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Leia o texto abaixo e responda ao teste a seguir.
Fotossíntese artificial está a um passo da aplicação prática
Tida como promissora há décadas, a tecnologia da fotossíntese artificial acaba de criar o primeiro projeto prático para separação fotoeletroquímica da água, usando energia solar para produzir hidrogênio. [...]
A fotossíntese artificial emprega uma combinação de células solares e de eletrolisadores, convertendo diretamente a energia solar no “meio de armazenamento universal”, o hidrogênio, que pode ser queimado ou usado em células a combustível para produzir eletricidade sem poluição. [...].
O sistema criado por Burga Turan e seus colegas da Universidade Julich é bastante diferente das abordagens em escala de laboratório apresentadas até agora. [...]
“Esta é uma das grandes vantagens do novo design, que permite que os dois componentes principais sejam otimizados separadamente: a parte fotovoltaica, que produz eletricidade a partir da energia solar, e a parte eletroquímica, que usa esta energia para a separação da água”, disse Turan. [...].
Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2016.
Na fotossíntese natural, a matéria-prima para a realização do fenômeno é constituída principalmente pela água e pelo gás carbônico. Os produtos obtidos são o gás oxigênio e os carboidratos, alimentos ricos em calorias (energia). Já na fotossíntese artificial a matéria-prima utilizada é praticamente a água e o principal produto obtido é o gás hidrogênio. Então por que os pesquisadores batizaram esse projeto de fotossíntese artificial?
Indique a alternativa que justifica o nome dado ao projeto:
Nos dois fenômenos a água é a mais importante matéria-prima, pois só com ela já se podem obter os produtos finais.
As células clorofiladas e as células solares usam como principal fonte de energia a energia solar para transformar a matéria-prima original nos produtos finais desejados.
Na fotossíntese artificial a água e o gás carbônico são transformados, uma parte em gás hidrogênio e outra parte em gás oxigênio. Ambos são liberados para a atmosfera, processo muito semelhante ao que ocorre na fotossíntese natural.
Na verdade, o sistema criado por Burga Turan e colaboradores não deveria ser chamado de fotossíntese artificial, pois não apresenta nenhuma semelhança com o fenômeno da fotossíntese que ocorre na natureza.
Alternativa B. A partir do enunciado, é possível inferir que:
• a alternativa a está incorreta, pois, para que a fotossíntese natural ocorra, a célula clorofilada necessita das matérias-primas água e gás carbônico. Além disso, é necessário que a célula seja exposta à luz.
• a alternativa c está incorreta porque a fotossíntese artificial utiliza somente água como matéria-prima, ou seja, não há necessidade de se utilizar gás carbônico.
• a alternativa d está incorreta, visto que o termo “fotossíntese” está literalmente associado à produção de algum elemento a partir da incidência de luz (fótons). Mais do que isso, está associado à conversão de energia luminosa em energia química.
Por isso, pode-se afirmar que o sistema criado por Burgan Turan e seus colaboradores, em que o gás hidrogênio é criado a partir de água com o auxílio da incidência de luz, guarda alguma semelhança com a fotossíntese natural.
A tabela a seguir servirá de exemplo para você organizar alguns dos acontecimentos envolvidos no processo da digestão. Elabore uma tabela semelhante em seu caderno e, após a releitura dos textos, complete-a.
Observação: maltase, sacarase e lactase podem ser generalizadas como carboidrases, assim como tripsina e quimiotripsina podem ser chamadas de peptidases.
(Fuvest-SP – Adaptada) Um camundongo foi alimentado com uma ração contendo proteínas marcadas com radioatividade (técnica que permite locar essa proteína ou suas partes). Depois de certo tempo, constatou-se a presença de hemoglobina (uma proteína) radioativa no sangue do animal. Isso aconteceu porque as proteínas do alimento foram:
absorvidas pelas células do sangue.
digeridas e os aminoácidos radioativos foram utilizados na fabricação de carboidratos.
digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na fabricação de vitaminas.
digeridas e os aminoácidos marcados foram utilizados na fabricação de proteínas.
Alternativa D. A alternativa a está errada, pois proteínas são moléculas muito grandes e não podem ser absorvidas. As alternativas b e c acertam ao afirmar que houve digestão das proteínas, mas os aminoácidos são utilizados na fabricação de proteínas, e não de carboidratos ou vitaminas.
Em 1978, a arqueóloga e paleoantropóloga britânica Mary Laekey (1913-1996) e sua equipe encontraram, em Laetoli, Tanzânia (África), as mais antigas pegadas humanas de que se tem notícia.
Segundo esses pesquisadores, as 70 pegadas existentes nesse sítio foram produzidas por três hominídeos, dois adultos e uma criança, há cerca de 3,6 milhões de anos. Seus estudos sugerem que essas pegadas foram formadas quando eles andavam sobre uma macia camada de cinzas provenientes da erupção de um vulcão distante. A garoa que se seguiu à passagem desse grupo por ali forneceu umidade suficiente para hidratar as cinzas, que endureceram como cimento comum. Depois disso, o mesmo vulcão continuou a depositar cinzas, cobrindo essas pegadas com uma camada de cerca de 20 cm de espessura, o que proporcionou a proteção necessária para que essas pegadas durassem tanto tempo. Observe uma dessas pegadas:
Agora vamos fazer de conta que você é um paleoantropólogo.
a) De acordo com a teoria da evolução, os ancestrais humanos mais antigos eram habitualmente quadrúpedes e, provavelmente, seu aspecto era semelhante ao de chimpanzés, conforme ilustrado a seguir.
Você considera que as pegadas de Laetoli foram impressas por um ancestral humano habitualmente bípede ou quadrúpede? Quais indícios sugerem esse fato?
b) Seria possível descobrir de qual espécie humana estamos tratando? Justifique com base em seus conhecimentos (reveja o Módulo 1, no Caderno 1).
a) As pegadas de Laetoli foram, de fato, produzidas por um ancestral bípede. Ao observamos a pegada, podemos deduzir que tanto o calcanhar quanto a ponta dos pés deixaram uma profunda impressão nas cinzas, sugerindo que ele apoiou, primeiramente, todo o peso do corpo no calcanhar e depois impulsionou o corpo com a ponta dos pés, como fazem humanos modernos ao caminhar. Também é possível perceber que o pé possui um arco bem definido, muito diferente de um primata habitualmente quadrúpede, como um chimpanzé, que adota o bipedismo ocasional ao caminhar no solo. Finalmente, é importante perceber que o dedão do pé está alinhado com outros dedos, indicando que este primata não está mais adaptado para segurar galhos com os pés, como fazem os primatas quadrúpedes, (cujo dedão não está alinhado com os outros dedos).
b) Segundo o texto, a data das pegadas é de 3,6 milhões de anos, sugerindo que elas foram impressas por um grupo de Australopithecus.
Digestão de lipídios
Materiais
• 2 tubos de ensaio com rolha
• Óleo de cozinha
• Água
• Detergente
Procedimento
a. Coloque água até a metade de um dos tubos de ensaio e adicione, bem devagar, o óleo de cozinha (lembre-se de que se trata de um lipídio), até formar uma camada com cerca de 5 cm de espessura.
b. Tampe o tubo e agite vigorosamente. Deixe-o em repouso e observe o que ocorre, anotando suas observações.
c. No outro tubo, faça a mesma preparação e, no final, adicione 10 gotas de detergente.
d. Repita o procedimento 2.
Agora responda:
Como esse experimento pode ajudar a explicar a digestão dos lipídios?
Usando régua e esquadro, desenhe em seu caderno:
a) um triângulo retângulo e isósceles;
b) um triângulo escaleno e obtusângulo;
c) um triângulo isósceles e acutângulo.
As respostas são pessoais. Segue uma possibilidade para cada item.
Julgue cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F).
a) ( ) Todo número natural possui antecessor.
b) ( ) A soma de dois números naturais é sempre um número natural.
c) ( ) O produto de dois números naturais é sempre um número natural.
d) ( ) A soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro.
e) ( ) A diferença de dois números naturais é sempre um número natural.
f) ( ) O quociente de dois números inteiros é sempre um número inteiro.
g) ( ) A soma de dois números ímpares é sempre um número ímpar.
h) ( ) Zero é o menor número natural.
i) ( ) O conjunto dos números inteiros tem infinitos elementos.
j) ( ) Entre dois números inteiros consecutivos existem infinitos números inteiros.
k) ( ) Entre dois números racionais quaisquer existem infinitos números.
l) ( ) Subtraindo um número inteiro de outro número inteiro o resultado é sempre um número inteiro.
As afirmações verdadeiras são: b, c, d, h, i, k e l.
(ITA-SP) Sejam A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {−1, −2, −3, −4, −5}. Se C = {xy | x ∈ A e y ∈ B}, então o número de elementos de C é:
10
11
12
13
14
Fazendo as multiplicações pertinentes entre x e y, e desconsiderando os elementos repetidos, conclui-se que o número de elementos em C é 14.
Um grupo de 1024 megabytes (ou 210 MB) forma um gigabyte (GB). Transforme as unidades utilizando potenciações de base 2.
a) 1 GB = ___________ MB
b) 1 GB = ___________ KB
c) 1 GB = ___________ bytes
d) 1 GB = ___________ bits
a) 1 GB = 210 MB
b) 1 GB = 210 . 210 = 220 KB
c) 1 GB = 220 . 210 = 230 bytes
d) 1 GB = 230 . 23 = 233 bits
Escreva, em linguagem simbólica, a propriedade que caracteriza cada um dos conjuntos abaixo.
a) A = {2, 3, 4, 5, 6}
b) P: conjunto dos números naturais compreendidos entre 15 e 20.
c) J: conjunto dos números naturais compreendidos entre 13 (inclusive) e 20.
d) W: conjunto dos números racionais compreendidos entre .
e) Y: conjunto dos números racionais menores ou iguais a −1,5.
f) V: conjunto dos números racionais maiores ou iguais a ou menores ou iguais a .
Escrever em linguagem simbólica a propriedade característica dos conjuntos enumerados pode admitir mais de uma resposta; apresentamos algumas possibilidades.
(Unesp-SP) Nos últimos meses assistimos aos danos causados por terremotos. O epicentro de um terremoto é fonte de ondas mecânicas tridimensionais que se propagam sob a superfície terrestre. Essas ondas são de dois tipos: longitudinais e transversais. As ondas longitudinais viajam mais rápido que as transversais e, por atingirem as estações sismográficas primeiro, são também chamadas de ondas primárias (ondas P); as transversais são chamadas de ondas secundárias (ondas S). A distância entre a estação sismográfica e o epicentro do terremoto pode ser determinada pelo registro, no sismógrafo, do intervalo de tempo decorrido entre a chegada da onda P e a chegada da onda S. Considere uma situação hipotética, extremamente simplificada, na qual, do epicentro de um terremoto na Terra são enviadas duas ondas, uma transversal que viaja com uma velocidade de, aproximadamente, 4,0 km/s, e outra longitudinal, que viaja a uma velocidade de, aproximadamente, 6,0 km/s. Supondo que a estação sismográfica mais próximo do epicentro esteja situada a 1 200 km deste, qual a diferença de tempo transcorrido entre a chegada das duas ondas ao sismógrafo?
600 s.
400 s.
300 s.
50 s.
100 s.
Os intervalos de tempo necessários para que as ondas P e S cheguem ao sismógrafo são:
Logo, as ondas S chegam 100 s antes das ondas P.
(UEL-PR) O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro-sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam.
(Adaptado de: VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 77.)
Suponha que a sequência de imagens apresentada na figura foi obtida com o auxílio de câmeras fotográficas dispostas a cada 1,5 m ao longo da trajetória do cavalo. Sabendo que a frequência do movimento foi de 0,5 Hz, a velocidade média do cavalo é:
3 m/s
7,5 m/s
10 m/s
12,5 m/s
15 m/s
Observando-se a ilustração fornecida, pode-se concluir que a 1ª e a 11ª imagem são idênticas. Portanto, em um ciclo completo (10 intervalos de tempo), o cavalo percorre uma distância igual a:
d = 10 intervalos de tempo ∙ 1,5 m/intervalo de tempo = 15 m
Como a frequência do movimento é f = 0,5 Hz, o período será:
Portanto, a velocidade média do cavalo será:
(Enem)
Quando adolescente, as nossas tardes, após as aulas, consistiam em tomar às mãos o violão e o dicionário de acordes de Almir Chediak e desafiar nosso amigo Hamilton a descobrir, apenas ouvindo o acorde, quais notas eram escolhidas. Sempre perdíamos a aposta, ele possui o ouvido absoluto.
O ouvido absoluto é uma característica perceptual de poucos indivíduos capazes de identificar notas isoladas sem outras referências, isto é, sem precisar relacioná-las com outras notas de uma melodia.
LENT, R. O cérebro do meu professor de acordeão. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado).
No contexto apresentado, a propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a
frequência.
intensidade.
forma da onda.
amplitude da onda.
velocidade de propagação.
A propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a frequência, pois diferentes notas apresentam diferentes frequências.
O pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins (1940-) é considerado um dos maiores intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) em todos os tempos. E olhe que isso não é nada fácil!
Mas o destino foi cruel com João Carlos Martins. Aos 30 anos, ele sofreu uma lesão no nervo da mão direita em uma partida de futebol contra jogadores de seu time de coração, a Portuguesa. Depois de um árduo tratamento, ele chegou a recuperar parte dos movimentos dessa mão. No entanto, já na década de 1990 ele foi golpeado na cabeça durante um assalto na Bulgária, aonde havia ido apresentar-se, perdendo o movimento das mãos, inclusive da esquerda. Com isso, tornou-se um maestro... e dos melhores! Atualmente, além de ser um exemplo de superação e de profissionalismo para todos nós, ele também passou a ser reconhecido internacionalmente pelo seu apoio às causas sociais e humanitárias.
a) Bach, compositor barroco, compôs boa parte do seu repertório musical para cravo e órgão. Suas peças são caracterizadas por uma grande dificuldade técnica de execução. No entanto, isso nunca foi problema para João Carlos Martins. Ele percorria o piano com apenas uma de suas mãos, tecla por tecla, a uma velocidade de 21 teclas (notas) por segundo! Suponha que, em certa exibição, João percorra o teclado de um piano de cauda da esquerda para a direita. Considere que todas as teclas sejam acionadas com mesma pressão e ataque. Em relação ao som emitido pelo piano, qual grandeza física está variando quando ele faz essa exibição? Qual é o nome da qualidade sonora associada a essa grandeza? Como ela está variando, ou seja, está aumentando ou diminuindo?
b) Como vimos, João se tornou maestro. A palavra maestro (ou maestrina, quando for uma mulher) vem do italiano e significa “mestre”, porque ele (ou ela) é a pessoa encarregada de coordenar, dirigir e liderar as atividades musicais realizadas pela orquestra, de forma que a interpretação musical seja coesa e coerente. Em uma orquestra, os instrumentos são arranjados ou distribuídos espacialmente de acordo com certas regras. Geralmente, os instrumentos com maior potência, como contrabaixo, trombone e bumbo, ficam na região posterior, para não ofuscar os demais. O oboé fica no centro, porque, devido à regularidade de suas notas, é normalmente utilizado para afinar toda a orquestra. Para isso, o oboísta lança um lá de 442 Hz para o spalla (do italiano, “ombro”), o primeiro violinista da orquestra. Este, por sua vez, lança o mesmo lá para os primeiros violinos, e estes para os demais músicos. O lá de 442 Hz é a primeira nota que a orquestra toca, a nota que engatilha todas as outras, harmonicamente. O interessante nisso tudo é que, mesmo quando quase todos os instrumentos estão emitindo o lá de afinação, cuja frequência é 442 Hz, ainda é possível distinguir a maior parte deles. Qual qualidade sonora está associada à distinção dos instrumentos musicais, por exemplo, em uma orquestra?
a) Quando João Carlos Martins percorre o teclado da esquerda para a direita, a frequência do som emitido pelo piano é cada vez maior, ou seja, o som é cada vez mais alto (agudo).
b) A qualidade do som que permite distinguir os sons de diferentes fontes é o timbre.
Antítese é uma figura de linguagem que consiste em aproximar duas palavras ou expressões de sentidos opostos.
Sobre o texto 2, “Ismália”:
Ismália
Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar… Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar… Queria subir ao céu, Queria descer ao mar…
E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar… Estava perto do céu, Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu As asas para voar… Queria a lua do céu, Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par… Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar…
GUIMARAENS, Alphonsus de. In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45.
a) Há dois substantivos que, colocados paralelamente e repetidos ao longo do poema, ganham o valor de uma antítese. Quais são eles?
b) Que outras antíteses há no poema?
a) São os substantivos céu e mar. Na correção, verifique se os alunos compreenderam que, normalmente, esses substantivos não são antitéticos, ganhando esse valor de contraste apenas em determinados contextos, como no do poema. Explique também que, repetindo-se em todas as estrofes, eles têm uma função organizativa do desenvolvimento temático do texto, que culminará na morte de Ismália, na última estrofe. Todas as outras antíteses do texto (veja o item b) estão relacionadas a eles.
b) Subir/descer; perto/longe; alma/corpo; subiu/desceu. Na correção, leve os alunos a perceber que a oposição lua do céu/lua do mar é o fulcro temático do poema: o desejo da lua do céu, simbolizando a busca do inatingível, do sublime (subir, alma) opõe-se ao alcance da lua do mar, atingível. Mas esse reflexo é uma falsa lua. Talvez seja difícil para os alunos compreender a grande ironia do poema, mas vale a pena referi-la aqui: a última antítese representa a morte; portanto, possuir o reflexo, o símbolo (descer ao mar) é a possibilidade única de possuir o sublime inatingível (subir ao céu), separando a alma do corpo.
Leia o texto seguinte para responder às perguntas que seguem.
A cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi, líder pacificista indiano e idealizador do Estado indiano moderno.
Segundo O Atlas da Água, dos pesquisadores norte-americanos Robin Clarke e Jannet King, há aproximadamente 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água no nosso planeta. Parece ser muita água, não é mesmo? Entretanto, considere que 97,2% dessa imensa quantidade de água é salgada, ou seja, corresponde aos mares e oceanos. Assim, essa água só poderá se tornar própria ao consumo humano caso seja dessalinizada. Trata-se de um processo caro e que, em geral, ainda é inviável economicamente. Dos 2,8% de água restante (água doce), aproximadamente 2/3 correspondem às geleiras, o que naturalmente inviabiliza o seu uso. O que sobrou? Cerca de 0,4% de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Mas ainda não é “muita água”? Sim e não! Para grande parte da população mundial, a água é um recurso escasso. Na maioria das vezes, isso acontece porque essas pessoas vivem em regiões mais áridas, ou seja, desprovidas de reservas hídricas, ou porque vivem em regiões em que, mesmo havendo reservas hídricas em abundância, não têm recursos financeiros para extrair, tratar e distribuir a água para a população.
Você sabia?
Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendam que o consumo médio diário de água (para beber e usar na higiene pessoal) seja de 50 litros por pessoa. Entretanto, infelizmente, há países em que esse número não passa dos 5 litros, enquanto em outros ultrapassa os 400 litros por pessoa.
Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às seguintes questões (se for necessário, realize pesquisas para ampliar suas respostas):
a) Se o Brasil detém as maiores reservas hídricas de todo o planeta, por que falta água para atender às necessidades básicas de tantos brasileiros?
b) Os problemas relacionados ao abastecimento de água aqui no Brasil tendem a melhorar ou a piorar? Justifique sua resposta.
Assista ao premiado documentário Ouro azul – as guerras mundiais pela água (2008), escrito e dirigido por Sam Bozzo (1969-) e produzido pela Purple Turtle Films. Ele prediz que os futuros grandes conflitos serão travados não na disputa pelo petróleo, mas por algo muito mais básico e essencial à vida: a água.
a) Isso ocorre porque as maiores reservas hídricas muitas vezes estão localizadas nas regiões menos habitadas. O exemplo mais emblemático é o da região Norte, a menos densamente povoada e que possui a maior concentração de água no país, pois abarca o rio Amazonas e seus afluentes e o Aquífero Alter do Chão, o maior em volume de água do mundo. Outro importante fator está relacionado à má gestão pública dos recursos hídricos.
Segundo estudiosos, caso nenhuma atitude seja tomada, a tendência é piorar. Essa previsão está associada, principalmente, aos seguintes fatores:
• o desmatamento generalizado (principalmente das matas ciliares);
• a ocupação humana das bacias hidrográficas;
• a poluição das reservas de água (rios, represas, lagos e lençóis freáticos e artesianos);
• o grande crescimento populacional, a urbanização desorganizada, a utilização intensiva das águas superficiais e subterrâneas pela agricultura e indústria, além da falta de compromisso de longo prazo das autoridades políticas.
A ilustração a seguir mostra diferentes níveis de organização presentes na parede interna do intestino delgado. Analise-a atentamente.
Analise a parede interna do intestino delgado (terceira figura) e descreva a sua organização. Utilize a quarta figura para ajudar sua descrição.
Os alunos conseguirão perceber que a superfície do órgão é “enrugada”, ou ainda, cheia de dobras. Explique que essas dobras são as vilosidades. A partir da quarta figura, eles podem construir a ideia de que as vilosidades têm alguma relação com o sangue.
Imagine que existam dois seres bidimensionais procurando compreender a situação ilustrada a seguir.
Note que o cubo azul está flutuando acima do universo bidimensional, enquanto o cubo verde e o quadrado amarelo estão apoiados nele.
Considerando que seres bidimensionais estejam limitados a visualizar somente objetos ou partes de objetos contidos em seu plano, responda:
a) Esses seres conseguem visualizar o quadrado amarelo? Justifique.
b) Esses seres conseguem visualizar o cubo azul? Justifique.
c) Esses seres conseguem visualizar o cubo verde? Justifique.
d) Suponha que esses seres bidimensionais nunca tiveram outra experiência além das experiências descritas em a, b e c. Eles compreenderiam o que é um quadrado? E um cubo? Justifique.
a) Sim, porque ele é um objeto bidimensional contido em seu universo bidimensional (plano).
b) Não, porque ele é um objeto tridimensional que não intersecciona o seu universo bidimensional.
c) Não, eles só conseguem visualizar um quadrado, que é a intersecção do cubo verde com o seu universo bidimensional.
d) Eles só conseguem compreender o que é um quadrado. Para eles, todo cubo também é um quadrado (eles só visualizaram a intersecção do cubo com o plano em que vivem).
(Unicamp-SP – Adaptada)
A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.
(Adaptado Marvin Perry, Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289.)
É correto afirmar que as leis de Kepler publicadas em 1609:
confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média (século V-século X).
confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.
são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas científicas que vigoram até hoje.
são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas científicas que vigoram até hoje. d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época.
Alternativa D. As alternativas b e c são incorretas porque as leis de Kepler, válidas até hoje, confirmaram, generalizaram e ampliaram o modelo heliocêntrico de Copérnico, e não de Ptolomeu. Já a alternativa a está incorreta porque a Revolução Científica se iniciou somente no século XVI.
Na ilustração da página 298 (esquema da digestão da molécula de amido), você viu que a amilase salivar transforma o amido, que é um polissacarídeo, em maltose, um dissacarídeo.
a) No caso do amido, qual é a menor molécula em que se transforma?
b) No caso das moléculas de maltose, elas poderão se transformar em moléculas ainda menores? Como?
O amido se transformará em maltose. A maltose, como é um dissacarídeo, pode ser transformada no monossacarídeo glicose, através de outra enzima (a maltase). Se os alunos tiverem dificuldade para entender, retome a tabela da seção Carboidratos apresentada no Módulo 3.
No 7° ano, você viu que o ângulo externo de um polígono convexo é todo ângulo adjacente a um dos ângulos internos desse polígono. Por exemplo, o ângulo PÂB é um ângulo externo do quadrilátero ABCD, pois é adjacente ao ângulo interno BÂD.
Assim, os ângulos eM , eN e eP assinalados na figura são ângulos externos do triângulo MNP.
O triângulo que você recortou está reproduzido a seguir, com seus três ângulos externos desenhados. Usando a figura a seguir e o triângulo recortado, você vai tentar descobrir uma relação entre as medidas dos ângulos internos e externos desse triângulo. Para isso, escolha um dos ângulos externos do triângulo e faça o que se pede.
a) Tente sobrepor os ângulos internos do triângulo que você recortou no item 1 ao ângulo externo escolhido. Você pode usar mais de um ângulo interno ao mesmo tempo.
b) O que foi necessário fazer para conseguir a sobreposição?
Se achar necessário, oriente os alunos na interpretação da proposta desse item. Eles deverão perceber que, usando os dois ângulos internos não adjacentes ao ângulo externo escolhido, é possível sobrepor perfeitamente esse ângulo externo, como mostrado na figura a seguir.
Leia o excerto de texto a seguir.
Até 2025, África terá 656 milhões de pessoas vivendo em cidades
Até 2025, 178 milhões de africanos passarão a morar em cidades […]. A área total que será acrescida à malha urbana do continente equivale ao território da Nigéria.
Os dados são de um novo relatório do Banco Mundial. […]
Para a agência da ONU, o cenário exige investimentos públicos mais eficientes e a busca por outras fontes de financiamento […]
Em Dar es Salaam, na Tanzânia, por exemplo, pelo menos 28% dos habitantes dividem um quarto com outras duas pessoas. Em Abidjan, na Costa do Marfim, a proporção chega a 50%. Em Lagos, na Nigéria, dois terços dos indivíduos vivem em favelas.
ATÉ 2025, África terá 656 milhões de pessoas vivendo em cidades. ONUBR, 24 fev. 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2018.
O quadro urbano atual da África é problemático. O crescimento previsto para os próximos anos precisa, de acordo com o excerto acima, vir acompanhado por
políticas que assegurem o aumento dos níveis de urbanização.
eliminação das favelas como opção de moradia no meio urbano.
estratégias para impedir o deslocamento para os centros urbanos.
investimentos que garantam condições dignas de vida nas cidades.
políticas para inibir a urbanização e frear o crescimento observado.
Diversos países na África enfrentam problemáticas de diferentes naturezas: social, econômica, política, cultural. A urbanização pode representar um aprofundamento desses problemas. A melhor forma de lidar com as previsões para a urbanização do continente africano é garantir investimentos e políticas que assegurem qualidade de vida e segurança às populações no meio urbano.
Represente na reta numérica os números: 0,5; 0,25; 0,125 e 0,0625.
Os alunos representarão os números dados na reta. Observe que o intervalo entre 0 e 1 na reta desenhada no Caderno do Aluno permite que eles façam tais representações.
Classifique cada afirmação como verdadeira (V) ou falsa (F) em relação ao conjunto dos números naturais. Para as afirmações falsas, dê um contraexemplo.
a) ( ) Todo número divisível pelo produto de dois outros é divisível por qualquer um deles.
b) ( ) Se um número divide o produto de dois outros, ele divide um deles.
c) ( ) Um divisor comum de dois números divide a soma deles.
d) ( ) Se um número divide dois outros, ele divide o máximo divisor comum deles.
e) ( ) Se um número é múltiplo de dois outros, ele é múltiplo do mínimo múltiplo comum deles.
Os alunos podem utilizar exemplos para analisar cada alternativa.
a) Verdadeira. Por exemplo: 24 é divisível pelo produto (3 . 4), e 24 é divisível por 3 e por 4.
b) Falsa. Por exemplo, 6 divide (3 . 4), mas 6 não divide 3 nem 4.
c) Verdadeira. Por exemplo, 3 é divisor comum de 6 e 9; 3 divide (6 + 9).
d) Verdadeira. Por exemplo, 6 divide 36 e 6 divide 24; 6 divide 12 que é o m.d.c. entre 36 e 24.
e) Verdadeira. Por exemplo, 90 é múltiplo de 15 e de 9; 90 é múltiplo de 45 que é o m.m.c. (15, 9).
Somente a afirmação b é falsa.
Imagine que você quisesse construir um sismógrafo utilizando seus conhecimentos sobre o sistema massa-mola. A traquitana (como é popularmente conhecida) construída é bastante simples e se encontra ilustrada na figura seguinte.
Para testar o seu sismógrafo, você puxa o bloco acoplado à caneta até a borda do papel, esticando a mola e soltando-o em seguida. Enquanto o bloco oscila em MHS, os dois rolos de papel passam a rotacionar com velocidade constante e idêntica, ou seja, enquanto um deles desenrola o papel, o outro o enrola, ao mesmo tempo. E assim o papel fica sempre bem esticadinho! Depois de alguns momentos, a caneta já teria riscado uma linha no papel, como ilustrado a seguir.
A linha vermelha desenhada pela caneta é o registro do MHS de um corpo em um papel que se movimenta com velocidade constante e transversalmente à trajetória desse corpo. Observe a figura seguinte que mostra em vista superior esse registro, já passados mais alguns segundos.
a) Qual é o período de oscilação do sistema massa-mola desse sismógrafo, em segundos?
b) Qual é a velocidade com que o papel se movimenta, em m/s, sabendo que a distância entre duas cristas da curva desenhada no papel é igual a 0,20 m?
c) Se você dispuser esse sismógrafo nessa posição, ou seja, na horizontal, qual tipo de onda sísmica ele será capaz de monitorar? Justifique.
a) De acordo com a última figura fornecida pelo enunciado, o período de oscilação do sistema massa-mola é T = 2 s.
b) Em T = 2 s, o papel se desloca Δs = 0,20 m. Logo, a velocidade de movimentação do papel é:
c) Como o sismográfico estará disposto na horizontal, ele será capaz de monitorar ondas P.
(Unesp-SP) Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações. Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:
as ondas emitidas pelos radares são mecânicas e as ondas emitidas pelos sonares são eletromagnéticas.
ambas as ondas exigem um meio material para se propagarem e, quanto mais denso for esse meio, menores serão suas velocidades de propagação.
as ondas de rádio têm oscilações longitudinais e as ondas sonoras têm oscilações transversais.
as frequências de oscilação de ambas as ondas não dependem do meio em que se propagam.
a velocidade de propagação das ondas dos radares pela atmosfera é menor do que a velocidade de propagação das ondas dos sonares pela água.
Seja a onda mecânica ou eletromagnética, a frequência independe do meio, mas depende da fonte de emissão.
(UFSM-RS) A presença e a abrangência dos meios de comunicação na sociedade contemporânea vêm introduzindo elementos novos na relação entre as pessoas e entre elas e o seu contexto. Rádio, televisão e telefone celular são meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, as quais têm a(s) seguinte(s) propriedade(s):
I. Propagação no vácuo.
II. Existência de campos elétricos variáveis perpendiculares a campos magnéticos variáveis.
III. Transporte de energia e não de matéria.
Está(ão) correta(s)
apenas I.
apenas II.
apenas III.
apenas I e II.
I, II e III.
I. Correta. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo.
II. Correta. As ondas eletromagnéticas são formadas de duas ondas, uma elétrica e outra magnética, que oscilam em planos perpendiculares entre si.
III. Correta. Ondas eletromagnéticas, como quaisquer ondas, transportam apenas energia, não matéria.
Retomemos a atividade 1 da aula, sobre o sistema de treinamento Battling Ropes. Suponha que um atleta esteja produzindo alguns pulsos isolados numa corda mais densa que a anterior. A figura seguinte mostra um pulso se propagando nessa corda.
a) Determine o sentido de propagação desse pulso nessa corda sabendo que, nesse instante, o ponto A está subindo e o ponto C está descendo. Justifique a sua explicação.
Depois de se aquecer, o atleta passa a introduzir na extremidade esquerda dessa corda uma sequência periódica de pulsos de modo a produzir, harmonicamente, uma onda. A figura seguinte mostra a forma dessa onda em t = 0.
b) Qual é a amplitude de oscilação A dessa onda, em metros?
c) Qual será o comprimento de onda (λ) dessa onda, em metros?
A figura seguinte mostra a forma dessa onda em dois instantes sucessivos: a linha cheia, em t = 0, e a tracejada, em t = 1,0 s. Essa onda se propaga para a direita.
d) Qual é a velocidade de propagação v dessa onda, em m/s?
e) Qual é a frequência f dessa onda, em hertz?
f) Qual é o período T dessa onda, em segundos?
a)
De acordo com o esquema anterior, a velocidade do ponto B (crista) é nula (instantaneamente). O ponto C (que era uma crista) está descendo e o ponto A (que será uma crista) está subindo.
b) De acordo com o gráfico, A = 0,3 m.
c)
Logo, de acordo com o gráfico, λ = 2,0 m.
d)
Logo, da figura:
Note que, quando o meio de propagação de uma onda é alterado, a velocidade de propagação da onda também é alterada. Nesse caso, pelo fato de a corda ser mais densa, os pulsos e ondas se propagam com menor velocidade de propagação.
e) Utilizando a Equação Fundamental da Ondulatória, tem-se:
f)
Essa questão também poderia ter sido respondida da seguinte maneira: sabe-se que o período de uma onda é definido como o intervalo de tempo para qualquer ponto executar uma oscilação completa. Logo, como a figura fornecida mostra os pontos da corda executando oscilação em 1,0 s, temos que = 1,0 s, ou seja, T = 2 Hz.
Na norma culta, não se misturam formas de 2a e de 3a pessoa. A única alternativa onde ocorre essa mistura é:
Senhora, onde costuma encontrar-se com seus filhos?
Sua Senhoria já compôs sua equipe de trabalho?
Que vosso futuro seja ditoso, amigos, pois sois honestos e generosos.
João, tu foi embora sozinho ou acompanhado?
De acordo com a norma culta, a frase será esta: João, tu foste (você foi) embora sozinho ou acompanhado?
Leia o seguinte trecho de uma narrativa
Começou com um telefonema:
— Quem fala? — Sua mãe, querida. — Oi, mãe. — Quando é que posso ir buscar o menino? — Como assim? — Não combinamos que ele passaria uns dias comigo? — Sim, mas achei que... — Achou errado. Ele pode vir neste final de semana? — Mas mãe, ele... — Eu sei, ele não gosta de mim, mas isto não é problema... — Não é só de você que ele não gosta, ele não gosta de ninguém, só da internet — Então? — Além do mais ele odeia mato, bicho, ar fresco, montanhas, cavalo, galinha, pato, goiaba. Até dormir ele odeia, sabia? — Sei disto tudo, filha. — Sabia também que ele detesta sair de casa, detesta clube, detesta escola, e também... [...] O menino chamava-se Eduardo Augusto, mas os colegas da escola o chamavam de Chatorildo, a turma do curso de alemão, de Chatomax, as meninas que o achavam bonito, de Chatolindo, e os vizinhos do prédio de chato mesmo.
OLIVEIRA, Alan. O saci Epaminondas. S‹o Paulo: Gaivota, 2013. p. 7-8. 218L
a) Grande parte deste trecho constitui-se de diálogo. Assim, é preciso ter atenção para identificar quem são as pessoas do discurso. Releia as passagens abaixo e indique quem fala (1a pessoa do discurso), quem ouve (2a pessoa do discurso) e, se for o caso, de quem se fala (3a pessoa do discurso).
b) Considere o seguinte trecho, continuação do texto do item a:
— Combinado, então, você deixa ele aqui! – a mãe respondeu antes que a filha terminasse. Justifique o uso do pronome pessoal do caso reto ele nesse contexto.
b) Trata-se de reprodução de uma conversa ao telefone e, nesse contexto, o emprego do pronome pessoal do caso reto como objeto é habitual. Na linguagem formal, emprega-se o pronome pessoal oblíquo: Você deixa-o aqui.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas