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Leia o trecho a seguir e responda à questão.
[...] não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana.
SCHIAVONE, Aldo. Uma história rompida: Roma Antiga e Ocidente moderno. São Paulo: Edusp, 2005. p. 196.
Com base no texto, de que forma podemos relacionar o trabalho escravo e a estagnação tecnológica na Antiguidade clássica?
Em uma sociedade em que o trabalho manual era muitas vezes considerado humilhante e realizado maciçamente por escravos, o desenvolvimento de tecnologias que poderiam reduzir o peso do esforço manual não era uma prioridade
(UEMG)
O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não.
Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens.
Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2,0 m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4,0 m/s.
Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA:
Se a correnteza não existisse, o barco levaria 25 s para atravessar o rio. Com a correnteza, o barco levaria mais do que 25 s na travessia.
Como a velocidade do barco é perpendicular às margens, a correnteza não afeta o tempo de travessia.
O tempo de travessia, em nenhuma situação, seria afetado pela correnteza.
Com a correnteza, o tempo de travessia do barco seria menor que 25 s, pois a correnteza aumenta vetorialmente a velocidade do barco.
Como a velocidade da correnteza é perpendicular ao barco, ela não interfere no tempo de travessia. Esse tempo depende apenas da velocidade de avanço do barco, que é de 2 m/s. Portanto, nesse caso, o tempo de travessia é o mesmo do que seria sem correnteza.
(EsPCEx-SP/Aman-RJ) A representação a seguir corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.
Considere as afirmativas acerca dos elementos hipotéticos (A, B, C) apresentados na Tabela Periódica.
I. Dentre os elementos hipotéticos, o elemento A é o de maior afinidade eletrônica (“energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron”).
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.
II. Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento B é o de maior eletropositividade (“capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions”).
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.
III. Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento C é o mais eletronegativo (“força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação”).
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform – São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.
Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Enem
Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar para eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro
AZEVEDO, N; LEÃO, W. QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).
Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a:
revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.
(Unifesp) Em um experimento, uma população inicial de 100 bactérias dobra a cada 3 horas. Sendo y o número de bactérias após x horas, segue que y 5 · 100 · .
a) Depois de um certo número de horas a partir do início do experimento, a população de bactérias atingiu 1 677 721 600. Calcule esse número de horas. (dado: 16 777216 = 2563)
b) Sabendo-se que da 45ª para a 48ª hora o número de bactérias aumentou de 100 · 2k , calcule o valor de k.
a) 72 horas
b) 15
Observe os três números abaixo, representados pelas letras A, B e C:
Desses, são números inteiros somente:
A.
A e B.
A e C.
B e C.
A, B e C.
As pessoas A, B, C e D possuem juntas R$ 2.718,00. Se A tivesse o dobro do que tem, B tivesse a metade do que tem, C tivesse R$ 10,00 a mais do que tem e D tivesse R$ 10,00 a menos do que tem, então todos teriam a mesma quantia. Dessas quatro pessoas, qual é a que tem a maior quantia?
A pessoa B.
(UEMG) No ano de 2018, foi realizada uma pesquisa, utilizando-se questionários sobre educação. Nessa pesquisa, João, Alfredo e Enéias tabularam as respostas dos questionários, respondidos pelos usuários de uma determinada universidade. Sabendo-se que João tabulou um quarto do total de questionários, Alfredo tabulou três quintos do que sobrou e Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, a diferença entre os números de questionários tabulados por Enéias e João foi de:
170.
150.
120.
100.
Sendo x o total de questionários, sabemos que João tabulou deles, de modo que sobraram para serem tabulados pelos demais.
Desses , Alfredo tabulou , ou seja, tabulou · = , questionários. Como Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, temos:
+ + 1020 = x
x = 3 400
Desse modo, como Enéias tabulou 1 020 questionários e João, questionários, a diferença entre essas quantidades é igual a 170.
Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (vsom = 3,4 · 102 m/s) é muito menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos (vsinal = 2,6 · 108 m/s), é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar. Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco. A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de
1,1 · 103 km
8,9 · 104 km
1,3 · 105 km
5,2 · 105 km
6,0 · 1013 km
Para o som e para o sinal elétrico, o intervalo de tempo deve ser o mesmo.
Assim:
Professor, sugerimos discutir a viabilidade de se instalar esse cabo proposto pelo técnico.
Uma criança de patins anda em linha reta e mantém a intensidade da sua velocidade constante. Em certo momento, as rodinhas, por motivos desconhecidos, travam no chão. A criança cai de frente, com perigo de bater seu rosto no chão.
Com base nos conhecimentos da Física, qual é a explicação para esse tombo ocorrer?
Quando as rodinhas travam, a criança é jogada para frente por uma força aplicada pelos próprios patins.
Quando as rodinhas travam, a criança tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme em relação ao solo.
Quando as rodinhas travam, a criança tende a aumentar sua velocidade em relação à Terra.
Quando as rodinhas travam, a criança se joga propositalmente.
a) Incorreta. Não há força aplicada pelos patins
c) Incorreta. A velocidade tende a permanecer a mesma.
d) Incorreta. A queda é involuntária.
Para entender e prever processos que envolvem transformações químicas, é importante conhecer a linguagem química. Nesse sentido, responda às seguintes perguntas:
a) Qual a diferença entre 2 H e H2?
b) Qual a diferença entre Co e CO?
a) 2 H – Representa dois átomos separados do elemento químico hidrogênio.
H2 – Representa dois átomos do elemento químico hidrogênio unidos.
b) Co – Representa o elemento químico cobalto.
CO – Representa uma substância formada por 1 átomo do elemento químico carbono e 1 átomo do elemento químico oxigênio.
(Unespar) Numa aula de laboratório, o professor pediu para que cada subgrupo de alunos realizasse o seguinte procedimento: colocar 150 mL de água num béquer e a este volume colocar 1 (uma) colher rasa de terra, agitar durante um minuto e deixar o sistema em repouso. Os subgrupos verificaram que se deposita certa quantidade de material no fundo do copo.
Indique, nas alternativas a seguir, o fenômeno que estes subgrupos presenciaram.
Homogeneização;
Floculação;
Cristalização;
Decantação;
Tamisação.
(UNESP)
Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.
(Fernando Pessoa. Mar Português. Obra poética, 1960. Adaptado.)
Entre outros aspectos da expansão marítima portuguesa a partir do século XV, o poema menciona:
o sucesso da empreitada, que transformou Portugal na principal potência europeia por quatro séculos.
o reconhecimento do papel determinante da Coroa no estímulo às navegações e no apoio financeiro aos familiares dos navegadores.
a crença religiosa como principal motor das navegações, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos portugueses.
a percepção das perdas e dos ganhos individuais e coletivos provocados pelas navegações e pelos riscos que elas comportavam.
a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferenças entre os oceanos, que os levou a confundir a América com as Índias.
(UPF) Na Europa Ocidental, a denominada “crise do século XIV” caracterizou-se por um conjunto de fatores marcados por péssimas colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Dentre as alternativas, assinale aquela que indica as consequências desses fatores.
Aumento da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores do que no campo.
Diminuição das taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e que levaram à adoção, nos senhorios feudais, da escravidão de africanos.
Fortalecimento das instituições medievais, principalmente no que concerne ao caráter internacional das universidades.
Abalo do sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.
Enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.
(UEM) As Cruzadas foram expedições de caráter militar e religioso organizadas pela Igreja Católica. O termo “cruzada” é uma referência aos trajes usados pelos participantes, que traziam em suas vestimentas uma cruz vermelha bordada na altura do peito, simbolizando a relação do homem com Deus.
Sobre os objetivos das Cruzadas, assinale o que for correto.
01) Isentar os servos do pagamento da corveia (prestação de trabalho gratuito) aos senhores feudais.
02) Conquistar os territórios americanos recém-descobertos por Cristóvão Colombo para realizar a catequização das populações indígenas.
04) Expulsar os muçulmanos de Jerusalém, cidade considerada pelos cristãos como Terra Santa, já que foi nesta cidade que Jesus Cristo foi crucificado e sepultado.
08) Restituir a unidade cristã nas terras do Império Bizantino e ampliar o poder, naquela região, da Igreja Católica, já que estava enfraquecido pela fundação da Igreja Ortodoxa.
16) Perseguir os cátaros ou albigenses que viviam em território francês, mas mantinham autonomias política e religiosa.
04 + 08 + 16 = 28
Leia o trecho do historiador Marcelo Cândido da Silva e responda às perguntas.
Contingentes importantes de grupos bárbaros foram instalados dentro das fronteiras do Império [Romano]. As modalidades de instalação dos bárbaros variavam muito: alguns grupos recebiam o estatuto de tributários [que pagavam impostos], outros ainda tinham o direito de manter sua organização interna, com seus próprios chefes (o regime de “federação”). Havia também aqueles que recebiam o direito de explorar a terra, sob estrito controle de funcionários imperiais. Em comum, o fato de que todos os grupos instalados deviam algum tipo de serviço ao Império, sendo o mais frequente o serviço militar. Chefes bárbaros aliados obtinham títulos [...] e honrarias no Exército e na administração imperial. Muitos dos filhos desses chefes eram enviados como reféns à corte imperial e recebiam uma educação romana, que incluía o aprendizado do latim, da retórica e das técnicas administrativas. Um importante fluxo comercial foi estabelecido com mercadores atuando além do limes [fronteira do Império], difundindo o consumo de bens romanos entre as elites bárbaras.
SILVA, Marcelo Cândido da. História medieval. São Paulo: Contexto, 2019
a) De acordo com o trecho, como ocorreu a expansão dos povos bárbaros germânicos?
b) Como era a relação entre a cultura bárbara germânica e a cultura romana?
a) A expansão ocorreu em meio a uma interação com o Império Romano, que tentava administrar a entrada de grupos imigrantes em seu território.
b) Os bárbaros germânicos acabaram incorporando aspectos da cultura romana, como língua, educação, treinamento militar e hábitos de consumo.
(Unesp-SP) Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em
2 h 40 min
3 h 00 min
2 h 15 min
2 h 30 min
1 h 52 min
(UFJF/Pism-MG)
Observe os quadrinhos abaixo:
O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da Antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?
A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
A necessidade de se constituir, na sociedade grega da Antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.
As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras, hostis e espectrais, desertas de vontades novas que as humanizem, esquecidas já dos antigos homens lendários que as povoaram e dominaram.
Carregam nos seus dorsos poderosos as pequenas cidades decadentes, como uma doença aviltante e tenaz, que se aninhou para sempre em suas dobras. Não podendo matá-las de todo ou arrancá-las de si e vencer, elas resignam-se e as ocultam com sua vegetação escura e densa, que lhes serve de coberta, e resguardam o seu sonho imperial de ferro e ouro.
PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Artium, 2001.
As soluções de linguagem encontradas pelo narrador projetam uma perspectiva lírica da paisagem contemplada. Essa projeção alinha-se ao poético na medida em que:
explora a identidade entre o homem e a natureza.
reveste o inanimado de vitalidade e ressentimento.
congela no tempo a prosperidade de antigas cidades.
destaca a estética das formas e das cores da paisagem.
captura o sentido da ruína causada pela extração mineral.
Observe as afirmações abaixo:
I.
II. é um número inteiro.
III. é maior do que , para todo a positivo.
Está correto o que se afirma somente em
II.
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e III.
(UFPR) Uma empresa de telefonia oferece três planos mensais de internet móvel, descritos abaixo.
• Plano Ilimitado: mensalidade fixa de R$ 100,00 que permite ao cliente utilizar quantos gigabytes (GB) de dados desejar, sem pagar nada a mais.
• Plano Intermediário: mensalidade fixa de R$ 28,00 mais R$ 4,50 por GB de dados consumidos.
• Plano Simples: não há mensalidade, porém o cliente paga R$ 12,00 por GB de dados consumidos.
Por exemplo, um consumo de 5 GB de dados em um mês custa R$ 100,00 para clientes do Plano Ilimitado, custa R$ 28,00 + 5 · R$ 4,50 = R$ 50,50 para clientes do Plano Intermediário e custa 5 · R$ 12,00 = R$ 60,00 para clientes do Plano Simples.
a) A partir de quantos GB de dados consumidos por mês o Plano Ilimitado fica mais vantajoso, ou seja, mais barato, que o Plano Intermediário?
b) A empresa pretende criar um novo plano de dados, chamado Plano Básico. Esse plano terá formato semelhante ao do Plano Intermediário, consistindo também de uma mensalidade fixa mais um preço por GB de dados consumidos. Além disso, o Plano Básico deverá satisfazer a duas condições:
• Ter o mesmo valor que o Plano Simples para clientes que consumirem 3 GB de dados por mês.
• Ter o mesmo valor que o Plano Intermediário para clientes que consumirem 8 GB de dados por mês.
Quais devem ser o valor da mensalidade e o valor de cada GB de dados consumidos para que o Plano Básico cumpra as duas condições acima?
a) Sendo x a quantidade de GB de dados consumidos, devemos ter 100<28 1 4,5 · x, portanto x>16.
Logo, o Plano Ilimitado fica mais barato para quantidades maiores que 16 GB.
b) No Plano Simples, os clientes que consomem 3 GB por mês gastam R$ 12,00 · 3 = R$ 36,00. Já no Plano Intermediário, os clientes que consomem 8 GB por mês gastam R$ 28,00 + R$ 4,50 · 8 = R$ 64,00. Logo, pode-se afirmar que o custo de 8 GB - 3 GB = 5 GB é R$ 64,00 - R$ 36,00 = R$ 28,00. Assim, = 5,60. Portanto, cada GB custa R$ 5,60.
Como 3 · R$ 5,60 = R$ 16,80, então a mensalidade desse plano deve ser R$ 36,00 – R$ 16,80 = R$ 19,20.
Professor: neste item, também é possível determinar essas duas quantidades por meio de um sistema com duas equações. Caso prefira, poderá instigar esta resolução nos alunos, por meio de algum tipo de metodologia de aula invertida (em relação à próxima aula).
Considere o gráfico de barras abaixo, que indica a variação anual, em porcentagem, do valor da cesta básica em algumas cidades. Os dados são do mês de janeiro de 2019.
De acordo com o gráfico, responda:
a) Qual é a cidade que possui a cesta básica mais cara? Qual é esse valor?
b) Qual é a diferença entre o valor da cesta básica nas cidades de Campo Grande e do Recife em janeiro de 2019, em porcentagem?
c) Qual era o valor da cesta básica em Florianópolis em janeiro de 2018?
a) A cidade que possui a cesta básica mais cara é São Paulo, cujo valor é de R$ 471,44.
b) Campo Grande: R$ 422,88
Recife: R$ 340,57
A diferença, em reais, é de R$ 82,31, o que corresponde a
Portanto, a cesta básica em Campo Grande é 24,17% mais cara que a cesta básica no Recife em janeiro de 2019.
c) Em janeiro de 2019, a cesta básica em Florianópolis estava custando R$ 457,82, e o aumento foi de 9,37%. Assim, em janeiro de 2018, o valor da cesta básica era: .
(Fuvest-SP) Em uma família, o número de irmãs de cada filha é igual à metade do número de irmãos. Cada filho tem o mesmo número de irmãos e irmãs.
O número total de filhos e filhas da família é
4.
5.
7.
10.
15.
Uma das provas de atletismo é o lançamento do martelo.
Antes de lançar o objeto (martelo), a atleta aplica forças de tal forma que o corpo executa movimento em uma trajetória circular, aumentando sua velocidade até que chegue na velocidade máxima. Nesse momento, a atleta solta o martelo e ele começa seu movimento no ar, chamado de lançamento oblíquo.
Assinale as forças aplicadas no corpo preso ao fio no instante representado na imagem anterior.
Um dos tipos de acidente mais impressionantes em corridas de automobilismo ou em estradas ocorre quando uma roda se desprende do carro, com ele ainda em movimento. Por vezes, em razão da alta velocidade, a roda desprendida atravessa a pista e o alambrado, podendo atingir espectadores na plateia.
Considere a situação representada abaixo. Suponha que, nesse instante, a roda dianteira direita do carro à frente, que se desloca sem escorregar, se solte. Qual é a direção do movimento da roda no momento em que ela se desprende do veículo?
A
B
C
D
E
(Unicamp-SP) A partir de um medicamento que reduz a ocorrência das complicações do diabetes, pesquisadores da Unicamp conseguiram inibir o aumento de tumores em cobaias. Esse medicamento é derivado da guanidina, C(NH)(NH2)2, que também pode ser encontrada em produtos para alisamento de cabelos.
a) Levando em conta o conhecimento químico, preencha os quadrados incluídos no espaço de resposta abaixo com os símbolos de átomos ou de grupos de átomos, e ligue-os através de linhas, de modo que a figura obtida represente a molécula da guanidina.
b) Que denominação a figura completa e sem os quadrados recebe em Química? E o que representam as diferentes linhas desenhadas?
a)
b) A figura completa refere-se à fórmula estrutural. As linhas representam as ligações químicas entre os átomos. A linha única representa uma ligação simples e as linhas paralelas (duplas) representam uma ligação dupla.
Microeconomia
QUESTÃO 2 Tema: Externalidades Nível: Médio
A correção de externalidades é uma intervenção econômica para ajustar as consequências de efeitos colaterais de atividades econômicas que não são refletidos pelo mercado.
Os fabricantes de veículos se posicionam contra a isenção de imposto importação para carro elétrico, benefício dado pelo governo para veículos de poluição zero, com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e do aquecimento do Planeta.
Como se vê, a luta contra os impostos, um mantra da indústria desde sempre, só serve para benefício próprio. Para os inimigos, a (pior) lei!
O argumento da indústria é que, com a isenção, os carros elétricos estariam tendo um subsídio de 35%, que é a alíquota de importação a carros de passeio. E que esse incentivo desestimularia o investimento na produção de carro elétrico no Brasil.
Ora, se não fosse esse incentivo o brasileiro jamais teria contato com a tecnologia que já domina os mercados da Europa e do Oriente e que avança a passos largos nos Estados Unidos e até em países menos importantes do ponto de vista do setor automobilístico. ¿Ou uma participação de 0,4% do carro elétrico no mercado brasileiro pode ameaçar os negócios das montadoras presentes no território nacional?"
Fonte: Terra. Disponível em: . 2023. Acesso em: 29 mar. 2023.
Qual das seguintes opções apresenta corretamente uma estratégia viável para realizar essa correção, tanto em casos de externalidades negativas quanto positivas?
Negativa: Reduzir impostos sobre indústrias poluentes para incentivar a produção mais limpa. Positiva: Implementar tarifas de importação sobre produtos educacionais para estimular a produção doméstica.
Negativa: Oferecer licenças de emissões comercializáveis, permitindo que as empresas comprem ou vendam o direito de poluir. Positiva: Criar áreas de exclusão onde serviços educacionais e de saúde sejam restritos a provedores privados.
Negativa: Impor um imposto Pigouviano equivalente ao custo social da poluição, fazendo com que os poluidores internalizem o custo externo. Positiva: Fornecer subsídios para empresas que investem em PeD, compartilhando conhecimento benéfico com a sociedade.
Negativa: Financiar diretamente as operações de usinas de carvão para garantir a estabilidade do setor energético, apesar do alto nível de emissões. Positiva: Cobrar taxas de uso público em bibliotecas para aumentar a receita governamental e limitar o excesso de uso.
Negativa: Proibir completamente todas as atividades que possam gerar poluição, independentemente do impacto econômico dessa proibição. Positiva: Eliminar completamente os auxílios governamentais para pesquisa científica, estimulando o setor privado a preencher o vazio.
Resposta C
Apontadores: OBECON 2022, Fase 1, Questão 08/ OBECON 2022, Fase 1, Questão 15/ OBECON 2021, Fase1, Questão 24
A) INCORRETA – O aluno inverte as correções para externalidade negativas e positivas.
B) INCORRETA – O sistema de licenças de emissões é uma estratégia para corrigir externalidades negativas, mas criar áreas de exclusão para serviços educacionais e de saúde pode limitar o acesso e não constitui uma correção de externalidades positivas.
C) CORRETA – Para corrigir externalidades negativas, políticas públicas podem incluir impostos que visam internalizar os custos sociais, regulamentações limitando certos comportamentos ou sistemas de licenças para controlar níveis aceitáveis de externalidades. Para externalidades positivas, subsídios e investimentos públicos são comumente utilizados para encorajar atividades que têm benefícios sociais. Um imposto Pigouviano é um meio clássico de corrigir externalidades negativas e o fornecimento de subsídios para PeD que beneficia a sociedade é uma correção padrão para externalidades positivas.
D) INCORRETA – Financiar usinas de carvão e cobrar por uso de bibliotecas são estratégias que contrariam a intenção de corrigir externalidades negativas e positivas, respectivamente, e podem até exacerbar o problema.
E) INCORRETA – Proibir todas as atividades poluentes e eliminar ajudas governamentais para pesquisa pode ter efeitos econômicos indesejados, e não trazem correções eficientes para externalidades negativas e positivas, respectivamente.
(GV) Observe o mapa.
Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil:
efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque todas as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer as ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro I e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira.
ocorreu de forma homogênea, com a divisão da liderança do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo.
dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis a constituição de uma monarquia dual.
foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, representado pelo poder do imperador Dom Pedro I, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência.
diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metrópole, interessados em uma separação negociada.
(UNESP)
Observemos apenas que o sistema dos feudos, a feudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade […].
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)
Segundo o texto, o sistema de feudos:
representa a unificação nacional e assegura a imediata centralização do poder político.
deriva da falência dos grandes impérios da Antiguidade e oferece uma alternativa viável para a destruição dos poderes políticos.
impede a manifestação do poder real e elimina os resquícios autoritários herdados das monarquias antigas.
constitui um novo quadro de alianças e jogos políticos e assegura a formação de Estados unificados.
ocupa o espaço aberto pela ausência de poderes centralizados e permite a construção de uma nova ordem política.
(Fmp 2017) No mapa abaixo, é exibido o índice de envelhecimento no Brasil.
Disponível em: . Acesso em 2 jul. 2016.
A unidade da federação com o menor índice de envelhecimento exclusivamente em todo o seu território é o estado do:
Pará.
Paraná.
Amapá.
Tocantins.
Maranhão.
Conforme o mapa de envelhecimento de 1991, o Amapá apresenta o menor índice do país, uma vez que todas as regiões de seu território encontram-se na faixa entre 0 e 5%, considerando a legenda do mapa. De modo geral, a região Norte do Brasil apresenta as maiores taxas de natalidade e fecundidade do país.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas