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(Enem)
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI, S. “Gramática na cabeça”. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (adaptado).
Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber
descartar as marcas de informalidade do texto.
reservar o emprego da norma-padrão aos textos de circulação ampla.
moldar a norma-padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico.
adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
Instrução para a questão.
Texto I
Pai, [...] afasta de mim este cálice!
Lucas, 22 (In: Bíblia de Jerusalém. 7a impressão. São Paulo: Paulus, 1995.)
Texto II
Pai, afasta de mim esse cálice! Pai, afasta de mim esse cálice! Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue.
Como beber dessa bebida amarga, Tragar a dor, engolir a labuta, Mesmo calada a boca, resta o peito, Silêncio na cidade não se escuta. De que me vale ser filho da santa, Melhor seria ser filho da outra, Outra realidade menos morta, Tanta mentira, tanta força bruta.
Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2017.
(Unifesp) Um texto pode se revelar, na forma e/ou no conteúdo, como absorção e transformação de um ou mais textos. Por isto, quando ele é lido, algumas de suas partes podem lembrar o que já foi lido em outro(s) texto(s). A essa relação de semelhança e superposição de um texto a outro dá-se o nome de intertextualidade. Inúmeros autores extraem desse procedimento interessantes efeitos artísticos. Comparando-se a primeira estrofe de “Cálice” com o texto bíblico, pode-se afirmar corretamente que:
ocorre intertextualidade porque a estrofe contém, na forma e no conteúdo, parte da passagem evangélica.
não há intertextualidade porque, na estrofe, foi omitida a outra frase atribuída a Jesus.
não há intertextualidade porque, na estrofe, não há menção ao sentido condicional presente na primeira frase atribuída a Jesus.
ocorre intertextualidade, mas apenas quanto aos elementos morfossintáticos da frase atribuída a Jesus.
não há intertextualidade porque a estrofe transforma, semanticamente, a passagem evangélica, dando-lhe uma conotação política.
(ESPM) Se x2 = x + 3, a expressão x3 - x - 3 é igual a:
x2 - 9
x - 6
x2 - 2x + 1
x2 + 6x - 1
x2 + 2x - 3
Se x2 = x + 3, então x3 = x · x2 = x · (x + 3) = x2 + 3x
Logo, x3 - x - 3 = x2 + 3x - x - 3 = x2 + 2x - 3.
(UTFPR) A medida do ângulo y na figura é:
62°
72°
108°
118°
154°
Os ângulos de medidas 3x - 16° e 2x + 10° são opostos pelo vértice, logo:
3x - 16° = 2x + 10°
x = 26°
Da figura, temos:
y + 2x + 10° = 180°
y + 2 . 26° + 10° = 180°
y = 118°
A febre indica um processo de reação contra um processo inflamatório ou infeccioso, mas uma febre elevada (acima de 40 °C) e prolongada é perigosa, pois pode causar lesão cerebral. Por que pode ocorrer essa lesão?
Isso pode ocorrer porque a temperatura elevada pode causar a desnaturação das proteínas dos neurônios cerebrais, com a perda da função proteica. Isso pode alterar a atividade celular e até provocar a morte de células.
(Uepa) Leia o texto para responder à questão.
Nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, vivem várias espécies aparentadas de sapos coloridos popularmente conhecidos por sapinhos-ponta-de-flexa. A espécie Phyllobates terribilis é considerada o vertebrado mais venenoso do Planeta e possui a seguinte classificação taxonômica: Animalia, Chordata, Amphibia, Anura, Neobatrachia, Dendrobatidae, Phyllobates.
Texto Modificado de Bio, Sonia Lopes, 2008.
Sobre a classificação taxonômica da espécie mencionada no texto, é correto afirmar que:
Chordata é a família à qual pertence a espécie.
Phyllobates é a ordem da espécie.
Dendrobatidae é a família da espécie.
Terribilis é o gênero da espécie em questão.
Anura é a classe à qual pertence a espécie.
Um estilingue é uma peça usada para atirar corpos. Ele é composto, basicamente, de uma forquilha e de um elástico.
Para atirar um corpo com um estilingue, devemos colocá-lo no elástico, que então é puxado. Vamos representar as forças aplicadas no conjunto corpo e elástico, em visão superior, de forma esquemática. Considere que cada unidade da escala dada seja 10 N.
Com relação à resultante das forças e à deformação sofrida pelo elástico, podemos afirmar que:
A resultante das forças é nula e o elástico sofre deformação.
A resultante das forças é 80 N e o elástico sofre deformação.
A resultante das forças é 40 N e o elástico sofre deformação.
A resultante das forças é nula e o elástico não sofre deformação.
A resultante das forças é 40 N e o elástico não sofre deformação.
De acordo com a definição de resultante, temos:
Logo, concluímos que a resultante é zero.
Quanto à deformação, ela vai ocorrer, pois a resultante é equivalente a um sistema de forças apenas quanto ao efeito dinâmico das forças. Desse modo, ela pode ser zero e ainda assim o corpo analisado pode deformar. Observação: Este exercício cobra o conhecimento de que resultante é equivalente a um sistema de forças apenas quanto ao seu efeito dinâmico. Esse conhecimento é importante para que no futuro o aluno saiba calcular a deformação nas molas e como são as forças nelas aplicadas.
Para estudar o movimento dos corpos é muito comum que situações reais sejam representadas de maneira esquemática. A seguir, apresentaremos algumas dessas situações e vamos propor esquemas que podem representá-las.
Represente as forças aplicadas sobre os corpos nos esquemas a seguir.
Em muitos aeroportos do mundo, para facilitar o deslocamento das pessoas e diminuir o tempo que elas gastam se movimentando entre terminais, são disponibilizadas algumas esteiras horizontais como as da imagem a seguir.
Em um aeroporto, uma esteira se movimenta com velocidade de 2 m/s em relação ao solo. Uma pessoa que anda no mesmo sentido do movimento da esteira percorre o comprimento total do percurso, que é de 90 m, entre o início e o fim da esteira, num intervalo de tempo de 30 s. Determine:
a) A intensidade da velocidade da pessoa em relação à Terra (vP/T).
b) A intensidade da velocidade da pessoa em relação à esteira (vP/E).
c) Considerando que cada passo tem 0,8 m, determine o número de passos completos que a pessoa deu sobre a esteira
a) Representando a situação descrita de maneira esquemática:
Utilizando a definição de velocidade escalar média:
b) Esquema para construir a regra do encadeamento:
Assim fica a regra do encadeamento:
Utilizando o método da linha poligonal em função da regra do encadeamento:
Utilizando a geometria, concluímos que:
vP/T = vP/E + vE/T ∴ 3 = vP/E + 2 ∴ vP/E = 1 m/s
c) O número de passos que a pessoa dá tem relação com seu deslocamento em relação à esteira.
Como cada passo tem 0,8 m, podemos calcular o número de passos assim:
1 ___________ 0,8 m
N___________ 30 m
N = 37,5
Logo, a pessoa executou 37 passos completos.
MARIA, PAULO E ANA SÃO DA MESMA FAMÍLIA. VEJA:
Diferença salarial entre homens e mulheres ainda persiste
Se comparados os anos de estudo, elas podem ganhar até 25,6% menos
BRASÍLIA – As disparidades salariais entre gêneros persistem como um obstáculo para o empoderamento econômico das mulheres e a superação da pobreza e da desigualdade na América Latina, advertiu nesta terça-feira a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a respeito do Dia Internacional da Mulher.
Embora a diferença salarial entre homens e mulheres tenha diminuído 12,1 pontos percentuais entre 1990 e 2014, as mulheres recebem, em média, apenas 83,9 unidades monetárias por 100 unidades monetárias recebidas pelos homens, de acordo com a CEPAL. Se a remuneração recebida por ambos os sexos por anos de estudo são comparadas, observa-se que elas podem ganhar até 25,6% menos do que seus colegas do sexo masculino em condições semelhantes, disse o instituto regional.
A partir das informações coletadas em pesquisas domiciliares, a CEPAL analisou o salário médio de homens e mulheres que trabalharam em centros urbanos, com idades entre 20 e 49 anos, 35 horas ou mais por semana em 18 países na região. A pesquisa faz uma comparação por anos de estudo e sua evolução entre 1990 e 2014, observando a persistência de diferenças significativas dependendo do nível de escolaridade de pessoas empregadas.
No grupo das mulheres com menor nível de escolaridade (até cinco anos de estudo) foi observada a maior redução da diferença (19,7 pontos percentuais). Houve um aumento em relação aos salários dos homens de 58,2% para 77, 9%. Isto porque, segundo a CEPAL, há dois fatores: a regulamentação e formalização do trabalho doméstico remunerado, como países que estabeleceram taxas de salário mínimo por hora e tempos máximos do dia de trabalho; e o aumento de salários mínimos que se aplicam a toda a população.
Mais estudo, mais diferença
A diferença salarial mais alta ocorre na população mais instruída (treze anos ou mais de estudo). Houve uma diminuição na diferença de 9,3 pontos percentuais entre 1990 e 2014. Os homens deste grupo ainda ganham 25,6 por cento mais do que as mulheres. Segundo a CEPAL, a inclusão das mulheres em áreas como ciência e tecnologia, indústrias, como telecomunicações e grandes empresas, pode estar contribuindo positivamente, embora ainda não gere a plena igualdade.
Nos níveis intermediários de educação os números não foram substancialmente alterados. Mulheres com seis a nove anos de escolaridade ganhavam 70% do salário dos homens em 1990 e em 2014 esse número subiu para 75,3% (uma redução na diferença de 5,3 pontos percentuais no intervalo) e aquelas com 10 a 12 anos de instruções subiram de 67,6% para 74,5% (redução de 6,9 pontos percentuais na diferença salarial).
— Receber o mesmo salário que os homens em condições de igualdade é um direito das mulheres. É um requisito inevitável para que alcancem a autonomia econômica e para avançar na igualdade de gêneros — disse a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, no contexto do Dia Internacional da Mulher, cujo tema este ano é “Por um Planeta 50-50 em 2030: Demos um passo para a igualdade de gênero. – Nada sobre nós sem nós – enfatiza Bárcena.
Para a eliminação da diferença salarial, a CEPAL planeja promover espaços para a negociação coletiva e participação ativa dos trabalhadores nos processos em que estas questões são debatidas; melhorar salários mínimos, uma vez que estes promovem a igualdade, especialmente em setores com remuneração inferior; implementar políticas como a licença paternidade; e assegurar a igualdade de oportunidades de treinamento, promoções, horas extras e outros compromissos de trabalho que melhoram a folha de pagamento.
DIFERENÇA salarial entre homens e mulheres ainda persiste. O Globo. Rio de Janeiro, 8 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2019.
Existe uma historicidade na diferença de tratamento recebido pelas mulheres no Brasil. Durante a Primeira República, as restrições sociais que impunham a não participação delas na política podem hoje nos causar estranhamento, assim como a pouca autonomia econômica e social que elas conquistaram a duras penas naquela primeira metade do século XX, nas raras exceções registradas.
Entretanto, lendo o texto, percebemos que ainda há diferenças, no Brasil e no mundo, entre homens e mulheres. Os salários das mulheres ainda tendem a ser mais baixos que os dos homens, e a diferença é mais evidente à medida que o nível de escolaridade aumenta.
● Depois de refletir sobre o texto, pense em estratégias para alterar esse quadro. As mídias sociais têm hoje o mesmo peso de manifestações nas ruas? Quais são os caminhos de reivindicação? Quais são os obstáculos atuais à igualdade da mulher no mercado de trabalho? Discuta essas questões com os colegas e o professor.
LENDO O SOBRENOME DAS FAMÍLIAS, VOCÊ ACHA QUE ELAS VÊM DO MESMO LUGAR OU DE LUGARES DIFERENTES?
Informe aos alunos que essas famílias têm origem em diferentes partes do mundo: a família Suemoto vem do Japão; os Pereira vêm da Europa; os Abrahão, da Síria; e os Okereke, da África.
Há semelhanças entre as guerras de Canudos e do Contestado? Justifique.
Sim. Podem-se destacar a presença de líderes com discursos messiânicos e um ambiente marcado pela miséria e pela concentração fundiária.
DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU NESTAS AULAS, COMPLETE AS FRASES A SEGUIR.
A) O SOL É UMA
B) O SOL PRODUZ MUITA
C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ _____ E _____, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.
A) O SOL É UMA ESTRELA .
B) O SOL PRODUZ MUITA ENERGIA.
C) A ENERGIA DO SOL PRODUZ LUZ E CALOR, QUE CHEGAM AO NOSSO PLANETA.
(PUC-RJ)
As pinturas acima foram produzidas no século XVII por Albert Eckhout, um dos estudiosos que esteve no nordeste brasileiro na corte de Maurício de Nassau, durante a ocupação holandesa. Elas são representações de algumas mulheres encontradas na colônia: a mulher tapuia, a mulher tupi, a mameluca e a mulher negra, respectivamente.
A partir de tais referências, assinale a alternativa INCORRETA.
O contraste entre a mulher tupi e a mulher tapuia sugere que o colonizador mantinha diferentes formas de se relacionar com os indígenas.
O contraste entre as vegetações são representações fidedignas dos lugares onde essas mulheres eram encontradas.
O contraste entre vestimentas das mulheres tupi e mameluca sugere que o colonizador identificava diferenças culturais entre elas.
A presença de crianças na representação das mulheres tupi e negra alude à maternidade e poderia ser lida como a possibilidade de reprodução da mão de obra.
As imagens são representações da experiência dos holandeses e de suas intenções colonizadoras.
(OBM) Considere a figura abaixo, onde os pontos de A até I estão sobre uma circunferência. Sabe-se que os triângulos ABC e GHI são isósceles, que AB, CD, EF e GH são segmentos paralelos e que BC, DE, FG e HI são segmentos paralelos. Qual a medida do ângulo x em graus?
15°
20°
30°
40°
45°
Do enunciado, pelas paralelas e pelos triângulos isósceles, pode-se concluir que os arcos são congruentes de medida 2x. Logo, 9 · 2x = 360° ∴ x = 20°
(Famerp) A figura, feita em escala, indica um painel formado por sete retângulos amarelos idênticos e dois retângulos azuis idênticos. Cada retângulo azul tem dimensões x e y, ambas em metros.
Na situação descrita, x - y é igual a
2,5 m.
4 m.
3,5 m.
3 m.
2 m
Sendo a e b as medidas do menor e do maior lado do retângulo amarelo, respectivamente, tem-se:
3a = 15 ∴ a = 5
b + 1 = 2a ∴ b = 9
Com isso, pela base do painel,
x + 2a + b = 26 ∴ x = 7
E, pela altura do painel,
2y + b = 15 ∴ y = 3
Logo, x - y = 7 - 3 = 4.
Leia o texto e responda aos itens a seguir:
Análises confirmam transmissão de malária de macacos a humanos no Rio
Análises de casos de malária registrados em regiões de Mata Atlântica do estado do Rio entre 2015 e 2016 confirmaram que uma espécie de parasita antes conhecida por só afetar macacos também pode provocar a doença em seres humanos, como adiantou O GLOBO em março. Segundo o estudo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras instituições brasileiras e estrangeiras, publicado nesta quinta-feira no periódico científico “The Lancet Global Health”, pelo menos 28 das 49 das infecções autóctones (locais) observadas foram causadas pelo Plasmodium simium.
Inicialmente, pensava-se que as infecções no estado do Rio tinham sido provocadas por outra espécie do parasita que sabe-se atingir humanos e é apontada como responsável pelos casos da doença na Amazônia, onde é endêmica, a Plasmodium vivax. De acordo com os pesquisadores, este é apenas o segundo relato no mundo da transmissão zoonótica – isto é, de animais para humanos – da malária. [...]
– Os pacientes apresentavam sintomas um pouco diferentes da malária causada por Plasmodium vivax, usualmente vista na Amazônia, que responde por cerca de 90% das infecções em humanos no país - explica a médica Patrícia Brasil, chefe do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). - Os indivíduos reportavam quadro febril prolongado, sendo constante nos primeiros dias e intermitente nos demais. Além disso, a grande maioria tinha histórico de viagem a regiões de Mata Atlântica do Rio, seja por trabalho ou lazer. [...]
O GLOBO. Análises confirmam transmissão de malária de macacos a humanos no Rio. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2018.
a) Sabendo que mosquito do gênero Anopheles é o vetor responsável pela transmissão do Plasmodium simium a macacos, proponha como teria ocorrido a transmissão zoonótica da malária.
b) Explique por que as febres interferem na fisiologia adequada do organismo humano.
a) O mosquito Anopheles é contaminado ao picar macacos acometidos pela malária. Ao picar seres humanos, o mosquito inocula com sua saliva o Plasmodium simium. Foi observado que, uma vez presente no organismo humano, esse protozoário pode levar a um quadro de malária semelhante ao causado pelo Plasmodium vivax.
b) O aumento da temperatura do corpo durante um quadro febril causa a desnaturação das proteínas do organismo. Como as proteínas desempenham grande diversidade de funções, como enzimática, estrutural, defesa e transporte através da membrana, a fisiologia será alterada. Se o quadro se agravar ou se mantiver por tempo prolongado, pode levar à morte.
(PUC-RS) Para responder à questão, analise a figura que representa a concepção atual da biodiversidade no planeta, denominada “Os três domínios da vida”, e considere as afirmações a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os cogumelos pertencem a Eukarya.
( ) Os organismos incluídos em Bacteria e Archaea são destituídos de núcleo.
( ) O Homo sapiens, por ser uma espécie antiga, pertence à Archaea.
( ) Eukarya somente inclui organismos pluricelulares.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V - F - F - F.
V - V - F - F.
F - F - F - V.
V - V - V - F.
F - V - V - V
(Unesp-SP) Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura.
Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCℓ à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios.
Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCℓ? Justifique sua resposta.
Na amostra A, após a adição de água pura, o volume celular dos paramécios aumenta, inicialmente, porque há entrada de água na célula por osmose em meio hipotônico. Porém, a atividade dos seus vacúolos pulsáteis aumenta, com a finalidade de eliminar o excesso de água evitando a ruptura da célula.
Na amostra B, após a adição da solução saturada de NaCℓ, o volume celular dos paramécios se reduz devido à perda de água por osmose em meio hipertônico. Consequentemente, a atividade dos vacúolos pulsáteis fica muito reduzida ou cessa.
(Vunesp)
A figura mostra, em escala, duas forças e , atuando num ponto material P. Reproduza a figura, juntamente com o quadriculado em sua folha de respostas.
a) Represente na figura reproduzida a força , resultante das forças e , e determine o valor de seu módulo em newtons.
b) Represente também, na mesma figura, o vetor , de tal modo que .
a) A resultante pode ser obtida assim:
R = 3 N
b) O vetor pode ser obtido assim:
Um professor de Física estava em um barco que podia se mover, em relação à água, com uma velocidade máxima de 5,0 m/s. Ele tinha vontade de atravessar um rio de margens retilíneas e paralelas separadas por uma distância de 200 m. Naquele dia, as águas do rio se moviam a 3,0 m/s em relação às margens do rio.
a) Qual era, naquele dia, o menor intervalo de tempo em que o barco pôde ir de uma margem até a outra?
b) Trace a trajetória do barco, em relação às margens, na situação abordada no item a.
c) Na mesma figura do item b, mostre a orientação do eixo longitudinal do barco.
d) Qual é o menor intervalo de tempo em que o barco pode ir de uma margem à outra percorrendo a menor distância possível em relação às margens do rio?
Vamos desenhar o esquema que nos auxilia a construir a regra do encadeamento:
Sabemos que:
• A velocidade das águas em relação à Terra é 3 m/s e sua direção e sentido são, em função da figura dada, vertical e para baixo.
• A velocidade do barco em relação às águas é, no máximo, 5 m/s. Não conhecemos sua direção nem seu sentido.
Dessa forma, podemos construir a figura que relaciona as velocidades vetoriais, de maneira coerente com a regra do encadeamento.
a) Para gastar o menor intervalo de tempo, a velocidade do barco em relação à Terra (a componente na direção perpendicular às margens do rio) deve ser a maior possível. Para isso acontecer, o ângulo θ deve ser 90°. Assim:
Nessa situação a componente da velocidade do barco em relação à Terra na direção perpendicular às margens coincide com a velocidade do barco em relação às águas, e seu valor é máximo, pois desejamos a travessia no menor tempo possível. Portanto, utilizando a definição de velocidade escalar média, podemos calcular o menor tempo de travessia.
b) De acordo com a figura 2, as velocidades são:
vA/T = 3 m/s
(vA/T)perpendicular às margens = vB/A = 5 m/s
Portanto, o barco, em relação à Terra, desloca-se na direção perpendicular e paralela às margens na proporção 5 : 3.
c) O eixo longitudinal do barco coincide com a direção da velocidade do barco em relação às águas, isto é, o eixo longitudinal do barco é perpendicular às margens do rio.
d) A menor distância percorrida em relação à Terra se dará quando a velocidade do deslocamento em relação à Terra for a menor possível. Isso ocorre quando o triângulo das velocidades for o seguinte:
Dois corpos A e B, inicialmente à mesma temperatura θ0, foram aquecidos por meio de uma fonte térmica e o registro de seus comprimentos L em função da temperatura θ é apresentado no diagrama a seguir.
Com relação ao comportamento da dilatação linear desses corpos, pode-se concluir que:
inicialmente, o corpo B é mais comprido que o corpo A.
os corpos A e B são compostos do mesmo material.
a diferença entre os comprimentos dos corpos aumenta com o aumento de temperatura.
o coeficiente de dilatação térmica do material do corpo A é maior que o do corpo B, na faixa de temperatura aferida.
o coeficiente de dilatação térmica do material do corpo B é maior que o do corpo A, na faixa de temperatura aferida.
A função que expressa as retas representadas no diagrama é:
L = L0 + L0. α . Δθ
Observe que as retas apresentam a mesma inclinação . Logo, ambas possuem o mesmo coeficiente angular. Dessa forma, temos:
Desta forma:
Uma vez que
Ou: (o coeficiente de dilatação térmica do corpo B é maior que o do corpo A).
LEIA O POEMA A SEGUIR. ELE É PARTE DE UM LIVRO CHAMADO FAMÍLIA.
FAMÍLIA
TEM FAMÍLIA QUE É ASSIM: PAI, MÃE, FILHOS, AVÓS, TIOS E PRIMOS. MAS TAMBÉM EXISTE FAMÍLIA QUE SÓ TEM PAI, MÃE, FILHOS E UM AVÔ OU UMA AVÓ. TEM FAMÍLIA QUE É SÓ MÃE COM OS FILHOS. [...] MAS UMA COISA É CERTA: FAMÍLIA TODO MUNDO TEM! CADA UMA DO SEU JEITO E AO SEU MODO. [...]
ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. FAMÍLIA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO EDITORIAL, 2009. P. 6-23. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).
A) SUBLINHE NO POEMA, COM LÁPIS VERMELHO, OS TIPOS DE FAMÍLIA APRESENTADOS.
B) CONTORNE DE VERDE AS PARTES DO POEMA QUE MOSTRAM UMA FAMÍLIA PARECIDA COM A SUA.
A)
B) Resposta pessoal.
Significa isso que o povo da Primeira República não passava da carneirada dos currais eleitorais e da massa apática dos excluídos? Seguramente que não. Por fora do sistema legal de representação havia ação política, muitas vezes violenta. Entre os poucos que votavam, os que escolhiam não votar e os muitos que não podiam votar, havia o que chamo de povo da rua, isto é, a parcela da população que agia politicamente, mas à margem do sistema político, e às vezes contra ele. É difícil calcular o tamanho desse povo. Podemos apenas surpreendê-lo em suas manifestações. E podemos também dizer que ele existia tanto nas cidades como no campo.
CARVALHO, José Murilo. O pecado original da República. Revista de História. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2019.
Com base na leitura do trecho anterior, pode-se concluir que na Primeira República:
os críticos ao modelo republicano foram tolerados para dar um ar democrático ao período.
o coronelismo impediu qualquer manifestação de oposição ao poder das oligarquias.
o coronelismo se mostrou sutil no controle das oposições, o que permitiu sua decadência.
apesar do coronelismo e do voto de cabresto, havia uma parcela da população atuando contra o regime político vigente.
Mesmo diante das ações das oligarquias para manter sua hegemonia política, houve rupturas promovidas por grupos marginalizados daquela sociedade, como é o caso da eclosão de diversos movimentos na Primeira República.
[...] Nascida em Natal, Celina morava em Mossoró, no Rio Grande do Norte, quando o Poder Judiciário local permitiu que mulheres se alistassem para votar em uma eleição complementar para o Senado. Celina e outras 20 mulheres se inscreveram. Ela foi a primeira a conseguir esse direito. [...]
— Naquela época, as mulheres só ficavam em casa, mas Celina não se prendeu às restrições. [...] O que ela fez foi um marco, abriu as portas para a emancipação feminina. O voto é uma das formas de exercer nossa cidadania [...].
O Senado acabou invalidando os votos daquela eleição por não aceitar o voto feminino. Mas Celina e as outras mulheres ficaram conhecidas pelo pioneirismo. O sufrágio feminino foi adotado no Código Eleitoral em 1932, no início da Era Vargas, e as mulheres também puderam disputar vagas na política um ano depois. [...]
MARTINS, Elisa. Celina, a inspiração na história da primeira eleitora do Brasil. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2019.
Celina Guimarães Viana foi a primeira mulher a conseguir o direito de votar, ainda na década de 1920. Sua ação foi considerada um marco na luta pelos direitos das mulheres.
Com base no trecho lido e em seus conhecimentos, pesquise a luta das mulheres por direitos iguais na sociedade brasileira, considerando os seguintes aspectos: o exercício da cidadania e a inserção no mercado de trabalho das mulheres na Primeira República; as mudanças e permanências dos direitos das mulheres entre o período da Primeira República e os dias atuais.
As mulheres tinham seus direitos limitados na Primeira República, comparados aos dias atuais. Nesse sentido, elas estavam excluídas da participação política e das posições de destaque na sociedade brasileira. No entanto, sua presença no mercado de trabalho podia ser notada: as mulheres da classe trabalhadora estavam nas fábricas, nas lavouras e nas atividades domésticas, por exemplo. Atualmente, a mulher conquistou o mercado de trabalho e participa da vida política; no entanto, é importante perceber que as estruturas excludentes permanecem enraizadas com o machismo na sociedade. No aspecto econômico, ainda existem as diferenças salariais entre mulheres e homens que trabalham nos mesmos cargos, além da dificuldade de acesso a posições de liderança.No aspecto social, as lutas das mulheres apontam para a divisão de deveres em relação à criação dos filhos e para os direitos reprodutivos.
ACABOU A LUZ NESTA CASA! VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
QUAIS FONTES DE LUZ ESTÃO SENDO MOSTRADAS NA IMAGEM?
Luz de vela, luz de lanterna, luz de fogão e luz da Lua.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir. Depois, responda à questão.
O presidente dirigiu-se ao eleitor.
— Como é seu nome?
O homem olhou para Rodrigo, hesitante, depois para a cédula que um capanga lhe havia posto nas mãos, e finalmente balbuciou, visivelmente embaraçado:
— ArnestoTavareNune.
Rodrigo pôs-se de pé.
— Apelo para os membros da mesa e para os senhores aqui presentes que sabem tão bem quanto eu que Ernesto Tavares Nunes está morto e enterrado.
Fez-se um silêncio.
VERISSIMO, Érico. O retrato. São Paulo: Círculo do Livro, [s. d.]. p. 259-260. (O tempo e o vento, v. 2).
De que maneira a imagem e o trecho se relacionam à Primeira República?
A imagem e o trecho lançam um olhar sobre o coronelismo, prática comum na Primeira República.
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