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Questão 02 - Química - Módulo 3 - Os estados físicos da matéria e suas características - Exercícios - Você já pensou nisso? - BY NC 3.0BR

(Enem) Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o desenvolvimento dessa atividade, é mais adequado um local 



( a )

plano, com alta pluviosidade e pouco vento. 

( b )

plano, com baixa pluviosidade e muito vento. 

( c )

plano, com baixa pluviosidade e pouco vento. 

( d )

montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento. 

( e )

montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.

Questão 02 - Química - Módulo 4 - Classificação da matéria: substâncias e misturas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considere as figuras para responder aos itens a seguir.

a) Quais das ilustrações representam substâncias puras?

b) Quais são misturas?

c) Em qual frasco temos uma mistura heterogênea?

d) Em qual frasco temos uma mistura homogênea?

Resposta:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV.

d) III.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Proporcionalidade - Exercícios - Você já estudou - BY NC 3.0BR

Francisco não gosta de suco de uva integral. Ele mistura um copo (200 mL) desse suco com 3 copos (200 mL) de água e obtém quatro copos de suco diluído.

a) Qual é a razão da mistura que Francisco faz?

b) Uma garrafa de 1L de suco integral rende quantos copos de suco de uva diluído na razão que Francisco prepara?

Resposta:

a) 1 : 3 ou .

b) Apresentamos uma estratégia possível de cálculo.

1 L de suco integral = 1 000 mL, que correspondem a 5 copos de 200 mL.

1 copo de suco integral (200 mL) + 3 copos de água (600 mL) rendem 4 copos de suco diluído (800 mL).

5 copos de suco integral + 15 copos de água rendem 20 copos de suco diluído.

Assim, uma garrafa de 1 L de suco integral rende 20 copos de suco diluído ou 4 000 mL ou 4 L.

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Retas paralelas e o teorema de Tales - Exercícios (pg. 379 - 380) - BY NC 3.0BR

A partir da sua resposta ao item 1, determine a razão .

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Segmentos comensuráveis - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Em cada item, calcule o que se pede e indique:

• um par de segmentos comensuráveis;

• um par de segmentos incomensuráveis.

a) Num triângulo retângulo a hipotenusa mede 8 cm e um dos catetos mede 5 cm. Determine a medida do outro cateto.

b) Num triângulo isósceles os lados congruentes medem 12 cm e a base mede 10 cm. Determine a medida da altura relativa à base.

c) Num retângulo os lados medem 16 cm e 10 cm. Determine a medida da diagonal desse retângulo.

Resposta:

a) O outro cateto mede cm.

Um par de segmentos comensuráveis: o cateto de medida 5 cm e a hipotenusa de medida 8 cm;

um par de segmentos incomensuráveis: o cateto de medida cm e o cateto de medida 5 cm (ou a hipotenusa de medida 8 cm).

b) A altura relativa à base mede cm.

Um par de segmentos comensuráveis: os lados congruentes do triângulo isósceles ou um lado e a base do triângulo isósceles;

um par de segmentos incomensuráveis: a altura e um dos lados do triângulo isósceles ou a altura e a base do triângulo isósceles.

c) A diagonal desse retângulo mede cm.

Um par de segmentos comensuráveis: dois lados do retângulo (congruentes ou não);

um par de segmentos incomensuráveis: a diagonal e um dos lados do retângulo.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Proporcionalidade - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(IFPE) Um pai dividirá R$ 360,00 entre seus três filhos em partes proporcionais às idades deles: 8 anos, 10 anos e 12 anos. Quanto o filho mais velho receberá a mais do que o mais novo?



( a )

R$ 52,00 

( b )

R$ 45,00 

( c )

R$ 60,00 

( d )

R$ 46,00 

( e )

R$ 48,00

Resposta:

Alternativa E.

Considerando x como o valor que receberá o filho mais novo e y o valor que receberá o filho mais velho, temos:

O filho mais novo receberá R$ 96,00, enquanto o filho mais velho receberá R$ 144,00, portanto, R$ 48,00 a mais que o irmão.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números irracionais - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Se colocarmos os números reais em ordem decrescente, teremos a sequência: 



( a )

, 1, - , -  

( b )

, 1, -, -  

( c )

1, , - , - 

( d )

1, , -, -

Resposta:

Tem-se que:

Logo, escrevendo os números dados em ordem decrescente tem-se:

1, , - , - 

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

No mapa do estado da Bahia apresentado a seguir, as informações sobre a escala são dadas no canto inferior esquerdo.

a) Considerando que o mapa está na escala 1 : x, calcule o valor de x.

b) Determine a distância aproximada, em linha reta, de Salvador a Barreiras.

Resposta:

a) Considerando a informação da escala dada graficamente no mapa, temos que 1 cm no mapa equivale a 120 km na realidade. Logo, a escala é tal que:

Assim, x = 12 000 000.

b) Medindo, no mapa, a distância entre Salvador e Barreiras obtemos 6 cm. Como 1 cm no mapa equivale a 120 km na realidade, concluímos que a distância em linha reta entre as duas cidades é de aproximadamente 720 km.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Na malha quadriculada, considere o retângulo R e os outros quatro retângulos construídos a seguir.

Quais dos quatro retângulos são semelhantes ao retângulo R? Explique brevemente seu raciocínio.

Resposta:

Os ângulos internos de qualquer retângulo medem 90°. Assim, os quatro retângulos têm ângulos com a mesma medida que os do retângulo R e só precisamos verificar se os lados têm medidas proporcionais. Para isso, vamos utilizar o lado dos quadrados da malha como unidade de comprimento.

Medidas dos lados do retângulo R: 6 e 4.

Portanto, os retângulos II e IV são semelhantes ao retângulo R.

Destaque para os alunos o fato de que os retângulos R e IV, além de semelhantes, são também congruentes. Na verdade, duas figuras congruentes sempre serão, também, semelhantes.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Qual a importância do estudo da Química? - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

O símbolo abaixo pode ser usado para representar um dos procedimentos da política dos “Rs”

A qual procedimento ele pode estar associado e qual é seu significado?

Resposta:

O símbolo está associado à reciclagem e significa que ela gera economia financeira.

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Químicas e suas práticas - Exercícios em casa 3 - BY NC 3.0BR

Classifique as anotações I, II e III do estudante em observação, hipótese, experimento ou conclusão. Ao elaborar um relatório sobre um experimento com tomates, um estudante fez as seguintes anotações:

I. Plantei duas sementes de tomate no jardim e outras duas sementes em um vaso localizado dentro de casa, sem contato direto com a luz solar. Durante os próximos dias vou fornecer a todas as sementes a mesma quantidade de água e de fertilizante.

II. Após 60 dias, as plantas de tomate do jardim estavam com altura de 90 cm e apresentavam folhas verdes. As plantas de tomate dentro de casa tinham 60 cm de altura e apresentavam folhas amareladas.

III. As plantas de tomate necessitam da luz solar para se desenvolver.

Resposta:

I) Experimento.

II) Observação.

III) Conclusão.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Variação linguística - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Identifique em que nível se enquadram as formas a seguir, extraídas do poema de Patativa do Assaré. Depois, descreva o tipo de variação e acrescente mais um exemplo de cada uma, encontrado nesse mesmo texto.

a) “trabaio”

b) “rastêro”

c) “papé”

d) “sabença”

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - De volta à poesia - Atividade oral e de leitura - BY NC 3.0BR

Para que serve a poesia?

Para ajudá-lo a encontrar respostas, leia estes fragmentos – de artigos e de uma entrevista – do filósofo, poeta e letrista Antonio Cicero.

Texto 1

[...] os versos que se encontram no interior de um poema ou de uma canção não estão necessariamente afirmando aquilo que afirmariam fora do poema, noutro contexto. Por exemplo, no poema de Carlos Drummond de Andrade “O Sobrevivente”, um verso diz: “O último trovador morreu em 1914”. Esse verso vale no poema pelo efeito que causa: pouco importa que seja verdadeiro ou falso. [...]

Nesse sentido, um poema é análogo a uma pintura. Um episódio da vida de Matisse ajuda a ilustrar esse fato. Visitando o ateliê do mestre, ao ver uma das suas últimas obras, uma senhora comentou: “Parece-me que o braço dessa mulher está muito comprido”. “Madame”, respondeu ele polidamente, “a senhora está equivocada. Não se trata de uma mulher, mas de uma pintura.”

CICERO, Antonio. A filosofia e a língua alemã. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2018.

Contexto: conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem e que permite sua correta compreensão. Análogo: parecido, semelhante. Henri Matisse (1869-1954): pintor, escultor e artista gráfico francês. Integrou o grupo de pintores que se caracterizava pela simplificação das formas e pelo uso das cores de forma original, nem sempre correspondente à realidade. Polidamente: educadamente.

Texto 2

Um poema quer, em primeiro lugar, ser uma obra como qualquer outra obra de arte. Pensemos num dos quadros em que Rembrandt retrata um velho. O velho é um dos elementos do quadro. Não podemos mais saber se o retrato lhe é fiel; não sabemos sequer se esse velho realmente existiu.

Tudo somado, o que realmente conta é o que Rembrandt fez, não só com o velho, mas com os demais objetos retratados, e com as luzes, as sombras, as cores, as linhas, os planos, os volumes etc. O quadro solicitará de nós a imaginação, a memória, o intelecto, a emoção, a cultura, a sensibilidade, talvez até o humor. Todas essas coisas brincarão umas com as outras no nosso espírito.

[...]

Pois bem, assim são os poemas: objetos de palavras [...]. À primeira vista, eles nos falam, por exemplo, sobre uma pedra que havia no meio do caminho. Mas eles não são, no fundo, feitos para falar sobre pedras ou sobre coisa alguma. Ao contrário: como os quadros, eles são feitos para que nós pensemos sobre eles, e para que pensemos a partir deles [...].

CICERO, Antonio. Poesia e filosofia. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2018.

Rembrandt (1606-1669): considerado um dos maiores pintores da Europa e o mais importante da Holanda. Duas das características marcantes de sua obra são o uso do claro e escuro e de fortes contrastes. Entre suas obras mais famosas estão: Lição de anatomia (1632) e Ronda noturna (1642).

Texto 3

O que faz de um poema um poema?

[...] Não existe uma definição que seja universalmente aceitável do que é poesia. [...] a gente devia pensar nas artes como sendo uma das várias formas de poesia. E poesia como se fosse um nome para as artes em geral. E tem a poesia que produz os poemas. Não só versos, porque há poemas em prosa e poemas visuais. O importante nas diferentes artes é que elas nos oferecem uma maneira de apreender o próprio ser, a vida, o mundo, diferente daquela que temos cotidianamente.

E como é nossa forma de ver o mundo no cotidiano?

É muito utilitária, não tem jeito. A gente faz as coisas todas tendo em vista determinados propósitos, determinadas finalidades. Tudo é muito calculado [...] cada coisa tem um sentido, serve para uma coisa. [...] A poesia, não.

A poesia possibilita [...] uma nova dimensão do ser. Que dimensão?

A gente passa a apreender o mundo de uma maneira diferente quando entra num poema, numa pintura, numa peça musical. Nosso mundo se amplia porque a gente percebe as coisas de uma maneira que a gente não percebia antes. É como se fosse uma outra dimensão. Existe a dimensão utilitária e existe essa dimensão estética [...] A poesia nos leva a isso e nos abre muitas perspectivas sobre as diferentes coisas que estão no mundo e na nossa vida. [...]

MACIEL, Nahima. Antonio Cicero afirma que a poesia permite ampliar a experiência do ser. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2018. 

Estética: relativa à beleza.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números irracionais - Exercícios - Um novo tipo de número - BY NC 3.0BR

No item 1c, ao tentar encontrar o valor de x surgiram dúvidas? Encontrar o valor de x nessa figura é responder à pergunta: qual é o número que elevado ao quadrado dá 2? Os pitagóricos também tiveram essa dúvida e devem ter feito muitas tentativas para solucioná-la. Eles só conheciam os números racionais. Seria x um número racional?

Vamos fazer algumas explorações numéricas para responder a essa questão.

a) O número x está compreendido entre quais números naturais? Justifique.

b) Escolha números decimais compreendidos no intervalo do item 2a; usando a calculadora, eleve-os ao quadrado para verificar qual deles satisfaz a equação x2 = 2. Registre suas tentativas.

Resposta:

a) O número x está entre 1 e 2, pois 12 = 1 (falta) e 22 = 4 (excede).

b) As respostas poderão variar, dependendo da opção escolhida. Por exemplo, se for (1,5)2 = 2,25 (excede), se for (1,4)2 = 1,96 (falta); portanto a resposta estaria compreendida entre 1,4 e 1,5.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - A natureza do número π - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considerando a representação decimal do número π + 2, classifique-o como racional ou irracional. Justifique sua resposta.

Resposta:

O número π + 2 é irracional. Desconsiderando sua parte inteira, a representação decimal de π + 2 é igual à de π (π + 2 = 5,14159265... e π = 3,14159265...). Portanto, essa representação é infinita e não periódica e, dessa forma, π + 2 é irracional.

Questão 02 - Química - Módulo 4 - Classificação da matéria: substâncias e misturas - Atividade - BY NC 3.0BR

Os derivados do petróleo, como a gasolina e o querosene, são miscíveis entre si, mas imiscíveis com a água. Observe as fotografias a seguir, que mostram um experimento utilizando querosene, gasolina e água.

Agora, responda aos itens.

a) Qual é o significado da palavra miscível?

b) Quantas fases apresenta a mistura formada pelos três componentes?

c) A água é mais ou menos densa do que a mistura entre gasolina e querosene?

Resposta:

a) Miscível: diz-se de substâncias que se dissolvem entre si.

b) Duas fases.

c) A água é mais densa.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Proporcionalidade - Exercício - BY NC 3.0BR

Júlia, Pati e Mateus decidiram fazer bijuterias para vender. Combinaram que o lucro obtido nas vendas seria dividido em partes proporcionais ao tempo de trabalho de cada um, visto que não dispunham de mesmo tempo para se dedicar ao empreendimento. Ao final do mês, eles obtiveram um lucro de R$ 2 000,00. Sabe-se que, nesse mês, Júlia trabalhou 5 horas, Pati, 12 horas e Mateus, 8 horas. Quanto caberá a cada um? Tente, com seus colegas de grupo, descobrir diferentes maneiras de resolver esse problema.

Resposta:

Apresentamos três estratégias possíveis.

1ª possibilidade: como o lucro deve ser proporcional a 5, 12 e 8, vamos considerar as partes de cada um como: 5k, 12k e 8k, sendo k a constante de proporcionalidade, isto é, o valor que cada um receberá por hora trabalhada.

2ª possibilidade: relacionar o número de horas de cada um com o número total de horas, assim como o lucro de cada um com o lucro total.

3ª possibilidade: análoga à 2ª, porém usando a razão decimal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Segmentos comensuráveis - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

Marque, sobre a reta r a seguir, os pontos A, B, C e D, nessa ordem, tais que AB = 4 cm, BD = 8 cm e CD = 5 cm. Depois, marque o ponto médio (M) de , o ponto médio (N) de e o ponto médio (P) de .

O valor da expressão é igual a: 



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

2

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Segmentos comensuráveis - Exercícios - Cálculo do M.D.C. pelo processo das subtrações sucessivas - BY NC 3.0BR

Considere os segmentos e de medidas 9,7 cm e 6,8 cm, respectivamente.

a) Aplique o processo das subtrações sucessivas e calcule o m.d.c. (9,7; 6,8).

b) Determine a medida do maior segmento que cabe um número inteiro de vezes tanto no segmento como no .

c) Determine a medida do segmento tomando como unidade de medida.

Resposta:

a) m.d.c. (9,7; 6,8) = 0,1

b) O maior segmento que cabe um número inteiro de vezes em mede 0,1 cm.

c) Responder a essa questão é o mesmo que responder à pergunta: “Quantas vezes cabe em ?”

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Retas paralelas e o teorema de Tales - Exercícios - Ângulos e retas paralelas - BY NC 3.0BR

Considere as retas r e s cortadas por uma transversal t de modo que os ângulos alternos internos assinalados meçam α.

a) Suponha inicialmente que r e s sejam concorrentes. Nesse caso, elas devem interceptar-se em um ponto P. Prolongue as duas retas na figura abaixo até que elas se encontrem.

b) No triângulo ABP obtido no item a, o que representam os dois ângulos assinalados?

c) Considerando a propriedade dos ângulos externos de um triângulo que você demonstrou no item 1, a situação descrita no item a é possível? Justifique sua resposta.

d) O que você pode concluir sobre as retas r e s no caso em que os ângulos alternos internos têm medidas iguais? Explique sua resposta.

Resposta:

a) 

b) Os ângulos com vértice em A e B são, respectivamente, um ângulo externo e um ângulo interno do triângulo ABP.

c) Não, ela não é possível, uma vez que a medida de um ângulo externo de um triângulo é necessariamente maior do que a medida de um ângulo interno não adjacente a ele.

d) As retas r e s não podem ser concorrentes. Portanto, como elas estão contidas no mesmo plano, elas só podem ser paralelas.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - A natureza do número π - Exercícios - Conjunto numéricos e o número π - BY NC 3.0BR

Sabendo que a representação decimal do número π com suas oito primeiras casas é 3,14159265, é possível decidir se ela é periódica ou não periódica? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não, pois o período de uma dízima periódica pode ter qualquer quantidade de algarismos. Por exemplo, o número 3,141592651415926514159265... tem representação decimal periódica.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercícios (pg. 391 - 392) - BY NC 3.0BR

Considere os polígonos ABCD e EFGH desenhados a seguir para responder aos próximos itens.

Apenas observando a figura, como você definiria uma correspondência entre os vértices dos dois polígonos para comparar as medidas de seus ângulos?

Resposta:

A correspondência seria: A ⇔ E, B ⇔ F, C ⇔ G e D ⇔ H.

Não há problema se nem todos os alunos enxergarem, neste item, a correspondência correta, pois eles poderão rever a resposta depois de realizar as medidas dos ângulos internos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Semelhança - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os três retângulos menores da figura são congruentes entre si e semelhantes ao retângulo ABCD.

Se AB = 1 cm, a medida de , em centímetros, é igual a:



( a )

 

( b )

 

( c )

 

( d )

 

( e )

2

Resposta:

Alternativa B.

Sendo BC = x, a medida dos menores lados dos retângulos pequenos é . Assim, temos:

Portanto, a medida de é igual a cm.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - O conjunto dos números reais - Exercício 4 - BY NC 3.0BR

Considere uma placa quadrada com 10 cm de lado; nela está inscrito um círculo. Se escolhermos aleatoriamente um ponto na superfície dessa placa, qual é a probabilidade de esse ponto não pertencer ao círculo?

Resposta:

Nessa questão a probabilidade é um número real, visto que o exercício envolve o número π. Os alunos determinarão a área do quadrado, ou seja, A = 100 cm2 e dela subtrairão a área do círculo (A = 78,5 cm2), o que resulta 21,5 cm2. A probabilidade de o ponto não pertencer ao círculo é  = 0,215 ou 21,5%.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Qual a importância do estudo da Química? - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Com base em seus conhecimentos e no que você aprendeu neste módulo, responda:

I. Considerando o conceito de energia limpa, qual tipo de usina é o mais apropriado: uma termelétrica a carvão ou uma hidrelétrica?

II. O que uma pessoa desidratada deve ingerir?

III. Observe as fotografias a seguir.

Agora, responda: qual é a plantação que, provavelmente, não faz uso intenso de defensivos agrícolas? Justifique sua resposta.

Resposta:

I) Hidrelétrica, porque o processo de obtenção de energia elétrica não gera poluentes.

II) Água e sais minerais.

III) Provavelmente, o uso de defensivos agrícolas não ocorre frequentemente na situação mostrada na foto A, pois a produção é pequena.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poesia lírica: as três dimensões da criação poética - Atividade em grupo - BY NC 3.0BR

Certas imagens, de tão repetidas, tornam-se lugares-comuns. É o caso da palavra fogo para indicar a paixão e o sofrimento amoroso. O que faz com que essa metáfora continue sendo expressiva e surpreendente no soneto de Camões?

Metáfora é o deslocamento de uma palavra para outro campo de significado, enriquecendo-a de novos sentidos: “Amor é um fogo...” Aqui, a palavra fogo mantém seu sentido próprio (calor e luz simultâneos, produzidos pela combustão de matéria) e ganha sentidos figurados (fervor, paixão, excitação, sofrimento, etc.).

Soneto

Amor é um fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer; é solitário andar por entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

CAMÕES, Luís Vaz de. Rimas. Coimbra: Atlântida, 1973. p. 119.

Resposta:

Resposta possível: Pela contradição que essa metáfora exprime no verso de Camões: sendo fogo, o amor é luz (“arde” – sensação visual), mas é invisível (“sem se ver”).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Variação linguística - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

Leia a tira do Chico Bento.

Assinale a correta correlação entre o exemplo de variação no português falado reproduzido na tirinha, o nível em que a variação se manifesta na língua e a transposição para a norma-padrão.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Alternativa c. A variação é fonológica e ocorre pela troca de e por i e da consoante l por r. O item a trata de variação morfológica, pois houve a supressão da letra final da preposição com. No item b, a variação ocorre no nível lexical morfológico, devido à eliminação do -r do infinitivo. No item d, o uso de intão caracteriza os níveis fonológico e discursivo. No item e, a variação ocorre apenas no nível fonológico em di, por de.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números irracionais - Exercícios - Localizando números irracionais na reta numérica - BY NC 3.0BR

Ampliando o teorema de Pitágoras, determine a medida da hipotenusa dos triângulos retângulos a seguir. Utilize o fato de que 

Resposta:

Os alunos aplicarão o teorema de Pitágoras.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - A natureza do número π - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

O desenho abaixo, formado por dois círculos concêntricos de centro C, foi dividido em nove regiões, todas de mesma área. Sabe-se que o raio do menor círculo mede 1 cm.

a) Calcule a área de cada uma das nove regiões.

b) Determine a medida do raio do círculo maior.

Resposta:

a) A área do círculo menor é igual a π · 12 = π cm2. Logo, a área de cada uma das nove regiões é igual a π cm2.

b) A coroa circular definida pelos dois círculos concêntricos foi dividida em oito partes, cada uma com área igual a π cm2. Assim, sendo R a medida do raio do círculo maior, temos:

Assim, o raio do círculo maior mede 3 cm.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Poesia: a versificação em língua portuguesa - Atividade - BY NC 3.0BR

Releia a primeira estrofe do poema “Pela rua”, de Ferreira Gullar.

Sem qualquer esperança Detenho-me diante de uma vitrina de bolsas na Avenida de Nossa Senhora de Copacabana, domingo, enquanto o crepúsculo se desata sobre o bairro.

FERREIRA GULLAR. Toda poesia (1950-1999). 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 177.

a) Como se classificam estes versos quanto à métrica? Justifique.

b) No item b da primeira atividade, você observou a eficácia expressiva da metrificação e do ritmo em relação ao tema, no poema “A valsa”. Considerando que os versos de Ferreira Gullar são tão diferentes dos de Casimiro de Abreu, como você interpreta sua expressividade?

Resposta:

a) Os versos de Ferreira Gullar são classificados como versos livres, ou seja, o poeta não fez a metrificação deles. Para justificar a resposta, o aluno pode apontar a grande variedade de extensão, contando as sílabas poéticas: se fossem versos metrificados eles variariam entre seis (primeiro verso) e 18 sílabas (terceiro verso). Não houve, portanto, qualquer preocupação com a regularidade da extensão ou com um esquema prévio de medida (lembrar que, na tradição da poesia em língua portuguesa, o mais longo verso é dodecassílabo).

b) No poema de Casimiro de Abreu, os versos dissílabos paroxítonos e o ritmo muito marcado e regular ecoam a valsa, que ocupa a mente do eu lírico tomada pelo ciúme. Espera-se que os alunos concluam que, no poema de Gullar, os versos livres, com extensões e ritmos tão variados, são expressivos da situação do eu lírico, que perambula a esmo, sonhador, pelas ruas de Copacabana, parando diante de vitrines, bares e cinemas para observar a multidão. No momento da correção, para confirmar a irregularidade do ritmo, você pode solicitar que os alunos marquem as tônicas dos versos, para contrastá-los com os versos de Casimiro de Abreu: Sem qualquer esperança / Detenho-me diante de uma vitrina de bolsas / na Avenida de Nossa Senhora de Copacabana, domingo, / enquanto o crepúsculo se desata sobre o bairro.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas