Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Teste - BY NC 3.0BR

(PUC-MG) Ainda nos dias atuais, povos que vivem no deserto usam roupas de lã branca como parte de seu vestuário para se protegerem do intenso calor, já que a temperatura ambiente pode chegar a 50 °C durante o dia. Para nós, brasileiros, que utilizamos a lã principalmente no inverno, a atitude dos povos do deserto pode parecer estranha ou equivocada, contudo ela pode ser explicada pelo fato de que:



( a )

a lã é um excelente isolante térmico, impedindo que o calor externo chegue aos corpos das pessoas e a cor branca absorve toda a luz evitando que ela aqueça ainda mais as pessoas.

( b )

a lã é naturalmente quente e, num ambiente a 50 °C, ela contribui para resfriar um pouco os corpos das pessoas.

( c )

a lã é um excelente isolante térmico, impedindo que o calor externo chegue aos corpos das pessoas, e a cor branca reflete toda a luz, diminuindo assim o aquecimento da própria lã.

( d )

a lã é naturalmente quente, e o branco é uma “cor fria”. Esses fatos combinados contribuem para o resfriamento dos corpos daquelas pessoas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - A estrutura básica da oração - Exercícios (pg. 55) - BY NC 3.0BR

O sujeito, no sentido gramatical, representa apenas seres humanos? Explique.

Resposta:

Não. O sujeito pode representar animais, objetos, sentimentos, enfim, todos os tipos de seres.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - A estrutura básica da oração - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Leia os versos do poema de Fernando Pessoa.

Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva Não faz ruído senão com sossego. Chove. O céu dorme. Quando a alma é viúva Do que não sabe, o sentimento é cego. Chove. Meu ser (quem sou) renego...

PESSOA, Fernando. In: PESSOA, Fernando. Fernando Pessoa. Obra poética. 3. ed. São Paulo: José Aguilar, 1969. p. 175.

a. Quais orações não possuem sujeito? Justifique.

b. Indique o sujeito dos versos “porque a mesma chuva / Não faz ruído senão com sossego.”

Resposta:

a. Não possuem sujeito as orações “Chove”, porque o verbo indica fenômeno natural, e “Há silêncio”, devido ao emprego do verbo “haver” com significado de “existir”.

b. O sujeito é “a mesma chuva”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - O mito - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Você sabe que uma das funções do mito é apresentar uma explicação para a origem das coisas.

O trecho a seguir é parte de um relato que explica o mito da origem da Via Láctea, galáxia na qual está localizado o Sistema Solar e, claro, nosso planeta, a Terra. Leia-o e note que, segundo ele, o surgimento dessa galáxia está relacionado ao mito de Héracles (ou Hércules), herói que foi trabalhado nestas últimas aulas.

Em seguida, em seu caderno, anote sugestões para substituir as palavras ou expressões grifadas por outras, que mantenham as informações e a coerência do texto.

Héracles (ou Hércules) é o mais célebre [1] herói grego. Ele é filho de Zeus (Senhor [2] do Olimpo) com a mortal Alcmena. Dessa união nasceu um bebê [3] superpoderoso, que seria capaz de proteger os mortais e os deuses [...]. Contudo [4], a esposa de Zeus, Hera, não gostava nem um pouco dessas “escapulidas” [5] de seu marido, perseguindo tanto as amantes quanto os infantes [6] [...] Como Zeus previra uma vida repleta [7] de glórias para o seu filho, ele tinha urgência [8] em conquistar [9] a sua imortalidade. Isso podia ser garantido [10] se Héracles fosse amamentado pelo leite divino de Hera, ao menos uma vez. Como realizar tal façanha [11], se a deusa tinha ódio mortal [12] do pequeno [...]? Zeus pediu ajuda a Hermes (mensageiro dos deuses e figura deveras [13] esperta) para levar o bebê Héracles junto à esposa enquanto dormia. Héracles é colocado [14] no colo de Hera e suga o leite de seu seio com muita força, causando muita dor. Ela acorda, de sobressalto [15], e empurra o bebê violentamente. Um jorro [16] de leite saiu de seu seio e manchou os céus, formando o caminho de estrelas que deu origem ao que chamamos de Via Láctea. No poema épico Eneida, o poeta romano Virgílio narra outra versão do mito, explicando que Hera fora induzida [17] pela deusa Atena a amamentar o bebê, sem saber que se tratava de Héracles. Através do leite divino, Héracles se tornou imortal e em sua juventude e maturidade [...] realizou [18] os famosos [19] “12 trabalhos.”

HÉRACLES e a origem mítica da Via Láctea. Espaço Dédalo Cultural, 18 ago. 2012 Disponível em: http://charlesdedaluscultural. blogspot.com/2012/08/heracles-e-origem-mitica-da-via-lactea.html. Acesso em: 6 fev. 2020.

Resposta:

Os objetivos desta atividade são: ampliação de vocabulário, alteração de elementos linguísticos sem perder a coerência do texto e auxílio e capacitação para a revisão dos próprios textos.

Para motivar e despertar a curiosidade da turma, ainda durante a aula, leia o enunciado e o início do texto. Explique que, em latim, via lactea significava “caminho/estrada [via] de leite [láctea]”.

Oriente os alunos a primeiro ler todo o texto, para se assenhorar de seu conteúdo, pois só depois disso é que se poderá encontrar substituições coerentes/adequadas.

Explique também que não é necessário transcrever o texto. No caderno, basta anotar os números e as substituições correspondentes.

Na aula seguinte, durante a correção, anote na lousa todas as possibilidades de substituição encontradas pelos alunos. Se considerar adequado, sugira que os alunos copiem essas várias opções em seus cadernos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia novamente a questão e responda:

a. No primeiro parágrafo do texto-base, que termo o pronome demonstrativo “essas” retoma?

b. No último parágrafo do texto-base, “as vias” são próprias de quem? Que palavra retoma esse termo?

Resposta:

a. As sociedades africanas

b. “As vias” são próprias das “culturas originais”. A palavra é lhes (pronome pessoal).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Teste - BY NC 3.0BR

Leia uma questão de Ciências, extraída do Caderno 1 do 6º ano.

3.  No Sul do Brasil, especialmente durante o inverno, é comum as temperaturas atingirem valores baixos. Em uma cidade do Rio Grande do Sul, os moradores acordaram com a água congelada nas torneiras. Diante desse fato, pode-se afirmar que a temperatura ambiente estava abaixo de que valor? Por quê?

Para ajudar a resolução, você pode considerar que a cidade está ao nível do mar.

Nesta questão, a palavra desse (de + esse) refere-se a:



( a )

um inverno com temperaturas excessivamente baixas.

( b )

a um inverno rigoroso em uma cidade do Rio Grande do Sul.

( c )

ao fato de moradores acordarem com água congelada nas torneiras.

( d )

ao fato de a cidade do Rio Grande do Sul se encontrar ao nível do mar.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Leia uma questão discursiva de História, vista no Caderno 4 do 6º ano.

1.  No século XI, um bispo francês descreveu desta maneira a sociedade feudal:

A casa de Deus, que se crê uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e outros, enfim, trabalham. Estas três partes não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das outras duas; cada um por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Por conseguinte, este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e o mundo gozar da paz.

ADALBERÓN, Bispo de Laon. Canto ao rei Roberto, século X. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora da Unesp, 2000. p. 91.

a. De acordo com o bispo, há uma camada social mais importante que a outra?

b. De que maneira a análise do bispo funciona como uma justificativa para a aceitação das diferenças sociais e a manutenção de uma estrutura estamental da sociedade medieval?

A sociedade feudal é descrita no trecho pelo olhar de quem e em que época?

Resposta:

A descrição é da autoria de um bispo do século XI.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Questões de prova - Teste - BY NC 3.0BR

Antônio fez uma prova-teste e errou uma questão semelhante a esta que você está lendo e respondendo agora, porque não percebeu que:



( a )

as alternativas davam continuidade a uma frase incompleta do enunciado. 

( b )

as alternativas eram respostas possíveis a uma pergunta feita no enunciado. 

( c )

deveria assinalar a alternativa incorreta, pois o enunciado possuía uma palavra negativa. 

( d )

o enunciado terminava com uma interrogação indireta e as alternativas eram respostas a essa pergunta.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição do ar seja responsável pela morte prematura de cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, a cada ano. A origem e os efeitos da poluição do ar no organismo são bastante variados, conforme ilustrado a seguir.

Tanto as mortes prematuras quanto as doenças relacionadas à poluição do ar impactam a economia, gerando um grande prejuízo à sociedade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse custo supera os US$ 208 milhões ao ano.

Além de afetar diretamente a saúde da população, principalmente a de baixa renda, cujo acesso aos serviços de saúde é bastante restrito, a poluição do ar também impacta a sociedade e o meio ambiente de diversas outras maneiras. Por exemplo:

• A emissão de material particulado reduz a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta. Isso diminui a taxa de evaporação da água e a formação de nuvens e, portanto, altera o regime de chuvas. As consequências na agricultura, nos reservatórios de água e na biodiversidade são significativas. Também diminui em até 25% o rendimento dos painéis fotovoltaicos das usinas solares, reduzindo a quantidade de energia renovável que é gerada. Na China, por exemplo, isso significou um prejuízo de US$ 1,9 bilhão em 2016, de acordo com um estudo do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

• O contato dos dióxidos de carbono, de nitrogênio e de enxofre com gotículas de água em suspensão forma soluções diluídas de ácido carbônico, ácido nítrico e ácido sulfúrico, respectivamente. Esse fenômeno, conhecido como chuva ácida, aliado à emissão de ozônio, danifica as plantas de modo geral, afetando todo o ambiente e a produtividade agrícola. De acordo com diversos estudos, isso fez com que as perdas mundiais anuais de produtividade chegassem a ultrapassar centenas de milhões de toneladas de alimentos.

A sociedade precisa se mobilizar em busca de soluções que revertam esse quadro antes que seja tarde demais para todos nós.

a) Cite algumas fontes de poluição atmosférica, explicando os seus efeitos.

b) Proponha uma ou mais ações que possam contribuir para a diminuição da poluição atmosférica.

Resposta:

• A emissão de material particulado reduz a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta. Isso diminui a taxa de evaporação da água e a formação de nuvens e, portanto, altera o regime de chuvas. As consequências na agricultura, nos reservatórios de água e na biodiversidade são significativas. Também diminui em até 25% o rendimento dos painéis fotovoltaicos das usinas solares, reduzindo a quantidade de energia renovável que é gerada. Na China, por exemplo, isso significou um prejuízo de US$ 1,9 bilhão em 2016, de acordo com um estudo do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça3.

3 REIS, Pedro. Problemas em painéis solares na China devido a poluição. Portal Energia, 8 ago. 2019. Disponível em: https:// www.portal-energia. com/poluicao-chinadesempenho-paineissolares-147805/. Acesso em: 2 out. 2020.

a) Considere os conhecimentos prévios dos alunos sobre poluição atmosférica e seus efeitos. Eles poderão mencionar automóveis, ônibus, caminhões, indústrias que utilizam combustíveis fósseis, usinas termelétricas, siderúrgicas, usinas de cana-de-açúcar, queimadas antrópicas ou naturais, etc. Aproveite a oportunidade para abordar outras fontes de poluição atmosférica que eles não conheçam, como a geração de poluentes em obras, por exemplo.

Quanto aos efeitos, podem ser citados o acúmulo de partículas na atmosfera e o aumento na concentração de gases do efeito estufa, como o gás carbônico, o metano e o dióxido de enxofre, por exemplo. Esse acúmulo de poluentes atmosféricos pode provocar vários danos ao organismo das pessoas. Os danos ao ambiente também devem ser considerados, explorando diferentes aspectos do desequilíbrio ambiental, como interferência no ciclo das chuvas, no derretimento das geleiras, no aumento do nível do mar e no aumento da temperatura média anual do planeta, a intensificação do efeito estufa, etc.

b) Respostas pessoais. Aproveite para incrementar a discussão propondo ações como: evitar queimadas, utilizar combustíveis cuja queima libere menos poluentes, instalar filtros adequados nas chaminés das indústrias, evitar o desperdício de energia de modo a diminuir a necessidade de produção energética em usinas termelétricas, evitar o “consumismo dispensável”, cobrar do Ministério Público maior atuação e fiscalização das atividades poluentes que afetam a atmosfera, etc.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Circunferência e círculo - Exercícios (pg. 413) - BY NC 3.0BR

  Estudo de cores: quadrados com círculos concêntricos, de Wassily Kandinsky, 1913 (aquarela, guache e crayon sobre papel, de 23,9 cm × 31,5 cm) – The Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munique, Alemanha. Em Geometria, quando desenhamos um círculo, podemos identificar uma característica comum a todos os pontos que pertencem ao contorno do círculo. Qual é essa característica?

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Exercícios (pg. 372) - BY NC 3.0BR

Os reatores nucleares têm algo em comum com as máquinas a vapor das antigas locomotivas? E com outras usinas, como as termelétricas?

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Teste - BY NC 3.0BR

Considere as afirmações.

I. <

II. = 0,04

III. >

Assinale a alternativa correta.



( a )

Todas as afirmações são verdadeiras. 

( b )

Todas as afirmações são falsas. 

( c )

As afirmações I e II são verdadeiras. 

( d )

Apenas a afirmação III é verdadeira.

Questão 02 - Matemática - Módulo 11 - Resolução e elaboração de problemas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Ana Paula vai preparar um suco de uva para o lanche com suas amigas. No rótulo da garrafa de suco concentrado, há a seguinte informação:

Como Ana Paula precisava preparar uma jarra de suco, resolveu colocar as seguintes quantidades: 3 copos de suco concentrado e 4 copos de água.

Ao proceder assim, ela conseguiu o mesmo sabor de suco de uva? Deixe registrado seu raciocínio.

Resposta:

Ana Paula deixou o suco mais forte, pois é maior que .

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa em que o verbo andar liga o predicativo ao sujeito.



( a )

Com esse trânsito, preferimos andar a pé.

( b )

Provas, compromissos, o aniversário do irmão, e Alice andava ansiosa.

( c )

Sempre ande devagar em pisos escorregadios.

( d )

Andamos uns quatro quilômetros até a cachoeira.

Resposta:

Resposta Correta B.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Atividade - BY NC 3.0BR

Texto III

A vida no céu: romance para jovens e outros sonhadores é uma instigante ficção científica.

Com linguagem poética e atual, lembra que tudo está conectado: desde os diferentes modos de vida aos diversos estados da matéria.

Com o Dilúvio causado pelo aquecimento global e o desaparecimento dos países terrestres, os humanos sobreviventes construíram sociedades flutuantes. Entre as maiores cidades estão os dirigíveis São Paulo, Tóquio e Nova York. As cidades menores e mais pobres se organizaram em balões, chamados balsas, formando aldeias.

Quem nos conduz na história é Carlos, um adolescente angolano de 16 anos que vive em Luanda, um conjunto de balsas que escolheu como negócio os livros, tornando-se uma aldeia biblioteca. Sua mãe é a bibliotecária-chefe da aldeia. O pai, após cair da balsa em uma tempestade, está desaparecido. Carlos resolve então partir para procurá-lo e segue uma pista que o leva a pousar no mais belo dos zepelins, o Paris, onde encontra Aimée, uma garota de 14 anos que se torna sua companheira de aventuras.

É duplo o problema que os habitantes das nuvens precisam enfrentar: como viver em harmonia e, ao mesmo tempo, reencontrar a terra, de cujo cheiro e estabilidade só os mais velhos se lembram.

AGUALUSA, José Eduardo. A vida no céuromance para jovens e outros sonhadores. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Orelha 1.

Além de dar uma ideia ampla do enredo, o texto III fornece alguns dados sobre a obra. Indiquem-nos.

Gênero:

Personagens principais:

Foco narrativo:

Campo temático (tema mais amplo e abstrato):

Resposta:

Gênero: Romance de ficção científica.

Personagens principais: Carlos e Aimée.

Foco narrativo: Em primeira pessoa; a personagem narradora é Carlos.

Campo temático (tema mais amplo e abstrato): Ecologia.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - A deriva continental e a tectônica de placas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Na imagem abaixo, estão representadas por linhas pretas as rochas existentes no fundo do oceano Atlântico entre a América do Norte e a África; os números correspondem às idades dessas rochas, em milhões de anos. A linha vermelha representa o eixo da cordilheira Dorsal Mesoceânica do Atlântico, de onde se origina constantemente o material que sai por uma fenda e que forma as placas tectônicas Norte-Americana e Africana. Podemos considerar que esses dados são evidências da teoria da deriva continental? Justifique.

Resposta:

Sim. Veja a justificativa no Caderno do Professor.

Espera-se que os alunos apontem como justificativa o fato de que as linhas mais próximas do eixo da Dorsal Mesoceânica do Atlântico apresentam valores menores do que as mais distantes, mostrando que as rochas são formadas próximo à fenda, e por isso as rochas mais próximas do eixo da cordilheira representam eventos geológicos mais recentes. Isso indica que as placas tectônicas Norte-Americana e Africana estão se separando a partir da Dorsal Mesoceânica do Atlântico, e, como os continentes fazem parte dessas placas, eles se separam junto com elas, o que denota o movimento dos continentes postulado pela teoria da deriva continental.

Lembre aos alunos que a teoria da deriva continental proposta por Wegener foi elaborada antes da teoria da tectônica de placas, que é usada nesta questão para apoiar a teoria da deriva continental a partir dos dados apresentados.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - A estrutura básica da oração - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Amplie as orações, acrescentando determinantes ao núcleo do sujeito (artigo, adjetivo ou locução adjetiva, pronome ou numeral).

a. Cachorros corriam.

b. Crianças estudam.

c. Pingos caíam.

d. Voam folhas.

Resposta:

a. Sugestão de resposta: Os três cachorros da vizinhança corriam.

b. Sugestão de resposta: Todas as crianças espertas estudam.

c. Sugestão de resposta: Pequenos pingos de chuva caíam ali.

d. Sugestão de resposta: Voam folhas de papel prateado.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Questões de prova - Exercícios (pg. 84) - BY NC 3.0BR

A tira de jornal Calvin e Hobbes foi criada na década de 1980 pelo cartunista estadunidense Bill Watterson. Vemos aqui a esperteza de Calvin ao responder a uma questão de prova.

Explique a expressão “brechas no sistema”, relacionando-a ao primeiro e ao penúltimo quadrinho.

Resposta:

A expressão “brechas no sistema” refere-se ao modo como a questão da prova foi formulada, no primeiro quadrinho. Ao solicitar que o aluno explique a Lei de Newton “com suas próprias palavras”, o examinador pretende que o aluno demonstre ter de fato compreendido e não apenas decorado a matéria. Calvin interpreta esse parâmetro a seu modo e inventa palavras que seriam apenas suas, de mais ninguém.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Respostas a questões discursivas - Exercícios - Prática escrita 1 - BY NC 3.0BR

Responda à questão a seguir. Lembre-se do que aprendeu e faça-o da melhor forma que puder.

Leia este fragmento.

Uma gata ou uma mulher com cabeça de gata simbolizava a deusa Bastet e representava os poderes benéficos do Sol. Seu centro de culto era Bubastis, cujo nome em egípcio – Per-Bastet – significa Casa de Bastet. Em seu templo naquela cidade a deusa-gata era adorada desde o Império Antigo (c. 2575 a 2134 a.C.) e suas efígies eram bastante numerosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas espalhadas pelo mundo. Essa divindade também estava associada à Lua e protegia os partos e as mulheres grávidas de doenças e dos maus espíritos. [...]

O nome que os egípcios davam ao gato era myw, que correspondia ao som que o bicho emite, ou seja, o nosso conhecido miau, palavra onomatopaica que passou para outros idiomas, inclusive o português, indicando o miado daquele animal. [...]

A DEUSA gata. Disponível em: www.fascinioegito.sh06.com/gata.htm. Acesso em: 4 abr. 2020.

a. Qual é o assunto desse texto?

b. Como era retratada a deusa Bastet e o que ela representava?

c. Que onomatopeia indica o miado desse animal em português?

Resposta:

a. O texto trata do papel e da importância dos gatos, em especial das gatas, na antiga sociedade egípcia.

b. A deusa Bastet era retratada como uma gata, ou como uma mulher com cabeça de gata, e representava os poderes benéficos do Sol.

c. A onomatopeia que indica o miado do gato em português é miau.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Complete as frases com as flexões dos verbos indicados entre parênteses.

a. o velho preceito de que só deve lançar a primeira pedra quem nunca praticou o mesmo erro. (aplicar – 1ª pessoa do plural, imperativo afirmativo)

b. no link e veja o resultado. (clicar – 3ª pessoa do singular, imperativo afirmativo)

c. O mais frequente é que os hackers as páginas de autenticação dos serviços de e-mail dos portais. (falsificar – presente do subjuntivo)

d. Quando cheguei à nova escola, já me com o grupo. (identificar – pretérito perfeito do indicativo)

e. O Supremo Tribunal solicitou ao governo que como será realizada a distribuição dos novos medicamentos. (especificar – presente do subjuntivo)

f. Quero que você as últimas notícias. (checar – presente do subjuntivo)

g. É importante que os motoristas as condições dos veículos antes de viajar. (verificar – presente do subjuntivo)

Resposta:

a. Apliquemos

b. Clique

c. falsifiquem

d. identifiquei

e. especifique

f. verifiquem

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Questões escolares: efeitos de sentido e coesão - Exercícios (pg. 92) - BY NC 3.0BR

Em que partes dos enunciados de questões de prova você se concentra mais para entendê-los?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - A estrutura básica da oração - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Leia a anedota.

Três surfistas se encontram, na praia, na hora do pôr do sol: – E aí? – E aí? – E aí? Alguns minutos depois, chega um quarto surfista: – Qual é? E um dos três primeiros diz para ele: – Ih, ó o cara, aí, mal chegou e já vai mudando de assunto...

a. Que sentido tem o enunciado nas três falas iniciais do texto? Substitua-o por outro de sentido equivalente, usando a linguagem informal.

b. Na anedota, o enunciado utilizado pelo quarto surfista tem o mesmo sentido de “E aí? ”, mas não foi bem aceito pelo grupo. Por quê?

Resposta:

a) O enunciado “E aí?”, no contexto do diálogo, funciona como cumprimento, podendo ser entendido, por exemplo, como “E aí, galera, tudo bem?”, ou “Oi, pessoal, como estão as coisas?”

b) Apesar de o enunciado “Qual é?” ter no contexto a mesma função comunicativa de “E aí?”, ele não foi bem aceito pelo grupo porque, na anedota, ele se desvia do cumprimento adotado pelos surfistas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Teste - BY NC 3.0BR

Os motores a combustão interna representaram uma verdadeira revolução nos meios de transporte. Tanto é assim que, nos últimos cem anos, eles passaram a ser os motores mais utilizados em automóveis, motocicletas e caminhões. A maior parte dos motores a combustão interna funciona com base em quatro fases bem definidas: admissão, compressão, explosão/expansão e exaustão. Reveja os esquemas dessas fases nas páginas 382 e 383.

A respeito dessas fases, podemos dizer que, durante a:



( a )

admissão, o volume do cilindro diminui.

( b )

compressão, a pressão dentro do cilindro diminui.

( c )

explosão, a pressão dentro do cilindro aumenta.

( d )

exaustão, o volume do cilindro aumenta.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Teste - BY NC 3.0BR

(Enem)

Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos da sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. (Adaptado.)

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo:



( a )

priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e à natureza.

( b )

negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.

( c )

instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.

( d )

combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais.

( e )

romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Máquinas simples e suas aplicações - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A gangorra da figura a seguir se encontra em equilíbrio estático e na posição horizontal. Ela é constituída de um material muito resistente e extremamente leve. Em uma das extremidades, há um adulto e, na outra, uma criança. Ambos estão sentados, fixos em suas posições e com os pés soltos no ar. Considere que o peso do adulto seja igual a 900 N e que o peso da gangorra seja desprezível em relação ao peso da criança.

a) Qual é o peso da criança?

b) Suponha que o adulto esteja se acomodando na gangorra e que a extremidade em que ele está sentado oscile 1 cm verticalmente. Qual será a medida da oscilação da criança nesse mesmo momento?

c) Suponha que o apoio seja deslocado para o centro da gangorra. A gangorra vai se desequilibrar? Por quê?

Resposta:

a) Como o braço de alavanca onde se encontra a criança é três vezes maior do que o braço de alavanca em que se encontra o adulto, o peso do adulto é três vezes maior do que o peso da criança. Logo, a criança pesa: 900  = 300 N.

b) Como o braço de alavanca em que se encontra a criança é três vezes maior do que o braço de alavanca em que se encontra o adulto, se o adulto oscilar verticalmente 1 cm, a criança deverá oscilar verticalmente 3 cm.

c) A gangorra vai se desequilibrar, tombando no sentido anti-horário. Isso acontecerá porque o braço de alavanca do maior peso (adulto) se tornou maior do que o braço de alavanca do menor peso (criança).

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Exercícios (pg. 389) - BY NC 3.0BR

O pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol masculino de 2014, sediada no Brasil, foi dado por Juliano Pinto (1986-), que é paraplégico. Isso foi possível graças ao BRA-Santos Dumont 1, um exoesqueleto biônico criado pelo médico e pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis (1961-) e sua equipe de 156 cientistas. A Fifa só transmitiu cerca de 7 segundos desse importante momento, assistido por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

Outros efeitos, porém, foram negativos. Cite alguns deles.

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Represente cada conjunto de números em uma mesma reta numérica.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Reescreva as orações para que tenham verbo de ligação. Em cada item, empregue o adjetivo correspondente à palavra destacada. Por exemplo:

Chove muito nesta tarde A tarde permanece muito chuvosa.

                                                                                            

                                                     verbo de ligação          predicativo

a. O garoto tem sono.

b. Os doentes sempre sentem frio.

c. Aqueles sujeitos desconfiavam de tudo.

d. Meu amigo enfureceu-se com as piadas de mau gosto.

Resposta:

a. O garoto está sonolento.

b. Os doentes continuam friorentos.

c. Aqueles sujeitos andavam desconfiados de tudo.

d. Meu amigo ficou furioso com as piadas de mau gosto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa correta, com base nas resenhas dos livros (textos III e IV).



( a )

A vida no céu é uma obra de ficção, que contém elementos extraordinários (acontecimentos e ações desprovidos de verossimilhança externa).

( b )

A expedição Kon-Tiki é uma obra de ficção que contém verossimilhança externa (realismo descritivo e narrativo baseado em fatos históricos).

( c )

A vida no céu é uma narrativa ficcional baseada nas grandes questões ecológicas e nas previsões e temores que elas provocam no mundo atual.

( d )

A expedição Kon-Tiki é um relato de ficção científica baseado em estudos sobre as migrações dos homens pré-históricos.

Resposta:

Resposta Correta C.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Grife o objeto indireto (OI) nas frases.

a. A editora oferece a seus leitores uma opção de leitura altamente qualificada.

b. O professor dirigiu-se à aluna da primeira fila.

c. O palestrante referiu-se ao livro recentemente publicado.

d. Os quadros foram doados a museus brasileiros.

Resposta:

a. A editora oferece a seus leitores uma opção de leitura altamente qualificada.

b. O professor dirigiu-se à aluna da primeira fila.

c. O palestrante referiu-se ao livro recentemente publicado.

d. Os quadros foram doados a museus brasileiros.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas