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(Uern) Para melhor localizar um ponto na Terra, foi criado um sistema de coordenadas que são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície do planeta. Considerando o sistema de coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.
Plano equatorial é um plano paralelo ao eixo da Terra, equidistante dos polos Norte e Sul.
O meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisfério setentrional e hemisfério meridional.
Os paralelos definem os graus de longitude a partir do Equador, variando de 0° a 90° para o Norte e para o Sul.
Os meridianos são semicircunferências imaginárias na superfície da Terra, cujos extremos coincidem com os polos Norte e Sul.
Os meridianos são semicircunferências que ligam os polos. Entre todos os meridianos; o mais conhecido é o de Greenwich; a partir do qual se calculam os fusos horários.
ERRATA: A resposta correta é alternativa D.
Os paralelos são os eixos que circundam; de modo imaginário; o planeta no sentido horizontal. A partir deles; são medidas; em graus; as latitudes; que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente; sobre o globo terrestre. O Meridiano de Greenwich; com longitude de 0º; divide a Terra no sentido vertical; originando; dessa forma; o hemisfério leste ou oriental; com longitudes positivas; e o hemisfério oeste ou ocidental; com longitudes negativas.
(Ufes) Dos componentes da matéria viva, quais deles existem em maior proporção em qualquer célula?
proteínas
hidratos de carbono
lipídios
água
eletrólitos
O texto a seguir é a redação apresentada por um inscrito no Enem 2012, quando se solicitou que fosse redigida uma dissertação a respeito do movimento imigratório para o Brasil do século XXI. O texto foi transcrito tal como foi entregue, sem nenhuma alteração na forma ou no conteúdo. Leia-o atentamente para responder à questão.
C. G. C. F. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2016.
De acordo com o Inep, a redação receberá nota 0 (zero) caso apresente uma das características a seguir:
• fuga total ao tema;
• não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
• texto com até 7 (sete) linhas;
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
• desrespeito aos direitos humanos; e
• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Apesar das advertências da banca, as anulações não são raras. Ainda segundo informações do Inep, em 2014, por exemplo, quando o tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”, 217 339 fugiram ao tema; 13 039 copiaram textos motivadores da prova; 7 824 escreveram menos de sete linhas; 4 444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3 362 zeraram por parte desconectada; e 955 por ferirem os direitos humanos.
A redação que você leu apresenta um desses problemas. Lembrando que o tema em debate era o fluxo migratório para o Brasil atual, localize o problema e indique-o.
Trata-se da famigerada redação de 2012 em que o candidato incluiu uma receita de miojo em um dos pará- grafos de desenvolvimento.
Esse é um bom momento para destacar que; na época; esse desvio não foi considerado motivo para que a redação fosse anulada. O inscrito sofreu as penalizações por causa das falhas de adequação; coesão e coerência; mas não teve sua redação zerada. Nas edições seguintes; em resposta à indignação demonstrada pela opinião pública perante esse tipo de irreverência; a inserção de passagens totalmente desconectadas da progressão lógico-argumentativa passou a ser considerada motivo para anulação
(Enem) Sabe -se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.
Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
1: 250.
1: 2 500.
1: 25 000.
1: 250 000.
1: 25 000 000.
(Enem) Um forro retangular de tecido traz em sua etiqueta a informação de que encolherá após a primeira lavagem mantendo, entretanto, seu formato. A figura a seguir mostra as medidas originais do forro e o tamanho do encolhimento (x) no comprimento e (y) na largura. A expressão algébrica que representa a área do forro após ser lavado é (5 - x)(3 - y).

Nestas condições, a área perdida do forro, após a primeira lavagem, será expressa por
2xy
15 - 3x
15 - 5y
- 5y - 3x
5y + 3x - xy
Fatorando as expressões:
I. 4T2 - 6TW;
II. T2 - AT + BT - AB;
III. 3B2 - 75.
Obtêm-se, respectivamente:
2T(2T + 3W); (T - A)(T + B); 3(B + 5)(B - 5).
2T(2T - 3W); (T - A)(T - B); (B + 5)(B - 5).
2T(2T - 3W); (T - A)(T + B); 3(B + 25)(B - 25).
T(2T - 3W); (T - A)(T - B); (B + 5)(B - 5).
2T(2T - 3W); (T - A)(T + B); 3(B + 5)(B - 5).
O governo de certo país decidiu criar uma lei para evitar o desmatamento em uma região que tem 80% de sua área desmatada, totalizando 16 milhões de hectares. Após um ano, verificou-se que a área dessa região coberta com vegetação subiu para 25% do total, o que foi considerado excelente. A área desmatada dessa região, após esse período, diminuiu:
1 milhão de hectares.
5 milhões de hectares.
4 milhões de hectares.
2 milhões de hectares.
15 milhões de hectares.
Sendo x; em milhões de hectares; a área da região; temos:
0;8x = 16
x = 20
Após um ano; a área desmatada era; em milhões de hectares; 0;75
20 = 15.
Assim; a área desmatada diminuiu 1 milhão de hectares (16 - 15 = 1).
Escreva as seguintes expressões como uma única potência de base a, sendo a > 0 e a ≠ 1.

a) a12 b) a-x c) a11/6
(UFF-RJ) lmplementado pelo Governo Federal por meio de um convênio com a empresa norte-americana Raytheon, o polêmico Sistema de Vigilância da Amazônia faz parte de um programa mais amplo: O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).
Fonte: “Folha de São Paulo”, 12/6/1995.
O Sistema de Proteção da Amazônia é um projeto que:
pretende defender os recursos naturais da Floresta Amazônica das ambições expansionistas dos países vizinhos;
está orientado para atender ao desenvolvimento do Merconorte, sobretudo na construção de redes de comunicação e informação;
busca integrar a Amazônia ao Território Nacional, impedindo a expansão dos interesses imperialistas das empresas estrangeiras;
tem por objetivo o monitoramento ambiental, o controle do tráfego aéreo e a vigilância contra o tráfico de drogas no território amazônico;
obedece às diretrizes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no sentido da criação de infovias para atrair empresas industriais e de serviços.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado para articulação; planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal brasileira; visando à proteção; à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região. O sistema utiliza dados gerados por uma complexa infraestrutura tecnológica; composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto; radares; estações meteorológicas e plataformas de dados instalados na região. Com isso; o Sipam é capaz de promover um amplo monitoramento da região e produzir informações quase que em tempo real.
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. [...] Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.
Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o fi lho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça. Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.
Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
— Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai.
Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, praguejando baixo.
A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor dos bichos moribundos.
— Anda, excomungado.
O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. [...]
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 31. ed. São Paulo: Martins, 1973. p. 43-44.
O estilo do escritor Graciliano Ramos já foi definido como seco, em função de sua linguagem econômica, que produz frases curtas e desprovidas de complementos ornamentais. Outra marca de seu estilo pode ser percebida no primeiro parágrafo do texto, que apresenta adjetivos:
de grande luminosidade, para imitar o calor rigoroso do sertão.
capazes de suavizar a situação de penúria em que se encontram as personagens.
que contribuem para construir a imagem da carência e da pobreza.
utilizados para expressar a esperança do grupo retratado na cena.
que em nada contribuem para a compreensão da cena.
Eu começaria dizendo que poesia é uma questão de linguagem. A importância do poeta é que ele torna mais viva a linguagem. Carlos Drummond de Andrade escreveu um dos mais belos versos da língua portuguesa com duas palavras comuns: cão e cheirando.
Um cão cheirando o futuro
Entrevista com Mário Carvalho. Folha de S.Paulo, 24 maio 1988. Adaptado.
(Enem) O que deu ao verso de Drummond o caráter de inovador da língua foi:
o modo raro como foi tratado o “futuro”.
a referência ao cão como “animal de estimação”.
a flexão pouco comum do verbo “cheirar” (gerúndio).
a aproximação não usual do agente citado e a ação de “cheirar”.
o emprego do artigo indefinido “um” e do artigo definido “o” na mesma frase.
Obtenha os valores de x e y, medidos em graus, na figura abaixo:

Como os ângulos de medidas 5x - 30° e 3x - 10° são opostos pelo vértice; temos que 5x - 30° = 3x - 10° e; portanto; 2x = 20°; ou seja; x = 10°. Ainda; da figura; temos que 4y + 3x - 10° = 180°; substituindo x = 10°; temos: 4y + 30° - 10° = 180° e; portanto; 4y = 160°; ou seja; y = 40°.
(Fuvest-SP) A medida do ângulo
inscrito na circunferência de centro O é:

125°
110°
120°
100°
135°
O ângulo
é inscrito do arco
. Como BÂC mede 35°; então o arco
mede 70°; além disso; como
é diâmetro da circunferência; então o arco
mede 180°. Isso significa que o maior arco
mede 180° + 70° = 250°. Como o ângulo
é inscrito na circunferência; ele mede a metade do arco
; ou seja; o ângulo
mede 125°.
Na figura abaixo, as retas
e
são paralelas. Obtenha as medidas x, y e h.

Como
e
são paralelas; então os triângulos ABC e ADE são semelhantes. Daí; temos que:

Obs: Note-se que; pelo teorema de Tales; também teríamos:

A história militar da Roma antiga é fartamente documentada. O grego Políbio (203 a.C.-120 a.C.), que conviveu com as elites patrícias romanas, escreveu sobre as diferenças militares entre romanos e cartagineses nas Guerras Púnicas:
Consequentemente, mesmo quando de início sofrem um revés, os romanos se reabilitam da derrota com uma vitória final, ao passo que, com os cartagineses, acontece o contrário. Os romanos, combatendo por sua pátria e por seus filhos, nunca podem deixar arrefecer o seu ardor marcial*, e lutam continuamente com todo o seu ânimo até sobrepujar o inimigo.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Impérios na História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 22.
*marcial: relativo a guerra.
No texto, Políbio assume uma posição:
de crítica ao militarismo nas sociedades, pelo desejo obsessivo em se obter a vitória.
de neutralidade no embate envolvendo os modelos romano e cartaginês.
a favor dos romanos, por sua capacidade de se recompor após uma derrota.
de exaltação de um modelo militar marcado pela busca da conciliação.
de defesa da experiência da derrota militar na construção da identidade na história.
Os vegetais apresentam, em média, 75% do seu peso seco constituído por carboidratos, enquanto nos animais, em média, os açúcares representam 15% do peso seco. Essa diferença ocorre primariamente por que:
os animais produzem apenas açúcares com papel estrutural.
os vegetais absorvem açúcares do solo pelas raízes.
os animais utilizam açúcares somente como cofatores auxiliares.
os vegetais sintetizam açúcares a partir de compostos do ambiente.
os animais não dependem dos açúcares para a obtenção de energia.
Ciberativismo: ativismo nasce nas redes e mobiliza as ruas do mundo
[...] O ciberativismo é um termo recente e consiste na utilização da internet por grupos politicamente motivados que buscam difundir informações e reivindicações sem qualquer elemento intermediário com o objetivo de buscar apoio, debater e trocar informação, organizar e mobilizar indivíduos para ações, dentro e fora da rede. Com essas possibilidades, todos podem ser protagonistas de uma causa.
A internet pode ser usada ainda como um canal de comunicação adicional ou para coordenar ações offline de forma mais eficiente. Além disso, permite a criação de organizações online, permitindo que grupos tenham sua base de atuação na rede; o que possibilita ações no próprio ambiente da rede, como ocupações virtuais e a invasão de sites por hackers.
O autor Sandor Vegh no livro Classifying forms of online activism: the case of cyberprotests against the World Bank, de 2003 (o livro, sem tradução brasileira, é considerado uma referência sobre o tema), comenta que as estratégias de utilização da internet para o ciberativismo objetivam aprimorar a atuação de grupos, ampliando as técnicas tradicionais de apoio.
Vegh cita três categorias de atuação do ativismo online: 1) conscientização e promoção de uma causa (por exemplo, divulgar o outro lado de uma notícia que possa ter afetado a causa ou uma organização); 2) organização e mobilização (convocar manifestações, fortalecer ou construir um público); e 3) ação e reação.
Exemplos desse tipo de ativismo vão desde petições online, criação de sites denúncia sobre uma determinada causa, organização e mobilização de protestos e atos que aconteçam fora da rede, flash mobs, hackerativismo e o uso de games com uma função polí- tica e social.
Casos recentes
Embora as primeiras formas de ativismo online datem do início da década de 1990, movimentos recentes no Brasil e no mundo vêm mostrando o potencial dessa nova forma de reorganização.
No Irã, por exemplo, em 2009, o Twitter se mostrou um importante campo de batalha no ambiente virtual, após a reeleição suspeita de fraude do então presidente Mahmoud Ahmadinejad, que gerou protestos e confrontos com a polícia iraniana. Com comícios proibidos, a comunicação cortada, a imprensa local camuflando o ocorrido e jornalistas estrangeiros proibidos de ficarem no país, os iranianos utilizaram o Twitter e o YouTube para mostrar ao mundo o que realmente estava acontecendo. Os protestos da Primavera Árabe seguiram o mesmo caminho.
Um dos casos mais emblemáticos do século 21 talvez seja o do WikiLeaks, site criado pelo jornalista Julian Assange que divulgou informações sigilosas de vários países, principalmente sobre os Estados Unidos e a Guerra do Afeganistão.
O celular e as redes sociais também se mostraram uma poderosa “arma” nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Apostando na dinâmica rede-rua, foi pelo Facebook que os organizadores do MPL (Movimento Passe Livre) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que boa parte delas participou dos protestos nas ruas de diversas cidades brasileiras. Outro grupo que chamou atenção durante os protestos foi o Mídia Ninja, cuja atuação foi baseada nas transmissões ao vivo dos protestos pela internet, enquadrando-se na primeira forma de ciberativismo proposta por Vegh.
Hackers e games
Os hackers também ganharam um papel de destaque dentro do ciberativismo, no que é chamado de ativismo hacker – ou hacktivismo, definido como uma prática de hacking, phreaking ou de criar tecnologias para alcançar um objetivo social ou político. Um dos principais grupos de hackers ativistas é o Anonymous, criado em 2003, e que ganhou vertentes por todo o mundo.
11 set. 2012 - Egípcios protestam usando máscaras que simbolizam os hackers dos Anonymous.
Os games também entraram na onda do ativismo. Uma iniciativa interessante nesse sentido é o site Molleindustria. Com o slogan “Games radicais contra a ditadura do entretenimento”, o objetivo do site é usar a estética dos games para promover a crítica social e política. Quem acessar o site irá encontrar jogos sobre pedofilia e padres, a guerra do petróleo, como gerir uma lanchonete do McDonalds e o mais interessante: o internauta será sempre colocado numa posição desconfortável, para vivenciar na pele – mesmo que virtualmente – as mais diversas situações.
MARTINS, Andréia. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2016.

Foto extraída da dissertação de mestrado de Joyce Almagro Squinello Frota, defendida na Unesp– Ibilce – São José do Rio Preto – SP, em 2013.
Disponível em: . Acesso em: 9 out. 2016.

O primeiro parágrafo do texto encerra apontando uma sedutora perspectiva aberta pelo ciberativismo.
a) Redija um parágrafo dissertativo indicando essa perspectiva e explicitando os motivos de ela ser tão sedutora.
b) Redija outro parágrafo, apresentando as condições necessárias para que a perspectiva exposta torne-se mais próxima da realidade. Em outras palavras, quais são os pré-requisitos para que a possibilidade tenha maior chance de se realizar?
a) Resposta pessoal. O aluno deve apontar que a perspectiva mencionada é a de todos poderem ser protagonistas de uma causa. Ela pode ser considerada sedutora por diversas razões; tais como: desejo de participar politicamente e contribuir para a alteração das condições de vida; anseio por reconhecimento; sensação de pertencimento a um grupo; alívio momentâneo da culpa por estar alheio aos conflitos do mundo. Cabe ainda mencionar que a sedução é potencializada pela facilidade de apoiar uma causa apenas com um clique.
b) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno mencione que; sem senso crítico e reflexão; dificilmente o apoio se tornará constante e consequente. Para ter alguma relevância em seu ativismo digital; o internauta deve pesquisar; buscar dados que efetivamente enriqueçam o debate; ser coerente e frequente em suas intervenções e estar disposto a eventualmente assumir alguma participação em tarefas do mundo real.
(Enem) A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.

Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então:
M(x) = 500 + 0,4 . x
M(x) = 500 + 10 . x
M(x) = 510 + 0,4 . x
M(x) = 510 + 40 . x
M(x) = 510 + 10,4 . x
You’re in the middle of a texting conversation when the other person suddenly stops for a long pause before responding. What does it mean? Maybe they got a call or got distracted by something else, or their thumbs needed a break. But it’s also possible they’re taking the time to cook up a lie.
Researchers from Brigham Young University asked more than 100 college students to respond to 30 questions each that were generated by a computer and texted to the participants. In half of their responses, the students were asked to lie. The researchers found that when the students lied, it took them 10% longer to send the text message and they made more edits than usual.
When communicating with someone in person, most people look for behaviors that they feel are indicators of dishonesty, like not being able to look people in the eye or moving nervously. Spotting such signals is hard to do when someone is on the other end of a string of text messages. But the new research suggests that some patterns, such as the delay in texting, could become a sign for detecting lies in such communications. The researchers say their findings raise questions about how the validity of communications on social media might be interpreted on matters of security and personal safety.
Time – 100 New health discoveries – how the latest breakthroughs can improve your health and wellness. Ed. 50. Time Inc.
(UFSC-Adaptada) Choose the sentence(s) that BEST represents (represent) a possible title for the text.
1. Research on face to face communication
2. Liars take longer to text
4. Skilled versus unskilled communicators
8. Strategic media
16. The power of telling the truth
2.
Texto I
Outono em Paris, 1967, de Archangelo Ianelli.
Texto II
Abstracionismo
A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX.
Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2016.
Considerando as relações observadas entre a imagem e o texto, é possível apreender os efeitos de sentido planejados por artistas contemporâneos. Neste caso, a obra visual:
contradiz o que se afirma no texto, na medida em que o título induz à identificação do que é representado.
confirma o que se afirma no texto, dado o afastamento de uma representação fiel da realidade.
critica o enunciado verbal, ao valer-se de cores frias e de formas imaterais.
acentua o conteúdo do texto, ao incorporar elementos da realidade urbana caótica de Paris.
ironiza o papel das artes modernas, ao afastar-se dos processos figurativos na arte
(Enem) Rotas aéreas são como pontes que ligam cidades, estados ou países. O mapa a seguir mostra os estados brasileiros e a localização de algumas capitais identificadas pelos números. Considere que a direção seguida por um avião AI que partiu de Brasília – DF, sem escalas, para Belém, no Pará, seja um segmento de reta com extremidades em DF e em 4.

SIQUEIRA, S. Brasil Regiões. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2009 (adaptado).
Suponha que um passageiro de nome Carlos pegou um avião AII, que seguiu a direção que forma um ângulo de 135o graus no sentido horário com a rota Brasília – Belém e pousou em alguma das capitais brasileiras. Ao desembarcar, Carlos fez uma conexão e embarcou em um avião AIII, que seguiu a direção que forma um ângulo reto, no sentido anti-horário, com a direção seguida pelo avião AII ao partir de Brasília-DF. Considerando que a direção seguida por um avião é sempre dada pela semirreta com origem na cidade de partida e que passa pela cidade destino do avião, pela descrição dada, o passageiro Carlos fez uma conexão em
Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Curitiba.
Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Salvador.
Boa Vista, e em seguida embarcou para Porto Velho.
Goiânia, e em seguida embarcou para o Rio de Janeiro.
Goiânia, e em seguida embarcou para Manaus.
Em uma barraca de feira, o caldo de cana é vendido em cinco tamanhos diferentes.
copo pequeno de 300 mL – R$ 1,20
copo médio de 500 mL – R$ 1,40
copo grande de 700 mL – R$ 1,60
garrafa pequena de 1 L – R$ 2,50
garrafa grande de 1,5 L – R$ 4,00
Se Vera quer comprar caldo de cana no recipiente em que o valor por litro é o menor possível, ela deve optar:
pelo copo pequeno.
pelo copo médio.
pelo copo grande.
pela garrafa pequena.
pela garrafa grande.

(UEG-GO) Leia o texto a seguir.
A Cruzada foi fonte de enormes infelicidades, desde a própria época: a tomada de Jerusalém, em 1099, o saque de Constantinopla em 1204 são páginas vergonhosas da história do Ocidente Cristão [...]. É claro que a Cruzada foi muito importante para a identidade da cristandade: um tal projeto une uma comunidade, dá-lhe uma unidade.
LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 101-102.
Quando, no século XI, o papa Urbano II convocou a Primeira Grande Cruzada ao Oriente, usou como justificativa para tamanha movimentação de tropas e recursos o projeto de:
reafirmar a universalidade da fé católica, ameaçada pelas conversões em massa dos cristãos do Oriente ao islamismo.
reunificar os Impérios Romano do Oriente e do Ocidente, separados desde o Édito de Tessalônica de 395.
retomar a posse de reinos cristãos ibéricos ocupados por muçulmanos, num projeto militar chamado de Reconquista.
defender os cristãos do Oriente e a retomada dos “lugares santos” que estavam em posse dos muçulmanos.
punir os cavaleiros cristãos que desobedeciam a Paz e a Trégua de Deus, enviando-os em missão suicida ao Oriente.
Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e histórias cheias de vigor.
RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003.
(Enem) Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
Gisele e Tom, de Romero Brito.
Michael Jackson, de Andy Warhol.
Monabean, de Funny Filez.
Marilyn Monroe, de Andy Warhol.
Retrato de Jaqueline Roque com as
m‹os cruzadas, de Pablo Picasso.
A condição humana,
1933, de René Magritte.
Essa tela do surrealista René Magritte apresenta alguns contrastes significativos para o espectador, como entre o interior e o exterior. A árvore que fi gura no meio da obra faz parte da pintura colocada sobre o cavalete e também da paisagem vista através da janela. Observando esses elementos constitutivos do trabalho de Magritte, é possível identificar a discussão a respeito da condição humana, desenvolvida por meio da relação entre:
o sólido e o transparente.
o sonho e a realidade.
a arte e a natureza.
o claro e o escuro.
o desenvolvimento técnico e a simplicidade.
Obtenha a medida do ângulo central dos seguintes polígonos regulares:
a) triângulo equilátero;

b) quadrado;

c) hexágono;

d) dodecágono.

a) triângulo equilátero;

b) quadrado;

c) hexágono;

d) dodecágono.

(Enem) Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características.

A quantidade máxima de triângulos diferentes (não congruentes) dois a dois que podem ser construídos é
3.
5.
6.
8.
10.
Sejam a e b as quantidades de palitos em cada um dos outros dois lados do triângulo. Temos as possibilidades para a e b: 1 e 10; 2 e 9; 3 e 8; 4 e 7; 5 e 6. Mas; pela condição de existência de um triângulo; só poderemos ter 3 e 8; 4 e 7 e 5 e 6. Portanto; podem ser construídos 3 triângulos.
(UTFPR) Calcule o valor de x, em graus, na figura:

16.
10.
20.
58.
32.
Leia o texto a seguir, que aborda as transformações políticas ocorridas nas pólis gregas:
A luta contra a aristocracia representou uma crise fundamental e fundadora para a comunidade das cidades-estado. [...] seu resultado foi claro: a quebra do exclusivismo aristocrático e a abertura do espaço político que consolidou a existência das cidades como comunidades coesas. Os efeitos [...] desse processo foram a garantia da liberdade individual dos membros da comunidade; a publicação de leis escritas; a abertura dos espaços públicos [...].
GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidade-estado na Antiguidade Clássica. In: Pinsky, J.; Pinsky, C. B. (Org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 39.
O contexto histórico, que favoreceu as transformações citadas no texto, estava relacionado:
ao processo de militarização que ampliou a participação popular e fragilizou o comando aristocrático sobre as tropas.
com a desagregação da comunidade gentílica e a afirmação política de uma elite de proprietários de terras.
com a afirmação econômica de elites nas regiões colonizadas que se confrontavam com os eupátridas das pólis dominantes.
ao desenvolvimento do comércio através do mediterrâneo com a ampliação de circulação de pessoas, bens e ideias.
ao desenvolvimento da circulação de mercadorias pelo mediterrâneo, que favoreceu o surgimento das cidades-Estado.
(UEG-GO) A fi gura a seguir ilustra referenciais importantes para a localização espacial: as coordenadas geográficas. As latitudes e longitudes das cidades de Chicago, Rio de Janeiro e Tóquio são, respectivamente:

42º N e 82º O; 23º S e 43º O; 38º N e 140º L
42º N e 82º L; 23º S e 43º L; 38º N e 140º O
82º N e 42º O; 43º S e 23º O; 38º N e 140º L
23º S e 43º O; 42º N e 82º O; 38º N e 140º L
23º S e 43º L; 42º N e 82º L; 38º N e 140º O
Latitude e longitude são medidas angulares que possibilitam a localização de qualquer local na superfície terrestre. É importante considerar que longitude é uma medida no sentido Leste-Oeste; enquanto latitude; no sentido Norte-Sul. Assim; Chicago; Rio de Janeiro e Tóquio apresentam; respectivamente: 42° Norte e 82° Oeste; 23° Sul e 43° Oeste; 38° Norte e 140° Leste.
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