Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - História - História e cultura - Módulo 6 - Museus - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

Na América dos anos 1920, o MoMA [Museu de Arte Moderna de Nova York], foi utilizado para disseminar o modelo de mundo urbanizado, industrial, moderno, de civilização transnacional, e para legitimar superioridade.

A história do MoMA também pode ser interpretada no contexto da história política dos Estados Unidos. O MoMa pôde existir pelo fato de que a crença na modernidade universal dos anos 1920 ter coincidido com uma crescente intenção da mentalidade americana em preencher uma atuação global.

Quando os fundadores do MoMA voltaram seus olhares para mundos desconhecidos em sua aspiração em transformar o presente [...], eles o fizeram em nome de um senso de compromisso que estava relacionado com a aceitação do papel político global determinando a identidade americana. [...] Isso, portanto, ajudou a preencher o papel que fazia parte da cultura política americana contemporânea aspirando tomar posse das dimensões necessárias para exercer um poder global. A experiência da arte moderna [...] não significava apenas que a seção da sociedade fora da cena cultural poderia ser melhor entendida e governada, mas também implicou que a arte possuía um papel crucial em governar a sociedade.

GYÖRGY, Péter. Spirit of the place: from Mauthausen to MoMA. Budapest: Center for Media and Communications Studies (CMCS), 2008, p. 189-191. Tradução livre de Raphael Amaral.

Fundado em 1929 como uma instituição educacional, o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York possui suas origens em um momento específico das artes e da geopolítica global. Considerando as informações acima e seus conhecimentos:

Resposta:

a) Durante os anos 1920, os Estados Unidos haviam se tornado a maior economia do planeta em decorrência de sua vitória na Primeira Guerra Mundial (1914- -1918) que prejudicou fortemente as economias europeias. Além do país concentrar a maior produção industrial do planeta, Nova Iorque havia se tornado o maior centro financeiro mundial. Essa situação colaborou para a profundidade no agravamento da Grande Depressão econômica global posterior, uma vez que a Crise de 1929 se originou da quebra da bolsa de valores nova-iorquina.

b) À época da fundação do MoMA, os EUA buscavam se afirmar não apenas como liderança econômica, mas também como liderança política global. Na avaliação do autor, a fundação do museu reforçava um tipo de identidade estadunidense passando um modelo de mundo urbanizado, industrial, moderno, de civilização transnacional, legitimando um tipo superioridade por meio da disposição museológico de um acervo artístico.

No momento da inauguração do MoMA, diferentemente do cenário europeu, havia poucas instituições de grande porte nos Estados Unidos relacionadas à preservação e exposição de acervos artísticos. Dessa forma, ao autor, o museu representava uma afirmação política por meio da cultura, necessária para exercer um poder global.

Questão 02 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 5 - Energia sustentável - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

O tabu das hidrelétricas na Amazônia

Segundo especialistas, o Brasil precisa de mais represas – inclusive na Amazônia – para evitar futuros apagões (...) e o maior empreendimento do Brasil nessa área é a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja construção enfrenta protestos ambientais.

A rejeição às grandes barragens é produto de um histórico de erros no setor. (...) O símbolo desses enganos é a usina de Balbina, erguida nos anos 80 no rio Uatumã, no estado do Amazonas. (...) Os construtores inundaram a área sem retirar as árvores, que viraram um grotesco paliteiro. A madeira em putrefação atraiu nuvens de mosquitos para a região, matou os peixes e gera metano, um gás tóxico e responsável pelas mudanças climáticas.

Época, 12.03.2011. Adaptado. 

Explique por que a não retirada das árvores levou à mortandade dos peixes e à produção de metano no lago de Balbina, e por que o metano é designado, no texto, como um gás responsável por mudanças climáticas.

Resposta:

A não retirada das árvores resultou em sua decomposição aeróbica na água. Com isso, há uma redução da taxa de oxigênio dissolvido, o que resulta na mortalidade de peixes e outros animais da fauna aquática. O metano é um dos gases da atmosfera responsáveis pelo efeito estufa.

A decomposição da matéria orgânica por bactérias metanogênicas resulta na liberação de metano na atmosfera, intensificando o efeito estufa e potencializando o aquecimento global.

Questão 02 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 9 - Consumo e produção sustentáveis - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

A população mundial deve crescer em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, passando dos atuais 7,7 bilhões de indivíduos para 9,7 bilhões em 2050, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas lançado nesta segunda-feira [17/06/2019] [...].

O Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques, que é publicado pela Divisão de População do Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais, oferece um abrangente panorama global de padrões e perspectivas demográficos. O estudo concluiu que a população mundial poderia alcançar o seu pico por volta do final do atual século, chegando a quase 11 bilhões de pessoas em 2100.

[...]

POPULAÇÃO mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, diz relatório da ONU. Nações Unidas do Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/populacao-mundial-deve-chegar-a-97-bilhoes-de-pessoas-em-2050-diz-relatorio-da-onu/. Acesso em: 12 ago. 2020.

Relacione as mudanças ocorridas na sociedade a partir das Revoluções Industriais, da Revolução Verde e do desenvolvimento da Medicina com o aumento exponencial da população humana.

Resposta:

Os avanços tecnológicos propiciados pelas Revoluções Industriais permitiram um aumento da capacidade produtiva de bens de consumo, promovendo a migração das regiões rurais para centros urbanos. A aplicação de tecnologias na agricultura permitiu também um aumento na produção de alimentos pela espécie humana. Juntos, esses dois fatores resultaram em maior capacidade de sustento da população humana, favorecendo seu crescimento populacional. Os avanços da Medicina diminuíram a taxa de mortalidade e aumentaram a expectativa de vida, colaborando também para esse fenômeno.

Questão 02 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 7 - Quem disse que não tem Física na Arte? - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

Você consegue explicar o porquê dessas características?

Resposta:

Isso ocorre porque a luz se propaga em linha reta.

Questão 02 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 8 - Desenvolvimento sustentável - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Erradicar a pobreza em todas as suas formas continua sendo um dos principais desafios que enfrenta a humanidade. Em nível mundial, mais de 600 milhões de pessoas ainda vivem com menos de US$ 1,90 por dia e muitos carecem de acesso a alimentos, água potável e saneamento adequados. As mortes atribuíveis a riscos ambientais estão associadas a valores elevados do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).

Com base nos dados apresentados, faça o que se pede.

Resposta:

a) O gráfico revela uma relação direta entre o nível de pobreza e mortes por causas ambientais. A destruição da natureza diminui a qualidade de vida das pessoas, gerando impactos na saúde e em outras dimensões do bem-estar. Por exemplo, os riscos para a saúde são maiores quando a água e o saneamento são inadequados.

b) Pessoas que sobrevivem num grau elevado de pobreza geralmente têm baixo nível de educação, fato que dificulta a compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente em sua vida. Além disso, na busca pela sobrevivência, muitas vezes a população mais empobrecida utiliza indiscriminadamente os recursos naturais, potencializando sua escassez.

Questão 02 - História - Capítulo 6 - A Alta Idade Média - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

A colisão catastrófica dos dois anteriores modos de produção em dissolução, o primitivo e o antigo, veio a resultar na ordem feudal, que se difundiu por toda a Europa.

ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982. p. 140.

O autor refere-se a três tipos de formações econômico-sociais nesse pequeno trecho. A esse respeito é correto afirmar:



( a )

A síntese descrita refere-se à articulação entre o escravismo romano em crise e as formações sociais dos guerreiros germânicos.

( b )

O escravismo predominava entre os povos germânicos e tornou-se um ponto de intersecção com a sociedade romana. 

( c )

A economia romana, baseada na pequena propriedade familiar, foi tranvsformada a partir das invasões germânicas dos séculos IV a VI. 

( d )

Os povos germânicos desenvolveram a propriedade privada e as relações servis que permitiram a síntese social com os romanos.

( e )

A transição para o escravismo feudal foi proporcionada pelos conflitos constantes nas fronteiras romanas devido à ofensiva dos magiares.

Questão 02 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 4 - Aquecimento global - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão 

Quando um carro fica diretamente exposto à radiação solar por algum tempo, sua temperatura interna pode chegar a dezenas de graus Celsius acima da temperatura externa. Isso ocorre porque a radiação solar que incide no carro e a radiação emitida pelo aquecimento da parte interna do veículo são diferentes, como se observa na imagem a seguir.

Observe a classificação dos comprimentos de onda apresentada no exemplo do carro e responda qual comprimento de onda caracteriza a radiação emitida pela superfície da Terra depois de aquecida.

Resposta:

O assento e o painel do carro podem ser comparados à superfície terrestre, e o vidro do carro pode ser comparado à atmosfera com os gases estufa. Isso porque, assim como a superfície terrestre, o painel e o assento do carro recebem a luz solar e irradiam calor. Esse calor acaba retido pelo vidro do carro, aquecendo o interior, de modo semelhante ao dos gases da atmosfera, que retêm o calor e aquecem o planeta.

A radiação emitida pela superfície da Terra depois de aquecida é caracterizada pelo comprimento de onda longo.

Questão 02 - Química - Cosméticos - Módulo 11 - Perfumes e desodorantes - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Quando passamos perfume sobre a pele, sentimos uma sensação de frio no local de aplicação. Por que isso acontece?

Resposta:

Ao aplicar o perfume sobre a pele, as substâncias presentes no perfume, especialmente o álcool, começam a evaporar. Para que isso aconteça, eles retiram calor da pele, proporcionando a sensação de frio.

Questão 02 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 3 - Calculando a velocidade da luz - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(FCMMG)

A figura mostra uma haste vertical ligada a um alto-falante que oscila a 400 Hz, ligado a uma corda que passa por uma roldana e é esticada por um peso, formando uma onda estacionária.

Alterando-se gradativamente o número de vibrações da haste, a onda se desfaz e, em seguida, observa-se outra configuração de uma nova onda estacionária, com menor comprimento de onda. Para que tal fato aconteça, a nova frequência do alto-falante será de:



( a )

200 Hz

( b )

300 Hz

( c )

500 Hz

( d )

600 Hz

Questão 02 - Matemática - Investigações numérico-algébricas I - Módulo 6 - O estudo do sinal de funções - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

ENEM Uma padaria vende, em média, 100 pães especiais por dia e arrecada com essas vendas, em média, R$ 300,00 Constatou-se que a quantidade de pães especiais vendidos diariamente aumenta, caso o preço seja reduzido, de acordo com a equação q = 400 - 100p, na qual q representa a quantidade de pães especiais vendidos diariamente e p, o seu preço em reais.

A fim de aumentar o fluxo de clientes, o gerente da padaria decidiu fazer uma promoção. Para tanto, modificará o preço do pão especial de modo que a quantidade a ser vendida diariamente seja a maior possível, sem diminuir a média de arrecadação diária na venda desse produto.

O preço p, em reais, do pão especial nessa promoção deverá estar no intervalo



( a )

R$ 0,50 ≤ p<R$ 1,50

( b )

R$ 1,50 ≤ p<R$ 2,50

( c )

R$ 2,50 ≤ p<R$ 3,50

( d )

R$ 3,50 ≤ p<R$ 4,50

( e )

R$ 4,50 ≤ p<R$ 5,50

Questão 02 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 4 - Prevendo a conta de luz e discutindo como reduzi-la - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) No medidor de energia elétrica usado na medição do consumo de residências, há um disco, visível externamente, que pode girar. Cada rotação completa do disco corresponde a um consumo de energia elétrica de 3,6 watt-hora. Mantendo-se, em uma residência, apenas um equipamento ligado, observa-se que o disco executa uma volta a cada 40 segundos. Nesse caso, a potência “consumida” por esse equipamento é de, aproximadamente,

(A quantidade de energia elétrica de 3,6 watt-hora é definida como aquela que um equipamento de 3,6 W consumiria se permanecesse ligado durante 1 hora.)



( a )

36 W 

( b )

90 W 

( c )

144 W 

( d )

324 W 

( e )

1 000 W

Questão 02 - História - Capítulo 5 - Roma - Exercícios - BY NC 3.0BR

Apesar das lutas sociais na Roma Antiga terem ampliado a participação política dos plebeus, o poder continuou concentrado nas mãos da elite patrícia. Para definir o que ocorreu com a República romana, após as lutas sociais, o historiador Perry Anderson recorreu à expressão “plutocracia” (do grego plutos = riqueza + kratia = força, poder), que designa o exercício do poder ou do governo pelas classes mais abastadas da sociedade.

Assinale a alternativa que explica de que forma Roma transformou-se em uma plutocracia.



( a )

Grupos enriquecidos, de origem patrícia ou plebeia, exerciam o poder, e o Senado continuava sob o domínio patrício e sendo o centro do poder. 

( b )

A elite patrícia não permitiu qualquer tipo de participação dos plebeus. 

( c )

O Senado patrício era o único órgão governamental e o responsável por toda a administração. 

( d )

A República marginalizava das decisões políticas os escravos, as mulheres e a aristocracia.

( e )

Grupos de generais, apoiados pela plebe, impediam o senado de legislar e de se manifestar a respeito dos problemas sociais.

Questão 02 - História - História e cultura - Módulo 8 - Imagem e movimento - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Analise quais eram os principais públicos da época que consumiam esse tipo de imagens relacionadas às revoltas brasileiras.

Resposta:

No período mencionado, o principal público que possuía acesso a essas imagens eram os grupos urbanos. Essas fotografias circulavam na imprensa, em cartões postais ou então em exposições em centros urbanos (como a cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil à época). A urbanização de algumas cidades no período, associada a determinadas mudanças de comportamento dos habitantes da cidade (como a ampliação do público letrado), fizeram com que um crescente número de pessoas consumisse esse tipo de imagens.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Números reais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique cada afirmação abaixo em V (verdadeira) ou F (falsa).

 

Resposta:

a) V

b) V

c) F

d) F

e) F

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - A regionalização e a integração da Europa - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O euro representou um avanço no processo de integração da União Europeia, pois permitiu a adoção de uma moeda única. Sobre o euro, analise as afirmativas a seguir:

I. A moeda circula em todos os países europeus.

II. Países como Alemanha e Dinamarca não adotaram o euro.

III. O alto valor da moeda dificulta as exportações e, com isso, a recuperação da economia de determinados países, como a Grécia.

Está(ão) correta(s):



( a )

apenas a afirmativa I. 

( b )

apenas a afirmativa II. 

( c )

apenas a afirmativa III. 

( d )

apenas as afirmativas I e II. 

( e )

apenas as afirmativas II e III.

Resposta:

O euro tem alto valor de mercado, o que torna os produtos europeus mais caros, dificultando a exportação por parte de muitos países.

Questão 02 - História - História e cultura - Módulo 5 - Artes visuais - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e leia o trecho a seguir

Junto com a conquista sobre a Grécia, os romanos avidamente se apropriadamente do seu legado na literatura e nas artes. Eles ensinaram às crianças os clássicos da literatura grega, principalmente aqueles do quinto e quarto séculos antes de Cristo; traduziram-nos ao latim; e basearam sua própria literatura na deles. E, por último, mas não menos importante, eles coletaram esculturas e pinturas gregas, principalmente as de cinco e quatro séculos; então, copiaram-nas; e escreveram sobre elas. Eles as consideraram como autoridades, que estabelecem um padrão que ninguém, provavelmente, poderia jamais superar.

O termo “clássico” é muitas vezes utilizado como uma abreviação para descrever toda a antiguidade greco-romana. Isso ocorre porque do Renascimento ao século XIX, muitas pessoas pensaram que tudo greco-romano fosse exemplar – uma realização cultural imponente que só poderia ser imitada, nunca ultrapassada.

STWART, Andrew. Classical Greece and the Birth of Western Art. New York: Cambridge University Press, 2008. p. 1-2. Tradução livre de Raphael Amaral.

Os ideais de composição surgidos nas antiguidade greco-romana criaram modelos significativos sobre o conceito de arte na cultura ocidental. Sobre isso, considerando as imagens, o trecho e seus conhecimentos:

Resposta:

a) Da maneira como é utilizado na produção cultural artística, o conceito de clássico remete à ideia sobre como as formas de representação hegemônicas em um período (especificamente a Antiguidade greco-romana) tornaram-se a principal referência aos padrões de composição artística, legando fortes heranças e tradições, moldando conceitos sobre arte ao longo dos séculos posteriores.

b) Tanto na escultura quanto na pintura apresentadas, as obras estão alicerçadas em uma concepção de “belo” decorrente do ser humano representado a partir da idealização sobre sua perfeição anatômica e a suavidade na expressão dos movimentos de seu corpo. Nesses exemplos, as obras são reconhecidas enquanto “belas” por estarem adequadas aos padrões estabelecidos na Antiguidade Clássica, entendidos como ideais que deveriam ser respeitados e atingidos na elaboração de uma produção artística.

Questão 02 - História - História e cultura - Módulo 9 - Indústria cultural - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

Nos anos 1980 você tinha de ser relativamente rico para ser notado pelos marqueteiros. Nos anos 1990, você precisava apenas ser descolado. Como o designer Christian Lacroix enfatizou à Vogue, “é terrível dizer, mas frequentemente os estilos de roupas mais excitantes vêm das pessoas mais pobres.” [...]

Um episódio da corrida pelo ouro em direção à pobreza pelo mainstream americano começou em 1986, quando os rappers Run-DMC deram nova vida aos produtos Adidas com a sua música de sucesso “My Adidas”, uma homenagem à sua marca favorita. [...]

Os executivos da Adidas estavam céticos em serem associados com a música rap, que na época se alternava entre ser desqualificada como uma moda passageira ou ser criminalizada como incitadora de revoltas.

Para ajudar a mudar a mentalidade dos executivos, um dos rappers do Run-DMC ergueu seus tênis Adidas em um show, enquanto cantavam “My Adidas” e gritou: “Ok, todo mundo, balancem seus Adidas!” – e três mil pares de tênis foram jogados para o ar. A partir de então, os executivos da Adidas não conseguiam checar com rapidez suficiente o tamanho do lucro que passou a entrar em sua conta bancária.

KLEIN, Naomi. No logo: taking aim at the brand bullies. London: Flamingo, Hammersmith, 2000, p. 63 e 64. Tradução livre de Raphael Amaral.

A relação entre o hip-hop e a indústria da moda sempre foi de proximidade, com grandes marcas observando seus códigos culturais para transformá-los em produtos. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos:

Resposta:

a) Mesmo sendo uma expressão cultural surgida a partir das periferias de grandes centros urbanos, alguns artistas do hip-hop, desde os primeiros momentos da formação desse movimento, associaram alguns de seus códigos culturais ao consumo de determinadas marcas de roupa. Além disso, a racionalidade técnica empresarial de produção de suas músicas fez com que o hip-hop se tornasse um dos principais produtos culturais da indústria fonográfica global, sendo comercializado nos mesmos modelos que os demais setores da indústria cultural. Essa mercantilização de uma expressão cultural periférica enriqueceu muitos artistas, mas principalmente as grandes corporações do mercado da moda e da música.

b) Parte significativa das composições musicais de rap é baseada em mensagens de contestação às estruturas de poder das sociedades contemporâneas, que preservam as desigualdades sociais e mantém as zonas periféricas sob intensa violência. Ainda assim, as mensagens consumistas presentes no discurso de alguns artistas reforçam essas mesas estruturas de poder, pois legitimam as corporações e os mecanismos econômicos que se beneficiam da manutenção da pobreza e da segregação social. Além disso, quando esses artistas organizam suas obras em função de propagandear as marcas de seus patrocinadores, eles colaboram para a padronização dos códigos de culturais e dos hábitos de consumo de seu público, favorecendo fortemente a indústria cultural.

Questão 02 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 5 - Preços - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) Um pequeno mercado oferece a promoção leve 5 pague 4, indicando que, por 5 unidades de um produto, o cliente pagaria apenas o preço referente a 4 unidades. Uma unidade do produto custa R$ 10,25 e Celso decide aproveitar a promoção levando 5 unidades.

a) Quantos reais a menos Celso pagou por cada unidade que levou?

b) Se a promoção fosse “Na compra de 5 produtos iguais, receba um desconto de x% no preço de cada unidade do produto”, quanto valeria x para que a promoção fosse equivalente à promoção original do enunciado?g

Resposta:

a)  R$ 2,05

b) 20%

Questão 02 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 7 - Quem disse que não tem Física na Arte? - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Malcom Park, historiador da arte australiano, sugere uma possibilidade óptica para descrever a situação representada no famoso quadro. Ele propõe que a garçonete esteja ligeiramente inclinada para a esquerda, em relação ao balcão, e olhando frontalmente para um observador deslocado para a direita (ponto de fuga da imagem que corresponde a posição do observador da tela). O cliente, por sua vez, estaria localizado à frente de Suzon, mas com o olhar voltado para a esquerda, como mostra a representação em vista superior:

Resposta:

a) Os pontos imagem e objeto são simétricos em relação ao plano do espelho. Dessa forma, tem-se:

b) Na imagem conjugada pelo espelho, os limites definidos pela tela são a imagem do braço esquerdo de Suzon e as seis garrafas sobre o balcão a sua frente. Dessa forma, tem-se:

c) As imagens conjugadas pelo espelho das seis garrafas representadas na tela a frente de Suzon não são visualizadas por reflexão, pois estão atrás dela, para a posição indicada para o observador. De fato, as imagens das garrafas representadas na tela, que estão à esquerda de Suzon pertencem a outras garrafas, como mostra a figura a seguir.

Questão 02 - Matemática - Estatística e proporcionalidade - Capítulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

Um supermercado comercializa um certo produto em quatro tipos distintos de embalagem. Os volumes e preços dessas embalagens estão representados no quadro abaixo:

De acordo com esse quadro, a embalagem que proporciona o menor custo por mililitro é a 



( a )

I. 

( b )

II.

( c )

III.

( d )

IV.

Questão 02 - Biologia - Bioquímica - Capítulo 4 - Carboidratos e lipídios - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uema) Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, de acordo com o tamanho da molécula. Polissacarídeos são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídeos mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.

As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente,



( a )

estrutural, reserva, estrutural, reserva. 

( b )

reserva, reserva, estrutural, estrutural. 

( c )

reserva, estrutural, reserva, estrutural. 

( d )

estrutural, estrutural, reserva, reserva. 

( e )

reserva, estrutural, estrutural, reserva.

Questão 02 - História - História e cultura - Módulo 5 - Artes visuais - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Com base no trecho e em seus conhecimentos, explique por que Davi foi inspirado na arte da Antiguidade clássica.

Resposta:

Segundo o autor do trecho, havia um forte impacto que a descoberta de valores da Antiguidade clássica estava gerando na Europa renascentista. Michelangelo foi um dos artistas envolvidos nesse cenário cultural na Itália, região em que mais se destacava nessa busca por padrões clássicos (ou seja, greco-romanos) de criação e execução das obras de arte. A valorização da racionalidade à época de Michelangelo influenciou a retomada de valores conceituais e estéticos já presentes previamente na arte clássica e moldou suas formas de representação

Questão 02 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 7 - Propondo intervenção: finalidade - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A seguir, leia a proposta de redação do Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Proposta de Redação

Texto I

Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas, culturais etc.

Disponível em: www.mprj.mp.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)

Texto II

O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

STECK, J. Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. Jornal do Senado. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)

Texto III

CAPÍTULO I

Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso

Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo

Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

BRASIL. Código Penal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 21 maio 2016. (Fragmento.)

Texto IV

Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Identifique as causas do problema apontado.

Resposta:

Entre várias causas que podem ser apontadas para que o problema exista, estão: leis pouco efetivas para punir os agressores (e sua ineficácia pode se dar pela falta de leis em si ou pela má aplicação de leis já existentes); uma tradição histórica de dominação de determinadas culturas e religiões sobre outras; preconceito contra religiões não dominantes; falta de educação a respeito da diversidade de religiões, bem como da tolerância em relação a elas; receio de denunciar os crimes por parte das vítimas.

Questão 02 - Química - Cosméticos - Módulo 8 - Hidratantes e protetores solares - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

As fórmulas dos produtos hidratantes possuem como componentes principais duas classes de substâncias que auxiliam a hidratação da pele: oclusivas e umectantes.

Observe a formulação de um creme hidratante para mãos.

Resposta:

a) Substâncias oclusivas: óleo mineral e lanolina.

Substância umectante: sorbitol.

b) Óleo mineral e lanolina – caráter hidrofóbico.

Sorbitol – caráter hidrofílico.

c) I. álcool cetoestearílico etoxilado

II. metilparabeno

Questão 02 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 4 - Classes de consumo - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo.

Já sabemos qual é o meio mais rápido e mais barato de frear o aquecimento global: diminuir nosso consumo de energia. Com pouco esforço, a maioria de nós poderia cortar os gastos energéticos em 25% ou mais – beneficiando o planeta e nosso próprio bolso.

Nas residências norte-americanas, para cada quilowatt-hora usado, 2,2 são perdidos no percurso entre o local em que é gerado e a casa do consumidor.

ECONOMIA de energia: tudo começa em casa. National Geographic Brasil, São Paulo, ano 9, n. 108, mar. 2009. p. 42-49.

Agora, observe o gráfico abaixo.

Com base nos dados destacados, faça o que se pede:

Resposta:

a) Os dados revelam que os maiores gastos com energia por residência estão relacionados à perda de eletricidade pela estrutura do sistema de transmissão e consumo de eletricidade. Portanto, para reduzir significativamente os gastos energéticos nas casas é importante melhorar a infraestrutura de transmissão e/ou reavaliar os gastos cotidianos.

b) A maior parte da energia que abastece as residências estadunidenses é originada de combustíveis fósseis. Portanto, buscar alternativas energéticas que geram pouco ou nenhum gás de efeito estufa, como as energias eólica e solar, é uma solução energética adequada em termos ecológicos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Capítulo 5 - Procedimentos de apreensão e compreensão - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Há demônios e demônios, e, se alguns ressurgem, outros parecem ter sido exorcizados. Algo pouco destacado nas efemérides da Primeira Guerra é que ela foi o primeiro conflito envolvendo grandes exércitos em que a maior parte das baixas foi provocada pelos combates propriamente ditos e não por doenças.

Em guerras anteriores, a maioria dos óbitos era causada por epidemias que têm ectoparasitas como vetor, a exemplo do tifo. Exalta-se o papel do general Inverno na derrota de Napoleão na Rússia, mas o marechal Piolho foi muito mais decisivo. Estima-se que, para cada soldado francês morto no campo de batalha, quatro tenham sucumbido a patógenos transmitidos por insetos.

Essa tendência só se inverteu na 1ª Guerra com a introdução de esquadras sanitárias, compostas por pelotões de barbeiros e brigadas de lavanderia.

SCHWARTSMAN, Hélio. Marechal Piolho. Folha de S.Paulo, 13 nov. 2018. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2018/11/marechal-piolho.shtml. Acesso: 13 nov. 2018.

No último parágrafo, o substantivo tendência se refere:



( a )

à recorrência de mortes de combatentes provocadas por doenças.

( b )

à inserção de medidas de higiene para humanizar o campo de batalha.

( c )

à busca por táticas de combate que fragilizassem a saúde dos adversários.

( d )

à prática difundida de espalhar epidemias mortais entre os soldados inimigos.

( e )

à introdução de esquadras sanitárias e rotinas de limpeza nos quartéis-generais.

Questão 02 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 8 - Biodiversidade em risco - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(UFPR) Extinção primária é o desaparecimento de uma espécie decorrente de impactos ambientais causados por ações humanas. A extinção primária de uma espécie pode ter como consequência a extinção de outra espécie. Nesse caso, fala-se em extinção secundária. A probabilidade de ocorrer extinção secundária vai depender de diversos fatores, entre os quais as características da espécie em risco e da sua interação com a primeira espécie extinta. Assinale a alternativa que reúne características que levam a uma maior probabilidade de ocorrer extinção secundária:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Geografia - Módulo 7 - Desafios técnicos da União Europeia no século XXI - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O avanço da tecnologia na produção, conhecida como automação industrial, promoveu grandes ganhos de produtividade, bem co mo o aumento da margem de lucro. No entanto, uma consequência desse avanço foi o desaparecimento de postos de trabalho industriais, um fenômeno conhecido como:



( a )

migração de postos de trabalho.

( b )

desemprego conjuntural.

( c )

desemprego estrutural.

( d )

desconcentração industrial.

( e )

vantagens comparativas.

Resposta:

O desemprego estrutural é causado por uma inovação tecnológica. Exemplo: quando o trabalhador é substituído por uma máquina.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - A regionalização e a integração da Europa - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O que é a Zona do Euro?

Resposta:

A Zona do Euro é a área de circulação do euro, moeda da União Europeia.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Números reais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Dê um exemplo para mostrar que as afirmações abaixo são falsas.

— O produto de um número irracional por um número racional é sempre um número irracional.

— O produto de dois números irracionais é sempre um número irracional.

Resposta:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas