Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Usando apenas sua memória, conte como é:
a) a rua da sua escola;
b) o quarteirão da sua escola.
Resposta pessoal.
Preencha o esquema com as palavras a seguir:
frontal – maquete – oblíqua – vertical
Construindo a planta baixa de um município
Quando olhamos uma maquete ou um lugar na visão vertical, podemos visualizar todos os elementos fixos representados e a distância entre eles. Por isso, é essa a visão que você e seu grupo utilizarão para construir duas plantas baixas.
Sigam as orientações do professor e organizem-se para construir a planta baixa do município.
Em grupo, usem a folha que o professor vai entregar para fazer o rascunho e, observando a maquete na visão vertical, desenhem todos os elementos fixos representados.
Depois de completar o desenho, verifiquem se ele contém todos os elementos que devem ser representados e se a proporção e a distância entre eles estão corretas.
Se tiverem dúvidas, chamem o professor para ajudar.
Leia o título e o trecho inicial desta notícia. Observe também a foto e a legenda.
Milhões de voluntários participam do Dia Mundial da Limpeza
Estima-se que mutirões de limpeza tenham acontecido em 160 países no dia 21 de setembro.
24 de setembro de 2019
Mais de 10 milhões de voluntários participaram do Dia Mundial da Limpeza, de acordo com dados dos organizadores. A campanha, realizada em 21 de setembro, tinha como objetivo incentivar pessoas a recolher o lixo descartado em espaços públicos, como praças, praias e ruas. Cerca de 160 países tiveram mutirões de limpeza na data.
No Brasil, ações de limpeza aconteceram em cerca de 1.200 cidades de todo o país, reunindo em torno de 300 mil voluntários. “É uma ação em que as pessoas saem às ruas para cuidar um pouco da cidade e lembrar que nós temos que parar de sujá-las”, diz Edillaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil, que organiza o Dia da Limpeza no país. [...]
Jornal Joca digital. Disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/milhoes-de-voluntarios-participam- do-dia-mundial-da-limpeza/. Acesso em: 20 out. 2019.
Glossário Mutirões: grupos de voluntários reunidos.
a) Que fato a notícia divulga?
b) Qual é a ligação entre a legenda e a foto?
a) A notícia divulga a participação de voluntários no Dia Mundial da Limpeza.
b) A legenda mostra um cartaz de “conscientização” com a mão de uma pessoa recolhendo o lixo da areia da praia.
Leia o texto de instrução:
Brinquedos com palitos de sorvete: jogo da velha
Você vai precisar de: 4 palitos de sorvete 10 tampinhas de garrafa PET Tinta de 4 cores variadas Caneta permanente Cola
Como fazer seu brinquedo Primeiro, pinte cada palito de uma cor. Deixe-os secar. Quando estiverem secos, cole os palitos em formato de “jogo da velha”. Em seguida, pinte as tampinhas de branco e deixe-as secar. Então, pegue a caneta e desenhe um X em cinco tampinhas e um O nas outras cinco que sobraram.
Texto escrito por Leila Rensi.
O jogo da velha é um jogo muito tradicional. Tem esse nome porque era jogado na Inglaterra por mulheres idosas que não conseguiam mais bordar por não enxergarem bem. Nele o objetivo é colocar 3 símbolos iguais numa mesma linha, coluna ou diagonal.
a) Esse texto ensina a fazer o quê?
b) Liste os materiais necessários para o brinquedo do jogo da velha.
a) Esse texto ensina a fazer o brinquedo para jogar o jogo da velha.
b) Os materiais são: quatro palitos de sorvete, dez tampinhas de garrafa PET, tinta de quatro cores variadas, caneta permanente e cola.
Agora você fará o registro de duas frases usando o verbo no imperativo. Esse registro será individual, por isso, se precisar de ajuda, conte com o professor.
Planejamento
1. Leia as situações propostas abaixo.
2. Converse com os colegas e o professor e listem alguns verbos que indicam ações.
3. Lembre‑se de que nas frases você deve usar o verbo no imperativo para pedir algo, aconselhar ou dar uma ordem.
4. Vamos treinar! Registre duas frases que exemplifiquem o uso desse tempo verbal.
Registro
Leia o quadro, ouça a explicação do professor e inicie o preenchimento dele.
Revisão
1. Releia o que foi escrito.
2. Procure em cada frase o verbo de ação, se ele for encontrado, as frases estão corretas.
3. Troque o Caderno com um colega: ele confere a ortografia das palavras empregadas por você, e vice‑versa. Se perceber erro de ortografia, consulte o dicionário e indique a correção.
4. Lembre‑se de que a escrita não varia, só existe um modo correto de registrar as palavras.
Resposta pessoal adequada aos exemplos trabalhados no item 1.
Sugestões de respostas:
Qual é a diferença de pronúncia entre a letra h nas palavras humanos e hábitos e nas palavras que estão no quadro acima? Justifique.
Nas palavras “humanos” e “hábitos”, a letra h não tem som. Nas palavras do quadro, o h muda a pronúncia das letras c, n e l. A letra h não tem som quando inicia palavra.
Vamos relembrar a composição dos números.
Componha os números formados por:
a) 300 + 70 + 6 =
b) 700 + 8 =
c) 300 + 70 =
d) 600 + 70 =
e) 200 + 10 + 1 =
f) 100 + 90 + 5 =
g) 2 000 + 700 + 50 =
h) 1 300 + 50 =
i) 3 000 + 200 + 30 =
j) 1 000 + 20 =
k) 5 000 + 5 =
l) 4 000 + 50 =
a) 300 + 70 + 6 = 376
b) 700 + 8 = 708
c) 300 + 70 = 370
d) 600 + 70 = 670
e) 200 + 10 + 1 = 211
f) 100 + 90 + 5 = 195
g) 2 000 + 700 + 50 = 2750
h) 1 300 + 50 = 1350
i) 3 000 + 200 + 30 = 3230
j) 1 000 + 20 = 1020
k) 5 000 + 5 = 5005
l) 4 000 + 50 = 4050
Observe a decomposição dos números 841 e 1 152.
Complete o quadro decompondo os números nas escritas indicadas.
O que as crianças deverão fazer? Indique no ábaco de papel como deve ser esse registro.
Trocar a placa por 10 barras, trocar 1 barra por 10 cubinhos. O registro poderá ser numérico: 92, ou o desenho de 9 barras na ordem das dezenas e 2 cubinhos na ordem das unidades. Socialize as respostas. Se julgar necessário, disponibilize o material base 10 para os alunos.
Nunca 10 ao contrário
Materiais (por grupo) • dois dados comuns (de 1 a 6 pontos) • peças do material base 10 • um ábaco de papel
Modo de jogar 1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas. 2. O grupo inicia o jogo com uma placa do material base 10, ou seja, 100 pontos para iniciar o jogo. O material é comum a todos os jogadores. 3. Na sua vez, o jogador joga os 2 dados e calcula a soma dos pontos marcados nas faces voltadas para cima. 4. O jogador deve retirar do material a quantidade de pontos obtida. Caso o material não permita retirar a quantidade exata de cubinhos, o jogador da vez deve trocar a placa por barras e cubinhos equivalentes na primeira jogada e, nas próximas, a(s) barra(s) pelos cubinhos necessários para realizar a retirada. 5. Após cada jogada, o jogador passa o material que sobrou para o jogador seguinte e retoma os procedimentos anteriores. 6. Ganha o jogo o primeiro jogador que, na sua vez de jogar, conseguir retirar todas as peças ou ficar com apenas 1 cubinho sobre a mesa.
Use o material base 10 e o ábaco de papel para resolver as adições pelo algoritmo da decomposição e pelo algoritmo convencional.
a) 36 + 79 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
b) 132 + 89 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
c) 67 + 25 =
Algoritmo da decomposição Algoritmo convencional
a) 115
b) 221
c) 92
Faça o que se pede em cada item.
a) Decomponha os números em duas parcelas, uma delas deve ser uma dezena exata.
19:
35:
64:
93:
b) Complete as frases:
12 para chegar a 21 faltam ____
28 para chegar a 34 faltam ____
41 para chegar a 49 faltam ____
58 para chegar a 65 faltam ____
a) 19: 10 + 9
35: 30 + 5
64: 60 + 5
93: 90 + 3
b) 12 para chegar a 21 faltam 9
28 para chegar a 34 faltam 6
41 para chegar a 49 faltam 8
58 para chegar a 65 faltam 7
Faça o que se pede em cada item.
a) Dê o registro matemático das situações a seguir.
De 15 tirar 6:
De 32 tirar 9:
De 56 tirar 30:
De 70 tirar 15:
b) Assinale com X a alternativa correta.
• A diferença entre 900 e 123 é:
A) 887
B) 883
C) 787
D) 777
• De 324 quanto falta para chegar a 514?
A) 180
B) 190
C) 200
D) 210
a) De 15 tirar 6: 15 - 6
De 32 tirar 9: 32 - 9
De 56 tirar 30: 56 - 30
De 70 tirar 15: 70 - 15
b) • D
• B
Construindo a maquete de um município
Siga as orientações do professor e organize-se para iniciar o trabalho.
Para trabalhar em grupo é necessário:
. manter um clima de coleguismo, evitando desentendimentos;
. respeitar as ideias, as sugestões e o trabalho dos colegas;
. participar ativamente da realização do trabalho;
. dividir o trabalho de forma justa;
. ajudar os colegas, se necessário;
. não querer mandar nos colegas;
. fazer sua parte da melhor forma possível.
Seu grupo fará a maquete de uma parte de um município fictício. Assinale qual parte será essa.
( ) Bairro residencial
( ) Bairro comercial
( ) Bairro industrial
( ) Bairro misto
( ) Zona rural – agricultura
( ) Zona rural – pecuária
( ) Parque
( ) Zona rural não modificada
( ) Outro:
Leve para a próxima aula os itens listados a seguir. Marque um X para cada um que você pegar, até preencher todas as lacunas.
( ) Caixas de diversos tamanhos para representar as construções.
( ) Papel de cor verde para representar gramados e azul para fazer rios e lagos.
( ) Palitos para montar árvores, postes de iluminação e placas de trânsito.
( ) Papel cinza ou preto para fazer ruas.
( ) Papel ondulado para fazer telhados.
( ) Serragem natural para representar ruas de terra ou áreas de plantio.
( ) Pequenos animais e tratores de plástico, caso seu grupo vá representar a zona rural.
( ) Pequenos carros, ônibus e caminhões.
( ) Linha preta para fazer os cabos de transmissão de energia.
Junte à sílaba -to a composição da sílaba indicada, para formar uma palavra em cada item:
a) Respostas possíveis: ga-to, ma-to, ca-to, ra-to
b) Respostas possíveis: a-to, O-to
c) Respostas possíveis: gas-to, cas-to, vis-to, cus-to
d) Respostas possíveis: gra-to, fri-to, bru-to, gri-to
e) Respostas possíveis: is-to, ap-to
f) Respostas possíveis: oi-to, ei-to, au-to
g) Respostas possíveis: mui-to, pei-to
Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.
Acompanhe a leitura do professor.
Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22
Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), concessionária responsável pela preservação da mata.
Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.
Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.
Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.
A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.
A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.
Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.
Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.
A notícia relata para o leitor um fato, algo que aconteceu realmente. Qual é esse fato, ou seja, o que aconteceu? Onde?
Aconteceu um incêndio, em Castilho, interior do estado de São Paulo, em uma área de preservação permanente de mata.
Origami de cisne
Com os colegas e o professor, releia os textos instrucionais “Origami de cisne”, e “Cinco‑marias”, acima. Esses textos usam verbos de comando para orientar os leitores.
Em seguida, com os colegas, vocês apresentarão os textos instrucionais oralmente. Para isso, sigam o roteiro abaixo e as orientações do professor.
Planejamento
1. Organizem dois grupos, o primeiro apresentará oralmente as instruções do texto “Origami de cisne” e o segundo, o da brincadeira “cinco‑marias”.
2. Recebam as orientações do professor sobre o texto que o seu grupo trabalhará.
3. Dividam as tarefas, ou seja, qual trecho cada participante do seu grupo ensinará aos ouvintes.
4. Distribuam a leitura do texto igualmente entre os participantes de modo que cada um leia a sua parte, entenda, memorize e ensaie o texto que falará.
5. Lembrem‑se de utilizar nos textos instrucionais os verbos no imperativo: pegue, dobre, corte, costure, faça, espere, jogue, monte, etc.
6. Comecem o ensaio.
Ensaio
O ensaio é fundamental para uma boa apresentação. Então:
• Leiam suas falas quantas vezes achar necessário até que tenham decorado uma boa parte delas. Falem em voz alta e fiquem atentos às indicações sobre o modo de se movimentar, de gesticular, de falar, de se expressar.
• Ensaiem com um colega de seu grupo e peça sugestões sobre o que pode ser melhorado.
• Sigam também as orientações do professor.
Apresentação
No dia e horário combinados, organizem‑se e sigam as orientações do professor, respeitando todas as regras e acordos anteriormente definidos, e realizem a apresentação para o público. Caprichem!
Os enunciados de tarefas escolares são instruções que aparecem em livros ou cadernos didáticos, como o do Anglo, que você utiliza nas aulas. Qual é a finalidade desses livros e cadernos?
Esses livros e cadernos auxiliam os alunos a aprender, e os professores, a ensinar.
Qual estratégia você usaria para resolver as duas situações-problema?
Socialize as respostas. Os alunos poderão usar qualquer estratégia de cálculo mental ou até mesmo o algoritmo que aprenderam no 2 o ano para as resoluções.
Vamos retomar o jogo da página de abertura deste Módulo, em que a turma de Maria, do 3º ano, jogava Nunca 10 com o ábaco de pinos.
Nunca 10 com o ábaco
Materiais (por grupo)
• dois dados comuns (de 1 a 6 pontos)
• um ábaco de pinos verticais
Modo de jogar
1. Forme um grupo com 4 ou 5 colegas.
2. Cada jogador lança os dados uma vez. Aquele que obtiver a maior quantidade de pontos inicia a partida.
3. A ordem de jogada é a do sentido do relógio.
4. Cada participante, na sua vez, joga os dois dados e soma os pontos obtidos. Cada ponto no dado vale 1 argola ou 1 unidade. Em seguida, pega a quantidade de peças na cor estabelecida para representar no ábaco a ordem das unidades.
5. A cada 10 argolas no pino que representa a ordem das unidades, o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 argola da cor estabelecida para a ordem das dezenas e colocar essa argola no pino seguinte.
6. Quando um jogador completar 10 argolas no pino que representa a ordem das dezenas, deverá trocá-las por 1 argola da cor designada para a ordem das centenas.
7. Em seguida, o jogador passa o ábaco para o próximo participante, que repete o processo.
8. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da ordem das unidades de milhar
Registro do jogo
Anote no quadro o resultado obtido no final do jogo.
Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? Por quê?
Respostas de acordo com os pontos dos alunos no jogo.
Qual é o maior número de argolas que pode permanecer em cada ordem (unidade, dezena, centena e unidade de milhar) do pino do ábaco? 9
Por quê? Porque, sempre que agrupamos 10 unidades ou mais, trocamos 10 delas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena e assim por diante.
Use o algoritmo convencional para calcular as adições:
a) 37 + 47 =
b) 69 + 147 =
c) 56 + 38 =
d) 45 + 49 =
e) 64 + 27 =
f) 71 + 19 =
a) 84
b) 216
c) 94
d) 94
e) 91
f) 90
Use o material base 10 e o ábaco de papel para resolver a questão.
Veja um momento do registro do jogo Nunca 10 ao contrário entre Elaine e Felipe.
a) Quantos pontos estão representados no quadro?
b) É a vez de Elaine jogar. Ela tirou nos dados. O que Elaine terá de fazer com os pontos que tirou?
Faça o registro matemático da subtração que ela realizou:
c) Após jogar, Elaine passou as peças que restaram para Felipe. Ele tirou nos dados. O que Felipe deverá fazer para retirar os pontos que tirou nos dados?
Faça o registro matemático da subtração que ele realizou:
d) Na sua vez, Elaine tirou 6 pontos. Qual é o registro da subtração que ela realizou?
e) Quais peças do material Elaine passou para Felipe?
f) Felipe tirou 12 pontos nos dados. Que peças ele retirou do material para realizar essa subtração?
g) Qual é o registro da subtração que ele realizou?
a) 72 pontos.
b) Trocar uma barra por 10 cubinhos e colocá-los na ordem das unidades do ábaco. Depois, deverá retirar os 9 cubinhos.
72 - 9 = 63
c) Trocar uma barra por 10 cubinhos e colocá-los na ordem das unidades do ábaco. Depois, deverá retirar os 8 cubinhos.
63 - 8 = 55
d) 55 - 6 = 49
e) 4 barras e 9 cubinhos.
f) 1 barra e 2 cubinhos.
g) 49 - 12 = 37
O que as crianças deverão fazer? Indique no ábaco de papel como deve ser esse registro.
Trocar 10 cubinhos por uma barra e 10 barras por uma placa. O registro poderá ser numérico: 103, ou o desenho de 1 placa e 3 cubinhos. Socialize as respostas. Se julgar necessário, disponibilize o material base 10 para os alunos.
A escola desenvolveu um projeto sobre leitura e escrita com os alunos do 2º ao 4º ano. Os professores orientaram os alunos a produzir histórias para serem lidas nas rodas de leitura. Uma das regras era de cada história conter, no mínimo, 400 palavras.
Os tipos e as quantidades de história escrita estão registrados nesta tabela:
a) Quantas histórias ao todo o 2º ano escreveu?
Resposta:
b) Quantas histórias de aventura os três anos escreveram?
Resposta:
c) Sobre a quantidade de histórias que o 3º ano escreveu, é correto afirmar que:
• é menor que 100.
• está entre 130 e 140.
• é exatamente 125.
• está entre 120 e 130.
a) 12 + 5 + 32 = 49
Resposta: 49 histórias.
b) 12 + 78 + 43 = 133
Resposta: Eles escreveram 133 histórias de aventura.
c) Está entre 120 e 130, pois o total é 128.
Use a estratégia que quiser para resolver as subtrações por meio de cálculo mental. Registre como pensou.
a) 70 - 22 =
b) 58 - 34 =
c) 98 - 25 =
d) 200 - 55 =
e) 120 - 26 =
f ) 200 - 140 =
a) 48
70 - 22 = 48.
Uma estratégia possível:
70 - 20 = 50; 50 - 2 = 48.
b) 24
58 - 34 = 24.
Uma estratégia possível: 34 para chegar a 40 → 6; 40 para chegar a 50 → 10; 50 para chegar a 58 → 8; 6 + 10 + 8 = 24.
c) 73
98 - 25 = 73.
Uma estratégia possível:
98 - 3 = 95; 95 - 25 = 70; 70 + 3 = 73.
d) 145
200 - 55 = 145.
Uma estratégia possível:
200 - 50 = 150; 150 - 5 = 145.
e) 94
120 - 26 = 94.
Uma estratégia possível:
120 - 20 = 100; 100 - 6 = 94.
f) 60
200 - 140 = 60.
Uma estratégia possível:
140 para chegar a 150 → 10; 150 para chegar a 200 → 50; 10 + 50 = 60.
Cainã é quadrinista. Ele reproduziu 180 cópias da história em quadrinhos que criou para serem vendidas no dia de um grande evento. No primeiro dia, vendeu 47 livros. Quantas cópias sobraram para serem vendidas nos próximos dias desse evento?
Resposta:
180 - 47 = 133
Resposta: Sobraram 133 cópias para serem vendidas nos próximos dias.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas