Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Geografia - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(Unioeste-PR) Sobre os recursos minerais no Brasil e no mundo, assinale a alternativa INCORRETA. 



( a )

Em decorrência das diferentes estruturas geológicas da crosta terrestre, os recursos minerais estão desigualmente distribuídos nas diferentes regiões do globo terrestre. 

( b )

Nas bacias sedimentares, formadas em diferentes eras geológicas, são encontrados os combustíveis fósseis e o carvão mineral. O Brasil possui poucas jazidas carboníferas e de teor calorífero inferior ao carvão do hemisfério norte. Por isso, e pelo fato de o consumo interno ser superior à produção, o Brasil importa o carvão mineral. 

( c )

O sal e o calcário são os principais recursos minerais não metálicos do Brasil. 

( d )

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de bauxita, que é o minério do qual se extrai o alumínio. A principal jazida nacional encontra-se no estado do Pará, região Norte do Brasil. 

( e )

Dentre os minerais metálicos, o minério de ferro bruto e o minério de manganês possuem grande importância econômica mundial porque constituem a matéria-prima básica utilizada na produção do aço. O alto teor de ferro do minério encontrado no Brasil nos coloca em posição destacada no mercado mundial. Por isso, o minério de ferro está entre os cinco principais produtos minerais importados pelo Brasil.

Resposta:

O minério de ferro e o manganês estão entre os principais minérios exportados pelo Brasil. Provenientes da exploração principalmente da região de Carajás (AM), Quadrilátero Ferrífero (MG) e Urucum (MS), esses minérios têm como principais destinos: Ásia (China, Japão e Coreia do Sul), União Europeia (Países Baixos, Alemanha, Itália) e Estados Unidos.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 10 - Ácidos nucleicos: características gerais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc – Adaptada) A figura representa, esquematicamente, um nucleotídeo. Esta molécula é de extrema importância para todos os seres vivos em razão dos diferentes papéis que desempenha no interior das células. Um dos papéis está relacionado à sua capacidade de formar diferentes polímeros no interior das células.

Analise as proposições em relação ao nucleotídeo e assinale a única correta.



( a )

Esta estrutura molecular é encontrada exclusivamente no núcleo das células dos seres vivos. 

( b )

Existem quatro tipos de bases nitrogenadas que podem se ligar ao açúcar.

( c )

O açúcar, que se une ao fosfato e à base nitrogenada, tem em sua estrutura cinco nitrogênios. 

( d )

Os nucleotídeos são as unidades que formam os polipeptídeos nucleares. 

( e )

Nucleotídeos se ligam por meio de suas bases nitrogenadas, e também estabelecem ligações entre o açúcar de um e o fosfato do outro.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

(Uece – Adaptada) Ao longo da história, muitos sistemas para a classificação dos seres vivos foram propostos, mas até hoje essa questão continua controversa e muitos organismos ainda não se encontram colocados nos grupos mais adequados. O sistema atual de classificação utiliza o Sistema Binomial de Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a): 



( a )

gênero. 

( b )

espécie.

( c )

raça. 

( d )

subespécie.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Quando um jogador de basquete arremessa uma bola, caso a resistência do ar possa ser desprezada, a trajetória que ela executa é um arco de parábola.

No ponto mais alto podemos afirmar que sua velocidade vetorial: 



( a )

é nula. 

( b )

é vertical e para baixo. 

( c )

é vertical e para cima. 

( d )

é horizontal e para a direita. 

( e )

é inclinada com componente para baixo.

Questão 01 - Física - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A partir do repouso, um carro inicia um movimento com aceleração constante. Após certo intervalo de tempo, a aceleração começa a reduzir até ficar nula. Decorrido novo intervalo de tempo, o corpo começa a subir uma rampa, o que faz sua velocidade diminuir, mas com aceleração constante. Essa nova aceleração, em módulo, é menor do que o módulo da aceleração de quando ele iniciou o movimento. O gráfico que melhor representa o movimento descrito é:



( a )

( b )

 

( c )

 

( d )

( e )

  

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(Mack-SP) Um raio de luz que se propaga num meio A atinge a superfície que separa esse meio de outro, B, e sofre reflexão total. Podemos afirmar que: 



( a )

A é mais refringente que B, e o ângulo de incidência é menor que o ângulo limite. 

( b )

A é mais refringente que B, e o ângulo de incidência é maior que o ângulo limite. 

( c )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é maior que o ângulo limite. 

( d )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é menor que o ângulo limite. 

( e )

A é menos refringente que B, e o ângulo de incidência é igual ao ângulo limite.

Questão 01 - Química - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj) Quanto mais rápido for o congelamento da água, menores e mais numerosos serão os cristais de gelo formados.

Para congelar amostras em laboratórios utilizam -se, geralmente, gases liquefeitos, nas temperaturas (T) mostradas na tabela a seguir:

Pretende -se congelar suspensões aquosas de células, de modo a preservar suas estruturas e manter suas propriedades vitais após o congelamento.

Sabendo -se que cristais maiores provocam mais lesões nas células, o gás liquefeito mais adequado para esse congelamento é o:



( a )

He

( b )

N2

( c )

Ar

( d )

CO2

( e )

ar atmosférico

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP — Adaptada)

Texto I

A ciência mais imperativa e predominante sobre tudo é a ciência política, pois esta determina quais são as demais ciências que devem ser estudadas na pólis. Nessa medida, a ciência política inclui a finalidade das demais, e, então, essa finalidade deve ser o bem do homem.

Aristóteles. Adaptado.

Texto II

O termo “idiota” aparece em comentários indignados, cada vez mais frequentes no Brasil, como “política é coisa de idiota”. O que podemos constatar é que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a palavra idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. Talvez devêssemos retomar esse conceito de idiota como aquele que vive fechado dentro de si e só se interessa pela vida no âmbito pessoal. Sua expressão generalizada é: “Não me meto em política”.

CORTELLA, M. S. e RIBEIRO, R. J. Política – para não ser idiota. Adaptado.

Filhos da Época

Somos filhos da época e a época é política. Todas as tuas, nossas, vossas coisas diurnas e noturnas, são coisas políticas. Querendo ou não querendo, teus genes têm um passado político, tua pele, um matiz político, teus olhos, um aspecto político. O que você diz tem ressonância, o que silencia tem um eco de um jeito ou de outro político. [...]

SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas.

Texto IV

As instituições políticas vigentes (por exemplo, partidos políticos, parlamentos, governos) vivem hoje um processo de abandono ou diminuição do seu papel de criadoras de agenda de questões e opções relevantes e, também, do seu papel de propositoras de doutrinas. O que não significa que se amplia a liberdade de opção individual. Significa apenas que essas funções estão sendo decididamente transferidas das instituições políticas (isto é, eleitas e, em princípio, controladas) para forças essencialmente não políticas – primordialmente as do mercado financeiro e do consumo. A agenda de opções mais importantes dificilmente pode ser construída politicamente nas atuais condições. Assim, esvaziada, a política perde interesse.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Adaptado.

Os textos aqui reproduzidos falam de política, seja para enfatizar sua necessidade, seja para indicar suas limitações e impasses no mundo atual. Reflita sobre esses textos e faça os exercícios a seguir.

Imagine um amigo dizendo a você que “política é coisa de idiota, por isso não me meto em política”. Escreva uma resposta a ele em no máximo 10 linhas, opinando a respeito dessa declaração.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Texto I

A primeira missa no Brasil, 1860, de Victor Meirelles.

“Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique [...]. Ali estiveram conosco [...] cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós [...]. [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal [...]. Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta do achamento do Brasil, 1º maio 1500.

(Vunesp) A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que:



( a )

demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contrarreforma católica. 

( b )

expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra. 

( c )

atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.

( d )

representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.

( e )

apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equações do 2º grau - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Resolver, em , cada uma das equações a seguir.

a) x2 + 4x = 0

b) 2x2 - 5x - 3 = 0

c) x 4 + x2 - 20 = 0

d) 

e)

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Resolver, em R, cada uma das equações a seguir.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Na figura a seguir, o segmento representa uma parede cuja altura é 2,9 m. A medida do segmento é 1,3 m e o segmento representa o beiral da casa. Os raios de sol r1 e r2 passam ao mesmo tempo pela casa e pelo prédio, respectivamente.

Se r1 é paralelo com r2, então o comprimento do beiral, em metros, é



( a )

0,60. 

( b )

0,65. 

( c )

0,70. 

( d )

0,75.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aula 5 - Cálculos percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) O losango representado na figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.

Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo-se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela figura 2.

O perímetro do losango da figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da figura 1, teve um aumento de



( a )

300%. 

( b )

200%. 

( c )

150%. 

( d )

100%. 

( e )

50%.

Resposta:

Sendo R a medida do raio das circunferências da figura 1, temos que o perímetro do losango dessa figura é dado por 4 • 2R = 8R.

De acordo com o enunciado, o lado do losango da figura 2 é dado por 2R + R = 3R e, dessa forma, o perímetro desse losango é 4 • 3R = 12R.

Assim, o aumento percentual do perímetro do losango é dado por:

 • 100% = 50%.

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

[Os tupinambás] têm muita graça quando falam [...]; mas faltam-lhe três letras das do ABC, que são F, L, R grande ou dobrado, coisa muito para se notar; porque, se não têm F, é porque não têm fé em nenhuma coisa que adoram; nem os nascidos entre os cristãos e doutrinados pelos padres da Companhia têm fé em Deus Nosso Senhor, nem têm verdade, nem lealdade a nenhuma pessoa que lhes faça bem. E se não têm L na sua pronunciação, é porque não têm lei alguma que guardar, nem preceitos para se governarem; e cada um faz lei a seu modo, e ao som da sua vontade; sem haver entre eles leis com que se governem, nem têm leis uns com os outros. E se não têm esta letra R na sua pronunciação, é porque não têm rei que os reja, e a quem obedeçam, nem obedecem a ninguém, nem ao pai o filho, nem o filho ao pai, e cada um vive ao som da sua vontade [...].

Gabriel Soares de Souza. Tratado descritivo do Brasil em 1587, 1987.

(Vunesp) Os comentários de Gabriel Soares de Souza expõem 



( a )

a dificuldade dos colonizadores de reconhecer as peculiaridades das sociedades nativas. 

( b )

o desejo que os nativos sentiam de receber orientações políticas e religiosas dos colonizadores. 

( c )

a inferioridade da cultura e dos valores dos portugueses em relação aos dos tupinambás. 

( d )

a ausência de grupos sedentários nas Américas e a missão civilizadora dos portugueses. 

( e )

o interesse e a disposição dos europeus de aceitar as características culturais dos tupinambás.​

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(EsPCEx-SP) Um móvel descreve um movimento retilíneo uniformemente acelerado. Ele parte da posição inicial igual a 40 m com uma velocidade de 30 m/s no sentido contrário à orientação positiva da trajetória, e a sua aceleração é de 10 m/s² no sentido positivo da trajetória. A posição do móvel no instante 4s é 



( a )

0 m 

( b )

40 m 

( c )

80 m  

( d )

100 m 

( e )

240 m

Questão 01 - História - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

 (Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.)

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra



( a )

a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real. 

( b )

a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado. 

( c )

o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político. 

( d )

o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte. 

( e )

a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 11 - Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Os bichinhos e o homem

Arca de Noé Toquinho e Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só pra chatear

MORAES, V. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxo‑ nômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é



( a )

o filo.

( b )

o reino.

( c )

a classe.

( d )

a família.

( e )

a espécie.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Uece) Durante uma hora, o ponteiro dos minutos de um relógio de parede executa um determinado deslocamento angular. Nesse intervalo de tempo, sua velocidade angular, em graus/min, é dada por



( a )

360

( b )

36

( c )

6

( d )

1

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

(UFRN) Ainda hoje, no Brasil, alguns índios pescam em rios de águas claras e cristalinas, com lanças pontiagudas, feitas de madeira. Apesar de não saberem que o índice de refração da água é igual a 1,33, eles conhecem, a partir da experiência do seu dia a dia, a lei da refração (ou da sobrevivência da natureza) e, por isso, conseguem fazer a sua pesca.

A figura abaixo é apenas esquemática. Ela representa a visão que o índio tem da posição em que está o peixe. Isto é, ele enxerga o peixe como estando na profundidade III. As posições I, II, III e IV correspondem a diferentes profundidades numa mesma vertical.

Considere que o peixe está praticamente parado nessa posição. Para acertá-lo, o índio deve jogar sua lança em direção ao ponto:



( a )

( b )

II 

( c )

III 

( d )

IV

Questão 01 - Física - Setor B - Aula 9 - O fenômeno da reflexão total - Exercício em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Além dos satélites, os cabos ópticos submarinos são importantes vias de transmissão de informações a longas distâncias. Esses cabos transportam imagens, sons e outros dados que foram codificados em sinais eletromagnéticos.

Cabos ópticos são feixes de fibras ópticas por onde transitam ondas eletromagnéticas em ambos os sentidos. Em alguns cabos, é possível transportar informações em taxas na faixa de Tb/s (terabits por segundo = 1012 bits por segundo), bem superior, por exemplo, ao que comporta um satélite, que tem capacidade média de 60 Gb/s.

Os cabos modernos têm quase 7 cm de diâmetro e cerca de 10 kg por metro. Em 2016, os cabos submarinos ligavam todos os continentes da Terra, exceto a Antártida.

O princípio de funcionamento de uma fibra óptica é submeter uma onda eletromagnética a sucessivas reflexões totais na interface entre o núcleo e a casca da fibra.

Um dos maiores desses cabos é o SeaMeWe 3, com, aproximadamente, 39 mil km de extensão. Esse cabo parte da Alemanha e tem conexões e ramificações com outros 32 países. Um de seus ramos atinge a Coreia do Sul e outro, a Austrália.

Considere que o núcleo das fibras que compõem esse cabo tenha índice de refração 1,5 e que a casca dessas fibras tenha índice de refração igual a 1,2, valores esses aferidos para certa radiação eletromagnética.

I) Nessas condições, o valor do ângulo, a partir do qual um raio de onda dessa radiação é submetido ao fenômeno da reflexão total, vale:

a)30º

b) 37º

c) 42º

d) 48º

e) 53º

II) Uma equipe de prevenção de perdas realiza constantes testes de transmissão de informações no cabo óptico SeaMeWe 3. No próximo teste, eles vão enviar um sinal eletromagnético da conexão de Fangshan (China) até a conexão de Mascate (capital do Sultanato de Omã). Sabendo que a distância entre as duas conexões é de 6 300 km, esse sinal eletromagnético chegará em Mascate após:

Velocidade da onda eletromagnética no vácuo = 3 · 108  m/s.

a) 0,0315 s

 b) 0,21 s

c) 31,75 s

d) 0,0115 s

e) 0,008 s

Resposta:

Logo, L é o complemento de 37º, ou seja, 53º.

Questão 01 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Nas figuras I e II, estão representados dois sólidos cristalinos, sem defeitos, que exibem dois tipos diferentes de ligação química:

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que 



( a )

a Figura II corresponde a um sólido condutor de eletricidade. 

( b )

a Figura I corresponde a um sólido condutor de eletricidade. 

( c )

a Figura I corresponde a um material que, no estado líquido, é um isolante elétrico. 

( d )

a Figura II corresponde a um material que, no estado líquido, é um isolante elétrico. 

( e )

a Figura I corresponde a um sólido molecular e a II a um sólido metálico, sendo que os dois são condutores de eletricidade.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Redação - Aulas 9 e 10 - Adequar interlocução: noções de auditório - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O texto a seguir, intitulado “Leiam”, é um trecho de uma crônica do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva (que se tornou conhecido por seu romance de estreia Feliz ano velho). Após a leitura, resolva os exercícios propostos.

Desde os anos 1980, nosso ofício virou missão. Criar o novo leitor do novo Brasil, terra com um dos piores índices de leitura, na rampa de saída de décadas de silêncio e debates reprimidos. Outdoors incentivavam a leitura. No Pacaembu, usavam Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

Até hoje, saímos em caravanas literárias, vamos a escolas, faculdades, bibliotecas, feiras de livros, festivais, nos reunimos com vendedores, livreiros e distribuidores. Não somos apenas escritores boêmios, poetas loucos, mas militantes de um Brasil melhor, culto, bem informado, democrático, livre!

A batalha foi perdida. Lê-se menos no Brasil. Livrarias de bairro, não mais. Grandes redes vendem também canecas, camisetas, bichinhos de pelúcia, revistas, cafés e tortas. Noite de autógrafos, agora são eventos, amigos escritores célebres ajudam amigos célebres e iniciantes, para atrair público.

Pedro Hertz, da Livraria Cultura, que, de uma provinciana loja familiar, deu numa rede nacional, livreiro realista, fez o prognóstico à sombra da nova era da tecnologia da informação: não é o livro que pode acabar, mas o leitor que está sumindo.

Os últimos acontecimentos, as aberrações ditas em rede sociais, a vergonha alheia no púlpito dos poderes, o contexto nebuloso na política, a baixa cultura e educação, provam que o desconhecimento de História, a falta de leitura, traz um dano que prejudica o pouco que resta de Projeto de Nação.

Depois de anos nos Estados Unidos, uma amiga com três filhos voltou ao Brasil e ficou chocada com a falta de incentivo à leitura na escola de elite em que os matriculou. Lá fora, liam de tudo, debatiam em aula, declamavam. Nos cadernos, o aviso aos pais: gastar 30 minutos com leitura. Aqui, ao reclamar, ouviu o equívoco didático sem tamanho. Não querem que os alunos encarem o livro como obrigação, mas com prazer. Beleza, não obrigam, eles não leem. Poderiam também não os obrigar à Química Orgânica, Biologia, Gramá- tica, Trigonometria, façam eles terem uma relação de prazer com o conhecimento. Ensinem apenas o que lhes dá prazer. Criem uma geração hedonista e manipulável.

Li, porque me obrigaram. Se não me obrigassem, eu jogaria botão o dia todo, e pingue-pongue às noites. Fui forçado a ler Dostoiévski, Kafka, Camus, Sartre, Tolstói, Marx, Webber e Dürrenmatt, aos 16 anos. Minha média era quatro livros por mês. Minha escola era um oásis, e sou grato a ela. [...]

PAIVA, Marcelo Rubens. Leiam, O Estado de S. Paulo, C10, 7 maio 2016.

Identifique o tema discutido na crônica de Marcelo Rubens Paiva.

Resposta:

O eixo temático em torno do qual a crônica se estrutura é “a importância da leitura e seu baixo índice no Brasil”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 11 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Devia ter amado mais, ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais e até errado mais Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos com problemas [pequenos

Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar

BRITTO, Sérgio. Intérprete: Titãs. In: TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última semana. Abril Music, 2001.

A música de Sérgio Britto foi gravada pelo grupo musical Titãs no álbum A melhor banda de todos os tempos da última semana (2001). Associando-a ao Neoclassicismo, pode-se dizer que o eu lírico:



( a )

evidencia a tristeza que sente por ter tido uma experiência amorosa malsucedida, manifestando sensação próxima do fugere urbem árcade.

( b )

reafirma a alegria de ter abandonado a direção racional que dava à sua vida, retomando uma postura própria dos neoclássicos. 

( c )

expressa arrependimento por não ter vivenciado o que os neoclássicos chamavam de carpe diem.

( d )

traduz um estado de espírito marcado pela melancolia e pelo excesso sentimental, bastante frequente na poesia árcade. 

( e )

mostra conformismo diante da vida, postura que se equipara à expressão do carpe diem, própria do Neoclassicismo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Levarem os Reis consigo ao Paraíso ladrões, não só não é companhia indecente, mas ação tão gloriosa e verdadeiramente real, que com ela coroou e provou o mesmo Cristo a verdade do seu reinado, tanto que admitiu na cruz o título de rei. Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo, é tanto pelo contrário, que em vez de os reis levarem consigo os ladrões ao Paraíso, os ladrões são os que levam consigo os reis ao inferno.

VIEIRA, Antônio. Sermão do Bom Ladrão. Disponívelem: . Acesso em: 22 dez. 2016.

Em seus sermões, o padre Vieira abordava muitos aspectos da vida religiosa e social de seu tempo. No trecho transcrito, o religioso: 



( a )

trata do tema da heresia, condenando a ligação entre cristãos e ladrões. 

( b )

apresenta uma crítica religiosa, denunciando a existência de ladrões no seio da Igreja.​

( c )

desenvolve uma crítica social, condenando a corrupção. 

( d )

faz apologia à monarquia, com separação bem definida entre reis e ladrões. 

( e )

promove um ensinamento bíblico, a partir da prisão de um ladrão em sua época.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 11 e 12 - Modelagem algébrica de problemas II - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

André vai cercar completamente com tela um terreno retangular cuja largura mede 5 metros a mais que o dobro do seu comprimento e cuja área é 102 m 2. Sabendo que André vai gastar R$ 8,00 por metro de tela, seu gasto total, em reais, será de 



( a )

368

( b )

334

( c )

272

( d )

192

( e )

184

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 9 e 10 - Semelhança de triângulos II: conclusões particulares - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

No triângulo ABC a seguir, AB = 7 cm, AC = 5 cm e BC = 6 cm. Considere que ABED é um trapézio de perímetro 16 cm. Obtenha a medida do segmento .

Resposta:

Como ABED é um trapézio, temos que AB e DE são paralelos e, portanto, os triângulos ABC e DEC são semelhantes. Sendo k uma razão de semelhança desses triângulos, temos que DE = 7k, CD = 5k e CE = 6k, o que implica que AD = 5 - 5k e EB = 6 - 6k. Como o perímetro do trapézio vale 16 cm, temos:

7 + 7k + 5 - 5k + 6 - 6k = 16

-4k = -2

Logo, temos DE = 7 ·  = 3,5.

Então, DE = 3,5 cm.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Devido à instalação de uma grande montadora de veículos, a população de certa cidade vem crescendo à taxa de 20% ao ano. Mantendo esse ritmo de crescimento, em três anos o aumento da população dessa cidade será de, aproximadamente, 



( a )

60% 

( b )

66% 

( c )

73% 

( d )

160% 

( e )

173%

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 6 e 7 - Variações percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Logo após o carnaval, Marcos, ao passar por uma loja, viu o seguinte anúncio:

Marcos decidiu comprar uma fantasia e pagou por ela R$ 112,00. Quanto ele teria pago fora da promoção? 



( a )

R$ 132,40.

( b )

R$ 145,60. 

( c )

R$ 160,00. 

( d )

R$ 172,10. 

( e )

R$ 180,00.

Resposta:

Sendo P o preço da fantasia fora da promoção, temos:

112,00 = 0,7 • P

P = 160

Ou seja, Marcos teria pago R$ 160,00.

Questão 01 - Física - Setor A - Aula 13 - Velocidade vetorial - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Udesc – Adaptada) Um corredor, partindo do ponto A indicado na figura, percorre, em 40 s, no sentido anti -horário, a metade de uma pista circular de raio igual a 100 m, mantendo a velocidade escalar constante.

Adotando-se π = 3, a velocidade vetorial do corredor no instante em que passa pelo ponto B apresenta as seguintes características: 



( a )

Intensidade 5 m/s, direção da reta AC e sentido de A para C. 

( b )

Intensidade 5 m/s, direção da reta BD e sentido de D para B. 

( c )

Intensidade 7,5 m/s, direção da reta BD e sentido de D para B. 

( d )

Intensidade 7,5 m/s, direção da reta AC e sentido de A para C. 

( e )

Nula.

Resposta:

Como o corredor percorre metade da pista em 40 s:

ΔS = π · (raio da pista) = 3 · 100 ΔS = 300 m

Δt = 40 s

Lembrando as características da velocidade vetorial:

Direção: tangente à trajetória. Ao passar por B é paralela à reta AC.

Sentido do movimento: de A para C, ver figura acima.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)



( a )

eutrofização

( b )

proliferação de algas.

( c )

inibição da fotossíntese.

( d )

fotodegradação da matéria orgânica. 

( e )

aumento da quantidade de gases dissolvidos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas