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Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Um mundo de letras, números e muito mais - Exercícios - Registrar (pg. 16) - BY NC 3.0BR

VOCÊ E OS COLEGAS CONHECERAM VÁRIAS BRINCADEIRAS EM QUE O NOME DE CADA CRIANÇA ERA MUITO IMPORTANTE.

ESCREVA O NOME DA BRINCADEIRA QUE VOCÊ DESENHOU.

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Vivemos no planeta terra - Exercícios - Registrar: Trocando letras - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO. EM QUE ELAS SÃO IGUAIS? MARQUE AS LETRAS QUE MUDAM EM CADA PALAVRA.

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - Um mundo de sonhos e emoção - Exercícios - Registrar (pg. 37) - BY NC 3.0BR

RECORDE OUTRA PARTE DA HISTÓRIA.

SEM QUE NINGUÉM PERCEBESSE, LOLA, A GATINHA DA CAROLINA, TAMBÉM ENTROU NA NAVE. AFINAL, ELA QUERIA PARTICIPAR DAQUELA BRINCADEIRA!

SE LOLA TAMBÉM ENTROU NA NAVE, ENTÃO QUANTOS PERSONAGENS ESTAVAM NA NAVE DURANTE A VIAGEM?

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - Um mundo de sonhos e emoção - Exercícios - Lá vem cantoria - BY NC 3.0BR

A LUA VEIO SURGINDO

VOCÊ GOSTOU DA CANÇÃO QUE APRENDEU? VOCÊ PERCEBEU QUE ELA TAMBÉM CONTA UMA HISTÓRIA?

CANTE-A NOVAMENTE, AGORA ACOMPANHANDO O TEXTO.

A LUA VEIO SURGINDO NO CÉU, NA IMENSIDÃO, AOS POUCOS SE DESCOBRINDO DAS NUVENS DE ALGODÃO.

EU QUE ESTAVA DORMINDO ACORDEI SEM EXPLICAÇÃO: “SERIA O CÃO LATINDO? OU O GATO SOBRE O FOGÃO?”

A JANELA EU FUI ABRINDO E VI AQUELE CLARÃO. LOGO EU ESTAVA RINDO, TAMANHA A SATISFAÇÃO!

À LUA EU FUI PEDINDO, DE TODO O CORAÇÃO, UM SONHO MUITO LINDO E TAMBÉM COM DIVERSÃO.

ENTÃO ELA SORRINDO – E NÃO É MENTIRA, NÃO! – DISSE: “ESTOU TE OUVINDO, E TERÁS UM PRESENTÃO!”

E FOI SE ENCOBRINDO COM AS NUVENS DE ALGODÃO, ESTAVA SE DESPEDINDO COM MUITA EMOÇÃO!

HOJE ACORDEI SENTINDO ALEGRIA DE MONTÃO! AO DIA DISSE: “BEM-VINDO!”, MAS NÃO CONTO MEU SONHO, NÃO.

WAGNER PENEDO PRIANTE.

QUANTAS PALAVRAS TERMINADAS COM ÃO VOCÊ PINTOU?

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Teste - BY NC 3.0BR

Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população de diversos países está cada vez mais velha, especialmente na Europa. No Brasil, estima-se que em 2030 a população de idosos seja maior que a população de crianças e jovens. Essa mudança na estrutura da população dos países ocorre por causa:



( a )

do aumento da natalidade e da diminuição da longevidade. 

( b )

do declínio da natalidade e do aumento da longevidade.

( c )

do declínio da mortalidade e da diminuição da longevidade. 

( d )

do crescimento vegetativo e do aumento da natalidade.

Resposta:

As modificações na sociedade nas últimas décadas têm provocado uma mudança expressiva na estrutura da população. O aumento do custo de vida nas cidades e o adiamento dos planos de ter filhos se traduzem em redução da natalidade, e os avanços na medicina e na qualidade de vida da população fazem com que as pessoas vivam mais, aumentando a longevidade no país. Assim, conclui-se que as alternativas a, c e d estão incorretas, pois não está havendo aumento da natalidade nem diminuição da longevidade.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Constituição do povo brasileiro - Teste - BY NC 3.0BR

O final do século XIX e o início do século XX representaram o período mais intenso de imigração para o Brasil, que resultou em aumento da miscigenação e da diversidade cultural do povo brasileiro.

Nesse período, o processo de imigração teve como principal motivo de atração:



( a )

o crescimento de vagas no comércio.

( b )

a doação de terras visando a ocupação da Amazônia. 

( c )

a necessidade de mão de obra na indústria.

( d )

a oferta de trabalho na agricultura.

Resposta:

Durante a correção, aproveite para explorar os motivos que justificam o predomínio de cada categoria por região. Destaque também que a intensa mestiçagem contribuiu para a crença de que no Brasil não existe racismo e que os percentuais de cada categoria variam bastante dentro de cada região.

Destaque que o período imigratório mais intenso ocorreu logo após a abolição e a Proclamação da República, no auge do ciclo do café, portanto a alternativa d é a correta. A alternativa a está incorreta, pois ainda que a atividade comercial estivesse crescendo, não foi esse o principal motivo de atração como pede o comando da questão. A alternativa b está incorreta, uma vez que até a década de 1960 a quase totalidade das terras da Amazônia era pública. Foi durante a ditadura militar (pós-1964) que teve início o projeto “integrar para não entregar” na Amazônia. A alternativa c está incorreta, pois a oferta de trabalho na indústria passou a ser significativa após a década de 1930.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Diversidade étnico-cultural no Brasil - Exercícios (pg. 285) - BY NC 3.0BR

Será que a relação com a natureza muda dependendo de onde você mora?

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Teste - BY NC 3.0BR

Observe os gráficos a seguir.

Entre 2000 e 2020 ocorreu um estreitamento da base e um alargamento do topo das pirâmides etárias do Brasil, demonstrando:

I. a diminuição da natalidade.

II. o aumento da mortalidade.

III. o aumento da expectativa de vida.

IV. o aumento da fecundidade.

Estão corretos somente os itens:



( a )

I e II.

( b )

I e III.

( c )

II e III.

( d )

II e IV

Resposta:

Observando os dois gráficos é possível constatar o estreitamento da base, que caracteriza a redução da natalidade, e o alargamento do topo, fruto do aumento da expectativa de vida no país, validando a alternativa b. O aumento da mortalidade (item II) e da fecundidade (item IV) são indicadores que vão contra essas duas mudanças observadas no formato da pirâmide etária do Brasil entre 2000 e 2020. O aumento da mortalidade refletiria uma redução da expectativa de vida e consequente estreitamento do topo; e o aumento da fecundidade seria visível no alargamento da base da pirâmide.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Segundo dados do Banco Mundial, em 2000, o Japão apresentava uma população de 126,8 milhões de habitantes. Em 2010, constatou-se que a população japonesa havia aumentado para 128,1 milhões. Em 2018, o número de habitantes passou para 126,5 milhões.

Com base nesses dados, responda às questões em seu caderno.

a. Entre 2000 e 2010, qual foi a variação do número de habitantes desse país em milhões? E entre os anos de 2010 e 2018?

b. Em cada um dos períodos pesquisados verificou-se um crescimento demográfico positivo ou negativo?

c. Como e quais indicadores demográficos podem ser utilizados para explicar e compreender as alterações no país nos dois períodos pesquisados?

Resposta:

a. De 2000 a 2010: 1,3 milhão de habitantes. De 2010 a 2018: 1,6 milhão de habitantes.

b. De 2000 a 2010: crescimento demográfico positivo. De 2010 a 2018: crescimento demográfico negativo.

c. O crescimento demográfico positivo pode ter sido causado pelo aumento da natalidade, pela diminuição da mortalidade e pela imigração. O crescimento demográfico negativo pode ter tido como causas a redução da natalidade, o aumento da mortalidade e a emigração. Embora utilize dados reais sobre a população japonesa, o objetivo da atividade é verificar o entendimento dos conceitos estudados em aula.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Gráfico de setores - Teste - BY NC 3.0BR

Os médicos e nutricionistas recomendam que uma pessoa beba, diariamente, no mínimo, 2 litros de água. O professor da turma do 7o ano pediu aos alunos que registrassem, em um dia, a média de água ingerida. Veja o resultado desse levantamento, com o qual os alunos construíram um gráfico de setores.

Apenas um grupo de alunos ingere, com certeza, a quantidade de água mínima recomendada por dia. Assinale a alternativa que contém a medida do ângulo central que representará esse grupo no gráfico construído pelos alunos.



( a )

90° 

( b )

162° 

( c )

18° 

( d )

180°

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercício - BY NC 3.0BR

Em cada situação, qual é a função do zero? Registre sua resposta.

Resposta:

Em todas as situações, o zero é ponto de referência:

• altitude: o zero é o nível do mar, separa o território acima e abaixo dele. • quadro do elevador: o zero geralmente indica que há andares acima do nível da rua e abaixo dele. • temperatura: o zero indica que há medidas acima e abaixo dele. • gráfico de curvas: o zero, no eixo vertical, indica que houve perda e ganho de massa. 

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Medida de um arco de circunferência - Teste - BY NC 3.0BR

Em um jantar, os convidados comeram 90% de uma torta perfeitamente circular. A figura a seguir mostra o que restou dessa torta.

O ângulo central ∝ assinalado na figura mede:



( a )

27°

( b )

30°

( c )

32°

( d )

36°

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios - Retas transversais - BY NC 3.0BR

Monte a estrutura mostrada na foto abaixo, com o material distribuído por seu professor. Observe que cada palito de sorvete representa uma reta. Assim, essa estrutura vai representar uma reta transversal t às retas r e s.

a. Indique, na foto, as retas r, s e t.

b. Posicione sua estrutura de modo que não haja dois palitos sobrepostos. Nessa condição, quantos ângulos são formados nos pontos em que as retas se intersectam?

c. No espaço abaixo, desenhe as retas r, s e t posicionadas na mesma condição do item b. Em seu desenho, numere cada um dos ângulos formados nos pontos em que as retas se intersectam.

Resposta:

a. Na figura, identificamos uma das possibilidades. As retas r e s poderiam ser invertidas.

b. 8 ângulos.

c. Cada grupo poderá fazer sua própria numeração. Se preferir, combine com todos os grupos uma mesma numeração, para facilitar a discussão final. Sugerimos uma possibilidade.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Em muitas fazendas, as porteiras são construídas com o formato de um retângulo preenchido com várias ripas de madeira paralelas entre si. Para dar sustentação à estrutura, são colocadas ainda duas ou mais ripas de madeira transversais.

Na porteira da foto, foram usadas ripas transversais que formam entre si ângulos de 116°. Sabe-se ainda que os ângulos agudos formados por qualquer uma das ripas transversais com as ripas paralelas têm todos a mesma medida.

Calcule as medidas x e y indicadas na foto.

Resposta:

x = 32° e y = 148°

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Adição algébrica de números inteiros relativos - Exercícios - Movimentações financeiras - BY NC 3.0BR

Fernanda teve alguns imprevistos este mês e precisou pedir ajuda a seus pais, pois sua mesada não foi suficiente para seus gastos. Vamos acompanhar as finanças de Fernanda.

a. Fernanda tinha 55 reais, mas precisava pagar 70 reais por um livro que havia encomendado. Quanto lhe faltava para pagar pelo livro? Represente os cálculos realizados.

b. Para pagar pelo livro e ainda ter dinheiro para os gastos do mês, Fernanda pediu a seu pai um adiantamento no valor de 80 reais da mesada do próximo mês. Com quanto Fernanda ficou para os gastos do mês? Represente os cálculos realizados.

c. Na mesma semana, Fernanda precisou comprar um presente de aniversário para sua amiga e gastou 50 reais. Com quanto Fernanda ficou? Represente os cálculos realizados.

d. Chegou o dia de Fernanda receber sua mesada mensal, que é de 120 reais. Mas, como recebeu um adiantamento no mês anterior, receberá agora um valor menor. Quanto ela irá receber? E com quanto ficará? Represente essa situação matematicamente.

Resposta:

a. (+55) + (−70) = −15. Faltavam 15 reais.

b. (−15) + (+ 80) = +65. Fernanda ficou com 65 reais para os gastos do mês.

c. (+65) + (−50) = +15. Fernanda ficou com 15 reais após comprar o presente.

d. (+120) + (−80) + (+15) = + 55. Fernanda receberá 40 reais de mesada, e, com o saldo anterior, ficará com 55 reais.

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Vivemos no planeta terra - Exercícios - Lá vem cantoria: Ora bolas - BY NC 3.0BR

VOCÊ E OS COLEGAS APRENDERAM UMA CANÇÃO QUE PARECE UMA BRINCADEIRA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.

CANTE A CANÇÃO MAIS UMA VEZ, AGORA ACOMPANHANDO O TEXTO.

OI, OI, OI. OLHA AQUELA BOLA A BOLA PULA BEM NO PÉ, NO PÉ DO MENINO.

QUEM É ESSE MENINO? ESSE MENINO É MEU VIZINHO! ONDE ELE MORA? MORA LÁ NAQUELA CASA! ONDE ESTÁ A CASA? A CASA TÁ NA RUA! ONDE ESTÁ A RUA? TÁ DENTRO DA CIDADE. ONDE ESTÁ A CIDADE? TÁ DO LADO DA FLORESTA! ONDE É A FLORESTA? A FLORESTA É NO BRASIL! ONDE ESTÁ O BRASIL?

TÁ NA AMÉRICA DO SUL, NO CONTINENTE AMERICANO, CERCADO DE OCEANO E DAS TERRAS MAIS DISTANTES DE TODO O PLANETA.

E COMO É O PLANETA? O PLANETA É UMA BOLA, QUE REBOLA LÁ NO CÉU.

PAULO TATIT E EDITH DERDYK. ORA BOLAS. IN: CANÇÕES DE BRINCAR. PALAVRA CANTADA, 1996. CD.

VAMOS CONTINUAR A BRINCADEIRA? RESPONDA ÀS PERGUNTAS COMPLETANDO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM.

ONDE ESTÁ A CASA?

A CASA ESTÁ NA 

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Vivemos no planeta terra - Exercícios - Registrar: Brincando com a palavra bola - BY NC 3.0BR

TROQUE A LETRA B QUE APARECE NA PALAVRA BOLA PELAS LETRAS QUE ESTÃO NOS QUADROS E ESCREVA NOVAS PALAVRAS.

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - Um mundo de sonhos e emoção - Exercícios - Registrar (pg. 43) - BY NC 3.0BR

LEIA AS DUAS PALAVRAS ABAIXO. ELAS TERMINAM COM O MESMO SOM. ESCREVA O FINAL DELAS, FORMADO POR CINCO LETRAS.

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 2 - Um mundo de sonhos e emoção - Exercícios - Vamos contar! - BY NC 3.0BR

VOCÊS TAMBÉM BRINCARAM DE UM ESCONDE-ESCONDE DIFERENTE. ESCREVA ESSA OUTRA CONTAGEM QUE FIZERAM.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia a seguir um trecho da reportagem sobre a expectativa de vida no Brasil entre 1940 e 2018 e responda às questões em seu caderno.

1940 x 2018

A edição da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil – 2018 inclui ainda comparações com 1940, que segundo o IBGE foi o ano quando se verificou uma primeira fase de transição demográfica, caracterizada pelo início da queda nas taxas de mortalidade no país.

No período, a mortalidade infantil teve declínio de 91,6%, saindo de 146,6 por mil para 12,4 por mil. Na faixa entre um e quatro anos de idade, a redução foi ainda maior (97,2%), caindo de 76,7 por mil para 2,12 por mil. “As crianças na faixa etária de 0 a 5 anos são muito sensíveis às condições sanitárias, que no passado eram extremamente precárias. A distribuição dos óbitos das crianças menores de 5 anos está em conformidade com as que ocorrem nas regiões mais desenvolvidas, com a concentração dos óbitos antes do primeiro ano de vida da criança”, informou o IBGE.

Expectativa de vida

Nesses quase 80 anos também houve avanço na expectativa de vida de quem nascia no Brasil. O aumento foi de 30,8 anos, chegando a 76,3 anos. Em 1940, a média era de 45,5 anos, sendo 42,9 para homens e 48,3 anos para mulheres. [...]

EXPECTATIVA de vida aumenta mais de três meses e chega a 76,3 anos. Agência Brasil, 28 nov. 2019. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc. com.br/geral/noticia/2019-11/expectativa-de-vida-aumenta-mais-de-tres-meses-e-chega-763-anos. Acesso em: 15 set. 2020.

a. Qual era a taxa de mortalidade infantil no Brasil em 1940? E em 2018?

b. Na década de 1940, qual era a esperança de vida ao nascer no Brasil? E em 2018?

c. Quais fatores levaram a esse aumento na expectativa de vida de quem nasce no Brasil?

Resposta:

a. 1940 = 146,6 por mil / 2018 = 12,4 por mil.

b. 1940 = 45,5 anos / 2018 = 76,3 anos.

c. Avanços na medicina e na qualidade de vida da população fazem com que as pessoas vivam mais, aumentando a longevidade no país, notadamente a partir de meados do século XX.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Constituição do povo brasileiro - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Converse com pessoas de sua convivência sobre a origem de seus antepassados. Após identificar a principal nacionalidade de suas origens:

a. faça uma pesquisa sobre essa nacionalidade no site do IBGE (disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/ territorio-brasileiro-e-povoamento.html. Acesso em: 15 set. 2020);

b. explique os principais motivos desse fluxo imigratório;

c. identifique os principais locais onde o grupo imigrante se fixou no Brasil;

d. apresente ao menos uma contribuição do grupo imigrante na cultura brasileira.

Resposta:

Resposta pessoal. Professor, caso seus alunos tenham dificuldade de acesso, separe e disponibilize o material de consulta previamente.

A questão envolve pesquisa no site do IBGE. Em caso de impossibilidade de acesso por parte dos alunos, disponibilize material impresso.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Expectativa de vida e envelhecimento da população - Exercícios (pg. 254) - BY NC 3.0BR

Os idosos que você conhece ainda trabalham?

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Constituição do povo brasileiro - Exercícios (pg. 272) - BY NC 3.0BR

Identifique os elementos visíveis introduzidos pelos europeus.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Agora é você quem vai completar a Tabela 2, considerando que três alunos, depois de várias partidas, empataram em 1o lugar e não houve 3o e 4o lugares.

Resposta:

Resposta pessoal. Os alunos deverão escolher quem acompanhará Olívia no primeiro lugar e quem acompanhará Ana Paula no 2 º lugar.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Gráfico de setores - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Qual é a medida de cada setor circular, se um círculo for dividido em:

a. 360 partes iguais?

b. 180 partes iguais?

c. 90 partes iguais?

d. 10 partes iguais?

e. 5 partes iguais?

Resposta:

a. 1°

b. 2°

c. 4°

d. 36°

e. 72°

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Números inteiros relativos - Exercícios - Sequências com números positivos e negativos - BY NC 3.0BR

Dê o seguinte comando à calculadora:

a. Aperte a tecla   quatro vezes. Anote a sequência que você obteve.

b. Sem utilizar a calculadora, responda: quais são os dois próximos números dessa sequência? Escreva-os.

Resposta:

a. 8, 4, 0, –4

b. –8 e –12

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios - Verificação com o uso de software de Geometria Dinâmica - BY NC 3.0BR

No desenho que você construiu no item 1,

a. crie os pontos D e E, de forma que a reta seja transversal às retas que você criou no item 1;

b. crie a reta .

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considere a reta t, transversal às outras cinco retas desenhadas na figura a seguir.

Dentre as retas a, b, c e d, qual é a única paralela à reta r? Justifique sua resposta.

Resposta:

A reta c, pois é a única em que os ângulos alternos internos têm medidas iguais (58°).

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Contextos com números inteiros relativos - Exercícios - Registro de temperaturas e a amplitude térmica - BY NC 3.0BR

A escala do termômetro abaixo foi representada verticalmente. Vamos traçar uma escala horizontalmente e registrar, em cada item, as temperaturas máxima e mínima de algumas cidades do mundo, no período de inverno. Em seguida, calcule a amplitude térmica do dia em questão. Deixe registrado o procedimento que você utilizou.

Resposta:

a. A amplitude térmica foi de 8 ºC. Socialize as estratégias dos alunos.

b. A amplitude térmica foi de 17 ºC. Socialize as estratégias dos alunos.

c. A amplitude térmica foi de 8 ºC. Socialize as estratégias dos alunos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Ângulos em retas paralelas cortadas por uma transversal - Exercícios (pg. 491) - BY NC 3.0BR

Na imagem, a vista aérea dos telhados delimita o traçado de diversas ruas da cidade de Barcelona.

De que forma a palavra transversal poderia ser usada para descrever a relação entre as ruas dessa imagem?

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas