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Questão 01 - Matemática - Modelagem algébrica de problemas - Capítulo 4 - Modelagem algébrica de problemas I - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam cada figura. A estrutura de formação das figuras está representada a seguir.

Qual expressão fornece a quantidade de quadrados de cada figura?



( a )

C = 4Q 

( b )

C = 3Q + 1 

( c )

C = 4Q - 1 

( d )

C = Q + 3 

( e )

C = 4Q - 2

Questão 01 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 1 - Propriedades da matéria - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Os diagramas a seguir indicam os estados físicos da água (A) e do dióxido de carbono (B) em função da pressão e da temperatura:

Com base na observação desses gráficos, responda aos itens a seguir.

a) A partir de qual pressão essas substâncias podem existir no estado líquido?

b) Observe a imagem ao lado de um experimento feito com um arame amarrado a dois pesos de ferro sobre um bloco de água no estado sólido (gelo).

Com o passar do tempo, o arame atravessa o bloco de gelo sem quebrá-lo. Como você explicaria essa situação? O mesmo ocorreria se utilizássemos um bloco de gelo-seco, ou seja, CO2(s)? Considere que o experimento tenha sido feito ao nível do mar.

c) Ao acrescentar pequenas pedras de gelo-seco a um copo de vidro com água líquida pura, a 25 °C e 1 atm, podemos perceber a formação de uma névoa sobre o copo e o aparecimento de água sólida (gelo) em suas paredes externas. Explique esses fenômenos.

d) Alimentos liofilizados são alimentos desidratados sem a utilização de altas temperaturas. Com base no diagrama de fases da água, sugira um método que pode ser utilizado para obter esse resultado.

Resposta:

a) Só existe H2O(ℓ) a partir de 0,006 atm e CO2(ℓ) a partir de 5,11 atm. Abaixo dessas pressões, as substâncias existem na forma de gás (vapor) ou sólidos.

b) O aumento de pressão faz a água fundir, permitindo a passagem do arame. Após o deslocamento do fio, a água líquida retorna à pressão original, voltando ao estado sólido. Esse é o mesmo princípio que explica o motivo de os rastros deixados por patinadores sobre o gelo desaparecerem após alguns minutos, ou o fato de grandes geleiras deslizarem sobre a terra. Se utilizássemos um bloco de gelo-seco, não teríamos o mesmo resultado, pois o aumento de pressão sobre o bloco não causa sua fusão.

c) Durante sua sublimação a 1 atm, o CO2(s) está a -78,5 °C. Além disso, o processo de sublimação é endotérmico. Isso causa uma grande diminuição na temperatura do sistema, provocando a condensação do vapor de água sobre o copo e a solidificação do vapor de água nas paredes externas.

d) Deve-se congelar o alimento e depois diminuir a pressão sobre ele, para que a água sublime, desidratando-o.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios (pg. 8) - BY NC 3.0BR

A imagem mostra um famoso ponto turístico brasileiro. Você conhece esse lugar?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: A classe dos bilhões - BY NC 3.0BR

Leia a notícia ao lado publicada em 17 de março de 2017 no site da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e depois responda às questões.

a) Quantos algarismos há no número que consta nessa notícia?

b) Quantas ordens há nesse número?

c) A classe dos milhões é suficiente para escrever o número apresentado na informação? Justifique sua resposta.

d) O número mencionado na informação da ONU pertence à classe dos bilhões. Pelo que você estudou a respeito da classe das unidades simples, da classe dos milhares e da classe dos milhões, qual é a ordem do algarismo 5 no número 5 000 000 000?

e) Escreva no quadro de ordens o número 5 000 000 000, utilizando até a classe dos bilhões para organizar os algarismos.

f) Agora, escreva como se lê esse número.

Resposta:

a) 10 algarismos.

b) 10 ordens.

c) Não. Justificativa esperada: a cada três ordens, uma nova classe é composta. Desse modo, na classe dos milhões, só podemos escrever números de 9 algarismos.

d) Espera-se que os alunos respondam que a ordem do algarismo 5 no número 5 000 000 000 é a 10ª ordem ou da unidade dos bilhões. Peça aos alunos que observem o quadro de ordens que consta no item seguinte e comente com eles que a 10ª ordem é a ordem das unidades de bilhão.

f) Cinco bilhões.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Há algum tempo, não existia telefone ou internet. Como você acha que as pessoas se comunicavam? Você já recebeu uma carta?

Ajude o carteiro a entregar a correspondência no lugar adequado encontrando o caminho em que todos os itens estão relacionados à escrita ou ao envio de uma carta.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercício - Para aprender: Organizar dados em tabela - BY NC 3.0BR

Clara, Júlio e Sandra disputaram uma partida em um campeonato de videogame com o jogo Pontos turísticos brasileiros. A pontuação final da partida foi calculada pelo total de pontos ao final de 3 rodadas.

Veja abaixo a lista com a pontuação que eles fizeram em cada rodada.

Na 1ª rodada, Clara fez 44 080 pontos, Júlio fez 38 840 pontos e Sandra fez 39 040 pontos.

Na 2ª rodada, Clara fez 41 220 pontos, Júlio fez 40 600 pontos e Sandra fez 42 280 pontos.

Na 3ª rodada, Clara fez 34 581 pontos, Júlio fez 39 670 pontos e Sandra fez 41 750 pontos.

a) Complete a tabela abaixo com a pontuação de cada jogador em cada rodada e com a pontuação total de cada jogador na partida.

b) Qual das duas maneiras de apresentação das pontuações você considera a melhor para localizar as informações: a lista ou a tabela? Justifique sua resposta.

c) Qual dos jogadores fez menos pontos no campeonato?

d) Qual foi o total de pontos obtidos pelos três jogadores na 1ª rodada?

e) Qual foi o total de pontos obtidos pelos três jogadores nas três rodadas?

Resposta:

a)

b) Resposta e justificativa pessoais.

c) Júlio.

d) 44 080 + 38 840 + 39 040 = 121 960

Foi 121 960 o total de pontos obtidos pelos três jogadores na 1ªa rodada.

e) 119 881 + 119 110 + 123 070 = 362 061

Foi 362 061 o total de pontos obtidos pelos três jogadores nas três rodadas.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Trabalhando com jogos: Descubra se puder

Número de participantes: 3

Material necessário:

• 1 calculadora para cada participante

• Lápis

• Papel para registro

Como jogar:

• Cada participante deve escolher um número de 5 algarismos e registrá-lo em sua calculadora.

• Na sua vez, escolha um algarismo e uma ordem para elaborar uma pergunta ao próximo participante. Veja um exemplo ao lado.

• Se o participante responder sim à sua pergunta, então você deve adicionar na calculadora o número correspondente à sua pergunta e ele deve subtrair esse número na calculadora dele. Em seguida, você joga novamente. No exemplo dado acima, o participante deve adicionar na calculadora o número 60 000, e o colega deve subtrair 60 000 de seu número na calculadora.

• Se o participante responder não, então sua jogada termina e você passa a vez para o próximo participante.

• Atenção! Não vale perguntar a respeito do algarismo 0.

• A partida termina quando um dos jogadores obtiver um número menor do que 1 000 no visor da calculadora.

• Ganha a partida quem estiver com o maior número na calculadora.

Joaquim, Ana e Cláudio estão jogando Descubra se puder. No início da partida, Joaquim tinha no visor de sua calculadora o número abaixo.

a) Na primeira jogada, Joaquim acertou um algarismo do número de Ana e pôde adicionar 60 000 ao seu número. Com qual número ele ficou na calculadora?

b) Quanto Ana teve de subtrair do número de sua calculadora?

c) Ana tentou acertar um algarismo do número de Cláudio, mas não conseguiu. Em seguida, Cláudio acertou um algarismo do número de Joaquim. Joaquim teve de subtrair 90 000 de seu número. Com qual número Joaquim ficou no visor de sua calculadora?

Resposta:

a) Ele ficou com o número 492 567 na calculadora.

b) Ana teve de subtrair 60 000 do número de sua calculadora.

c) Joaquim ficou com o número 402 567 no visor de sua calculadora.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Atividades (pg. 26) - BY NC 3.0BR

Leia o cartão-postal que Yuri enviou para Luciana durante uma viagem que fez para Manaus, Amazonas, em 2017.

O que mostra a imagem do cartão-postal?

Resposta:

Mostra o encontro do rio Negro com o rio Solimões.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 1 - Text Comprehension: Taxonomy and Terminology - Exercícios - BY NC 3.0BR

_____________ coming to the office this morning, Ms. Bates decided to visit the Company’s branches.



( a )

However 

( b )

Though

( c )

Instead of 

( d )

Hence 

( e )

Although

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ SABE QUE CRESCEU?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Todas as ações que praticamos no dia a dia transformam a nossa realidade. Essas ações individuais não constroem somente a nossa história, mas também fazem parte da história coletiva, em sociedade. É por isso que somos sujeitos históricos, porque praticamos ações que contribuem para a construção da história.

Assim como Mafalda, personagem da tirinha acima, você já parou para pensar sobre qual é o seu papel no mundo?

Resposta:

As perguntas não exigem respostas assertivas, mas é importante que os alunos participem da discussão em sala de aula e que compartilhem suas impressões com os colegas. Na segunda pergunta, é possível que muitos alunos fiquem receosos com o termo “ações” e o peso de seu significado, portanto fique atento e dê exemplos de ações transformadoras – como ir à escola todos os dias, ajudar as pessoas, etc. Procure comentar como muitas ações estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da história da família, da comunidade e, em última instância, de toda a sociedade.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para aprender: Diferentes culturas, muitos registros - BY NC 3.0BR

Diferentes culturas, muitos registros

Atividades como contar o tempo, lembrar de acontecimentos importantes e memorizar transações comerciais estão entre as preocupações dos seres humanos. Por isso, as sociedades humanas desenvolveram formas de resolver essas questões.

Com diferentes grupos étnicos, políticos e culturais, a humanidade apresentou diversas maneiras de registrar a própria história. Objetos como calendários, pinturas, fotografias e mesmo os escritos em uma lápide ou em um diário podem ser considerados registros históricos de determinada época.

As imagens nos mostram que civilizações que vivem em épocas diferentes têm distintas formas de deixar seus registros. Isso vale tanto para as sociedades do passado quanto para as que vivem nos dias de hoje.

Observando a imagem do calendário asteca, na página anterior, você acha que ele se parece com os calendários dos dias de hoje? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. O calendário asteca é circular, feito de pedra. Os calendários atuais são digitais ou de papel. O intuito é que os alunos adquiram a percepção de passagem do tempo ao analisar diferentes objetos. Ao analisar o calendário asteca, é importante que eles saibam identificar que não se parece com um item atual, mas com algo antigo, de civilizações anteriores.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios (pg. 27 - 29) - BY NC 3.0BR

Leia as palavras retiradas do cartão-postal e preste atenção ao som representado pelas letras em destaque.

barrentas        chovendo       passada        maravilhoso        aqui        beijinhos

As letras destacadas representam um único som ou sons diferentes em cada palavra?

Resposta:

Um único som.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para começar: Todo mundo tem responsabilidades - BY NC 3.0BR

AS RESPONSABILIDADES VARIAM DE ACORDO COM A IDADE. LEIA A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

O QUE A MÃE DE CEBOLINHA PEDE QUE ELE FAÇA ANTES DE REALIZAR O PLANO PARA DERROTAR MÔNICA?

Resposta:

Arrumar o quarto.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

A) QUANTOS ANOS SE PASSARAM DESDE QUE A PRIMEIRA FOTO FOI TIRADA ATÉ A ÚLTIMA?

B) EM QUAL DAS TRÊS IMAGENS A MENINA É MAIS INDEPENDENTE?

Resposta:

a) Resposta esperada: 10 anos.

b) Resposta esperada: Na terceira, pois já é adolescente.

Questão 01 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 1 - Propriedades da matéria - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(ITA-SP) A figura mostra a variação da massa específica de uma substância pura com a temperatura à pressão de 1 atm.

Então, é CORRETO afirmar que Tx pode representar a temperatura de



( a )

ebulição da água.

( b )

ebulição do benzeno.

( c )

fusão da água.

( d )

fusão do benzeno.

( e )

fusão do dióxido de carbono.

Questão 01 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 2 - Tratamento de resíduos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Estima-se que, no Brasil, apenas 27% das embalagens longa-vida (usadas para armazenar leite, sucos e outros alimentos) sejam recicladas. Contudo, por causa de sua composição em camadas de papel, plástico (polietileno) e alumínio, elas não deveriam ser descartadas em lixos comuns, com destino a aterros sanitários, pois leva muitos anos para que seus constituintes se decomponham e sejam reintegrados ao ambiente.

O processo de reciclagem das embalagens longa-vida pode ser descrito, simplificadamente, por duas etapas de separação:

I. as embalagens longa-vida são inseridas em um hidrapulper, equipamento semelhante a um liquidificador que as tritura na presença de água;

II. os dois componentes restantes são levados a um forno, em que a energia elétrica é usada para produzir um jato de plasma (a 1 500 °C) que aquece a mistura. Nessa etapa, um dos componentes sofre craqueamento e vaporização e o outro funde-se.

Fonte: VASCONCELOS, Y. Aproveitamento total: grupo de empresas monta unidade para processar embalagens do tipo longa-vida. Revista Fapesp, 114. ed., 2005. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.

Baseando-se na descrição do processo e na tabela de informações a seguir, responda às questões:

a) Qual dos três componentes é separado da mistura na primeira etapa? Esse processo se assemelha muito a um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Qual é esse método? Justifique suas repostas.

b) Na segunda etapa de separação, qual componente da mistura sofre craqueamento e vaporização e qual sofre fusão? Explique.

Resposta:

a) A intenção é retirar o papel, pois ele se mistura com a água por causa da afinidade da celulose com esse solvente, separando-se do alumínio e do plástico. O processo pode ser comparado com a dissolução fracionada, porque é introduzido um líquido na tentativa de dissolver apenas um dos sólidos.

b) Como a temperatura de fusão do alumínio (660 °C) é muito maior que a do polietileno (105 a 110 °C), quando ambos são aquecidos a 1 500 °C no forno, o primeiro se funde (já que sua temperatura de ebulição de 2 519 °C não é atingida), e o segundo sofre craqueamento e vaporização das substâncias de cadeia menor formadas.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Atividades (pg. 12 - 13) - BY NC 3.0BR

Leia a carta que o escritor Joel Rufino dos Santos escreveu para o filho de 8 anos.

Qual é o nome do filho de Joel a quem a carta se destina?

Resposta:

Nelson. O pai dele trata-o por “Seu Nelson”.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

No quadro abaixo, contorne as palavras que têm dígrafo vocálico:

lindo          comadre           quilômetro           embarcação           vilã           onda irmã           cruzamento           moradia           banco           animal anotação           sunga           muro           lã           cúmplice           comida

Resposta:

lindo

embarcação

onda

cruzamento

banco

sunga

cúmplice

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Adição e subtração com os bilhões - BY NC 3.0BR

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a população da Índia era de 1 311 050 527 habitantes e a população da China era de 1 376 048 943 habitantes. 

a) Qual era, em 2016, o total de habitantes desses dois países do continente asiático?

b) Quantos habitantes há a mais na China em relação ao total de habitantes da Índia?

Resposta:

a) 1 311 050 527 + 1 376 048 943 = 2 687 099 470

Em 2016, o total de habitantes desses dois países do continente asiático era de 2 687 099 470 habitantes.

b) 1 376 048 943 - 1 311 050 527 = 64 998 416

Na China, há 64 998 416 habitantes a mais em relação ao total de habitantes da Índia.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Números ordinais até 1000 - BY NC 3.0BR

Conforme notícia publicada no site Diário Gaúcho, está previsto que, em 2020, o maior prédio do mundo, Kingdom Tower, esteja com sua construção concluída. O edifício terá 200 andares. Esse arranha-céu de 1 000 metros de altura está sendo construído na cidade de Jidá, no oeste da Arábia Saudita.

a) O edifício Kingdom Tower terá 200 andares. O último andar desse prédio será o 200º . Escreva como se lê esse número ordinal.

b) Caso fosse possível construir um prédio com o triplo de andares do edifício Kingdom Tower, ou seja, com 600 andares, como você indicaria, usando número ordinal, a posição do último andar desse prédio?

c) Escreva por extenso como se lê o número ordinal usado no item b para indicar a posição do último andar do prédio com o triplo de andares do edifício Kingdom Tower.

Resposta:

a) Ducentésimo.

b) 600º

c) Seiscentésimo ou sexcentésimo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Marque com um X a opção em que todas as palavras estão escritas corretamente.



( a )

Bonbom, bambu e amendoim.

( b )

Tampa, anzol e entrada.

( c )

Apomtador, bengala e cimemto.

( d )

Campeão, centro e demte.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Divisão por número com 3 algarismos - BY NC 3.0BR

André trabalha em uma farmácia de manipulação. Ele calcula quantos frascos são necessários para embalar um mesmo medicamento de acordo com a produção diária, em cápsulas. Em determinado dia, foram produzidas 1 440 cápsulas de certo medicamento. Em cada frasco desse remédio, devem ser colocadas exatamente 120 cápsulas.

a) Qual é a operação que André pode fazer para descobrir a quantidade de frascos necessários para embalar os medicamentos produzidos nesse dia?

Podemos resolver uma divisão por número com 3 algarismos da mesma maneira que resolvemos uma divisão por número com 1 algarismo ou 2 algarismos.

b) Calcule quantas embalagens André vai precisar para embalar os medicamentos produzidos nesse dia.

c) André vai conseguir distribuir igualmente, entre os frascos, todas as cápsulas produzidas nesse dia, ou haverá sobra?

Resposta:

a) A divisão de 1 440 por 120.

b)

c) André vai conseguir distribuir igualmente, entre os frascos, todas as cápsulas produzidas nesse dia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios (pg. 23) - BY NC 3.0BR

Você já viu cartões como esses?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Multiplicação por número com 3 algarismos - BY NC 3.0BR

Vamos considerar o valor de 937 reais, que era o valor do salário mínimo no ano de 2017 no Brasil, para resolver os problemas a seguir.

a) Imagine uma família com três integrantes, André, Diana e Maurício, em que cada um deles ganha mensalmente um salário mínimo. Qual era, em reais, a renda mensal dessa família em 2017?

b) Agora, calcule o valor total que André recebeu, em reais, no ano de 2017, sabendo que ele ganhava a cada mês um salário mínimo.

c) André trabalha em uma empresa de grande porte. Além de André, nessa empresa há outras 253 pessoas empregadas. Cada um dos que trabalham nessa empresa ganha mensalmente um salário mínimo. Qual foi, em 2017, o valor total, em reais, dos salários pagos por essa empresa a cada mês?

Resposta:

a) 

A renda mensal dessa família em 2017 era 2 811 reais.

b) 

O valor total que André recebeu, no ano de 2017, foi 11 244 reais.

c)

Em 2017, o valor total, em reais, dos salários pagos a cada mês foi 237 061 reais.

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para aprender: O ser humano produz história - BY NC 3.0BR

O ser humano produz história

O que nos distingue dos demais seres vivos é nossa capacidade de raciocinar, por isso nos consideramos animais racionais. Essa capacidade, associada à inteligência, faz com que nós, seres humanos, tenhamos formas complexas de interagir com a natureza, com outros indivíduos e com o mundo que nos cerca.

Por meio da socialização, podemos pensar sobre a realidade a nossa volta e produzir diferentes registros sobre ela, como documentos escritos, gravações, vídeos, desenhos, fotografias, pinturas, entre outros.

Esses registros dizem muito sobre nossos hábitos, costumes e tradições. É a partir deles que podemos analisar diferentes comunidades e, claro, nossa própria sociedade e a forma como ela foi organizada ao longo do tempo.

A prática de registrar vivências não é algo novo. Os seres humanos fazem isso desde os tempos mais remotos: antes mesmo da escrita, já existiam registros do cotidiano por meio das pinturas rupestres, por exemplo.

socialização: convivência com outras pessoas na escola, na família, na comunidade, etc.

O que será que os seres humanos que desenharam essa pintura na parede de uma caverna pretendiam retratar? Discuta com seus colegas e seu professor.

Resposta:

A pintura retrata seres humanos cercando um animal de grande porte, possivelmente um boi, tentando caçá-lo. Trata-se de uma das práticas fundamentais dos seres humanos pré-históricos. A caça era uma das atividades mais importantes para a sobrevivência dos grupos. Entretanto, a interpretação do significado desse tipo de pintura rupestre continua sendo uma incógnita. Alguns especialistas consideram que ela retrata uma prática do cotidiano, já outros pensam que pode ser uma manifestação de crença, cuja intenção seria o sucesso da caçada a ser realizada.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA.

A IMAGEM ACIMA É UM CONVITE PARA:



( a )

A COMEMORAÇÃO DO BATIZADO DE JOÃO. 

( b )

O ANIVERSÁRIO DE UMA ADULTA, A MARIA. 

( c )

O ANIVERSÁRIO DE UM BEBÊ DE 1 ANO, A MARIA. 

( d )

A COMEMORAÇÃO DO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE JOÃO.

Questão 01 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios (pg. 13) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ CONSEGUE FAZER SOZINHO HOJE QUE NÃO CONSEGUIA QUANDO ERA BEBÊ?

Resposta:

É possível que os alunos comentem coisas como comer, usar talheres, andar, tomar banho, urinar, etc. Incentive o diálogo entre os colegas, deixando que percebam a quantidade de tarefas que conseguem fazer hoje sem a ajuda de ninguém. O assunto permite reflexões sobre crescimento e autonomia.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que apresenta a decomposição do número 5 843 562 134.



( a )

5 843 562 + 134 unidades

( b )

500 000 000 + 80 000 000 + 4 000 000 + 300 000 + 50 000 + 6 000 + 2 000 + 100 + 30 + 4

( c )

5 000 000 000 + 800 000 000 + 40 000 000 + 3 000 000 + 500 000 + 60 000 + 2 000 + 100 + 30 + 4

( d )

5 bilhões + 843 mil + 562 milhões + 134

Questão 01 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Qual é a importância dos registros históricos para a humanidade?



( a )

Tentar prever os acontecimentos futuros. 

( b )

Evitar a perda da identidade cultural. 

( c )

Preservar aspectos da vida humana no tempo. 

( d )

Diferenciar-se dos animais irracionais.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas