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COMPLETE AS FRASES MARCANDO UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
AS MORADIAS SÃO IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE, PARA:
CRESCERMOS E NOS PROTEGERMOS.
AS PESSOAS VIVEREM EM PERIGO.
TRABALHARMOS.
PROTEGERMOS SOMENTE OS ANIMAIS
Eduardo foi com o pai dele a uma sorveteria em que havia 3 sabores de sorvete (creme, morango e abacaxi) e 2 tipos de cobertura (caramelo e chocolate). Quantas combinações diferentes de um sabor de sorvete com um tipo de cobertura são possíveis de escolher nessa sorveteria?
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OBSERVE AS SITUAÇÕES ABAIXO E RESPONDA À QUESTÃO.
COMO AS CRIANÇAS DA IMAGEM ESTÃO CUIDANDO DA SAÚDE?
Estão movimentando o corpo/fazendo atividades físicas, prática saudável para o organismo.
Maíra e Pedro têm 16 anos e são amigos desde os 10 anos de idade. Diante desse fato, compare os dois momentos apresentados a seguir, indicando o que pode ter mudado de uma fase para outra.
Eles estão mais altos.
Cresceram pelos nas pernas e nos braços; começaram a crescer pelos no rosto do rapaz.
Ambos desenvolveram mais músculos, e a garota teve o desenvolvimento das mamas.
• Por que algumas gestações formam dois bebês e outras apenas um?
(FGV-RJ) A figura abaixo mostra os gráficos de duas funções quadráticas f e g que são simétricos em relação ao ponto P(1, 1). Sabendo que f(x) = x2, determine uma expressão para g(x).
A parábola que representa o gráfico da função g foi obtida por meio de três transformações: uma reflexão em relação ao eixo das abscissas, uma translação horizontal e uma translação vertical. Veja a sequência:
Note que a quantidade de unidades transladadas pode ser determinada pelo deslocamento do vértice.
Como o vértice (0,0) da parábola que representa a função f e o vértice V da parábola que representa a função g são simétricos em relação ao ponto (1,1), temos que V é dado pelo ponto (2,2). Assim, a translação foi de 2 unidades para a direita e 2 unidades para cima.
Construindo a lei g(x) a partir da lei f(x), temos:
Reflexão em relação ao eixo das abscissas: -f(x)
Translação de duas unidades para a direita: -f(x - 2)
Translação de duas unidades para cima: -f(x - 2) + 2
Assim, temos g(x) = -f(x - 2) + 2. Como f(x) = x2, temos:
g(x) = -(x - 2)2 + 2 ⇒ g(x) = -x2 + 4x - 2
(PUC-SP)
“Enquanto os Estados Unidos e outras nações estão sentindo as dificuldades econômicas causadas pela alta no preço da gasolina, o Brasil garantiu certo nível de autossuficiência graças a décadas de experimentos com etanol, que hoje pode abastecer carros e caminhões (…) esses esforços já beneficiaram e beneficiarão ainda mais o Brasil no futuro.”
(SADLIER, Darlene. Brasil Imaginado - de 1500 até o presente. São Paulo: Edusp, 2016. p. 348)
Sobre o fato descrito é certo dizer que
com a descoberta do Pré-Sal o Brasil obteve autossuficiência com combustível fóssil e isso tornará obsoletos no futuro os investimentos em energia de origem vegetal.
embora sejam avanços a tecnologia e a produção do etanol, não nos livraremos do combustível fóssil no futuro, pois o Brasil é carente de outras fontes de energia.
a imaginação de um futuro promissor na produção de etanol esbarra num fator incontornável que é a carência de terras agrícolas no Brasil.
os benefícios futuros do etanol vinculam-se ao seu caráter renovável, assim como à emissão de carbono mais atenuada em relação às fontes fósseis.
O etanol é uma fonte energética que apresenta diversos benefícios ambientais e econômicos, como ser um biocombustível, ou seja, renovável, e emitir menor quantidade de carbono na atmosfera, quando comparado com fontes oriundas de combustíveis fósseis, além de estimular um setor fundamental para a economia brasileira, que é o agronegócio. A vastidão de terras agricultáveis do Brasil, aliada à possibilidade de findar os combustíveis fósseis, torna o etanol uma fonte energética estratégica para o país.
Desafios para a eliminação da malária no Brasil
[…]
Agência FAPESP – Qual é a situação atual do Brasil em relação à malária?
Marcelo Urbano Ferreira1 – […] Uma das Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) era reduzir o total mundial de casos em 75% entre 2000 e 2015. O Brasil foi um dos países que atingiram a meta. Ainda lideramos o total de casos nas Américas, porém nossa participação caiu de 76,8% em 2000 para 42% em 2014. […]
Agência FAPESP – A ONU propõe novas metas de redução de casos depois de 2015?
M.U.F. – Sim, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) das Nações Unidas preveem uma redução do número global de casos de malária em 90% até 2030, com a sua completa eliminação em 35 países. No Brasil, a meta definida pelo Ministério da Saúde é a eliminação dos casos associados ao protozoário Plasmodium falciparum até 2030. O P. falciparum transmite a forma mais perigosa da doença, responsável por 90% das mortes pela enfermidade. No Brasil, esse protozoário está restrito a alguns focos e temos uma janela de oportunidade que precisa ser aproveitada, enquanto os protozoários não desenvolvem resistência aos medicamentos antimaláricos. No caso do P. falciparum, os parasitas vêm adquirindo resistência desde os anos 1960, quando se tornaram tolerantes à cloroquina – ainda utilizada no tratamento do Plasmodium vivax, a forma mais comum da malária. No Brasil, ainda não há indicação de casos de malária resistente como se tem, por exemplo, no delta do rio Mekong, no Sudeste Asiático. Isso não quer dizer que esses casos não possam surgir. Ou a gente elimina a malária agora ou nunca mais.
Agência FAPESP – Como o senhor vê, em retrospectiva, o combate da malária no Brasil?
M.U.F. – O Brasil demorou para prestar atenção na doença. Enquanto muitos países reuniam estatísticas epidemiológicas desde os anos 1920, o governo brasileiro só passou a fazer um levantamento – nem se tratava de estatísticas, mas de estimativas – após a Segunda Guerra Mundial. Foi também quando se passou a usar inseticida [DDT] nas casas para exterminar os mosquitos transmissores e larvicidas para eliminar seus criadouros. Em 1957, foram 257 mil casos espalhados pelo Brasil. Tudo vinha progredindo bem nos anos 1960. Prova disso foi que, em 1970, atingiu-se a mínima histórica de 52 mil casos, 60% deles na Amazônia.
Agência FAPESP – E a partir daí, o que ocorreu?
M.U.F. – O governo militar implementou políticas de ocupação da Amazônia. Em termos de prevenção e combate à malária, foi um desastre. Mais de 1 milhão de imigrantes foram incentivados pelo governo a se fixar na Amazônia. Eram em sua imensa maioria pessoas sem resistência à doença, pois muitos vinham de regiões como o Sul e o Sudeste, onde a doença havia sido eliminada há décadas. E esse pessoal foi viver em ambientes de mata fechada. As décadas de 1970 e 1980 foram os anos de explosão da malária na Amazônia. Outra razão para a expansão do mal foi a explosão de garimpos na Amazônia, que ainda hoje continuam tendo importância na transmissão. Os garimpos são tipicamente uma tragédia com relação à malária. Essa soma de fatores levou a doença a um pico em 1999, com 632 mil casos.
Agência FAPESP – O que foi feito para reverter essa situação?
M.U.F. – A partir daquele ápice da doença, começou uma tendência de queda, principalmente no que tange ao P. falciparum. No caso de P. vivax, a diminuição veio mais tarde, a partir de 2005. Por que o primeiro começou a cair antes? Porque representa uma doença mais fácil de tratar do que no caso do P. vivax. Se os indivíduos são tratados precocemente durante o estágio clínico da doença, quando estão com febre e calafrios, elimina-se o P. falciparum antes de se atingir a fase de transmissão, quando o paciente já está melhor mas o protozoário continua no sangue. Aí, basta o indivíduo ser picado para transmitir o P. falciparum para o mosquito e dar continuidade ao ciclo de infecção. No caso do P. vivax, não é assim. Apesar de ser uma forma mais branda de malária, o indivíduo já entra na fase de transmissão quando ainda está passando mal. Há ainda os casos em que o parasita fica dormente no fígado, apenas para ressurgir meses ou anos depois, em uma recaída da doença. Para reverter essa situação, o governo brasileiro implementou nos anos 1990 uma grande política de vigilância epidemiológica, diagnóstico precoce, tratamento e prevenção da doença. Como o uso de DDT não é mais possível [o inseticida foi proibido no Brasil em 2009], foi preciso recorrer a outros métodos de combate aos vetores, como a distribuição de mosquiteiros com inseticida de longa duração, bancado pelo Banco Mundial. Toda essa ação efetiva reduziu os casos dos 615 mil de 2000, com 243 mortes, para 142 mil em 2014, com 41 mortes.
Agência FAPESP – Quais são os principais desafios no combate à malária no Brasil?
M.U.F. – Eles não mudaram muito. O principal continua o mesmo: o tamanho do país. Ou seja, a complexidade logística, as enormes distâncias e o isolamento de centenas de comunidades da Amazônia, a área onde a malária é endêmica. Para enfrentar essa realidade, o jeito é redobrar a vigilância epidemiológica e o controle dos vetores, ao mesmo tempo em que não se perde de vista a possibilidade do surgimento de resistência aos medicamentos pelos parasitas. Um estudo nas Guianas, ainda não confirmado, sugere que possa existir naquela região casos da doença resistentes ao tratamento com derivados de artemisinina. Isso preocupa, pois toda a região de divisa entre as três Guianas, a Venezuela e o Brasil possui garimpos – a maioria do outro lado da fronteira – onde a maior parte dos garimpeiros, 15 mil, é brasileira.
[…]
Agência FAPESP – Onde a situação é mais preocupante?
M.U.F. – […] A região mais afetada por malária hoje, no Brasil, é o vale do rio Juruá, no oeste do Acre. Lá vivem 120 mil pessoas em quatro municípios, que concentraram em 2014 um terço de todos os casos de malária do país, sendo 46% da incidência de P. falciparum, ou 8 mil casos.
Agência FAPESP – Por que naquela região o problema é tão grande?
M.U.F. – A razão para tamanha concentração dos casos em uma única região está no desenvolvimento da piscicultura na Amazônia. Houve um incentivo governamental para a criação de peixes de água doce e muitos proprietários rurais fizeram tanques para criar peixe. […]
MOON, Peter. Desafios para a eliminação da malária no Brasil. Agência Fapesp, 21 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2018.
Em dois pontos do texto “Desafios para a eliminação da malária no Brasil” se faz menção à resistência que pode ser desenvolvida pelos seres vivos, ora dos parasitas, ora das pessoas. Compare os dois tipos de resistência mencionados quanto à natureza de seus agentes e às consequências epidemiológicas.
No texto, é mencionado que a espécie Plasmodium falciparum é resistente a medicamentos à base de cloroquina em certas regiões do globo, mas não ainda no Brasil. Isso significa dizer que o parasita é resistente a uma droga que tem como objetivo lhe causar a morte. No caso das pessoas, a resistência mencionada se refere ao próprio parasita, isto é, ao Plasmodium. Nesse caso, a resistência se refere a outro ser vivo que parasita suas células, e não a uma droga específica. A resistência adquirida pelo parasita tem como consequência a impossibilidade de controle da doença por aquele tipo de droga a qual se tornou resistente. No caso das pessoas, a resistência adquirida ao parasita faz com que a doença tenha menor chance de progredir e se espalhar na população.
Um corredor amador recebe semanalmente um treino de seu instrutor. Em seus treinos, ele utiliza um relógio bastante sofisticado que envia as informações para seu computador. O computador construiu o gráfico a seguir:
A respeito desse gráfico foram feitas as seguintes afirmações:
I. Nos três trechos destacados do treinamento, o movimento realizado foi retilíneo e uniforme.
II. A velocidade do corredor no trecho III é maior que no trecho I.
III. O corredor atingiu máxima velocidade no trecho II.
Sobre as afirmativas:
Apenas a afirmativa I está incorreta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Estão corretas as afirmativas I e III.
Estão incorretas as afirmativas II e III.
(UFPR) Vários turistas frequentemente têm tido a oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32 ºF essa temperatura corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212 ºF trata-se do ponto de vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava temperatura de 74,3 ºF. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura, na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista.
12,2 ºC.
18,7 ºC.
23,5 ºC.
30 ºC.
33,5 ºC.
(ITA-SP) A figura mostra a variação da massa específica de uma substância pura com a temperatura à pressão de 1 atm.
Então, é CORRETO afirmar que Tx pode representar a temperatura de
ebulição da água.
ebulição do benzeno.
fusão da água.
fusão do benzeno.
fusão do dióxido de carbono.
Estima-se que, no Brasil, apenas 27% das embalagens longa-vida (usadas para armazenar leite, sucos e outros alimentos) sejam recicladas. Contudo, por causa de sua composição em camadas de papel, plástico (polietileno) e alumínio, elas não deveriam ser descartadas em lixos comuns, com destino a aterros sanitários, pois leva muitos anos para que seus constituintes se decomponham e sejam reintegrados ao ambiente.
O processo de reciclagem das embalagens longa-vida pode ser descrito, simplificadamente, por duas etapas de separação:
I. as embalagens longa-vida são inseridas em um hidrapulper, equipamento semelhante a um liquidificador que as tritura na presença de água;
II. os dois componentes restantes são levados a um forno, em que a energia elétrica é usada para produzir um jato de plasma (a 1 500 °C) que aquece a mistura. Nessa etapa, um dos componentes sofre craqueamento e vaporização e o outro funde-se.
Fonte: VASCONCELOS, Y. Aproveitamento total: grupo de empresas monta unidade para processar embalagens do tipo longa-vida. Revista Fapesp, 114. ed., 2005. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.
Baseando-se na descrição do processo e na tabela de informações a seguir, responda às questões:
a) Qual dos três componentes é separado da mistura na primeira etapa? Esse processo se assemelha muito a um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Qual é esse método? Justifique suas repostas.
b) Na segunda etapa de separação, qual componente da mistura sofre craqueamento e vaporização e qual sofre fusão? Explique.
a) A intenção é retirar o papel, pois ele se mistura com a água por causa da afinidade da celulose com esse solvente, separando-se do alumínio e do plástico. O processo pode ser comparado com a dissolução fracionada, porque é introduzido um líquido na tentativa de dissolver apenas um dos sólidos.
b) Como a temperatura de fusão do alumínio (660 °C) é muito maior que a do polietileno (105 a 110 °C), quando ambos são aquecidos a 1 500 °C no forno, o primeiro se funde (já que sua temperatura de ebulição de 2 519 °C não é atingida), e o segundo sofre craqueamento e vaporização das substâncias de cadeia menor formadas.
Leia a carta que o escritor Joel Rufino dos Santos escreveu para o filho de 8 anos.
Qual é o nome do filho de Joel a quem a carta se destina?
Nelson. O pai dele trata-o por “Seu Nelson”.
No quadro abaixo, contorne as palavras que têm dígrafo vocálico:
lindo comadre quilômetro embarcação vilã onda irmã cruzamento moradia banco animal anotação sunga muro lã cúmplice comida
lindo
embarcação
onda
cruzamento
banco
sunga
cúmplice
De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a população da Índia era de 1 311 050 527 habitantes e a população da China era de 1 376 048 943 habitantes.
a) Qual era, em 2016, o total de habitantes desses dois países do continente asiático?
b) Quantos habitantes há a mais na China em relação ao total de habitantes da Índia?
a) 1 311 050 527 + 1 376 048 943 = 2 687 099 470
Em 2016, o total de habitantes desses dois países do continente asiático era de 2 687 099 470 habitantes.
b) 1 376 048 943 - 1 311 050 527 = 64 998 416
Na China, há 64 998 416 habitantes a mais em relação ao total de habitantes da Índia.
O LUGAR ONDE VIVO
A MINHA RUA É FECHADA EU BRINCO TODO DIA E ENTÃO FICO CHEIO DE EMOÇÃO E ALEGRIA. LÁ BRINCADEIRA É SEM FIM, QUANDO EU SOLTO PIPA O VENTO SÓ VEM PRA MIM. AS CASAS DA MINHA RUA SÃO TODAS COLORIDAS E POR DENTRO SÃO LINDAS E FLORIDAS. NO MEU BAIRRO HÁ LUGARES [SENSACIONAIS. PRAÇAS, IGREJAS E ESCOLAS, TODAS LÁ SÃO AS MAIORAIS. NA MINHA ESCOLA EU ESTUDO TODA HORA. ADORO-A DE MONTÃO, BRINCO NO RECREIO ME ANIMO COM A DIVERSÃO. [...]
JOÃO PEDRO MASCHIETO CARDOSO. O LUGAR ONDE VIVO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 3 MAR. 2018.
COMO O ALUNO DESCREVE A RUA E O BAIRRO ONDE MORA?
PIRÂMIDE DE ATIVIDADES
QUAIS ATIVIDADES SÃO BOAS PARA O CORPO E DEVERÍAMOS PRATICAR DIARIAMENTE? DESCUBRA ANALISANDO A FIGURA A SEGUIR.
A ILUSTRAÇÃO APRESENTOU INFORMAÇÕES QUE VOCÊ DESCONHECIA ANTES DE SUA LEITURA? SE SIM, QUAIS?
Resposta pessoal.
(Col. Naval-RJ) Assinale a opção que apresenta somente fórmulas de substâncias simples com atomicidades diferentes entre si.
H2 , CO2 , H2O2 , O2
F2 , A, N2 , O3
S8 , Fe, O2 , P4
CH4 , CC4 , H2SO4 , HNO3
O2 , O3 , Au, Ag
Marque a alternativa que apresenta as palavras na ordem correta para completar o texto sobre o sistema genital feminino.
A partir da puberdade, as meninas começam a liberar __________, processo chamado de ovulação. Se um deles for fecundado por um __________, forma-se uma nova célula, que se desenvolve em __________ e, mais tarde, se torna o feto. Caso não aconteça a fecundação, ocorre a descamação das paredes internas do útero, ou seja, a ___________.
menstruação – espermatozoide – embrião – ovócitos.
ovócitos – espermatozoide – menstruação – embrião.
ovócitos – espermatozoide – embrião – menstruação.
espermatozoide – embrião – ovócito – menstruação.
Indique a soma das alternativas corretas
(UEM-PR) Sendo A um subconjunto de ℝ, a função característica de A é a função fA: ℝ → ℝ, definida por fA(x) = 1, se x ∈ A, e fA(x) = 0, se x ∉ A. Assinale o que for correto.
(01) .
(02) Se A e B são subconjuntos de ℝ tais que A ∩ B = ∅, então para todo x ∈ ℝ, .
(04) A função característica de qualquer subconjunto de ℝ é sobrejetora.
(08) Se A e B são subconjuntos de ℝ, então para todo x ∈ ℝ, .
(16) Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, o gráfico de fℝ é uma reta horizontal.
De acordo com o enunciado, a função característica fA de um conjunto A associa a cada número real (e não a cada elemento do conjunto A) o valor 1, se esse número pertencer ao conjunto A, ou o valor 0 se esse número não pertencer ao conjunto A. Vamos, agora, analisar cada afirmação:
(01) Correta. A função fQ associa o valor 1 a qualquer número racional e o valor 0 a qualquer número irracional. Como é irracional, temos fQ() = 0.
(02) Correta. Se A ∩ B = ∅, então um dado número real x pertence apenas a A, apenas a B ou a nenhum desses dois conjuntos. Se x ∈ A, temos fA(x) = 1, fB(x) = 0 e fA∪B(x) = 1, ou seja, fA∪B(x) = fA(x) + fB(x); se x ∈ B, temos fA(x) = 0, fB(x) = 1 e fA∪B(x) = 1, ou seja, fA∪B(x) = fA(x) + fB(x); por fim, se x ∉ A e x ∉ B, temos fA(x) = 0, fB(x) = 0 e fA∪B(x) = 0, ou seja, fA∪B(x) = fA(x) + fB(x).
Logo, para qualquer situação, é verdade que fA∪B(x) = fA(x) + fB(x).
(04) Incorreta. Para que uma função seja sobrejetora, o conjunto imagem deve ser igual ao contradomínio. Do enunciado, temos que a função característica tem como contradomínio o conjunto ℝ e, como possíveis valores do conjunto imagem, apenas os números 0 e 1. Logo, o contradomínio e o conjunto imagem não são iguais e, portanto, a função não é sobrejetora.
(08) Correta. Podemos considerar quatro situações distintas:
(16) Correta. Como todo elemento do domínio de fℝ é um número real, temos que fℝ(x) = 1, para qualquer x ∈ ℝ. Logo, fℝ é uma função constante e, portanto, seu gráfico é representado por uma reta horizontal.
Logo, a soma das afirmações corretas é:
01 + 02 + 08 + 16 = 27
(Cesva – Medicina) Doenças como a malária, doença de Chagas, doença do sono, leishmaniose visceral, filariose linfática, dengue e esquistossomose continuam sendo algumas das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Essas enfermidades, conhecidas como doenças negligenciadas, incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante.
As doenças negligenciadas têm como característica
serem causadas por carências nutricionais, especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina.
formar um grupo de doenças novas e desconhecidas pela população e com surtos epidêmicos frequentes.
serem doenças globais para as quais medicamentos podem ser produzidos e comercializados com geração de lucros.
apresentar investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
terem sido controladas no passado, mas que voltaram a representar ameaça para a saúde humana.
(UFJF-MG)
Em seu alentado livro O capital no século XXI, Thomas Piketty argumenta que “quando a taxa de remuneração do capital ultrapassa a taxa de crescimento da produção e da renda, como ocorreu no século XIX e parece provável que volte a ocorrer no século XXI, o capitalismo produz automaticamente desigualdades insustentáveis, arbitrárias, que ameaçam de maneira radical os valores sobre os quais se fundam nossas sociedades democráticas”.
Fonte: PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 9.
O gráfico a seguir representa os dados sobre distribuição de renda de um estudo da organização não governamental britânica Oxfam, baseado em dados do banco Credit Suisse relativos a outubro de 2015.
a) Qual relação concernente à desigualdade social é possível estabelecer entre a afirmação de Thomas Piketty e as informações disponibilizadas no gráfico?
b) Explique três causas fundamentais desta constatação.
a) Observa-se no gráfico que o domínio do capitalismo financeiro e globalizado possibilitou uma forte concentração de renda no período representado. É possível notar que a riqueza das 62 pessoas mais ricas do planeta aumentou a ponto de praticamente empatar com a riqueza de 50% das pessoas mais pobres da população mundial em 2015. Tal concentração de renda pode culminar com crises econômicas, sociais e políticas em diferentes países, pois limita o poder de consumo e o acesso a serviços por parte da população com baixa renda.
b) Entre as causas do aumento da concentração de renda, destacam-se:
– a expansão de grandes monopólios que controlam diferentes setores da economia mundial (tais empresas, em geral, pertencem a grandes investidores, que aumentam seu patrimônio consideravelmente a partir da fusão e compra de outras empresas);
– a pequena tributação de grandes fortunas em diversos países do mundo;
– elevados ganhos com o mercado financeiro especulativo, que por vezes não está atrelado a investimentos em setores produtivos que poderiam gerar empregos e melhorar a distribuição de renda;
– ineficazes políticas públicas com o objetivo de realizar reformas estruturais e tributárias para favorecer a distribuição de renda.
(UFPR)
Em mais de 1.100 km na fronteira dos EUA com o México já existe um muro. Ele passa pelos desertos de sedimentos de Sonora, onde os cactos crescem como tubos de órgão. Mais a leste, pesadas estruturas de aço em forma de X cortam os quilômetros de planície com capim queimado pelo sol, como marcadores de campo de batalha. No Texas, os postes pintados de vermelho que formam partes da cerca na fronteira são frios, duros e ásperos ao toque. Em Tijuana, duas cercas – uma antiga, outra mais recente – mergulham até o oceano, onde as ondas corroem o metal.
(Fonte: AHMED, Azam; MANNY Fernandes; VILLEGAS, Paulina. Um muro entre nós: a vida na fronteira entre os EUA e o México. Disponível em: . Acessado em 01.08.2017.)
Em relação às fronteiras e ao exemplo citado, é correto afirmar:
Apesar de processos de abertura terem propiciado questionamentos das fronteiras dos Estados Nacionais, elas continuam como fator forte de separação entre essas unidades políticas.
Com a globalização, discursos de caráter xenofóbico e ameaças à segurança, emprego e renda perderam sua força histórica na regulação do Estado Nação em relação às suas fronteiras.
O fechamento ou abertura de fronteiras, bem como a sua intensidade, é dependente das políticas globais norteadas pelas resoluções da ONU (Organização das Nações Unidas).
A construção do muro separando o México dos EUA é justificada pelos EUA em vista das políticas antiterrorismo postas em prática por esse país.
No período contemporâneo, exemplos como o Brexit e as cooperações oriundas da construção dos blocos econômicos revelam uma diminuição, em escala global, da tensão entre abertura e fechamento de fronteiras.
Apesar da intensificação do processo de globalização a partir da década de 1990, existem fortes impasses na questão dos fluxos de pessoas pelo mundo. Um exemplo é o projeto do governo de Donald Trump em ampliar o muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos, com o objetivo de fiscalizar rigorosamente os fluxos de pessoas entre os dois países.
(Unicamp-SP) O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda
são exclusivamente marinhos.
possuem conchas, mas não rádula.
são exclusivamente terrestres.
possuem pé desenvolvido e rádula.
(Enem) Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam cada figura. A estrutura de formação das figuras está representada a seguir.
Qual expressão fornece a quantidade de quadrados de cada figura?
C = 4Q
C = 3Q + 1
C = 4Q - 1
C = Q + 3
C = 4Q - 2
Os diagramas a seguir indicam os estados físicos da água (A) e do dióxido de carbono (B) em função da pressão e da temperatura:
Com base na observação desses gráficos, responda aos itens a seguir.
a) A partir de qual pressão essas substâncias podem existir no estado líquido?
b) Observe a imagem ao lado de um experimento feito com um arame amarrado a dois pesos de ferro sobre um bloco de água no estado sólido (gelo).
Com o passar do tempo, o arame atravessa o bloco de gelo sem quebrá-lo. Como você explicaria essa situação? O mesmo ocorreria se utilizássemos um bloco de gelo-seco, ou seja, CO2(s)? Considere que o experimento tenha sido feito ao nível do mar.
c) Ao acrescentar pequenas pedras de gelo-seco a um copo de vidro com água líquida pura, a 25 °C e 1 atm, podemos perceber a formação de uma névoa sobre o copo e o aparecimento de água sólida (gelo) em suas paredes externas. Explique esses fenômenos.
d) Alimentos liofilizados são alimentos desidratados sem a utilização de altas temperaturas. Com base no diagrama de fases da água, sugira um método que pode ser utilizado para obter esse resultado.
a) Só existe H2O(ℓ) a partir de 0,006 atm e CO2(ℓ) a partir de 5,11 atm. Abaixo dessas pressões, as substâncias existem na forma de gás (vapor) ou sólidos.
b) O aumento de pressão faz a água fundir, permitindo a passagem do arame. Após o deslocamento do fio, a água líquida retorna à pressão original, voltando ao estado sólido. Esse é o mesmo princípio que explica o motivo de os rastros deixados por patinadores sobre o gelo desaparecerem após alguns minutos, ou o fato de grandes geleiras deslizarem sobre a terra. Se utilizássemos um bloco de gelo-seco, não teríamos o mesmo resultado, pois o aumento de pressão sobre o bloco não causa sua fusão.
c) Durante sua sublimação a 1 atm, o CO2(s) está a -78,5 °C. Além disso, o processo de sublimação é endotérmico. Isso causa uma grande diminuição na temperatura do sistema, provocando a condensação do vapor de água sobre o copo e a solidificação do vapor de água nas paredes externas.
d) Deve-se congelar o alimento e depois diminuir a pressão sobre ele, para que a água sublime, desidratando-o.
A imagem mostra um famoso ponto turístico brasileiro. Você conhece esse lugar?
Resposta pessoal.
Leia a notícia ao lado publicada em 17 de março de 2017 no site da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e depois responda às questões.
a) Quantos algarismos há no número que consta nessa notícia?
b) Quantas ordens há nesse número?
c) A classe dos milhões é suficiente para escrever o número apresentado na informação? Justifique sua resposta.
d) O número mencionado na informação da ONU pertence à classe dos bilhões. Pelo que você estudou a respeito da classe das unidades simples, da classe dos milhares e da classe dos milhões, qual é a ordem do algarismo 5 no número 5 000 000 000?
e) Escreva no quadro de ordens o número 5 000 000 000, utilizando até a classe dos bilhões para organizar os algarismos.
f) Agora, escreva como se lê esse número.
a) 10 algarismos.
b) 10 ordens.
c) Não. Justificativa esperada: a cada três ordens, uma nova classe é composta. Desse modo, na classe dos milhões, só podemos escrever números de 9 algarismos.
d) Espera-se que os alunos respondam que a ordem do algarismo 5 no número 5 000 000 000 é a 10ª ordem ou da unidade dos bilhões. Peça aos alunos que observem o quadro de ordens que consta no item seguinte e comente com eles que a 10ª ordem é a ordem das unidades de bilhão.
f) Cinco bilhões.
Há algum tempo, não existia telefone ou internet. Como você acha que as pessoas se comunicavam? Você já recebeu uma carta?
Ajude o carteiro a entregar a correspondência no lugar adequado encontrando o caminho em que todos os itens estão relacionados à escrita ou ao envio de uma carta.
Clara, Júlio e Sandra disputaram uma partida em um campeonato de videogame com o jogo Pontos turísticos brasileiros. A pontuação final da partida foi calculada pelo total de pontos ao final de 3 rodadas.
Veja abaixo a lista com a pontuação que eles fizeram em cada rodada.
Na 1ª rodada, Clara fez 44 080 pontos, Júlio fez 38 840 pontos e Sandra fez 39 040 pontos.
Na 2ª rodada, Clara fez 41 220 pontos, Júlio fez 40 600 pontos e Sandra fez 42 280 pontos.
Na 3ª rodada, Clara fez 34 581 pontos, Júlio fez 39 670 pontos e Sandra fez 41 750 pontos.
a) Complete a tabela abaixo com a pontuação de cada jogador em cada rodada e com a pontuação total de cada jogador na partida.
b) Qual das duas maneiras de apresentação das pontuações você considera a melhor para localizar as informações: a lista ou a tabela? Justifique sua resposta.
c) Qual dos jogadores fez menos pontos no campeonato?
d) Qual foi o total de pontos obtidos pelos três jogadores na 1ª rodada?
e) Qual foi o total de pontos obtidos pelos três jogadores nas três rodadas?
a)
b) Resposta e justificativa pessoais.
c) Júlio.
d) 44 080 + 38 840 + 39 040 = 121 960
Foi 121 960 o total de pontos obtidos pelos três jogadores na 1ªa rodada.
e) 119 881 + 119 110 + 123 070 = 362 061
Foi 362 061 o total de pontos obtidos pelos três jogadores nas três rodadas.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas