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Questão 02 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 6 - Text Comprehension; Past Perfect - BY NC 3.0BR

BENJAMIN FRANKLIN (1706 - 1790)

Benjamin Franklin was born in Boston, on January 17, in 1706, the youngest of seventeen children. His formal education ended at the age of ten, when he left school to study his father's business, making soap and candles. Benjamin disliked this occupation and, in 1718, he went to work with his brother James, a Boston printer. There he became fascinated with books and he taught himself arithmetic, philosophy as well as several foreign languages. He also became a skilled printer. Finally, he left James’ printing shop to work independently in Philadelphia. A year later the Governor of Pennsylvania sent him to England to buy printing equipment. Franklin enjoyed living in London and he stayed there, working as sprinter for more than a year.

Franklin returned to Philadelphia in 1728, became a successful printer and publisher, and retired at the age of 42. Franklin was also interested in government. He was a very practical man. He proposed the rst re department, the rst police force and the rst public library in the American colonies. He also founded the American Philosophical Society and helped to found the University of Pennsylvania. Probably, however, Franklin is most famous today for his inventions, especially the lightning conductor. In a very dangerous experiment using a kite with a key attached to it, he established that lightning is electricity. As a result of this, and of his publication ‘Experiments and Observations on Electricity’, Franklin became famous in Europe and America. He invented many other things, including bifocal spectacles and a special kind of stove called the Franklin stove

From: R. Rossner, P. Shaw, J. Shepherd, J. Taylor

Glossário: was born (to be born): nasceu left (to leave): deixou business: atividade soap: sábio candle: vela printer: impressor taught: (to teach) – ensinar as well as: bem como foreign: estrangeiras skilled: habilidoso printing shop: gráfica sent (to send): mandar enjoyed(to enjoy): gostar successful: bem sucedido publisher: editor retired (to retire): aposentar-se fire department: corpo de bombeiros library: biblioteca lightning conductor: para-raios dangerous: perigoso kite: pandorga key: chave attached: (to attach) – ligar spectacles: óculos stove: fogão

According to the text, which statements are true (T) and which are false (F).

1. Franklin had sixteen brothers and sisters.

2. Franklin’s sisters and brothers were all younger than him.

3. He became a printer like his brother James.

4. Franklin proposed the first public library in the American colonies.

5. He worked for the first fire department in America.

Choose the correct sequence from the top to the bottom: 



( a )

T – F – T – T – F 

( b )

F – T – T – F – T

( c )

F – F – T – T – T 

( d )

T – T – F – F – T 

( e )

F – T – F – T – T

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 5 - Economia e Sociedade Mineradora - BY NC 3.0BR

(FAMERP) A descoberta de ouro, no Brasil do século XVII, provocou, entre outros: 



( a )

a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra. 

( b )

o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América. 

( c )

o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas. 

( d )

o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras. 

( e )

a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 2 - Economia e Administração no Início da Colonização - BY NC 3.0BR

(PUCRS) Sobre o período pré-colonial na História do Brasil, é correto afirmar que 



( a )

foi estabelecida a escravidão indígena como forma de exploração do trabalho, devido à ausência de uma atividade econômica que financiasse o tráfico de escravos africanos para o Brasil. 

( b )

a economia baseou-se na exploração de produtos naturais da terra, que não exigiam o estabelecimento da agricultura para serem extraídos, como o pau-brasil, o cacau e o látex. 

( c )

promoveu-se a doação de porções da terra recém-descoberta para a aristocracia portuguesa, cujos membros ocupavam os principais cargos na administração pública reinol. 

( d )

havia desinteresse na colonização imediata do território, tendo em vista que os principais recursos humanos e materiais portugueses estavam voltados para a exploração do rendoso comércio com as Índias. 

( e )

foram enviadas ao litoral brasileiro as chamadas “expedições guarda-costas”, que visavam vigiar a nova descoberta portuguesa diante da possível invasão holandesa na região.

Questão 02 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 2 - Cartografia - BY NC 3.0BR

(UNICAMP 2012) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

Adaptado de http://geog.ubc.ca/courses/geo370/notes/georeferencing/Rect_CoordsLect.html.

É possível afirmar que, nesta projeção: 



( a )

os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

( b )

os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

( c )

não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

( d )

os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.​

Resposta:

B

Todas as projeções apresentam distorção de algum nível. A projeção de Mercator privilegia as regiões de baixa latitude (apresentadas com menor distorção), em detrimento das médias e altas latitudes. Nela os paralelos e meridianos se cruzam formando ângulos de 90º.

Questão 02 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 3 - Text Comprehension; Simple Present & Ppresent Continuous - BY NC 3.0BR

Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains* or complex nervous systems.

Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable* levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufciently poor. In a set* of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split* their roots* between two pots. Both pots had the same amount* of nutrients on average*, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched* the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer? When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.

The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.

Glossary * brains: cérebros * unpredictable: imprevisíveis * set: conjunto * split: dividiu * roots: raízes * on average: em media * switched: trocaram *  amount: montante; quantidade

(Fuvest) Conforme o texto, um dos elementos da metodologia empregada nos experimentos foi: 



( a )

o número de mudas plantadas. 

( b )

a técnica de divisão de raízes. 

( c )

a localização dos vasos na estufa. 

( d )

a escolha da variedade de ervilha. 

( e )

o espaçamento das sementes nos vasos.​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - Variações percentuais - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Suponha uma inflação mensal de 4% durante um ano. De quanto será a inflação acumulada neste ano? (Utilize: 1,0412 ≈ 1,601)

Resposta:

60,1

Questão 02 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - O triângulo retângulo - BY NC 3.0BR

(IFCE) Um triângulo retângulo tem catetos medindo 1 e 2. Se um quadrado for construído tendo como lado a hipotenusa desse triângulo, a diagonal do quadrado medirá: 



( a )

 

( b )

2  

( c )

5  

( d )

 

( e )

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - Movimento uniformemente variado (MUV) - BY NC 3.0BR

(MACKENZIE) Um ciclista partiu do repouso num ponto de uma pista reta. No instante em que completou 200 m, praticamente com aceleração constante, sua velocidade escalar era de 57,6 km/h. A aceleração escalar do ciclista, nesse trecho de pista, foi:



( a )

12,5 m/s2. 

( b )

8,3 m/s2.

( c )

6,4 m/s2.

( d )

0,83 m/s2.

( e )

0,64 m/s2.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 2 - Elementos da Narrativa / Gênero Dramático - BY NC 3.0BR

TEXTO I

O meu nome é Severino, não tenho outro de pia.

Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias, mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria.

Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias?

MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994 (fragmento).

TEXTO II​

João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.

SECCHIN.A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento).

Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa- -se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?”. A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da 



( a )

descrição minuciosa dos traços biográficos do personagem-narrador. 

( b )

construção da figura do retirante nordestino como um homem resignado com a sua situação. 

( c )

representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição. 

( d )

apresentação do personagem-narrador como uma projeção do próprio poeta, em sua crise existencial. 

( e )

descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias.​

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 9 - Conceito e Tipos de Força - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que contém a marcação correta das forças que agem sobre o corpo (indicado pela letra D). Despreze a resistência do ar.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - Aula 1 – Propriedades físicas; substâncias puras e misturas - BY NC 3.0BR

(Col. Naval 2015) Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir.

Sendo assim, é correto afirmar que, a 50 °C, encontram-se no estado líquido:



( a )

cloro e flúor. 

( b )

cloro e iodo.

( c )

flúor e bromo.

( d )

bromo e mercúrio. 

( e )

mercúrio e iodo.

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - Aula 7 – Conceito de massa atômica; massa molecular e massa molar - BY NC 3.0BR

(Ifsul) Em uma restauração dentária, foi usada uma amálgama que continha cerca de 40 % (em massa) de mercúrio.

Ao usar 1,0 g dessa amálgama no tratamento, quantos átomos de mercúrio serão colocados na cavidade dentária?



( a )

2 × 10–3

( b )

5 × 10–3

( c )

1,2 × 1021

( d )

3 × 1021

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 12 - Aula 16 – Estudo geral do ácidos - BY NC 3.0BR

(Cps 2017 - adaptada) Texto para a próxima questão:

o fenômeno da chuva ácida está relacionado ao aumento da poluição em regiões industrializadas. Os agentes poluentes são distribuídos pelos ventos, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Gases gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas reagem com o vapor de água existente na atmosfera, formando compostos ácidos que se acumulam em nuvens, ocorrendo, assim, a condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.

Um desses gases, o SO2, é proveniente da combustão do enxofre, impureza presente em combustíveis fósseis, como o carvão e derivados do petróleo. Ele leva à formação do ácido sulfúrico.

O esquema ilustra esse processo.

Acesso em: 09.09.16. Adaptado. Original colorido

Determine a quantidade de átomos que existem na molécula do ácido representada na figura e o seu nome. 



( a )

6 átomos – ácido sulfúrico

( b )

6 átomos – ácido sulfídrico 

( c )

7 átomos – ácido sulfúrico 

( d )

7 átomos – ácido sulfuroso 

( e )

7 átomos – ácido sulfídrico

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - Aula 7 – Polaridade – interações intemoleculares e solubilidade - BY NC 3.0BR

(Ifsul) Moléculas polares se orientam na presença de um campo elétrico externo. Essas moléculas podem ser de:



( a )

O

( b )

CO2

( c )

CH

( d )

H2S

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - Aula 8 – Polaridade – interações intemoleculares e solubilidade - BY NC 3.0BR

(Ifsul) As camadas de gelo polar de Marte aumentam e diminuem de acordo com as estações. Elas são feitas de dióxido de carbono sólido e se formam pela conversão direta do gás em sólido.

Qual é o tipo de interação intermolecular existente entre as moléculas de dióxido de carbono?



( a )

Ligação de hidrogênio 

( b )

Dipolo – dipolo 

( c )

Dipolo induzido 

( d )

 Dipolo permanente

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 8 - Realismo Machadiano - BY NC 3.0BR

(Ufpr 2017) Considere o parágrafo abaixo, extraído do conto “D. Paula”, que integra a coletânea Várias Histórias, de Machado de Assis:

Já se entende que o outro Vasco, o antigo, também foi moço e amou. Amaram-se, fartaram-se um do outro, à sombra do casamento, durante alguns anos, e, como o vento que passa não guarda a palestra dos homens, não há meio de escrever aqui o que então se disse da aventura. A aventura acabou; foi uma sucessão de horas doces e amargas, de delícias, de lágrimas, de cóleras, de arroubos, drogas várias com que encheram a esta senhora a taça das paixões. D. Paula esgotou-a inteira e emborcou-a depois para não mais beber. A saciedade trouxe-lhe a abstinência, e com o tempo foi esta última fase que fez a opinião. Morreu-lhe o marido e foram vindo os anos. D. Paula era agora uma pessoa austera e pia, cheia de prestígio e consideração.

Sobre Várias Histórias, assinale a alternativa correta.



( a )

“D. Paula” e “Entre santos” distinguem-se tematicamente dos demais contos da coletânea por tratarem do adultério feminino, antecipando assim o tema do ciúme de maridos enganados, que apareceria no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

( b )

O encantamento de um adolescente por D. Severina (no conto “Uns braços”) e a história revelada pela sobrinha à tia (em “D. Paula”) perturbam essas mulheres, por acenderem nelas, respectivamente, o desejo e a lembrança de sua realização.

( c )

Nos contos “A Cartomante” e “D. Paula”, o narrador onisciente apresenta em detalhes os acontecimentos passados, dando a conhecer os fatos e o julgamento social sobre eles, permitindo que o leitor antecipe os desdobramentos da trama.

( d )

Os personagens Evaristo (do conto “Mariana”) e D. Paula (do conto homônimo) lembram-se de episódios antigos de suas vidas afetivas. Referindo-se a esses episódios, os contos trazem digressões moralizantes a respeito das virtudes do casamento no século XIX.

( e )

Nos contos desse livro, a moral cristã do século XIX impele as mulheres a viverem “à sombra do casamento”, isto é, distantes de aventuras extraconjugais, satisfeitas com a vida de prestígio e consideração que o matrimônio lhes assegura.

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 6 - Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação - BY NC 3.0BR

(UNICAMP)

Emboaba: nome indígena que significa “o estrangeiro”, atribuído aos forasteiros pelos paulistas, primeiros povoadores da região das minas. Com a descoberta do ouro em fins do século XVII, milhares de pessoas da colônia e da metrópole vieram para as minas, causando grandes tumultos. Formaram-se duas facções, paulistas e emboabas, que disputavam o governo do território, tentando impor suas próprias leis.

(Adaptado de Maria Beatriz Nizza da Silva (coord.), Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, p. 285.)

Sobre o período em questão é correto afirmar que: 



( a )

As disputas pelo território emboaba colocaram em confronto paulistas e mineiros, que lutaram pela posse e exploração das minas. 

( b )

A região das minas foi politicamente convulsionada desde sua formação, em fins do século XVII, o que explica a resistência local aos inconfidentes mineiros. 

( c )

A luta dos emboabas ilustra o processo de conquista de fronteiras do império português nas Américas, enquanto na África os portugueses se retiravam definitivamente no século XVIII. 

( d )

A monarquia portuguesa administrava territórios distintos e vários sujeitos sociais, muitos deles em disputa entre si, como paulistas e emboabas, ambos súditos da Coroa.​

Questão 02 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 3 - Mundo Bipolar - BY NC 3.0BR

(Udesc 2011 – Adaptada) As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria. Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

( ) A emergência da União da República Socialista Soviética – URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.

(   ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.

(   ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.

(   ) A crise dos mísseis envolvendo Cuba, URSS e EUA no fim dos anos 1970 foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria, quase promovendo um conflito direto entre as superpotências.

(   ) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo no mundo.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.



( a )

V – V – V – F – V 

( b )

F – V – F – V – V 

( c )

 F – F – V – V – V 

( d )

V – F – F – F – V 

( e )

V – V – V – V – V

Resposta:

A única proposição falsa é a que se refere a crise dos mísseis envolvendo EUA e URSS na região do Caribe, quando os estadunidenses bloquearam navios soviéticos que levavam material nuclear para Cuba em 1962 e não no fim dos anos 1970.

Questão 02 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 1 - Text Comprehension; Personal Pronouns; Reflexive & Emphasizing Pronouns - BY NC 3.0BR

(Enem) Orientações à população são encontradas também em sites oficiais. Ao clicar o endereço eletrônico mencionado no cartaz disponível na internet, o leitor tem acesso aos(às):



( a )

ações do governo local referentes a calamidades. 

( b )

relatos de sobreviventes em tragédias marcantes. 

( c )

tipos de desastres naturais possíveis de acontecer. 

( d )

informações sobre acidentes ocorridos em connecticut.

( e )

medidas de emergência a serem tomadas em catástrofes.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - Conhecimentos Numéricos: Racionais e Reais - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Assinale a opção correta:



( a )

( b )

( c )

 

( d )

( e )

Questão 02 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 2 - Conhecimentos de estatística e probabilidade: tabelas e matrizes - BY NC 3.0BR

(ENEM) Cinco empresas de gêneros alimentícios encontram-se à venda. Um empresário, almejando ampliar os seus investimentos, deseja comprar uma dessas empresas. Para escolher qual delas irá comprar, analisa o lucro (em milhões de reais) de cada uma delas, em função de seus tempos (em anos) de existência, decidindo comprar a empresa que apresente o maior lucro médio anual.

O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa.

O empresário decidiu comprar a empresa:



( a )

F. 

( b )

G. 

( c )

H. 

( d )

M. 

( e )

P.

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 2 - Velocidade escalar média - BY NC 3.0BR

(UNICAMP) Em 2016 foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história. O avião Solar Impulse 2, movido a energia solar, percorreu quase 6480 km em aproximadamente 5 dias, partindo de Nagoya no Japão até o Havaí nos Estados Unidos da América. A velocidade escalar média desenvolvida pelo avião foi de aproximadamente 



( a )

54 km/h 

( b )

15 km/h 

( c )

1296 km/h 

( d )

198 km/h

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 1 - Texto Literário x Texto Não Literário - BY NC 3.0BR

(UERJ – 2012)

Sobre a origem da poesia 

A origem da poesia se confunde com a origem da própria linguagem. 

Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual a origem do discurso não poético, já que, restituindo laços mais íntimos entre os signos e as coisas por eles designadas, a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas [...] 

No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas, impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo [...] 

Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas, assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se dasapegou da vida. Mas temos esses pequenos oásis — os poemas — contaminando o deserto de referencialidade.

ARNALDO ANTUNES

(UERJ – 2012) A comparação entre a poesia e outros usos da linguagem põe em destaque a seguinte característica do discurso poético:



( a )

revela-se como expressão subjetiva. 

( b )

manifesta-se na referência ao tempo. 

( c )

afasta-se das praticidades cotidianas. 

( d )

conjuga-se com necessidades concretas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 3 - Renascimento Artístico e Cultural - BY NC 3.0BR

(Upe-ssa 1 2017) As manifestações da literatura do Brasil-Colônia estão ligadas ao Quinhentismo português e ao Seiscentismo peninsular. Assim, entre os anos de 1500 a 1600, encontram-se importantes produções, como as de José de Anchieta e a de Bento Teixeira, as quais marcam presença nas origens da literatura brasileira.

Texto 1

Primeiro Ato

(Cena do martírio de São Lourenço)

Cantam:

Por Jesus, meu salvador, Que morre por meus pecados, Nestas brasas morro assado Com fogo do meu amor. 

Bom Jesus, quando te vejo Na cruz, por mim flagelado, Eu por ti vivo e queimado Mil vezes morrer desejo. 

Pois teu sangue redentor Lavou minha culpa humana, Arda eu pois nesta chama Com fogo do teu amor.

O fogo do forte amor, Ah, meu Deus!, com que me amas Mais me consome que as chamas E brasas, com seu calor. 

Pois teu amor, pelo meu Tais prodígios consumou, Que eu, nas brasas onde estou, Morro de amor pelo teu. 

(Auto de São Lourenço, de José de Anchieta)

Texto 2

PROSOPOPEIA​

I

Cantem Poetas o Poder Romano, Sobmetendo Nações ao jugo duro; O Mantuano pinte o Rei Troiano, Descendo à confusão do Reino escuro; Que eu canto um Albuquerque soberano, Da Fé, da cara Pátria firme muro, Cujo valor e ser, que o Ceo lhe inspira, Pode estancar a Lácia e Grega lira. 

II

As Délficas irmãs chamar não quero, que tal invocação é vão estudo; Aquele chamo só, de quem espero A vida que se espera em fim de tudo. Ele fará meu Verso tão sincero, Quanto fora sem ele tosco e rudo, Que per rezão negar não deve o menos Quem deu o mais a míseros terrenos.

III

E vós, sublime Jorge, em quem se esmalta A Estirpe d’Albuquerques excelente, E cujo eco da fama corre e salta Do Cauro Glacial à Zona ardente, Suspendei por agora a mente alta Dos casos vários da Olindesa gente, E vereis vosso irmão e vós supremo No valor abater Querino e Remo.

IV

Vereis um sinil ânimo arriscado A trances e conictos temerosos, E seu raro valor executado Em corpos Luteranos vigurosos. Vereis seu Estandarte derribado Aos Católicos pés victoriosos, Vereis em fim o garbo e alto brio Do famoso Albuquerque vosso Tio. 

V

Mas em quanto Talia no se atreve, No Mar do valor vosso, abrir entrada, Aspirai com favor a Barca leve De minha Musa inculta e mal limada. Invocar vossa graça mais se deve Que toda a dos antigos celebrada, Porque ela me fará que participe Doutro licor milhor que o de Aganipe.

(Bento Teixeira)

Sobre tais produções e seus autores, analise as proposições a seguir.

I. Em geral, a produção de José de Anchieta tem como finalidade prestar serviço à Companhia de Jesus; assim, é intencional o caráter estético-doutrinário e pedagógico de suas obras.

II. O Auto de São Lourenço é dotado de técnica tomada de empréstimo de Gil Vicente e possui forte influência barroca, como imaginação exaltada, ideia abstrata e valorização dos sentidos.

III. Prosopopeia é um poemeto épico com a finalidade de louvar o Governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

IV. Pode-se dizer que o Texto 2 distancia-se tanto na forma como no estilo de Os Lusíadas, de Camões.

V. Bento Teixeira compromete o valor estético de sua Prosopopeia, quando emprega um tom bajulatório no poemeto, apresentando pobre motivo histórico e inconsistência nos recursos nele utilizados.

Estão corretas apenas:



( a )

I, II e IV.

( b )

II, III e V.

( c )

I, III e IV.

( d )

IV e V.

( e )

I, II, III e V.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 1 - Óptica geométrica: conceitos iniciais - BY NC 3.0BR

(ENEM) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.

Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à):



( a )

íris. 

( b )

retina. 

( c )

pupila. 

( d )

córnea. 

( e )

cristalino.

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 2 - Aula 2 – Sistemas homogêneos e heterogêneos - BY NC 3.0BR

(IFCE 2016) Um dos critérios para classificar um material (substância ou mistura) é o número de fases que ele possui. Considerando um sistema formado de açúcar, areia, sal de cozinha e água (em excesso), tem-se um sistema:



( a )

homogêneo, com uma fase.

( b )

heterogêneo, com três fases. 

( c )

heterogêneo, com quatro fases. 

( d )

heterogêneo, com duas fases. 

( e )

homogêneo, com duas fases.

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 9 - Aula 11 e 12 – Equação de estado do gás - BY NC 3.0BR

(IFCE - 2016) A nossa atmosfera é composta por diferentes gases, dentre eles O2 , CO2 e N2 , estes denominados gases reais. Para estudar o comportamento dos gases, primeiramente estudamos os denominados gases ideais, modelos em que as moléculas se movem ao acaso e são tratadas como moléculas de tamanho desprezível, nas quais a força de interação elétrica entre as partículas é nula. De acordo com o modelo dos gases ideais, quando o número de mols de um gás permanece constante, a Lei dos Gases Ideais é expressa pela equação P · V = n · R · T, em que:

P = pressão;

V = volume;

n = número de mols;

R = constante dos gases ideais;

T = temperatura em Kelvin.

De acordo com esta equação é verdadeiro afirmar-se que



( a )

a pressão de um gás é inversamente proporcional à temperatura absoluta se o volume se mantiver constante. 

( b )

a pressão é inversamente proporcional ao volume. Ou seja, ao diminuirmos a pressão de um gás nas condições ideais e com o número de mols constante e temperatura constante, o volume aumenta. 

( c )

pressão e volume do gás ideal independem da temperatura do mesmo.

( d )

o número de mols de um gás varia de acordo com a pressão e o volume que este gás apresenta. 

( e )

a temperatura de um gás é sempre constante.

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - Aula 3 – Modelo atômico de Böhr e distribuição eletrônica - BY NC 3.0BR

A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama.

A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:

Em 1913, Niels Böhr (1885-1962) propôs um modelo que fornecia uma explicação para a origem dos espectros atômicos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados, dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo atômico.

Considerando o modelo de Böhr, os diferentes espectros atômicos podem ser explicados em função



( a )

do recebimento de elétrons por diferentes elementos. 

( b )

da perda de elétrons por diferentes elementos. 

( c )

das diferentes transições eletrônicas, que variam de elemento para elemento. 

( d )

da promoção de diferentes prótons para níveis mais energéticos. 

( e )

da instabilidade nuclear de diferentes elementos.

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 6 - Aula 6 – Ligação covalente e metálica - BY NC 3.0BR

(Unesp) A partir das configurações eletrônicas dos átomos constituintes e das estruturas de Lewis, determine as fórmulas dos compostos mais simples que se formam entre os elementos:

I. hidrogênio e carbono;

II. hidrogênio e fósforo.

Números atômicos: H = 1; C = 6; P = 15.

Resposta:

 

Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - Classificação dos Seres Vivos: Noções Gerais e Nomenclatura Biológica - BY NC 3.0BR

(Unicamp 2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, em que observa:



( a )

homens e gibões (Hylobates) não possuem ancestral comum. 

( b )

homens, gorilas (Gorilla) e orangotangos (Pongo) pertencem a famílias diferentes. 

( c )

homens, gibões e chimpanzés (Pan) possuem um ancestral comum. 

( d )

homens, orangotangos (Pongo) e gibões (Hylobates) são primatas pertencentes à mesma família.

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