Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - História - Aula 21 - Brasil colônia: administração - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

A charge refere-se 



( a )

à organização do governo-geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil. 

( b )

às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das capitanias hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus. 

( c )

ao fracasso do governo-geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil. 

( d )

ao governo-geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral. 

( e )

às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.

Questão 02 - Geografia - Exercícios - Capítulo 12 - BY NC 3.0BR

(Vunesp) O clima é um importante recurso natural. A sua compreensão pode auxiliar no melhor desempenho das atividades agrícolas, facilitar o transporte de mercadorias, simplificar a circulação de pessoas, preservar a saúde e o conforto humanos etc. No entanto, compreendê-lo adequadamente requer o estudo dos seus elementos e fatores.

a) Quais são os principais elementos do clima? Quais são os principais fatores?

b) Descreva um dos fatores do clima, enfatizando o papel por ele exercido.

Resposta:

a) Os elementos climáticos são: temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Os principais fatores climáticos são: altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, relevo, correntes marítimas e massas de ar.

b) As massas de ar são de fundamental importância para a explicação da dinâmica climática. São porções da atmosfera que carregam características próprias de temperatura, pressão e umidade, relacionada às suas áreas de origem. Podem ser quentes e úmidas, quentes e secas, frias e úmidas, frias e secas. À medida que se deslocam, influenciam as áreas por onde passam, baixando ou elevando as temperaturas e provocando chuvas ou estiagens. Na interação com o meio por onde passam, perdem gradualmente suas características iniciais e se dissipam.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:

Criança I : aplicação de soro imune.

Criança II: vacinação.

O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Em um experimento de laboratório de demonstração, verificou -se que a velocidade de um corpo em movimento retilíneo comportava -se como apresentado na figura que se segue.

Sabendo-se que no instante t = 0 o corpo estava na origem adotada, o gráfico que pode representar o espaço em função do tempo deste movimento no intervalo 0 a 3s é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Uern) Dois exaustores eólicos instalados no telhado de um galpão se encontram em movimento circular uniforme com frequências iguais a 2 Hz e 2,5 Hz. A diferença entre os períodos desses dois movimentos é igual a



( a )

0,1 s

( b )

0,3 s

( c )

0,5 s

( d )

0,6 s

Questão 02 - Física - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) A tabela abaixo relaciona as substâncias a suas aplicações.

A alternativa que relaciona as substâncias com a sua geometria molecular é, respectivamente:



( a )

trigonal plana, tetraédrica e angular. 

( b )

trigonal plana, piramidal e linear. 

( c )

piramidal, tetraédrica e linear.

( d )

piramidal, tetraédrica e angular.

Questão 02 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A prata é um metal bastante valioso conhecido hoje. Por ser resistente à corrosão, é utilizado na fabricação de joias e bijuterias, além de ser importante para a indústria, onde pode ser utilizado como matéria-prima para fabricação de: 



( a )

telas de televisão e celulares. 

( b )

aço e parafusos. 

( c )

moedas e baterias recarregáveis. 

( d )

papel fotográfico e fabricação de espelhos. 

( e )

pinos para fraturas ósseas e motores de avião.

Questão 02 - Geografia - Aulas 14 e 15 - Elementos de geomorfologia - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Observe o mapa a seguir:

Assinale a alternativa que melhor explicita a relação entre as placas tectônicas. 



( a )

As placas tectônicas deslizam sobre o núcleo externo, formado por um material quente e líquido, que é integrante do manto inferior, cuja movimentação se dá em virtude do calor que emana de dentro da Terra, formando as células de reflexão, transferindo energia e massa: o material aquecido afunda e o resfriado ascende. 

( b )

Os possíveis encontros de placas, presentes nos limites convergentes, são de três tipos: encontro de placas oceânica e continental, em que a placa mais densa – a continental – mergulha sobre a menos densa – a placa oceânica; entre placas oceânica e oceânica, cujo resultado consiste em uma compressão e dobramento das rochas, originando as cadeias de montanhas; e entre placas continental e continental, em que os fenômenos geológicos que se constituem podem ser subducção, sismos e vulcanismo. 

( c )

Os limites de placas tectônicas são três: divergentes ou destrutivos, em que o mais comum é a ocorrência do afastamento de fossas e destruição de vulcões; convergentes ou construtivos, que são resultantes do choque das placas; e degenerativos ou transformantes, em que as placas se afastam uma em relação à outra, sem que haja fusão ou geração de crosta.

( d )

Os limites entre as placas tectônicas constituem áreas de intensas atividades geológicas, suscetíveis à ocorrência de vulcões, como o Kilauea no Havaí; terremotos, como os que acometem os Andes; e formação de cordilheiras, como a do Himalaia. 

( e )

Os dois tipos de movimentos existentes e divergentes entre placas, ou seja, entre placas oceânica e continental, que geram o afundamento dos oceanos, geração de sismos e vulcanismo intrusivo e, entre continental e oceânica, constituem um sistema de sismos, cujos fenômenos geológicos que ocorrem com o dobramento dos continentes geram vulcanismo.

Resposta:

O movimento intenso que ocorre no limite das placas e o sentido de seu movimento são os responsáveis pela atividade geológica exemplificada na alternativa, como: terremotos de média e alta magnitude, tsunamis, vulcanismo ativo, dobramentos modernos da Era Cenozoica, fossas oceânicas e cadeias meso-oceânicas.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Aulas 11 e 12 - Ácidos nucleicos: DNA e RNA - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest‑SP) Bactérias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radioativa, por centenas de gerações. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactérias e transferidas para um meio sem substâncias radioativas. Essas bactérias sofreram três divisões no novo meio, produzindo 800 bactérias. A análise dos ácidos nucleicos mostrou que, dessas 800 bactérias:



( a )

100 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( b )

200 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( c )

400 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.

( d )

300 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( e )

50 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 11 - Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR – Adaptada) Analise o cladograma a seguir, constituído por onça (Panthera onca), jaguatirica (Leopardus pardalis), puma (Puma concolor), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e gato doméstico (Felis catus).

Com base no cladograma (que relaciona também a filogênese, ou seja, o possível parentesco entre os animais comparados) e nos conhecimentos de sistemática e taxonomia, assinale a alternativa correta.



( a )

Por estar na base, a onça é o ancestral dos felinos apresentados no cladograma. 

( b )

O ancestral imediato do puma e do gato-mourisco é o mesmo do gato doméstico. 

( c )

Ente os felinos do cladograma, o gato doméstico é o mais evoluído.

( d )

O puma e o gato-mourisco são mais próximos filogeneticamente do que a onça e a jaguatirica. 

( e )

O gato-mourisco é o que mais se aproxima filogeneticamente da jaguatirica.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Pela teoria da Relatividade Geral de Einstein, quando raios de luz provenientes de um corpo estelar, como estrelas ou galáxias, passam muito próximos de um objeto estelar de grande densidade de massa, esses raios de luz são desviados para um ponto de encontro oposto ao lado em que os raios incidem no objeto. No contexto da óptica, esse objeto de grande densidade de massa estaria fazendo o papel de 



( a )

um espelho plano. 

( b )

um filtro polarizador. 

( c )

uma lente. 

( d )

um espelho côncavo. 

( e )

um espelho convexo.

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 11 - Geometria molecular - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O olfato desempenha um papel especial em nossas vidas, ajudando inclusive em nossa sobrevivência. Um odor pode resgatar memórias bem antigas, que podem ser prazerosas ou não, e até mesmo nos alertar de que algo de errado pode acontecer. Podemos, por exemplo, através de nosso olfato, identificar se um alimento está estragado, se há algum vazamento de gás de cozinha em casa ou até mesmo a ocorrência de algum incêndio, pelo cheiro da fumaça.

Estima-se que o ser humano consiga distinguir cerca de 10 000 aromas diferentes. Em um laboratório não se deve cheirar diretamente nenhum material. Se necessário, leve os vapores ao nariz com o auxílio de suas mãos.

De uma maneira simplificada, as partículas responsáveis pelo cheiro, presentes no ar, são captadas por células olfativas receptoras, que, ao serem estimuladas, enviam um sinal ao cérebro, onde será interpretado e associado a algum material ou situação. Esse estímulo pode ocorrer pelo encaixe das partículas de odores com essas células receptoras: moléculas com geometria e propriedades semelhantes devem causar as mesmas sensações. Logo, podemos afirmar que o cheiro está intimamente ligado à forma das moléculas, ou seja, à sua geometria. Dessa forma, as moléculas que devem provocar, ao serem inaladas isoladamente e em concentração adequada, sensações semelhantes são 



( a )

NH3 e HCℓ

( b )

H2O e O3 

( c )

CH4 e SO2 

( d )

N2 e NH3 

( e )

HCℓ e HBr

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

Uma bola de futebol sofre uma grande deformação no momento do chute ou do cabeceio.

Considere que seu volume seja de 5 L e ela esteja a uma pressão de 1 atm. Admitindo que a temperatura não varie em tal situação, a pressão em seu interior, caso seu volume se reduza para 4 L no momento da cabeçada, será igual a:



( a )

0,8 atm 

( b )

0,9 atm 

( c )

1,1 atm  

( d )

1,2 atm 

( e )

1,25 atm

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir. O texto I é um dos mais conhecidos sonetos de Luís de Camões. O texto II, de Gregório de Matos, faz referência a uma fidalga portuguesa vinda da Índia, da qual se aproximaram os rapazes da nobreza – mais interessados no dinheiro da moça que em suas virtudes. Um religioso, Frei Tomás, intervém e determina que ela se case com um “vilão”, isto é, um homem de condição inferior. Com isso, a moça seria rebaixada socialmente, deixando de ser alvo de interesse da nobreza.

Texto I

Sete anos de pastor Jacob servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; mas não servia ao pai, servia a ela, e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia, passava, contentando-se com vê-la; porém o pai, usando de cautela, em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos lhe fora assim negada a sua pastora, como se a não tivera merecida; Começa de servir outros sete anos, dizendo: – Mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida!

CAMÕES, Luís de. In: . Sonetos. Disponívelem: . Acesso em: 22 dez. 2016.

Texto II

Sete anos a Nobreza da Bahia Serviu a uma Pastora Indiana, e bela, Porém serviu a Índia, e não a ela. Que à Índia só por prêmio pretendia. Mil dias na esperança de um só dia Passava contentando-se com vê-la: Mas Fr. Tomás usando de cautela, Deu-lhe o vilão, quitou-lhe a fidalguia. Vendo o Brasil, que por tão sujos modos Se lhe usurpara a sua Dona Elvira, Quase a golpes de um maço, e de uma goiva: Logo se arrependeram de amar todos, E qualquer mais amara, se não fora Para tão limpo amor tão suja Noiva.

MATOS, Gregório de. In: . Obra poética.2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. p. 678.

maço: espécie de martelo. goiva: ferramenta utilizada por artesãos; nas armas de fogo, era o instrumento usado para limpar o orifício onde se colocava a pólvora.

Há uma relação entre os dois textos, na medida em que: 



( a )

o que é seriedade e elevação em I, torna-se rebaixamento cômico em II. 

( b )

o texto II retoma as mesmas ideias do texto I, aplicando-as à religião. 

( c )

ambos tratam da perenidade da relação amorosa. 

( d )

tanto o texto I quanto o II apresentam traços satíricos. 

( e )

os dois textos se referem ao mesmo episódio histórico.

Questão 02 - História - Aula 19 - Brasil colônia: sociedade açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A economia colonial gerou uma divisão de classes muito hierarquizada e bastante simples. No topo da pirâmide, estavam os grandes proprietários rurais e os grandes comerciantes das cidades do litoral. No meio, localizavam-se os pequenos proprietários rurais e urbanos, os pequenos mineradores e comerciantes, além dos funcionários públicos. Mais abaixo, estavam os artesãos, agregados das fazendas, capangas e populações indígenas. Na base da pirâmide mourejavam os escravos. As relações entre essas classes se baseavam em combinação variada de violência e paternalismo. A violência predominava na relação senhor-escravo; o paternalismo, entre ricos e pobres.

CARVALHO, José Murilo de. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: AVELAR, Lúcia; CINTRA, Octávio (Org.). Sistema poltíico brasileiro: uma introdução. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 22.

No fim do trecho em destaque, o autor distingue as relações entre as classes sociais coloniais no Brasil, identificadas por: 



( a )

critérios exclusivamente étnicos. 

( b )

questões raciais e socioeconômicas. 

( c )

aspectos religiosos dos grupos.

( d )

distinções nobiliárquicas dos indivíduos. 

( e )

critérios políticos da época.

Questão 02 - Geografia - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.

Disponível em: .Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a



( a )

produção de energia para as principais áreas industriais do país. 

( b )

produção sustentável de recursos minerais não metálicos. 

( c )

capacidade de produção de minerais metálicos. 

( d )

logística de importação de matérias-primas industriais.

( e )

produção de recursos minerais energéticos.

Resposta:

c.

A construção da Ferrovia dos Carajás se deu por iniciativa do Estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região com a criação de projetos regionais e atrair investimentos de capital para sua realização. Através de projetos de pesquisas científicas, como, o Radambrasil, descobriu-se o potencial de produção mineral do Norte do Brasil. Com o tempo, a ferrovia ampliou sua importância como equipamento multimodal e articulado com a economia da região.

Questão 02 - Física - Setor A - Aula 14 - Aceleração vetorial e suas componentes tangencial e centrípeta - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Arrancadas ruidosas, freadas violentas e curvas fechadas percorridas por carros a alta velocidade devem ser evitadas por causarem desconforto aos passageiros deste veículo e, principalmente, por serem manobras arriscadas. Suponha, por exemplo, que um veículo percorra no sentido de A para C a pista esquematizada na figura a seguir:

Essa pista é constituída por um trecho retilíneo AB e uma semicircunferência BC de raio 100 m. A velocidade do veículo no ponto A é 30 m/s, e o motorista, pelas razões expostas, quer fazer o percurso sem que a aceleração exceda 4 m/s2 (em módulo).

a) Calcule a velocidade máxima com que o carro deve percorrer o trecho BC.

b) Supondo que o veículo chegue ao ponto B com uma velocidade superior à calculada no item a, acionar os freios seria adequado? Essa decisão poderia trazer quais riscos?

Resposta:

a) Se a velocidade máxima é aquela que causa a aceleração centrípeta máxima, temos:

b) Vamos partir do princípio, que será amplamente justificado ao longo do curso, de que quanto maior a aceleração desejada, maior a força necessária.

A hipótese é que, ao iniciar a curva, a velocidade do carro seja superior a 20 m/s. A aceleração centrípeta será maior do que 4 m/s2. Se o motorista acionar os freios, causará uma aceleração tangencial no sentido contrário ao movimento (ver figura), aumentando ainda mais o módulo da aceleração do veículo. Portanto, essa decisão não é adequada, pois aumenta o risco de derrapagem.

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 11 e 12 - Cinemática do movimento circular uniforme (MCU) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Utilizando a hipótese da questão 1, determine para um ponto no qual a latitude é 60°:

a) O período (T).

b) A frequência ( f ).

c) A velocidade angular (ω).

d) A velocidade escalar instantânea (V).

Resposta:

a) O período de qualquer ponto na superfície da Terra é 24 h.

b) f =   = 1 rotação por dia =  rotações por hora.

c) Utilizando a definição de velocidade angular:

d) Aproveite para ensinar ao aluno qual ângulo é a latitude.

Vale ressaltar que, em corpos rígidos, o período, a frequência e a velocidade angular são iguais para qualquer ponto do corpo e que a velocidade escalar é diretamente proporcional ao raio.

Questão 02 - Física - Setor B - Aulas 14 e 15 - Estudo analítico das lentes esféricas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Com a finalidade de descobrir a distância focal de uma lupa que encontrou em sua casa, Janaína, com o auxílio da lente, projetou a imagem nítida do seu celular com a tela acesa na parede do seu quarto. A seguir, ela mediu as dimensões do celular e obteve 14 cm X 6 cm. Mediu também as dimensões da imagem: 42 cm X 18 cm. Por fim, aferiu a distância do celular à parede e obteve 240  cm. Qual a distância focal da lente empregada por Janaína?



( a )

30 cm

( b )

45 cm

( c )

60 cm

( d )

90 cm

( e )

120 cm

Resposta:

Como a imagem é projetada, ela é invertida em relação ao objeto. Além disso, ela apresenta dimensões três vezes maiores que as do objeto. Pode -se concluir que: A = -3.

A distância do celular (objeto) até a parede (imagem) corresponde à soma de p com p'.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(UFMG – Adaptada) O princípio básico de funcionamento de uma fibra óptica consiste em colocar um material X, com índice de refração nX , no interior de outro material  Y, com índice de refração nY . Um feixe de luz que incide em uma extremidade de X atravessa para a outra extremidade, sem penetrar no material Y, devido a múltiplas reflexões totais. Essa situação está ilustrada na figura:

Para que isso aconteça, é necessário que:



( a )

nX

( b )

nX = 0

( c )

nX = n

( d )

nX>nY 

( e )

nY

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

No ano de 2014, o Estado de São Paulo vive uma das maiores crises hídricas de sua história. A fim de elevar o nível de água de seus reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a empresa ModClima para promover a indução de chuvas artificiais. A técnica de indução adotada, chamada de bombardeamento de nuvens ou semeadura ou, ainda, nucleação artificial, consiste no lançamento em nuvens de substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de água.

http://exame.abril.com.br. Adaptado

(Vunesp) Além do iodeto de prata, outras substâncias podem ser utilizadas como agentes aglutinadores para a formação de gotas de água, tais como o cloreto de sódio, o gás carbônico e a própria água. Considerando o tipo de força interatômica que mantém unidas as espécies  de cada agente aglutinador, é correto classificar como substância molecular: 



( a )

o gás carbônico e o iodeto de prata. 

( b )

apenas o gás carbônico. 

( c )

o gás carbônico e a água. 

( d )

apenas a água. 

( e )

a água e o cloreto de sódio.

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) As camadas de gelo polar de Marte aumentam e diminuem de acordo com as estações. Elas são feitas de dióxido de carbono sólido e se formam pela conversão direta do gás em sólido.

Qual é o tipo de interação intermolecular existente entre as moléculas de dióxido de carbono?



( a )

Ligação de hidrogênio.

( b )

Dipolo-dipolo.

( c )

Dipolo induzido.

( d )

Dipolo permanente.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

(UFV-MG) O soro antiofídico é ministrado em pessoas picadas por cobra peçonhenta porque:



( a )

induz a formação de anticorpos. 

( b )

contém anticorpos. 

( c )

é um antibiótico. 

( d )

provoca imunização. 

( e )

possui antígenos específicos.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)



( a )

queima de gás metano.

( b )

armazenamento de gás carbono. 

( c )

decomposição aeróbica das fezes. 

( d )

uso mais eficiente de combustíveis fósseis.

( e )

fixação de carbono em moléculas orgânicas.​

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 14 - Viroses - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Faceres-SP) O surto de doenças como dengue, febre chikungunya e zika tem incentivado pesquisas para o desenvolvimento de vacinas. Assim, como medida preventiva espera-se que os pesquisadores produzam:



( a )

antígenos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes. 

( b )

antígenos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção. 

( c )

antibióticos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes. 

( d )

anticorpos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes.

( e )

anticorpos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção.

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 9 e 10 - Ligações covalentes e metálicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, Aℓ2(SO4)3 , para formação de flocos com a sujeira da água; cloro, Cℓ2 , para desinfecção; óxido de cálcio, CaO, para ajuste de pH; e flúor, F2 , para prevenção de cáries. O tipo de ligação que une os elementos das substâncias utilizadas no processo de purificação da água é, respectivamente, 



( a )

iônica/covalente, iônica, iônica, covalente. 

( b )

covalente/iônica, iônica, covalente e iônica. 

( c )

iônica/covalente, covalente, iônica e iônica. 

( d )

iônica/covalente, covalente, iônica e covalente. 

( e )

covalente/iônica, covalente, covalente e iônica.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(UFBA) Projeta -se, com o auxílio de uma lente delgada, a imagem real de uma vela, colocada a 20 cm da lente, numa tela que dista 80 cm da vela.

A distância focal da lente e o aumento linear transversal da imagem são, respectivamente, iguais a:



( a )

15 cm e 3

( b )

15 cm e -3

( c )

-15 cm e -3

( d )

-10 cm e -4

( e )

16 cm e -4

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Bexigas de aniversário que flutuam no ar são preenchidas com gás hélio, o segundo gás menos denso que existe, só perdendo para o hidrogênio, que não é utilizado por ser explosivo.

Para encher essas bexigas de forma segura, são injetados cerca de 2 gramas de gás em seu interior. O volume dessas bexigas em condições ambientes (25 °C, 1 atm) é de aproximadamente:

Dados: He = 4 g/mol; R = 0,082 atm · L/mol · K; Volume molar dos gases nas condições ambientes = 25 L/mol 



( a )

2,1 L 

( b )

4,2 L 

( c )

8,3 L 

( d )

10,4 L 

( e )

12,5 L

Resposta:

1 mol de gás hélio _____4 g _____25 L

                                        2 g_____ V

V = 12,5 L

Professor, deixe os alunos calcularem por PV = nRT e, a seguir, mostre que com o volume molar é muito mais prático.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 13 - Arcadismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Assinale a alternativa na qual se pode detectar nos versos do poeta português Manuel Maria de Barbosa du Bocage (1765-1805) uma ruptura com a convenção arcádica do locus amoenus (“lugar aprazível”).



( a )

“Olha, Marília, as flautas dos pastores Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes Os Zéfiros brincar por entre flores?”

( b )

“O ledo passarinho que gorjeia Da alma exprimindo a cândida ternura, O rio transparente, que murmura, E por entre pedrinhas serpenteia:”

( c )

“Se é doce no recente, ameno Estio Ver tocar-se a manhã de etéreas flores, E, lambendo as areias e os verdores, Mole e queixoso deslizar-se o rio;”

( d )

“A loira Fílis na estação das flores, Comigo passeou por este prado Mil vezes; por sinal, trazia ao lado As Graças, os Prazeres e os Amores.”

( e )

“Já sobre o coche de ébano estrelado, Deu meio giro a Noite escura e feia; Que profundo silêncio me rodeia Neste deserto bosque, à luz vedado!”

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas