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Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
(PUC-SP − Adaptada) Este trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. É possível afirmar que o uso repetitivo da expressão verdes mares e os verbos serenai e alisai, indicadores de ação do agente natural, imprimem ao texto um tom poético apoiado em duas figuras de linguagem:
anáfora e prosopopeia.
pleonasmo e metáfora.
antítese e inversão.
apóstrofe e metonímia.
metáfora e hipérbole.
Leia o texto sobre as relações do islamismo com o Ocidente:
[...] o Islã não é o outro, o oposto do Ocidente. Pelo contrário, na Idade Média mesmo, monges cristãos buscavam as grandes mesquitas do Islã para estudar. [...] A lista de proximidades e infl uências poderia se estender indefi nidamente nidamente. Mas ela só serve para nos lembrar que o Islã não é o outro estranho, é um antepassado e um parente, pois a infl uência do Ocidente sobre ele é igualmente grande.
SILVA, Kalina Varderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto. p. 245.
A partir do texto, e do contexto do desenvolvimento do islamismo na Idade Média, é possível afirmar que:
as heranças judaico-cristãs servem de argumento do quanto o islã é um “parente” do Ocidente.
o desenvolvimento cultural islâmico é um produto da proximidade com a cultura ocidental.
as relações íntimas entre a cultura islâmica e o mundo ocidental restringiram-se à questão religiosa.
no mundo medieval, o islamismo foi o principal elemento aglutinador da cultura europeia.
o islamismo é um antepassado do cristianismo, e que contribuiu para a formação da identidade europeia.
(PUC-RJ) Na preparação do meio de cultura para células animais, o técnico de um determinado laboratório esqueceu -se de adicionar o suprimento de aminoácidos. Que moléculas terão sua formação imediatamente prejudicada?
Lipídios
Glicídios
Nucleotídeos
Proteínas
Ácidos nucleicos
(Enem) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.
De acordo com o gráfico é correto afirmar que:
as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2 .
a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém‑se estável.
desde o Pré‑cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.
(Enem) Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas [já vivia] na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.
De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas?
4,00.
4,10.
4,15.
4,25.
4,50.
(UTFPR) Na Tabela Periódica dos elementos, os mesmos estão organizados segundo:
a ordem crescente de energia de ionização.
a ordem crescente de massa atômica.
a ordem decrescente de caráter metálico.
a ordem crescente de raio atômico.
a ordem crescente de número atômico.
Os meios de comunicação muitas vezes nos recordam do perigo de dirigir alcoolizado. Veja a charge a seguir:
O álcool (etanol), encontrado nas bebidas alcoólicas, é produzido pela fermentação de açúcares (como glicose ou frutose ).
Essa reação pode ser representada pela equação:
O esquema representa os estados inicial (reagentes) e final (produtos) de um sistema no qual ocorre uma reação química. Esferas pretas representam o carbono; esferas vermelhas representam o oxigênio; esferas brancas representam o hidrogênio.
No estado inicial, temos uma substância pura ou uma mistura?
Substância pura
Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2016.
a) Qual é o propósito desse tipo de texto? Ele atende ao propósito a que se destina? Justifique.
b) O gênero do texto reproduzido, apesar de frequente em nosso dia a dia, apresenta um dado bastante incomum em sua formulação. De que trata esse dado? Que tipo de referência cultural essa instrução apresenta? Como você o vê?
a) O propósito da etiqueta de roupas é instruir o enunciatário, indicando qual a melhor forma de lavagem para que haja a conservação das roupas por mais tempo. Além disso, o texto cumpre o propósito a que destina, já que instrui o usuário sobre o modo como a roupa deve ser lavada e passada visando à sua conservação, por meio de linguagem verbal, com destaque para os verbos no infinitivo, e não verbal (os símbolos, no topo da etiqueta).
b) A recomendação de que peça para a sua mãe lavar as roupas; caso o enunciatário não compreenda as instruções da etiqueta. O dado cultural é a construção da imagem de que mães seriam preparadas para cuidar das roupas de seus filhos. A crítica a essa visão social fica a cargo do aluno.
Diabo — Essa dama, é ela vossa?
Frade — Por minha a tenho eu e sempre a tive de meu.
Diabo — Fizeste bem, que é fermosa! E não vos punham lá grosa nesse convento santo?
Frade — E eles fazem outro tanto!
Diabo — Que cousa tão preciosa!
Gil Vicente
(Unifesp) No trecho da peça de Gil Vicente, fica evidente uma:
visão bastante crítica dos hábitos da sociedade da época. Está clara a censura à hipocrisia do religioso, que se aparta daquilo que prega.
concepção de sociedade decadente, mas que ainda guarda alguns valores essenciais, como o caso da relação entre o frade e o catolicismo.
postura de repúdio à imoralidade da mulher que se põe a tentar o frade, que a ridiculariza em função de sua fé católica inabalável.
visão moralista da sociedade. Para ele, os valores deveriam ser resgatados e a presença do frade é um indicativo de apego à fé cristã.
crítica ao frade religioso que optou em vida por ter uma mulher, contrariando a fé cristã, o que, como ele afirma, não acontecia com os outros frades do convento.
Texto I
Toca do Salitre, Piauí. Disponível em: .
Acesso em: 27 jul. 2010.
Texto II
Arte urbana. Foto: Diego Singh. Disponível
em: . Acesso em: 27 jul. 2010.
(Enem) O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:
a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
O Luís Dutra era um primo de Virgília, que também privava com as musas. Os versos dele agradavam e valiam mais do que os meus; mas ele tinha necessidade da sanção* de alguns, que lhe confirmasse o aplauso dos outros. Como fosse acanhado, não interrogava a ninguém; mas deleitava-se com ouvir alguma palavra de apreço; então criava novas forças e arremetia juvenilmente ao trabalho.
Pobre Luís Dutra! Apenas publicava alguma coisa, corria à minha casa, e entrava a girar em volta de mim, à espreita* de um juízo, de uma palavra, de um gesto, que lhe aprovasse a recente produção, e eu falava-lhe de mil coisas diferentes – do último baile do Catete*, da discussão das câmaras, de berlindas* e cavalos –, de tudo, menos dos seus versos ou prosas. Ele respondia-me, a princípio com animação, depois mais frouxo, torcia a rédea da conversa para o seu assunto dele, abria um livro, perguntava-me se tinha algum trabalho novo, e eu dizia-lhe que sim ou que não, mas torcia a rédea para o outro lado, e lá ia ele atrás de mim, até que empacava de todo e saía triste. Minha intenção era fazê-lo duvidar de si mesmo, desanimá-lo, eliminá-lo... E tudo isto a olhar para a ponta do nariz...
Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: . Acesso em: 8 nov. 2016.
*sanção: aprovação;
*à espreita: aguardando;
*Catete: bairro do Rio de Janeiro;
*berlinda: tipo de carruagem.
Em uma narrativa, as personagens são os seres que atuam na história. Elas apresentam traços característicos, podendo sintetizar valores que o autor deseja expor. Personagens possuem dimensões físicas e psicológicas, apreendidas por meio da descrição. A descrição de uma personagem pode ser feita de maneira sucinta e sugestiva. No trecho, com apenas algumas palavras, o narrador Brás Cubas expõe ao leitor a personalidade de Luís Dutra, que é marcada pela:
timidez diante de pessoas mais talentosas.
inveja do sucesso alheio.
necessidade de reconhecimento público.
incapacidade de manter conversação prolongada.
tendência a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
(Enem) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.
A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é
(UFPB) A figura a seguir mostra dois espelhos planos, E1 e E2 , que formam um ângulo de 140º entre eles.
Um raio luminoso R1 incide e é refletido no espelho E1 , de acordo com a figura a seguir.
Nessa situação, para que o raio refletido R2 seja paralelo ao espelho E2 , o ângulo de incidência de R1 no espelho E1 deve ser de:
20º
30º
40º
50º
60º
Uma forma de decompor a luz branca em suas componentes originais é fazê‑la atravessar um prisma de base triangular de acordo com o esquema a seguir. Nessa situação, a luz é submetida a duas refrações: do ar para o interior do prisma e do prisma de volta ao ar. Sabe ‑se que a interação óptica entre a radiação e a matéria está relacionada com o índice de refração da substância que compõe o meio.
Considere que o índice de refração (n) do prisma varie em função do comprimento de onda l da luz, de acordo com o gráfico a seguir.
Observando que, no vácuo, todas as radiações eletromagnéticas possuem a mesma velocidade (V), dada pela relação V = λ · f, em que f é a frequência da radiação; a correlação entre o desvio da radiação ao atravessar o prisma e os parâmetros relacionados à radiação eletromagnética é:
O índice de refração do prisma não está relacionado ao desvio ao qual a radiação é submetida.
A radiação que apresenta maior desvio ao atravessar o prisma é aquela que possui a menor frequência.
A radiação que apresenta maior desvio é aquela associada ao maior índice de refração do prisma.
O desvio apresentado pelas radiações é o mesmo para todas as frequências.
O desvio apresentado pela radiação é mais acentuado para aquela à qual se associa um menor índice de refração.
a) Incorreta. Pelos esquemas; nota -se que cores diferentes apresentam desvios diferentes. Além disso; cores diferentes apresentam índices de refração diferentes. Logo; há uma correlação entre o índice de refração e o desvio da luz.
b) Incorreta. A cor que apresenta maior desvio é a violeta. Pela equação V = λ · f; como a cor violeta apresenta menor l (gráfico dado); ela tem maior frequência.
c) Correta. A radiação violeta apresenta maior desvio (figura) e está associada ao maior índice de refração (gráfico).
d) Incorreta. Cores diferentes apresentam desvios diferentes. Cores diferentes apresentam frequências diferentes.
e) Incorreta. Veja o item c.
RIDGWAY, L. Available at: . Accessed on: Feb. 23rd, 2012.
season: estação; temporada to hate(d): odiar; detestar to turn(ed): mudar (de cor) dummy (gíria): tonta, idiota
(Enem) Na tira da página anterior, extraída da série For better or for worse, a comunicação entre as personagens fica comprometida em um determinado momento porque:
as duas amigas divergem de opinião sobre futebol.
uma das amigas desconsidera as preferências da outra.
uma das amigas ignora que o outono é temporada de futebol.
uma das amigas desconhece a razão pela qual a outra a maltrata.
as duas amigas atribuem sentidos diferentes à palavra season.
(UFRJ) Pedro está construindo uma fogueira representada pela figura abaixo. Ele sabe que a soma de x com y é 42 e que as retas r, s e t são paralelas.
A diferença x - y é
2.
4.
6.
10.
12.
As substâncias utilizadas pelas células humanas como fonte primária de energia e como principal reserva alimentar são respectivamente:
água e lipídios
carboidratos e sais minerais
lipídios e esteroides
triacilglicerídeos e carboidratos
carboidratos e lipídios
(Imed‑RS) Qual das alternativas abaixo apresenta um organismo que possui célula procariótica?
Hippopotamus amphibius – Mamífero.
Nephrolepis exaltata – Vegetal.
Wolbachia persica – Bactéria.
Giardia lamblia – Protozoário.
Amanita muscaria – Fungo.
(UFBA – Adaptada) A quantidade de água nas células e nos tecidos:
tende a diminuir com o aumento da idade
tende a aumentar com o aumento da idade
permanece constante com o aumento da idade
não tem qualquer relação com a idade
aumenta com a idade e o peso do organismo.
(Enem) Numa região, originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies.
O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu
aumento do volume e da frequência das chuvas.
diminuição do número e da diversidade de hábitats.
diminuição da temperatura média anual.
aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera.
aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico.
O corpo humano necessita diariamente de 12 mg de ferro. Uma colher de feijão contém cerca de 4,28 · 10-5 mol desse elemento. Calcule quantas colheres de feijão, no mínimo, são necessárias para que se atinja a dose diária de ferro no organismo?
Dado: Fe = 56 g/mol
1 colher de feijão — 4;28 · 10-5 mol de ferro — x
1 mol de átomos de Fe — 56 g de Fe
x = 240 · 10-5 g = 2;4 · 10-3 g = 2;4 mg
1 colher de feijão — 2;4 mg de Fe
y — 12 mg de Fe
y = 5 colheres
Dadas as afirmações:
I. A unidade de massa atômica pode ser representada por u.
II. A unidade de massa atômica é da massa de um átomo de carbono.
III. A unidade de massa atômica é da massa de um átomo de carbono de número de massa igual a 12.
IV. A massa atômica de um átomo é um número muito próximo de seu número de massa.
São corretas:
todas.
nenhuma.
somente I, II e III.
somente I, II e IV.
somente I, III e IV.
O texto a seguir é um trecho da reportagem “Século 21 em ação: novas famílias constroem uma sociedade alternativa”, da jornalista Cláudia Freitas. Foi publicado em 01/01/2014, no Jornal do Brasil. Leia-o para resolver os exercícios propostos.
Casais sem filhos; pessoas morando sozinhas apesar de estarem numa união estável; três gerações sob o mesmo teto; famílias homoafetivas; mães sozinhas com filhos; pais sozinhos com filhos; amigos morando juntos; netos vivendo com os avós; famílias do meu, seu e nossos filhos. Essas formações são apenas algumas das muitas que compõem o moderno mosaico da família em todo o mundo. Um estudo apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o perfil da família brasileira continua evoluindo, no ritmo dos novos tempos. [...]
A pesquisa do IBGE (20/12/2013) detalha aspectos que justificam as mudanças sociais mais profundas e que são reflexos dos ambientes familiares. Os avanços na medicina, as reestruturações da legislação e a quebra de muitos preconceitos são elementos que vêm motivando os novos passos da família. Os dados recentes mostram que as mulheres estão sendo mães com mais idade, após os 30 anos, apesar do percentual de nascimentos em que a mãe tem até 15 anos de idade permanecer estável no país. A taxa de nupcialidade legal, que representa o nú- mero de casamentos para cada mil habitantes de 15 anos ou mais de idade, cresceu na última década, passando de 5,6% em 2002 para 6,9% em 2012. E o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o crescimento da taxa de nupcialidade que ocorreu no grupo feminino, mas com as mulheres da faixa etária entre os 30 e 34 anos, passando de 11,5% em 2002 para 20,2% em 2012. Os números deixam evidente o aumento da idade média das mulheres ao casar.
Outra mudança identificada no estudo do IBGE diz respeito ao padrão social familiar. Agora, em um a cada quatro casamentos a mulher é mais velha do que o homem. A proporção de casamento em que a mulher tem idade maior que a do homem é crescente, passando de 20,7% em 2002 para 24,0% em 2012, dado registrado pelo instituto em todas as grandes regiões do país. E quanto aos divórcios, a taxa contabilizada pelo número de registro de divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais de idade foi de 2,5%, a segunda maior desde 2002. Além de reduzir o tempo médio transcorrido entre o casamento e o divórcio, que antes era de 17 anos, em 2007, passando para 15 anos, em 2012. Para o coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, Cláudio Dutra, as novas possibilidades legais para o divórcio podem ter ajudado a formalizar situações em que já havia dissoluções informais.
Acompanhar e registrar as mudanças da família brasileira tem sido um grande desafio para o IBGE. O Censo de 2010 listou 19 laços de parentesco que se formaram, contra 11 em 2000. Os lares modernos somam 28,647 milhões, ou seja, 28.737 a mais que a formação clássica. O estudo concluiu que a família brasileira se multiplicou, deixando para trás o modelo convencional de casal com filhos. As combinações são as mais diversificadas possíveis e proporcionais ao desejo de encontrar a felicidade em uma relação a dois. A partir desse conceito, encontramos os casados que residem em casas separadas e as crianças que moram em duas casas diferentes; as famílias homoafetivas, que já representam 60 mil e são oficializadas do ponto de vista legal, e sendo a mulher representante de 53,8% dos lares nesse arranjo familiar; as mulheres que vivem sozinhas e representam cerca de 3,4 milhões em todo país; há ainda 3,5 milhões de homens na mesma situação; além das 10,197 milhões de famílias em que só há mãe ou pai; e tem ainda aquelas pessoas que dividem o mesmo teto, mas não têm nenhum laço familiar e se unem por uma conveniência financeira, apenas para dividir o aluguel, são os chamados “conviventes” e representam 400 mil lares.
FREITAS, Claudia. Jornal do Brasil, “Século 21 em ação: novas famílias constroem uma sociedade alternativa”. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2016.
O Enem, em sua prova de redação, pede ao candidato que produza um texto dissertativo-argumentativo.
Nas aulas 1 e 2, você conheceu os critérios de avaliação da banca examinadora: o critério 2 trata da adequação ao tipo de texto solicitado. Supondo que você fosse corretor do Enem, você avaliaria que o texto de Claudia Freitas está “dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”? Justifique sua avaliação com elementos do texto.
O texto de Claudia Freitas não está “dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”. Trata-se; na verdade; de um exemplo de dissertação expositiva: a autora fornece informações e dados numéricos sobre a nova configuração da família no século XXI; explicando suas diversas formas de organização; em contraste com o modelo tradicional familiar. Se fosse uma redação do Enem; por exemplo; estaria inadequada ao gênero: não há tese; com o posicionamento da autora; nem proposta de intervenção.
Joaquim: Pegue um pano e limpe isto já. Não quero que a sua mãe veja essa sujeira.
Marcelo: Não vamos discutir agora, papai.
Joaquim: É agora! Agora!
Marcelo: Minha cabeça...
Joaquim: (Corta) Está cheia de álcool. Nunca teve dentro outra coisa.
Marcelo: Não quero discutir, já disse.
Joaquim: (Violento) Sente-se! Estou falando com você. Quero saber por que saiu do frigorífico?
Marcelo: Aquilo não é emprego de gente. O senhor sabe disto.
Joaquim: Não sei de nada.
Marcelo: (Olha o pai durante um instante) Eu tentei ficar lá, papai, eu tentei, mas não consegui.
Joaquim: Você não honra o nome que tem.
Marcelo: (Pausa) E o que é que vale este nome?
Joaquim: Muita coisa. Ainda somos o que fomos.
Marcelo: Não somos nada, esta é que é a verdade.
Joaquim: Não me confunda com você.
Marcelo: Até quando o senhor vai mentir a si mesmo? Não percebe, não vê que não contamos mais para nada? Ninguém mais tem consideração por nós.
Joaquim: Por você não podiam ter mesmo.
Marcelo: Nem pelo senhor, papai.
ANDRADE, Jorge. A moratória. 12. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1982.
As rubricas são parte importante do gênero dramático porque fornecem informações significativas para os atores e diretores envolvidos na representação teatral do texto. A leitura do fragmento de A moratória indica, por meio das rubricas, que o diálogo entre Joaquim e Marcelo:
é repleto de carinho e compreensão.
é baseado na compreensão e amor mútuos, ainda que haja alguma hesitação.
é marcado pela sinceridade e espontaneidade na expressão.
é entrecortado por alguns momentos de impulsividade e outros de silêncio hesitante.
é dificultado pela violência extrema e pelo baixo nível de entendimento.
A onda
a onda anda aonde anda a onda? a onda ainda ainda onda ainda anda aonde? aonde? a onda a onda
BANDEIRA, Manuel. In: . Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Record, [s.d.]. p. 267.
Em um texto literário, os recursos poéticos e linguísticos participam da construção do significado, isto é, forma e conteúdo se relacionam significativamente. No poema de Manuel Bandeira, a correlação entre um recurso formal e um aspecto da significação do texto é:
a ausência de verbos, que sugere a imobilidade da paisagem.
o plano sonoro das palavras, que sugere a movimentação das ondas.
a ausência de rima, que evoca as formas da oralidade cotidiana.
os versos curtos e irregulares, que remetem à ambientação bucólica.
o alinhamento peculiar dos versos, que acentua o ritmo acelerado da modernidade.
O preguiçoso que se virou cachorro a fim de não trabalhar
Tem gente que diz que alguém Leva a vida facilmente Sem precisar trabalhar Tudo chega de repente, E tem uma vida boa Pois acha tudo é à toa Em uma vida excelente. Para quem pensar assim Como exemplo eu vou contar A história dum preguiçoso Que vivia a aventurar Que alguém desse um socorro Quis até virar cachorro A fim de não trabalhar.
Paulo de Souza Preguiça Moço forte de verdade Porém era preguiçoso Que fazia piedade, Sem pandeiro e sem viola Vivia pedindo esmola Na maior necessidade [...]
SILVA, Minelvino Francisco. In: _____. Cordel. São Paulo: Hedra, 2000. p. 75.
No fragmento, as escolhas formais remetem à poesia de cordel, típica da cultura nordestina. As características que ligam o texto à expressão da cultura poética popular são:
o uso da redondilha e a ausência de rimas.
o uso do verso livre e as referências clássicas.
o uso do verso decassílabo e a apreensão do cotidiano.
o uso da redondilha maior e do mesmo padrão de rimas.
o uso do verso dodecassílabo e o vocabulário sofisticado.
O plastimodelismo, hobby que consiste em fazer réplicas de aviões, barcos, carros e outros objetos em escala, requer em muitas situações grande habilidade e seus praticantes mais avançados são verdadeiros artistas.
Um carro tem duas réplicas, uma na escala 1 ; 18 (réplica 1) e outra na escala 1 ; 24 (réplica 2).
Sobre essa situação, considere as quatro afirmações a seguir:
I. A réplica 1 é maior que a réplica 2.
II. A réplica 2 é maior que a réplica 1.
III. As réplicas têm o mesmo tamanho.
IV. As medidas da réplica 1, em relação às medidas da réplica 2, estão na proporção 3 : 4.
A(s) afirmação(ões) necessariamente correta(s) é(são):
I.
II.
III.
I e IV.
II e IV.
Há inúmeros fenômenos e instrumentos ópticos que podemos presenciar ou usar em nosso cotidiano. O céu azul e as nuvens brancas, o arco‑íris, os óculos que melhoram a visão das pessoas, os celulares que fotografam com qualidade cada vez maior, etc. A observação atenta de alguns fenômenos pode nos sugerir algumas evidências a respeito de aparelhos ou do comportamento da luz. Um fenômeno óptico particularmente interessante é a formação de sombra, que podemos associar:
à propagação retilínea da luz.
à velocidade extremamente alta da luz.
às refrações que a luz é submetida ao atravessar os objetos.
à natureza corpuscular da luz.
à capacidade da luz em penetrar nos corpos.
O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas. [...] Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras.
VIEIRA, P. Sermão da Sexagésima.
(Ufscar-SP) No texto, Vieira critica um certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra “xadrez” tem o objetivo de:
defender a ordenação das ideias em um sermão.
fazer alusão metafórica a um certo tipo de tecido.
comparar o sermão de certos pregadores a uma verdadeira prisão.
mostrar que o xadrez se assemelha ao semear.
criticar a preocupação com a simetria do sermão.
(Vunesp) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra:
a venda de indulgências e a autoridade do papa, líder supremo da Igreja Católica.
a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas