Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 5 - Energia sustentável - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Em relação ao que chamamos de recursos renováveis, assinale a alternativa correta.



( a )

Seu uso não provoca poluição. 

( b )

Não podem ser repostos pelo homem. 

( c )

Incluem o biodiesel, a energia eólica e o petróleo. 

( d )

Podem ser repostos pelos seres humanos ou pelos ciclos naturais. 

( e )

Não produzem energia, o que é feito apenas por recursos não renováveis, como petróleo e carvão mineral.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 9 - Indústria cultural - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

O funk carioca é mais um ritmo brasileiro, é mais uma opção. Assim como o sertanejo universitário, o rock heavy- -metal, o axé, o xote, o forró, o samba, o afoxé e a chamada MPB – que engloba tudo isso, tamanha sua fusão, hibridez e diversidade

A criatividade e a reinvenção nas letras e nos ritmos, um dos princípios do hip hop, é também a nossa maior marca em termos de produção cultural. O Brasil, por ser um país tão grande e diverso, não poderia ter uma cultura única. A Internet brasileira reflete toda nossa inspiração, gosto e atitude. E toda nossa riqueza cultural deriva desta capacidade que possuímos de nos apropriarmos de algo já digerido e de reinventá-lo com propósitos artísticos e culturais.

Adriana Borges. Funk – Cultura, democracia e diversidade. Obvious Mag, 2018. Disponível em: http://obviousmag.org/my_cup_of_tea/2018/02/ funk---cultura-democracia-e-diversidade.html. Acesso em: 4. fev 2020.

A música brasileira apresenta uma rica variedade de formatos, sendo disseminada virtualmente por todo o planeta. Acerca dela, é possível afirmar que:



( a )

O sertanejo abandonou completamente suas raízes históricas para incorporar o country estadunidense. 

( b )

O maracatu desapareceu de Pernambuco em função da construção de empreendimentos imobiliários na zona portuária. 

( c )

O samba tem origens nos morros cariocas, mas seu principal local de disseminação foram as favelas de Salvador. 

( d )

Diferentemente da viola caipira no sudeste, o forró não passou por quaisquer mudanças dos anos 1940 até hoje. 

( e )

Assim como outras formas musicais, o funk faz parte da cultura brasileira e incorpora influências de diferentes contextos sociais.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 7 - Quem disse que não tem Física na Arte? - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

Quais são as características da “imagem” observada sobre o papel vegetal, em relação ao objeto? Objeto e “imagem” têm mesma orientação vertical? Mesma orientação lateral? Mesmas dimensões?

Resposta:

A “imagem” formada sobre o papel vegetal é, em relação ao objeto, invertida (de cabeça para baixo), revertida (de trás para frente) e apresenta dimensões menores.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 8 - Quantos graus têm meus óculos? - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Uma lupa, quando exposta à luz solar, permite queimar uma região em um pedaço de madeira, como mostra a fotografia.

As bordas da lente são mais finas que a região central. Essa característica faz a luz, ao refratar na lente, alterar sua trajetória, concentrando-se sobre um ponto na superfície da madeira.

Resposta:

a) O pedaço de madeira deve estar localizado no ponto focal da lente da lupa. A luz converge, ao atravessar a lente da lupa, concentrando-se no ponto focal localizado sobre a madeira. A luz transfere parte de sua energia radiante para a madeira, que aumenta de temperatura.

b) 

maior

menor

maior

menor

c) De acordo com o texto, a imagem é 3 vezes maior que o objeto. Dessa forma, y’ = 3y = 6 cm.

A vergência é dada pelo inverso da distância focal. Identificando essa distância na figura dada e outros pontos, é possível identificar triângulos semelhantes:

Questão 01 - Biologia - Bioquímica - Capítulo 4 - Carboidratos e lipídios - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Udesc) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos.

Analise as proposições com relação a estas moléculas.

I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e outras atuam como reserva desta energia.

II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos ácidos nucleicos.

III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.

IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células. 



( a )

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 

( b )

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 

( c )

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 1 - Arte e imagens: espaços de representação, conflito e intervenção social - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia as imagens e o texto a seguir para responder ao que se pede.

III. “O participante da cultura negra não é, no Brasil, necessariamente o negro. Tem acontecido a humanistas e artistas brancos, de ascendência e de procedência estrangeiras, fixarem-se às áreas remanescentes integrando-se e valorizando as vinculações, tornando-se intérpretes e estudiosos, e por vezes da hierarquia religiosa como nos exemplos do etnólogo Pierre Verger (1902-1996), ou do artista plástico Hector Bernabó, o Carybé, autor de um recente já famoso mural dos Orixás, talvez o magnum opus de sua vida”.

VALLADARES, Clarival do Prado. O negro brasileiro nas artes plásticas, In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André. (org.). Histórias afro-atlânticas 2: antologia. São Paulo: MASP, 2018. p. 26. Adaptado.

Considerando o fragmento, as imagens e outros conhecimentos de seu repertório, responda às questões.

Resposta:

a) Na fotografia de Pierre Verger e no mural de Carybé, é possível verificar a ideia de Valladares sobre a vinculação de artistas brancos com a cultura negra, na medida em que ambos os artistas elaboram figurações de Iemanjá, uma divindade ligada às religiões de matriz africana.

b) Há diversos artistas brancos que, ao longo do século XX, realizaram obras artísticas tematizando a “cultura negra”. Entre eles: Emiliano Di Cavalcanti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall.

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 5 - Brincadeiras eletrostáticas - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Analise o trecho abaixo destacado e responda aos itens propostos.

Ao caminhar sobre um carpete, o corpo da pessoa acumula elétrons que se desprendem do “chão”.

Resposta:

a) Eletrização por atrito.

b) As cargas elétricas adquiridas pelos corpos, na eletrização por atrito, são sempre de naturezas opostas.

c) Sim, por meio da série triboelétrica. Nela, materiais são listados por ordem de facilidade de ceder elétrons, ficando eletrizado positivamente.

d) Sim, se pudermos considerar o sistema pessoa-carpete eletricamente isolado. Dessa forma, todos os elétrons cedidos por um corpo deverão ser recebidos pelo outro.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 10 - Maquiagem - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Pesquise sobre as seguintes substâncias encontradas em esmaltes, batons, maquiagens e perfumes: 2-feniletanol, acetona e óxido de titânio. Escreva suas fórmulas químicas, propriedades químicas e físicas e como são obtidas na indústria.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Matemática - Introdução à linguagem algébrica - Capítulo 2 - Igualdades e desigualdades - Exercícios - BY NC 3.0BR

Resolva em ℝ as equações a seguir:

a) x - 2 + 5 · (x - 3) = 2

b) 

c) t · (t - 3) = 9 + t2

d) (2P - 3)2 = 4P2

Resposta:

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 4 - Arte e espaços de poder, ressignificação e resistência - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Na forma de debate aberto com a sala ou em pequenos grupos de discussão, leia o texto, observe as imagens da seção Embarque no início do módulo e formule respostas para as questões abaixo.

Resposta:

a) Pode-se apontar as roupas garbosas e o manto com símbolos e cores nacionais; objetos como a coroa, a espada e o cetro; o cenário, com colunas, trono e cortinas; o público de notáveis que o acompanha; e até mesmo sua imponente postura e longa barba. Entre as possíveis mensagens, estão a de poderoso governante, representante da nação e autoridade militar, associadas às ideias de respeitabilidade, dignidade, sabedoria, liderança e tradição, que legitimariam sua posição de poder.

b) Pode-se apontar o intenso colorido, os semblantes sorridentes, as roupas modernas e relativamente comuns e a presença de símbolos republicanos. As diferenças de mensagem se associam à própria mudança de regime político no Brasil, além de uma série de transformações sociais ocorridas nos últimos duzentos anos. Dentre os possíveis aspectos da mudança no teor da mensagem política, destacam-se: a tentativa de dar maior jovialidade e alegria aos líderes representados; a ideia de simplicidade associada às roupas; e a ausência de armas, coroas, tronos e outros símbolos tradicionais à monarquia.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 2 - Hegemonia e guerras - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Após a Guerra Fria, o fim da antiga União Soviética possibilitou a expansão do capitalismo no Leste europeu. Acerca disso, é possível afirmar que



( a )

a expansão de corporações capitalistas possibilitou que cada indivíduo do Leste europeu consumisse as melhores marcas do mundo. 

( b )

governantes da antiga União Soviética adotaram medidas xenófobas, impedindo que empresas capitalistas se instalassem nos novos países. 

( c )

a hegemonia de padrões culturais capitalistas no mundo contemporâneo favoreceu a consolidação de corporações internacionais e padronizou hábitos de consumo e sociabilidades.

( d )

setores inteiros da Rússia se mobilizaram para impedir a entrada de empresas que ameaçassem prejudicar as origens da cultura russa.

( e )

a formação de novos hábitos culturais no contexto do neoliberalismo impediu o surgimento de movimentos xenófobos no Leste europeu.

Resposta:

Professor, os exercícios a seguir não necessariamente precisam ser feitos pelos estudantes em sala de aula, podendo ser orientados para que sejam resolvidos em outro momento. Porém, caso você avalie que algum deles seja adequado para uma discussão conjunta presencial, fique à vontade para utilizá-lo durante a sua aula.

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 8 - Biodiversidade em risco - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Aproximadamente 60% das espécies de primatas do mundo, incluindo chimpanzés e orangotangos, correm risco de extinção, conforme apresentado a seguir.

Pesquisadores analisaram dados sobre o status de conservação das espécies em questão. Diferentes fatores podem justificar a velocidade de extinção dessas espécies, dentre eles:



( a )

transformação de fragmentos em áreas contínuas.

( b )

estabilidade no uso e ocupação do solo.

( c )

expansão das fronteiras agrícolas.

( d )

manutenção de áreas preservadas.

( e )

controle de natalidade das espécies.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Números reais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Classifique cada número abaixo em número racional (R) ou número irracional (I).

a) ( ) 4,25

b) ( ) 1 3

c) ( )

d) ( ) 7,171771777...

e) ( )

f) ( ) 8,434343...

g) ( ) -76

h) ( ) –

i) ( ) 2 + π

j) ( ) 7,3333333...

k) ( )

Resposta:

a) R

b) R

c) R

d) I

e) I

f) R

g) R

h) I

i) I

j) R

k) R

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Espaços geoeconômicos da União Europeia - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Nos últimos anos, a Europa vem investindo em novas fontes energéticas em razão das demandas mundiais. Separem-se em seis grupos, pesquisem as novas fontes energéticas nas quais o continente europeu investe e identifiquem os principais países que exploram esse setor.

Questão 01 - Geografia - Módulo 7 - Desafios técnicos da União Europeia no século XXI - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O espaço europeu é marcado pelo alto desenvolvimento das indústrias instaladas no continente, que é referência na produção mundial e um importante polo produtor e difusor de produtos industriais. Explique as principais características do espaço industrial europeu e sua relação com o desenvolvimento tecnológico.

Resposta:

A indústria europeia é caracterizada pela alta mecanização da produção. O incremento da robotização tem gerado um aumento expressivo da produtividade e dos lucros das empresas. As fábricas atuais possuem menor número de funcionários, consomem menos energia e apresentam alto desempenho no processo de produção.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 9 - Indústria cultural - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Explique o que é o conceito de indústria cultural.

Resposta:

O conceito de indústria cultural interpreta que, a partir do século XX, desenvolveu-se um mercado de bens culturais controlado por grandes corporações de comunicação e entretenimento que comercializam esses mesmos bens com base na padronização e racionalização das técnicas de distribuição. As criações artístico-culturais, por esse viés, são esvaziadas de significados, convertendo-se em mercadorias que disseminam ideologias que favoreçam e perpetuem as estruturas de poder das elites dominantes sobre as massas populares.

Questão 01 - Educação Financeira - O dinheiro no cotidiano - Módulo 5 - Preços - Exercício - Para pensar - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Cuidado com o frete grátis

Enquanto a maior parte da economia brasileira enfrenta grande resistência para crescer (ou apenas se manter), o  e-commerce se encontra em um oásis no deserto da crise. O mercado do  comércio eletrônico cresce em média 22% por ano desde 2011 e cresceu 15% no ano passado, que registrou números ruins para todo o varejo. Mas então por que o frete grátis é um problema? Divagamos!

[...]

E nesse mercado supercompetitivo, o frete grátis se torna um grande diferencial para os consumidores. Para quem tem o costume de comprar online, isso é comum: simulação de compras em diferentes lojas e, quando os preços são iguais, o valor do frete pode definir a compra. Ainda é muito comum não cobrar pelo frete para garantir o benefício ao consumidor.

[...]

Apesar de muitas lojas ainda trabalharem rotineiramente com o frete gratuito, isso não é mais regra. Então é importante oferecer diferentes opções para o consumidor sentir que tem alternativas com custos atrativos. Dessa forma, cria-se a perspectiva do frete como algo gerador de valor agregado. “A entrega no mesmo dia custa o mesmo que o estacionamento de um shopping center numa grande capital”, afirma Graciela Tanaka, diretora de operações da Netshoes.

Blog Logística. Cuidado com o frete grátis, 3 mar. 2016. Disponível em: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/cuidado-com-o-frete-gratis/. Acesso em: 25 maio 2020.

Você já fez alguma compra pela internet? Caso já tenha feito, quais são as vantagens e as desvantagens, na sua opinião? Os preços são maiores ou menores do que os das lojas físicas?

Resposta:

É possível que alguns alunos já tenham feito compra pela internet. As vantagens e as desvantagens podem ser variadas, de acordo com a opinião de cada um. Alguns podem alegar que as lojas físicas oferecem uma experiência mais agradável de compra, permitindo experimentar ou tocar o produto; outros podem argumentar que os preços das lojas virtuais tendem a ser mais baixos.

Após discutir as ideias, caso os gastos indiretos, como deslocamento e frete, não tenham sido mencionados, instigue os alunos a notar isso. Espera-se que, ao final do debate, todos entendam que o preço efetivamente pago por um produto inclui outros gastos, como transporte ou frete.

Questão 01 - Geografia - Pegada ecológica - Módulo 8 - Desenvolvimento sustentável - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Em 2019, estabelecemos um novo recorde negativo. No dia 29 de julho, pouco depois da metade do ano, já havíamos usado mais recursos de terra e mar do que o planeta pode regenerar em um período de 12 meses. No restante do ano, vivemos com recursos emprestados de gerações futuras. Este dia é chamado de Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) e é calculado anualmente pela organização científica Global Footprint Network.

Fundamentado nos dados apresentados e em seus conhecimentos, faça o que se pede.

Resposta:

a) A emergência da adoção da sustentabilidade como diretriz das políticas dos Estados resulta da perspectiva de esgotamento dos recursos naturais, em razão do aumento da população mundial e da globalização baseada em aumento da produção e do consumo. Os dados revelam que estamos ampliando a retirada de recursos naturais num ritmo mais intenso do que o meio ambiente consegue repô-los.

b) A melhor solução para equacionar as diferenças entre recursos naturais disponíveis e demanda mundial é modificarmos os hábitos de consumo em escala planetária. A reutilização e a reciclagem são aspectos fundamentais para reduzirmos o consumo de matérias- -primas. Além disso, é necessário ampliar, por meio da educação, novos parâmetros de consumo.

Questão 01 - História - Capítulo 6 - A Alta Idade Média - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].

São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 44-45.

A respeito dos episódios descritos no texto, é correto afirmar:



( a )

A conversão de Clóvis ao arianismo permitiu aos francos uma aproximação com os lombardos e a expansão do seu reino em direção ao Norte da Itália. 

( b )

A conversão de Clóvis, segundo o rito da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, significou um reforço político-militar para o Império Romano do Oriente. 

( c )

Com a conversão de Clóvis, de acordo com a orientação da Igreja de Roma, o reino franco tornou-se o primeiro Estado germânico sob influência papal. 

( d )

A conversão de Clóvis ao cristianismo levou o reino franco a um prolongado conflito religioso, uma vez que a maioria dos seus integrantes manteve-se fiel ao paganismo. 

( e )

A conversão de Clóvis ao cristianismo permitiu à dinastia franca merovíngia a anexação da Itália a seus domínios e a submissão do poder pontifício à autoridade monárquica.

Questão 01 - Biologia - Bioquímica - Capítulo 3 - A química da vida: água e sais minerais - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece) A água, substância essencial para todos os seres vivos,



( a )

apresenta-se em quantidade invariável, de espécie para espécie. 

( b )

tende a aumentar seu percentual nos tecidos humanos com o passar da idade. 

( c )

em geral é mais abundante em células com maior metabolismo. 

( d )

é considerado um solvente universal por ser uma substância apolar.

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 4 - Aquecimento global - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Faça uma pesquisa sobre o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e responda aos questionamentos a seguir:

• O que é o IPCC? • De que modo o relatório de mudanças climáticas é produzido? • Quais são as principais conclusões do IPCC quanto ao panorama geral da Terra para os próximos cem anos?

Resposta:

O IPCC é uma organização científica e política que tem como finalidade divulgar pesquisas e conhecimentos a respeito das mudanças climáticas no mundo. Grupos de 10 a 20 especialistas são responsáveis por cada um dos temas em sua área de expertise. Uma primeira versão é mandada para revisão de outros experts na área. Após a avaliação das resenhas e comentários dos experts, é produzida uma segunda versão, incluindo resumos e as principais conclusões.

Para restringir o aumento da temperatura a 1,5 °C, é fundamental tomar medidas imediatas, de modo a evitar mudanças em uma escala sem precedentes na Terra. Se o aumento da temperatura chegar a 2 °C, os danos serão consideravelmente maiores do que os causados pelo aumento de 1,5 °C. Para atingir essas metas, será necessário chegar a zero emissões de gases estufa até o meio do século e será necessária a adoção de políticas de redução das concentrações de carbono.

Questão 01 - Química - Cosméticos - Módulo 11 - Perfumes e desodorantes - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Existe uma série de misturas compostas por fragrâncias (componentes aromáticos) e água/ etanol como solvente, entre outros componentes. Tais misturas podem ser classificadas como mostrado a seguir:

Um estudante fez uma pesquisa para que pudesse produzir sua própria mistura aromática. A partir da formulação encontrada por ele, mostrada na tabela a seguir, indique qual tipo de mistura foi produzida. Justifique exibindo seus cálculos.

Resposta:

Massa total da formulação: mÁlcool + mFragrância + mPropileno glicol

Cálculo da massa de álcool:

A partir da densidade, temos que:

0,8 g ------------ 1 mL

mÁlcool ------------ 860 mL

mÁlcool = 688 g

Cálculo da massa de fragrância:

A partir da densidade, temos que:

1 g ------------ 1 mL

mFragrância ------------ 110 mL

mFragrância = 110 g

Cálculo da massa de propileno glicol:

A partir da densidade, temos que:

1,26 g ------------ 1 mL

mPropileno glicol ------------ 30 mL

mPropileno glicol = 37,8 g

Massa total da formulação: 688 g + 110 g + 37,8 g = 835,8 g Cálculo da porcentagem de fragrância na amostra:

835,8 g ------------ 100%

110 g ------------ x

x = 13,16%, característico de eau de parfum.

Questão 01 - História - Capítulo 4 - Antiguidade Clássica: Grécia - Exercícios - BY NC 3.0BR

Acerca dos mitos gregos, leia o que escreveu o helenista (especialista nos estudos da Grécia Antiga) Mario da Gama Kury:

Um dos aspectos mais notáveis da mitologia grega é a atitude irreverente de seus criadores, reveladora da altivez dos gregos e de seu espírito igualitário, que os levaram a querer ombrear com os deuses em suas qualidades e em seus defeitos também. Os deuses e as deusas apaixonavam-se pelas criaturas mortais, lutavam contra elas ou aliavam-se a elas, e de certo modo os únicos atributos diferenciadores eram a imortalidade e a onipotência.

KURY, Mario da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. p. 5.

A partir do texto, podemos concluir que:



( a )

O politeísmo grego foi determinante na construção de uma democracia participativa em que os deuses se igualavam aos homens.

( b )

O fato de os deuses gregos se assemelharem aos homens favoreceu o questionamento ao politeísmo e a assimilação de outras culturas. 

( c )

Ao assemelhar os homens aos deuses, os gregos revelavam um espírito igualitário que também se manifestaria na construção da democracia.

( d )

A imortalidade e a onipotência dos deuses é reveladora do quanto os gregos almejavam a manutenção de privilégios aristocráticos.

( e )

O fato de os deuses se apaixonarem por criaturas mortais traz vestígios do quanto os gregos alimentavam a busca pelo autoritarismo.

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 3 - Arte indígena contemporânea: intercâmbios - Exercício de criação - BY NC 3.0BR

Neste módulo, você entrou em contato com diversos artistas indígenas contemporâneos que apresentam a perspectiva de seus povos. Cada povo e cada artista têm seu ponto de vista, fundado numa cosmologia, que orienta a produção. Agora, você fará uma releitura de uma obra artística a partir da cosmologia do seu grupo social, da sua cidade. Note-se que, embora haja uma visão generalizada de um grupo social, cada artista abordará o conjunto de matérias a partir do próprio ponto de vista. Ao final, observe as diversas obras criadas pela turma e compare os diferentes pontos de vista adotados. Para isso, analise a obra a seguir.

Para realizar o trabalho, siga os passos abaixo:

1. Faça um levantamento de aspectos técnico-formais da obra de Carmézia Emiliano, notando composição, cores, atividades representadas, etc.

2. Escolha um suporte e uma linguagem para sua releitura. Você pode produzir uma imagem digital, uma pintura, uma colagem, uma fotografia, um trabalho multimídia, etc.

3. Levante elementos para a cosmologia de sua cidade: quais atividades poderiam corresponder ao que está representado na imagem? Qual a relação do seu grupo social com a paisagem onde vivem? Quais formas e cores expressam como você vê o mundo? Quais objetos merecem destaque?

4. Compartilhe com o grupo o resultado de seu trabalho.

5. Ao comparar sua obra com a dos colegas, procure perceber as diferentes maneiras com que cada um representou a “cosmologia da sua cidade”.

Questão 01 - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 3 - Arte indígena contemporânea: intercâmbios - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Veja a imagem abaixo para responder ao que se pede.

Resposta:

a) A obra de Jaider Esbell é composta pelo contraste de linhas brancas sobre o fundo preto. Dividida em três partes, e obra dá figuração a) em primeiro plano e no canto inferior esquerdo ao espaço urbano, em que se podem ver prédios, seguidos de torres de energia elétrica; b) num segundo plano (próximo do primeiro) na parte inferior direita, ao espaço da natureza, destruída pelas relações com a cidade do primeiro plano; c) e na parte superior, como que pairando sobre a relação estabelecida entre os dois espaços, fora dos planos e da perspectiva, a palavra “progresso”. A divisão entre as três partes é estabelecida pela representação de dutos de uma usina (provavelmente hidrelétrica).

b) Uma possível hipótese interpretativa pode ser: o contraste entre preto e branco sugerem a ausência de vida das cores da natureza. Essa ausência pode ser fruto da relação que ganha figuração na obra entre o processo de desenvolvimento vindo da cidade e suas consequências na natureza. Assim, a obra realiza uma crítica à ideia de progresso, geralmente vinculada aos processos de modernização e expansão dos centros urbanos.

c) Resposta pessoal.

Questão 01 - Biologia - Impactos ambientais e sustentabilidade - Módulo 8 - Biodiversidade em risco - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O bioma Mata Atlântica é um dos mais diversos do planeta, sendo classificado como um hotspot. Acredita-se que uma das causas para a variedade de espécies esteja relacionada com sua antiga interligação com o bioma Amazônico, mas após a separação desses ambientes as espécies teriam apresentado histórias evolutivas independentes. Tal evento natural, associado com características da Mata Atlântica – grande umidade, solo fértil e altas temperaturas –, favoreceram o surgimento de novas espécies. No entanto, este é também um dos biomas mais ameaçados atualmente. Dados mostram que 92% de sua extensão original no território brasileiro foi desmatada. Um dos fatores que levaram a isso foi a dinâmica de ocupação territorial no país, com 70% da população vivendo em regiões que eram ocupadas pela Mata Atlântica, como mostrado nos mapas abaixo.

Hotspot: em Ecologia, o termo refere-se a áreas de florestas tropicais que abrigam uma grande concentração de espécies, com alto grau de endemismo e que estão sob ameaça.

Discuta os fatores que podem explicar a maior perda de hábitats da Mata Atlântica quando comparado a biomas remotos, como desertos e regiões polares.

Resposta:

As principais causas da degradação da Mata Atlântica estão relacionadas com a expansão das atividades humanas.

O solo fértil, as temperaturas amenas e a proximidade da costa e de águas fluviais favorecem o estabelecimento de atividades agrícolas e a expansão de áreas urbanas sobre este hábitat.

Questão 01 - História - História e cultura - Módulo 8 - Imagem e movimento - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e leia o trecho a seguir.

O que se torna visível nas fotografias da Comuna é muito mais do que a identidade daqueles sujeitos. No campo da formação das subjetividades, entende-se que a identidade coletiva se estabelece no plano do discurso. Ao expor a classe trabalhadora, as fotografias da Comuna trazem consigo os elementos culturais que os definem enquanto sujeitos. Forjada num processo de embate político, as imagens da Comuna de Paris trazem também os elementos antagônicos do conflito. Como toda identidade, a classe trabalhadora não se define apenas a partir de seus elementos próprios, ela é construída num processo de diferenças, no caso, a oposição diante da cultura da elite burguesa. Em muitas das fotografias da Comuna esses novos sujeitos se apresentam sob os símbolos que demarcam o poder do Estado burguês.

CLAUDINO, Walfrido Cabral. Fotografia e movimentos sociais: políticas de visibilidade na cena contemporânea. Londrina. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2012, p. 104. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestradocomunicacao/wp-content/uploads/ CLAUDINO-Walfrido-C.-Fotografia-e-Movimentos-Sociais.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

Uma das novidades relacionadas com a Segunda Revolução Industrial foi que as revoluções passaram a ser registradas também através de máquinas fotográficas. Nesse processo:



( a )

Nas fotografias da Comuna de Paris, os trabalhadores tentavam se vestir com a indumentária típica da burguesia, pois a fotografia era um recurso das elites. 

( b )

As imagens tentavam construir uma identidade harmônica entre as classes sociais, impedindo a plena compreensão a política da época a partir das fotos. 

( c )

A disseminação das fotografias de monumentos depredados possuía como principal função denunciar a violência dos rebeldes e legitimar a repressão. 

( d )

Além de funcionar como registros de evidências históricas, as fotografias do século XIX também construíram identidades e moldaram subjetividades. 

( e )

Tanto como evidência histórica quanto como instrumento de luta política, a fotografia foi o principal meio na propagação das ideias revolucionárias.

Resposta:

Alternativa d: As fotografias criaram discursos que foram utilizados na formação das identidades coletivas, sendo um fator fundamental na identidade da classe trabalhadora no século XIX.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - A regionalização e a integração da Europa - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

Espaço Schengen aboliu 26 fronteiras

[...] O acordo foi assinado em 1985 por cinco países fundadores da União Europeia (UE) – Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Luxemburgo – na localidade luxemburguesa de Schengen, próxima do ponto em que se cruzam as fronteiras de França, Alemanha e Luxemburgo.

A sua aplicação começou em 1995 em sete países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha.

Seguiram-se Itália e Áustria, em 1997, Grécia, em 2000, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, em 2001 e, após o alargamento da UE de 2004, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. A Suíça entrou em 2008 e o Liechtenstein, em 2011.

Cinco países da UE não integram Schengen: Reino Unido e Irlanda, por opção própria, Romênia, Bulgária, Croácia e Chipre, que aguardam “luz verde” de Bruxelas.

[...]

ESPAÇO Schengen aboliu 26 fronteiras. Diário de Notícias, 28 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.

O Espaço Schengen é um importantíssimo mecanismo dentro do princípio de formação da União Europeia. Explique o que é esse espaço.

Resposta:

O Espaço Schengen é uma zona de livre circulação de pessoas entre os países signatários do acordo. Grande parte deles integra a União Europeia.

Questão 01 - Geografia - Módulo 6 - Espaços geoeconômicos da União Europeia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que cita as principais fontes energéticas europeias.



( a )

Nuclear, carvão mineral, biocombustíveis.

( b )

Petróleo, solar, gás natural.

( c )

Nuclear, petróleo, geotérmica.

( d )

Gás natural, biocombustíveis, hidreletricidade.

( e )

Petróleo, hidreletricidade, carvão mineral.

Resposta:

Principais destaques na produção energética europeia: energia nuclear, biocombustíveis e carvão mineral. As três têm os maiores percentuais na matriz energética europeia.

Questão 01 - Geografia - Módulo 7 - Desafios técnicos da União Europeia no século XXI - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique de que maneira a União Europeia busca manter a estabilidade do bloco.

Resposta:

A União Europeia coordena políticas econômicas e financeiras visando garantir uma atuação em parceria com os países-membros, principalmente com aqueles envolvidos em crises econômicas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas