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O soneto é uma forma poética criada na Itália por volta do século XIII. Difundido pela Europa, foi adotado na literatura portuguesa no século XVI, tornando-se uma das formas literárias mais prestigiadas na poesia lírica. No final do século XIX esteve novamente em voga entre os poetas da escola parnasiana, que buscavam a perfeição formal em suas composições.
As duas tarefas referem-se ao seguinte soneto de Machado de Assis (1839-1908), autor realista e um dos principais escritores brasileiros, que também escreveu poemas parnasianos.
Círculo vicioso
Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: “Quem me dera que eu fosse aquela loura estrela Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!” Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:
“Pudesse eu copiar o transparente lume, Que, da grega coluna à gótica janela, Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!” Mas a lua, fitando o sol, com azedume:
“Mísera! tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal que toda luz resume!” Mas o sol, inclinando a rútila capela:
— “Pesa-me esta brilhante auréola de nume... Enfara-me esta azul e desmedida umbela... Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”
MACHADO DE ASSIS. Ocidentais. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. III. p. 151.
Os poemas tradicionais obedecem a variados esquemas de rima. Na análise formal, cada nova rima é indicada por uma letra, na ordem alfabética, revelando-se, desse modo, o esquema utilizado pelo poeta. Por exemplo, o esquema das rimas alternadas é ABAB; das emparelhadas, AABB; das interpoladas, ABBA.
Utilizando letras, faça o esquema rímico do soneto de Machado de Assis.
Nos quartetos: ABBA – ABBA (interpoladas); nos tercetos: BAB – ABA (alternadas). Na correção, explique que o poeta utilizou apenas duas rimas (em -ume, e em -ela), mas poderia ter utilizado rimas diferentes em cada estrofe e, para indicá-las empregaríamos as letras seguintes do alfabeto. Faça os alunos observarem os esquemas das rimas de outros poemas, como o do soneto “As pombas”: ABBA – ABBA – CCD – CCD.
Leia a tira.
Nas falas, a frase que apresenta predicativo do objeto é:
“Neste momento, Calvin mastiga uma colherada de creme de milho!”
“Puxa vida, feche a boca enquanto mastiga!!”
“Isso torna sua presença à mesa algo repugnante!”
“Você acha que alguém quer ver isso?!”
O predicativo do objeto é repugnante, que se liga ao termo sua presença à mesa.
Observe a ilustração a seguir e explique o que foram os Atos de Navegação.
Atos de Navegação restringiam o livre trânsito comercial. As mercadorias que entrassem ou saíssem pelos portos da Inglaterra e de suas colônias só podiam ser transportadas em navios ingleses e com participação de ingleses na tripulação. Mercadorias vindas de outros territórios só poderiam chegar à Inglaterra em embarcações dos lugares de origem ou inglesas.
Observe os três textos e as imagens a seguir, as quais apresentam físicos no seu trabalho do dia a dia:
Sobre esses físicos, é correto afirmar que:
Os experimentos que Milikan realizou para a determinação da carga elétrica do elétron mostram claramente que o seu foco de atuação é a Física Teórica.
O fato de Holonyak não ter ganhado o prêmio Nobel está diretamente relacionado ao fato dele ser um físico teórico.
Físicos teóricos, como Einstein, jamais conceberam teorias que permitam a criação de aplicações científico-tecnológicas.
Para que Holonyak criasse um dispositivo de grande aplicação prática como o LED, foi necessário que ele estudasse Física Teórica.
Alternativa D. As alternativas a, b e c estão incorretas porque:
• De acordo com o texto do enunciado, Milikan era um grande físico experimental, sendo laureado com o Nobel de Física exatamente por determinar experimentalmente a carga elétrica do elétron. Logo, a alternativa a está incorreta.
• Não há nenhuma informação no enunciado que evidencie o motivo pelo qual Holonyak não recebeu o Nobel. Logo, a alternativa b está incorreta.
• A Física Teórica, a Física Experimental e a Física Aplicada são linhas distintas de pesquisa. Apesar disso, elas podem se complementar no estudo dos fenô- menos naturais. Logo, a alternativa c está incorreta.
Leia a notícia a seguir.
A Prefeitura de Santo André executará no próximo domingo, 31, mudanças de direção nas ruas Argentina e Polônia, no Parque das Nações. As vias passarão a ser mão única, proporcionando maior fluidez no tráfego. (...) As ruas transversais, Espanha e Suíça, permanecem com a circulação inalterada em mão dupla, porém será necessário estender a proibição de estacionamento na Rua Suíça, entre a rua Polônia e a rua Argentina.
Portal ABC do ABC. 26 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2017.
A palavra transversal, usada na notícia para caracterizar as ruas Espanha e Suíça, também é utilizada em Geometria. Em relação às retas da figura abaixo, por exemplo, dizemos que s é uma reta transversal às retas a, b e c.
Com base nos exemplos anteriores, escreva o que significa dizer que uma reta t é transversal às retas u e v.
Agora que você já sabe o que é uma reta transversal, vamos estudar os ângulos determinados por uma reta transversal a outras duas retas.
Dizemos que a reta t é transversal às retas r e s quando ela intercepta r em um ponto P e s num ponto Q, distinto de P.
O IBGE também realiza a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad, População). É uma pesquisa por amostragem de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Ela visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país e permitir a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento. O gráfico ao lado traz dados relativos ao número de filhos a cada 1 000 mulheres, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (uma das pesquisas Pnad, em 2016), que analisou as condições de vida da população brasileira
a) A Pnad Síntese de Indicadores Sociais é uma pesquisa que considera toda a população brasileira ou é uma pesquisa por amostragem? Justifique.
b) Qual é o título do gráfico?
c) Qual é a fonte desse gráfico?
d) De que tipo ele é e o que ele compara?
a) A Pnad Síntese de Indicadores Sociais é uma pesquisa por amostragem, como informa o próprio texto
b) O título do gráfico é: “Taxa de fecundidade das mulheres de 15 a 29 anos”
c) A fonte do gráfico é o IBGE
d) Trata-se de um gráfico de colunas que compara a taxa de fecundidade das mulheres em 2015 em relação a 2005.
e) Em ambas as pesquisas, a faixa etária com maior taxa de fecundidade é de 20 a 24 anos.
f) Essas porcentagens representam o decréscimo da taxa de fecundidade. Proponha aos alunos que façam a conferência com a calculadora. Aproveite para ensinar-lhes como fazer esse cálculo diretamente. Exemplo: basta digitar na calculadora 76,3 - amente. Exemplo: basta digitar na calculadora 76,3 - 22,1% = 59,4. Esse cálculo é o mesmo que encontrar 77,9% de 76,3 (ou seja, 100% - 22,1% = 77,9%). O aluno poderá ainda optar por calcular 22,1% de 76,3 e, em seguida, fazer a subtração (ou seja, 22,1% de 76,3 5 16,9; calculando a diferença, tem-se: 76, 3 - 16,9 = 59,4).
Movimente os palitos de forma a obter novas situações em que haja dois ângulos alternos internos congruentes. O que você observa sobre as retas r e s nesses casos?
Em todos os casos, as retas r e s são paralelas.
Assinale a alternativa falsa:
(x + y)2 representa a soma das áreas de quadrados de lados x e y quaisquer.
Se as dimensões de um retângulo são (x + 3) e x, seu perímetro é dado pela expressão 4x + 6.
Se as dimensões de um retângulo são (x + 3) e x, sua área é dada pela expressão x2 + 3x.
4x + 6 pode representar a área de um retângulo de dimensões 2 e (2x + 3).
Os alunos deverão analisar cada uma das sentenças. Mesmo a primeira sendo falsa, oriente-os a analisar as demais.
A soma das áreas dos quadrados de lados x e y é dada pela expressão x2 + y2 . Portanto, a sentença é falsa.
O perímetro do retângulo será dado por: 2(x + 3) + 2x = 2x + 6 + 2x = 4x + 6. Portanto, a sentença é verdadeira.
A área desse retângulo será dada por: x(x + 3) = x2 + 3x. Portanto, a sentença é verdadeira.
(2x + 3) = 4x + 6, que seria a área do retângulo.
Logo, a sentença é verdadeira.
Observe os mapas a seguir.
A comparação dos mapas nos permite perceber certas semelhanças entre os climas e as paisagens vegetais africanas. Para compreendermos melhor essas semelhanças, faça o que se pede:
a) Escolha um clima do continente e localize no mapa “África: paisagens vegetais originais” a vegetação que corresponde a esse clima.
b) Como o clima que você escolheu influencia a vegetação encontrada sob esse domínio? Justifique.
Os alunos deverão realizar a leitura dos dois mapas e relacionar um dos climas com a vegetação correspondente. Verifique se os alunos conseguiram compreender como esses dois elementos influenciam um no outro diretamente.
Leia o trecho da reportagem a seguir, que descreve a economia da Índia, um país com grande diversidade cultural, social e econômica.
O forte crescimento econômico que colocou a Índia na lista de emergentes aumentou a desigualdade social do país e pode comprometer seriamente sua inclusão no clube das potências mundiais até 2020. Analistas e lideranças políticas ouvidas pela BBC Brasil afirmam que o fato de a Índia ter milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza impõe um limite ao crescimento do PIB nacional, comprometendo a continuidade do desenvolvimento e aumentando o risco de instabilidade social e violência.
GALLAS, Daniel. Crescimento com desigualdade pode ameaçar Índia como potência em 2020. BBC Brasil, 3 abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2018.
A partir da leitura da reportagem é possível identificar que:
o crescimento econômico na Índia pode ser comprometido devido à elevada desigualdade social de sua população.
os contrastes sociais da Índia são reflexos da grande diversidade cultural de sua população.
embora o país tenha apresentado um elevado crescimento econômico nas últimas décadas, isso não contribuiu para alavancar seus indicadores sociais.
os problemas relacionados à criminalidade impedirão a desclassificação da Índia em uma grande potência econômica a partir do ano de 2020.
a desigualdade econômica existente na Índia tem reduzido o seu crescimento econômico.
Alternativa C
A Índia é um país de grandes contrastes. Tendo, atualmente, a segunda maior população do mundo, cerca de 40% do total vive em situação de extrema pobreza. Embora o PIB indiano venha apresentando crescimento muito satisfatório nos últimos anos, o mesmo não acontece com o desenvolvimento social. Os investimentos que refletem no crescimento econômico são realizados em grande parte nas cidades indianas, enquanto o campo, região que concentra cerca de 60% da população, fica distante dos bons reflexos da economia. Para chegar ao resultado correto da questão, é importante que os alunos estabeleçam relações entre crescimento econômico e aumento da desigualdade no país.
(Uerj)
Um dos documentos mais curiosos para a história da grande data de 15 de novembro consiste, a nosso ver, no aspecto inalterável da rua do Ouvidor, nos dias 15, 16 e 17, onde, a não ser a passagem das forças e a maior animação das pessoas, dir-se-ia nada ter acontecido. Tão preparado estava o nosso país para a República, tão geral foi o consenso do povo a essa reforma, tão unânimes as adesões que ela obteve, que a rua do Ouvidor, onde toda a nossa vida, todas as nossas perturbações se refletem com intensidade, não perdeu absolutamente o seu caráter de ponto de reunião da moda.
(Adaptado de THOME J. “Crônica do chic”. 1889. Apud PRIORE, M. D. et alli. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997.)
Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver uma parada militar.
(CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.)
Nos textos apresentados, encontram-se as opiniões de dois observadores do fim do século XIX – José Thome e Aristides Lobo – a respeito da Proclamação da República. A divergência entre as posições dos autores sobre o evento refere-se ao seguinte aspecto:
ideário republicano;
reação da população;
caráter elitista do movimento;
caracterização política do regime.
Alternativa B. Ambos os fragmentos descrevem ou comentam a participação popular: o primeiro atribui à adesão unânime da população a pouca participação, já que, de acordo com o autor, a República era tão inevitável que foi recebida com naturalidade. Já o segundo texto comenta que o povo foi excluído do processo e nem sabia do que se tratava. A alternativa a e a d são incorretas porque os autores não comentam as ideias republicanas ou a organização do regime. A alternativa c está incorreta porque o primeiro autor não considera que a República tenha sido elitista, ao contrário, considera que houve forte adesão popular.
Leia o trecho da narrativa “As duas perguntas”.
Nasrudin tinha acabado de voltar da escola. Ele queria comprar um doce no mercado, mas estava sem dinheiro. Então, teve uma ideia. Pegou uma cartolina e escreveu:
RESPONDO A DUAS PERGUNTAS POR UMA MOEDA DE OURO.
Um homem de outra cidade passou na frente do cartaz e, pensando que se tratava de um menino prodígio, deu a ele uma moeda de ouro e perguntou:
— Menino, você não acha uma moeda de ouro muito caro para responder apenas a duas perguntas?
— Sim! – respondeu o pequeno Nasrudin. — E qual é a sua segunda pergunta?
BRENMAN, Ilan. O turbante da sabedoria e outras histórias de Nasrudin. São Paulo: Comboio de Corda, 2008. p. 16-17.
O verbo responder foi usado três vezes no texto.
a) Indique o complemento desse verbo no cartaz escrito por Nasrudin.
b) Observe o verbo responder no último parágrafo. Que função sintática o pequeno Nasrudin assume?
c) Encontre no texto um verbo transitivo com dois complementos. Anote a frase em que ele é utilizado.
a) Complemento relativo: a duas perguntas.
b) É sujeito do verbo responder.
c) A frase é “deu a ele uma moeda de ouro”, em que a ele é objeto indireto e uma moeda de ouro é objeto direto.
Participe da atividade, expondo suas impressões de leitura para seus colegas. Prepare sua fala fazendo anotações no caderno.
A quem se dirige o eu lírico? Qual é o sentimento que o domina?
O eu lírico dirige-se à mulher amada, à namorada. Ele sente ciúme (cf. as expressões “dores de amores”, no estribilho, e, sobretudo, “em zelos”, na estrofe 7) – e a acusa de o trair, olhando e sorrindo para outro homem (“olhos perjuros”, estrofe 3).
OS METAIS PRECIOSOS NÃO BRILHAM SEMPRE
A Espanha foi o reino mais rico da Europa no início da Idade Moderna. As colônias espanholas na América tinham minas de ouro e prata, metais que abarrotavam os cofres espanhóis. Considerava-se que essa liderança econômica espanhola se consolidaria por causa dessa vantagem.
No entanto, após algumas décadas, a Espanha entrou em decadência econômica. A produção manufatureira se revelou um negócio mais lucrativo e os Estados que a desenvolveram se tornaram mais poderosos. Já os que centralizavam sua economia no metalismo acabavam importando produtos manufaturados e com isso, pouco a pouco, viam seu ouro e sua prata serem usados para pagar as importações, que superavam as exportações.
Por isso, os Estados que estimularam a produção manufatureira se tornaram grandes exportadores de produtos, garantindo sempre superavit em sua balança comercial e acumulando moedas com base na produção e venda desses manufaturados.
Os limites do controle metropolitano
O controle metropolitano sobre os negó- cios das colônias não era total. A população das colônias encontrava formas de produzir alimentos e determinadas mercadorias para o consumo interno. Muitos comerciantes conseguiam despistar o controle das metrópoles e negociar com outros lugares. Mesmo assim, o colonialismo se revelou muito lucrativo para as metrópoles.
A ilustração representa o rei Luís XIV em reunião com Jean-Baptiste Colbert, que foi seu ministro da Fazenda entre 1665 e 1683. Colbert é considerado o grande planejador do mercantilismo francês. Para arrecadar os impostos necessários para manter a estrutura do Estado e a corte, ele defendia que a França deveria investir na produção de manufaturas e artigos de luxo para exportação. Sua importância foi tanta que o mercantilismo francês também é conhecido como colbertismo
As colônias da América, inclusive o Brasil, foram proibidas de produzir determinados alimentos e manufaturas. Portanto, elas eram obrigadas a importar produtos das metrópoles, que detinham o monopólio do comércio e possuíam as mercadorias de maior valor.
Leia e aponte a melhor justificativa para o subtítulo “Os metais preciosos não brilham sempre”.
O acúmulo de ouro e prata se revelou uma estratégia limitada porque, sem produção interna, os metais preciosos dos Estados importadores eram usados para pagar os produtos manufaturados dos Estados exportadores.
Entre os produtos fabricados pelas indústrias manufatureiras não se destacavam aqueles que tinham metais preciosos como matéria-prima, o que diminuía seu valor.
As colônias de onde se tiravam os metais preciosos não tiveram destaque durante o colonialismo mercantilista porque a coleta e a fabricação de produtos tropicais se revelaram mais lucrativas.
O ouro e a prata tinham como destinação final a fabricação de itens de vestuário que demonstrassem o poder dos reis absolutistas. Com reis mais fracos, os metais perdiam importância.
Alternativa A. Ela expressa o fato de que o metalismo sem a produção de bens consumíveis fazia com que os recursos saíssem do reino que o praticava para os os lugares que exportavam os produtos necessários. A alternativa b está incorreta porque o metalismo não se relacionava com a utilização de metais preciosos como matéria-prima de produção. A alternativa c está incorreta porque as colônias de onde se tiravam metais preciosos foram muito valorizadas. Já a produção era menos valorizada que o comércio e o metalismo. A alternativa d é incorreta porque, embora as vestimentas reais pudessem ter elementos de ouro e prata, essa utilização não impactava a economia.
Leia um trecho deste documento escrito em 1664 na Inglaterra, com recomendações econômicas:
O recurso comum, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro é pelo comércio externo, no qual devemos observar esta regra: vender mais aos estrangeiros anualmente, do que consumimos dos seus artigos.
MUN, Thomas. A riqueza da Inglaterra pelo comércio externo. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s/d. v. 2. p. 223.
Identifique duas características do mercantilismo presentes no texto. Justifique sua resposta.
É possível identificar a valorização do comércio, ou seja, aumentar riqueza por meio do comércio, e a busca de uma balança comercial favorável. Observar esta regra: vender mais aos estrangeiros anualmente do que consumir dos artigos dos estrangeiros.
Escolham um jornal de sua preferência, folheiem-no e procurem observar
a) na primeira página: a manchete da edição, as fotos e suas legendas, os títulos das diversas chamadas, o índice, os boxes, etc.;
b) em que páginas estão os editoriais, os artigos assinados, as cartas dos leitores;
c) nas páginas internas de cadernos e suplementos: o sistema de numeração de páginas; a relação entre as páginas e o índice da primeira página, os assuntos das seções e dos cadernos (indicados no cabeçalho do caderno, no fio-data, nos chapéus que antecedem certos títulos);
d) se as matérias que mereceram chamada na primeira página receberam destaque também na página interna em que foram desenvolvidas.
Terminada essa observação geral, façam o que se pede a seguir.
Primeira página.
Leia a primeira e a segunda chamada da primeira página e preencha o quadro com passagens do texto.
Observe o mapa a seguir e responda às questões.
a) Em que continentes estão localizados os países com IDH muito elevado? Cite o nome de cinco países que apresentam esse índice.
b) Em quais continentes estão localizados os países com IDH baixo? Cite exemplos.
c) Em sua opinião, nos países que apresentam IDH muito elevado, toda a população possui a mesma qualidade de vida? Por quê?
Verifique se os alunos leram corretamente o mapa, em que o tom mais escuro representa os países com nível de desenvolvimento humano muito elevado e o tom mais claro, os países com nível de desenvolvimento humano baixo, tendo entre eles as categorias “elevado” e “médio”.
a) De acordo com o mapa, os países com desenvolvimento humano muito elevado estão localizados na América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá), na Europa (Reino Unido, França, Alemanha, entre outros), na Ásia (Japão) e na Oceania (Austrália e Nova Zelândia).
b) De acordo com o mapa, os países com desenvolvimento humano baixo estão localizados na África ( Mauritânia, Mali, Níger, Chade, Sudão, República Democrática do Congo, Zâmbia, Zimbábue, entre outros), na Ásia (Iêmen, Afeganistão, Nepal, Mianmar) e na Oceania (Papua-Nova Guiné).
c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos afirmem que os habitantes desses países não estão no mesmo nível de desenvolvimento, pois o cálculo de renda per capita reflete a média dos rendimentos por habitante, de modo que não permite conhecer os aspectos econômicos específicos internos.
Leia o trecho da notícia abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta.
IDH brasileiro para de avançar, e país mantém 79ª posição em ranking
O Brasil deixou de avançar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2015, mantendo o mesmo indicador e posição no ranking global se comparado ao ano anterior.
Entre 188 países avaliados, o relatório das Nações Unidas coloca o Brasil na posição 79ª , a mesma de 2014, e ao lado da ilha caribenha de Granada. Essa é a primeira interrupção no crescimento do IDH brasileiro desde 2004. O índice, elaborado com base em dados de saúde, escolaridade e renda da população, vinha crescendo desde então – com aumento de 8,6% no período. Em linhas gerais, quanto mais próximo de 1 estiver o IDH, melhor o desenvolvimento – em 2015, o IDH brasileiro foi de 0,754, o mesmo do último ano analisado.
O número leva em consideração uma expectativa de vida no país de 74,7 anos, 15,2 anos esperados de escolaridade, média de estudo de 7,8 anos (para a população acima de 25 anos) e renda nacional bruta per capita de US$ 14.145, indicador que apresenta queda em relação a 2014, reflexo da crise econômica – antes era de US$ 14.858.
Em comparação aos demais países, o Brasil se coloca em um grupo de 16 países que mantiveram o mesmo IDH. Outros 159 aumentaram e 13 diminuíram. Em comparação aos demais países da América do Sul, o Brasil ocupa a 5ª posição, ficando atrás do Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela.
CANCIAN, Natália. IDH brasileiro para de avançar, e país mantém 79ª posição em ranking. Folha de S.Paulo, Cotidiano, 21 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2017. Adaptado.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de zero a 1 e avalia a qualidade de vida da população dos países. Ele é formado por três indicadores: segurança, educação e renda.
Em 2015, o IDH brasileiro foi de 0,754. Esse índice colocou o país uma posição à frente da ilha caribenha de Granada, que apresenta um baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
A recente crise econômica que atingiu o Brasil reduziu a renda da população e fez com que o país mantivesse a mesma colocação no ranking de IDH em relação ao índice anterior, a 79ª . Dessa forma, o Brasil se manteve no grupo de nações com alto desenvolvimento humano.
Os países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) apresentaram baixo desenvolvimento humano no último relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas.
Alternativa C
A alternativa C está correta, pois, embora a crise econômica tenha afetado a renda dos brasileiros, o IDH do país foi de 0,754; por isso, o Brasil se manteve no grupo de nações com elevado desenvolvimento humano.
A alternativa A está errada, pois segurança pública não é um indicador utilizado no cálculo do IDH.
A alternativa B está incorreta, porque o Brasil, com seu IDH de 0,754, ficou na mesma posição que a ilha caribenha de Granada, mas com elevado índice de desenvolvimento humano.
A alternativa D está incorreta, pois Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são países com elevado e médio desenvolvimento humano.
No século XIX, o matemático e físico alemão August F. Möbius (1790-1868) teve uma ideia. Ele recortou uma longa tira retangular de papel e torceu uma de suas extremidades. Em seguida, ele uniu essa extremidade a outra, conforme a ilustração seguinte.
Esse objeto ficou conhecido como fita de Möbius. Agora suponha que essa fita represente um universo bidimensional, só que todo encurvado.
Realize o seguinte experimento e responda aos itens a e b, abaixo.
• faça uma pequena marca com caneta em um ponto qualquer da banda;
• encoste a ponta do seu dedo indicador nesta marca;
• percorra toda a banda, sempre mantendo o dedo encostado no papel.
a) Descreva sucintamente o que acontece.
b) Faça uma pesquisa sobre o tema “O Universo é finito ou infinito?” e relacione os resultados da sua pesquisa com a descrição feita no item anterior. Debata esse texto com colegas na próxima aula.
a) Ao percorrer-se a ponta do dedo pela fita, percebe-se que é possível voltar ao ponto de partida sem desencostar a ponta do dedo do papel.
b) Resposta pessoal. Com esse experimento concluímos que a fita não possui duas faces, mas sim uma única face, e que ela também não tem começo nem fim. Por esse motivo, ela pode representar um modelo de infinitude para o nosso universo.
Na figura a seguir, os ângulos assinalados e
são opostos pelo vértice (opv).
a) Qual é a propriedade de dois ângulos opostos pelo vértice? Caso não se lembre, consulte seu glossário.
b) Calcule o valor de x.
c) Determine a medida do ângulo .
d) Qual é a medida do ângulo ?
Numa microempresa há 8 funcionários cujos salários, em reais, são:
3 200 ♦ 1 780 ♦ 1 370 ♦ 1 840 ♦ 1 780 ♦ 1 290 ♦ 1 780 ♦ 1 060
a) Calcule a média, a mediana e a moda desses dados.
b) Para ampliar os negócios, a empresa precisou contratar um profissional especializado com um salário de 6 500 reais. Analise as alterações em cada uma das medidas do item anterior e aponte em qual delas a diferença foi mais significativa.
c) Qual das três medidas representa melhor os dados referentes aos salários dessa empresa? Justifique.
a) Média: 1 762,50 Moda: 1 780 Mediana: 1 780
b) O acréscimo desse dado modificará apenas a mé- dia, que passa a R$ 2 288,88. A moda e mediana permanecem inalteradas.
c) A mediana representa melhor a realidade da empresa, pois mostra que mais da metade dos funcionários ganha 1 780 reais ou abaixo disso.
Com base no que você realizou no exercício anterior, escreva um procedimento prático para multiplicar dois ou mais monômios.
Espera-se que os alunos percebam que basta multiplicar os coeficientes e aplicar a propriedade da multiplicação de potenciações de mesma base para a parte literal; assim, mantém-se a base e somam-se os expoentes.
Democracia e liberdade de expressão
As ditaduras sempre tentam cercear a liberdade de expressão ou até acabar com ela. No Brasil, durante o regime militar, calaram-se não apenas os cientistas, como você observou ao ler o texto sobre a epidemia de meningite ocorrida na década de 1970, mas também jornalistas, escritores e compositores.
O texto a seguir revela como atuava a censura imposta por esse regime.
Censura: é o exame a que são submetidos trabalhos artísticos ou informativos, a fim de que se avalie (com base em critérios morais ou políticos) se devem ou não ser liberados para apresentação pública. A censura é uma das armas utilizadas por regimes não democráticos para calar seus opositores e/ou impedir que mensagens contrárias a seus interesses sejam divulgadas.
Censura: O regime militar e a liberdade de expressão
“Acorda, amor / Eu tive um pesadelo agora, / Sonhei que tinha gente lá fora, / Batendo no portão, que aflição!” Esses versos são da canção “Acorda, Amor”, também conhecida como “Chame o Ladrão”, de Chico Buarque de Holanda, e que, quando gravados pela primeira vez, em 1974, foram atribuídos a um desconhecido, chamado Julinho da Adelaide.
Na verdade, Julinho da Adelaide foi um artifício de Chico Buarque para burlar a implacável censura que lhe impunha o governo militar. A situação tinha chegado a tal ponto que os censores nem se davam ao trabalho de avaliar suas composições. Bastava que a autoria fosse dele para uma canção ser proibida. [...]
Lei da censura prévia
No Brasil, a censura prévia foi instituída em janeiro de 1970. E era exercida de dois modos: ou uma equipe de censores instalava-se permanentemente na redação dos jornais ou revistas, para decidir o que poderia ou não ser publicado, ou os veículos eram obrigados a enviar antecipadamente para a Divisão de Censura do Departamento de Polícia Federal o que pretendiam publicar. Mas também era exercida informalmente, por meio de telefonemas e comunicados por escrito (“bilhetinhos”), que proibiam a publicação de determinados assuntos.
As novelas, por sua audiência crescente na época, também foram muito censuradas. Os capítulos tinham cenas cortadas, trechos alterados e eram praticamente reescritos pelos censores.
OLIVIERI, Antonio Carlos. Pedagogia e Comunição. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017. Adaptado.
Na atualidade, regimes não democráticos continuam censurando a livre expressão. E novos suportes entram na mira dos censores: as redes sociais e a própria internet, como revelam os textos a seguir.
Texto 1
China aumenta controle sobre conteúdo que trafega na internet
A China promulgou uma nova lei que reforça a influência do regime comunista sobre os fornecedores de informação pela internet. Sites, redes sociais, fóruns de discussão, blogues, microblogues, aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas de vídeo e outras plataformas de publicação devem obter uma autorização antes de divulgar conteúdos sobre o governo, a economia, o exército ou os problemas sociais.
MORIBE, Patrícia. Rádio France Internationale. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017. Adaptado.
Texto 2
A Coreia do Norte e sua relação com a tecnologia
Norte-coreanos começam a ter acesso a celulares, tablets e até a redes sociais – mas liberdade de expressão não existe nesses meios.
No início de março de 2017 foi liberada a primeira rede 3G da Coreia do Norte (embora apenas estrangeiros possam acessá-la).
Mas, em termos de internet, estrangeiros e norte-coreanos vivem em mundos paralelos. Aqueles têm acesso a uma conexão rápida. Já os nativos têm de usar uma intranet controlada pelo Estado, que só permite acesso a sites internos e comunicação com pessoas dentro do país (o acesso à “internet internacional” é completamente ilegal para os norte-coreanos). Downloadsde livros são possíveis, mas apenas dos que são recomendados pelas autoridades.
Existe também uma versão de rede social, usada, na maioria dos casos, em universidades – cada pessoa tem um mural onde é possível publicar músicas ou mensagens de “feliz aniversário” para professores.
Mas a autocensura ainda é mais poderosa que a censura exercida pelas autoridades. “Existe uma cultura do medo. As pessoas têm cuidado com o que postam e dizem em seus e-mails”, explica a jornalista americana Jean H. Lee.
Galileu. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017. Adaptado.
Texto 3
Censura a redes sociais reduz liberdade na internet
Em 2016, a liberdade de expressão na internet piorou pelo sexto ano consecutivo, devido a medidas contra redes sociais e aplicativos de mensagens por governos que pretendem eliminar dissidências. É o que mostra o relatório anual “Liberdade na Rede”, realizado pela organização Freedom House, que revela ainda: 67% dos usuários de internet vivem em países onde se censuram críticas ao governo, aos militares e à família governante.
“As redes sociais populares, como Facebook e Twitter, estiveram sujeitas a uma crescente censura durante vários anos, mas agora os governos perseguem cada vez mais os aplicativos de mensagens”, disse a diretora da pesquisa.
Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017. Adaptado.
Escolha uma das opções seguintes para produzir seu texto.
a) Imagine que você é um/uma jovem vivendo no Brasil durante o regime militar e compôs uma canção que está em vias de ser gravada. Antes, porém, ela foi enviada para análise dos que atuam na Divisão de Censura. Escreva então uma página de diário expondo o que pensa e sente diante da possibilidade de que sua canção seja censurada e tenha sua divulgação proibida.
Se preferir, substitua a canção por uma peça teatral, um poema, uma escultura, etc. que esteja em vias de ser publicada/exposta.
b) Escreva um texto de opinião sobre a frase: A democracia é a melhor forma de governo. Siga estas instruções:
Organize seu texto em dois parágrafos:– no primeiro, apresente sua opinião sobre o assunto;
– no segundo, apresente dois argumentos para justificar sua opinião. Mas atenção: não confunda argumento com nova opinião.
Dê um título ao texto.Leia o texto a seguir.
Escassez de água compromete cada vez mais a vida rural na África
A escassez de água e os efeitos da mudança climática comprometem cada vez mais a vida das pessoas no campo em diferentes países da África, cujos governos buscam uma maior cooperação internacional, advertiram nesta terça-feira [09/06/2015] vários representantes em Roma.
Em distintas zonas do Chade, os limitados recursos hídricos fazem com que as terras cultiváveis sejam poucas e que os homens tenham que abandonar suas famílias para buscar emprego em outras partes, apontou o inspetor geral do Ministério da Agricultura desse país, Omar Patcha. […]
ESCASSEZ de água compromete cada vez mais a vida rural na África. Terra, 9 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2018.
A desnutrição na África é uma preocupação mundial. Esse quadro se torna mais crítico no contexto abordado pelo texto acima, que destaca a escassez de água na África por causa das mudanças climáticas. As consequências da seca nas áreas rurais do continente africano causam
a substituição das atividades primárias pelo setor de serviços, característico do mundo globalizado.
a mecanização da atividade agrícola em busca de maior produtividade.
a busca por tecnologias para gerar soluções para a seca.
a substituição das plantações por culturas que não necessitem de água em excesso.
a fome e o desemprego no campo africano.
Alternativa E
Espera-se que os alunos percebam que os impactos da seca na atividade agrícola geram a escassez de produção e, como consequência, a fome nas áreas rurais. O texto destaca que a seca não está levando ao investimento na atividade agrícola no ambiente rural; também não menciona a substituição das atividades nessas áreas nem a mecanização dessa atividade. O texto afirma, apenas, que a alternativa para esses trabalhadores é sair em busca de trabalho em outras áreas, abandonando suas famílias, que permanecem na zona rural.
Leia a afirmativa do historiador Marc Ferro sobre o final do Governo Provisório.
O governo, desacreditado, já não tinha mais poderes. Ora, a todos esses comitês e sovietes faltava uma direção: os bolcheviques iriam fornecê-la.
FERRO, Marc. O episódio em que o czarismo decretou sua morte. In: História Viva, n. 20. p. 43.
Considerando seus conhecimentos sobre a Revolução Russa e a afirmativa de Marc Ferro, indique a alternativa incorreta.
O Governo Provisório estava desacreditado porque tirou a Rússia da Primeira Guerra, frustrando as expectativas nacionalistas da população.
A direção que os bolcheviques indicaram aos sovietes foi a deflagração de uma Revolução Socialista.
A manutenção da Rússia na Primeira Guerra foi fatal para Kerensky e seus aliados do Governo Provisório.
Ao liderarem a Revolução de Outubro de 1917, os bolcheviques se comprometeram a realizar as mudanças que a maior parte da população russa esperava e pelas quais vinha lutando desde 1905.
Os bolcheviques souberam interpretar os anseios da população russa por mudanças mais profundas.
O governo provisório se desgastou fortemente e perdeu apoio popular porque, entre outras decisões, manteve a Rússia na Primeira Guerra. As demais alternativas estão corretas e fazem menção a acontecimentos e processos do período.
A alteração na grafia de c para qu ocorre também na flexão de verbos terminados em -car. Veja:
Complete as frases abaixo com as flexões dos verbos indicados entre parênteses.
a) ________________o velho preceito de que só deve lançar a primeira pedra quem nunca praticou o mesmo erro. (aplicar – 1ª pessoa do plural, imperativo afirmativo)
b) ________________no link e veja o resultado. (clicar – 3ª pessoa do singular, imperativo afirmativo)
c) O mais frequente é que os hackers ________________as páginas de autenticação dos serviços de e-mail dos portais. (falsificar – presente do subjuntivo)
d) Quando cheguei à nova escola, já me ________________com o grupo. (identificar – pretérito perfeito do indicativo)
e) O Supremo Tribunal solicitou que o Governo________________ como será realizada a distribuição dos novos medicamentos. (especificar – presente do subjuntivo)
f) Quero que você________________ por que mentiu para mim. (justificar – presente do subjuntivo)
g) É importante que os motoristas________________ as condições dos veículos antes de viajarem. (verificar – presente do subjuntivo)
a) Apliquemos o velho preceito de que só deve lançar a primeira pedra quem nunca praticou o mesmo erro.
b) Clique no link e veja o resultado.
c) O mais frequente é que os hackers falsifiquem as páginas de autenticação dos serviços de e-mail dos portais.
d) Quando cheguei à nova escola, já me identifiquei com o grupo.
e) O Supremo Tribunal solicitou que o Governo especifique como será realizada a distribuição dos novos medicamentos.
f) Quero que você justifique por que mentiu para mim.
g) É importante que os motoristas verifiquem as condições dos veículos antes de viajarem.
Os trechos a seguir foram extraídos de O diário de Zlata. No primeiro, a garota descreve o que chamou de um dos seus “piores dias”; no segundo, expõe suas sensações e sentimentos após a publicação de seu diário. Leia-os com atenção.
Texto 1
Sábado, 2 de maio de 1992.
Dear Mimmy
O dia de hoje em Sarajevo foi pior que os piores dias que já tivemos até agora. Os combates começaram mais ou menos ao meio-dia. Mamãe e eu fomos para o corredor, que é mais protegido. Naquele momento, papai estava em seu escritório, embaixo do nosso apartamento. Dissemos a ele pelo interfone que fosse depressa refugiar-se na entrada do prédio. Depois nós duas descemos para junto dele. Levando Cicko (o canário). Como o bombardeio estava aumentando cada vez mais, não deu para escalarmos o muro e ir à casa dos Bobar, e então fomos rapidinho para nosso porão.
Nosso porão é feio, todo escuro, e tem um cheiro horrível. Mamãe, que tem pavor de ratos, é obrigada a enfrentar duas angústias ao mesmo tempo. Nós três fomos para o mesmo canto da outra vez. Ouvimos as granadas explodindo, tiros [...] Num certo momento, entendi que aquele porão horrível era nossa única chance de salvar a vida. Comecei até a achar que ele era quente e bonito. Só ele pode nos proteger desses combates terríveis.
FILIPOVIC´ , Zlata. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. São Paulo: Cia. das Letras, 1994. p. 52.
Texto 2
Sexta-feira, 23 de julho de 1993.
Desde o dia 17 de julho estou sendo procurada por um monte de gente – jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas. Espanhóis, franceses, americanos, ingleses... Ontem foi uma equipe da ABC News. Para filmar a “Personalidade da Semana”.
Você está ouvindo? Sou uma personalidade. Fui filmada no quarto, ao piano, na sala com meus pais. Ficamos batendo papo. Em inglês, claro. Não quero me gabar, mas eles disseram que meu inglês era EXCELENTE.
Quer dizer que esta noite o mundo inteiro vai me ver (graças a você, Mimmy, você sabe). Mas eu vou ficar olhando para uma vela, porque em volta de mim só tem escuridão. Vou ficar olhando o escuro. Será que o mundo inteiro consegue ver o escuro que eu estou vendo? Não vou poder me assistir na televisão esta noite, mas com certeza o mundo não vai poder ver o escuro que eu assisto. Estamos em duas extremidades do mundo. Nossas vidas são diferentes. Eles vivem na luz, no dia. E nós, no escuro.
Sua Zlata.
P. S.: Cici está esperando gatinhos. Vai ser preciso “fazer a cabeça” de papai e mamãe para poder ficar com um.
Zlata
FILIPOVIC´ , Zlata. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. São Paulo: Cia. das Letras, 1994. p. 153.
Como você percebeu, nesses trechos Zlata escreve sobre os lugares, as pessoas e sobre si mesma de acordo com seus sentimentos, com seu estado de espírito. Quando está feliz, tudo lhe parece mais bonito e colorido; quando está triste, tudo parece mais feio, mais escuro... Isso também acontece conosco.
Lembre-se de um lugar muito conhecido de sua cidade (uma rua, uma praça, a escola...). Em seguida, utilizando recursos como imagens, metáforas e comparações, escreva sobre ele como se o observasse num momento de grande alegria ou de grande tristeza.
Resposta pessoal.
Leia a tira de Os levados da breca:
Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2017.
Indique e classifique o complemento dos verbos olhar, encontrar e seguir.
Todos os complementos são objetos diretos.
• olhar: esse fio de água
• encontrar: um jeito
• seguir: o seu caminho
Leia a resposta que o rei da França, Luís XV, deu ao Parlamento da França em 1766, ao receber uma sugestão:
É somente na minha pessoa que reside o poder do soberano […]; é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos.
In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s/d. v. II. p. 201.
Atribua cada trecho destacado a uma das características do absolutismo nos quadros a seguir.
É somente na minha pessoa que reside o poder do soberano - Personalismo
é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade - Controle da aplicação das leis
é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha - Controle da elaboração das leis
é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei - Controle da aplicação das leis
os direitos e interesses da nação - Personalismo
estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos. - Personalismo
(Enem − Adaptada)
Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. (Adaptado).
O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo:
priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza.
negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.
instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.
romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.
Alternativa C. De acordo com Sevcenko, produtos e tecnologias que possam oferecer riscos à saúde ou ao ambiente sempre necessitam de uma avaliação detalhada e criteriosa antes de serem administrados. É importante perceber que isso não implica a “negação da perspectiva científica e suas conquistas” ou o “rompimento do equilíbrio entre benefícios e riscos dos avanços científico-tecnológicos”, como afirmam, erroneamente, as alternativas b e d, respectivamente. Além disso, é importante ressaltar que o “princípio da precaução” propõe que os interesses econômicos estejam em segundo plano, o que invalida a alternativa a.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas