Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Números ordinais até 1000 - BY NC 3.0BR

Conforme notícia publicada no site Diário Gaúcho, está previsto que, em 2020, o maior prédio do mundo, Kingdom Tower, esteja com sua construção concluída. O edifício terá 200 andares. Esse arranha-céu de 1 000 metros de altura está sendo construído na cidade de Jidá, no oeste da Arábia Saudita.

a) O edifício Kingdom Tower terá 200 andares. O último andar desse prédio será o 200º . Escreva como se lê esse número ordinal.

b) Caso fosse possível construir um prédio com o triplo de andares do edifício Kingdom Tower, ou seja, com 600 andares, como você indicaria, usando número ordinal, a posição do último andar desse prédio?

c) Escreva por extenso como se lê o número ordinal usado no item b para indicar a posição do último andar do prédio com o triplo de andares do edifício Kingdom Tower.

Resposta:

a) Ducentésimo.

b) 600º

c) Seiscentésimo ou sexcentésimo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Marque com um X a opção em que todas as palavras estão escritas corretamente.



( a )

Bonbom, bambu e amendoim.

( b )

Tampa, anzol e entrada.

( c )

Apomtador, bengala e cimemto.

( d )

Campeão, centro e demte.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Divisão por número com 3 algarismos - BY NC 3.0BR

André trabalha em uma farmácia de manipulação. Ele calcula quantos frascos são necessários para embalar um mesmo medicamento de acordo com a produção diária, em cápsulas. Em determinado dia, foram produzidas 1 440 cápsulas de certo medicamento. Em cada frasco desse remédio, devem ser colocadas exatamente 120 cápsulas.

a) Qual é a operação que André pode fazer para descobrir a quantidade de frascos necessários para embalar os medicamentos produzidos nesse dia?

Podemos resolver uma divisão por número com 3 algarismos da mesma maneira que resolvemos uma divisão por número com 1 algarismo ou 2 algarismos.

b) Calcule quantas embalagens André vai precisar para embalar os medicamentos produzidos nesse dia.

c) André vai conseguir distribuir igualmente, entre os frascos, todas as cápsulas produzidas nesse dia, ou haverá sobra?

Resposta:

a) A divisão de 1 440 por 120.

b)

c) André vai conseguir distribuir igualmente, entre os frascos, todas as cápsulas produzidas nesse dia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios (pg. 23) - BY NC 3.0BR

Você já viu cartões como esses?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Multiplicação por número com 3 algarismos - BY NC 3.0BR

Vamos considerar o valor de 937 reais, que era o valor do salário mínimo no ano de 2017 no Brasil, para resolver os problemas a seguir.

a) Imagine uma família com três integrantes, André, Diana e Maurício, em que cada um deles ganha mensalmente um salário mínimo. Qual era, em reais, a renda mensal dessa família em 2017?

b) Agora, calcule o valor total que André recebeu, em reais, no ano de 2017, sabendo que ele ganhava a cada mês um salário mínimo.

c) André trabalha em uma empresa de grande porte. Além de André, nessa empresa há outras 253 pessoas empregadas. Cada um dos que trabalham nessa empresa ganha mensalmente um salário mínimo. Qual foi, em 2017, o valor total, em reais, dos salários pagos por essa empresa a cada mês?

Resposta:

a) 

A renda mensal dessa família em 2017 era 2 811 reais.

b) 

O valor total que André recebeu, no ano de 2017, foi 11 244 reais.

c)

Em 2017, o valor total, em reais, dos salários pagos a cada mês foi 237 061 reais.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para aprender: O ser humano produz história - BY NC 3.0BR

O ser humano produz história

O que nos distingue dos demais seres vivos é nossa capacidade de raciocinar, por isso nos consideramos animais racionais. Essa capacidade, associada à inteligência, faz com que nós, seres humanos, tenhamos formas complexas de interagir com a natureza, com outros indivíduos e com o mundo que nos cerca.

Por meio da socialização, podemos pensar sobre a realidade a nossa volta e produzir diferentes registros sobre ela, como documentos escritos, gravações, vídeos, desenhos, fotografias, pinturas, entre outros.

Esses registros dizem muito sobre nossos hábitos, costumes e tradições. É a partir deles que podemos analisar diferentes comunidades e, claro, nossa própria sociedade e a forma como ela foi organizada ao longo do tempo.

A prática de registrar vivências não é algo novo. Os seres humanos fazem isso desde os tempos mais remotos: antes mesmo da escrita, já existiam registros do cotidiano por meio das pinturas rupestres, por exemplo.

socialização: convivência com outras pessoas na escola, na família, na comunidade, etc.

O que será que os seres humanos que desenharam essa pintura na parede de uma caverna pretendiam retratar? Discuta com seus colegas e seu professor.

Resposta:

A pintura retrata seres humanos cercando um animal de grande porte, possivelmente um boi, tentando caçá-lo. Trata-se de uma das práticas fundamentais dos seres humanos pré-históricos. A caça era uma das atividades mais importantes para a sobrevivência dos grupos. Entretanto, a interpretação do significado desse tipo de pintura rupestre continua sendo uma incógnita. Alguns especialistas consideram que ela retrata uma prática do cotidiano, já outros pensam que pode ser uma manifestação de crença, cuja intenção seria o sucesso da caçada a ser realizada.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA.

A IMAGEM ACIMA É UM CONVITE PARA:



( a )

A COMEMORAÇÃO DO BATIZADO DE JOÃO. 

( b )

O ANIVERSÁRIO DE UMA ADULTA, A MARIA. 

( c )

O ANIVERSÁRIO DE UM BEBÊ DE 1 ANO, A MARIA. 

( d )

A COMEMORAÇÃO DO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE JOÃO.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios (pg. 13) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ CONSEGUE FAZER SOZINHO HOJE QUE NÃO CONSEGUIA QUANDO ERA BEBÊ?

Resposta:

É possível que os alunos comentem coisas como comer, usar talheres, andar, tomar banho, urinar, etc. Incentive o diálogo entre os colegas, deixando que percebam a quantidade de tarefas que conseguem fazer hoje sem a ajuda de ninguém. O assunto permite reflexões sobre crescimento e autonomia.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que apresenta a decomposição do número 5 843 562 134.



( a )

5 843 562 + 134 unidades

( b )

500 000 000 + 80 000 000 + 4 000 000 + 300 000 + 50 000 + 6 000 + 2 000 + 100 + 30 + 4

( c )

5 000 000 000 + 800 000 000 + 40 000 000 + 3 000 000 + 500 000 + 60 000 + 2 000 + 100 + 30 + 4

( d )

5 bilhões + 843 mil + 562 milhões + 134

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Qual é a importância dos registros históricos para a humanidade?



( a )

Tentar prever os acontecimentos futuros. 

( b )

Evitar a perda da identidade cultural. 

( c )

Preservar aspectos da vida humana no tempo. 

( d )

Diferenciar-se dos animais irracionais.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Podemos afirmar que todo ser humano é um sujeito histórico? Por quê?

Resposta:

Sim, porque todos nós produzimos registros históricos no dia a dia, em sala de aula, na vida em família, etc.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 2 - Text Comprehension: Songs and Poems - Exercícios - BY NC 3.0BR

I, too

I, too, sing America.

I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh, And eat well, And grow strong. Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody’ll dare Say to me, “Eat in the kitchen,” Then. Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed I, too, am America.

HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.

Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu “I, too” em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de:



( a )

coragem, pela superação. 

( b )

vergonha, pelo retraimento. 

( c )

compreensão, pela aceitação. 

( d )

superioridade, pela arrogância. 

( e )

resignação, pela submissão.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Minha família - Exercícios - Para aprender: Cada um do seu jeito - BY NC 3.0BR

VERIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DE LILO, PERSONAGEM DO FILME LILO e STITCH, E DEPOIS PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.

LILO É UMA MENINA HAVAIANA DE CINCO ANOS QUE VIVE COM SUA IRMÃ NANI. ELA TEM CABELOS PRETOS E OLHOS CASTANHOS, COMO OS DE SUA IRMÃ. ELA GOSTA DE CUIDAR DE ANIMAIS, DANÇAR, OUVIR MÚSICA, IR À PRAIA E SURFAR COM SUA IRMÃ.

QUEM SOU EU

NOME:

IDADE:

ALTURA:

COR DOS OLHOS:

COR DO CABELO:

BRINCADEIRA FAVORITA:

O QUE GOSTA DE FAZER:

COMIDA FAVORITA:

COR FAVORITA:

Resposta:

Resposta pessoal. Verifique as respostas dadas pelos alunos. Organize as falas, deixando todos participarem.

Questão 01 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 1 - Operações com conjuntos - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(FICSAE-SP) Um grupo de 180 turistas está hospedado em um mesmo hotel no estado de São Paulo. As regiões Norte, Sul e Sudeste são as regiões do Brasil que já foram visitadas por pelo menos um desses turistas. Desses turistas, 89 já estiveram na região Sul e 78 já estiveram na região Norte. Sabendo que 33 desses turistas só conhecem a região Sudeste, o número desses turistas que já estiveram nas regiões Norte e Sul é



( a )

10. 

( b )

13. 

( c )

7. 

( d )

20.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

A importância da boa mastigação

Como vimos, para que seja digerido, o alimento precisa ser transformado em partículas cada vez menores. Para que isso ocorra, ele passa por uma série de transformações ao longo do tubo digestório. A mastigação é a primeira dessas transformações. Ela é importante para triturar o alimento. Nesta atividade, vamos verificar a importância da mastigação para a digestão. Vamos lá?

Material

• Dois copos iguais

• Dois comprimidos efervescentes

• Água

Como fazer

Coloque a mesma medida de água nos dois copos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Trabalhando com jogos: Descubra se puder

Número de participantes: 3

Material necessário:

• 1 calculadora para cada participante

• Lápis

• Papel para registro

Como jogar:

• Cada participante deve escolher um número de 5 algarismos e registrá-lo em sua calculadora.

• Na sua vez, escolha um algarismo e uma ordem para elaborar uma pergunta ao próximo participante. Veja um exemplo ao lado.

• Se o participante responder sim à sua pergunta, então você deve adicionar na calculadora o número correspondente à sua pergunta e ele deve subtrair esse número na calculadora dele. Em seguida, você joga novamente. No exemplo dado acima, o participante deve adicionar na calculadora o número 60 000, e o colega deve subtrair 60 000 de seu número na calculadora.

• Se o participante responder não, então sua jogada termina e você passa a vez para o próximo participante.

• Atenção! Não vale perguntar a respeito do algarismo 0.

• A partida termina quando um dos jogadores obtiver um número menor do que 1 000 no visor da calculadora.

• Ganha a partida quem estiver com o maior número na calculadora.

Joaquim, Ana e Cláudio estão jogando Descubra se puder. No início da partida, Joaquim tinha no visor de sua calculadora o número abaixo.

a) Na primeira jogada, Joaquim acertou um algarismo do número de Ana e pôde adicionar 60 000 ao seu número. Com qual número ele ficou na calculadora?

b) Quanto Ana teve de subtrair do número de sua calculadora?

c) Ana tentou acertar um algarismo do número de Cláudio, mas não conseguiu. Em seguida, Cláudio acertou um algarismo do número de Joaquim. Joaquim teve de subtrair 90 000 de seu número. Com qual número Joaquim ficou no visor de sua calculadora?

Resposta:

a) Ele ficou com o número 492 567 na calculadora.

b) Ana teve de subtrair 60 000 do número de sua calculadora.

c) Joaquim ficou com o número 402 567 no visor de sua calculadora.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Atividades (pg. 26) - BY NC 3.0BR

Leia o cartão-postal que Yuri enviou para Luciana durante uma viagem que fez para Manaus, Amazonas, em 2017.

O que mostra a imagem do cartão-postal?

Resposta:

Mostra o encontro do rio Negro com o rio Solimões.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 1 - Text Comprehension: Taxonomy and Terminology - Exercícios - BY NC 3.0BR

_____________ coming to the office this morning, Ms. Bates decided to visit the Company’s branches.



( a )

However 

( b )

Though

( c )

Instead of 

( d )

Hence 

( e )

Although

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ SABE QUE CRESCEU?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Todas as ações que praticamos no dia a dia transformam a nossa realidade. Essas ações individuais não constroem somente a nossa história, mas também fazem parte da história coletiva, em sociedade. É por isso que somos sujeitos históricos, porque praticamos ações que contribuem para a construção da história.

Assim como Mafalda, personagem da tirinha acima, você já parou para pensar sobre qual é o seu papel no mundo?

Resposta:

As perguntas não exigem respostas assertivas, mas é importante que os alunos participem da discussão em sala de aula e que compartilhem suas impressões com os colegas. Na segunda pergunta, é possível que muitos alunos fiquem receosos com o termo “ações” e o peso de seu significado, portanto fique atento e dê exemplos de ações transformadoras – como ir à escola todos os dias, ajudar as pessoas, etc. Procure comentar como muitas ações estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da história da família, da comunidade e, em última instância, de toda a sociedade.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para aprender: Diferentes culturas, muitos registros - BY NC 3.0BR

Diferentes culturas, muitos registros

Atividades como contar o tempo, lembrar de acontecimentos importantes e memorizar transações comerciais estão entre as preocupações dos seres humanos. Por isso, as sociedades humanas desenvolveram formas de resolver essas questões.

Com diferentes grupos étnicos, políticos e culturais, a humanidade apresentou diversas maneiras de registrar a própria história. Objetos como calendários, pinturas, fotografias e mesmo os escritos em uma lápide ou em um diário podem ser considerados registros históricos de determinada época.

As imagens nos mostram que civilizações que vivem em épocas diferentes têm distintas formas de deixar seus registros. Isso vale tanto para as sociedades do passado quanto para as que vivem nos dias de hoje.

Observando a imagem do calendário asteca, na página anterior, você acha que ele se parece com os calendários dos dias de hoje? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. O calendário asteca é circular, feito de pedra. Os calendários atuais são digitais ou de papel. O intuito é que os alunos adquiram a percepção de passagem do tempo ao analisar diferentes objetos. Ao analisar o calendário asteca, é importante que eles saibam identificar que não se parece com um item atual, mas com algo antigo, de civilizações anteriores.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios (pg. 27 - 29) - BY NC 3.0BR

Leia as palavras retiradas do cartão-postal e preste atenção ao som representado pelas letras em destaque.

barrentas        chovendo       passada        maravilhoso        aqui        beijinhos

As letras destacadas representam um único som ou sons diferentes em cada palavra?

Resposta:

Um único som.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para começar: Todo mundo tem responsabilidades - BY NC 3.0BR

AS RESPONSABILIDADES VARIAM DE ACORDO COM A IDADE. LEIA A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

O QUE A MÃE DE CEBOLINHA PEDE QUE ELE FAÇA ANTES DE REALIZAR O PLANO PARA DERROTAR MÔNICA?

Resposta:

Arrumar o quarto.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

A) QUANTOS ANOS SE PASSARAM DESDE QUE A PRIMEIRA FOTO FOI TIRADA ATÉ A ÚLTIMA?

B) EM QUAL DAS TRÊS IMAGENS A MENINA É MAIS INDEPENDENTE?

Resposta:

a) Resposta esperada: 10 anos.

b) Resposta esperada: Na terceira, pois já é adolescente.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - Ângulos, retas e coordenadas cartesianas - Exercícios - Para aprender: Representação de uma reta - BY NC 3.0BR

Imagine uma linha reta sem começo e sem fim. No espaço abaixo, represente essa linha que você imaginou.

Resposta:

Exemplo de representação:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Complete as palavras com o dígrafo adequado.

a) ____ intal

b) ____ arada

c) ca ____ o ____ o

d) prome ____ a

e) adole ____ ente

f) chu ____ asco

g) ata ____ o

h) ____ eijo

i) cari ____ o

j) e ____ elente

k) ____ e ____ eiro

l) ____ ita ____ a

Resposta:

a) quintal

b) charada

c) cachorro

d) promessa

e) adolescente

f) churrasco

g) atalho

h) queijo

i) carinho

j) excelente

k) guerreiro

l) guitarra

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 5 - Text Comprehension: Hurricanes - Exercícios - Going Beyond 5 - BY NC 3.0BR

Bag your Bags, Bring ‘em Back

The best way to recycle your plastic bags and film is to bring them back to a store that collects them for recycling. Just stuff them clean and dry into a single plastic bag, tie it up, and drop it into a plastic bag collection container found at the retail partners.

Note: The stores listed below have partnered with King County to promote the Bag Your Bag campaign. There may be other stores not listed that accept plastic bags for recycling.

1Plastic bags and film collected at grocery stores stay cleaner and are easier for recycling facilities to process than bags placed in your home recycling collection bin. The bags are turned into new products like decking, benches, playground structures, and new plastic bags. And remember to bring along your reusable bags when you shop.

The Bag your Bags, Bring ‘em Back campaign is a partnership between the King County Solid Waste Division and local grocery stores to show the best way to recycle plastic bags.

 Retrieved and adapted from: . Access on: September 28th, 2014. 

(UPF-RS) Considering the fragment “Plastic bags and film collected at grocery stores stay cleaner and are easier for recycling facilities to process than bags placed in your home recycling collection bin.” (ref. 1), the alternative in which there is no change in meaning is:



( a )

Bags placed in your home recycling collection bin stay dirtier and are more difficult for recycling facilities to process than plastic bags and film collected at grocery stores.

( b )

Bags placed in your home recycling collection bin stay as clean and are easy for recycling facilities to process as plastic bags and film collected at grocery stores. 

( c )

Bags placed in your home recycling collection bin stay cleaner and are easier for recycling facilities to process than plastic bags and film collected at grocery stores.

( d )

Bags placed in your home recycling collection bin are the cleanest and the easiest ones for recycling facilities to process. 

( e )

Bags placed in your home recycling collection bin do not stay dirtier and are not more difficult for recycling facilities to process than plastic bags and film collected at grocery stores.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Atividade 8 - Paráfrase: interpretação e versatilidade - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(Enem)

Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”.

Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa.

Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira. Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia.

Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pra pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.

FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refiro-me/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para:



( a )

confirmar.

( b )

contradizer.

( c )

destacar.

( d )

retificar.

( e )

sintetizar.

Questão 01 - Biologia - Ecologia - Capítulo 6 - Ciclo do nitrogênio - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem PPL) Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia.

Nesse caso, ao fornecer esses nutrientes na forma aproveitável pela planta, a técnica dispensa o trabalho das bactérias fixadoras do solo, que, na natureza, participam do ciclo do(a)



( a )

água.

( b )

carbono. 

( c )

nitrogênio.

( d )

oxigênio. 

( e )

fósforo.

Questão 01 - Física - Dinâmica Newtoniana - Capítulo 7 - As leis de Newton - Exercícios - BY NC 3.0BR

Corpos eletrizados trocam forças de natureza elétrica. Corpos que possuem cargas de mesmo sinal se repelem. Corpos com cargas de sinais opostos se atraem. Caso dois corpos apresentem dimensão pequena em relação à distância entre eles, podemos admitir que eles são puntiformes. Nesse caso, a direção das forças trocadas entre eles coincide com a direção da reta que une as cargas.

Duas cargas Q1 e Q2, sendo que Q1 = -5 · Q2 e que Q2>0, são colocadas a uma distância d uma da outra e podem ser admitidas como puntiformes.

Como podemos representar a expressão vetorial que relaciona as forças 1 e 2 aplicadas em Q1 e Q2?



( a )

1 = 2

( b )

1 = -2

( c )

1 = 5 · 2

( d )

1 = - 5 · 2

( e )

1 > 2

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas