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Questão 02 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe a charge, leia o texto e responda à questão.

Em 2013, o aumento da passagem de ônibus em 20 centavos, em São Paulo, foi o estopim para uma série de manifestações populares por todo o Brasil. As pessoas expressavam sua insatisfação dizendo “Não é só pelos vinte centavos”. A charge ironiza e faz referência à famosa frase atribuída à rainha Maria Antonieta – “Se não têm pão, que comam brioches” –, símbolo do descaso real em relação às condições precárias da população às vésperas da Revolução Francesa. Assim como no Brasil, em que o aumento do preço da passagem não era o único motivo da insatisfação e da revolta contra o governo, na França, a falta do pão e a fome não foram os únicos motivos para a derrubada do absolutismo francês.

Comente outros motivos para a crise econômica francesa.

Resposta:

Gastos excessivos com guerras e com o luxo dos grupos privilegiados provocaram a falência do Estado francês. O endividamento, por sua vez, resultou em tratados econômicos desvantajosos para a economia francesa. A concorrência de produtos estrangeiros, em particular ingleses, e as regras mercantilistas dificultaram o desenvolvimento manufatureiro e comercial do país, contribuindo para a difícil situação econômica que se instalou naquele Estado.

Questão 02 - História - Módulo 7 - A França revolucionária - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

De acordo com seus conhecimentos e com parte do discurso de Saint-Just, reproduzido a seguir, responda à questão.

[...] Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro [...] Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra [...] o traidor não era o rei dos franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos [...].

SAINT-JUST, Louis Antoine León de. Discursos e relatórios. Lisboa: Presença, 1975. p. 4.

Apesar das propostas de prisão e exílio por parte dos mais moderados, Luís XVI acabou sendo executado na guilhotina em janeiro de 1793. Qual foi o argumento utilizado pelos defensores dessa execução?

Resposta:

Os mais radicais achavam que só com a execução do rei, principal símbolo do absolutismo, a Revolução estaria salva. 

Questão 02 - História - Módulo 4 - O Iluminismo: os pensadores e suas influências para o mundo ocidental - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sobre a charge a seguir, podemos afirmar que:



( a )

ironiza a arrogância dos iluministas perante a sociedade.

( b )

destaca a perseguição aos ideais iluministas, diferentes do pensamento corrente da época.

( c )

ressalta a aceitação imediata do Iluminismo nas sociedades europeias.

( d )

evidencia a homogeneidade presente nos países europeus do século XVIII.

( e )

demonstra que as ideias iluministas fracassaram, pois a Igreja e os Estados absolutistas controlaram a corrente de pensamento da época.

Resposta:

O homem com a lâmpada na cabeça simboliza o Iluminismo e está sendo perseguido pela sociedade “atrasada”, representada pelas velas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Regionalização do espaço natural - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Os desertos quentes apresentam elevadas temperaturas durante o dia, muitas vezes alcançando 50 °C. À noite, entretanto, é possível observar temperaturas de 0 °C. Por que a amplitude térmica diária é tão elevada nessas regiões?  

Resposta:

Por serem áreas muito secas, a amplitude térmica tende a ser maior.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Regionalização do espaço mundial segundo grandes grupos culturais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a charge a seguir.

O conceito expresso na charge é o de:



( a )

multiculturalidade.

( b )

diversidade cultural.

( c )

etnocentrismo.

( d )

relativismo cultural.

( e )

identidade cultural.

Resposta:

A análise presente na charge, entre os dois indivíduos representados na sentença “seus conceitos são estranhos”, expressa uma visão de mundo que acredita que somente os próprios costumes e ideias (conceitos) são naturais. É, portanto, uma visão etnocêntrica

Questão 02 - História - Módulo 5 - Treze Colônias e um destino - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O que foi a chamada “negligência salutar”?

Resposta:

Foi chamada de “negligência salutar” a ausência gradual da fiscalização do pacto colonial sobre as colônias do Norte, motivada pela falta de produtos de alto valor naqueles territórios de clima mais frio e seco.

Questão 02 - Matemática - Módulo 6 - Produtos not‡veis - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Ana comprou um terreno quadrado cuja área construída precisa ser aumentada em 3 m em cada um dos lados, conforme a figura abaixo.

Qual expressão algébrica representa a área construída, em metro quadrado, após a ampliação?

Resposta:

O novo quadrado tem lado igual (a + 3), então a área do quadrado novo é: 

(a + 3)(a + 3) = a2 + 3a + 3a + 9 = a2 + 6a + 9

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Fatoração - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O valor da expressão  é:

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão das classes gramaticais (I) - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Sabemos que, em torno dos substantivos, orbitam artigos e adjetivos. Quando organizados em um texto, artigos e adjetivos devem ser flexionados para concordar com o substantivo ao qual se referem. Estamos falando de concordância nominal. Leia as frases a seguir, identifique o erro de concordância e as reescreva adequadamente. Siga o modelo.

Frase: Deixamos aberta a malas e fechados os guarda-roupa.

Identificação do problema: Procure o substantivo e as palavras ligadas a ele. No exemplo, o substantivo malas está no feminino plural, portanto, as palavras que o acompanham devem estar no feminino plural. Palavras que acompanham esse substantivo: o adjetivo aberta e o artigo a. Guarda-roupa está no masculino singular, portanto, as palavras que o acompanham devem estar no masculino singular. Palavras que acompanham esse substantivo: o adjetivo fechados e o artigo os.

Reescrita adequada: Deixamos abertas as malas e fechado o guarda-roupa.

a) Pudemos conhecer igrejas e museus antigas.

b) Proibido a entrada de desconhecidos.

c) Envio anexo a documentação requerida.

Resposta:

a) Identificação do problema: no exemplo, há problema de concordância nominal – se os substantivos estiverem no plural e forem de gêneros diferentes, o adjetivo concordará com o mais próximo ou irá para o masculino plural. Reescrita: Pudemos conhecer igrejas e museus antigos.

b) Identificação do problema: o adjetivo proibido deve concordar em gênero com o termo ao qual se relaciona. Reescrita: Proibida a entrada de desconhecidos.

c) Identificação do problema: o termo anexo, que funciona neste caso como adjetivo, deve concordar com o substantivo a que se liga (documentação). Reescrita: Envio anexa a documentação requerida.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Casos especiais de complementos verbais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia esta crônica, de Rubem Braga, e faça a atividade.

Recado ao senhor 903

Vizinho

— Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclama contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal — devia ser meia- -noite — e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não fosse, o senhor ainda a) Observe a construção: “[...] apreciava os meus cabelos cacheados [...] e eu me envaidecia deles [...] os adorava por causa dos elogios”. É possível dizer que, nesse trecho, o pronome os tem a mesma função do pronome as em “As camisolinhas, ela as conservaria ainda por mais de ano”? Explique. b) Reescreva a primeira oração do texto substituindo a forma verbal usada pelo escritor por gostava e fazendo as adaptações necessárias. c) Quanto à sintaxe, o que acontece quando essa mudança é feita? Como se classifica o complemento verbal? teria ao seu lado a lei e a polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a leste pelo 1005, a oeste pelo 1001, ao sul pelo oceano Atlântico, ao norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 — que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago sul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21:45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 horas às 7, pois às 8:15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada; e reconheço que ela só pode ser tolerável quando o número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhes desculpas — e prometo silêncio.

[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: “Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou”. E o outro respondesse: “Entra, vizinho, e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela”.

E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.

BRAGA, Rubem et al. Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 2011.

Glossário Consternado: triste, pesaroso. Veemente: com ênfase, com rigor. Bramir: rugir, reclamar. Entoar: cantar.

Rubem Braga (1913-1990) nasceu no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Foi cronista, poeta e jornalista. Trata-se de um dos maiores cronistas brasileiros.

A crônica é narrada em forma de carta escrita justamente pelo morador do 1003, acusado de causar o problema.

a) Em sua carta, ele concorda com o vizinho que fez a queixa. Explique como isso acontece no texto.

b) Os vizinhos são designados pelo número do apartamento em todo o texto. Com isso, o próprio narrador expressa uma outra queixa. Qual?

Resposta:

a) O importante é o aluno observar que o narrador admite a pertinência da queixa.

b)  Ele se mostra desolado pelo fato de as pessoas serem apenas um número em nossa sociedade, não se conhecerem realmente.

A atividade propõe a observação das estratégias do cronista ao construir seu personagem e a reflexão da crônica: o narrador, ao contrário do que se imagina, por ser o acusado, concorda com o vizinho queixoso. Ele, na verdade, propõe uma reflexão mais profunda: somos apenas números.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O predicado e sua classificação - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a tirinha a seguir para fazer a atividade.

A linguagem visual nos ajuda a identificar o motivo de a menina não encontrar sua mochila. As alternativas a seguir apresentam uma descrição desse motivo seguida de uma análise do período apresentado. Assinale a alternativa incorreta.



( a )

Provavelmente a menina havia deixado a mochila jogada pela casa e a mãe tropeçou nela. Nesse período, há dois predicados verbais. 

( b )

A mochila estava no meio da casa e a mãe da menina tropeçou nela. Nesse período, há dois predicados verbais. 

( c )

Provavelmente a menina havia deixado a mochila em qualquer lugar e a mãe tropeçou nela. Nesse período, há um predicado nominal e um predicado verbal. 

( d )

A mãe chegou apressada e tropeçou na mochila. Nesse período, há um predicado verbo-nominal e um predicado verbal. 

( e )

Provavelmente a menina é desatenta e deixou a mochila fora de lugar. Nesse período, há um predicado nominal e um predicado verbal.

Resposta:

O exercício procura levar os alunos tanto a observar as suposições que a linguagem visual leva o leitor a fazer quanto a analisar o predicado das leituras da cena propostas em cada item da atividade.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Complementos verbais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Leia este trecho do conto do escritor mineiro Luiz Ruffato e faça a atividade.

O ataque

De manhãzinha, o despertador. Minha mãe levantou, pegou uma vasilha dentro do armário, escancarou a porta da cozinha, abriu a torneira do tanque-de-lavar-roupa, encheu a leiteira de água, depositou-a na trempe, pousou açúcar no fundo, acendeu uma boca do fogão-a-gás, entrou no quarto, murmurou, “Reginaldo, ô Reginaldo, cinco horas!”, passou à sala, murmurou, “Mirtes, ô Mirtes, cinco horas”, voltou à cozinha, encheu uma lata de milho, dirigiu-se ao terreiro, convocou as galinhas, pruuuu-ti-ti-ti, pruuuu-ti-ti-ti, meu pai tossiu... depois... o cheiro de café... Mirtes resmunga qualquer coisa... meu irmão abre a gaveta da mesinha... o cheiro de pão-na-frigideira... “friagem”... “este ano”... “pra pagar no dia”... barulho dos limpa-raios coloridos no aro da bicicleta do Reginaldo... o tamanco da Mirtes... “Bença, mãe... Bença, pai...”

RUFFATO, Luiz. Inferno provisório. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

Luiz Ruffato nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Graduado em Comunicação, é jornalista e escritor. Tem vários livros publicados, e sua obra já foi premiada. Em Inferno provisório – obra composta de 38 narrativas, entre elas aquela da qual se extraiu o trecho em estudo –, o autor faz referência ao proletariado brasileiro do final do século XIX até o início do século XXI, retrata a industrialização de sua cidade natal, a migração do campo para a cidade, a instabilidade nos deslocamentos espaciais e a precariedade socioeconômica.

A primeira frase do texto: “De manhãzinha, o despertador” não é uma oração.

a) Reescreva-a empregando um verbo transitivo direto.

b) Qual é a função sintática do termo o despertador na frase reescrita? Explique.

Resposta:

a) Respostas possíveis: De manhãzinha, desliguei/liguei/derrubei/ apertei o despertador.

Propõe a transformação de frase nominal em oração com verbo transitivo direto e seu complemento. Deve ser explorada com os alunos até como forma de ampliar o vocabulário.

Há outras respostas possíveis e é importante que, independentemente da escolha lexical, os alunos observem os efeitos semânticos e sintáticos que a escolha do verbo produz.

b) O termo tem função de objeto direto, porque completa o sentido do verbo transitivo, ao qual se liga sem intermédio de preposição.

Propõe a observação de diferenças estruturais nas relações dos verbos com outros termos; por isso, é fundamental orientar os alunos a seguir a instrução de não usar outra palavra que não um verbo transitivo direto. Se fosse usado um verbo intransitivo, por exemplo, o termo “o despertador” assumiria função de sujeito.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - América Anglo-Saxônica: desafios demográficos e sociais - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Migrações em foco

Os imigrantes foram muito importantes na história dos Estados Unidos e do Canadá, fazendo parte das matrizes étnicas desses países, juntamente com os povos originários. Entre meados do século XVI e início do XX, europeus, africanos e asiáticos contribuíram para a conquista territorial, política e econômica desses Estados. Contudo, a partir de meados do século XX, a política migratória dos Estados Unidos e do Canadá mudou. O Canadá impôs algumas restrições, mas continuou, em certa medida, receptivo à imigração. Já os Estados Unidos passaram a ter uma política menos receptiva com o decorrer dos anos e dependendo do governo. Houve certa flexibilidade durante o governo de Barack Obama (2009-2017), mas, com o início do governo Donald Trump, em 2017, ampliaram-se as restrições.

Observe a charge abaixo, que satiriza o posicionamento do governo Trump em relação aos imigrantes, especialmente àqueles provenientes da América Latina.

Com base na situação apresentada e na leitura do módulo, analise as seguintes proposições e discuta-as com os colegas:

Que relação existe entre a colonização dos Estados Unidos e a atual situação dos imigrantes no país?

Resposta:

Sabendo-se que a história dos EUA é marcada pela chegada de imigrantes (especialmente ao longo dos séculos XIX e XX), é surpreendente que os atuais descendentes de europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos se coloquem em uma posição tão contrária à chegada e integração de imigrantes ao país.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - América Anglo-Saxônica: formação territorial e recursos naturais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que descreve uma das consequências mais marcantes do processo de expansão do território dos Estados Unidos para o oeste.



( a )

a) O direcionamento para a Europa, que surgiu como opção ao mercado asiático.

( b )

A dizimação de grandes grupos indígenas para a ocupação de suas terras.

( c )

A ocupação de grupos étnicos negros, que, após a abolição da escravatura, receberam terras com o propósito de que se integrassem ao país.

( d )

A compra de terras, que permitiu a formação da base territorial norte-americana, o que ficou conhecido como as Treze Colônias.

( e )

Os povos indígenas tiveram acesso aos mesmos direitos civis dos imigrantes e seus territórios foram mantidos intactos.

Resposta:

Uma das consequências marcantes da Marcha para o Oeste foi o genocídio da população indígena nativa das áreas conquistadas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - América Anglo-Saxônica: formação territorial e recursos naturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Além da doutrina do Destino Manifesto, os Estados Unidos expandiram seu território de diversas maneiras. Cite outras duas formas de expansão do território estadunidense.

Resposta:

Os Estados Unidos ampliaram seu território por meio da aquisição de terras de outras regiões e também da concessão de terras.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Defina região. Que critério de regionalização é usado ao definirmos regiões florestais, de Savanas e de Desertos?

Resposta:

Região é uma parte do espaço geográfico com características semelhantes segundo um critério previamente definido. O critério de regionalização mencionado é o de diferenciação de tipos de vegetação.

Questão 02 - História - Módulo 6 - A França pré-revolucionária - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1789, a França vivia um modo de organização da sociedade que foi denominado, posteriormente, Antigo Regime. A sociedade era de essência aristocrática, tendo como fundamento o privilégio do nascimento e da riqueza proprietária. Porém, essa estrutura tradicional encontrava-se minada pelas transformações sociais e econômicas que exigiam mudanças na estrutura da organização europeia. Em relação à situação social da França pré-revolucionária, assinale a alternativa correta.



( a )

A França era estruturada em uma sociedade estamental, dividida em três Estados, sendo o Primeiro e o Segundo Estado privilegiados, compostos da nobreza e da burguesia. 

( b )

Apesar da divisão da sociedade em estamentos, a Igreja, por meio do seu poder e influência, conseguia garantir a ausência de conflitos entre os distintos grupos sociais. 

( c )

Os camponeses, que faziam parte do Terceiro Estado, pagavam pesadíssimos impostos para manter o Estado e a Igreja.

( d )

Apesar de a sociedade ser extremamente desigual e hierarquizada, as amplas possibilidades de mobilidade social contribuíram para conter as agitações populares. 

( e )

O único problema da França pré-revolucionária, relacionado a todos os outros, era o grande poder que a Igreja católica possuía junto ao Estado.

Resposta:

O aluno deverá marcar a alternativa que aborda a insustentável situação social francesa às vésperas da Revolução, com o tratamento diferenciado dispensado aos diferentes grupos sociais, que afetava de forma negativa principalmente os camponeses. O aluno deverá identificar a cobrança excessiva e desigual de impostos como um dos fatores que contribuíram para a Revolução Francesa.

Questão 02 - História - Módulo 4 - O Iluminismo: os pensadores e suas influências para o mundo ocidental - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda.

O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles [...]. A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 22. (Coleção Os pensadores.)

Com base no trecho, diferencie o pensamento de Rousseau do pensamento dos demais filósofos iluministas.

Resposta:

Rousseau é considerado o mais radical dos filósofos iluministas ao pregar que os indivíduos nascem livres e que a ordem social é um direito sagrado que serve de base para todos os outros não como algo natural, mas por convenção.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Regionalização do espaço natural - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os recursos naturais renováveis se caracterizam pela renovação no tempo de vida humana. Seriam, então, inesgotáveis. Assinale a alternativa que cita somente recursos renováveis.



( a )

Água, petróleo e vento.

( b )

Vento, radiação solar e água. 

( c )

Carvão mineral, vento e radiação solar. 

( d )

Água, radiação solar e petróleo. 

( e )

Carvão mineral, petróleo e ouro.  

Questão 02 - História - Módulo 5 - Treze Colônias e um destino - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Assinale a afirmativa correta sobre os fatores que contribuíram para a independência dos Estados Unidos.



( a )

As leis do Parlamento inglês, que reforçaram o pacto colonial, contribuíram para convencer os colonos da necessidade de separação. 

( b )

O isolamento político das Treze Colônias diante da aliança internacional forjada em torno da Inglaterra, junto à Espanha e à França, para impedir seu processo emancipatório quase inviabilizou a ruptura do pacto colonial.

( c )

A independência dos Estados Unidos foi uma proposta derrotada nos dois congressos da Filadélfia e só foi viabilizada pela existência de grupos revolucionários que romperam com as definições dos congressistas. 

( d )

A distância e as diferenças culturais inviabilizaram a disseminação de ideias liberais e iluministas nas Américas, sendo a independência dos Estados Unidos resultado apenas das aspirações locais. 

( e )

A religião foi o único suporte ideológico de origem europeia que contribuiu para o movimento emancipatório, tido como uma “guerra santa” movida por disputas religiosas entre colônias e metrópole.

Resposta:

A intensificação do pacto colonial, representada pelo aumento das taxas e pela maior fiscalização, impulsionou o processo de independência.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Revelando o espaço mundial a partir do olhar regional e territorial - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A identidade cultural dos grupos sociais pode ser percebida no espaço geográfico. A imagem abaixo retrata uma partida de vôlei de praia entre Egito e Alemanha, durante a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Observe-a, leia o trecho da reportagem a seguir e responda às questões.

No vôlei de praia, uma atleta chama a atenção na Praia de Copacabana: nada de top, nada de biquíni. Doaa Elgobashy, de 19 anos, joga de hijab, uma espécie de véu sobre a cabeça, e calça, já que não pode mostrar as pernas.

Mas ela não vê nisso um problema. Para a esportista, não atrapalha nada para se atirar no chão, por exemplo. Pelo contrário, Doaa gosta e se orgulha da roupa. Neste domingo [7 ago. 2016], a jogadora entrou para a história com sua parceira Nada Meawad, que é muçulmana, mas não usa a vestimenta, somente a calça, como membro da primeira dupla do Egito a disputar uma Olimpíada nessa modalidade. Elas estrearam contra a fortíssima dupla alemã […] e foram derrotadas por 2 sets a 0 […].

A parceira Nada explicou a questão de apenas uma delas usar o véu. Ambas são muçulmanas, mas Doaa é de uma linha diferente. Por isso, ela segue todos os preceitos.

– Na verdade, nós temos que usar o mesmo tipo de roupa. É por isso que eu estou usando calças. Normalmente, eu posso usar uma camiseta e biquínis – disse ela, se referindo à regra da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que diz que os atletas precisam ter o mesmo tipo de vestimenta. Se um jogador usa mangas longas, o outro precisa fazer o mesmo.

FRICKE, Gabriel. Usando véu e calça, egípcias estreiam e entram para história olímpica do país. Globo Esporte, 7 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2019.

a) Dê um argumento que justifique o fato de a imagem poder ser usada para refletir diferentes identidades culturais.

b) Dê um argumento que justifique o fato de o esporte ser uma forma de unir povos de culturas diferentes.

Resposta:

a) Os uniformes das jogadoras são diferentes: a egípcia, por causa da sua religião (um elemento cultural), deve jogar com os braços e as pernas cobertas, além de usar o véu. Já a alemã pode jogar de shorts e top, como é comum no seu país.

b) O esporte tem a capacidade de unir povos com culturas e valores diferentes, mas com o mesmo apreço à sua prática.

A icônica imagem de uma partida de vôlei de praia durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, mostra o embate entre atletas egípcia e alemã. As atletas, provenientes de culturas distintas, apresentam língua, religião e vestimenta diferentes. Na imagem, um desses traços é facilmente notado: o traje da atleta egípcia, muçulmana, é bem diferente do utilizado pela atleta alemã.

Apesar das diferenças culturais marcantes, as atletas expostas na imagem estão competindo em uma mesma partida, em um mesmo evento esportivo. O esporte tem papel conciliador, uma vez que sua prática também é cultura, igualmente praticada por atletas de civilizações dotadas de identidades culturais muito diferentes.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Fatoração - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O volume de um cubo é representado pelo polinômio 8x3 - 60x2 + 150x - 125. Determine a medida da aresta desse cubo.

Resposta:

Portanto, a aresta do cubo mede 2x - 5.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Sistema digestório - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Ao analisar a atividade da enzima amilase salivar em laboratório, verificou-se que todo o amido presente no alimento colocado em contato com a enzima foi digerido. Isso não ocorre quando a mesma análise é feita com esse carboidrato na boca. Por quê?

Resposta:

Embora a enzima atue da mesma forma nos dois ambientes, o alimento fica pouco tempo na boca e, por isso, a digestão do amido não se completa.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão das classes gramaticais (I) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Leia esta resenha sobre o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal para responder à questão seguinte.

Harry (Daniel Radcliffe) é um menino órfão de dez anos que mora com os tios Válter e Petúnia e seu terrível primo Duda. Maltratado pelos parentes, o garoto dorme em um armário que fica embaixo da escada, além de apanhar do primo o tempo inteiro. Em seu aniversário de onze anos, uma coisa estranha acontece: ele é levado por um atrapalhado gigante até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele conhece Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint). Mal sabia ele que, ainda bebê, havia derrotado o cruel e temido Voldemort – e que este aguardava a vingança.

Dirigido por Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal é a adaptação da primeira obra de J. K. Rowling e sua trama se baseia em explicar a origem de Harry (Daniel Radcliffe), o histórico de sua família, sua entrada e adaptação em Hogwarts e sua missão de enfrentar e derrotar Voldemort. Apesar de ser uma boa trama, o longa se perde em desenvolver demais cada parte da história, e temos como resultado um filme longo demais e com muita ênfase em pontos menos importantes.

As personagens dos tios de Harry, Válter e Petúnia, são extremamente forçados, assim como a personagem Duda. Todos estes encarnam clichês de parentes desgostosos do menino, mas visto que eles só aparecem na primeira parte do primeiro ato do filme, tal ênfase é desnecessária.

A técnica da jornada do herói é bem utilizada no longa, com pontos bem definidos, mas exagerados em tempo. Ao chegarmos na metade do filme, não ouvimos nem falar da pedra filosofal, agregada ao título do filme.

Por outro lado, a amizade entre o personagem principal e seus coadjuvantes é bem enfatizada e desenvolvida, o que salva a trama dos seus pontos negativos. Gostaria de ressaltar que Emma Watson está perfeita no papel de Hermione, conseguindo assumir a personagem muito bem.

[…]

MOTTA, Kethillin. Resenha – Harry Potter e a Pedra Filosofal. Entreter-se, 17 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019. 

Releia o seguinte trecho do texto:

“[…] sua trama se baseia em explicar a origem de Harry (Daniel Radcliffe), o histórico de sua família, sua entrada e adaptação em Hogwarts e sua missão de enfrentar e derrotar Voldemort.”

Retire um exemplo de locução adjetiva e o substantivo por ela caracterizado.

Resposta:

Pode ser “origem de Harry” ou “histórico de sua família”.

É preciso chamar a atenção dos alunos para a locução adjetiva, que é formada por duas ou mais palavras que equivalem a um único adjetivo.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Predicação e transitividade verbal - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia esta crônica e faça a atividade.

A Justiça nos tempos de Franco

Acima, no alto do estradoenvergando sua toga negra, o presidente do tribunal.

À direita, o advogado.

À esquerda, o promotor.

Degraus abaixo, o banco dos réus, ainda vazio.

Um novo julgamento vai começar.

Dirigindo-se ao meirinho, o juiz, Algonso Hernández Pardo, ordena:

— Faça o condenado entrar.

GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: LePM, 2016.

Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Com 14 anos, vendeu sua primeira charge. Trabalhou como datilógrafo, pintor de letreiros e caixa de banco e iniciou carreira como jornalista nos anos 1960. Escreveu diversos livros, que foram traduzidos para várias línguas.

Glossário Franco: Francisco Franco (1892-1975), militar, chefe de Estado e ditador espanhol, governou seu país de 1936 a 1973. Estrado: estrutura plana, geralmente de madeira, formando uma plataforma sobre a qual alguém se destaca. Envergar: curvar-se. Toga: vestimenta de um magistrado. Meirinho: antigo funcionário do Poder Judiciário.

Com a elipse dos verbos observada na primeira metade do texto:

a) O autor da narrativa destaca as ações dos personagens ou a construção da cena? Explique.

b) Essa escolha narrativa colabora para a construção do suspense? Explique.

Resposta:

a) Espera-se que os alunos observem que a elipse verbal chama a atenção para a caracterização do espaço, e não para as ações praticadas pelos personagens.

b) Espera-se que os alunos observem que essa escolha cria uma atmosfera de suspense para a narrativa, o leitor procura imaginar o que acontecerá a seguir.

Professor, é importante observar as escolhas feitas pelos alunos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Predicação e transitividade verbal - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Por meio de seus textos, Carlos Drummond de Andrade levava seus leitores à reflexão sobre diversos aspectos da vida humana contemporânea. Na crônica a seguir, o tema é a ecologia.

Da utilidade dos animais

Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca... Todos ajudam.

— Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?

— Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pelo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.

— Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?

— Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.

— Ele faz pincel, professora?

— Quem, o texugo? Não, só fornece o pelo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.

Arturzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:

— Bolsas, mala, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando da carne. Canguru é utilíssimo.

— Vivo, fessora?

— A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz... produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pelo dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc.

— Depois a gente come a vicunha, né fessora?

— Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer...

— A gente torna a cortar? Ela não tem sossego, tadinha.

— Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?

— A carne também é listrada? — pergunta que desencadeia riso geral.

— Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disto. Ah, o pinguim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento — não sabem o que é? O cocô do pinguim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do pinguim...

— A senhora disse que a gente deve respeitar.

— Claro. Mas o óleo é bom.

— Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.

— Pois lucra. O pelo dá escovas, é de ótima qualidade.

— E o castor?

— Pois quando voltar a moda do chapéu para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom exemplo.

— Eu, hem?

— Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living da sua casa. Do couro da girafa, Luís Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pelos da cauda para Tereza fazer um bracelete genial. A tartaruga marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa. O biguá é engraçado.

— Engraçado, como?

— Apanha peixe pra gente.

— Apanha e entrega, professora?

— Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.

— Bobo que ele é.

— Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?

— Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

Carlos Drummond de Andrade foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Também foi contista e cronista, considerado por muitos o mais influente escritor brasileiro do século XX.

Na crônica apresentada, quem tem mais preocupação com os animais: os alunos ou a professora? Justifique.

Resposta:

Os alunos, pois durante toda a explicação eles questionam as colocações feitas pela professora, que diz que devemos respeitar os animais, mas apresenta exemplos que contradizem tal ideia.

A atividade procura levar o aluno a revisar as características do gênero textual crônica, assim como levantar debate acerca do tema abordado, estimulando a reflexão e a crítica.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Casos especiais de complementos verbais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe a frase do poeta Paulo Leminski:

Repara bem no que não digo.

LEMINSKI, Paulo. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2012.

Sobre a relação sintática entre os termos, é correto afirmar que:



( a )

O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto direto preposicionado.

( b )

O verbo reparar tem sentido de “prestar atenção”, e a preposição em introduz um objeto indireto.

( c )

O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto indireto.

( d )

O verbo reparar tem sentido de “prestar atenção”, e a preposição em introduz um objeto direto.

( e )

O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto direto.

Resposta:

Possibilita a observação do sentido do verbo na frase e sua transitividade.

Chame a atenção dos alunos para a transitividade do verbo reparar, com sentido de notar. Esse verbo é transitivo direto (sem preposição) ou indireto (com preposição) e não tem como complemento o objeto direto preposicionado.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - América Anglo-Saxônica: desafios demográficos e sociais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Em que região dos Estados Unidos predominou a mão de obra escrava de africanos durante o período colonial?

Resposta:

Na região sul dos Estados Unidos.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Regionalização do espaço mundial segundo o desenvolvimento humano e econômico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A fome é um grave problema nos dias atuais. Mesmo com toda a tecnologia e os recursos desenvolvidos e com uma produção de alimentos superior ao necessário para abastecer os quase 8 bilhões de habitantes da Terra, milhões de pessoas ao redor do planeta ainda enfrentam as graves consequências da fome.

A respeito da fome e de suas causas, assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.

I. O real problema não está na produção de alimentos, e, sim, na má distribuição do que é produzido.

II. Fome crônica refere-se à falta de acesso a alimentos por ocasiões momentâneas provocadas por guerras, desastres, etc.

III. A fome constitui um problema, principalmente nos países periféricos.

IV. A situação de falta de alimento, ainda que por longo período de tempo, é revertida imediatamente após os indivíduos passarem a ter acesso a uma alimentação balanceada e contínua.

Estão corretas as afirmações:



( a )

I, II e III.

( b )

I, III e IV.

( c )

I, II, III e IV.

( d )

I e II.

( e )

I e III.

Resposta:

A alta produtividade agrícola leva a um expressivo aumento na quantidade de alimentos, o que garante o sufi - ciente para os habitantes do planeta, mas o problema da fome é consequência da distribuição. Se comida é mercadoria e mercadoria é comercializada, em países subdesenvolvidos, onde a renda tende a ser mais concentrada, há maior porcentagem de população faminta.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Números reais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Júlio César, líder militar e político romano, filho do legendário troiano Eneias, nasceu em 13 de julho de 100 a.C. e morreu 56 anos depois. Em que ano Júlio César morreu?



( a )

156 a.C.

( b )

69 a.C.

( c )

54 a.C.

( d )

44 a.C.

( e )

34 a.C.

Resposta:

-100 + 56 = -44

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