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Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 4 - Igualdades e desigualdades - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Em uma família, o número de irmãs de cada filha é igual à metade do número de irmãos. Cada filho tem o mesmo número de irmãos e irmãs.

O número total de filhos e filhas da família é



( a )

4.

( b )

5.

( c )

7.

( d )

10.

( e )

15.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) Considere as afirmativas a seguir, sobre a obtenção e armazenamento de energia nos seres vivos.

I. Os animais adquirem energia para suas atividades da alimentação.

II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos é convertida em glicogênio.

III. O glicogênio é armazenado no pâncreas e no fígado.

IV. O excesso de carboidratos é transformado em amido.

Estão corretas SOMENTE:



( a )

II, III e IV

( b )

I, II e III

( c )

III e IV

( d )

II e IV

( e )

I e II

Questão 02 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Vamos aprender um pouco mais sobre forças utilizando as imagens apresentadas abaixo.

Em cada uma delas, há um corpo aplicando força em outro. Temos a imagem de uma pessoa puxando uma barra. Na página anterior, há um bastão eletrizado atraindo um barbante. Para que um corpo aplique força em outro, é necessário que eles estejam em contato? Justifique a partir das situações descritas pelas imagens.

Resposta:

Não é necessário. No caso do bastão que aplica força no barbante, esses dois corpos não estão em contato.

Professor, esta é uma oportunidade para falar sobre como diferenciar forças de campo e de contato. Outra opção é fazer isso no próximo exercício.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ENEM) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,



( a )

a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.

( b )

a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.

( c )

a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

( d )

a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.

( e )

a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada.

Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo.

Texto II

Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor.

BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionário de Política, 5a  ed. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

Comparando as ideias de Hobbes (Texto I) com a tendência citada no Texto II, pode-se afirmar que:



( a )

em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta. 

( b )

para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o Texto II, ela não é um valor absoluto.

( c )

de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o Texto II, a paz é sempre melhor que a guerra. 

( d )

em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo. 

( e )

para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o Texto II, à civilização.​

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49’ N, Longitude 23°49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é



( a )

a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

( b )

o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

( c )

a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

( d )

a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

( e )

a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Resposta:

O sistema de coordenadas geográficas fundamenta-se num conjunto de linhas imaginárias que permite a localização de todos os lugares na superfície do planeta. Essas coordenadas são bidimensionais, portanto possuem dois eixos: a ordenada (o eixo vertical) e a abscissa (o eixo horizontal). A superfície terrestre é projetada como sendo coberta por um sistema de coordenadas formado por linhas imaginárias: os meridianos (no eixo vertical) e os paralelos (no eixo horizontal). Os paralelos fornecem a posição de latitude (distância em graus de um ponto da superfície ao equador), e os meridianos indicam a posição de longitude (distância em graus de um ponto da superfície ao meridiano principal ou de Greenwich).

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) Considerando as informações do gráfico abaixo, de 2010 a 2014 o número de turistas que chegaram ao Brasil cresceu ano após ano. Por exemplo, em 2010 chegaram 5,2 milhões de turistas ao Brasil e em 2011, 5,4 milhões de turistas. Um aumento de 200 mil chegadas de turistas no Brasil.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br. Acesso em: 6 set. 2016.

O aumento percentual de turistas que chegaram ao Brasil em 2014, comparado com o ano anterior, foi de aproximadamente: 



( a )

10,3% 

( b )

12,5% 

( c )

9,1% 

( d )

13,2%​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

As pessoas A, B, C e D possuem juntas R$ 2.718,00. Se A tivesse o dobro do que tem, B tivesse a metade do que tem, C tivesse R$ 10,00 a mais do que tem e D tivesse R$ 10,00 a menos do que tem, então todos teriam a mesma quantia. Dessas quatro pessoas, qual é a que tem a maior quantia?

Resposta:

A pessoa B.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Os exercícios físicos são recomendados para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e, em consequência, elevam o consumo de calorias.

No gráfico, estão registrados os valores calóricos, em kcal gastos em cinco diferentes atividades físicas, em função do tempo dedicado às atividades, contado em minuto.

Qual dessas atividades físicas proporciona o maior consumo de quilocalorias por minuto?



( a )

I

( b )

II

( c )

III

( d )

IV

( e )

V

Resposta:

De acordo com o gráfico, tem-se os seguintes consumos calóricos, em kcal/min:

Assim, o maior consumo é proporcionado pela atividade II.

Questão 02 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

TEXTO I

Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. (adaptado).

TEXTO II

A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a



( a )

discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.

( b )

invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.

( c )

formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.

( d )

definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.

( e )

criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O estado de qualquer substância gasosa é determinado pela medida de três grandezas: o volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) dessa substância. Para os chamados gases “ideais”, o valor do quociente  é sempre constante. Considere um reservatório que está cheio de um gás ideal. Sem vazar o gás, realiza-se uma compressão do reservatório, reduzindo seu volume à metade. Ao mesmo tempo, uma fonte de calor faz a temperatura do gás ser quadruplicada. Considere P0 e P1, respectivamente, os valores da pressão do gás no reservatório, antes e depois do procedimento descrito.

A relação entre P0 e P1 é



( a )

( b )

( c )

P1 = P0

( d )

P1 = 2P0

( e )

P1 = 8P0

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, que aborda as transformações políticas ocorridas nas pólis gregas:

A luta contra a aristocracia representou uma crise fundamental e fundadora para a comunidade das cidades-estado. [...] seu resultado foi claro: a quebra do exclusivismo aristocrático e a abertura do espaço político que consolidou a existência das cidades como comunidades coesas. Os efeitos [...] desse processo foram a garantia da liberdade individual dos membros da comunidade; a publicação de leis escritas; a abertura dos espaços públicos [...].

GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidade-estado na Antiguidade clássica. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.).História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 39.

O contexto histórico, que favoreceu as transformações citadas no texto, estava relacionado:



( a )

ao processo de militarização que ampliou a participação popular e fragilizou o comando aristocrático sobre as tropas.

( b )

com a desagregação da comunidade gentílica e a afirmação política de uma elite de proprietários de terras.

( c )

com a afirmação econômica de elites nas regiões colonizadas que se confrontavam com os eupátridas das pólis dominantes.

( d )

ao desenvolvimento do comércio através do Mediterrâneo, com a ampliação da circulação de pessoas, bens e ideias.

( e )

ao desenvolvimento da circulação de mercadorias pelo Mediterrâneo, que favoreceu o surgimento das cidades-Estado.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uema)

Analise as imagens:

Os sensores instalados em satélites artificiais são o resultado da evolução da ciência e da tecnologia espacial. As imagens obtidas de satélites, de aviões ou mesmo na superfície ou próximos a ela são dados obtidos por sensoriamento remoto, ou seja, a distância, sem o contato físico entre o sensor e a superfície terrestre.

TAMDJAN, James Onnig; MENDES, Ivan. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD, 2011. (adaptado) 

a) Explique a importância do sensoriamento remoto para a vida moderna.

b) Apresente duas contribuições atuais do sensoriamento remoto para os estudos ambientais.

Resposta:

a) O sensoriamento remoto compõe-se de um sistema de imagens referentes a informações sobre o espaço geográfico. Essas imagens permitem o mapeamento de áreas florestais e urbanas, o monitoramento de safras agrícolas e das fronteiras nacionais, entre outras funções.

b) O sensoriamento remoto permite fiscalizar o desmatamento de florestas, localizar focos de queimadas, identificar áreas de enchentes e estiagens, entre outras possibilidades.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Todos os seres vivos necessitam de energia para manter a integridade celular e a função de seus diversos órgãos e sistemas. Entretanto, as vias de obtenção de energia podem ser distintas em diferentes organismos. Qual das sentenças abaixo explica corretamente as diferenças entre autótrofos e heterótrofos? 



( a )

Apenas os heterótrofos dependem de compostos químicos do ambiente para gerar energia. 

( b )

Somente os heterótrofos precisam de oxigênio para produzir ATP. 

( c )

Apenas os heterótrofos possuem mitocôndrias. 

( d )

Somente os autótrofos produzem energia utilizando, inicialmente, CO2 e outros compostos inorgânicos. 

( e )

Os heterótrofos, mas não os autótrofos, realizam respiração celular.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Química B - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG) O gráfico abaixo apresenta a variação de temperatura observada ao se aquecer uma substância A, a partir de 25 ºC, em função do tempo.

Assinale a alternativa CORRETA



( a )

A faixa de temperatura em que a substância permanece sólida é 25 - 41 ºC.

( b )

A substância A não é uma substância pura.

( c )

A temperatura de ebulição da substância A é 41 ºC. 

( d )

A faixa de temperatura em que a substância permanece líquida é 25 - 182 ºC. 

( e )

Em 25 ºC, a substância é um líquido.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 2 - Potências de expoente racional - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe os três números abaixo, representados pelas letras A, B e C:

Desses, são números inteiros somente:



( a )

A.

( b )

A e B.

( c )

A e C.

( d )

B e C.

( e )

A, B e C.

Resposta:

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.

(Pesquisa “FAPESP”).

Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:



( a )

É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.

( b )

É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.

( c )

É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.

( d )

É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.

( e )

É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

Questão 02 - Física - Setor A - Módulo 1 - A origem do Universo: a mitologia e o método científico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em grupo, compare a explicação que você resumiu com aquelas apresentadas pelos demais colegas e identifique as diferenças entre elas do ponto de vista de serem ou não teorias ou afirmações científicas.

Resposta:

As teorias ou afirmações para serem científicas devem ser construídas a partir do método científico. Elas devem partir de um questionamento, depois da criação de hipóteses, validação dessas hipóteses por meio de resultados experimentais ou teorias científicas pré existentes e finalizando com as conclusões obtidas por meio desse processo. A única teoria sobre a origem do Universo apresentada no texto no Caderno de Estudos que é científica é a do Big Bang, pois é a única validada por meio de evidências (resultado experimentais).

O que torna a teoria do Big Bang científica é o fato de existirem evidências experimentais ou teóricas que a corroboram. Caro professor, para que esta atividade seja efetiva, é fundamental que em cada grupo haja pelo menos um aluno que tenha feito o resumo da teoria do Big Bang. Seria ideal, também, que não houvesse mais de um resumo sobre o mesmo tema em nenhum dos grupos, mas isso não é tão importante.

Ao terminar essa atividade, ou na hora do feedback, você pode lançar a seguinte questão: por que foi importante haver resumos de teorias diferentes dentro de cada um dos grupos? Estimule, por meio de perguntas, a ideia de que o objetivo era fazer com que cada aluno trouxesse para seu grupo um saber diferente, e que assim eles pudessem complementar-se. Isso pode ser o começo de um processo em que, nas futuras atividades em grupo, eles mesmos passem a se agrupar buscando essa complementaridade, e não por afinidade.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque



( a )

as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofóbica.

( b )

a água é uma substância apolar e forma uma reação química com a superfície das patas dos insetos.

( c )

as ligações de hidrogênio são extremamente instáveis, tornando-se uma superfície sólida para os insetos.

( d )

as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofílica.

( e )

a tensão superficial da água consegue suportar o peso do inseto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletimos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Texto II

Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito:



( a )

desperta o desejo de ascensão social. 

( b )

provoca mudanças nos valores sociais. 

( c )

advém de necessidades suscitadas pela publicidade. 

( d )

deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano. 

( e )

resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.

Resposta:

Esse primeiro confronto entre textos visa treinar a identificação de tema comum com base na captura das visões específicas de cada autor sobre o tema. No texto I, enfatiza-se que o consumo confere “maior valorização e visibilidade social a um indivíduo”; em II, que “modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos”. Pode-se afirmar, então, que o consumismo “provoca mudanças nos valores sociais”.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 496, vinte anos após a queda de Roma, o rei franco Clóvis converteu-se ao modelo de cristianismo defendido pela Igreja. No século seguinte, o bispo São Gregório de Tours assim descreveu sua conversão e seu batismo:

O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...]. O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal da cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].

SÃO GREGÓRIO de Tours. A conversão de Clóvis. In: Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M. G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 44-45.

a) De que forma a posição da Igreja aparece no texto?

b) Qual a importância do batismo de Clóvis para a Igreja?

c) Para Clóvis, qual a importância de ter sido batizado pelo sacerdote?

Resposta:

a) O bispo São Gregório de Tours apresenta uma Igreja com crescente poder e influência sobre as decisões reais e indica a importância que o cristianismo romano teria para o Ocidente a partir do batizado de Clóvis.

b) Seu batismo representou a ampliação do número de fiéis da Igreja, uma aliança com o Estado e contribuiu para a consolidação da cristandade ocidental.

c) Além de envolver uma questão pessoal de busca pela salvação, difícil de ser mensurada, ao aproximar-se da Igreja, instituição organizada que sobreviveu à queda de Roma, poderia ampliar o controle sobre o reino.  

Questão 02 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG)

Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da Antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?



( a )

A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos. 

( b )

A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”. 

( c )

A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988. 

( d )

A necessidade de se constituir, na sociedade grega da Antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes. 

( e )

O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 1 - Estatística: análise de dados - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere o gráfico de barras abaixo, que indica a variação anual, em porcentagem, do valor da cesta básica em algumas cidades. Os dados são do mês de janeiro de 2019.

De acordo com o gráfico, responda:

a) Qual é a cidade que possui a cesta básica mais cara? Qual é esse valor?

b) Qual é a diferença entre o valor da cesta básica nas cidades de Campo Grande e do Recife em janeiro de 2019, em porcentagem?

c) Qual era o valor da cesta básica em Florianópolis em janeiro de 2018?

Resposta:

a) A cidade que possui a cesta básica mais cara é São Paulo, cujo valor é de R$ 471,44.

b) Campo Grande: R$ 422,88

Recife: R$ 340,57

A diferença, em reais, é de R$ 82,31, o que corresponde a 

Portanto, a cesta básica em Campo Grande é 24,17% mais cara que a cesta básica no Recife em janeiro de 2019.

c) Em janeiro de 2019, a cesta básica em Florianópolis estava custando R$ 457,82, e o aumento foi de 9,37%. Assim, em janeiro de 2018, o valor da cesta básica era: .

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPR) Uma empresa de telefonia oferece três planos mensais de internet móvel, descritos abaixo.

• Plano Ilimitado: mensalidade fixa de R$ 100,00 que permite ao cliente utilizar quantos gigabytes (GB) de dados desejar, sem pagar nada a mais.

• Plano Intermediário: mensalidade fixa de R$ 28,00 mais R$ 4,50 por GB de dados consumidos.

• Plano Simples: não há mensalidade, porém o cliente paga R$ 12,00 por GB de dados consumidos.

Por exemplo, um consumo de 5 GB de dados em um mês custa R$ 100,00 para clientes do Plano Ilimitado, custa R$ 28,00 + 5 · R$ 4,50 = R$ 50,50 para clientes do Plano Intermediário e custa 5 · R$ 12,00 = R$ 60,00 para clientes do Plano Simples.

a) A partir de quantos GB de dados consumidos por mês o Plano Ilimitado fica mais vantajoso, ou seja, mais barato, que o Plano Intermediário?

b) A empresa pretende criar um novo plano de dados, chamado Plano Básico. Esse plano terá formato semelhante ao do Plano Intermediário, consistindo também de uma mensalidade fixa mais um preço por GB de dados consumidos. Além disso, o Plano Básico deverá satisfazer a duas condições:

• Ter o mesmo valor que o Plano Simples para clientes que consumirem 3 GB de dados por mês.

• Ter o mesmo valor que o Plano Intermediário para clientes que consumirem 8 GB de dados por mês.

Quais devem ser o valor da mensalidade e o valor de cada GB de dados consumidos para que o Plano Básico cumpra as duas condições acima?

Resposta:

a) Sendo x a quantidade de GB de dados consumidos, devemos ter 100<28 1 4,5 · x, portanto x>16.

Logo, o Plano Ilimitado fica mais barato para quantidades maiores que 16 GB.

b) No Plano Simples, os clientes que consomem 3 GB por mês gastam R$ 12,00 · 3 = R$ 36,00. Já no Plano Intermediário, os clientes que consomem 8 GB por mês gastam R$ 28,00 + R$ 4,50 · 8 = R$ 64,00. Logo, pode-se afirmar que o custo de 8 GB - 3 GB = 5 GB é R$ 64,00 - R$ 36,00 = R$ 28,00. Assim, = 5,60. Portanto, cada GB custa R$ 5,60.

Como 3 · R$ 5,60 = R$ 16,80, então a mensalidade desse plano deve ser R$ 36,00 – R$ 16,80 = R$ 19,20.

Professor: neste item, também é possível determinar essas duas quantidades por meio de um sistema com duas equações. Caso prefira, poderá instigar esta resolução nos alunos, por meio de algum tipo de metodologia de aula invertida (em relação à próxima aula).

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:



( a )

Direta.

( b )

Sindical.

( c )

Socialista.

( d )

Corporativista.

( e )

Representativa.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Para pintar um automóvel, cuja cor é personalizada, a oficina encarregada de fazer o serviço terá de, por meio de uma mistura adequada de tintas, compor tons de azul e de branco. O tom azul representa 40% dessa mistura. Sabe-se, ainda, que a oficina deverá adquirir somente a tinta de tom azul, pois já possui, em seus estoques, 6 litros da tinta de tom branco, que serão totalmente utilizados na referida composição.

A quantidade, em litro, de tinta de tom azul que a oficina deverá adquirir para compor essa mistura, sem que haja sobras, é



( a )

2,4.

( b )

3,6.

( c )

4,0.

( d )

9,0.

( e )

10,0.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Geopolítica dos oceanos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286 km contra os atuais 81,5 km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5 m o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.

Folha de S.Paulo, 2.07.2014

A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e



( a )

Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto. 

( b )

China, que fornecerá o maior investimento financeiro. 

( c )

Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo. 

( d )

EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos. 

( e )

Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Formação e expansão do território brasileiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um “descobrimento gradual” do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações ao lado:

Ocorrências:

I. Tratado de Madrid (1750);

II. Tratado de Petrópolis (1903);

III. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) / consolidação da atual divisão dos Estados.

Associe a ocorrência com sua correta representação:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Quanto ao processo da formação territorial do Brasil, é correto afirmar que o Tratado de Madri (1750) anulou o Tratado de Tordesilhas (1494) e definiu as fronteiras de maneira muito próxima à configuração atual. Quanto ao Tratado de Petrópolis (1903), o governo republicano comprou da Bolívia o território do Acre. E, finalmente, a Constituição de 1988 permitiu a consolidação dos atuais estados que formam a Federação Brasileira.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Química A - BY NC 3.0BR

(PUC-MG)

Os interruptores brilham no escuro graças a uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta à luz. O sulfeto de zinco é um composto fosforescente. Ao absorverem partículas luminosas, os elétrons são estimulados e afastados para longe do núcleo. Quando você desliga o interruptor, o estímulo acaba e os elétrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons. Daí a luminescência.

(Texto adaptado do artigo de aplicações da fluorescência e fosforescência, de Daniela Freitas)

A partir das informações do texto, pode-se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos interruptores no escuro é o de: 



( a )

Rutherford 

( b )

Bohr 

( c )

Thomson 

( d )

Heisenberg

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Biologia+ - BY NC 3.0BR

Na discussão das ideias sobre a abiogênese, Needham e Spallanzani estabeleceram um debate sobre a existência do princípio ativo no ar. A diferença principal entre as experiências dos dois foi: 



( a )

o tempo de aquecimento dos frascos com sucos nutritivos. 

( b )

a manutenção dos frascos abertos ou fechados. 

( c )

a presença de gargalos curvos ou retos nos frascos. 

( d )

a refrigeração dos frascos fechados com lacres. 

( e )

o formato dos frascos, redondos ou alongados.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas