorder a maçã”.

b) Em “nem sabem que não o sabem”, o pronome destacado se refere à oração “para que vivem”. Já o pronome destacado em “que não se exaurem” é reflexivo e tem como referente o substantivo “seres” (retomado também pelo pronome relativo “que”). Por fim, em “quem a alimenta”, o anafórico em questão retoma “A intenção de se livrar da autoconsciência”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto

[...]

Se hoje a violência contra crianças nos parece particularmente hedionda, convém lembrar que essa é uma atitude recente. Durante séculos, ela foi aceita como legítima, quer no interesse da própria criança (castigos físicos como parte da educação do caráter, por exemplo), quer no dos pais (abandono de filhos ilegítimos na “roda dos enjeitados”) ou da sociedade (infanticídio eugênico em Esparta, assim como em certas tribos indígenas e africanas).

[…]

O princípio que justificava tais práticas era bem expresso na Lei das Doze Tábuas: “O pai tem direito de vida e morte sobre seus filhos, assim como de os vender” (tábua 5,2).

A mesma regra vale em inúmeras sociedades antigas e mesmo atuais: como prova da sua fé, Jeová exige de Abraão que sacrifique Isaac; como não há alimento para todos os membros da família, João e Maria são enviados para morrer na floresta; Édipo é abandonado no monte Citerão devido à profecia segundo a qual mataria seu pai; repetindo o faraó, Herodes manda matar os meninos judeus para evitar que um deles se torne o salvador do povo; bebês do sexo feminino são assassinadas na China porque o único filho permitido pela lei deve ser menino – os exemplos encheriam toda esta página.

Foi com a ideia cristã de um Deus menino que começaram a surgir práticas mais respeitosas para com as crianças, como a educação dos abandonados nos mosteiros medievais. Mas a categoria psicológica e sociológica da infância é recente: data do século 18 (Rousseau). […]

MEZAN, Renato. Atenção dada à criança como ser íntegro dos pontos de vista sociológico e psicológico teve seu início no século 18, com Rousseau. Folha de S.Paulo, 13 abr. 2008. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1304200809.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.

Considerando as diversas culturas e suas diferentes visões de mundo a respeito do valor da infância, assinale a alternativa que contenha uma afirmação equivocada.



( a )

O texto estabelece um contraponto entre visões de mundo atuais e antigas a respeito da infância, de proteção e violência, respectivamente. 

( b )

O autor concorda com o conteúdo de uma das Leis das Doze Tábuas transcrita em seu texto, uma vez que o qualifica como “bem expresso”. 

( c )

O texto cita variadas histórias em que crianças são condenadas à morte para ilustrar que a violência contra elas é histórica.

( d )

Ao mencionar a “ideia cristã de um Deus menino”, o texto faz referência indireta ao texto bíblico sobre o nascimento de Cristo. 

( e )

O texto apresenta a tese do recente estatuto psicológico e sociológico da infância ancorada em um pensador francês do século XVIII.

Resposta:

O exercício foi elaborado para iniciar, de forma bastante ampla, a discussão sobre o diálogo entre textos. Escolhemos esse artigo para apresentar o confronto de ideias e pensadores de tempos diferentes e a citação de textos clássicos, de forma indireta (como no segundo parágrafo) e de forma direta, como no caso da Lei das Doze Tábuas. Ao se inserir em uma cadeia de outras vozes, o texto demarca a posição do seu autor em relação ao tema.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(EsPCEx-SP) Um móvel descreve um movimento retilíneo uniformemente acelerado. Ele parte da posição inicial igual a 40 m com uma velocidade de 30 m/s no sentido contrário à orientação positiva da trajetória, e a sua aceleração é de 10 m/s² no sentido positivo da trajetória. A posição do móvel no instante 4s é 



( a )

0 m 

( b )

40 m 

( c )

80 m  

( d )

100 m 

( e )

240 m

Questão 01 - Física - Setor A - Aulas 11 e 12 - Cinemática do movimento circular uniforme (MCU) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

É sabido que a Terra é achatada nos polos. Entretanto, para muitas análises, admitir que ela é uma esfera perfeita de raio 6 400 km é uma consideração muito razoável. Supondo que essa hipótese seja correta e que π ≈ 3, pede -se para um ponto localizado no equador terrestre:

a) O período (T).

b) A frequência ( f ).

c) A velocidade angular (ω).

d) A velocidade escalar instantânea (V).

Resposta:

a) O período de qualquer ponto na superfície da Terra é 24 h.

b) f =  = 1 rotação por dia =  rotações por hora.

Sugerimos comentar que  de uma volta equivale a 15°. Isso justifica por que, em geral, os fusos horários são divididos em 15° para cada hora.

c) Utilizando a definição de velocidade angular:

 

d) Utilizando a definição de velocidade escalar:

 

Questão 01 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

(Uece – Adaptada) Ao longo da história, muitos sistemas para a classificação dos seres vivos foram propostos, mas até hoje essa questão continua controversa e muitos organismos ainda não se encontram colocados nos grupos mais adequados. O sistema atual de classificação utiliza o Sistema Binomial de Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a): 



( a )

gênero. 

( b )

espécie.

( c )

raça. 

( d )

subespécie.

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

(UFRN) Ainda hoje, no Brasil, alguns índios pescam em rios de águas claras e cristalinas, com lanças pontiagudas, feitas de madeira. Apesar de não saberem que o índice de refração da água é igual a 1,33, eles conhecem, a partir da experiência do seu dia a dia, a lei da refração (ou da sobrevivência da natureza) e, por isso, conseguem fazer a sua pesca.

A figura abaixo é apenas esquemática. Ela representa a visão que o índio tem da posição em que está o peixe. Isto é, ele enxerga o peixe como estando na profundidade III. As posições I, II, III e IV correspondem a diferentes profundidades numa mesma vertical.

Considere que o peixe está praticamente parado nessa posição. Para acertá-lo, o índio deve jogar sua lança em direção ao ponto:



( a )

( b )

II 

( c )

III 

( d )

IV

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 9 - O fenômeno da reflexão total - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Além dos satélites, os cabos ópticos submarinos são importantes vias de transmissão de informações a longas distâncias. Esses cabos transportam imagens, sons e outros dados que foram codificados em sinais eletromagnéticos.

Cabos ópticos são feixes de fibras ópticas por onde transitam ondas eletromagnéticas em ambos os sentidos. Em alguns cabos, é possível transportar informações em taxas na faixa de Tb/s (terabits por segundo = 1012 bits por segundo), bem superior, por exemplo, ao que comporta um satélite, que tem capacidade média de 60 Gb/s.

Os cabos modernos têm quase 7 cm de diâmetro e cerca de 10 kg por metro. Em 2016, os cabos submarinos ligavam todos os continentes da Terra, exceto a Antártida.

O princípio de funcionamento de uma fibra óptica é submeter uma onda eletromagnética a sucessivas reflexões totais na interface entre o núcleo e a casca da fibra.

Um dos maiores desses cabos é o SeaMeWe 3, com, aproximadamente, 39 mil km de extensão. Esse cabo parte da Alemanha e tem conexões e ramificações com outros 32 países. Um de seus ramos atinge a Coreia do Sul e outro, a Austrália.

Considere que o núcleo das fibras que compõem esse cabo tenha índice de refração 1,5 e que a casca dessas fibras tenha índice de refração igual a 1,2, valores esses aferidos para certa radiação eletromagnética.

I) Nessas condições, o valor do ângulo, a partir do qual um raio de onda dessa radiação é submetido ao fenômeno da reflexão total, vale:

a)30º

b) 37º

c) 42º

d) 48º

e) 53º

II) Uma equipe de prevenção de perdas realiza constantes testes de transmissão de informações no cabo óptico SeaMeWe 3. No próximo teste, eles vão enviar um sinal eletromagnético da conexão de Fangshan (China) até a conexão de Mascate (capital do Sultanato de Omã). Sabendo que a distância entre as duas conexões é de 6 300 km, esse sinal eletromagnético chegará em Mascate após:

Velocidade da onda eletromagnética no vácuo = 3 · 108  m/s.

a) 0,0315 s

 b) 0,21 s

c) 31,75 s

d) 0,0115 s

e) 0,008 s

Resposta:

Logo, L é o complemento de 37º, ou seja, 53º.

Questão 01 - Química - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj) Quanto mais rápido for o congelamento da água, menores e mais numerosos serão os cristais de gelo formados.

Para congelar amostras em laboratórios utilizam -se, geralmente, gases liquefeitos, nas temperaturas (T) mostradas na tabela a seguir:

Pretende -se congelar suspensões aquosas de células, de modo a preservar suas estruturas e manter suas propriedades vitais após o congelamento.

Sabendo -se que cristais maiores provocam mais lesões nas células, o gás liquefeito mais adequado para esse congelamento é o:



( a )

He

( b )

N2

( c )

Ar

( d )

CO2

( e )

ar atmosférico

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aulas 9 e 10 - Adequar interlocução: noções de auditório - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O texto a seguir, intitulado “Leiam”, é um trecho de uma crônica do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva (que se tornou conhecido por seu romance de estreia Feliz ano velho). Após a leitura, resolva os exercícios propostos.

Desde os anos 1980, nosso ofício virou missão. Criar o novo leitor do novo Brasil, terra com um dos piores índices de leitura, na rampa de saída de décadas de silêncio e debates reprimidos. Outdoors incentivavam a leitura. No Pacaembu, usavam Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

Até hoje, saímos em caravanas literárias, vamos a escolas, faculdades, bibliotecas, feiras de livros, festivais, nos reunimos com vendedores, livreiros e distribuidores. Não somos apenas escritores boêmios, poetas loucos, mas militantes de um Brasil melhor, culto, bem informado, democrático, livre!

A batalha foi perdida. Lê-se menos no Brasil. Livrarias de bairro, não mais. Grandes redes vendem também canecas, camisetas, bichinhos de pelúcia, revistas, cafés e tortas. Noite de autógrafos, agora são eventos, amigos escritores célebres ajudam amigos célebres e iniciantes, para atrair público.

Pedro Hertz, da Livraria Cultura, que, de uma provinciana loja familiar, deu numa rede nacional, livreiro realista, fez o prognóstico à sombra da nova era da tecnologia da informação: não é o livro que pode acabar, mas o leitor que está sumindo.

Os últimos acontecimentos, as aberrações ditas em rede sociais, a vergonha alheia no púlpito dos poderes, o contexto nebuloso na política, a baixa cultura e educação, provam que o desconhecimento de História, a falta de leitura, traz um dano que prejudica o pouco que resta de Projeto de Nação.

Depois de anos nos Estados Unidos, uma amiga com três filhos voltou ao Brasil e ficou chocada com a falta de incentivo à leitura na escola de elite em que os matriculou. Lá fora, liam de tudo, debatiam em aula, declamavam. Nos cadernos, o aviso aos pais: gastar 30 minutos com leitura. Aqui, ao reclamar, ouviu o equívoco didático sem tamanho. Não querem que os alunos encarem o livro como obrigação, mas com prazer. Beleza, não obrigam, eles não leem. Poderiam também não os obrigar à Química Orgânica, Biologia, Gramá- tica, Trigonometria, façam eles terem uma relação de prazer com o conhecimento. Ensinem apenas o que lhes dá prazer. Criem uma geração hedonista e manipulável.

Li, porque me obrigaram. Se não me obrigassem, eu jogaria botão o dia todo, e pingue-pongue às noites. Fui forçado a ler Dostoiévski, Kafka, Camus, Sartre, Tolstói, Marx, Webber e Dürrenmatt, aos 16 anos. Minha média era quatro livros por mês. Minha escola era um oásis, e sou grato a ela. [...]

PAIVA, Marcelo Rubens. Leiam, O Estado de S. Paulo, C10, 7 maio 2016.

Identifique o tema discutido na crônica de Marcelo Rubens Paiva.

Resposta:

O eixo temático em torno do qual a crônica se estrutura é “a importância da leitura e seu baixo índice no Brasil”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema O direito de morrer: a legalização da eutanásia, apresentando proposta de intervenção para o problema. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Leia com atenção o fragmento de Rubem Alves, psicanalista, escritor e professor emérito da Unicamp, extraído da crônica “Sobre a morte e o morrer”.

Pietá, de Michelangelo.

Muito dos chamados “recursos heroicos” para manter vivo um paciente são, do meu ponto de vista, uma violência ao princípio da “reverência pela vida”. Porque, se os médicos dessem ouvidos ao pedido que a vida está fazendo, eles a ouviriam dizer: “Liberta-me”.

Comovi-me com o drama do jovem francês Vincent Humbert, de 22 anos, há três anos cego, surdo, mudo, tetraplégico, vítima de um acidente automobilístico. Comunicava-se por meio do único dedo que podia movimentar. E foi assim que escreveu um livro em que dizia: “Morri em 24 de setembro de 2000. Desde aquele dia, eu não vivo. Fazem-me viver. Para quem, para que, eu não sei...” Implorava que lhe dessem o direito de morrer. Como as autoridades, movidas pelo costume e pelas leis, se recusassem, sua mãe realizou seu desejo. A morte o libertou do sofrimento.

Dizem as escrituras sagradas: “Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer”. A morte e a vida não são contrá- rias. São irmãs. A “reverência pela vida” exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a “morienterapia”, o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. Já encontrei a padroeira para essa nova especialidade: a “Pietá” de Michelangelo, com o Cristo morto nos seus braços. Nos braços daquela mãe o morrer deixa de causar medo.

ALVES, Rubem. Folha de S.Paulo, nov. 2002.

 

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão 

Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida. 

Vida simples. Ed. 74, dez. 2008. Adaptado.

(Enem) O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a:



( a )

preocupação com as classes menos favorecidas. 

( b )

importância do desprendimento em relação ao dinheiro. 

( c )

igualdade diante da relação pessoal com o dinheiro. 

( d )

relevância dos cartões de crédito para as pessoas atualmente. 

( e )

inquietação em relação ao materialismo. 

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas