Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia o texto.
Bom dia vi amigo pois seu mandad’hei migo, louçana.
Bom dia vi amado pois migu’hei seu mandado, louçana.
Pois seu mandad’hei migo rogu’eu a Deus e digo, louçana.
Pois migu’hei seu mandado rogu’eu a Deus de grado, louçana.
Rogu’eu a Deus e digo por aquel meu amigo, louçana.
Rogu’eu a Deus de grado por aquel meu amado, louçana.
Por aquel meu amigo que o veja comigo, louçana.
Por aquel namorado que fosse já chegado, louçana.
REI D. DINIS. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 7 abr. 2020.
Mandad: notícia, mensagem. Hei: tenho. Louçana: bonita, formosa. De grado: de bom grado, feliz.
Na cantiga de amigo do rei D. Dinis, marcada pelo paralelismo e pelo refrão, a enunciadora:
chora a ausência do amado, amaldiçoando sua condição infeliz.
alegra-se com notícias do amado e roga a Deus para encontrá-lo.
dialoga com uma amiga, narrando o encontro com o amado.
discute com a mãe a respeito das qualidades do amado ausente.
alegra-se com a companhia do amado, com quem troca juras de amor.
(Fuvest-SP) Após ter conseguido retirar da nobreza o poder político que ela detinha enquanto ordem, os soberanos a atraíram para a corte e lhe atribuíram funções políticas e diplomáticas.
Esta frase, extraída da obra de Max Weber, Política como vocação, refere-se ao processo que, no Ocidente:
destruiu a dominação social da nobreza, na passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.
estabeleceu a dominação social da nobreza, na passagem da Antiguidade para a Idade Média.
fez da nobreza uma ordem privilegiada, na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média.
conservou os privilégios políticos da nobreza, na passagem do Antigo Regime para a Restauração.
permitiu ao Estado dominar politicamente a nobreza, na passagem da Idade Média para a Moderna.
Leia agora o texto a seguir.
A cidade de Mococa, distante aproximadamente 180 quilômetros ao norte de Campinas, oferece três principais vertentes do turismo: cultural, ecológico e rural, contando com dezenas de fazendas históricas que preservam a arquitetura cafeeira.
Com essas informações, é possível dar a localização aproximada de Mococa? Em caso afirmativo, localize essa cidade no mapa a seguir.
Explique o que é o movimento Black Lives Matter.
Fundado em 2013, o Black Lives Matter é um movimento antirracista de denúncia do genocídio da população negra dos EUA, em grande medida por conta da violência policial. Trata-se de um movimento formado a partir da indignação da população negra estadunidense tanto pelos inúmeros casos de racismo registrados cotidianamente quanto pela violência de que as pessoas negras são vítimas no país, assim como por conta da impunidade que os racistas desfrutam, sendo frequentemente absolvidos por seus crimes de ódio. Mesmo tendo apoiadores em outros países, a maior parte das manifestações desses movimentos está concentrada nos EUA.
Segundo o artista irlandês Colin Davidson, ao pintar a chanceler alemã Angela Merkel para a capa da revista Time, ele teria buscado “mostrar o ser humano por trás da política”. A partir da observação da imagem, de que forma o artista buscou humanizar a figura política?
O artista realiza este feito, ao representar Ângela Merkel em roupas e adereços relativamente comuns, focando seu rosto e principalmente, através da expressão facial, seu olhar para o espectador e ligeiro sorriso.
Existem diversas crenças populares sobre questões envolvendo o cabelo, entre as quais podemos citar:
I. Cortar o cabelo de acordo com a fase da Lua influencia no seu crescimento, força e volume.
II. A cada fio branco arrancado do couro cabeludo, nascem dois em seu lugar.
II. Dormir com o cabelo molhado provoca seu apodrecimento.
Utilizando seus conhecimentos sobre a estrutura da pele e do cabelo, julgue as afirmações acima como verdadeiras ou falsas. Se houver necessidade, consulte outras fontes de pesquisa.
I. Falso. O crescimento e as características do cabelo estão relacionados aos fatores genéticos, nutricionais e aos cuidados de tratamento e manutenção da fibra capilar.
II. Falso. Cada fio de cabelo nasce de um único folículo piloso, sendo assim, para cada fio arrancado, nascerá apenas um único fio.
III. Falso. Dormir com o cabelo molhado não provoca seu apodrecimento, mas pode promover o aparecimento de fungos e bactérias.
(Cefet-MG)
O ciclo do carbono envolve processos relacionados com a respiração, decomposição, queima de combustíveis e fotossíntese. A participação do gás carbônico em todos esses eventos fez com que cientistas iniciassem um ambicioso experimento projetado na Amazônia em 20 anos. Esse projeto consiste em bombear, em alguns fragmentos de floresta, uma quantidade 50% maior de CO2 do que aquela encontrada na natureza.
Disponível em: . Acesso em: 29 set. de 2014. (Adaptado).
O objetivo desse experimento é
aumentar a conversão de gás carbônico em oxigênio.
complementar a captação de CO2 feita pelas plantas.
prever os efeitos associados ao aquecimento global.
minimizar a perda de dióxido de carbono durante a respiração.
garantir a formação de combustíveis fósseis pela decomposição.
Ajustes e arte final: observe que, na próxima e última aula do módulo e do curso, realizaremos a exposição ou a intervenção artística planejada em sala, em meio físico (Projeto A) ou digital (Projeto B). É hora de preparar-se para a atividade, realizando a arte final das obras selecionadas, seu acabamento, bem como possíveis alterações. Opcionalmente, pode-se acrescentar novas obras e seu respectivo material de apoio à exposição.
Atividade de preparação do Projeto de Intervenção e exposição no espaço escolar que se completa na última aula do módulo e curso.
Observe a imagem abaixo.
A partir da observação dos dados do gráfico da página anterior, responda.
a) Em geral, os produtos que geram maior emissão de gases de efeito estufa em seu ciclo produtivo são aqueles relacionados à criação de animais para a produção de carne, leite e laticínios, como o rebanho bovino, de cordeiro e de carneiro. A elevada emissão de GEE está relacionada ao processo de criação de animais nas fazendas, especialmente ao uso de fertilizantes no pasto e à liberação de metano entérico (produzido na digestão dos ruminantes).
b) O gráfico mostra as diferenças de emissão de gases de efeito estufa dos alimentos e, assim, possibilita às pessoas identificarem os alimentos nos quais o consumo resulta na maior emissão de gases na atmosfera (carne e derivados de leite) e priorizarem o consumo de alimentos que são considerados menos poluentes. Dessa forma, é possível diminuir a emissão de gases de efeito estufa e a pegada do carbono decorrente da nossa alimentação.
(Unicamp-SP) Geradores de Van der Graaff têm a finalidade de produzir altas diferenças de potencial. Consistem em uma esfera metálica onde é acumulada a carga proveniente de uma correia em movimento. A carga é inicialmente depositada na parte inferior da correia, que está aterrada (potencial V = 0, ver figura), e é extraída da correia quando atinge a parte superior, que está no potencial V0 fluindo para a esfera metálica. O movimento da correia é mantido por um pequeno motor.
a) v = 4 · 10-2 m/s
b) 0<d ≤ 2,5 cm
(UFU-MG)
Os especialistas em demografia histórica são mais ou menos concordes em estimar que a população global do reino da França no mínimo duplicou entre os anos mil e 1328, passando de cerca de 6 milhões de habitantes para 13,5 milhões, e de16 a 17 milhões, considerando as regiões que desde então se tornaram francesas.
LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio Danesi, São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 4. (Adaptado).
De acordo com a citação, pode-se afirmar que o principal fator que permitiu o crescimento da população europeia foi
o controle da Peste Negra por meio da implantação de medidas de saneamento das grandes cidades europeias.
o fim dos conflitos entre os reinos, especialmente o da “Guerra dos Cem Anos”, entre França e Inglaterra.
a relativa estabilidade política e econômica, que fomentou a expansão dos burgos e o aumento da produção agrícola nos campos.
o incremento da agricultura, que impulsionou o sistema de trocas de mercadorias promovendo a prosperidade nos feudos.
(CPS-SP) A organização dos mapas e guias de ruas de uma cidade é fundamental para a exata localização do lugar a que se deseja ir.
Nas buscas feitas pela internet, pode-se, por exemplo, informar, entre outras coisas, o número do imóvel, o nome da rua, o bairro, a cidade, o estado, o país e o continente.
Por outro lado, ao se estudar a vida, também se podem distinguir diversos níveis hierárquicos de organização, que vão do nível submicroscópico (átomos e moléculas) até, por exemplo, ao nível do organismo.
Comparando os níveis de organização para a identificação de um endereço com alguns níveis de organização estudados em Biologia e admitindo-se que:
– o nível submicroscópico corresponde comparativamente ao número do imóvel, e
– o nível de organismo corresponde comparativamente ao continente,
pode-se afirmar corretamente que o nome da rua, do bairro, da cidade, do estado e do país correspondem, respectivamente, aos seguintes níveis de organização biológica:
sistemas, organelas celulares, órgãos, tecidos e células.
células, tecidos, organelas celulares, órgãos e sistemas.
órgãos, sistemas, tecidos, células e organelas celulares.
organelas celulares, células, tecidos, órgãos e sistemas.
tecidos, órgãos, sistemas, organelas celulares e células.
As imagens I, II e III mostram atividades comuns no cotidiano da maioria das pessoas.
a) Qual é a técnica de separação comum às três atividades? Justifique.
b) Além da técnica apontada no item a, que outro procedimento é realizado durante a atividade apresentada na imagem I?
a) Filtração. Ela consiste na separação de um componente sólido de um líquido ou de um gás por meio de um filtro.
b) Extração
Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Trollagem: os limites da brincadeira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. (EMIFLGG08)
Texto I
Se você é usuário ativo da Internet, com certeza já “trollou” ou foi “trollado” por alguém. Mas você sabe o que isso significa?
[...]
Basicamente, o “troll” é um engraçadinho da Internet que procura aplicar uma espécie de trote nos demais. “Trollar”, então, é fazer com que alguém leve a sério aquilo que era apenas uma brincadeira. Um exemplo clássico de “trollagem” é um vídeo postado no YouTube em que o título sugere uma coisa e a mídia em si é outra totalmente diferente. O importante para que o trote seja bem-sucedido é que a pessoa leve a sério e sinta-se lesada pela brincadeira. Um “troll” pode, por outro exemplo, criar um perfil falso no Facebook com o nome de “Ninguém” e sair curtindo os status dos amigos para que apareça “Ninguém curtiu isso”.
Disponível em: https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/o-que-sao-trolls-e-o-que-e-trollagem.html. Acesso em: 30 mar. 2020.
Texto II
Youtuber que humilhou mendigo é condenado a 15 meses de prisão
Em 2017, ReSet, então um popular youtuber espanhol, achou que seria uma boa ideia fazer um vídeo em que oferecia uma nota de 20 euros a um mendigo, além de oferecer bolachas recheadas Oreo a ele. No entanto, o recheio do biscoito era formado por pasta de dentes e o influenciador gravou todo o processo, enquanto o morador de rua comia o alimento. No final, ele postou tudo no YouTube e o volume de acessos lhe gerou uma receita de dois mil euros. Só que a Justiça espanhola não achou isso nada engraçado.
Com isso, dois anos e meio mais tarde, um juizado penal na cidade de Barcelona condenou o jovem a uma pena de 15 meses de prisão, além de obrigar ReSet a pagar uma indenização de 20 mil euros (pouco menos de R$ 88 mil) por danos morais à vítima. Para completar, o youtuber deverá apagar seu canal da plataforma e não poderá acessar a plataforma ou criar novos vídeos nos próximos cinco anos.
Durante o julgamento, ReSet — cujo nome real é Kanghua Ren — declarou que tudo não passava de uma brincadeira e que sua intenção “não era ofender”. Ele também disse que deixou a escola para se dedicar ao YouTube e que estava indo bem — seu canal acumulou 120 milhões de visualizações antes do escândalo.
[...]
Disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/youtuber-que-humilhou-mendigo-e-condenado-a-15-meses-de-prisao/86378. Acesso em: 31 mar. 2020.
Texto III
Menina morre ao cair e bater a cabeça durante ‘’desafio da rasteira’’
O caso de uma menina que morreu após participar de uma brincadeira que se popularizou na internet chama a atenção para o perigo desse tipo de viral. Emanuela Medeiros, de 16 anos, bateu a cabeça no chão na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN).
Ela sofreu traumatismo craniano, foi socorrida pela direção do colégio e levada ao Hospital Regional Tarcísio, mas morreu. O caso aconteceu em novembro do ano passado, mas viralizou esta semana.
A adolescente participava de uma brincadeira com outras duas meninas que guiavam a colega sobre como proceder. Após pular e sofrer uma rasteira, ela bateu a cabeça no chão e acabou se ferindo.
Riscos
O problema, alertam especialistas, é que a brincadeira é perigosa e pode ter desfechos terríveis, que incluem lesões na coluna, fraturas e até morte.
Um vídeo com a brincadeira é reproduzido por diferentes crianças e está circulando pelas redes sociais. Os pais alertam para o perigo. “Orientamos nossas crianças a não praticarem e nem participarem deste perigo”, diz o texto que acompanha o vídeo.
O “desafio da rasteira” viralizou na web recentemente e tem feito muitas “vítimas”. O que muitos ignoram, no entanto, é que a nada inocente brincadeira pode causar sérios danos à saúde. Neste vídeo, é possível ver que o homem ficou desacordado após bater a cabeça no chão com a queda.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/02/12/interna-brasil,827486/menina-morre-ao-cair-e-bater-a-cabeca-durante-desafio-da-rasteira.shtml. Acesso em: 31 mar. 2020.
Embora se trate de um tema familiar aos alunos dessa faixa etária – diferentemente da proposta do Enem selecionada para este módulo –, esperamos que eles notem que os textos da coletânea abordam aspectos diversos da questão, que podem propiciar um olhar mais analítico sobre ela. A “trollagem” pode ser inofensiva, pode ser fatal, pode ser humilhante, pode ser feita pela internet ou em presença física; em todos os casos, o “trollador” busca algum tipo de reconhecimento e visibilidade entre os de seu grupo à custa de outro ou outros e, algumas vezes, sobretudo na internet, consegue audiência expressiva.
No Módulo 3 estudamos a constituição da nossa pele. Sabemos que nos lábios temos um tipo de pele mais fina que de outras regiões do corpo. Sobre os lábios, responda:
a) Os lábios são compostos por epiderme e derme. Esse fato faz com que os vasos sanguíneos periféricos fiquem muito próximos da camada externa e, por isso, os lábios apresentam tom avermelhado e o sangramento quando temos um corte.
b) Os lábios não possuem folículos e glândulas, assim a camada lipídica existente sobre eles é pequena, portanto são propensos a desidratação e rachaduras.
c) Os batons são constituídos por uma base oleosa e, ao serem aplicados, formam uma camada protetora que impede a saída de água. Isso acontece porque a água e o óleo não são solúveis entre si.
O filme de ficção científica Missão Marte dá detalhes de como é a vida no caminho para Marte e no próprio planeta.
Há uma cena na qual um astronauta se aproxima de uma pequena estação espacial, desenvolvendo certo valor de velocidade, sem a possibilidade de acionar seus jatos propulsores.
Ao entrar em contato com a estação, o astronauta deseja reduzir sua velocidade, agarrando-se a ela. No contexto do filme, sua vida depende disso!
Porém, ao encostar na estação, ele consegue se segurar nela por um intervalo de tempo, mas não o suficiente para reduzir sua velocidade e permanecer na estação. Dessa forma, ele perde contato com ela e passa a se afastar cada vez mais, não podendo retornar.
Explique, relacionando as forças aplicadas no corpo, o princípio da inércia e o movimento que o astronauta executa, o motivo de ele não conseguir voltar a se aproximar da estação espacial.
Uma vez que o astronauta perde contato com a estação espacial, nenhum corpo lhe aplica força. Logo, de acordo com a definição de resultante, ela será zero. Segundo o princípio da inércia, se a resultante é zero, a velocidade do corpo é constante. Como o astronauta desenvolve velocidade diferente de zero, e no sentido de se afastar da estação espacial, ela não vai sofrer alteração, impossibilitando assim seu retorno para o local desejado.
Enem
Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível.
A figura representa as fases da lua no período proposto.
Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias
08 e 09 de setembro.
15 e 16 de setembro.
22 e 23 de setembro.
29 e 30 de setembro.
06 e 07 de outubro.
Texto para a questão 2
Uma empresa de transportes está situada no marco 15 km de uma estrada. As viagens realizadas pelos caminhões são monitoradas por aparelhos de GPS instalados nos próprios veículos. Esses dados são analisados por um gerente, responsável pela estratégia e pelo custo das viagens. Em uma dessas análises, o gerente construiu um gráfico indicando os marcos quilométricos ocupados por um dos caminhões dessa empresa em função do horário.
Considere os relatos de três motoristas a respeito da viagem de cada um entre 8 h e 8 h 40 min.
Motorista A: Saí da empresa às 8 h, peguei a estrada e acelerei até atingir uma velocidade constante e permitida. Observando a chegada de um pedágio, fui brecando suavemente o caminhão, até que parei na cabine do pedágio às 8 h 10 min. Eu me atrapalhei um pouco para pegar o dinheiro, paguei e voltei a acelerar o caminhão até 8 h 40 min.
Motorista B: Saí da empresa às 8 h e mantive a velocidade praticamente constante. Parei no primeiro pedágio e verifiquei que estava sem dinheiro. Tentei argumentar com o funcionário da cabine, mas não houve jeito: tive que manobrar o veículo e voltar para a empresa, tentando manter constante a indicação do velocímetro. Chegando lá, peguei o dinheiro com o gerente e voltei para a estrada. Como sou prudente, mantive novamente a velocidade constante. Cheguei ao pedágio novamente às 8 h 40 min.
Motorista C: Saí da empresa às 8 h e percorri um trecho da rodovia mantendo constante a indicação do velocímetro do caminhão. Dez minutos depois, tive que parar para abastecer o veículo. Esse abastecimento durou aproximadamente 5 minutos. Em seguida, retornei à rodovia e continuei a viagem com velocidade constante. Pouco depois, tive que fazer mais uma parada para ir ao banheiro. Quando eram 8 h 40 min, eu já estava no marco quilométrico 25 da rodovia.
Qual desses motoristas apresentou uma história mais compatível com o gráfico s X t apresentado?
Motorista B
(PUCC-SP) Os fertilizantes usados na agricultura podem ser arrastados até os corpos de água e desencadear o fenômeno de eutrofização. Considere as seguintes características de sistemas aquáticos:
I. baixo nível de nutrientes.
II. pouca penetração da luz.
III. alto crescimento de algas.
IV. alta diversidade de peixes.
São características de águas eutrofizadas APENAS:
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
II e III.
II, III e IV.
Resposta correta: D
O ácido hialurônico é um polímero que também pode ser encontrado em produtos hidratantes. Ele foi isolado pela primeira vez em 1934 a partir do humor vítreo de bovinos, porém sua estrutura só foi determinada 20 anos mais tarde.
A fórmula estrutural do ácido hialurônico é:
a) Carboidratos.
b) O ácido hialurônico atua como umectante, pois possui muitos grupos polares em sua estrutura.
(Unesp-SP) Para responder à questão a seguir, leia a crônica “Seu ‘Afredo’”, de Vinicius de Moraes (1913-1980), publicada originalmente em setembro de 1953.
Seu Afredo (ele sempre subtraía o “l” do nome, ao se apresentar com uma ligeira curvatura: “Afredo Paiva, um seu criado...”) tornou-se inesquecível à minha infância porque tratava-se muito mais de um linguista que de um encerador. Como encerador, não ia muito lá das pernas. Lembro-me que, sempre depois de seu trabalho, minha mãe ficava passeando pela sala com uma flanelinha debaixo de cada pé, para melhorar o lustro. Mas, como linguista, cultor do vernáculo e aplicador de sutilezas gramaticais, seu Afredo estava sozinho.
Tratava-se de um mulato quarentão, ultrarrespeitador, mas em quem a preocupação linguística perturbava às vezes a colocação pronominal. Um dia, numa fila de ônibus, minha mãe ficou ligeiramente ressabiada quando seu Afredo, casualmente de passagem, parou junto a ela e perguntou-lhe à queima-roupa, na segunda do singular: – Onde vais assim tão elegante?
Nós lhe dávamos uma bruta corda. Ele falava horas a fio, no ritmo do trabalho, fazendo os mais deliciosos pedantismos que já me foi dado ouvir. Uma vez, minha mãe, em meio à lide caseira, queixou-se do fatigante ramerrão do trabalho doméstico. Seu Afredo virou-se para ela e disse:
– Dona Lídia, o que a senhora precisa fazer é ir a um médico e tomar a sua quilometragem. Diz que é muito bão.
De outra feita, minha tia Graziela, recém-chegada de fora, cantarolava ao piano enquanto seu Afredo, acocorado perto dela, esfregava cera no soalho. Seu Afredo nunca tinha visto minha tia mais gorda. Pois bem: chegou-se a ela e perguntou-lhe:
– Cantas?
Minha tia, meio surpresa, respondeu com um riso amarelo:
– É, canto às vezes, de brincadeira...
Mas, um tanto formalizada, foi queixar-se a minha mãe, que lhe explicou o temperamento do nosso encerador:
– Não, ele é assim mesmo. Isso não é falta de respeito, não. É excesso de... gramática.
Conta ela que seu Afredo, mal viu minha tia sair, chegou-se a ela com ar disfarçado e falou:
– Olhe aqui, dona Lídia, não leve a mal, mas essa menina, sua irmã, se ela pensa que pode cantar no rádio com essa voz, ‘tá redondamente enganada. Nem em programa de calouro!
E, a seguir, ponderou:
– Agora, piano é diferente. Pianista ela é!
E acrescentou:
– Eximinista pianista!
Para uma menina com uma flor, 2009.
vernáculo: a língua própria de um país; língua nacional ressabiado: desconfiado lide: trabalho penoso, labuta ramerrão: rotina
Um traço característico do gênero crônica, visível no texto de Vinicius de Moraes, é
o tom coloquial.
a sintaxe rebuscada.
o vocabulário opulento.
a finalidade pedagógica.
a crítica política.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da tabela periódica dos elementos químicos (IYPT 2019, em inglês).
Um dos principais motivos para a comemoração é que em 2019 completamos 150 anos desde a primeira tabela de Dmitry Mendeleev. Ele, na tentativa de organizar os elementos químicos conhecidos na época, inspirou-se em cartas do baralho que usava para jogar paciência e fez algo parecido com os elementos. Pegou fichas brancas e nelas escreveu o símbolo dos elementos químicos conhecidos e uma curta lista de suas propriedades químicas. Passou então a se concentrar sobre aquelas fichas e, num dado momento, foi vencido pela exaustão e adormeceu, tendo um sonho em que via uma tabela na qual os elementos se encaixavam exatamente como pretendia. Ao despertar do sono, escreveu imediatamente essa tabela. Ele compreendeu que, quando os elementos eram escritos numa ordem crescente de massa atômica, várias propriedades químicas se repetiam em intervalos regulares (periódicos). Por isso, a sua descoberta recebeu o nome de tabela periódica dos elementos.
O mais impressionante dessa descoberta e que fez com que ele fosse levado a sério pela comunidade científica foi que ele deixou alguns espaços vagos, dizendo que nenhum elemento se encaixava ali porque eles ainda não haviam sido descobertos, mas que ainda seriam. Além disso, ele especificou até mesmo quais seriam as propriedades desses elementos químicos ainda não descobertos. E, impressionantemente, foi o que realmente aconteceu. Após a publicação de sua tabela, os elementos germânio, gálio e escândio foram descobertos e possuíam as propriedades descritas por ele.
Atualmente, a tabela periódica dos elementos químicos está organizada em ordem crescente de número atômico (Z), porque, na realidade, não são as massas atômicas que definem as propriedades de cada elemento, mas sim o número atômico.
Apesar de terem sofrido vários ajustes ao longo dos anos, as tabelas periódicas modernas continuam baseadas sobre a estrutura essencial criada por Mendeleev.
No ano de 1955, um novo elemento químico foi descoberto, tendo número atômico 101, sendo instável e sujeito a sofrer fissão nuclear espontânea. Ele recebeu o nome de mendelévio, em homenagem a esse grande cientista
https://tinyurl.com/y9pwfcuw. Acesso em: 21.10.2018. Adaptado. Original colorido.
(Ceeteps-SP) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Mendeleev construía seus baralhos para jogar paciência.
O baralho de Mendeleev continha os elementos químicos conhecidos na época.
Na tabela de Mendeleev, os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico.
A tabela periódica recebeu esse nome porque as propriedades dos elementos, na organização elaborada por Mendeleev, repetiam-se periodicamente.
A tabela periódica, usada nos dias de hoje, ainda é igual à primeira tabela de Mendeleev com os elementos em ordem crescente de massas atômicas.
Leia os textos e responda às questões.
Texto I
Pesquisas recentes atestam que, nos últimos anos, companhias de diversos setores incluíram a sustentabilidade como prioridade em seu planejamento – antes disso, as firmas costumavam fazer apenas o necessário para atender às normas regulamentares. O que mudou nesse intervalo? “A percepção, pelos executivos, de quão relevantes são as iniciativas sustentáveis” [...]. “Hoje, a maioria das empresas (se não todas) reconhece que as mudanças climáticas são um problema” [...]. “E as firmas inteligentes usam uma estratégia ambientalista para consolidar uma vantagem competitiva.”
MUDANÇAS climáticas – Guia de sobrevivência. National Geographic Brasil, n. 188, ano 16, nov. 2015. p. 28.
Texto II
A Airbus vai construir um avião de passageiros silencioso e não emissor de CO2, graças a uma turbina elétrica híbrida, até 2050.
MUDANÇAS climáticas – Guia de sobrevivência. National Geographic Brasil, n. 188, ano 16, nov. 2015. p. 28.
Texto III
A fabricante de jeans Levis poupou bilhões de litros de água desde 2011 ao melhorar seus métodos de produção.
MUDANÇAS climáticas – Guia de sobrevivência. National Geographic Brasil, n. 188, ano 16, nov. 2015. p. 28.
a) Economia verde é uma economia na qual a finitude dos recursos naturais, os serviços ecossistêmicos e os limites planetários dados pela ciência são levados em consideração e constituem marcos claros dentro dos quais as atividades de produção, distribuição e consumo devem ser organizadas para não atingir. Diferentemente disso, o desenvolvimento sustentável é um conceito mais amplo e abstrato, que aponta princípios a serem seguidos; quase um protocolo de boas intenções. Assim, a economia verde seria uma forma mais concreta de modificar as economias dos países para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável; uma maneira de implementar os princípios da sustentabilidade no desenvolvimento econômico.
b) Sendo a economia verde caracterizada como práticas econômicas que visam reduzir os danos ambientais e as desigualdades sociais, nota-se que as ações das empresas mencionadas conseguem agir em um desses objetivos, o de mitigar danos ao meio ambiente. As duas empresas, por meio do desenvolvimento tecnológico e melhor gestão administrativa, conseguem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de água respectivamente.
Analise o trecho a seguir destacado e responda aos itens propostos.
Ao tentar abrir a porta, essa carga negativa acaba sendo transferida para o metal do trinco, que é um material condutor. É nesse momento que a pessoa sente o choque estático.
O evento é mais frequente no inverno, quando o ar está mais seco. Durante o verão, a umidade do ar acaba aliviando a carga elétrica extra que o corpo humano pode carregar.
a) Eletrização por contato.
b) Durante o contato, pessoa e trinco formam um sistema eletricamente isolado, transferindo de um corpo para o outro as cargas elétricas, que se reorganizam, buscando o equilíbrio eletrostático (situação em que as cargas permanecem em repouso, ficando o mais afastadas entre si).
O choque corresponde à sensação de movimentação das cargas elétricas.
c) Fisicamente não tem significado discutir quem “deu” o choque em quem, mas podemos afirmar que se a pessoa não estivesse eletrizada, o choque não ocorreria. Para determinarmos qual corpo transferiu cargas para o outro, precisamos saber se a pessoa ficou eletrizada positiva ou negativamente ao esfregar o sapato no carpete. É certo que são elétrons que se transferem de um corpo para o outro. Dessa forma, se a pessoa, após esfregar-se no carpete, ficou eletrizada negativamente, dela partiram os elétrons que se transferiram para o trinco. Caso a pessoa tenha ficado eletrizada positivamente, após o atrito com o carpete, elétrons se transferiram do trinco para ela.
d) As moléculas de água são polares. Isso significa que elas possuem regiões positivas e negativas. Isso ocorre porque os elétrons presentes nas ligações químicas entre os elementos não estão distribuídos de forma simétrica.
Leia o trecho abaixo e observe o infográfico, ambos sobre títulos verdes.
Um planeta mais quente pode afetar o modo como as pessoas investem dinheiro. Os bancos já estão oferecendo “títulos verdes”, que possibilitam aos investidores aplicar o seu dinheiro em causas ambientais. Os títulos são semelhantes aos normais, mas financiam projetos que amenizam as mudanças climáticas ou ajudam as pessoas a se adaptar às novas condições.
MUDANÇAS climáticas – Guia de sobrevivência. National Geographic Brasil, n. 188, ano 16, nov. 2015. p. 29.
a) Energia renovável corresponde à produção de energia a partir de fontes que constantemente se renovam. Já eficiência energética diz respeito à relação entre a quantidade de energia consumida por determinado equipamento ou aparelho e a quantidade de energia efetivamente utilizada por ele para realizar a tarefa a que se propõe.
b) Energia renovável: aquela que é produzida pelo movimento das águas (em turbinas de hidrelétricas ou das ondas do mar), luz solar, ventos e biocombustíveis.
• Eficiência energética: novos produtos, como lâmpadas e eletrodomésticos, que conseguem executar suas funções com menores gastos energéticos em comparação a similares mais antigos.
• Transporte: veículos automotivos que se deslocam usando energia menos impactante, como os movidos com biocombustíveis ou energia solar.
(Fuvest-SP) As Cruzadas representaram para a sociedade feudal:
uma aventura militar que levou a Cristandade a perder importantes territórios e a conhecer a peste negra.
uma saída para o excedente populacional e a satisfação da necessidade espiritual da peregrinação a Jerusalém.
um movimento nobiliárquico que ao reforçar o feudalismo atrasou a centralização política em dois séculos.
um reforço importante no prestígio da Ordem Dominicana, que as idealizou, organizou, financiou e, teoricamente, comandou.
uma abertura para o exterior, responsável pela entrada na Europa de elementos da cultura clássica, como o gótico e a escolástica.
(Famerp-SP)
Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.
Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.
O texto alude à gênese de duas características importantes da Idade Média Ocidental:
o fim do comércio internacional e o crescimento do republicanismo.
a feudalização e o aumento do poder político da Igreja.
o desaparecimento do poder real e a ruralização.
a supressão dos exércitos nacionais e o avanço do islamismo.
o igualitarismo social e a autossuficiência das propriedades rurais.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015 – que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues – é o maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos. Se for considerado o volume de rejeitos despejados – 50 a 60 milhões de metros cúbicos (m³) – o acidente em Mariana (MG) equivale, praticamente, à soma dos outros dois maiores acontecimentos do tipo já registrados no mundo – ambos nas Filipinas, um em 1982, com 28 milhões de m³; e outro em 1992, com 32,2 milhões de m³ de lama. Os dados estão presentes em estudo da Bowker Associates – consultoria de gestão de riscos relativos à construção pesada, nos Estados Unidos – em parceria com o geofisico David Chambers. [...]
OLIVEIRA, N. Desastre em Mariana é o maior acidente mundial com barragens em 100 anos. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ noticia/2016-01/desastre-em-mariana-e-o-maior-acidente-mundial-combarragens-em-100-anos. Acesso em: 24 set. 2020.
Recomendamos que as questões 1 e 2 sejam utilizadas para a primeira aula deste módulo. Nelas os enfoques são o estudo de como é feita a construção e o alteamento de barragens e os impactos socioeconômicos que o rompimento de barragens pode causar. Nesta aula se inicia a discussão dos impactos ambientais do derramamento de rejeitos. Convém enfatizar, neste início de discussão, as situações de soterramento e assoreamento dos rios.
a) Podem ser citados: risco a vidas humanas, interrupção da pesca, falta de disponibilidade de água para diversos usos, perda de capacidade turística, perda de moradia, alteração da dinâmica e do equilíbrio das comunidades biológicas que viviam próximo ao rio.
b) Pode resultar em soterramento de rios e do entorno, matando os seres que ali vivem. Por ser um material predominantemente mineral, há dificuldade de recomposição do solo e da diversidade biológica. Além disso, pode levar ao assoreamento do rio, alterando seu fluxo e seu curso.
(Fuvest-SP) Cinco cremes dentais de diferentes marcas têm os mesmos componentes em suas formulações, diferindo, apenas, na porcentagem de água contida em cada um. A tabela a seguir apresenta massas e respectivos volumes (medidos a 25 °C) desses cremes dentais.
Supondo que a densidade desses cremes dentais varie apenas em função da porcentagem de água, em massa, contida em cada um, pode-se dizer que a marca que apresenta maior porcentagem de água em sua composição é
Dado: densidade da água (a 25 °C) = 1,0 g/mL
A
B
C
D
E
(Unifesp)
Crescia naturalmente Fazendo estripulia, Malino e muito arguto, Gostava de zombaria. A cabeça duma escrava Quase arrebentei um dia.
E tudo isso porque Um doce me havia negado, De cinza no tacho cheio Inda joguei um punhado, Daí porque a alcunha De “Menino Endiabrado”.
Prudêncio era um menino Da casa, que agora falo. Botava suas mãos no chão Pra poder depois montá-lo: Com um chicote na mão Fazia dele um cavalo.
(Varneci Nascimento. Memórias póstumas de Brás Cubas em cordel.)
A versão modificada, adaptada à oralidade – como usualmente se dá na produção da literatura de cordel – apresenta termos semelhantes aos do texto original de Machado de Assis, que podem ser identificados em todas as palavras da alternativa
malino, botava, inda, pra.
estripulia, malino, inda, pra.
estripulia, zombaria, inda, daí.
zombaria, botava, inda, pra.
malino, botava, zombaria, daí.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas