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(Enem PPL)
É viajando pelo mundo que os dois profissionais do Living Tongues lnstitute for Endangered Languages reúnem subsídios para formar os chamados “dicionários falantes” de idiomas em fase de extinção, com poucos falantes no planeta. “A maioria das línguas do mundo é oral, o que significa que não estão escritas ou seus falantes não costumam escrevê-las. E, apesar de os projetos tradicionais dos linguistas serem os de escrever gramáticas e dicionários, gostamos de pensar em línguas vivas, e saber que as pessoas as estão falando. Então, se você vai a um dicionário, deve ser capaz de ouvi-lo. Foi com isso em mente que criamos os dicionários para oito de algumas das línguas mais ameaçadas do mundo”, disse o linguista K. David Harrison. Para os ativistas de cada comunidade com idioma ameaçado, esse dicionário é uma ferramenta que pode ser usada para disseminar o conhecimento da língua entre os mais jovens. Para todas as outras pessoas interessadas, é a oportunidade de encontrar sons e formas de discursos humanos desconhecidos para grande parte da população do globo. É a diversidade linguística escondida e que agora pode ser revelada.
Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (Adaptado).
Considerando o projeto dos “dicionários falantes”, compreende-se que o trabalho dos linguistas apresentado no texto objetiva
destacar a importância desse tipo de iniciativa para a reconstituição de línguas extintas.
ratificar a tradição oral como instrumento de preservação das línguas no mundo.
demonstrar a existência de registros linguísticos sob risco de desaparecer.
preservar a memória cultural de um povo por meio de registros escritos.
estimular projetos voltados para a escrita de gramáticas e dicionários.
Observe
Infelizmente, ainda é possível encontrar crianças trabalhando em feiras, lixões, fazendas, ruas. Em 2016, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam que, aproximadamente, 190 mil menores de 13 anos de idade estavam trabalhando em vez de estar brincando e estudando.
Descreva, com suas palavras, o que as crianças da primeira imagem estão fazendo.
Alguns paralelogramos recebem nomes especiais de acordo com as características que possuem. Observe os paralelogramos representados abaixo. Use uma régua e um transferidor e responda às questões.
a) Quais desses paralelogramos têm os quatro ângulos retos?
b) Quais desses paralelogramos têm os quatro lados de mesma medida?
a) Paralelogramos B e C.
b) Paralelogramos A e C.
Judie and Sally were at the same party, but __________ did not even find __________ in a good place.
she – they
they – themselves
them – them
they – them
them – themselves
(PUC-RJ) Na Linha Amarela, via existente na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe uma operação denominada “túnel limpo”, que consiste em promover medidas que evitem que os carros fiquem parados e ligados em engarrafamento no interior do túnel. Caso o movimento seja muito grande, o engarrafamento acontece a céu aberto. A razão principal desta medida é evitar que as pessoas respirem monóxido de carbono produzido pela combustão parcial dos combustíveis. Este gás é considerado extremamente tóxico porque:
se liga à hemoglobina, competindo com o O2 .
se combina com o O2 , formando O3 e CO2 .
se liga às células do pulmão, dificultando a hematose.
se complexa a proteínas da cadeia respiratória.
obstrui os brônquios, enrijecendo os alvéolos pulmonares.
(Fuvest-SP) Uma gota de chuva se forma no alto de uma nuvem espessa. À medida que vai caindo dentro da nuvem, a massa da gota vai aumentando, e o incremento de massa Δm, em um pequeno intervalo de tempo Δt, pode ser aproximado pela expressão: Δm = α . v . S . Δt, em que α é uma constante, v é a velocidade da gota, e S, a área de sua superfície. No sistema internacional de unidades (SI), a constante α é
expressa em kg . m3
expressa em kg . m-3
expressa em m3. s . kg-1
expressa em m3 . s-1
adimensional.
(Fuvest-SP) Ácido nítrico é produzido pela oxidação de amônia com excesso de oxigênio, sobre um catalisador de platina, em uma sequência de reações exotérmicas. Um esquema simplificado desse processo é
a) Escreva as equações químicas balanceadas das reações que ocorrem no reator, na torre de oxidação e na torre de absorção. Note que, desta última, sai NO(g), nela gerado. A maior parte desse gás é aproveitada na própria torre, onde há oxigênio em excesso. Duas reações principais ocorrem nessa torre.
b) A velocidade da reação que ocorre na torre de oxidação, ao contrário da velocidade da maioria das reações químicas, diminui com o aumento da temperatura. Baseando-se em tal informação, explique o que deve ser o dispositivo A.
O dicionário, muitas vezes, apresenta os sentidos em que uma palavra pode ser empregada. Veja, a seguir, como o dicionário define a palavra jogar:
a) Na frase “Há muitos cupons para o sorteio, então o apresentador vai jogar tudo para o alto e pegar um.”, é possível identificar algum dos sentidos descritos no dicionário? Se sim, qual?
b) No trecho “Depois de jogar tudo para o alto e fazer um acordo com o vilão [...]”, é possível identificar algum dos sentidos descritos no dicionário? Se sim, qual?
a) Sim, o sentido de atirar, arremessar.
b) Não, nenhum dos sentidos pode ser aplicado nesse caso.
Leia o causo abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
O forasteiro
A tarde findava e as primeiras estrelas da noite surgiam numa pequena cidade do interior. Um forasteiro chegara à cidade e batia de porta em porta, pedindo abrigo e um pouco de comida. Contudo, todas as portas se fechavam, ninguém tinha coragem de atender aquele homem desconhecido.
Até que ele bateu na porta de João, um viúvo idoso que morava sozinho. O ancião recebeu-o amistosamente, alimentou-o e ofereceu-lhe abrigo.
Após a refeição, o desconhecido começou a conversar com o dono da casa.
— Sabes, meu bondoso amigo, por onde passo a mesma coisa acontece. Bato nas portas e quase nenhuma se abre. Assim também é o coração humano: fecha-se para os passantes do caminho, sem ser capaz de se abrir e de oferecer-lhes algo. [...] No universo tudo gira harmoniosamente. Quando acumulamos ou guardamos algo, interrompemos este ciclo. Aquilo que recebemos da vida, devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado.
No dia seguinte, o desconhecido se foi, deixando para João um pequeno embrulho. Dentro dele havia uma joia de grande valor e um bilhete.
No bilhete estava escrito:
“Quem fecha a porta de seu coração para um irmão nunca conhecerá a joia valiosa que estava prestes a receber. Quem abre seu coração para o amor transforma-o em imenso tesouro.”
O forasteiro. Causos. Alma de poeta. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017. (Adaptado.)
a) Foram retirados alguns trechos do texto. Associe as preposições destacadas à relação que elas estabelecem.
I. [...] batia de porta em porta [...] ( ) modo
II. Após a refeição [...] ( ) posse
III. [...] conversar com o dono da casa [...] ( ) companhia
IV. [...] devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado. ( ) tempo
V. [...] devemos doar em dobro [...] ( ) lugar
VI. Até que ele bateu na porta de João [...] ( ) finalidade
b) Agora, contorne com um lápis vermelho as preposições que aparecem no trecho abaixo, retirado do texto O forasteiro.
“Quem fecha a porta de seu coração para um irmão nunca conhecerá a joia valiosa que estava prestes a receber. Quem abre seu coração para o amor transforma-o em um imenso tesouro.”
c) Sobre a atitude de João, responda:
• Você acha que ele fez o certo ao abrir as portas de casa para um desconhecido? Por quê?
• Você considera importante ajudar os outros? Que outras formas de ajuda você conhece?
a)
I. [...] batia de porta em porta [...] ( V ) modo
II. Após a refeição [...] ( VI ) posse
III. [...] conversar com o dono da casa [...] ( III ) companhia
IV. [...] devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado. ( II ) tempo
V. [...] devemos doar em dobro [...] ( I ) lugar
VI. Até que ele bateu na porta de João [...] ( IV ) finalidade
b)
c) Resposta pessoal.
A escola em que André e Fernanda estudam está realizando uma campanha para arrecadar peças de roupa que serão doadas a um programa social. A meta é arrecadar 2 000 peças de roupa. Já foram arrecadadas 1 143.
Calcule a subtração abaixo para descobrir quantas peças de roupa faltam arrecadar para que a escola atinja a meta pretendida.
Faltam arrecadar peças de roupa para que a escola atinja a meta pretendida.
Faltam arrecadar 857 peças de roupa.
Você viu, na TV ou em filmes, festas e comemorações de outros povos? Quais?
Respostas pessoais.
A única frase correta sobre as festas estudadas é que:
a festa do bumba meu boi conta a história de um casal de escravizados.
o Carnaval só acontece na cidade do Rio de Janeiro.
os povos indígenas não celebram nenhuma festa.
foram trazidas pelos portugueses.
Faça as subtrações e complete as retas numéricas.
Pinte a palavra intrusa em cada item abaixo.
a) passeio
b) avó
c) administrador
Analise a frase abaixo e responda se ela está correta ou incorreta. Justifique sua resposta.
A cidade tem como atividades econômicas principais as do setor secundário e terciário.
A frase está correta porque o setor secundário refere-se à indústria e à construção civil enquanto o setor terciário é o que compreende a atividade comercial e de serviços. A cidade não produz os alimentos que consome (setor primário), focando suas atenções nos outros setores.
AS MORADIAS INDÍGENAS
OS INDÍGENAS ESTÃO DISTRIBUÍDOS POR TODO O BRASIL. EMBORA PARTE DELES VIVA NAS CIDADES, A MAIORIA DOS POVOS INDÍGENAS MANTÉM-SE NA FLORESTA OU NAS ÁREAS RURAIS. OS TIPOS DE MORADIA SE DIFERENCIAM ENTRE OS GRUPOS INDÍGENAS, DEMONSTRANDO VARIADAS CULTURAS E MODOS DE VIDA.
OBSERVE
OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS CASAS ESTÃO RELACIONADOS COM O MODO DE VIDA DAS PESSOAS? POR QUÊ?
Sim. Nas imagens 1 e 2, os grupos indígenas dessas moradias têm uma relação próxima com a natureza. Eles mesmos constroem as próprias casas e retiram os materiais de que precisam do ambiente onde vivem. Na imagem 3, os indígenas moram em casas de alvenaria na cidade. São casas construídas com tijolos, madeira e ferro, por exemplo, e podem ou não ter sido construídas por eles.
(Unicamp-SP) A figura abaixo exibe, em porcentagem, a previsão da oferta de energia no Brasil em 2030, segundo o Plano Nacional de Energia.
Segundo o plano, em 2030, a oferta total de energia do país irá atingir 557 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo). Nesse caso, podemos prever que a parcela oriunda de fontes renováveis, indicada em cinza na figura, equivalerá a
178,240 milhões de tep.
297,995 milhões de tep.
353,138 milhões de tep.
259,562 milhões de tep.
Procure no dicionário a definição da palavra museu e explique o motivo de Bia ter escolhido essa palavra para definir Roma.
Sugestão de resposta: Bia relata em seu e-mail ter visitado diversos lugares antigos, históricos e artísticos em Roma, que por isso lhe pareceu um museu.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
CONTORNE DE AZUL AS ATIVIDADES QUE NÃO MOVIMENTAM O CORPO.
Em qual fase da vida há mais diferenças em relação à fase anterior?
Na adolescência, que é a penúltima imagem representada.
(Ulbra-RS) Leia o texto abaixo:
O problema em definir protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonômica, o que é consequência da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) até o “moderno” conceito dos “Cinco Reinos”, tem sido conveniente tratar Protista como um “Reino”, para maior facilidade nos sistemas de recuperação de informação e para os fins de educação e vulgarização.
O conceito de “Reino” também serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam esses organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos “inferiores”, “simples” e “primitivos” quando se pode estudar organismos “superiores” e “complexos”?
(Adaptado de “What is a Protist?”, editorial da revista Protist, v. 150, março de 1999, escrito por Michael Melkonian)
Apesar da discussão acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas características compartilhadas.
I. Todos os protistas formam colônias e possuem como habitat ambientes úmidos. II. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre. III. Apresentam sistema de controle osmótico, como vacúolo contrátil e pulsátil e podem ou não apresentar macronúcleo e micronúcleo. IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como cílios, flagelos ou pseudópodos.
Estão corretas:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I e IV.
Complete as frases a seguir com o grupo de palavras entre parênteses que dá sentido a elas.
a) Os contos de fadas foram suavizados ______________ serem transmitidos às crianças. (apesar de/a fim de)
b) A paródia, ______________ reconstruir um texto, pode desconstruí-lo. (além de/acima de)
c) É ______________ paródia que muitos textos são desconstruídos. (junto da/por meio da)
d) A paródia é produzida ______________ outro texto, geralmente o original, para, com comicidade, criticar ou destacar algum tema específico. (em cima de/acima de)
a) a fim de
b) além de
c) por meio da
d) em cima de
Ronaldo comprou um celular que custou 1 599 reais. Ele pagou uma entrada de 314 reais.
a) Quantos reais Ronaldo ainda tem de pagar pela compra do celular? Faça um cálculo aproximado desse valor.
b) No cálculo do item anterior você arredondou cada número para a centena exata mais próxima ou para a dezena exata mais próxima?
c) Agora, calcule o valor exato que Ronaldo ainda tem de pagar.
a) Exemplo de estimativa: 1 300 reais.
b) Resposta pessoal.
c)
A cobra de Teixeira
A serra do Teixeira, que dá nome à cidade da Paraíba, faz parte da cordilheira da Borborema e abriga no seu platô a cidade de Teixeira, terra de poetas, terra de meus ancestrais da família Nunes.
Do topo da Pedra do Tendol, a gente avista a cidade de Patos, uma bela cidade no vale das Espinharas, uma das cidades mais quentes pela sua localização geográfica e também uma das mais bonitas do estado.
A serra do Teixeira concentra mistérios e lendas indígenas que até hoje não foram desvendados, até porque a sua vegetação comporta resquícios de Mata Atlântica, e fica praticamente impenetrável durante todo o tempo.
Os mais antigos contam que onças enormes atacavam os currais vizinhos e subiam a serra arrastando bois enormes pelas patas traseiras.
Marcolino falava de uma cobra muito grande, que morava numa loca no pico da serra e só descia uma vez por mês pra beber água e pegar garrotes que ficavam no vale.
Diziam que no rastro que ela deixava passava um carro de bois e ainda sobrava rastro pros lados.
Um dia, os caçadores da região resolveram enfrentar o monstro e a notícia se espalhou até pelos estados vizinhos, de onde vieram os mais valentes e exímios atiradores.
Já durava uma semana o tiroteio em cima da serra, sem que ninguém conseguisse matar aquele dragão.
Foi quando uma pessoa deu o palpite:
— Isso aí só tem jeito com seu Vicente, um velhinho caçador de Monte Orebe, lá na fronteira com o Ceará.
Lá vai o recado pra seu Vicente, que uma semana depois chega com uma lazarina, um bornal velho e dois cachorrinhos vira-latas.
“Amanhã, eu quero sair ainda de madrugada veia, no escuro, que é hora boa de matar cobra.”
Foi dormir e, logo de madrugadinha, quando os passarinhos ainda dormiam, tomou o rumo da serra que, de tão alta, só quando deu meio-dia é que ele chegou no meio dela.
De repente, começou a ouvir tiros e, preocupado, apressou o passo, quando cruzou com dois caçadores de serra abaixo, em desabalada carreira.
— Meu Deus, perdi minha viagem, já estão atirando na cobra!
Nisso, um dos caçadores ainda teve tempo de gritar:
— Tão não, meu amigo, esses tiros que o senhor tá ouvindo, não é tiro não, é a cobra batendo as pestanas!
NUNES, Joselito. Sertão de beiradeiro: registro antes que acabe. Recife: Edições Bagaço/Novo Livro (versão digital), 2010. p. 474-488.
GLOSSÁRIO
platô: planalto; superfície elevada e plana.
ancestral: antepassado.
resquício: resto, vestígio, sobra.
loca: gruta pequena.
garrote: boi de dois a quatro anos; bezerro.
exímio: que é perfeito, excelente.
lazarina: espingarda de pequeno alcance, geralmente usada para caçar passarinhos.
bornal: sacola de pano ou de couro para carregar mantimentos.
pestana: cílios e pálpebras superiores e inferiores de cada olho; também pode fazer referência a sobrancelha.
Quando o narrador começa a contar o causo da cobra, usa dois nomes diferentes para se referir a ela.
a) Que nomes são esses?
b) Por que o narrador substitui cobra por esses nomes? Em sua opinião, que palavra dá mais medo?
a) Ele usa os nomes “monstro” e “dragão”.
b) Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos percebam que os outros nomes são usados para causar medo e para dar a dimensão do tamanho da cobra e do perigo que representava.
No Brasil, alguns festejos acontecem em dias de feriados nacionais. Feriados são datas em que as pessoas não trabalham, as crianças não vão à escola e podem descansar e celebrar. Pesquise em um calendário qual é o feriado que corresponde às datas a seguir:
1º de janeiro:
21 de abril:
1º de maio:
7 de setembro:
12 de outubro:
2 de novembro:
15 de novembro:
25 de dezembro:
Início do ano; Dia Mundial da Paz.
Dia de Tiradentes.
Dia do Trabalhador.
Dia da Independência do Brasil.
Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Dia de Finados.
Dia da Proclamação da República.
Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
Pesquise a data de fundação da sua cidade e escreva aqui.
Uma loja que vende artigos para artesanato renovou seu estoque fazendo uma compra de material. Essa loja comprou 2 104 metros de fita vermelha, 1 207 metros de fita verde e 380 metros de fita azul.
a) Quantos metros de fita essa loja comprou?
b) Qual é a diferença entre a quantidade de metros de fita vermelha e a quantidade de metros de fita verde que essa loja comprou?
a) 2 104 + 1 207 + 380 = 3 691 Essa loja comprou 3 691 metros de fita.
b) 2 104 - 1 207 = 897 A diferença é de 897 metros de fita.
Releia e a proposta de redação e redija o texto de acordo com as instruções apresentadas.
(FGV-SP)
Texto I
Texto II
SÃO PAULO — Há algo além dos mandacarus sucedendo-se ao longo das estradas do agreste e do sertão nordestino. Os vultos esquálidos avistados à frente, na beira do caminho, não se revelam retirantes da seca. É o homem montado na sua moto.
Centenas desses conjuntos cruzam com o viajante. São, no mais das vezes, motocicletas aparentando ser novas, de baixa cilindrada. Poucos condutores e passageiros vestem capacete.
Na mais recente pesquisa por amostra domiciliar do IBGE, vê-se que, em 2012, o Nordeste ultrapassou o Sudeste em número de casas com motocicleta. Contam com o veículo de duas rodas 4,2 milhões de residências nordestinas, uma em cada quatro. No Sudeste, essa relação é de um para quase sete domicílios.
Essa é a maneira pela qual se vai resolvendo na prática o problema da “mobilidade”, tão em voga. O poder de consumo de extensas camadas populares cresce, pelo salário e pelo crédito, e esse bônus vai sendo aplicado na parcela da moto.
Um índice do desenvolvimento brasileiro poderia ser criado com a relação de domicílios que possuem motos e carros. A próxima etapa esperada é a troca dos veículos de duas pelos de quatro rodas.
(Vinicius Mota, Progresso em duas rodas. Folha de S.Paulo, 30.09.2013. Adaptado)
Texto III
No calor das manifestações de junho, por passagens mais baratas e melhorias no transporte público, o governo federal anunciou um investimento de R$ 50 bilhões, até 2017. O trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades no mundo inteiro — e também no Brasil. Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estima em 40 minutos o tempo que os brasileiros que vivem nas regiões metropolitanas levam para chegar ao trabalho. A cidade mais atravancada é o Rio de Janeiro, com 47 minutos no trajeto. Em São Paulo, o tempo de viagem aumentou 20% em duas décadas. Hoje, os paulistanos levam 46 minutos no trânsito. A situação piorou mais nas capitais do Norte e Nordeste. Boa parte disso ocorre porque o número de casas com carro na garagem cresceu 8% em apenas quatro anos. Pela primeira vez, mais da metade dos brasileiros têm carro próprio.
(Marcelo Moura, Para tirar você do trânsito. Época, 28.10.2013. Adaptado)
Texto IV
O carro, essa entidade mítica que já tinha sido o signo por excelência da liberdade individual, virou sinônimo de cárcere em pleno logradouro público. Motoristas solitários, com GPS, ar-condicionado dual zone, câmbio de oito marchas e rodas aro 18, são miseráveis prisioneiros enfileirados, vítimas de uma inovação que envelheceu, necrosou e entrou em colapso total. Numa cidade como São Paulo, tentar percorrer 100 metros num automóvel de luxo é como se refestelar num iate encalhado bem no meio do Rio Tietê, com sua fedentina pestilenta.
Por isso, além de símbolo de pecados veniais, vaidade, desperdício, bandidagem e corrupção, o carro vai virando também um estigma de estupidez paralisante. E de breguice. Em pouco tempo, bem pouco, as celebridades grã-finas, até elas, passarão a se envergonhar de ter um Bentley no jardim e inventarão alternativas de exibicionismo: bicicletas com pneus cor de abacate, por exemplo. Assim como o cigarro, que saiu da boca dos símbolos sexuais mais incendiários para ir parar na “área de fumantes”, depois também banida para todo o sempre, o automóvel despencará do Olimpo na direção do castigo eterno — e em altíssima velocidade.
(Eugênio Bucci, Os automóveis irão para o inferno. Época, 30.09.2013. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em outros conhecimentos que julgar pertinentes, elabore uma dissertação, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: A relação entre o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e a questão da mobilidade urbana.
Resposta pessoal.
De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras recebem uma classificação específica. Assinale com um X a alternativa em que as duas palavras têm a mesma classificação de BIQUÍNI.
joia – mão
régua – milagre
café – solar
tênis – lugar
No dado azul, há 6 possibilidades de pontos que podem ser sorteados (1, 2, 3, 4, 5 e 6). No dado vermelho, também há essas 6 possibilidades. Descubra com seu colega quantas são as adições possíveis de pontos que podem ser obtidos no lançamento de dois dados de acordo com a soma indicada em cada linha do quadro a seguir e complete-o.
Ao analisar as adições possíveis de acordo com as respectivas somas, qual seria a melhor aposta a ser feita?
A melhor aposta seria no número 7, pois é o número que apresenta mais adições possíveis.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas