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Leia agora a segunda parte, procurando observar e compreender todos os detalhes das ações e reações das personagens. Em seguida, responda à questão ao final do texto.
Qual trecho do texto você achou mais engraçado? Explique por quê.
Resposta pessoal. Verifique se os todos leram o texto. Peça a alguns alunos que leiam suas respostas à questão formulada no final do texto e, a outros, que exponham suas impressões sobre a continuação do capítulo e o comportamento de Emília.
Leia os itens a seguir e faça o que se pede.
a. Se você não terminou a primeira versão de seu texto narrativo, termine-a agora. Se já terminou, passe ao item b.
b. Utilize pelo menos quatro adjetivos e/ou locuções adjetivas que possam caracterizar adequadamente a cachorrinha Tuca ou o sapo (personagens da narrativa que escreveu em classe)
c. Empregando os termos da lista que fez no item anterior e também as variações de grau, escreva uma pequena descrição dessa personagem.
d. Se a descrição lhe agradou, verifique se é possível inseri-la no texto narrativo que produziu em classe.
b. Resposta pessoal.
c. Resposta pessoal.
d. Resposta pessoal.
Leia a tira:
a. A que classe de palavras pertencem as palavras interessante, medo e de voar?
b. Que sentimento o terapeuta pretende exprimir ao usar a palavra “interessante”?
a. Interessante: adjetivo; medo: substantivo; de voar: locução adjetiva.
b. O terapeuta pretende exprimir sua estranheza pelo fato de seu paciente, sendo um pássaro, ter medo de voar, contrariando, assim, a natureza das aves.
Como você imagina que era esse lugar antes da chegada dos colonizadores europeus? Já era habitado?
Uma estudante aqueceu 1 litro de água e monitorou a temperatura com um termômetro ao longo do tempo. Quando a água entrou em ebulição, a temperatura indicada no termômetro era de 100 °C.
Um colega, que estava acompanhando o experimento, fez a seguinte observação: “Se aquecermos 2 litros de água em vez de 1 litro, ela entrará em ebulição a 200 °C.”
Você concorda com a observação do colega? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que não, pois a temperatura de ebulição da água ao nível do mar é igual a 100 °C independentemente do volume. A diferença ao aquecer 1 L ou 2 L de água é o tempo, pois 2 L demoram mais para entrar em ebulição, mas a temperatura de ebulição é a mesma.
A forma como você imaginou que seria um experimento para medir a quantidade de gás liberado a partir de um comprimido efervescente em contato com a água seria adequada? Justifique.
Resposta pessoal. Caso os alunos tenham proposto um experimento que apresente problemas de execução ou de outra ordem, espera-se que percebam os eventuais problemas e por que eles ocorreram.
Por que não se consegue acender uma vela apagada há muito tempo apenas aproximando-se, sem encostar, a chama de um fósforo do pavio?
Porque a vela apagada há muito tempo não solta “fumacinha” (parafina condensada) e, portanto, vai acender sem que se encoste a chama no pavio.
Complete com o número que falta para tornar cada igualdade verdadeira.
a) 216 + 39 = __________ + 40
b) 78 + 45 = 80 + __________
c) 30 + __________ = 26 + 59
d) __________ + 42 = 138 + 40
e) 12 x 14 = __________ x 7
f) 50 x 26 = 100 x __________
g) 4 x __________ = 8 x 75
h) __________ x 100 = 16 x 25
a) 215
b) 43
c) 55
d) 136
e) 24
f) 13
g) 150
h) 4
Cada sistema de numeração tinha uma base de contagem. Dos sistemas apresentados acima, quais deles utilizam a base 10 para contagem? Justifique sua resposta.
Dos sistemas apresentados somente o babilôni c o não utilizava a base 10 ; embora tivesse um símbolo para representar o 10 , sua base de contagem era 60.
As contribuições culturais da civilização romana foram várias: na língua (o latim); na religião (difusão do cristianismo); no sistema de leis (o Direito Romano); no sistema de numeração; na arquitetura. A estética da arquitetura romana inspirou a construção de vários monumentos em diferentes partes do mundo. Observe as imagens e reescreva as frases substituindo o ano mencionado pelo século correspondente.
a) O mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu se destaca pelos seus arcos. Sua construção foi iniciada no ano 72 d.C.
b) O Arco de Tito está localizado na via Sacra a sudeste do Fórum Romano, na Itália, e foi construído por volta do ano de 82.
c) O Templo Romano, localizado na cidade de Évora, em Portugal, foi construído por volta do primeiro século. Em 1871, o arquiteto italiano Giuseppe Cinatti restaurou-o, removendo os elementos que haviam sido acrescentados durante a Idade Média.
d) Conímbriga foi um antigo aglomerado populacional do Neolítico, que continuou a ser habitado durante a Idade do Ferro. Em 131 a.C., os romanos conquistaram Conímbriga e romanizaram-na. É um dos sítios arqueológicos mais importantes de Portugal, próximo a Coimbra.
e) Antiga cidade Volubilis, no Marrocos, considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, foi fundada por mercadores cartagineses e anexada pelos romanos em 40 d.C. Em 280 os romanos a abandonaram.
a) O mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu se destaca pelos seus arcos. Sua construção foi iniciada no século I.
b) O Arco de Tito está localizado na via Sacra a sudeste do Fórum Romano, na Itália, e foi construído por volta do século I.
c) O Templo Romano, localizado na cidade de Évora, em Portugal, foi construído por volta do primeiro século. No século XIX, o arquiteto italiano Giuseppe Cinatti restaurou-o, removendo os elementos que haviam sido acrescentados durante da Idade Média.
d) Conímbriga foi um antigo aglomerado populacional do Neolítico, que continuou a ser habitado durante a Idade do Ferro. No século II a.C., os romanos conquistaram Conímbriga e romanizaram-na. É um dos sítios arqueológicos mais importantes de Portugal, próximo a Coimbra.
e) Antiga cidade Volubilis, no Marrocos, considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, foi fundada por mercadores cartagineses e anexada pelos romanos no século I. No século III os romanos a abandonaram.
O que elas têm a ver com o estudo do nosso Módulo?
(Ifsul-RS) Segundo o Censo Demográfico de 2010, a população das regiões do Brasil foi identificada conforme tabela abaixo:
Ordenando as populações de forma crescente, as regiões ficariam assim elencadas:
Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul.
Centro-Oeste, Norte, Sul, Nordeste, Sudeste.
Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste, Norte.
Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Nordeste, Norte.
Na ordem crescente: Centro-Oeste (14 050 340), Norte (15 865 678), Sul (27 384 815), Nordeste (53 078 137), Sudeste (80 353 724).
Reveja as imagens acima, relativas às fontes utilizadas pelos historiadores para estudarem o passado das sociedades. Considerando o que essas imagens – e as demais publicadas nos Módulos – registram, podemos afirmar que os historiadores pesquisam apenas os grandes acontecimentos e personagens famosos de cada sociedade? Explique sua resposta.
Espera-se que o aluno responda que os historiadores pesquisam os mais variados aspectos das sociedades: desde hábitos cotidianos até grandes acontecimentos e personagens. Nas imagens destes Módulos podemos observar formas variadas de moradia, bem como cenas ligadas a autoridades e divindades; há também pessoas em cenas cotidianas gravadas em diferentes suportes, como vasos, pedras e tecidos. Portanto, podemos afirmar que os historiadores se ocupam e se dedicam a pesquisar os mais variados aspectos da experiência humana através dos tempos.
Em um experimento em que se pretendia observar a sublimação de cristais de naftalina, alguns desses cristais foram colocados em um recipiente fechado, que foi lentamente aquecido. Com o tempo, observou-se a formação de cristais no tubo de vidro, na parte superior do recipiente, como mostrado na imagem abaixo.
Proponha uma explicação para o que foi observado sabendo que, durante todo o experimento, só foi possível visualizar a existência do estado sólido dentro do recipiente.
A naftalina sólida, com o aquecimento, tornou-se vapor (sublimação), que, em contato com o tubo na parte superior, foi resfriado e passou para o estado sólido novamente (ressublimação).
A identificação de um frasco contendo um líquido apresenta a seguinte descrição:
Com relação ao conteúdo do frasco, responda:
a) Trata-se de uma substância ou de uma mistura?
b) O conteúdo desse frasco é formado por quantos componentes?
c) Quanto ao aspecto visual, o sistema pode ser classificado como homogêneo ou heterogêneo?
d) Quantas fases o conteúdo desse frasco apresenta?
a) Mistura
b) Dois: água e sacarose.
c) Homogêneo.
d) Uma.
Na frase “O substantivo é determinado por algumas palavras.”, quais são os substantivos? E seus determinantes?
O substantivo substantivo é determinado pelo artigo “o”; o substantivo palavras, pelo pronome “algumas”. Na correção dessa questão, para os alunos visualizarem os substantivos e as palavras que os acompanham, é possível escrever a frase na lousa, circular os substantivos e destacar os determinantes.
E considera que há alguma relação entre essa imagem e o título do Módulo? Qual seria?
Esperamos que concluam:
• que os escritores são tão inventivos como quaisquer outros inventores, quiçá mais;
• que no cotidiano o inventar está sempre muito próximo do mentir – nas fofocas, nas fake news das redes sociais, etc. –, na literatura – e na arte, em geral –, a invenção de fatos, de mundos e personagens ou de novas formas de ver e definir o real nada tem a ver com isso. A inventividade é tão inerente ao trabalho do artista que este muitas vezes é avaliado, qualificado, elogiado, exatamente por essa capacidade inventiva.
Leia o texto a seguir, no qual o geógrafo Milton Santos trata do conceito de paisagem cultural para a Geografia:
A paisagem nada tem de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 37.
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que traz informações corretas sobre o conceito de paisagem, seja ela natural, seja cultural.
A construção do espaço geográfico não leva a transformações nas paisagens.
Os elementos naturais e culturais de uma paisagem são conservados ao longo do tempo.
A paisagem expressa a história das práticas sociais e dos fenômenos naturais.
Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.
Alternativa C.
Como vimos em aula, as paisagens podem ser modificadas pela ação de fenômenos ou elementos naturais, como o vulcanismo, e pela ação antrópica (ação humana). Ambas as ações deixam marcas na paisagem ao longo do tempo.
As demais alternativas estão incorretas, pois:
a. O espaço geográfico resulta da ação humana sobre a paisagem natural, transformando-a em paisagem cultural.
b. Os elementos naturais e culturais da paisagem são constantemente transformados.
d. Algumas paisagens são consideradas naturais; portanto, nem todas as paisagens são fruto da ação humana – ainda que sua ocorrência seja a cada dia mais rara.
O que significa a palavra “líquida”?
As discussões e explicações resultantes da questão 1 podem ser o ponto de partida para apresentar a questão 2. Para isso, é possível perguntar qual o destino do vapor de água da secagem das roupas, conduzindo as discussões para o fato de que ele se espalha no ambiente. Pergunte então: Quando a roupa do varal está muito molhada, é comum que parte da água pingue, formando poças. Neste caso, qual seria o formato dessas poças? Elas se espalhariam por todo o ambiente como o vapor, ou teriam um “tamanho definido” com uma forma indefinida? É importante que as discussões sejam conduzidas de forma que os alunos notem a diferença entre o estado de vapor e o líquido em relação à forma e ao volume e consigam, neste primeiro momento, definir os estados físicos com base apenas nessas diferenças entre eles.
Com base no que foi apresentado na seção Olho vivo, é possível dizer que, durante o experimento “Quanto gás libera um comprimido efervescente em contato com a água?”, todo o gás liberado na reação do comprimido efervescente com a água do frasco 2 foi recolhido no frasco 1? Justifique.
Não. É bem provável que parte dos gases do frasco 2 tenha se dissolvido na água e por isso não tenha sido contabilizada ao final.
A respeito da vela, pode-se afirmar que:
O que queima em uma vela é apenas o pavio
A parafina derrete na vela, no entanto sem queimar
No pavio logo abaixo da chama da vela queimando, não há parafina.
Na “fumacinha branca” que sai da vela queimando, existe parafina.
Observe a imagem abaixo.
Um aluno, observando a imagem, fez a seguinte afirmação: A “fumacinha” que está saindo da boca da chaleira é o vapor de água. Você concorda com a afirmação do aluno? Justifique.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que não, pois não é possível enxergar o vapor de água. A “fumacinha” é formada por água líquida, resultado do resfriamento do vapor de água recém-formado pelo aquecimento da água líquida que, ao entrar em contato com o ar externo à chaleira, se resfria.
Há algo em comum entre eles?
Decomponha cada número a seguir usando a escrita aditiva.
a) 5 004 =
b) 40 807 =
a) 5 000 + 4
b) 40 000 + 800 + 7
Com relação a processos químicos e físicos, correlacione as colunas.
Escreva os números correspondentes a:
a) 7 centenas de milhar
b) 5 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10
c) 4 x 100 000
d) 1 x 100 000 + 3 x 1 000 + 8 x 100 + 4
e) 7 unidades de milhar + 4 centenas + 8 unidades
a) 700 000
b) 500 000
c) 400 000
d) 103 804
e) 7 408
O historiador é um pesquisador que, para entender melhor o presente, pesquisa o passado. Algumas preocupações fazem com que os historiadores recuem a um passado muito distante; outras levam para um passado mais próximo. Observe atentamente a imagem abaixo.
a) A imagem acima diz respeito a um tempo muito distante ou mais próximo da atualidade?
b) Que tipo de fonte histórica temos acima?
c) Qual é o tema da fonte?
d) Que informações você pode extrair dessa fonte?
e) Para conhecer mais sobre o tema destacado nessa fonte, que outros dois documentos você poderia consultar? Que informações você buscaria nesses documentos?
f) Elabore um breve texto (dois a três parágrafos) comparando a sua sala de aula hoje com essa que você conheceu no documento analisado. Demonstre as possíveis semelhanças e diferenças entre a foto de 2003 e a sua sala de aula.
a) O fato de ser um registro fotográfico, colorido, com alguns equipamentos ainda presentes no cotidiano dos alunos, muitos identificarão como um registro de um tempo não muito remoto. Na legenda há referência à data de produção da foto, 2003.
b) Visual (fotografia).
c) Alunos assistem a um vídeo em uma sala de aula, em 2003.
d) O espaço físico, as carteiras, os recursos tecnológicos (TV, vídeo e um possível projetor de transparências coberto sobre a mesa) e outros equipamentos (mesa do professor, lousa, flip chart) parecem novos, bem-conservados. A sala é organizada de forma tradicional, com carteiras enfileiradas, pequena estante com livros, cartazes nas paredes e mesa do professor à frente. Entre os alunos encontramos meninos e meninas de aparentemente 9-10 anos, todos uniformizados, com calças ou shorts azul-marinho e camiseta branca. Os alunos, na sua maioria, estão sem material pessoal (mochila, caderno, etc.). Os alunos parecem estar atentos ao que é mostrado na TV. Somente uma aluna parece fazer anotações. Há um adulto, possivelmente a professora, que tem consigo o controle remoto da TV ou do vídeo.
e) Entrevistas com alunos ou professores que frequentaram a Escola Estadual Monteiro Lobato, em Boa Vista (Roraima), em 2003; documentos oficiais da secretaria da escola ou do governo do estado; materiais didáticos, planos de aulas dos professores, etc.
f) A atividade pretende exercitar o olhar do aluno para as mudanças no campo da tecnologia e para a manutenção de alguns elementos.
A água que chega às casas pode ser classificada como uma mistura? Por quê?
É provável que os alunos digam que a água para consumo deve ser pura, ou seja, que não pode ser classificada como mistura. Neste momento a discussão pode ser conduzida relembrando os parâmetros de potabilidade citados na questão 1 (limites de substâncias dissolvidas) e mencionando alguns elementos importantes que estão na água tratada, como o flúor (que auxilia na prevenção contra cáries) e o cloro (um importante bactericida). A discussão deve levar à conclusão de que, apesar de não ser possível enxergar a olho nu as substâncias presentes na água potável, ela é uma mistura.
Um estudante fez a seguinte afirmação: “Só podemos consumir água mineral porque ela é uma substância pura". Analisando o rótulo de uma água mineral apresentado ao lado, você concorda com essa afirmação ou não. Escreva sua resposta justificando-a.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que não, pois no rótulo são indica das várias substâncias presentes na água mineral.
(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)
Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.
Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.
Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.
Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line. Disponível em: . .
Considere as seguintes afirmações:
I. Todo sistema com mais de uma fase é uma mistura.
II. Todo sistema com uma única fase é uma substância.
III. Todo sistema com mais de um componente é heterogêneo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
I, somente
Nenhuma.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas