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Questão 01 - História - Módulo 1 - República Oligárquica: estruturas políticas, econômicas e culturais - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Um debate constante ao longo do século XX no Brasil foi a política de desenvolvimento econômico a ser adotada. Dois temas foram recorrentes: o embate entre agroexportação e industrialização e o controle da inflação.

Neste módulo, falamos sobre a política de valorização representada pelo Convênio de Taubaté e pelo Funding Loan. As duas medidas adotadas na República Oligárquica foram justificadas como importantes para o pleno funcionamento da economia no período. Entretanto, foram alvos de críticas de diversos setores da sociedade brasileira.

Considerando que uma minoria possuía terras e enriquecia com o café e que o poder estava nas mãos dessas oligarquias, qual era a situação dos trabalhadores nesse período?

Com a ajuda do professor, pesquise o impacto das políticas do Estado (tanto o Convênio de Taubaté quanto o Funding Loan) na vida dos trabalhadores.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Atividades (pg. 157) - BY NC 3.0BR

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR A ATIVIDADE PEGA-PEGA DE SOMBRAS.

A) O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE SE FORME UMA SOMBRA?

B) O QUE FOI NECESSÁRIO FAZER PARA IMPEDIR QUE A SUA SOMBRA FOSSE “PEGA” POR UM COLEGA?

Resposta:

a) Para ocorrer a formação da sombra é preciso haver uma fonte de luz (no caso, o Sol), um objeto (por exemplo, as crianças) e um anteparo, ou seja, um local onde a sombra vai aparecer, como o chão, a parede, etc.

b) Para evitar que a sombra fosse “pega”, foi necessário prever a direção correta da formação da sombra e, assim, movimentar o corpo para mudar a posição.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - A luz e as sombras - Exercícios (pg. 156) - BY NC 3.0BR

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE PETER PAN? NA VERSÃO EM DESENHO ANIMADO PARA O CINEMA, HÁ UMA CENA EM QUE A SOMBRA DE PETER PAN SE DESCOLA DE SEUS PÉS E PASSA A TER VIDA PRÓPRIA.

É POSSÍVEL A SOMBRA ESCAPAR DE UMA PESSOA? POR QUÊ?

Resposta:

Não é possível que uma sombra escape, pois ela não tem vida própria.

Questão 01 - Geografia, História - Módulo 1 - Cada pessoa é única - Atividades (pg. 127) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A CÓPIA DE SUA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) ANOTE O NOME DE DUAS VACINAS QUE VOCÊ JÁ TOMOU.

B) ESCREVA OUTRA INFORMAÇÃO ANOTADA NELA QUE TENHA CHAMADO A SUA ATENÇÃO.

Resposta:

Respostas pessoais

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 1 - Origem da vida - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.

Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que



( a )

seres vivos podem ser criados em laboratório.

( b )

a vida se originou no planeta a partir de microrganismos. 

( c )

o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.

( d )

seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados. 

( e )

vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

Questão 01 - História - do Brasil - Capítulo 9 - A independência do Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fac. Albert Einstein-SP) D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves em 16 de Dezembro de 1815. Essa medida objetivou, entre outros fatores,



( a )

atender a uma exigência das Cortes de Lisboa, de acordo com os princípios liberais da Revolução do Porto. 

( b )

impedir a ampliação do império francês nas Américas, com as guerras por territórios coloniais extraeuropeus. 

( c )

apaziguar a elite brasileira do Nordeste, que era favorável à abolição da escravidão e da implementação da república. 

( d )

legitimar a dinastia de Bragança, de acordo com os princípios restauradores invocados pelo Congresso de Viena.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 1 - Potências e radicais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

A gripe é uma infecção respiratória aguda de curta duração causada pelo vírus influenza. Ao entrar no nosso organismo pelo nariz, esse vírus multiplica-se, disseminando-se para a garganta e demais partes das vias respiratórias, incluindo os pulmões.

O vírus influenza é uma partícula esférica que tem um diâmetro interno de 0,00011 mm.

Disponível em: www.gripenet.pt. Acesso em: 2 nov. 2013 (adaptado).

Em notação científica, o diâmetro interno do vírus influenza, em mm, é



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 6 - Dinâmica de populações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) Leia com atenção as proposições abaixo:

I. Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.

II. Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.

III. A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.

É ou são verdadeiras:



( a )

Todas.

( b )

Apenas I.

( c )

Apenas I e II.

( d )

Apenas II e III.

( e )

Apenas I e III.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 5 - Conceitos de produtividade e fluxo de energia - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.

A função interativa I representa a proporção de



( a )

herbivoria entre P1 e P2.

( b )

polinização entre P1 e P2.

( c )

P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.

( d )

P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.

( e )

energia de P1 e de P2 que saem do sistema.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

VOCÊ SABE QUE ANIMAIS SÃO ESSES?

Resposta:

Esses animais são sapos.

Questão 01 - Química - Setor B - Aula 7 - Características atômicas, íons e semelhanças atômicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A energia liberada pelo Sol é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Grande parte da energia produzida pelo Sol decorre do processo de fusão nuclear em que são formados átomos de hélio a partir de isótopos de hidrogênio, conforme representado no esquema:

(John B. Russell. Química geral, 1994.)

A partir das informações contidas no esquema, é correto afirmar que os números de nêutrons dos núcleos do hidrogênio, do deutério, do isótopo leve de hélio e do hélio, respectivamente, são



( a )

1, 1, 2 e 2.

( b )

1, 2, 3 e 4. 

( c )

0, 1, 1 e 2.

( d )

0, 0, 2 e 2. 

( e )

0, 1, 2 e 3.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Atividades (pg. 82 - 84) - BY NC 3.0BR

QUE TIPO DE LETRA RECEBE O SINAL TIL?

(  ) VOGAL

(  ) CONSOANTE

• QUAIS SÃO ESSAS LETRAS?

Resposta:

( X ) VOGAL

São as letras a e o.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Agrupamentos de 10 em 10 e de 100 em 100 - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

RECORTE AS FICHAS NUMERADAS DOS ANEXOS 6 E 7, AS CÉDULAS DOS ANEXOS 2, 3 E 4 E AS MOEDAS DO ANEXO 5. GUARDE ESSE MATERIAL EM ENVELOPES SEPARADOS E LEVE-OS PARA A PRÓXIMA AULA.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Uso das orações subordinadas substantivas reduzidas na construção textual - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a crônica “Das vantagens de ser bobo”, da escritora Clarice Lispector, para responder à questão proposta.

Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo. Estou pensando.”

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a ideia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não veem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os veem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranquilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?”

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar o excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

A autora Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920, e veio para o Brasil com sua família, que fugiu da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa. Viveu em Maceió, no Recife e no Rio de Janeiro. Sua obra de maior sucesso, A hora da estrela, conta a história da nordestina Macabéa.

No texto de Clarice Lispector há um ponto de vista a ser defendido como eixo central da crônica. Identifique-o.

Resposta:

A autora aborda os benefícios de ser bobo. 

Na questão, esperamos observar a habilidade de decodificação e compreensão das informações presentes no texto.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Aula 4 - Variação linguística e identidade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a seguinte xilogravura para responder ao que se pede:

No texto lido, aspectos da forma e do conteúdo reforçam-se na valorização de elementos culturais do Nordeste brasileiro. Tendo isso em consideração:

a) Identifique o vocábulo cuja grafia busca evidenciar uma certa identidade nordestina. Justifique sua resposta.

b) Explique se a variação indicada por esse vocábulo ocorre na gramática ou no léxico.

Resposta:

a) Trata-se do vocábulo “mar”. No contexto em que ocorre, associado ao adjetivo “apaixonante”, trata-se do advérbio intensificador “mais”. Sua grafia, porém, busca imitar a fonética de certas variedades nordestinas, em que o “-is” final dá lugar a uma pronúncia aspirada.

b) A grafia adotada busca evidenciar a variação que ocorre na pronúncia do vocábulo “mais”, portanto é uma variação do nível gramatical, ou, mais especificamente, uma variação fonética.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 7 - Produção de texto – Artigo de opinião - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Poder da mídia

As informações dos meios de comunicação, da mídia impressa e eletrônica, quase sempre contam com a confiança da maioria da opinião pública. Ela tende a fazer uma leitura linear da informação, sem questionamento, crédula, e assim aceita como verdade a versão do fato, seja diante de um dado novo sobre um episódio conhecido, seja porque surgiu outro sobre o qual nada sabia. Essa realidade reflete a necessidade de mudanças, de sorte que os profissionais, as empresas, atuem dentro dos limites do poder que detêm e dos riscos e consequências do seu exercício. A questão não é só da nossa mídia, mas da área de comunicação em quase todos os países.

A Era da Informação, que gerou tantas esperanças, não pode ser vista como formada por empresas e profissionais infalíveis, juízes de todo mundo. A mídia também deve ter limites, normas, pois do contrário a sociedade, o público, fica sem condições de influir no processo democrático, de enfrentar o poder dos meios de comunicação. Há necessidade, portanto, de ampliar o debate, de garantir espaços para pessoas, instituições, tendências, ideias. A existência do debate, do confronto de ideias, ajudará no exercício da liberdade de imprensa, na sua contribuição para o regime democrático, que não pode ter a mídia como dona da verdade e única força moral, transformadora.

Tal tendência é perigosa para o conjunto de uma nação, de um Estado, na medida em que a mídia atua como porta-voz da sociedade, que em sua maioria é receptora da informação, de debates com pessoas com os mesmos pontos de vista, ou seja, uma inegável censura à difusão das ideias. Além disso, temos de refletir sobre a concentração de poder na área da comunicação, hoje sob controle de sete grandes grupos com base nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, México e Brasil. Tais grupos influem nos governos, detêm o controle de grandes corporações, que dispõem de meios e modelos para influir nas ideias e nos destinos de pessoas e nações.

Evidente que o mundo da comunicação, por seu gigantismo, vem sendo cada dia mais competitivo, sendo comum a difusão de informação que carece de confirmação, que viceja no terreno da invenção, da suposição, em que sempre tarda a autocrítica, que fica restrita ao universo das redações ou ao bar da esquina. Diante disso, nos Estados Unidos, na Europa, crescem setores organizados que buscam influir nos rumos da informação, criando espaços para questionamentos, reparos, de forma objetiva e imediata. Entre os críticos da mídia, dos seus defeitos, Noam Chomsky assegura que seu produto “é moldado para atender as necessidades de poder e dominação nos quais ela se embute, gerando o risco de transformar o público em átomos isolados de consumo, passivos e obedientes”.

Não resta dúvida, portanto, que estamos diante de um desafio e com o dever de agir para alterar os rumos da tendência da mídia. A liberdade de imprensa tem de ser defendida, assegurada, sem censura, restrições. A tarefa de todos nós deve ser garantir a liberdade de expressão, a exigência de ética, de formação profissional e normas claras de forma que o exercício do jornalismo seja um instrumento da cidadania e ajude a consolidar a democracia como forma educativa de Governo.

JORGE NETO, Nagib. Poder da mídia. Diário de Pernambuco, 25 set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2019.

A partir da leitura do artigo de opinião apresentado acima, discuta com seus colegas sobre a forma como a mídia influencia o comportamento dos cidadãos na sociedade. Para isso, explore exemplos presentes em propagandas, novelas, séries, reality shows e até mesmo em redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea.

Questão 01 - Química - Setor C - Aulas 5 e 6 - Bases: nomenclatura, formulação e aplicações - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Alguns produtos de limpeza contêm, em suas composições, amoníaco, que impropriamente é representado como NH4OH(aq). O cheiro forte e sufocante desse composto básico tende a desaparecer depois de utilizado na remoção de gordura impregnada em pias e panelas.

a) Forneça as equações químicas para a dissolução da amônia e para sua dissociação em água.

b) Explique o desaparecimento do cheiro forte do amoníaco após sua utilização.

Resposta:

a)

 

b) Após o uso, a amônia evapora para o ambiente, pois é um composto gasoso. Com isso, ocorre diminuição de seu cheiro.

Questão 01 - Química - Setor C - Aulas 7 e 8 - Reações de neutralização entre ácidos e bases - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Escreva as equações balanceadas das reações de neutralização total entre os seguintes ácidos e bases, indicando os nomes dos sais formados.

a) ácido clorídrico + hidróxido de alumínio

b) ácido sulfúrico + hidróxido de sódio

c) ácido fosfórico + hidróxido de cálcio

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Observar o céu - Exercícios (pg. 141) - BY NC 3.0BR

NA CENA, QUE DIFERENÇAS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR ENTRE O CÉU À NOITE E O CÉU DURANTE O DIA?

Resposta:

Noite: o céu está escuro; é possível ver a Lua cheia e estrelas. Dia: o Sol está no céu, sua presença ilumina a paisagem; o céu está azul-claro e é possível ver nuvens, mas não se veem as outras estrelas e a Lua.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 2 - Células procariótica e eucariótica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uece) As células procariontes são reconhecidas como aquelas que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Sobre os procariontes, é possível afirmar que contêm apenas



( a )

complexo golgiense e ribossomos.

( b )

ribossomos e parede celular. 

( c )

retículo endoplasmático e parede celular. 

( d )

mitocôndria e plasmídeos.

Resposta:

O crescimento da superfície de uma célula obedece a uma razão quadrática, enquanto o volume, a uma razão cúbica. Assim, para manter as trocas com o meio eficientes, a célula não pode reduzir muito sua relação superfície/volume, e isso limita seu tamanho. Como as células eucarióticas possuem compartimentos internos com os quais podem realizar trocas, essa relação se torna mais eficiente.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 2 - Razão e proporção - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

(Unifesp) A heparina é um medicamento de ação anticoagulante prescrito em diversas patologias. De acordo com indicação médica, um paciente de 72 kg deverá receber 100 unidades de heparina por quilograma por hora (via intravenosa). No rótulo da solução de heparina a ser ministrada consta a informação 10 000 unidades/50 mL.

a) Calcule a quantidade de heparina, em mL, que esse paciente deverá receber por hora.

b) Sabendo que 20 gotas equivalem a 1 mL, esse paciente deverá receber 1 gota a cada x segundos. Calcule x.

Resposta:

a) Do enunciado, temos que o paciente deverá receber 72 . 100 = 7 200 unidades de heparina por hora. Como no rótulo a informação diz que 10 000 unidades equivalem a 50 mL, temos:

10 000 unidades ------------- 50 mL

7 200 unidades ------------- Q mL

Assim, temos que 10 000 . Q = 7 200 . 50, ou seja, Q = 36.

Portanto, esse paciente deverá receber 36 mL de heparina.

b) O paciente deverá receber 36 mL em uma hora. Como 1 mL equivale a 20 gotas, temos que 36 mL equivalem a 36 . 20 = 720 gotas; assim, temos:

720 gotas ------------- 3 600 segundos (1 hora)

1 gota ------------- x segundos

Assim, temos que 720 . x = 1 . 3 600, ou seja, x = 5.

Logo, esse paciente deverá receber 1 gota do medicamento a cada 5 segundos.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 5 - Conceitos de produtividade e fluxo de energia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Unifesp) As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os diferentes níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos: número de indivíduos, biomassa ou energia. Elas são lidas de baixo para cima e o tamanho dos retângulos é proporcional à quantidade que expressam. Considere uma pirâmide com a seguinte estrutura:

a) Que tipo de pirâmide, entre os três tipos citados no texto, não poderia ser representada por essa estrutura? Por quê?

b) Dê um exemplo de uma pirâmide que pode ser representada pela estrutura indicada. Substitua 1, 2 e 3 por dados quantitativos e qualitativos que justifiquem essa estrutura de pirâmide.

Resposta:

a) Pirâmide de energia. A energia diminui de um nível trófico para o seguinte, a partir dos produtores (1), em todas as cadeias alimentares.

b) Pirâmide de biomassa. Em ecossistemas aquáticos, a biomassa dos produtores (1), representados pelas algas do fitoplâncton, é menor do que a biomassa dos consumidores primários (2), representados pelos organismos constituintes do zooplâncton, como microcrustáceos e diversas larvas. A velocidade de reprodução dos produtores é maior do que a capacidade reprodutiva dos consumidores primários. O nível trófico 3 pode ser representado pelos peixes que se alimentam dos organismos do zooplâncton.

Questão 01 - Biologia - Setor A - Aula 4 - Teias alimentares e pirâmides ecológicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?



( a )

Fitoplâncton.

( b )

Zooplâncton.

( c )

Moluscos.

( d )

Crustáceos.

( e )

Peixes.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 1 - Origem da vida e tipos de célula - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que



( a )

a composição química da atmosfera influenciou o surgimento da vida. 

( b )

os coacervados deram origem às moléculas orgânicas. 

( c )

a teoria da abiogênese foi provada pelos experimentos de Pasteur. 

( d )

o vitalismo é uma das bases da biogênese.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Atividades (pg. 79 - 80) - BY NC 3.0BR

NOVA ESPÉCIE DE SAPO É DESCOBERTA NA AMÉRICA LATINA

PINTINHAS LARANJAS SÃO A MARCA VISUAL CARACTERÍSTICA DESTE SAPINHO MARROM DOS ANDES EQUATORIANOS.

UMA NOVA ESPÉCIE DE SAPO FOI DESCOBERTA POR PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO EQUADOR!

ESTE SAPINHO MORA NAS ENCOSTAS DE UMA MONTANHA [...] DOS ANDES EQUATORIANOS [...].

ELE TEM PELE MARROM-ESCURA PONTILHADA DE COR LARANJA. CONFIRA O VISUAL DO SAPINHO NAS FOTOS ABAIXO.

NA PESQUISA, ELES TAMBÉM DEMONSTRARAM QUE OS ANFÍBIOS DA CORDILLERA DEL CÓNDOR, REGIÃO ONDE O SAPINHO DE PINTAS LARANJAS FOI ENCONTRADO, TÊM RELAÇÕES PRÓXIMAS COM ESPÉCIES ANDINAS OU AMAZÔNICAS.

OUTRA QUESTÃO IMPORTANTE SOBRE ESTA NOVA ESPÉCIE É QUE ELA APRESENTA UMA ESTRUTURA GRANDE E INCOMUM EM FORMA DE GARRA, QUE SE PROJETA DA BASE DO POLEGAR [...], CONFORME A FOTO.

ESTA ESTRUTURA PODERIA SER USADA COMO DEFESA, SEGUNDO OS PESQUISADORES.

O ESTUDO FOI PUBLICADO NA REVISTA ZOOKEYS.

[...]

NOVA ESPÉCIE DE SAPO É DESCOBERTA NA AMÉRICA LATINA. MINAS FAZ CIÊNCIA INFANTIL. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 4 ABR. 2019.

QUAL É A FINALIDADE DESSE TEXTO?

Resposta:

A finalidade desse texto é informar sobre a descoberta de uma nova espécie de sapo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia este poema para fazer a atividade.

Emergência

Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo — para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado.

QUINTANA, Mário. In: MORICONI, Ítalo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Se alguém lesse só o título do poema, “Emergência”, que impressão poderia ter? Assinale a alternativa improvável.



( a )

Provavelmente o leitor vai supor que o poema trata de algo urgente. 

( b )

Talvez pense que o poema gire em torno de uma pessoa em um hospital.

( c )

É certo concluir que um poema com esse título trata de uma observação tranquila sobre o cotidiano. 

( d )

Talvez o leitor suponha que um poema com esse título trate de um sentimento desesperado. 

( e )

O leitor pode pensar que o poema apresenta uma sonoridade que expresse o sentido de emergência, de urgência.

Resposta:

Esta questão procura chamar a atenção dos alunos para a importância da pré-leitura na construção dos sentidos de um texto, que, após a leitura completa, pode se modificar. Comente com os alunos que os escritores têm noção desse fato e o usam como recurso de construção e desconstrução de sentidos, como possibilidades de leitura de um texto.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Agrupamentos de 10 em 10 e de 100 em 100 - Exercícios - Desafios - BY NC 3.0BR

OBSERVE A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS ESCRITOS NA LOUSA ABAIXO. QUAIS NÚMEROS COMPLETAM ESTA SEQUÊNCIA, SUBSTITUINDO OS PONTOS DE INTERROGAÇÃO?

Resposta:

0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Cálculo mental de adição - Exercícios (pg. 98) - BY NC 3.0BR

1. PARA VOCÊ, O QUE É CÁLCULO MENTAL?

 

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Reescreva os períodos a seguir transformando os adjetivos destacados em orações subordinadas adjetivas sem alterar o sentido das frases.

a) O atleta esforçado vence as provas.

b) A pessoa batalhadora sobe na vida.

c) Os músicos pianistas têm mãos ágeis.

d) Um povo exigente conquista melhorias para sua cidade.

e) Uma nação unida jamais desmorona aos pés de corruptos.

Resposta:

a) O atleta que se esforça vence as provas.

b) A pessoa que batalha sobe na vida.

c) Os músicos que tocam piano têm mãos ágeis.

d) Um povo que exige conquista melhorias para sua cidade.

e) Uma nação que se une jamais desmorona aos pés de corruptos.

O aluno deverá demonstrar entendimento da transformação de período simples em composto a partir da adaptação de adjetivos para orações adjetivas.

Questão 01 - História - do Brasil - Capítulo 1 - A História e o Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP)

As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área.

(Adaptado de Diogo Cabral, ‘O Brasil é um grande formigueiro’: território, ecologia e a história ambiental da América Portuguesa – parte 2. HALAC - História Ambiental Latinoamericana y Caribeña. Belo Horizonte, v. IV, n. 1, p. 87-113, set. 2014-fev. 2015.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta. 



( a )

A principal diferença entre as lavouras indígenas e a agricultura comercial colonial estava no uso de queimadas pelos europeus, o que não era praticado pelas populações autóctones. 

( b )

Comparadas à mandioca cultivada pelos indígenas, as novas espécies de mandioca trazidas da Europa eram menos resistentes às formigas cortadeiras, e por isso mais susceptíveis à infestação. 

( c )

Os colonizadores introduziram no território colonial novas espécies de mandioca e milho, que desequilibraram o sistema agrícola ameríndio, baseado no sistema rotativo de plantação. 

( d )

A agricultura comercial tendia à homogeneização da flora nas lavouras da América Portuguesa, combinando tradições europeias de plantio com práticas indígenas.​

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