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Questão 02 - Revisão - Exercícios - Física+ - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Uma caixa de papelão vazia, transportada na carroceria de um caminhão que trafega a 90 km/h num trecho reto de uma estrada, é atravessada por uma bala perdida. A largura da caixa é de 2,00 m, e a distância entre as retas perpendiculares às duas laterais perfuradas da caixa e que passam, respectivamente, pelos orifícios de entrada e de saída da bala, ambos na mesma altura, é de 0,20 m.

a) Supondo que a direção do disparo é perpendicular às laterais perfuradas da caixa e ao deslocamento do caminhão e que o atirador estava parado na estrada, determine a velocidade da bala.

b) Supondo, ainda, que o caminhão se desloca para a direita, determine qual dos orifícios, A ou B, é o de entrada.

Resposta:

a) 900 km/h

b) Orifício A

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Uece) - Fatores ecológicos podem ser divididos em bióticos e abióticos. Sobre esses fatores, é correto afirmar que



( a )

a presença e a atividade dos seres vivos são fatores abióticos enquanto as condições fisicoquímicas são fatores bióticos. 

( b )

luminosidade, temperatura, umidade, salinidade e gases dissolvidos na água são exemplos de fatores bióticos. 

( c )

os fatores abióticos necessários, mas insuficientes, para o crescimento pleno de uma população são denominados fatores limitantes. 

( d )

fatores edáficos relacionados à estrutura física e composição química do solo são exemplos de fatores bióticos.

Resposta:

c

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - 

No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de



( a )

respeitar a divisão político-administrativa. 

( b )

reconhecer as desigualdades sociais. 

( c )

considerar as identidades culturais. 

( d )

valorizar a dinâmica econômica. 

( e )

incorporar os critérios naturais.

Resposta:

a

A segunda forma de regionalização apresentada é a divisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabelecida em 1969. Essa divisão fundamenta-se em critérios físicos e socioeconômicos, dividindo o Brasil em 5 regiões com o agrupamento de estados. Nessa proposta, as divisas estaduais são preservadas.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento de notícia abaixo e responda aos itens a seguir:

Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo

Pesquisadores alemães afirmam ter detectado a primeira molécula formada após o Big Bang, de acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (17/04) na revista Nature. A descoberta pode ajudar a entender melhor a evolução inicial do universo.

Uma equipe liderada por Rolf Güsten, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bonn, vinha procurando há décadas por íons hidro-hélio (HeH¹), as primeiras moléculas a se formarem no universo após o Big Bang, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás.

Embora a existência do íon, um composto de hidrogênio ionizado e hélio, tenha sido demonstrada em laboratório já em 1925, os cientistas ainda não tinham conseguido rastreá-lo no espaço.

Modelos teóricos convenceram astrofísicos desde então que o íon hidro-hélio surgiu primeiro no universo, seguido de uma série de outras moléculas cada vez mais complexas e pesadas. [...]

Fonte: Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cientistas-alem%C3%A3es-detectam-a-primeira-mol%C3%A9cula-do-universo/a-48388313. Acesso em: 25 fev. 2020.

a) Determine o número de prótons e o de elétrons do íon hidro-hélio.

b) Após o Big Bang, com o aumento do resfriamento do universo, outras combinações entre os elementos ocorreram e átomos de hidrogênio puderam interagir com o hidro-hélio, criando-se, assim, o hidrogênio molecular (molécula responsável pela formação das primeiras estrelas). Com as informações acima e as fornecidas no texto, estabeleça uma relação entre a massa e a complexidade das estruturas das moléculas formadas.

Dados: H (Z = 1); He (Z = 2).

Resposta:

a) O número de prótons do íon hidro-hélio pode ser determinado pela soma dos números atômicos de cada um dos átomos, assim: 1 + 2 = 3 prótons. Como a espécie é um cátion, apresentará somente 2 elétrons.

b) De acordo com o texto, quanto maior a massa das moléculas, maior a complexidade delas.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1897, o físico inglês J. J. Thomson (1856–1940) realizando experimentos nos quais aplicava descargas elétricas em gases rarefeitos (sob baixa pressão) confinados em tubos (ampolas) de vidro, conseguiu obter a formação de feixes luminosos que se movimentavam na ampola de uma extremidade a outra.

Observando que esses feixes luminosos partiam sempre de uma placa carregada negativamente (cátodo) em direção a uma placa carregada positivamente (ânodo), Thomson os denominou raios catódicos.

Thomson realizou diversos experimentos envolvendo os raios catódicos, sendo que dois estão representados a seguir, acompanhados de uma breve descrição.

Com base no quadro apresentado e nas observações anotadas, responda aos itens a seguir:

a) Em relação aos dados apresentados nas colunas 3 e 4, como você classificaria cada uma dessas colunas: OBSERVAÇÃO ou CONCLUSÃO?

b) Partindo dos experimentos realizados, é possível concluir a existência de carga elétrica nos raios catódicos? Se sim, qual é a natureza dessa carga?

c) De acordo com o conhecimento da época, cargas elétricas em movimento podem ser desviadas por campo magnético gerado por ímã. Sabendo disso, proponha uma modificação no experimento que corrobore a existência de cargas elétricas nos raios catódicos e discuta o resultado previsto.

Resposta:

a) Coluna 3: Observação.

Coluna 4: Conclusão.

b) Os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa.

c) A partir das informações informadas no item, o aluno deve ser capaz de sugerir a aproximação de um ímã à ampola, de modo que, caso as partículas realmente apresentem carga elétrica, elas teriam a sua trajetória alterada devido ao campo magnético aplicado pelos ímãs.

Questão 02 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Quando se deixa cair um corpo próximo à superfície da Terra, sua aceleração durante a queda é g = 9,8 m/s2. Para se ter uma ideia da intensidade de aceleração de um atleta olímpico que disputa a prova dos 100 metros rasos, considere o gráfico a seguir, que representa o comportamento da velocidade de um atleta desse tipo de prova em função do tempo.

A análise do gráfico permite concluir que a fase de maior aceleração do atleta corresponde aos 2 segundos iniciais da prova.

Nesse intervalo de tempo, a aceleração escalar média do atleta, comparativamente à aceleração dos corpos em queda livre, é próxima de: 



( a )

2g 

( b )

( c )

g/2 

( d )

g/3 

( e )

g/4

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - As características dos carboidratos e dos lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

(DESGUALDO, P.)

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que:



( a )

a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

( b )

a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

( c )

a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.

( d )

a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.

( e )

a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Questão 02 - Biologia - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Há menos de dois bilhões de anos, as primeiras células, que replicavam seu DNA e que deram origem às linhagens hoje existentes, teriam sido exterminadas se:



( a )

fossem de tamanho minúsculo.

( b )

vivessem isoladas e independentes.

( c )

fossem envoltas por uma membrana.

( d )

sintetizassem moléculas contendo carbono.

( e )

ficassem expostas à radiação da luz ultravioleta.

Questão 02 - Física - Módulo 3 - Ampliando o emprego do conceito de variação - Desafio - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em 



( a )

2 h 40 min 

( b )

3 h 00 min 

( c )

2 h 15 min 

( d )

2 h 30 min 

( e )

1 h 52 min

Questão 02 - Química - Módulo 6 - Tratamento de água - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cesgranrio-RJ) Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:



( a )

filtração. 

( b )

sedimentação. 

( c )

sifonação. 

( d )

centrifugação. 

( e )

cristalização.

Questão 02 - Língua Inglesa - Módulo 1 - Text Comprehension: Reading and Understanding Multiple Texts - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O texto acima é um anúncio. Sobre as características do gênero presentes nele, é correto afirmar que:

I. O layout colorido e as letras maiúsculas têm a função de chamar a atenção do leitor. II. O gênero tem esse nome porque serve para dar uma notícia ou fazer um comunicado aos leitores. III. A linguagem do texto é variada para que o leitor possa entender todas as nuances da mensagem que se deseja transmitir. IV. A circulação desse gênero é recorrente tanto em plataformas on-line quanto em veículos impressos. 

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

I.

( b )

II e IV.

( c )

I, III e IV.

( d )

I, II e III.

( e )

I e IV.

Resposta:

Resposta Correta E.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 5 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - Um produtor rural registrou queda de produtividade numa das áreas de plantio de arroz de sua propriedade. Análises químicas revelaram concentrações elevadas do íon amônio (NH4 +) e baixas dos íons nitrito (NO2 -) e nitrato (NO3 -) no solo. Esses compostos nitrogenados são necessários para o crescimento dos vegetais e participam do ciclo biogeoquímico do nitrogênio.

Em qual etapa desse ciclo biogeoquímico são formados os compostos que estão em baixa concentração nesse solo?



( a )

Nitrificação. 

( b )

Assimilação. 

( c )

Amonização. 

( d )

Desnitrificação. 

( e )

Fixação de nitrogênio.

Resposta:

a) Nitrificação.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 2 - Nutrição dos ecossistemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM - No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por



( a )

seres herbívoros. 

( b )

fungos fermentadores. 

( c )

bactérias heterótrofas. 

( d )

organismos produtores. 

( e )

microrganismos decompositores.

Resposta:

d) organismos produtores.

Questão 02 - Química - Setor B - Módulo 3 - Separação de misturas de sistemas heterogêneos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unespar) Numa aula de laboratório, o professor pediu para que cada subgrupo de alunos realizasse o seguinte procedimento: colocar 150 mL de água num béquer e a este volume colocar 1 (uma) colher rasa de terra, agitar durante um minuto e deixar o sistema em repouso. Os subgrupos verificaram que se deposita certa quantidade de material no fundo do copo.

Indique, nas alternativas a seguir, o fenômeno que estes subgrupos presenciaram.



( a )

Homogeneização;

( b )

Floculação;

( c )

Cristalização;

( d )

Decantação;

( e )

Tamisação.

Questão 02 - Química - Setor B - Módulo 1 - Símbolos e fórmulas químicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para entender e prever processos que envolvem transformações químicas, é importante conhecer a linguagem química. Nesse sentido, responda às seguintes perguntas:

a) Qual a diferença entre 2 H e H2?

b) Qual a diferença entre Co e CO?

Resposta:

a) 2 H – Representa dois átomos separados do elemento químico hidrogênio.

H2 – Representa dois átomos do elemento químico hidrogênio unidos.

b) Co – Representa o elemento químico cobalto.

CO – Representa uma substância formada por 1 átomo do elemento químico carbono e 1 átomo do elemento químico oxigênio.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra um ser vivo que vive na água e se desloca com o auxílio de cílios em busca de partículas de alimento que são aprisionadas no interior dos vacúolos digestivos, digeridas e utilizadas em reações químicas do citoplasma.

Considerando esse organismo, é correto afirmar que ele não tem os seguintes níveis de organização:



( a )

organelas, célula e tecidos. 

( b )

tecido, órgãos e sistemas. 

( c )

moléculas, população e ecossistema. 

( d )

átomos, moléculas e tecidos. 

( e )

órgãos, sistemas e biosfera.

Resposta:

b) tecido, órgãos e sistemas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) - Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas. Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.

Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro ocorreram, respectivamente, às



( a )

23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira. 

( b )

23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira. 

( c )

3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira. 

( d )

3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira. 

( e )

3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.

Resposta:

c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(IFMG) A glicose é um carboidrato muito importante para o funcionamento das células. Sua composição química pode ser representada pela fórmula C6H12O6

Em uma molécula desse carboidrato, a quantidade de prótons existente é

Dados: C (Z = 6), H (Z = 1) e O (Z = 8).



( a )

3. 

( b )

24. 

( c )

96. 

( d )

180.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEFS-BA) Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, α, sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas.

A partir das considerações do texto, é correto destacar: 



( a )

As partículas subatômicas de cargas elétricas opostas estão localizadas no núcleo do átomo, segundo Thomson.

( b )

O modelo de Thomson considera que o átomo é constituído por elétrons que ocupam diferentes níveis de energia. 

( c )

O núcleo do átomo é denso e positivo com um tamanho muito menor do que o do seu raio atômico, de acordo com Rutherford. 

( d )

As experiências com raios catódicos evidenciaram a presença de partículas de carga elétrica positiva nos átomos dos gases analisados. 

( e )

O experimento conduzido por Rutherford permitiu concluir que as partículas positivas e negativas constituintes dos átomos têm massas iguais.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 3 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a 



( a )

mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.

( b )

combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera. 

( c )

diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica. 

( d )

transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica. 

( e )

promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos.

Questão 02 - Biologia - Módulo 3 - As características da água e dos sais minerais - Desafio - BY NC 3.0BR

(Uepa) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

O surgimento e a manutenção da vida, no nosso planeta, estão associados à água que é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Entretanto, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), 80% dos esgotos do país não recebem nenhum tipo de tratamento e são despejados diretamente em rios, mares, lagos e mananciais, contaminando a água aí existente.

(Adaptado de Poluição da Água:http://www.colegioweb.com.br/biologia/ constituicaoda-agua.html. Acesso: 05.09.2011.)

Considerando as funções exercidas nos seres vivos pela substância em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Facilita o transporte das demais substâncias no organismo.

II. Participa do processo da fotossíntese.

III. Dissolve as gorduras, facilitando sua absorção.

IV. Auxilia na manutenção da temperatura do corpo.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:



( a )

I e II.

( b )

I, II e III.

( c )

I, II e IV.

( d )

II, III e IV.

( e )

I, II, III e IV.

Questão 02 - Biologia - Módulo 2 - Estrutura e tipos básicos de célula - Desafio - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) O gráfico mostra a sequência cronológica de alguns acontecimentos no planeta.

Considerando os dados presentes nessa figura e conhecimentos científicos sobre a origem da vida e a evolução das espécies, podemos afirmar que:



( a )

O oxigênio teve papel fundamental no aparecimento das primeiras células.

( b )

Não existe relação entre o aparecimento do oxigênio molecular e o aparecimento dos primeiros eucariontes.

( c )

Havia oxigênio molecular em grande quantidade na época do surgimento das primeiras células.

( d )

O aumento da concentração de oxigênio molecular na atmosfera foi consequência do aparecimento de fotossintetizantes.

( e )

O oxigênio molecular foi tóxico para os organismos pluricelulares.

Questão 02 - Biologia - Módulo 3 - As características da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A taxa hídrica do organismo varia em função de três fatores básicos: atividade do tecido ou órgão (a quantidade de água é diretamente proporcional à atividade metabólica), idade (a taxa decresce com a idade) e espécie considerada (ser humano, 65%; fungos, 83%; medusa, 96%).

Baseado nesses dados, a alternativa que apresenta um conjunto com maior taxa hídrica é:



( a )

cérebro, ancião, cogumelo.

( b )

estômago, criança, coqueiro.

( c )

pele, adolescente, tubarão.

( d )

coração, recém-nascido, água-viva.

( e )

ossos, adulto, bolor.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Matemática A - BY NC 3.0BR

(IFCE) O número  é igual a: 



( a )

( b )

 

( c )

( d )

 

( e )

1 + 

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Literatura e Arte - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) Spine poetry, ou poesia de lombada, é a arte — pelo menos no sentido travesso da palavra — de empilhar livros de tal forma que os títulos formem um todo inteligível.

Observe o poema de Sérgio Rodrigues:

O país do carnaval Toda terça-feira O amor acaba Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro Cidade de Deus Inferno Asfalto selvagem Onde estivestes de noite No shopping Depois que acabou Abraçado ao meu rancor Um beijo de Colombina

Disponível em: http://www.legal.adv.br/20130223/ poesia-de-lombada-muito-prazer. Acesso em: 28 ago. 2018.

Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. O poema começa e termina com elementos referentes ao Carnaval, o que contribui para o seu entendimento.

II. Sobre a cidade do Rio de Janeiro, são atribuídas mais características positivas do que negativas.

III. Através do excerto: toda terça-feira o amor acaba, podemos inferir que o relacionamento amoroso iniciado no Carnaval, geralmente, não se estende além dos dias de folia.

Estão corretas as afirmativas 



( a )

I e III, apenas. 

( b )

I e II, apenas. 

( c )

II e III, apenas. 

( d )

I, II e III.

Questão 02 - Língua Inglesa - Módulo 2 - Text Comprehension; Referents and Determiners - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

step: passo; medida; providência to improve(ed): melhorar health: saúde sort: tipo; espécie whole: integral to increase(ed): aumentar source: fonte meal: refeição spike: aumento súbito; pico

Na frase do texto “They’re linked to...” (ℓ. 3), o pronome they refere-se a:



( a )

step.

( b )

health. 

( c )

health problems.

( d )

processed foods.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 4 - Ciclo do carbono - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) - Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinante quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos.

Considere as seguintes moléculas:

 I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.  II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores. III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas. IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.

Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em



( a )

I, apenas. 

( b )

I e II, apenas. 

( c )

I, II e III, apenas. 

( d )

III e IV, apenas. 

( e )

I, II, III e IV.

Resposta:

e

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 3 - Dinâmica dos ecossistemas e representações gráficas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFPR) - Dois componentes ligados à vida são energia e matéria, porém a diferença entre esses dois componentes em uma cadeia alimentar é que:



( a )

a matéria pode ser reciclada; a energia, não. 

( b )

a matéria está presente em todos os seres vivos; a energia, não.

( c )

a matéria pode ser interconvertida em diferentes formas (moléculas); a energia, não. 

( d )

a energia se mantém estável em todos os níveis tróficos, enquanto a matéria aumenta. 

( e )

a energia é um componente restrito aos organismos chamados produtores, mas a matéria está presente em todos eles.

Resposta:

a

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 6 - Ligação covalente - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A partir de um medicamento que reduz a ocorrência das complicações do diabetes, pesquisadores da Unicamp conseguiram inibir o aumento de tumores em cobaias. Esse medicamento é derivado da guanidina, C(NH)(NH2)2, que também pode ser encontrada em produtos para alisamento de cabelos.

a) Levando em conta o conhecimento químico, preencha os quadrados incluídos no espaço de resposta abaixo com os símbolos de átomos ou de grupos de átomos, e ligue-os através de linhas, de modo que a figura obtida represente a molécula da guanidina.

b) Que denominação a figura completa e sem os quadrados recebe em Química? E o que representam as diferentes linhas desenhadas?

Resposta:

a) 

b) A figura completa refere-se à fórmula estrutural. As linhas representam as ligações químicas entre os átomos. A linha única representa uma ligação simples e as linhas paralelas (duplas) representam uma ligação dupla.

Questão 02 - História - Módulo 5 - Cultura medieval - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Considere os textos a seguir

(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.

Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja Católica sobre as relações entre fé e razão, 1998.

As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.

São Tomás de Aquino

Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que



( a )

a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas. 

( b )

a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé. 

( c )

a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II. 

( d )

o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico. 

( e )

tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas