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Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Os poríferos, os cnidários e os platelmintos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Um navio afundou; um ano depois, quando mergulhadores foram retirar alguns itens importantes da embarcação, observaram diversas esponjas no convés, na proa e até mesmo nas cabines internas do navio. Explique como isso foi possível, considerando que as esponjas são animais fixos.

Resposta:

As esponjas também realizam reprodução sexuada e formam larvas. Como as larvas são móveis, elas poderiam chegar até o navio e encontrar substrato para seu desenvolvimento e sua reprodução. Brotos, gêmulas e pedaços de esponjas também podem ter sido levados até o navio pela correnteza.

Questão 02 - História - Módulo 1 - As Cruzadas e o Renascimento comercial e urbano - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

Portanto a primeira visão que os árabes elaboram sobre esta invasão é considerá-la como uma resposta do Império Bizantino ao avanço dos muçulmanos pelas planícies da Anatólia, porém quando os cruzados avançam pela Palestina e começam a formar reinos e principados, percebe-se que os objetivos dos invasores eram outros, e neste momento há uma divisão de posições frente a estes acontecimentos pelos muçulmanos: os muçulmanos que viviam sobre o território invadido e próximos a suas fronteiras identificam a invasão dos cruzados com uma guerra religiosa, entretanto, os dirigentes do mundo muçulmano que vivem em Bagdá desconhecem a realidade dos conflitos e não conseguem identificar a invasão com a intolerância religiosa e também já não possuem forças para reorganizar o mundo árabe para fazer frente às invasões.

BARRETO, Carlos Eduardo de. As cruzadas vistas pelos muçulmanos: a mudança de perspectiva nos relatos de Ibn Al-Qalanisi (1097-1160). Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.

Apresente duas consequências que as Cruzadas tiveram na Europa.

Resposta:

O aluno pode citar o enfraquecimento do sistema feudal, a morte de muitos participantes das Cruzadas, o estabelecimento de acordos comerciais com o Oriente, o impulsionamento do Renascimento comercial e do Renascimento urbano, etc.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Estratégias de cálculo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Antônio foi até um caixa eletrônico de seu banco para sacar R$ 130,00. O caixa que ele escolheu tinha disponíveis apenas cédulas de R$ 10,00 e R$ 20,00 e ofereceu todas as opções possíveis utilizando essas cédulas. Quantas opções foram oferecidas a Antônio?

Resposta:

7 opções.

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Adição e subtração de números racionais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Paula elaborou um plano de estudos para a prova de Língua Portuguesa e separou o conteúdo da prova em 3 partes. No primeiro dia, propôs-se a estudar  da matéria; no segundo dia,  da matéria; e, no terceiro dia, o restante. Que fração do conteúdo da prova representa a parte que Paula estudou no último dia?

Resposta:

Paula estudou nos dois primeiros dias a seguinte fração do conteúdo:

Portanto, no último dia, ela estudou  do conteúdo da prova.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Adição e subtração de números inteiros - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule o valor das expressões.

a) (+3) + (-4) + (+3)

b)(-5) + (-2) + (+6)

c) (+2) + (-3) + (+4) + (-5)

d) (+4) + (-7) + (+2) + (-3) + (+4)

Resposta:

a) 2

b) -1

c) -2

d) 0

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Denotação e conotação; peças e campanhas publicitárias - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Inutilidades​

Ninguém coça as costas da cadeira. Ninguém chupa a manga da camisa. O piano jamais abana a cauda. Tem asa, porém a xícara não voa.

De que serve o pé da mesa se não anda? E a boca da calça se não fala nunca? Nem sempre o botão está em sua casa. O dente de alho não morde coisa alguma.

Ah! Se trotassem os cavalos do motor... Ah! Se fosse de circo o macaco do carro... Então a menina dos olhos comeria Até bolo esportivo e bala de revólver.

PAES, José Paulo. In: ______. É isso ali. São Paulo: Salamandra, 2005.

Explique o sentido denotativo das expressões a seguir.

a) “costas da cadeira”:

b) “pé da mesa”:

c) “boca da calça”:

d) “dente de alho”:

Resposta:

a)  Encosto, espaldar, apoio para as costas de quem se senta na cadeira.

b) Haste que sustenta a mesa.

c) Abertura inferior da calça por onde saem os pés.

d) Bulbo menor que, com outros bulbos menores, forma o bulbo maior, chamado de “cabeça” do alho.

Questão 02 - História - Módulo 1 - As Cruzadas e o Renascimento comercial e urbano - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Identifique dois grupos sociais que aderiram às Cruzadas. 

Resposta:

Os alunos deverão citar dois grupos, entre reis, nobreza, comerciantes, camponeses pobres, membros da Igreja, etc.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - A influência do relevo na organização da sociedade brasileira - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe, a seguir, dois mapas diferentes do relevo do Brasil e responda à questão 2.

Fonte: AZEVEDO, Aroldo de. O planalto brasileiro e o problema de classificação de suas formas de relevo. Boletim da AGB, 1949.

Fonte: AB’SÁBER, Aziz. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil.  Revista Orientação. São Paulo, n. 3, p. 45-48, 1967.

Cite exemplos de formas de relevo presentes no mapa de Aziz Ab’Sáber que não foram identificadas no mapa de Aroldo de Azevedo.

Resposta:

Planalto do Maranhão-Piauí, planalto Nordestino, planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense, serras e planalto do Leste e Sudeste, Terras Baixas Amazônicas e Terras Baixas Costeiras.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão de classes gramaticais (I): funções dos substantivos, adjetivos e artigos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Reescreva as frases flexionando os substantivos destacados no plural. Lembre-se de fazer a concordância adequada das demais palavras.

a) Aquele profissional recém-formado é anglo-saxão.

b) Aquele cavaleiro é surdo-mudo.

c) O padre que nos visitou é latino-americano.

d) O escrivão luso-brasileiro visitou Brasília.

Resposta:

a) Aqueles profissionais recém-formados são anglo-saxões.

b) Aqueles cavaleiros são surdos-mudos.

c) Os padres que nos visitaram são latino-americanos.

d) Os escrivães luso-brasileiros visitaram Brasília.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão de classes gramaticais (II): numeral, interjeição, verbo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

Desemprego chega a 11,2% no trimestre e atinge 11,4 milhões de pessoas

A taxa de desemprego no Brasil, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 11,2% no trimestre encerrado em maio deste ano. Ela é superior aos 10,2% de fevereiro e aos 8,1% do trimestre encerrado em maio de 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o mais alto da série histórica iniciada em março de 2012 e o mesmo do trimestre encerrado em abril deste ano.

A população desempregada é de 11,4 milhões de pessoas, 10,3% (ou 1,1 milhão de pessoas) a mais do que o trimestre encerrado em fevereiro e 40,3% (ou 3,3 milhões de pessoas) a mais do que no trimestre encerrado em maio de 2015. [...]

ABDALA, Vitor. Agência Brasil, 29 jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2019. ABDALA, Vitor. Agência Brasil, 29 jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2019.

a) Identifique e classifique os numerais empregados no texto.

b) O que cada um deles indica?

c) A matéria jornalística lida apresenta uma pesquisa sobre o desemprego. É um texto jornalístico e científico. Qual é a importância do emprego de numerais em um texto dessa natureza?

d) Explique a flexão dos termos milhão e milhões empregados no texto.

Resposta:

a)  São estes: 11,2/10,2/8,1/10,3/40,3 (fracionários); 2015/2012/11,4 milhões/1,1 milhão/3,3 milhões (cardinais).

b)  Indicam porcentagem: 11,2/10,2/8,1/10,3 e 40,3. Indicam tempo (ano): 2015 e 2012. Indicam quantidade: 11,4 milhões/1,1 milhão e 3,3 milhões.

c)  Os textos jornalísticos e científicos precisam passar informações objetivas ao leitor. Os numerais indicam quantidade ou porcentagens exatas.

d)  Milhões concorda com o inteiro 11 (11,4) e o inteiro 3 (3,3); milhão concorda com o inteiro 1 (1,1).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Advérbio (II): grau, sequência, construções informais de intensidade, circunstâncias adverbiais e adjetivo que se converte em advérbio - Exercícios - Ampliando horizontes (pg. 62 - 63) - BY NC 3.0BR

Pesquisa: 98,9% dos filhos que almoçaram ontem com as mães não lavaram a louça

O Instituto NuPAL saiu às ruas nesse domingo 13/05 para saber como foi o tradicional almoço de dia das mães nas casas dos brasileiros.

A pesquisa revelou o assustador, porém não surpreendente, número de filhos que voltaram para as suas casas pouco depois de comerem a sobremesa  SEM LAVAR UMA XÍCARA SEQUER, DEIXANDO PILHAS DE LOUÇA PARA A COITADA DA MÃE. A maioria dos filhos fujões alegou que tinha uma boa desculpa, muito bem elaborada antes de sair de casa.

A pesquisa também revelou que mais de 50% desses filhos também deixaram roupas e outros pertences na casa das mães para serem entregues devidamente limpos no dia da próxima visita.

PESQUISA: 98,9% dos filhos que almoçaram ontem com as mães não lavaram a louça. Sensacionalista, 14 maio 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

No segundo parágrafo, qual o efeito que o uso do termo pouco traz à situação apresentada? Se ele não tivesse sido empregado, que diferença de sentido haveria no trecho?

Resposta:

Em “voltaram para as suas casas pouco depois de comerem a sobremesa”, o advérbio de intensidade pouco traz a ideia de que a saída dos filhos foi imediata. Com isso, o autor reitera a ideia de que eles foram à casa das mães apenas para aproveitar-se da comida. Sem ele, a interpretação pode ser outra: apesar de terem comido, foram visitar as mães para estar com elas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Advérbio (I): conceito, locução adverbial e circunstâncias adverbiais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Identifique a circunstância que os advérbios em destaque indicam nas frases.

a) Cutuquei levemente o braço do meu irmão.

b) Ele talvez tenha preferido ir pela estrada velha.

c) Consideramos o planejamento bom!

d) Sempre quis conhecer essa cidade.

Resposta:

a) Modo.

b) Dúvida.

c) Afirmação.

d) Tempo.

Questão 02 - Geografia - Módulo 7 - Recursos hídricos no Brasil: aproveitamento e impactos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é uma reserva hídrica?

Resposta:

Uma reserva hídrica é uma fonte de água destinada a diversas atividades humanas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - Paisagens climatobotânicas brasileiras - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A degradação de formações vegetais, mesmo daquelas que sustentam pequenas populações, é uma preocupação para os seres humanos porque:



( a )

a degradação das formações vegetais pode levar à extinção de espécies animais que ainda nem conhecemos.

( b )

a degradação das formações vegetais pode alterar o clima e o regime hídrico, bem como reduzir os recursos naturais disponíveis para nossas atividades.

( c )

formações vegetais destruídas pela ação humana só conseguem recompor as perdas de espécies vegetais após alguns anos.

( d )

a humanidade não tem a capacidade técnica e científica para recuperar formações vegetais que sofram interferência humana.

Resposta:

A interdependência entre formações vegetais, climas, águas e solo é muito intensa, e as modificações em grande ou em pequena escala na vegetação nativa podem causar alterações climáticas, hídricas e pedológicas que ultrapassam a abrangência regional.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Dinâmicas climáticas no Brasil - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com base em seus conhecimentos e no mapa dos tipos climáticos do Brasil, a seguir, responda às questões.

Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2013. p. 118.

Dos tipos climáticos brasileiros, apenas um ocorre ao sul do trópico de Capricórnio. Identifique esse tipo climático e aponte uma característica dele.

Resposta:

Trata-se do clima subtropical úmido, que apresenta as menores temperaturas médias, já que está fora da zona intertropical. É bastante úmido em razão da ação de duas massas de ar úmidas: mTa e mPa. Nesse clima, as quatro estações do ano são mais bem definidas, em comparação com os outros climas do Brasil.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Os nematódeos são o primeiro grupo de animais a apresentar tubo digestório completo. O que isso significa?

Resposta:

Significa que os nematódeos apresentam tubo digestório com boca e ânus.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Estratégias de cálculo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os 19 alunos de uma turma obtiveram, em uma prova que valia de 0 a 100, as seguintes notas sequenciais: 71, 72, 73, 74, ..., 88, 89. Sabendo que, para obter a média da turma, é preciso adicionar a nota de todos os alunos e dividir o resultado pela quantidade de alunos, qual foi a média da turma nessa prova?



( a )

70

( b )

75

( c )

80

( d )

85

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Adição e subtração de números racionais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule a soma das frações.

a) 

b) 

c) 

d) 

Resposta:

a) 

b) 

c) 

d) 

Questão 02 - História - Módulo 2 - A crise do século XIV - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Cite uma consequência da peste negra para a população da Europa.

Resposta:

A mortalidade elevada, a intensa perseguição religiosa aos judeus e a superexploração dos camponeses foram consequências da disseminação da doença. 

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Números inteiros - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Guilherme foi visitar seu avô e ficou impressionado com o frio que fazia naquele lugar todas as manhãs. Ao acordar, Guilherme olhava o termômetro que ficava na varanda e anotava a temperatura. Observe as marcações nos quatro dias em que esteve lá:

De acordo com as anotações, responda:

a) Qual foi a manhã mais fria? Qual foi a temperatura registrada?

b) Em qual manhã se registrou a maior temperatura? Que temperatura foi essa?

Resposta:

a) Quinta-feira. -10 °C.

b) Terça-feira. 10 °C.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Denotação e conotação; peças e campanhas publicitárias - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a tirinha a seguir.

Na tirinha reproduzida acima, o personagem Armandinho parece estar brincando de procurar algo orientado por “dicas” de seu pai para indicar se ele está próximo ou distante do objeto escondido. As falas dos três primeiros quadrinhos são interpretadas de forma



( a )

conotativa por Armandinho e pelo pai dele. 

( b )

denotativa por Armandinho e pelo pai dele. 

( c )

denotativa por Armandinho e conotativa pelo pai dele. 

( d )

conotativa por Armandinho e denotativa pelo pai dele.

Resposta:

Armandinho acha que o pai está realmente com frio, mas as falas serviam para indicar que o menino estava longe do objeto que estava procurando.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 5 - Peça publicitária e propaganda - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para responder à questão, veja, a seguir, a campanha promovida pela Câmara Municipal de Cruzeiro (RS).

A linguagem dessa propaganda e a razão de sua escolha para o cartaz são, respectivamente:



( a )

formal e aproximação com o público.

( b )

informal e aproximação com a fala política.

( c )

formal e produção de interlocução.

( d )

 informal e produção de rima.

Resposta:

O emprego da contração pra e do imperativo vem evidencia a linguagem informal, que de fato é a mais desejável para se aproximar do público de modo amplo, com base na fala cotidiana, e alcançar um grande número de pessoas. Além disso, a forma vem é também uma escolha acertada para criar uma musicalidade atraente, já que rima com ninguém.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - A influência do relevo na organização da sociedade brasileira - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sobre a forma de relevo litorâneo representada na imagem a seguir marque a opção correta.

Marambaia, em Guaratiba (RJ).



( a )

É a falésia, um paredão rochoso litorâneo formado pela ação erosiva das ondas do mar.

( b )

É a restinga, faixa de sedimentos acumulados pela ação de ventos e ondas, que se forma paralelamente ao litoral.

( c )

Trata-se da serra, forma de relevo irregular e elevada situada nos planaltos.

( d )

É uma chapada ou tabuleiro, formação planáltica sedimentar com topo plano.

Resposta:

A imagem mostra a restinga de Marambaia pertencente aos municípios de Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro (RJ). A definição dessa forma de relevo é faixa de sedimentos que se forma paralelamente ao litoral, originada pela ação do mar e do vento.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão de classes gramaticais (I): funções dos substantivos, adjetivos e artigos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda às questões 1 a 3.

A infinita fiadeira

A aranha, aquela aranha, era tão única: não parava de fazer teias! Fazia-as de todos os tamanhos e formas. Havia, contudo, um senão: ela fazia-as, mas não lhes dava utilidade. O bicho repaginava o mundo. Contudo, sempre inacabava as suas obras. Ao fio e ao cabo, ela já amealhava uma porção de teias que só ganhavam senso no rebrilho das manhãs.

E dia e noite: dos seus palpos primavam obras com belezas de cacimbo gotejando, rendas e rendilhados. Tudo sem fim nem finalidade. Todo o bom aracnídeo sabe que a teia cumpre as fatais funções: lençol de núpcias, armadilha de caçador. Todos sabem, menos a nossa aranhinha, em suas distraiçoeiras funções.

Para a mãe-aranha aquilo não passava de mau senso. Para que tanto labor se depois não se dava a devida aplicação? Mas a jovem aranhiça não fazia ouvidos. E alfaiatava, alfinetava, cegava os nós. Tecia e retecia o fio, entrelaçava e reentrelaçava mais e mais teia. Sem nunca fazer morada em nenhuma. Recusava a utilitária vocação da sua espécie.

— Não faço teias por instinto.

— Então faz por quê?

— Faço por arte.

Benzia-se a mãe, rezava o pai. Mas nem com preces. A filha saiu pelo mundo em ofício de infinita teceloa. E em cantos e recantos deixava a sua marca, o engenho da sua seda. Aos pais, após concertação, a mandaram chamar. A mãe:

— Minha filha, quando é que se assentas as patas na parede?

E o pai:

— Já eu me vejo em palpos de mim...

Em choro múltiplo, a mãe limpou as lágrimas dos muitos olhos enquanto disse:

— Estamos recebendo queixa do aranhal.

— O que é que dizem, mãe?

— Dizem que isso só pode ser doença apanhada de outras criaturas.

Até que decidiram: a jovem aranha tinha que ser reconduzida aos seus mandos genéticos. Aquele devaneio seria causado por falta de namorado. A moça seria até virgem, não tendo nunca digerido um machito. E organizaram um amoroso encontro.

— Vai ver que custa menos que engolir a mosca — disse a mãe.

E aconteceu. Contudo, ao invés de devorar o singelo namorador, a aranha namorou e ficou enamorada. Os dois deram-se os apêndices e dançaram ao som de uma brisa que fazia vibrar a teia. Ou seria a teia que fabricava a brisa?

A aranhiça levou o namorado a visitar a sua coleção de teias, ele que escolhesse uma, ficaria prova de seu amor.

A família desiludida consultou o Deus dos bichos para reclamar da fabricação daquele espécime. Uma aranha assim, com mania de gente? Na sua alta teia, o Deus dos bichos quis saber o que poderia fazer. Pediram que ela transitasse para a humana. E assim sucedeu: num golpe divino, a aranha foi convertida em pessoa. Quando ela, já transfigurada, se apresentou no mundo dos humanos logo lhe exigiram a imediata identificação. Quem era, o que fazia?

— Faço arte.

— Arte?

E os humanos se entreolharam, intrigados. Desconheciam o que fosse arte. Em que consistia? Até que um, mais-velho, se lembrou. Que houvera um tempo, em tempos de que já se perdera memória, em que alguns se ocupavam de tais improdutivos afazeres. Felizmente, isso tinha acabado, e os poucos que teimavam em criar esses pouco rentáveis produtos — chamados de obras de arte — tinham sido geneticamente transmutados em bichos. Não se lembrava bem em que bichos. Aranhas, ao que parece.

COUTO, Mia. O fio das missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Glossário

Amealhar: acumular aos poucos. Palpo: apêndices articulados móveis situados ao lado da boca dos insetos. Cacimbo: nevoeiro. Labor: trabalho. Teceloa: tecelã. Concertação: combinação ou harmonização (de atitudes, interesses, etc.); acordo entre governo e parceiros sociais (sindicatos, associações profissionais, etc.) sobre medidas laborais (horários de trabalho, rendimentos, etc.). Devaneio: imaginação, loucura.

“A aranha, aquela aranha, era tão única: não parava de fazer teias! Fazia-as de todos os tamanhos e formas.” (1º parágrafo) “Até que decidiram: a jovem aranha tinha que ser reconduzida aos seus mandos genéticos.” (15º parágrafo)

Nesses períodos, os artigos sublinhados cumprem diferentes papéis na organização do texto. Explique o efeito que cada um deles tem em seus contextos de uso.

Resposta:

O primeiro artigo destaca a unicidade da aranha em razão da diferença em relação às aranhas comuns; o segundo tem papel coesivo porque o sintagma “A jovem aranha” evidencia que ela já foi apresentada/mencionada no texto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão de classes gramaticais (I): funções dos substantivos, adjetivos e artigos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a tira abaixo e responda à questão.

É preciso estarmos atentos à flexão das palavras metafônicas em razão da mudança sonora presente nesse fenômeno. Caso flexionada no plural, a metafonia pode ser verificada em:



( a )

“ciência”.

( b )

“curioso”.

( c )

“conhecimento".

( d )

“destrói”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Advérbio (II): grau, sequência, construções informais de intensidade, circunstâncias adverbiais e adjetivo que se converte em advérbio - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Quando se emprega um advérbio repetidamente em uma frase, ele tem valor aproximado de superlativo, na linguagem mais informal. Reescreva as frases substituindo os advérbios repetidos pelo superlativo absoluto sintético correspondente.

a) Corremos muito, muito para chegar a tempo.

b) Meu filho começou a falar cedo, cedo.

c) Tudo aconteceu calmo, calmo.

d) Ela chegou perto, perto do leão.

e) Ela retornou tarde, tarde.

Resposta:

a ) Corremos muitíssimo para chegar a tempo.

b ) Meu filho começou a falar cedíssimo.

c ) Tudo aconteceu calmissimamente.

d ) Ela chegou pertíssimo do leão.

e ) Ela retornou tardíssimo.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Advérbio (I): conceito, locução adverbial e circunstâncias adverbiais - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia os versos a seguir, do poema “Cidade prevista”, de Drummond.

Guardei-me para a epopeia que jamais escreverei.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Cidade prevista. In: ______. Nova reunião. São Paulo: Companhia das Letras, 2015​

Em geral, o advérbio é empregado com só um sentido. Isso não acontece, porém, no uso do advérbio jamais no verso acima. Identifique as duas circunstâncias que se notam nesse único advérbio. Para isso, observe que jamais equivale a nunca, uma vez que nunca indica o oposto de sempre (ou seja, o “não sempre”).

Resposta:

Espera-se que os alunos observem que as duas circunstâncias são negação e tempo. Se não chegarem a essa identificação, ajude-os elaborando perguntas com base no sentido do advérbio no verso e sua relação com a palavra a que se liga, o verbo.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - Paisagens climatobotânicas brasileiras - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que é uma vegetação xerófila? Em que formação vegetal brasileira ela está presente? Cite algumas de suas características.

Resposta:

É uma vegetação adaptada à seca, que geralmente apresenta raízes profundas, galhos retorcidos, folhas que caem durante o período mais seco ou folhas convertidas em espinhos. Está presente na Caatinga.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - Paisagens climatobotânicas brasileiras - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir. Depois, responda às questões 1 e 2.

Justiça Federal suspende obras de condomínio de luxo em terreno da União

Por ver intenso dano ao meio ambiente, o juiz federal Mateus Castelo da Silva suspendeu as obras de um condomínio de luxo em Bertioga, cidade do litoral norte de São Paulo.

“O perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo são decorrentes da urgência e necessidade de proteção ao ambiente, visto que a degradação deste é irreversível, com sérios prejuízos a todos”, disse o julgador.

Em caso de descumprimento da liminar, o juiz determinou multa de R$ 500 mil [aos envolvidos nas obras do condomínio]. Na decisão, Mateus Castelo destacou ainda os indícios de que a obra está ocorrendo em área da União sem autorização.

“O que permite constatar plausabilidade na tese de prejuízos ao ambiente, especialmente com supressão de fauna e flora e destruição da Mata Atlântica e de áreas de restinga”, afirmou o juiz. […]

CONSULTOR Jurídico, 17 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2019

Além da construção civil, citada na notícia, que outras atividades foram responsáveis pela devastação da Mata Atlântica?

 

Resposta:

Exploração do pau-brasil; cultivos, como o de cana-de-açúcar e o de café; ocupação do litoral; urbanização; e industrialização.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Dinâmicas climáticas no Brasil - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe os mapas a seguir para responder às questões 1 e 2.

Fonte dos mapas: GIRARDI, G.; ROSA, J. V. Atlas geogr‡fico do estudante. São Paulo: FTD, 2011. p. 25.

Sobre a massa polar atlântica (mPa), marque a opção correta.



( a )

A mPa é a única massa de ar quente que atua sobre o Brasil, principalmente no inverno, quando consegue atingir o litoral da região Nordeste.

( b )

Essa massa de ar tem uma atuação restrita no inverno e expande-se no verão, provocando chuvas frontais, causadas por frentes frias.

( c )

Atua em quase todo o território brasileiro durante todo o ano, proporcionando temperaturas amenas pelo país e queda de neve no Sul.

( d )

No Brasil, é a única massa fria e úmida, que se expande no inverno, a partir da região Sul, segue pelo litoral atlântico e é responsável pelo fenômeno da friagem na região Norte.

Resposta:

A mPa é a única massa fria atuante em território brasileiro. Ela entra pelo sul do país e alcança, por vezes, latitudes menores, ocasionando diminuição de temperartura e aumento de umidade.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas