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Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 4 - Vírus e Viroses - BY NC 3.0BR

(Unicamp 2017) O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que: 



( a )

a principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados. 

( b )

o câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV. 

( c )

o vírus HPV pode permanecer latente por vários anos. 

( d )

não há tratamento nem vacina para o HPV.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - Algas e Fungos - BY NC 3.0BR

(Enem 2013) Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas.

Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são:



( a )

aves. 

( b )

algas. 

( c )

peixes. 

( d )

insetos. 

( e )

caranguejos.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - Fotossíntese e Ponto de Compensação - BY NC 3.0BR

(Enem 2ª aplicação 2016)

Companheira viajante

Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo, raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adaptada às células eucariontes, considerando-se como escrava – uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução.

McMURRAY, W. C. The traveler. Trends in Biochemical Sciences, 1994 (adaptado).

A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a): 



( a )

centríolo. 

( b )

lisossomo. 

( c )

mitocôndria. 

( d )

complexo golgiense. 

( e )

retículo endoplasmático liso.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 1 - Língua: um sistema complexo - BY NC 3.0BR

(UEL 2017) Leia o poema a seguir.

Em relação ao poema, considere as afirmativas a seguir.

I. O termo “impressão” tem duplo sentido no texto.

II. Há uma supressão do termo “corpo”, no poema, em decorrência da concisão.

III. O desenho da fonte escolhida para o verbo reforça a ideia de dinamicidade.

IV. A forma da fonte empregada no final do poema desfaz a carga erótica do início. Assinale a alternativa correta.



( a )

Somente as afirmativas I e II são corretas. 

( b )

Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

( c )

Somente as afirmativas III e IV são corretas. 

( d )

Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 

( e )

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 4 - Ambiguidade - BY NC 3.0BR

(Insper 2014) O excerto a seguir faz parte de um anúncio publicitário de uma edição especial da revista Superinteressante, que abordava o tema “A ciência dos clones”.

 

A organização sintática de uma das frases que estão dentro do círculo permite dar a ela duas diferentes interpretações. Essa ambiguidade ocorre, porque a expressão “sem sexo” tanto pode se referir a _________________ quanto a ______________. A alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima é: 



( a )

“revolução”, “fazer” 

( b )

“entender”, “fazer” 

( c )

“revolução”, “filhos” 

( d )

“filhos”, “fazer”

( e )

“fizeram”, “fazer”

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 1 - Apreensão de sentido - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Evidentemente, não se pode esperar que Dostoiévski seja traduzido por outro Dostoiévski, mas desde que o tradutor procure penetrar nas peculiaridades da linguagem primeira, aplique-se com anco e faça com que sua criatividade orientada pelo original permita, paradoxalmente, afastar-se do texto para ficar mais próximo deste, um passo importante será dado. Deixando de lado a fidelidade mecânica, frase por frase, tratando o original como um conjunto de blocos a serem transpostos, e transgredindo sem receio, quando necessário, as normas do “escrever bem”, o tradutor poderá trazê-lo com boa margem de delidade para a língua com a qual está trabalhando.

Boris Schnaiderman, Dostoiévski Prosa Poesia.

De acordo com o texto, a boa tradução precisa: 



( a )

evitar a transposição fiel dos conteúdos do texto original. 

( b )

desconsiderar as características da linguagem primeira para poder atingir a língua de chegada. 

( c )

desviar-se da norma-padrão tanto da língua original quanto da língua de chegada. 

( d )

privilegiar a inventividade, ainda que em detrimento das peculiaridades do texto original. 

( e )

buscar, na língua de chegada, soluções que correspondam ao texto original.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulos 7 e 8 - Tipos de texto: descrição; narração e dissertação - BY NC 3.0BR

(Enem)

Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.

Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.

Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.

VILLELA, M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo. FGV RAE, 2011 (adaptado).

A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para: 



( a )

apresentar informações e comentários sobre o livro. 

( b )

noticiar as descobertas científicas oriundas da pesquisa. 

( c )

defender as práticas sustentáveis de manejo da madeira. 

( d )

ensinar formas de combate à exploração ilegal de madeira. 

( e )

demonstrar a importância de parcerias para a realização da pesquisa.​

Questão 02 - História - Módulo 4 - Contrastes do Brasil Republicano - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Releia o texto sobre os movimentos de Canudos, Contestado e o Cangaço e explique em seu caderno o subtítulo “Antônio Conselheiro, José Maria e Lampião: vários lados da mesma questão”.

Resposta:

O título se refere ao fato de que tanto os seguidores de Conselheiro, de José Maria e de Lampião, embora se diferenciassem (uns eram movidos por extrema religiosidade, outros abraçaram o banditismo), foram movidos pelas mesmas razões: a concentração fundiária, a miséria da população rural e a falta de perspectivas no sertão nordestino e na região de divisa entre Paraná e Santa Catarina.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Mundo subdesenvolvido - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Observe o mapa a seguir, que apresenta informações sobre o IDH dos países.

Com o auxílio de um atlas ou de uma pesquisa na internet, cite o nome de dez países com os maiores e com os menores Índices de Desenvolvimento Humano. Depois, comente a localização geográfica desses dois grupos de países.

Resposta:

A consulta ao atlas ou a um mapa político na internet permite aos alunos descobrirem vários países que se encontram nos dois grupos indicados. A partir dessa constatação, é importante observar que a maioria dos países com maiores IDHs situa-se na porção Norte do planeta, ao passo que os países com piores IDHs se encontram no Sul.

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Químicas e suas práticas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Classifique cada frase a seguir em observação, hipótese, experimento ou conclusão.

a) Selma acha que é alérgica a camarão.

b) Ontem, meia hora após comer uma salada de camarão, Selma começou a apresentar uma reação alérgica.

c) Para verificar sua suspeita, hoje, Selma tomou uma sopa que continha camarão; no entanto, não apresentou reação alérgica.

d) Selma percebe que não possui alergia a camarão.

Resposta:

a) Hipótese.

b) Observação.

c) Experimento e observação.

d) Conclusão.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Qual a importância do estudo da Química? - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

No texto sobre tatuagens foram mencionados dois metais, o cádmio e o crômio, que são componentes de sais. Será que todo sal é branco?

Resposta:

No texto foi mencionado que sais de cádmio são amarelos ou vermelhos e sais de crômio são verdes. Logo, nem todos os sais são brancos.

Questão 02 - Química - Módulo 3 - Os estados físicos da matéria e suas características - Atividade - BY NC 3.0BR

Leia a tabela a seguir.

Determine o estado físico de cada substância:

a) nas condições ambientes (25 °C, 1 atm).

b) em um dia frio cuja temperatura é 5 °C.

c) em um dia quente cuja temperatura é 35 °C.

Resposta:

a) A = gás; B = líquido; C = líquido; D = gás; E = sólido.

b) A = gás; B = líquido; C = sólido; D = líquido; E = sólido.

c) A = gás; B = vapor; C = líquido; D = gás; E = sólido.

Questão 02 - Química - Módulo 3 - Os estados físicos da matéria e suas características - Exercícios em casa - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

Na formação de uma nuvem ocorreu mudança de estado físico da água que passou do 



( a )

estado sólido para o líquido. 

( b )

estado líquido para o sólido. 

( c )

vapor para o estado líquido. 

( d )

estado sólido para o vapor. 

( e )

estado gasoso para o sólido.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Colocação dos pronomes oblíquos átonos - Atividade oral - BY NC 3.0BR

Leitura

Achava-me empoleirado no balcão, abrindo caixas e pacotes, examinando as miudezas da prateleira. Meu pai, de bom humor, apontava-me objetos singulares e explicava o préstimo deles.

Demorei a atenção nuns cadernos de capa enfeitada por três faixas verticais, borrões, nódoas cobertas de riscos semelhantes aos dos jornais e dos livros. Tive a ideia infeliz de abrir um desses folhetos, percorri as páginas amarelas, de papel ordinário. Meu pai tentou avivar-me a curiosidade valorizando com energia as linhas mal impressas, falhadas, antipáticas. Afirmou que as pessoas familiarizadas com elas dispunham de armas terríveis. Isto me pareceu absurdo: os traços insignificantes não tinham feição perigosa de armas. Ouvi os louvores, incrédulo.

Aí meu pai me perguntou se eu não desejava inteirar-me daquelas maravilhas, tornar-me um sujeito sabido como Padre João Inácio e o advogado Bento Américo. Respondi que não. Padre João Inácio me fazia medo, e o advogado Bento Américo, notável na opinião do júri, residia longe da vila e não me interessava. Meu pai insistiu em considerar esses dois homens como padrões e relacionou-os com as cartilhas da prateleira. Largou pela segunda vez a interrogação pérfida. Não me sentia propenso a adivinhar os sinais pretos do papel amarelo?

E a aprendizagem começou ali mesmo, com a indicação de cinco letras já conhecidas de nome, as que a moça, anos antes, na escola rural, balbuciava junto ao mestre barbado. Admirei-me. Esquisito aparecerem, logo no princípio do caderno, sílabas pronunciadas em lugar distante, por pessoa estranha. Não haveria engano? Meu pai asseverou que as letras eram realmente batizadas daquele jeito.

[...]

Meu pai não tinha vocação para o ensino, mas quis meter-me o alfabeto na cabeça. Resisti, ele teimou – e o resultado foi um desastre. [...]

Minha mãe e minha irmã natural me protegeram: arredaram-me da loja e, na prensa do copiar, forneceram-me as noções indispensáveis. Arrastava-me, desanimado. O folheto se puía e esfarelava, embebia-se de suor, e eu o esfregava para abreviar o extermínio. Isso de nada servia. Chegava outro folheto – e as linhas gordas e safadas, os três borrões verticais, davam-me engulhos. Que fazer? [...]

[...]

Sozinho não me embaraçava, mas na presença de meu pai emudecia. Ele endureceu algumas semanas, antes de concluir que não valia a pena tentar esclarecer-me. Uma vez por dia o grito severo me chamava à lição. Levantava-me, com um baque por dentro, dirigia-me à sala, gelado. E emburrava: a língua fugia dos dentes, engrolava ruídos confusos. [...]

[…]

Afinal meu pai desesperou de instruir-me, revelou tristeza por haver gerado um maluco e deixou-me. Respirei, meti-me na soletração, guiado por Mocinha. E as duas letras amansaram. Gaguejei sílabas um mês. No fim da carta elas se reuniam, formavam sentenças graves, arrevesadas, que me atordoavam. Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: “A preguiça é a chave da pobreza. – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta. – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.”

Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

— Mocinha, quem é o Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.”

— Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.

RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1981. p. 104-109.

Glossário: Pérfida: traidora Asseverou: afirmou. Puía: gastava. Engulhos: enjoos, náuseas. Embuste: mentira. Inculcando: repetindo seguidamente.

Você tem alguma lembrança de quando aprendeu a ler? O que à época lhe parecia mais estranho?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Colocação dos pronomes oblíquos átonos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Reescreva as frases a seguir, colocando o pronome oblíquo átono em acordo com a norma-padrão.

a) Por favor, mantenha informado-me sobre os acontecimentos.

b) No calor da discussão ele manterá-se calmo e falará em voz baixa.

c) O garoto foi mal na prova porque confundiu-se em muitas questões.

d) Todos já haviam falado-lhe sobre a importância do respeito mútuo.

e) Quem poderia-me oferecer ajuda?

f) A máquina foi colocada em seu lugar depois que consertaram-na.

Resposta:

a) Por favor, mantenha-me informado sobre os acontecimentos.

b) No calor da discussão ele se manterá calmo e falará em voz baixa.

c) O garoto foi mal na prova porque se confundiu em muitas questões.

d) Todos já lhe haviam (lhe) falado sobre a importância do respeito mútuo.

e) Quem me poderia oferecer ajuda? / Quem poderia me oferecer ajuda?

f) A máquina foi colocada em seu lugar depois que a consertaram.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - Bactérias e Bacterioses - BY NC 3.0BR

Quanto ao tipo de reprodução, os procariontes podem realizar: 



( a )

Bipartição ou cissiparidade idêntico ao processo mitótico.

( b )

Fissão múltipla originando muitas bactérias com grande variabilidade genética. 

( c )

Divisão binária, que no caso dos procariontes pode ser denominada amitose. 

( d )

Reprodução Assexuada por Bipartição ou Sexuada fusão de esporos. 

( e )

Fusão de cromossomos gerando novas bactérias.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - Protozoários I e Protozoários II - BY NC 3.0BR

(Fmp 2016)

A Doença de Chagas está perto de ter uma cura terapêutica. Pesquisadores brasileiros criaram uma vacina capaz de neutralizar o parasita causador da doença [...]. Os testes com camundongos obtiveram resultados favoráveis: o tratamento aumentou em 80% a taxa de sobrevivência e diminuiu a arritmia cardíaca dos animais.

Disponível em: . Acesso em: abr. 2015. Adaptado.

O parasita neutralizado pela vacina descrita no texto é um:



( a )

nematelminto. 

( b )

protozoário. 

( c )

vírus. 

( d )

procarionte. 

( e )

inseto.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 2 - Carboidratos e Lipídeos - BY NC 3.0BR

Constitui a fonte primária de energia para o metabolismo a seguinte molécula: 



( a )

Vitaminas 

( b )

Ácidos nucléicos 

( c )

Lipídeos 

( d )

Proteínas 

( e )

Carboidratos

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 2 - Variação linguística - BY NC 3.0BR

(Enem 2015)

Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: “O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel”, arma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: “A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossos avós”. Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a m de dominar outros códigos.

SILVA JR., M. G.; FONSECA. V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).

Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo. Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a:



( a )

interagir por meio da linguagem formal no contexto digital. 

( b )

buscar alternativas para estabelecer melhores contatos on-line. 

( c )

adotar o uso de uma mesma norma nos diferentes suportes tecnológicos. 

( d )

desenvolver habilidades para compreender os textos postados na web. 

( e )

perceber as especificidades das linguagens em diferentes ambientes digitais.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 8 - Pronomes e coesão - BY NC 3.0BR

(Unifesp 2017 adaptada) Leia o trecho de Raízes do Brasil, do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), para responder à questão:

É significativa, em primeiro lugar, a circunstância de termos recebido a herança através de uma nação ibérica. A Espanha e Portugal são, com a Rússia e os países balcânicos (e em certo sentido também a Inglaterra), um dos territórios-ponte pelos quais a Europa se comunica com os outros mundos. Assim, eles constituem uma zona fronteiriça, de transição, menos carregada, em alguns casos, desse europeísmo que, não obstante, mantêm como um patrimônio necessário.

(Raízes do Brasil, 2000.)

Em “A Espanha e Portugal são, com a Rússia e os países balcânicos (e em certo sentido também a Inglaterra), um dos territórios-ponte pelos quais a Europa se comunica com os outros mundos.” (3º parágrafo), o pronome destacado refere-se a



( a )

“Europa”. 

( b )

“Rússia e os países balcânicos”. 

( c )

“Espanha e Portugal”. 

( d )

“territórios-ponte”. 

( e )

“mundos”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 2 - Noção de texto - BY NC 3.0BR

(Enem)

O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas: 



( a )

nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá

( b )

nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk

( c )

nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação. 

( d )

nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk

( e )

nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.

Questão 02 - História - Módulo 4 - Contrastes do Brasil Republicano - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(Uerj)

Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem, 14 de novembro de 1904. Muito cedo tiveram início os tumultos e depredações. Foi grande o tiroteio que se travou. Estavam formadas em toda a rua do Regente, estreita e cheia de casas velhas, grandes e fortes barricadas feitas de montões de pedras, sacos de areia, bondes virados, postes e pedaços de madeira arrancados às casas e às obras da avenida Passos.

Jornal do Comércio, 15/11/1904. Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

O progresso envaidecera a cidade vestida de novo, principalmente inundada de claridade, com jornais nervosos que a convenciam de ser a mais bela do mundo. Era a transição da cidade doente para a maravilhosa.

PEDRO CALMON (historiador / 1902-1985). Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Os textos referem-se aos efeitos da gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906), momento em que a cidade do Rio de Janeiro passou por uma de suas mais importantes reformas urbanas. Uma intervenção de destaque foi a abertura da avenida Central, hoje avenida Rio Branco, provocando não só elogios, como também conflitos sociais. A principal motivação para esses conflitos esteve relacionada à 



( a )

restrição ao comércio popular. 

( b )

devastação de áreas florestais. 

( c )

demolição de moradias coletivas. 

( d )

elevação das tarifas de transporte.

Resposta:

Alternativa C. Para que grandes avenidas e bulevares fossem construídos, muitos casarões antigos do centro, onde moravam muitas famílias pobres, foram demolidos, expulsando essa população para os morros ou para a periferia da cidade. Isso criou um grande clima de tensão social. As outras alternativas não se aplicam neste contexto.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - África: aspectos humanos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Observe as imagens de Fez (Marrocos) e Johannesburgo (África do Sul).

As imagens acima são exemplos de cidades da África que receberam influências distintas em sua formação (islâmica e europeia). Disserte sobre as principais diferenças na formação das cidades africanas.

Resposta:

As cidades africanas formaram-se segundo influências diversas, sendo as mais destacadas a islâmica e a europeia. As cidades islâmicas, localizadas majoritariamente no norte da África, caracterizam-se pela divisão clara entre um núcleo antigo, Medina, e a cidade nova. As cidades de influência europeia são mais próximas às características do mundo ocidental, com a típica existência de um centro comercial e bairros ricos e pobres, com a desigualdade social materializada na paisagem.

Questão 02 - História - Módulo 3 - A Primeira República no Brasil: nem tão "pública" - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Após a Proclamação da República, uma nova bandeira nacional foi criada para substituir a antiga bandeira do Império. O lema da nova bandeira era Ordem e Progresso.

a) Por que o governo republicano determinou que se substituísse a antiga bandeira?

b) Explique por que, naquele momento, era importante para o governo republicano demonstrar sua preocupação com a ordem pública e seu compromisso com o progresso.

Resposta:

a) Para marcar a mudança de regime. Ou seja, uma nova bandeira seria um símbolo de que o país viveria outros tempos políticos, ao romper com o regime anterior e seus símbolos.

b) A maior parte dos republicanos queria mudar o regime político, mas não a situação social do país. Falar em ordem significava assegurar às elites do país que não haveria grandes agitações revolucionárias, mas a manutenção da situação interna. Quanto ao termo progresso, como o Império estava relacionado à estagnação nos últimos anos, sem apoiar e financiar a modernização do país, falar em progresso sinalizava que essa situação mudaria.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Qual a importância do estudo da Química? - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

“Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.”

(Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar: 



( a )

O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda. 

( b )

As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental. 

( c )

Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos. 

( d )

O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável. 

( e )

O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Qual a importância do estudo da Química? - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Ao longo da sua vida, você provavelmente acumulou uma série de conhecimentos relacionados ao estudo da Química, veja alguns deles:

Com base no que você já sabe, no que vimos neste Módulo ou ainda em uma pesquisa na internet, responda às questões.

Para cada um dos itens a seguir, indique quais geram benefícios, problemas ou ambos. Justifique sua resposta.

a) Derivados de petróleo: gasolina, óleo diesel, etc.

b) Inseticidas domésticos.

c) Conservantes de alimentos.

d) Adoçantes artificiais.

Resposta:

a) Ambos: são importantes fontes de energia, por exemplo, como combustíveis de automóveis, mas também intensificam o efeito estufa e a chuva ácida pois geram poluentes em sua combustão.

b) Ambos: eliminam insetos indesejados, mas também são tóxicos a outros seres vivos.

c) Ambos: preservam os alimentos por mais tempo, mas, em excesso, são prejudiciais à saúde.

d) Ambos: diminuem o consumo de açúcar, mas acredita-se que podem causar problemas ao longo dos anos.

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Químicas e suas práticas - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(Unimontes-MG) No nosso cotidiano, acontecem, geralmente, coisas que servem para ilustrar determinados estudos teóricos. A contextualização é um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento.

As figuras a seguir mostram elementos que exemplificam essa ideia. Observe-as:

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que representa os passos correspondentes à experimentação (parte prática) evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa científica. 



( a )

I, II, III 

( b )

I e III apenas 

( c )

I e II apenas 

( d )

II e III apenas

Questão 02 - Química - Módulo 3 - Os estados físicos da matéria e suas características - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe a tirinha a seguir.

Considerando a sequência dos quadrinhos, quais os nomes das mudanças de estado físico que ocorreram com a água?

Resposta:

Fusão e vaporização.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Narração de diálogos - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir, o primeiro capítulo do romance Quincas Borba, de Machado de Assis:

RUBIÃO fitava a enseada, – eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista! Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.

— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...

MACHADO DE ASSIS. Quincas Borba. Machado de Assis: obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1962. p. 641.

Considere as seguintes afirmações sobre o uso dos tipos de discurso neste texto:

I. Em “— eram oito horas da manhã”, temos um exemplo de discurso indireto livre.

II. Em “Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista!”, o autor empregou o discurso indireto livre.

III. O trecho “mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa” está em discurso direto livre do narrador.

IV. Todo o último parágrafo é exemplo de discurso direto.

Estão corretas:



( a )

I e II. 

( b )

III e IV. 

( c )

I e III. 

( d )

II e IV. 

( e )

II e III.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Texto de opinião: editorial - Exercícios - Rumo ao Ensino Médio - BY NC 3.0BR

(Enem)

A carreira do crime

Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.

O tráfico oferece ao jovem de escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de R$ 400,00 a R$ 12 000 mensais. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de dez anos que declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o ‘piso salarial’ oferecido pelo crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R$ 2 000 mensais; já na população brasileira essa taxa não ultrapassa 6%.

Tais rendimentos mostram que as políticas sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R$ 15 mensais por aluno matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela delinquência. No mesmo sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado (circo-escola, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes, mas não resolvem o problema.

A única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezível. É preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as organizações paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o fascínio dos salários do crime.

Editorial. Folha de S.Paulo. 15 jan. 2003.

No Editorial, o autor defende a tese de que “as políticas sociais que procuram evitar a entrada dos jovens no tráfico não terão chance de sucesso enquanto a remuneração oferecida pelos traficantes for tão mais compensatória que aquela oferecida pelos programas do governo”. Para comprovar sua tese, o autor apresenta



( a )

instituições que divulgam o crescimento de jovens no crime organizado. 

( b )

sugestões que ajudam a reduzir a atração exercida pelo crime organizado. 

( c )

políticas sociais que impedem o aliciamento de crianças no crime organizado. 

( d )

pesquisadores que se preocupam com os jovens envolvidos no crime organizado.

( e )

números que comparam os valores pagos entre os programas de governo e o crime organizado.

Resposta:

As outras alternativas não apresentam argumentos para comprovação da tese. O argumento do editorial são os valores revelados pela pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, mostrando, com dados numéricos, a disparidade entre os altos salários pagos aos traficantes e a ajuda concedida por programas sociais do governo.

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