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Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Uso do pronome relativo que em construções textuais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Que função sintática o pronome relativo que exerce nos períodos a seguir? Identifique-a.

a) Todas as coisas que vêm de maneira repentina agradam o coração solitário.

b) As histórias a que fizemos referência são belas canções antigas.

c) A senhora me fez um pedido a que não poderia responder.

d) Eu sou o que tu eras.

e) Esta é a cidade em que vivi minha vida toda.

f) A garota que beijei já me dispensou.

g) A mulher de que mais tenho medo é a mãe de Tereza.

Resposta:

a) Sujeito.

b) Complemento nominal.

c) Objeto indireto.

d) Predicativo.

e) Adjunto adverbial.

f) Objeto direto.

g) Complemento nominal.

Nesta questão, espera-se que o aluno demonstre a capacidade de reter o conhecimento e aplicá-lo nos períodos. Trata-se de uma tarefa inicial para observar se houve alguma lacuna no aprendizado.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios - O cálculo mental e a reta numérica - BY NC 3.0BR

A PROFESSORA KARINA PROPÔS A ADIÇÃO 12 + 29. VEJA COMO JOANA E CAIO FIZERAM A REPRESENTAÇÃO NA RETA.

EXPLIQUE COMO JOANA E CAIO PENSARAM PARA REALIZAR ESSA ADIÇÃO USANDO DESLOCAMENTOS NA RETA.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios (pg. 93) - BY NC 3.0BR

O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

Resposta:

Elas estão fazendo um experimento científico.

Questão 01 - Química - Setor C - Aula 1 - Ionização e dissociação - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

O H2SO4 é um líquido oleoso, viscoso e não volátil. É um dos compostos mais usados da indústria química, participando de processos que vão desde a fabricação de medicamentos até a produção do papel. Quando puro, ele não conduz corrente elétrica. A água pura ou destilada também é um líquido que não conduz corrente elétrica, embora a mistura desses dois líquidos resulte em uma solução eletrolítica que está presente em baterias de automóveis.

a) Por que a água e o H2SO4 quando puros não conduzem corrente elétrica?

b) Por que, quando água e H2SO4 são misturados, a solução resultante conduz corrente elétrica?

c) Escreva a equação que representa a formação desse sistema condutor. Esse processo é físico ou químico? Justifique.

Resposta:

a) Tanto a água como o H2SO4 são compostos moleculares e, por isso, não conduzem corrente elétrica.

b) Quando são misturados, o H2SO4 sofre uma reação de ionização e a solução (mistura) se torna eletrolítica.

c) É um processo químico porque ocorre a formação de novas substâncias, de acordo com a equação:

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 8 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

O número total de elétrons do íon complexo [X(NH3)2]+ é igual a 56. Escreva a distribuição eletrônica do cátion X+ . Dados: N (Z = 7) e H (Z = 1).

Resposta:

No íon complexo, há 2 átomos de nitrogênio e 6 átomos de hidrogênio; assim, temos:

Sabendo que o íon é um cátion monovalente com 56 elétrons, conclui-se que X(NH3)2 possuía 57 elétrons.

Dessa maneira, podemos fazer o seguinte cálculo:

X + 2 N + 6 H = 57 elétrons

X + 14 + 6 = 57

X = 37 elétrons

Distribuição eletrônica do X: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s1

Distribuição eletrônica do X1 : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 109) - BY NC 3.0BR

O QUE AS CRIANÇAS DESSA CENA ESTÃO FAZENDO NA AULA DE MATEMÁTICA?

Resposta:

Estão observando a professora aplicar uma atividade de deslocamento sobre a reta numérica. Esta atividade já foi proposta aos alunos quando cursavam o 1º ano.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Atividades (pg. 96 - 97) - BY NC 3.0BR

ARCO-ÍRIS

MATERIAL

•  ESPELHO DE BOLSO

• UMA BACIA COM ÁGUA

COMO FAZER

1. COLOQUE A BACIA DE ÁGUA DE MODO QUE A LUZ DO SOL BATA NA ÁGUA.

2. MERGULHE O ESPELHO DENTRO DA ÁGUA, ENCOSTADO DO LADO DE DENTRO DA BACIA E VIRADO PARA O SOL.

3. MAIS DE METADE DO ESPELHO DEVE FICAR DENTRO DA ÁGUA.

4. ORIENTE-O ATÉ CONSEGUIR OBTER UM LINDO ARCO-ÍRIS NO TETO DA SUA SALA.

SE O SOL ESTIVER ENCOBERTO, EXPERIMENTE OBTER O ARCO-ÍRIS NA PAREDE, COM A LUZ DE UMA LANTERNA DIRIGIDA PARA A PARTE DO ESPELHO MERGULHADA NA ÁGUA. NÃO É TÃO BONITO, MAS VOCÊ VERÁ ALGUMAS CORES.

BRINCANDO COM CIÊNCIA. MINAS FAZ CIÊNCIA INFANTIL. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 1º ABR. 2019.

O TEXTO QUE VOCÊ LEU É UMA RECEITA DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO. PARA QUE ESSE TIPO DE TEXTO SERVE?

Resposta:

Esse tipo de texto serve para descrever e apresentar as etapas de um experimento científico.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 3 - Produção de texto – Crônica - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Flor-de-maio

Entre tantas notícias do jornal — o crime do Sacopã, o disco voador em Bagé, a nova droga antituberculosa, o andaime que caiu, o homem que matou outro com machado e com foice, o possível aumento do pão, a angústia dos Barnabés – há uma pequenina nota de três linhas, que nem todos os jornais publicaram.

Não vem do gabinete do prefeito para explicar a falta d’água, nem do Ministério da Guerra para insinuar que o país está em paz. Não conta incidentes de fronteira nem desastre de avião. É assinada pelo senhor diretor do Jardim Botânico, e nos informa gravemente que a partir do dia 27 vale a pena visitar o Jardim, porque a planta chamada “flor-de-maio” está, efetivamente, em flor.

Meu primeiro movimento, ao ler esse delicado convite, foi deixar a mesa da redação e me dirigir ao Jardim Botânico, contemplar a flor e cumprimentar a administração do horto pelo feliz evento. Mas havia ainda muita coisa para ler e escrever, telefonema a dar, providências a tomar. Agora já desce a noite, e as plantas em flor devem ser vistas pela manhã ou à tarde, quando há sol — ou mesmo quando a chuva as despenca e elas soluçam no vento, e choram gotas e flores no chão.

Suspiro e digo comigo mesmo — que amanhã acordarei cedo e irei. Digo, mas não acredito, ou pelo menos desconfio que esse impulso que tive ao ler a notícia ficará no que foi — um impulso de fazer uma coisa boa e simples, que se perde no meio da pressa e da inquietação dos minutos que voam. Qualquer uma destas tardes é possível que me dê vontade real, imperiosa, de ir ao Jardim Botânico, mas então será tarde, não haverá mais “flor-de-maio”, e então pensarei que é preciso esperar a vinda de outro outono, e no outro outono posso estar em outra cidade em que não haja outono em maio, e sem outono em maio não sei se em alguma cidade haverá essa “flor-de-maio”.

No fundo, a minha secreta esperança é de que estas linhas sejam lidas por alguém — uma pessoa melhor do que eu, alguma criatura correta e simples que tire desta crônica a sua única substância, a informação precisa e preciosa: do dia 27 em diante as “flores- -de-maio” do Jardim Botânico estão gloriosamente em flor. E que utilize essa informação saindo de casa e indo diretamente ao Jardim Botânico ver a “flor-de-maio” — talvez com a mulher e as crianças, talvez com a namorada, talvez só.

Ir só, no fim da tarde, ver a “flor-de-maio”; aproveitar a única notícia boa de um dia inteiro de jornal, fazer a coisa mais bela e emocionante de um dia inteiro da cidade imensa. Se entre vós houver essa criatura, e ela souber por mim a notícia, e for, então eu vos direi que nem tudo está perdido, e que vale a pena viver entre tantos sacopãs de paixões desgraçadas e tantas cofaps de preços irritantes; que a humanidade possivelmente ainda poderá ser salva, e que às vezes ainda vale a pena escrever uma crônica.

BRAGA, Rubem. Flor-de-maio. In: SABINO, Fernando et al. Crônicas. 20. ed. São Paulo: Ática, 2011. v. 2. (Para gostar de ler).

Glossário Crime do Sacopã: crime passional acontecido na Ladeira do Sacopã, na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1950, que teve cobertura da imprensa durante anos. Bagé: município do estado do Rio Grande do Sul. Barnabé: funcionário público que ocupa cargo modesto (uso informal). Imperioso: dominador; irresistível; que não pode deixar de ser feito. Cofap: órgão do governo, instituído em 1951 e extinto em 1962, destinado a intervir na fixação de preços e no controle do abastecimento.

Na crônica que lemos acima, Rubem Braga inicia o texto com a enumeração de notícias de jornal consideradas mais relevantes do que a notícia sobre a flor-de-maio. Você acha que as outras notícias apontadas pelo autor poderiam se tornar crônicas?

Forme um grupo com os colegas e indiquem para a classe qual delas os motivaria, justificando a escolha e definindo o aspecto do fato que abordariam na crônica, caso a escrevessem.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 1 - Crônica - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a crônica abaixo para responder à questão.

Estranhas gentilezas

Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.

Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos, ventinho de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que há algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.

Como disse, eu vinha desconfiando tenuemente de algumas amabilidades. O episódio do vizinho fez surgir em meu espírito a hipótese de uma trama, que já mobilizava até pessoas distantes. E as próximas?

Tenho reparado. As próximas telefonam amáveis, sem motivo. Durante o telefonema fico aguardando o assunto que estaria embrulhado nos enfeites da conversa, e ele não sai. Um número inesperado de pessoas me cumprimenta na rua, com acenos de cabeça. Mulheres, antes esquivas, sorriem transitáveis nas ruas dos Jardins. Num restaurante caro da Rua Amauri, o maître, com uma piscadela, fura a demorada fila de executivos à espera e me arruma rapidinho uma mesa para dois. Um homem de pasta que parecia impaciente à minha frente me cede o último lugar no elevador. O jornaleiro larga sua banca na Avenida Sumaré e vem ao prédio avisar-me que o jornal chegou. Os vizinhos de cima silenciam após as 10 da noite.

Caminhões baixam a luz dos faróis quando cruzam comigo na Via Anhanguera. Motoristas, mesmo mulheres, cedem-me a preferência nas esquinas. Vendedores de bugigangas nos faróis de trânsito passam direto pelo meu carro, sem me olhar. Até crianças me cumprimentam cúmplices: oi, tio.

Que está acontecendo? Quem e por que está querendo me convencer de que as pessoas são um doce? Penso: não são gentilezas, são homenagens aos meus cabelos brancos, por eu ter aguentado tanto, como se fosse um atleta de maratona, daqueles retardatários que são mais aplaudidos na chegada que os vencedores.

A última manobra: botaram um pintassilgo a cantar para mim na árvore em frente à janela do meu apartamento de 2o andar

Que significa isso? Que querem comigo? Que complô é esse? Que vão pedir em troca de tanta gentileza?

Aguardo, meio apreensivo, meio feliz.

Interrompo a crônica nesse ponto, saio para ir ao banco, desço pelas escadas porque alguém segura o elevador lá em cima, o segurança do banco faz-me esvaziar os bolsos antes de entrar pela porta giratória, enfrento a fila do caixa, não aceitam cheques de outra pessoa para pagar contas, saio xingando do banco, atravesso a avenida arriscando a vida entre bólidos, um caminhão respinga-me a água suja de uma poça, entro no apartamento, sento-me ao computador e ponho-me de novo a sonhar.

ÂNGELO, Ivan. O comprador de aventuras e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2000.

Glossário Maître: palavra francesa que significa “mestre”. Em português, maître é o anfitrião ou o gerente do restaurante. Bólido: bola de fogo que finda seu voo em uma explosão.

Sabemos que a crônica trata de assuntos cotidianos. Que acontecimentos foram determinantes para que o autor pudesse escrever o texto?

Resposta:

O autor percebeu que as pessoas o tratavam com muita gentileza.

A ligação de um amigo ressaltou a percepção de que havia algo estranho acontecendo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios - Produção de texto - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DESTE TEXTO, QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR. É UMA RECEITA PARA FAZER SABONETE.

OBSERVE A LISTA DE INGREDIENTES E DOS PROCEDIMENTOS.

COMO FAZER SABONETE LÍQUIDO DE ERVA-DOCE

MATERIAL

• 1 LITRO DE BASE PEROLADA PARA SABONETE LÍQUIDO.

• ÓLEO ESSENCIAL DE ERVA-DOCE.

• CORANTE.

• VASILHA.

• BASTÃO DE VIDRO.

• FUNIL.

• RECIPIENTE PARA ARMAZENAR O SABONETE.

COMO FAZER

1. EM UMA VASILHA, COLOQUE A BASE PARA SABONETE E O ÓLEO ESSENCIAL.

2. MISTURE OS INGREDIENTES ATÉ FICAREM PARECIDOS COM CLARA DE OVO.

3. ACRESCENTE O CORANTE E MEXA ATÉ FICAR DA COR QUE VOCÊ ESCOLHEU.

4. DESPEJE A MISTURA NO RECIPIENTE COM A AJUDA DO FUNIL.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE FAZER SABONETE LÍQUIDO, COPIE AS ETAPAS 1 A 4 NOS QUADROS DA PÁGINA A SEGUIR. DEPOIS, CRIE ILUSTRAÇÕES PARA AJUDAR O LEITOR A COMPREENDER CADA INSTRUÇÃO.

Resposta:

1. Em uma vasilha, coloque a base para sabonete e o óleo essencial.

2. Misture os ingredientes até ficarem parecidos com clara de ovo.

3. Acrescente o corante e mexa até ficar da cor que você escolheu.

4. Despeje a mistura no recipiente com a ajuda do funil.

Questão 01 - Química - Setor C - Aulas 5 e 6 - Bases: nomenclatura, formulação e aplicações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um composto químico desconhecido foi analisado no laboratório. Os resultados de alguns testes revelaram as seguintes propriedades sobre esse composto:

I. É solúvel em água. II. Sua solução conduz corrente elétrica. III. É sólido nas condições ambientes. IV. Não funde facilmente. V. Sua solução aquosa neutraliza o vinagre.

Dentre as opções a seguir, o composto desconhecido pode ser:



( a )

HCℓ 

( b )

NaCℓ 

( c )

NH3 

( d )

NaOH 

( e )

SiO2

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Atividades (pg. 116 - 117) - BY NC 3.0BR

ESCOLHA UM COLEGA PARA SER ENTREVISTADO E FAÇA AS PERGUNTAS A SEGUIR. DEPOIS, REGISTRE AS RESPOSTAS. A) QUAL É SEU NOME COMPLETO?

B) QUAL É SUA COMIDA PREDILETA?

C) QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?

D) DE QUE COR VOCÊ MAIS GOSTA?

E) VOCÊ TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? QUAL?

Resposta:

Respostas pessoais

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

COMPLETE AS RETAS NUMÉRICAS COM OS NÚMEROS QUE FALTAM. CONSIDERE QUE OS NÚMEROS AUMENTAM DE 1 EM 1 UNIDADE.

A) 23 A 30

B) 38 A 45

Resposta:

A) 24, 25, 26, 27, 28 e 29.

B) 39, 40, 41, 42, 43 e 44.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 2 - O que há ao meu redor - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

PARA FAZER A BRINCADEIRA SIGA O MESTRE, A TURMA DEVE IR PARA O PÁTIO OU A QUADRA DA ESCOLA. TODOS DEVEM FICAR EM FILEIRAS E OBEDECER AOS COMANDOS DO PROFESSOR.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Ampliar imagens - Exercícios - Você é o cientista - BY NC 3.0BR

QUANDO VOCÊ MOVE A LUPA PARA MAIS PERTO DO OBJETO, O QUE ACONTECE?

Resposta:

É possível ver melhor o objeto e seus detalhes.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 118) - BY NC 3.0BR

USANDO A ESTRATÉGIA DA RETA NUMÉRICA, REPRESENTE CADA UMA DAS ADIÇÕES, COMPLETANDO COM O VALOR DA SOMA.

A) 14 + 19 =

B) 23 + 18 =

C) 27 + 15 =

Resposta:

A) 14 + 19 = 33. Uma estratégia possível: 14+ 10 =24; 24 + 6 = 30; 30 + 3 = 33.

B) 23 + 18 = 41. Uma estratégia possível: 23 + 7 = 30; 30 + 10 = 40; 40 + 1 = 41.

C) 27 + 15 = 42. Uma estratégia possível: 27 + 10 = 37; 37 + 3 = 40; 40 + 2 = 42.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

LEIA O INÍCIO DE UM TEXTO CIENTÍFICO.

A) COPIE O TÍTULO DO TEXTO.

B) MARQUE COM UM X O ASSUNTO DO TEXTO.

(  ) AS CORES DAS FLORES.

(  ) O PERFUME DAS FLORES.

(  ) UMA PERGUNTA SOBRE AS FLORES.

C) QUEM É A AUTORA DO TEXTO?

D) QUANDO ESSE TEXTO FOI PUBLICADO?

Resposta:

A) Por que flores emitem perfume?

B) ( X ) O PERFUME DAS FLORES.

C) Verônica Soares.

D) Em 15 de janeiro de 2019.

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Cálculo mental de adição - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

EM CADA ITEM, VEJA O REGISTRO DA COMPOSIÇÃO COM DUAS BARRAS CUISENAIRE E ESCREVA O REGISTRO MATEMÁTICO.

Resposta:

A) 9 +1 = 10

B) 3 + 7 = 10

C) 5 + 5 = 10

D) 2 + 8 = 10

E) 4 + 9 =13

F) 6 + 10 = 16

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

No estudo das classes gramaticais, é recorrente a dificuldade de diferenciar os verbos no particípio e os adjetivos. Leia os dois períodos a seguir:

I. Tenho fechado os olhos para não sofrer demais.

II. Tenho o corpo fechado, sou protegido pela sorte.

● É possível notar que a palavra fechado aparece em duas ocorrências distintas. Pode-se dizer que, gramaticalmente, ambas as ocorrências recebem a mesma classificação? Explique.

Resposta:

Não. No primeiro período, a palavra fechado é o verbo principal da locução verbal “tenho fechado”. Já no segundo, a palavra fechado é um adjetivo, que imprime uma característica ao substantivo corpo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Produção de texto - BY NC 3.0BR

1. EM UMA FOLHA AVULSA QUE O PROFESSOR ENTREGARÁ REGISTRE O TEXTO ORAL QUE VOCÊ ELABOROU COM SEU GRUPO.

• NÃO ESQUEÇA NENHUM DOS ITENS.

2. AO FINAL DO SEU TEXTO, DESENHE UM SAPINHO DE PINTAS LARANJAS PARA ILUSTRAR AS INFORMAÇÕES.

3. COMO SE TRATA DE UM TEXTO CIENTÍFICO, VOCÊ NÃO PODE INSERIR NENHUMA INFORMAÇÃO QUE NÃO ESTEJA NO ARTIGO QUE VOCÊ LEU NO SEU CADERNO JUNTO COM O PROFESSOR.

4. FAÇA A REVISÃO DO TEXTO E CONFIRA SE TODAS AS PALAVRAS ESTÃO ESCRITAS CORRETAMENTE. SE TIVER DÚVIDAS, PEÇA AJUDA PARA O PROFESSOR.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 113) - BY NC 3.0BR

REPRESENTE AS ADIÇÕES INDICADAS NAS RETAS NUMÉRICAS.

Resposta:

A) 4 +3 = 7

B) 8 + 7 = 15

C) 12 + 5 = 17

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Atividades (pg. 98 - 99) - BY NC 3.0BR

LEIA ESTAS PALAVRAS EM VOZ ALTA. EM SEGUIDA, REESCREVA-AS TIRANDO A LETRA H PARA FORMAR OUTRAS PALAVRAS:

A) BICHO →

B) CHORO →

C) TOCHA →

D) CHÃO →

E) CHEGA →

F) CHAMA →

Resposta:

A) bico

B) coro

C) toca

D) cão

E) cega

F) cama

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 4 - Influência da mídia e formação de opinião - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Observe esta charge, de Duke.

No quadrinho à esquerda, está retratado Sócrates (469-399 a.C.), um dos mais importantes filósofos da história da humanidade. Seu foco era enxergar a verdade dos seres e das coisas: ele acreditava que essa busca deveria se dar por meio do autoconhecimento, e que o primeiro grande conhecimento consiste em saber que pouco se sabe, isto é, reconhecer-se ignorante. Daí sua máxima mais famosa: “Só sei que nada sei”.

Apesar de ser um dos pais da filosofia, Sócrates não deixou obras escritas; foram seus discípulos, sobretudo Platão (428/427-348/347 a.C.), que se encarregaram de nos legar os ensinamentos do mestre.

O autor dessa charge quis pôr lado a lado a simplicidade dos recursos que o filósofo grego tinha à sua disposição e toda a parafernália tecnológica de que dispõe o personagem à direita. Essa contraposição ajuda a marcar também a diferença de atitude entre os personagens retratados: Sócrates, mestre da Filosofia, é humilde; o rapaz, mais um entre milhões de usuários das tecnologias, é arrogante e age como se soubesse de tudo.

Reflita sobre as questões levantadas na seção e escreva um parágrafo a respeito da relação entre o conhecimento e a tecnologia.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios - Vamos jogar - BY NC 3.0BR

SORTEIO DE LETRAS, REGISTRO DE PALAVRAS!

1. USE A FOLHA PAUTADA AVULSA QUE O PROFESSOR VAI ENTREGAR.

2. DOBRE-A EM TRÊS PARTES IGUAIS.

3. REGISTRE OS GRUPOS DE LETRAS CH, LH E NH, UM EM CADA PARTE DA FOLHA.

4. A CADA RODADA, O PROFESSOR VAI SORTEAR UM DOS GRUPOS DE LETRAS CH, LH, NH.

ESCREVA DUAS PALAVRAS EM QUE APAREÇA O GRUPO DE LETRAS SORTEADO.

5. GANHA O JOGO QUEM ESCREVER CORRETAMENTE A MAIOR QUANTIDADE DE PALAVRAS COM CH, LH E NH, DEPOIS DE TODAS AS RODADAS.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 2 - Tipos de crônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Jotabê, Feliciano, Facebook

O deputado Marco Feliciano não é bobo — e por isso enxerga o óbvio: rede social não depõe ninguém, não influi muito. Significa pouco até para a maioria dos usuários, que veem o Facebook, por exemplo, como uma Disney, um Tivoli Park para espíritos ególatras. Todos querem fazer rir no Facebook. Marco Feliciano, ao contrário, fala sério, e por isso leva vantagem. Não está preocupado com a imagem que eu, por exemplo, faço dele. Não sou seu eleitor e ele possivelmente sabe disso. Está, sim, de olhos bem abertos para aqueles que o elegeram, e que lhe são fiéis em todos os níveis porque continuarão a apoiá-lo — leia-se “votando nele” — se ele mantiver o ideário que o levou à condição em que está: blindado pela lei, protegido pelos privilégios que são concedidos a todos os deputados, falando o que quer e sofrendo banais retaliações que não maculam tanto assim a imagem (se é que ela importa) de um homem público. [...] São sete da noite: quarta-feira, dia 3 de abril. Acabo de ler que Marco Feliciano exigiu que a reunião da CDH, a comissão que ele chefia, fosse feita a portas semifechadas, permitindo que somente jornalistas e outros deputados tivessem acesso a ela. Repito: ele não é bobo e, por mais que haja manifestações aqui e acolá, sejam elas de civis comuns ou de colegas de parlamento, tais protestos se tornarão mais raros com o tempo.

[...]

GRIJÓ, Francisco. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2016.

Glossário Tivoli Park: parque de diversões situado em Copenhague, capital da Dinamarca. Ególatra: pessoa que cultua, venera a si mesma. Ideário: conjunto ou sistema de ideias políticas, sociais, econômicas, etc. Blindado: protegido, preservado. Retaliação: represália, revide. Macular: manchar, sujar. CDH: Comissão de Direitos Humanos.

A crônica muitas vezes leva o leitor a fazer uma reflexão sobre os mais diversos temas. É possível dizer que a crônica apresentada caracteriza-se por:



( a )

fazer uma análise da pouca eficácia das redes sociais contra políticos polêmicos, como o deputado Marco Feliciano. 

( b )

enfatizar que as redes sociais são as novas formas de entretenimento dos jovens e dos políticos, substituindo a Disney e o Tivoli Park. 

( c )

comprovar que a política, ao contrário da rede social, não é para fazer rir e, sim, para ser tratada com seriedade. 

( d )

noticiar que Marco Feliciano fez uma reunião a portas semifechadas, a fim de evitar comentários em redes sociais. 

( e )

analisar a rede social como uma nova forma, encontrada pelos políticos polêmicos, de angariar votos e eleger-se.

Resposta:

O texto mostra que as redes sociais nem sempre têm poder de influência sobre determinados assuntos, no caso o político. Se necessário, esclareça que o “Jotabê” do título se refere a Jair Bolsonaro, outro político polêmico como o deputado Marco Feliciano.

Questão 01 - Química - Setor C - Aula 4 - Ionização dos ácidos: nomenclatura dos ânions - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Os ácidos sulfúrico e nítrico estão entre as substâncias mais consumidas no mundo. Eles podem ser produzidos na indústria química por meio da oxidação direta das substâncias simples do elemento central de suas fórmulas. Os óxidos gerados nesse processo sofrem outra reação com O2 e os produtos dessa segunda etapa são finalmente adicionados à água para que ocorra a formação dos respectivos ácidos.

a) Escreva a sequência de equações que permite produzir os ácidos nítrico e sulfúrico a partir das substâncias simples nitrogênio (N2) e enxofre (S).

b) Equacione as reações de ionização de todos os ácidos produzidos ao final dos processos do item a, nomeando os ânions gerados.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Resoluções de problemas - Exercícios - Estratégias para resolver problemas - BY NC 3.0BR

RESOLVER PROBLEMAS FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO, NÃO É MESMO? É COMUM TERMOS ALGUMA SITUAÇÃO PARA A QUAL PRECISAMOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO. PARA ISSO, MUITAS VEZES PRECISAMOS CRIAR UMA ESTRATÉGIA.

GLOSSÁRIO ESTRATÉGIA: CONJUNTO DE AÇÕES PLANEJADAS PARA SE ATINGIR UM OBJETIVO.

DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ TEM RESOLVIDO DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. NESTE MÓDULO VOCÊ VAI AMPLIAR SUA HABILIDADE DE CRIAR ESTRATÉGIAS PESSOAIS PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROPOSTAS.

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EXIGE ALGUNS PROCEDIMENTOS APRESENTADOS A SEGUIR.

1. LEIA O TEXTO E SE CERTIFIQUE DE QUE VOCÊ CONHECE TODAS AS PALAVRAS DO CONTEXTO.

2. GRIFE OS DADOS (SE HOUVER) E QUAL É A PERGUNTA FEITA. MUITOS PROBLEMAS NÃO APRESENTAM DADOS NUMÉRICOS, MAS HÁ INFORMAÇÕES QUE AJUDAM A PLANEJAR UMA ESTRATÉGIA PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.

3. CRIE A SUA ESTRATÉGIA PARA RESOLVER. PODE SER UM DESENHO, UMA TABELA, UM CÁLCULO, O MANUSEIO DE MATERIAL OU ALGUMA OUTRA.

4. LEIA NOVAMENTE O TEXTO E AVALIE SE A SUA RESPOSTA É POSSÍVEL. SE FOR, ESCREVA-A.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Resoluções de problemas - Exercícios (pg. 126 - 134) - BY NC 3.0BR

OS BRIGADEIROS SÃO OS DOCES PREFERIDOS DAS CRIANÇAS. A MÃE DAS MENINAS DECIDIU PREPARAR 15 BRIGADEIROS A MAIS DO QUE O TOTAL QUE HAVIA PLANEJADO. QUANTOS BRIGADEIROS A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR?

A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR: ________  BRIGADEIROS.

 

Resposta:

A MÃE DAS MENINAS VAI PREPARAR: 99 BRIGADEIROS (84 + 15 = 99).

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 2 - O que há ao meu redor - Atividades (pg. 134 - 135) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES E FAÇA O QUE SE PEDE.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 6 - Artigo de opinião - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Paz social

Está comprovado que a violência só gera violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.

Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são vítimas, em maior ou menor escala. Vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.

Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque, num país civilizado, não existem pivetes. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.

Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.

É também entender a história do Brasil, marcada pelo descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.

A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século XX. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 20. ed. São Paulo: Ática, 1993.

Os textos argumentativos assumem funções específicas, formais e de conteúdo. O artigo de Gilberto Dimenstein tem como objetivo:



( a )

convencer o leitor de que há passividade no trato com crianças e jovens de rua. 

( b )

persuadir o leitor a mudar seu comportamento acerca da história do Brasil. 

( c )

entreter o leitor com reflexões sobre a forma como as pessoas tratam os moradores de rua. 

( d )

sugerir ao leitor que a violência está em todos os lugares. 

( e )

comparar as crianças de realidades socioeconômicas diferentes.

Resposta:

O texto coloca em evidência a postura da sociedade em relação às crianças e aos jovens em situação de rua, mostrando como os cidadãos não se atentam a essa problemática como deveriam.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas