Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Adição e subtração de números racionais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Amanda, Paula, Priscila e Liliane foram à livraria comprar o novo livro da série favorita delas, que estava sendo lançado. Cada uma pegou um exemplar e, na fila do caixa, Liliane percebeu que tinha esquecido a carteira. Para que ela pudesse levar o livro, Amanda, Paula e Priscila pagaram, respectivamente, 30, 35 e 40 reais na compra dos quatro livros. Quanto Liliane ficou devendo a Priscila?



( a )

R$ 3,75

( b )

R$ 8,75

( c )

R$ 13,75

( d )

R$ 18,75

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 2 - Mitologia - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a seguir duas histórias mitológicas de amor.

Texto 1

Orfeu e Eurídice

Orfeu era poeta e músico, filho da musa Calíope e de Eagro, rei da Trácia. Era o músico mais talentoso e quando tocava sua lira, que lhe fora presenteada por Apolo, os pássaros paravam de voar para escutar e os animais selvagens perdiam o medo. As árvores se curvavam para pegar os sons no vento.

Ele foi um dos argonautas que ajudaram Jasão na viagem para buscar o Velocino de Ouro. Durante a ida, acalmava os tripulantes. Durante a volta, Orfeu salvou os outros tripulantes quando seu canto silenciou as sereias, responsáveis pelos naufrágios de inúmeras embarcações.

Orfeu apaixonou-se por Eurídice e casou-se com ela. Enquanto Orfeu tocava feliz a sua lira, ela dançava e cantava nos bosques, aguardando por sua noite de amor. Mas Eurídice era tão bonita que, em pouco tempo, atraiu um apicultor chamado Aristeu. Quando ela recusou suas atenções, ele a perseguiu e, tentando escapar, ela tropeçou em uma serpente que a picou e a matou. A tão esperada concretização do seu casamento não se realizou.

Orfeu ficou transtornado de tristeza e, levando sua lira, resolve empreender uma viagem ao Mundo dos Mortos para tentar trazê-la de volta. Caminha por muitos dias e noites em florestas e encostas íngremes. Sua voz fraca e o luto amargo comprometem a comunicação com as pessoas. Orfeu chega à entrada dos infernos, a gruta que fica ao pé do monte Tênaro.

Afastando-se da luz, ele penetra as sombras e mergulha acompanhado pela paixão, na trilha repleta de frio e silêncio. Orfeu canta na solidão, quando avista o rio Estige. Ao avistar o barqueiro Caronte, condutor de almas, Orfeu pede que o transporte em busca da amada, mas ele nega alegando não conduzir vivos. A canção pungente e emocionada de sua lira convence o barqueiro Caronte a levá-lo pelo rio Estige.

A canção da lira adormece Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões. Sua melodia alivia os tormentos dos condenados e encanta os monstros do caminho. Quando finalmente Orfeu chega ao trono de Hades, o rei dos mortos fica irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comove, e ele chora lágrimas de ferro. Sua esposa, a deusa Perséfone, implora que atenda ao pedido de Orfeu. Assim, Hades atende seu desejo.

Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos, porém com a condição de que não olhasse para ela até que estivessem à luz do sol. Orfeu parte pela trilha íngreme tocando músicas de alegria e celebração guiando a sombra de Eurídice de volta à vida. Porém, perto da saída do túnel escuro, desconfiado de que pudesse ter sido enganado por Hades, ele se vira para certificar-se de que era Eurídice que o seguia. Por um momento ele a vê, mas aos poucos ela vai desaparecendo e, apesar de gritar seu nome, ele a perde para sempre.

Em total desespero, Orfeu passou a vagar pelo mundo. Tornou-se triste e passou a exercer o Orfismo, uma espécie de serviço de aconselhamento, em que ele ajudava a outros com seus conselhos, mas não conseguia resolver seus próprios problemas.

Recusava-se a olhar para outras mulheres, até que, furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de mulheres selvagens e frenéticas, chamadas Mênades, ataca-o atirando dardos. Os dardos de nada valiam contra a sua música, mas elas, abafando sua música com gritos, conseguiram atingi-lo e o mataram. Depois despedaçaram seu corpo e jogaram sua cabeça cortada no rio Hebro, que flutuava cantando “Eurídice! Eurídice!”.

As nove musas, Calíope e suas irmãs, reuniram seus pedaços e os enterraram no monte Olimpo, e desde então os rouxinóis cantaram mais docemente que os outros, pois assim Orfeu, na morte, se uniu à sua amada Eurídice.

Às Mênades, que tão cruelmente mataram Orfeu, não foi concedida a misericórdia da morte. Quando elas bateram os pés na terra em triunfo, sentiram seus dedos entrarem no solo. Quanto mais tentavam tirá-los, mais profundamente eles se enraizavam, até que elas se transformaram em silenciosos carvalhos. E assim permaneceram pelos anos, batidas pelos ventos furiosos que antes se emocionavam ao som da lira de Orfeu.

Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

Glossário Apicultor: indivíduo que cria abelhas. Pungente: comovente.

Partindo do princípio de que a mitologia é simbólica e, por isso, ajuda-nos a entender a natureza humana, o que significaria a atitude de Orfeu ao olhar para trás, se levarmos em conta que ele e Eurídice viveriam uma nova vida depois de voltarem do Mundo dos Mortos? O que aprendemos com isso?

Resposta:

Significaria o apego ao passado. Esse mito ensina que sempre devemos seguir em frente, para o futuro, esquecendo o que já passou.

Lembre os alunos do caráter simbólico dos mitos e da sua função moralizante. O castigo divino a Orfeu e Eurídice simboliza muito bem isso. Os alunos também podem responder que “A curiosidade pode trazer consequências ruins” ou “A desobediência pode trazer punições”.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A vacinação e a saúde pública - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Nomeie as proteínas produzidas pelo sistema imunitário humano responsáveis pela defesa do organismo.

Resposta:

Anticorpos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 4 - Texto teatral - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Texto 1

O herói Perseu

[...]

EM SERIFO, ANOS DEPOIS

CORO (Perseu se destaca do coro e pesca):​

— Passam-se os anos, e Díctis ensina Perseu a pescar.

Dentro da névoa distante, Perseu vê as ninfas no mar.

(movem-se as ninfas)

Reina Posêidon nas águas, o deus que ninguém vê passar.

PERSEU (vendo Dânae se aproximar, triste):

— Mãe, por que choras?

DÂNAE:

— Querido Perseu, é que o rei de Serifo quer que eu me case com ele. Não posso escapar dessa ordem.

PERSEU:

— Mãe, tem confiança! Eu falo com o rei. Ele há de escutar.

CORO (enquanto as cenas se passam):

— Pede Perseu pela mãe, mas o pérfido rei quer em troca uma tarefa terrível: que traga a cabeça de um monstro! Sim, da medonha Medusa! Serpentes envolvem seu crânio! Quem a olhar bem de frente transforma-se em duro rochedo. Mas o herói nada teme. Aos deuses implora conselho. Hermes, Atena e as ninfas emprestam-lhe as prendas que têm.

ATENA (entrega-lhe o escudo; as ninfas falam junto):

— Toma este escudo de bronze polido. Ele serve de espelho. Olha a Medusa somente através de seu brilho perfeito.

HERMES (dá-lhe a foice; as ninfas falam junto):

— Toma esta foice e corta com ela a cabeça do monstro!

1ª NINFA (dá-lhe as sandálias; os outros falam junto):

— Calça nos pés as sandálias aladas de ouro, Perseu!

2ª NINFA (dá-lhe o elmo; os outros falam junto):

— Põe na cabeça este elmo, Perseu. Ficarás invisível!

3ª NINFA (dá-lhe a bolsa; os outros falam junto):

— Leva esta bolsa! Põe nela a cabeça da horrível Medusa.

[...]

ONDE VIVEM A MEDUSA E AS GÓRGONAS

CORO:​

— Voa Perseu pelos ares com suas sandálias aladas. (movimento de Perseu)

Segue veloz sobre rios e mares e montes gelados.

Vê de repente rochedos pendentes! Têm forma de gente!!

Gente que olhou a Medusa de frente e virou dura pedra.

PERSEU (olha pelo escudo e vê que a Medusa dorme; ele tira as sandálias):

— Dorme a Medusa. Eu vejo através deste escudo polido.

MEDUSA (acorda rugindo):

— Quem se aproxima? Não vejo quem vem, mas quem vem eu destruo!

PERSEU:

— Meu negro elmo me torna invisível. Jamais me verás!

MEDUSA:

— Oh, maldição! Quem chegou é um herói protegido dos deuses.

(Perseu ataca-a, sempre olhando pelo escudo. Empurra-a para fora, sai com ela, depois volta.)

PERSEU (erguendo a bolsa):​

— Já lhe cortei a cabeça! Guardei-a na bolsa de couro.

CORO:

— Olha! Cuidado, Perseu, com as irmãs imortais da Medusa!

Elas, as Górgonas, vêm furiosas, querendo matar-te!

És invisível. Procura enganá-las com muito ruído.

(Perseu obedece. As duas Górgonas o perseguem às tontas. Movimento dos três.)

CORO:​

— Calça as sandálias aladas e foge, Perseu, para longe!

(Perseu obedece. As Górgonas rugem, furiosas, e se vão.)

[...]

ANDRÔMEDA

(O coro se afasta um pouco, e aparece uma jovem amarrada numa rocha. Perseu para ali e tira o elmo. Está no meio de sua viagem de volta.)​

PERSEU:​

— Mas... quem será a donzela tão bela amarrada nas rochas?

ANDRÔMEDA:

— Jovem herói, sou Andrômeda, à espera de horrível dragão.

Pois minha mãe foi dizer a Posêidon que somos mais belas,

muito mais belas que as próprias nereidas, as ninfas do mar.

E, furioso, Posêidon exige o meu sacrifício.

Quando o dragão levantar-se das ondas, serei devorada! (ruído das águas)

Ele vem vindo! Já sobe das águas! Herói! Vem salvar-me!

CORO (aconselhando Perseu):

— Corre, Perseu! Põe o elmo e, abrindo a bolsa de couro, mostra a cabeça da horrível Medusa ao dragão que vem vindo!

(Perseu obedece. O dragão fica petrificado.)

CORO:​

— Eis o dragão transformado em rochedo. Não há mais perigo.

PERSEU (desamarra Andrômeda):

— Vamos, Andrômeda! Agora estás salva. Segura-te em mim!

Calço as sandálias aladas de ouro e te levo ao meu lar. (Saem.)

VOLTA A SERIFO​

CORO (enquanto a cena se passa):​

— Chega Perseu ao palácio e percebe preparos de festa.

Dânae, a mãe de Perseu, já vai indo casar-se com o rei.

Este pensou que o herói não voltasse da dura façanha.

(O coro como que se dispersa e se transforma em pessoas da corte. Pode haver aqui uma dança, que para com a entrada de Perseu.)

PERSEU:​

— Rei, aqui estou! A tarefa eu cumpri. Solta, pois, minha mãe!

REI:

— Tu conseguiste? Não creio, Perseu. Eu exijo uma prova!

Só acredito se vejo a cabeça da horrível Medusa!

PERSEU:

— Fechem os olhos agora aqueles que creem em mim.

É um perigo mortal encarar a cabeça do monstro.

PESSOA DA CORTE:

— Não nos enganas, Perseu!

OUTRA PESSOA:

— Então pensas que estamos com medo?

OUTRA PESSOA:

— Prova que é mesmo verdade! Ou será que é mentira?

(Perseu vai abrindo a bolsa; todos põem as mãos diante dos olhos, menos o rei.)

PERSEU (tira a cabeça da bolsa e mostra):

— Zeus tenha pena de quem olha agora. A cabeça aqui está!

(O rei se transforma em rochedo.)

CORTE:​

— Salve, Perseu, grande herói, que venceu a horrível Medusa!

PERSEU:

— Tive a ajuda de deuses e ninfas. A eles sou grato.

(A corte torna a formar o coro.)

CORO (enquanto a cena se passa):

— Livres, agora se alegram Andrômeda, Dânae, Perseu.

Este devolve a Atena, a Hermes e às ninfas as prendas.

(pausa para que isso seja feito)

Todos contentes retornam à casa do bom pescador.

Grande é o amor de Perseu e de Andrômeda, belo momento!

Muita alegria, pois logo amanhã vai haver casamento.

SALLES, Ruth. O herói Perseu. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2019.

Glossário Pérfido: desleal, traidor, falso, traiçoeiro. Elmo: espécie de capacete de armadura medieval. Façanha: ação corajosa, notável; feito heroico.

As rubricas ou didascálias são o conjunto de instruções ou indicações que os autores dramáticos dão aos atores para que eles representem as obras cênicas. Transcreva do texto um exemplo de rubrica que indique:

a) alguma ação/movimentação;

b) descrição de emoção;

c) ações simultâneas (que ocorrem ao mesmo tempo);

d) indicação sonora.

Resposta:

a) “(Perseu se destaca do coro e pesca)”

b) “(vendo Dânae se aproximar, triste)”

c) “(enquanto as cenas se passam)”

d) “(ruído das águas)”

Para responder a essas questões, os alunos podem retirar outros trechos do texto em análise. É importante verificar a pertinência dos fragmentos identificados por eles.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os artrópodes têm um crescimento diferenciado, que ocorre em mudas. Esse tipo de crescimento é característico do grupo e decorre do fato de esses animais apresentarem:



( a )

três ou quatro pares de pernas.

( b )

um exoesqueleto quitinoso.

( c )

corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

( d )

um ou dois pares de asas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O declínio das populações de insetos polinizadores afeta a reprodução de todas as plantas? Justifique.

Resposta:

Não. A extinção de espécies de insetos polinizadores afetaria apenas as plantas que se reproduzem a partir das flores. Embora a maioria das plantas produza flores, nem todas dependem dos insetos para se reproduzir.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 14) - BY NC 3.0BR

HÁ NOMES QUE SE REPETEM NA TURMA?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 100) - BY NC 3.0BR

POR QUE CONSULTAMOS O CALENDÁRIO?

Resposta:

Resposta possível: O calendário conta os dias, as semanas e os meses que compõem o ano.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 189) - BY NC 3.0BR

NO LIXO COMUM, NÃO!

VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]

MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.

PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?

O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM TEXTO INFORMATIVO E UM POEMA?

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 34 - BY NC 3.0BR

VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO COM OS NÚMEROS. REGISTRE OS NÚMEROS DE 1 A 30.

Resposta:

1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 - 14 - 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 – 26 – 27 – 28 – 29 – 30.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 33 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE NA PARLENDA AS PALAVRAS QUE RIMAM. EM SEGUIDA, CONTORNE-AS COM CORES CLARAS.

QUEM COCHICHA, O RABO ESPICHA, COME PÃO COM LAGARTIXA.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Resposta:

Os alunos deverão pintar as palavras cochicha, espicha e lagartixa.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 213) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

COMO JOGAR DADOS

1) PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, SÃO NECESSÁRIOS AO MENOS 2 PARTICIPANTES (PODE HAVER MAIS).

2) PROVIDENCIE 3 DADOS E 1 COPO PARA GUARDÁ-LOS.

3) ANTES DE CADA RODADA, OS JOGADORES DEVEM ESCOLHER UM NÚMERO DE 1 A 6 E INFORMAR AOS DEMAIS QUE NÚMERO É ESSE.

4) CADA JOGADOR GIRA O COPO, LANÇA OS DADOS NA MESA E VÊ SE OS NÚMEROS QUE APARECEM NOS DADOS SÃO IGUAIS AO NÚMERO ESCOLHIDO.

5) SEMPRE QUE O NÚMERO ESCOLHIDO COINCIDIR COM O DOS DADOS, O JOGADOR GANHARÁ PONTO. SE APARECEREM FACES REPETIDAS, OS PONTOS SERÃO GANHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VEZES EM QUE HOUVE REPETIÇÃO.

6) CADA JOGADOR PODE LANÇAR OS DADOS 3 VEZES A CADA RODADA.

7) OS PONTOS OBTIDOS EM CADA RODADA DEVEM SER ANOTADOS EM UMA TABELA COM O NOME DE CADA JOGADOR E A RESPECTIVA JOGADA.

8) GANHARÁ O JOGO QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DA PARTIDA. PODEM-SE JOGAR QUANTAS PARTIDAS OS PARTICIPANTES QUISEREM, MAS É IMPORTANTE QUE ELES JOGUEM A MESMA QUANTIDADE DE VEZES PARA QUE TODOS TENHAM AS MESMAS CHANCES.

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.

PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE TEXTO?

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 53) - BY NC 3.0BR

TUM PÁ

PÉ NO CHÃO MÃO NO CORAÇÃO BATE PALMA, ESTALA O DEDO BRINQUE O JOGO DA CANÇÃO MÃO NA PERNA UM PÉ DE CADA LADO BATE PALMA, ESTALA O DEDO TUDO AO MESMO TEMPO AGORA CORRE PRO REFRÃO

LU HORTA. TUM PÁ. INTÉRPRETE: BARBATUQUES. IN: TUM PÁ. MCD, 2012. CD. FAIXA 3.

QUAIS PARTES DO CORPO FORAM CITADAS NAS TRÊS PRIMEIRAS LINHAS DA LETRA DA CANÇÃO?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 11 - BY NC 3.0BR

CIRCULE NO ALFABETO AS LETRAS DE SEU NOME.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 15 - BY NC 3.0BR

PINTE A QUANTIDADE 8 USANDO SEMPRE DUAS BARRAS DE CORES DIFERENTES.

Resposta:

Os alunos deverão pintar apenas 8 quadradinhos usando duas cores, que poderão ser, ou não, as mesmas das barras. Os registros numéricos serão: 7 e 1, 1 e 7, 6 e 2, 2 e 6, 5 e 3, 3 e 5. Há seis possibilidades.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Mais operações com números racionais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule os produtos e os quocientes na forma decimal. Classifique cada quociente encontrado em decimal exato ou dízima periódica.

a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

f) 

g) 

h) 

Resposta:

a) – 0,015

b) 4,592

c) ‒ 4,23

d) 1,15

e) 1,5. Decimal exato.

f) – 0,15. Decimal exato.

g) – 2,333... Dízima periódica.

h) – 3,333... Dízima periódica.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - O verbo e o texto; outros verbos irregulares e verbos anômalos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia esta tirinha, em que o personagem de Neil DeGrasse Tyson aborda a relação entre equilíbrio social e desenvolvimento científico e tecnológico, para resolver a questão 2.

Na tirinha, diversas formas verbais contribuem para que o cientista elabore hipóteses.

a) Transcreva esses verbos e essas locuções verbais.

b) Dê nome aos tempos verbais identificados por você no item anterior.

Resposta:

a) tivesse nascido; se preocupasse; teria conseguido; esteja.

b) tivesse nascido: pretérito mais-que-perfeito (composto) do subjuntivo; se preocupasse: pretérito imperfeito do subjuntivo; teria conseguido: futuro do pretérito do indicativo (composto); esteja: presente do subjuntivo.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Os seres vivos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Da Antiguidade ao século XIX, estudiosos notáveis defenderam a ideia da geração espontânea: Tales, Platão, Aristóteles, Galileu, Descartes e Newton. O médico belga Jean Baptist van Helmont, no século XVII, chegou a dar receitas para produzir animais vivos.

Alguns desses pensadores influenciaram os rumos da História. Eram inteligentes e cultos para a sua época. Como podemos explicar a crença deles na abiogênese?

Assinale a alternativa correta.



( a )

O estudo da origem do Universo e da vida não era do interesse desses pensadores. Eles opinavam sobre o assunto sem conhecê-lo. 

( b )

O conhecimento não era obtido por meio de um método objetivo, baseado em testes e experimentações que comprovassem suas hipóteses. 

( c )

Todos eram muito religiosos, portanto não ousaram desafiar as crenças sobre a origem da vida aceitas em sua época. 

( d )

Na realidade, não eram inteligentes, pois não questionavam o conhecimento aceito pelas tradições e crenças do período em que viveram.

Resposta:

Esta questão desconstrói a impressão de que os pensadores antigos eram ignorantes ou mesmo tolos. O que os impedia de chegar a conclusões semelhantes aos conceitos modernamente aceitos era a falta do método científico de investigação. O método adotado por alguns era o dedutivo, que não exigia a comprovação prática dos fenômenos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Números racionais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique cada afirmação em verdadeira (V) ou falsa (F). No caso das afirmações falsas, apresente um contraexemplo.

a) ( ) Todo número natural é um número racional.

b) ( ) Todo número racional é um número natural.

c) ( ) Todo número inteiro é um número racional.

d) ( ) Todo número racional é um número inteiro.

e) ( ) Todo número natural é um número inteiro.

f) ( ) Todo número inteiro é um número natural.

Resposta:

a) V.

b) F. Contraexemplo: 22 é racional, mas não é natural.

c) V.

d) F. Contraexemplo: 0,5 é racional, mas não é inteiro.

e) V.

f) F. Contraexemplo: 21 é inteiro, mas não é natural.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Os nematódeos, os moluscos e os anelídeos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As figuras a seguir ilustram medidas de prevenção contra parasitoses causadas por nematódeos. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, as doenças evitadas por essas medidas (Figura 35).



( a )

Ascaridíase e filariose.

( b )

Amarelão e elefantíase.

( c )

Elefantíase e teníase.

( d )

Filariose e ascaridíase.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 30) - BY NC 3.0BR

AS LISTAS SÃO ORGANIZADAS DE UM JEITO DIFERENTE DAS HISTÓRIAS. VOCÊ SABE EXPLICAR EM QUE UMA LISTA É DIFERENTE DE UMA HISTÓRIA?

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 95) - BY NC 3.0BR

VÁRIOS ARTISTAS COSTUMAM REGISTRAR A FORMA COMO VEEM O MUNDO UTILIZANDO CORES, TRAÇOS, MUITA CRIATIVIDADE E UM TOQUE DE GENIALIDADE.

OBSERVE A IMAGEM DE DUAS PINTURAS DE PIET MONDRIAN.

PIET MONDRIAN

O PINTOR NASCEU NA HOLANDA, EM 1872, E FICOU FAMOSO PELA PRESENÇA MARCANTE DE LINHAS PRETAS, RETAS E CORES PRIMÁRIAS (AZUL, VERMELHO E AMARELO) NAS FIGURAS GEOMÉTRICAS DE SUAS OBRAS. MORREU EM 1944, NOS ESTADOS UNIDOS.

AS OBRAS DE MONDRIAN LEMBRAM QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS?

Resposta:

Ressalte que Mondrian usou vermelho, azul, amarelo, preto e cinza nas obras. 

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 18 - BY NC 3.0BR

UTILIZE SUA COR PREFERIDA PARA DESENHAR O CAMALEÃO CAMUFLADO.

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 191 - 195) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA ALGUNS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE JÚLIA:

A. NASCEU EM 2013.

B. SEU IRMÃO MAIS NOVO NASCEU EM 2015.

C. ENTROU NA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS 3 ANOS.

D. GANHOU A PRIMEIRA BICICLETA AOS 5 ANOS.

E. INICIOU O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS 6 ANOS.

AGORA, REGISTRE NA RETA NUMÉRICA A LETRA QUE CORRESPONDE AO ANO DE CADA ACONTECIMENTO DA VIDA DE JÚLIA.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 32 - BY NC 3.0BR

DESCUBRA O NÚMERO QUE FALTA. OBSERVE O NÚMERO QUE VEM IMEDIATAMENTE ANTES E O QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS DELE.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 213 - 214) - BY NC 3.0BR

QUAL DUPLA OBTEVE A MAIOR SOMA NOS PONTOS DOS TRÊS DADOS? A DUPLA VENCEDORA COMEÇARÁ UMA NOVA PARTIDA DO JOGO.

QUE DUPLA VAI COMEÇAR O JOGO?

Resposta:

Felipe – 10 pontos.

Carla – 14 pontos.

Francisco – 11 pontos.

Sara – 12 pontos.

• Carla e Sara.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 57) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO   MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

IDENTIFIQUE AS PALAVRAS COM SONS SEMELHANTES NO FINAL DOS VERSOS.

Resposta:

As palavras são: mindinho/vizinho, todos/piolho.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividades (pg. 64 - 65) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONTE QUANTOS ALUNOS PREFEREM CADA UM DESSES LUGARES DA ESCOLA. DEPOIS, REGISTRE A QUANTIDADE NO QUADRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) QUAL FOI O LUGAR PREFERIDO DA TURMA?

B) QUAL LUGAR FOI MENOS ESCOLHIDO PELA TURMA?

Resposta:

Copie o quadro na lousa e encaminhe a votação. Ouça um aluno por vez e anote o número de escolhas. Em seguida, ajude-os a contar os votos e oriente-os a copiar os dados no Caderno. No item b, eles terão que perceber qual foi o lugar menos votado.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 10 - BY NC 3.0BR

NA FOLHA AVULSA QUE VOCÊ RECEBEU, FAÇA UM DESENHO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

A) DESENHE UMA MESA.

B) EM CIMA DA MESA, DESENHE UMA MAÇÃ E UM LÁPIS.

C) EMBAIXO DA MESA, DESENHE UMA BOLA.

Resposta:

A atividade aborda os conceitos “em cima” e “embaixo”. Leia os comandos para os alunos e certifique-se de que todos entenderam. Entregue uma folha sulfite avulsa para que eles possam compor o desenho. Se julgar necessário, faça um exemplo na lousa com a colaboração deles. Aproveite o momento para retomar os conceitos topológicos. Informe-lhes que os desenhos serão expostos na próxima aula. No retorno da tarefa, monte uma exposição com os desenhos e peça à turma que observe e converse sobre as semelhanças e diferenças entre cada registro.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 13 - BY NC 3.0BR

QUE SÍLABA É ESSA? ESCREVA-A ABAIXO.

Resposta:

FE.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas