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(UFRGS-RS) No hemisfério sul, nos dias em que ocorrem o equinócio e o solstício de verão, respectivamente, o sol está perpendicular às cidades brasileiras de
Macapá e São Paulo.
Manaus e Rio de Janeiro.
Teresina e Curitiba.
Fortaleza e Belo Horizonte.
São Luís e Florianópolis.
No equinócio; o Sol incidirá perpendicularmente à linha do equador. Macapá (AP) é a cidade mais próxima desse paralelo entre as capitais citadas. No solstício de verão do hemisfério sul; os raios solares são perpendiculares ao trópico de Capricórnio; paralelo que cruza a cidade de São Paulo (SP).
Resolva cada uma das equações a seguir. a) 3(2- x) + 5 = 2(2x - 5)
b)
a)
b)
(UPF-RS) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente os cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano – que dominou a península arábica –, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a península ibérica (atuais Portugal e Espanha). Nesse processo de expansão, os árabes assimilaram muitos legados culturais de outros povos com os quais conviveram, como as tradições da cultura clássica e oriental. Além disso, fizeram com que valores culturais da Antiguidade Clássica chegassem ao mundo moderno. Isso foi possível porque os árabes:
conseguiram profetizar os destinos da humanidade por meio dos signos do zodíaco.
difundiram, por intermédio da literatura, a obra mais conhecida dos chineses, que é Mil e uma noites, reunião de histórias registradas entre os Séculos VIII e IX, e lidas ainda hoje no mundo ocidental.
levaram para a Europa, por meio da ocupação da península Ibérica, antigas técnicas romanas de cultivo, habilidades de arte na representação humana e a perspectiva linear na pintura.
traduziram e difundiram muitos textos, concretizando importantes realizações, a partir do pensamento grego.
inventaram o papel, a pólvora, a bússola, o astrolábio, os algarismos árabes e a álgebra.
Bon dia vi amigo, pois seu mandad’ei migo*, louçãa*. Bon dia vi amado, pois migu’ei seu mandado, louçãa. Pois seu mandad’ei migo, rogu’eu a Deus e digo! louçãa. Pois migu’ei seu mandado, rogu’eu a Deus de grado*, louçãa.
D. Dinis
*mandad’ei migo: tenho seu recado comigo. *louçãa: bela, alegre. *de grado: agradecimento.
Essa composição de D. Dinis pode ser classificada como cantiga de amigo. Nela,
a moça celebra seu amor em uma cantiga que possui paralelismo e refrão.
a moça lamenta a notícia da morte do amado em uma cantiga de refrão.
o rapaz celebra a amizade em uma cantiga de amor com refrão.
a moça recusa o amor cortês em uma cantiga com paralelismo e sem refrão.
a moça celebra seu amor em uma cantiga de mestria.
(UTFPR) O valor de x no pentágono abaixo é igual a:
25°.
40°.
250°.
540°.
1 000°.
Você já viu um mapa como este?
Resposta pessoal.
VOCÊ SABE O QUE É UM DICIONÁRIO? CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE ISSO.
Leia o quadro a seguir. Depois, marque um X na alternativa com a interpretação correta da comparação exposta.
a) Preparar o alimento em casa é mais caro, porém é mais nutritivo.
b) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo e sai mais barato que consumir o alimento industrializado.
c) O alimento industrializado é menos saudável, porém é mais barato.
d) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo, porém é mais caro.
X b) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo e sai mais barato que consumir o alimento industrializado.
Professor, comente que “néctar” é a nomenclatura dada a algumas bebidas que apresentam menor quantidade de fruta.
Complete corretamente a frase a seguir.
Os ___________ são responsáveis pela ___________ dos alimentos. Por isso, devemos comer sem ___________, mastigando ___________ vezes a comida.
dentes / mastigação / pressa / muitas
Leia o texto abaixo.
O município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi fundado em 1772. Entretanto, o povoamento da região começou em 1752.
Fonte dos dados: Prefeitura de Porto Alegre. História da cidade. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2018.
a) Em qual ano a região de Porto Alegre começou a ser povoada?
b) Quantas décadas se passaram do início da povoação até a fundação do município?
c) Quantos séculos se passaram da fundação de Porto Alegre até 1972?
a) 1752
b) 2 décadas.
c) 2 séculos.
Observe a imagem e escreva no espaço indicado o nome de cada órgão envolvido na digestão dos alimentos.
A letra de canção que você leu conta uma história que envolve o Sol e a Lua. No quadro abaixo, quais palavras podem ser relacionadas ao Sol e quais podem ser relacionadas à Lua? Copie-as nas colunas corretas.
Se não tivesse lido a letra de canção, você conseguiria deduzir quais características estão relacionadas ao Sol e quais estão relacionadas à Lua? Por quê?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois as palavras que se referem ao Sol estão no masculino, ou seja, concordam com o substantivo, e as palavras que se referem à Lua estão no feminino.
Quais são as diferenças entre representar a superfície da Terra por meio de um planisfério e por meio de um globo terrestre?
No planisfério podemos ver toda a superfície terrestre, mas com várias distorções. Já no globo não podemos ver toda a superfície de uma só vez, no entanto, é uma representação que se aproxima mais da forma real da Terra.
VOCÊ CONHECE ESSES PERSONAGENS?
QUEM É O MENINO QUE USA UMA PANELA NA CABEÇA?
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DELE? EM QUE HISTÓRIAS ELE SEMPRE APARECE?
AGORA FAÇA UM DESENHO BEM BONITO DE SEU PERSONAGEM FAVORITO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Resposta pessoal.
Reúna-se com seus colegas de turma em grupos de até 4 alunos. Vocês vão entrevistar alguns moradores da cidade em que vivem para descobrir quais são as principais atividades desenvolvidas em sua cidade.
Façam um roteiro para a entrevista com as seguintes perguntas:
a) Nome.
b) Profissão.
c) Cidade onde nasceu.
d) Atividade que exerce na cidade em que vive.
Depois, converse com os colegas de outros grupos e compartilhe os resultados da pesquisa.
Atenção ao longo da abordagem para contornar a possível ideia de que obrigatoriamente o desenvolvimento de uma aldeia será em uma cidade e, posteriormente, em uma grande cidade. Essa visão, além de incorreta, também atribui um olhar preconceituoso a outras formas de organização social, como as indígenas, reproduzindo a ideia de que são povos primitivos, relacionando aldeias com formas de organização de um povo que ainda não se desenvolveu o suficiente para atingir o status de cidade. Da mesma forma, é possível encontrar pequenas cidades que contam com a participação de muitos cidadãos indígenas, que não necessariamente residem em aldeias, mas que adotaram outras formas de viver – sem deixar de lado suas raízes. Procure reforçar a ideia de que o indígena, ao mesmo tempo, não está restrito ao espaço da aldeia ou das florestas, mas é uma população presente e ativa na política e na história de nosso país.
(Ulbra-RS) Os terremotos são causas de destruição e mortes em muitas partes do planeta. Associado a esse fenômeno, existe uma mecânica de acontecimentos de diferentes escalas e maneiras de acontecer, liberando energia na crosta terrestre.
Marque a alternativa incorreta sobre o assunto.
As placas tectônicas são imensos blocos de rocha no subterrâneo do planeta.
As placas tectônicas se movem todas na mesma direção.
A escala Richter mede a amplitude das ondas de um sismo em uma escala logarítmica.
O cinturão de fogo do pacífico concentra muitos vulcões ativos do planeta.
A cordilheira dos Andes é o resultado do choque entre duas placas convergentes.
As placas tectônicas apresentam grande diversidade de movimentos: convergente; divergente e transformante. Nos limites divergentes; movem-se em direções opostas. Nos limites transformantes ou conservativos; movem-se paralelamente em direções opostas. Nos limites convergentes; movem-se de encontro umas das outras.
(PUC-MG) Na figura seguinte, o ângulo é reto. O valor em graus do ângulo
é igual a:
95°
100°
105°
110°
120°
Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira (RO)
Animal raro foi encontrado por biólogos em canteiro de obras de usina. Exemplares estão no Museu Emilio Goeldi, no Pará
O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles tem a descrição exata de localidade, apenas “América do Sul”. A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.
XIMENES, M. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2012.
A notícia é um gênero textual em que predomina a função referencial da linguagem. No texto, essa predominância evidencia-se pelo(a):
recorrência de verbos no presente para convencer o leitor.
uso da impessoalidade para assegurar a objetividade da informação.
questionamento do código linguístico na construção da notícia.
utilização de expressões úteis que mantêm aberto o canal de comunicação com o leitor.
emprego dos sinais de pontuação para expressar as emoções do autor.
O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho.
Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.
(Unifesp) O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:
(Uepa) As crenças de navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e literárias da Antiguidade Greco-Romana e de autores humanistas, além de novelas de cavalaria. O conteúdo dessas obras fazia parte do patrimônio intelectual europeu de fins da Idade Média e forneceu o quadro mental a partir do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou:
a ruptura entre a mentalidade medieval e aquela do Renascimento.
a permanência de elementos da mentalidade medieval no período inicial do Renascimento.
a confirmação dos relatos bíblicos, que podiam ser constatados com as navegações.
a correspondência entre as crenças europeias e os mitos indígenas do Novo Mundo.
o uso da justificativa religiosa para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas.
Você consegue identificar o que está sendo representado na imagem?
A imagem representa uma característica da história do continente americano. Ele foi explorado pelos europeus a partir do século XV, após sua chegada com as Grandes Navegações. A ocupação promovida pelos europeus foi baseada na exploração de metais, pedras preciosas e matérias-primas encontradas, e no comércio de produtos manufaturados vindos da Europa e de africanos e africanas que foram escravizados.
Tanto os africanos quanto os indígenas foram forçados a trabalhar nas lavouras e na mineração. Eram submetidos a longas jornadas de trabalho, mas muitos conseguiram resistir à escravidão, recusando-se a trabalhar e fugindo. Mas, infelizmente, esse processo deixou muitas consequências para o continente, como a violência, a exploração e a pobreza.
• Você sabia que o continente americano foi ocupado pelos europeus e que milhares de pessoas foram escravizadas?
Resposta pessoal. Procure direcionar a conversa e enfatize que a escravidão dos africanos durou cerca de trezentos anos nas Américas, que foi um processo violento e que a escravidão indígena não desapareceu com o início da escravidão africana.
Encontre e contorne no diagrama as palavras que completam as afirmações abaixo.
a) As _______ ajudam na eliminação dos restos alimentares não digeridos e não absorvidos.
b) O cálcio é um nutriente que forma os ossos e faz parte do grupo dos _______.
c) As _______ são os principais nutrientes responsáveis pela renovação das células.
d) A energia para o corpo é obtida principalmente pela ingestão de _______.
e) As _______ estão bastante presentes em frutas e verduras.
a) As fibras ajudam na eliminação dos restos alimentares não digeridos e não absorvidos.
b) O cálcio é um nutriente que forma os ossos e faz parte do grupo dos sais minerais .
c) As proteínas são os principais nutrientes responsáveis pela renovação das células.
d) A energia para o corpo é obtida principalmente pela ingestão de carboidratos .
e) As vitaminas estão bastante presentes em frutas e verduras.
Leia a tirinha do personagem Calvin sobre alimentação. Depois, marque a única alternativa que descreve corretamente a situação mostrada.
Ele não quer comer vegetais, mas quer comer carne. E isso é bom para a saúde dele.
Ele não quer comer vegetais e quer apenas a sobremesa. E isso é bom para a saúde dele.
Ele gosta de vegetais, mas detesta doces. E isso é ruim para a saúde dele.
Ele não gosta de vegetais e quer comer apenas a sobremesa. E isso é ruim para a saúde dele.
Bactérias muito ocupadas...
A seguir, você vai ler uma tira de Fernando Gonsales, autor de quadrinhos que é formado em Veterinária e em Biologia.
Observe
Quem são os personagens dessa tira?
A bactéria Cíntia, sua amiga e um menino doente.
Observe a imagem a seguir.
Explique o que aconteceu com a garota.
A garota perdeu um dos dentes.
CINCO AMIGOS DE CAMILA E MARCELA CHEGARAM PARA BRINCAR.
A) QUANTAS CRIANÇAS HÁ AO TODO?
B) CHEGARAM MAIS 3 AMIGOS PARA BRINCAR COM CAMILA E MARCELA.
E AGORA, QUANTAS CRIANÇAS HÁ?
C) FORAM EMBORA 5 DOS AMIGOS QUE ESTAVAM BRINCANDO COM CAMILA E MARCELA. QUANTAS CRIANÇAS FICARAM?
A) 7 crianças.
B) 10 crianças.
C) 5 crianças.
Por quais continentes passa a linha do equador?
América, África e Ásia.
A CASA QUE PEDRO FEZ
ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ ESTE É O BAÚ CHEIO DE BRINQUEDOS QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GALO QUE ACORDOU O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ. [...]
IRAMI B. SILVA E ERDNA PERUGINE NAHUM. A CASA QUE PEDRO FEZ. SÃO PAULO: SCIPIONE, 1995.
A GALINHA RUIVA
UM DIA UMA GALINHA RUIVA ENCONTROU UM GRÃO DE TRIGO.
— QUEM ME AJUDA A PLANTAR ESTE TRIGO? — PERGUNTOU AOS SEUS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU PLANTO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ. [...]
— QUEM ME AJUDA A COLHER O TRIGO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU COLHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
— QUEM ME AJUDA A DEBULHAR O TRIGO?— PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU DEBULHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
— QUEM ME AJUDA A LEVAR O TRIGO AO MOINHO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU LEVO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
QUANDO MAIS TARDE VOLTOU COM A FARINHA, PERGUNTOU:
— QUEM ME AJUDA A ASSAR A FARINHA?
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU ASSO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
A GALINHA RUIVA ASSOU A FARINHA E COM ELA FEZ UM LINDO PÃO.'
WILLIAM J. BENNETT. O LIVRO DAS VIRTUDES PARA CRIANÇAS. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1997. P. 46. (ADAPTADO.)
VOCÊ LEU DOIS CONTOS DE REPETIÇÃO: “A GALINHA RUIVA” E “A CASA QUE PEDRO FEZ”. O QUE ESSAS HISTÓRIAS TÊM EM COMUM?
Você já viu desenhos semelhantes a esse?
Resposta pessoal.
Por que é possível dizer que a respiração está diretamente ligada ao fornecimento de energia para as células?
Porque o organismo precisa do gás oxigênio fornecido pela respiração para transformar a energia presente nos alimentos na energia necessária para as células.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas