Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Poesia: musicalidade e imagem - Exercícios (pg. 28) - BY NC 3.0BR

Como você entende o quadro de Magritte? Como você interpreta a relação entre os dois objetos representados, um equilibrado sobre o outro?

Resposta:

Incentive os alunos a refletir sobre a imagem. Nessa questão, comente com eles que os objetos pintados no quadro têm funções diferentes em relação à água: o copo a protege e a contém; o guarda-chuva nos protege dela. Portanto, eles representam duas atitudes nossas em relação à água: protegemo-nos dela (em forma de chuva, a vemos como ameaça) e a protegemos e guardamos, porque precisamos dela (condição da vida). Mas a imagem permite leituras mais complicadas: o copo, sozinho, já tem as duas funções opostas: proteger-nos da água e guardá-la. Em precário equilíbrio sobre o guarda-chuva, ele pode tombar e derramar a água, mas o guarda-chuva supre a função de proteção. Observe que, no quadro, é o guarda-chuva que explicita a função do copo, indicando a possibilidade de que a água se derrame.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Como as orações são construídas - Exercícios - Pontuar - BY NC 3.0BR

Leia as frases abaixo e grife os verbos. Em seguida, separe as orações coordenadas, usando vírgulas.

a. O sol brilhava as plantas cresciam os pássaros cantavam.

b. Seu José tocava violão contava piadas alegrava as pessoas.

c. Todos os dias eu me levanto da cama escovo os dentes visto meu uniforme arrumo a mochila vou para a escola.

d. Você deve fazer a tarefa de casa todos os dias anotar as dúvidas apresentá-las na aula.

e. O goleiro esticou-se todo espalmou a mão deu um tapa na bola desviou-a para a esquerda da trave.

Resposta:

a. O sol brilhava, as plantas cresciam, os pássaros cantavam. b. Seu José tocava violão, contava piadas, alegrava as pessoas. c. Todos os dias eu me levanto da cama, escovo os dentes, visto meu uniforme, arrumo a mochila, vou para a escola. d. Você deve fazer a tarefa de casa todos os dias, anotar as dúvidas, apresentá-las na aula. e. O goleiro esticou-se todo, espalmou a mão, deu um tapa na bola, desviou-a para a esquerda da trave.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - O falar e o escrever - Atividade oral - BY NC 3.0BR

Imagine que alguém lhe perguntou: Como você está?

Responda: Tudo bem, expressando, a cada vez:

• alegria

• ironia

• surpresa

• mau humor

Resposta:

A atividade deve ser realizada de forma bem lúdica. Se houver tempo e motivação dos alunos, estenda-as propondo novas frases (mantendo ou não os “sentimentos” a serem expressos). 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - A narrativa ficcional: autor, narrador e personagem - Teste - BY NC 3.0BR

Releia a fala de Dona Benta.

– Mas, afinal de contas, bobinha, que é que você entende por memórias? 

O uso da palavra no diminutivo: 



( a )

faz referência ao tamanho da boneca.

( b )

traduz o desprezo pela pretensão de Emília. 

( c )

exprime carinho, para suavizar uma reprovação.

( d )

demonstra irritação contra a insistência da boneca.

Resposta:

Para encontrar a resposta, o aluno precisa reconhecer o efeito de sentido no uso de uma palavra que seria, normalmente, ofensiva. O diminutivo, nessa frase, suaviza a expressão e conota carinho. É, aliás, um apelativo convencional de carinho, na linguagem coloquial. Não se refere ao tamanho físico da boneca (a) nem traduz sentimentos negativos como desprezo (b) ou irritação (d). 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O sintagma nominal - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

1. Circule o substantivo dos sintagmas nominais a seguir, extraídos do fragmento do texto de Monteiro Lobato, estudado nas aulas de Leitura:

a. as últimas palavras;

b. uma alta ideia;

c. um homem igual;

d. a verdade pura;

e. uma simples bonequinha;

f. gente velha;

g. pena comum;

h. o último ponto;

i. os futuros historiadores.

Resposta:

a) palavras

 b) ideia

 c) homem

 d) verdade

 e) bonequinha

 f) gente

 g) pena

 h) ponto

 i) historiadores

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Quando inventar não é mentir - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia estas definições, extraídas de Abecedário do Millôr para crianças, de Millôr Fernandes.

O A é uma letra com sótão. O B é um 1 que se apaixonou por um 3. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gangster à espera de oportunidade... O j minúsculo é uma foca brincando com sua bolinha. O m minúsculo é uma cadeia de montanhas. O s minúsculo é um cisne tranquilo. O u minúsculo é um n com as patinhas pro ar. O W são vês siameses. O X é uma encruzilhada.

FERNANDES, Millôr. Abecedário do Millôr para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. © by Ivan Rubino Fernandes

a. Você já conhecia esse texto? O que você achou das definições criadas por Millôr?

b. Qual das definições você considerou mais interessante/mais original?

c. Escolha uma letra qualquer, de preferência a que inicia seu nome (ou o apelido pelo qual gosta de ser chamado), e crie uma definição bem original para ela.

Resposta:

a. Resposta pessoal.

b. Resposta pessoal.

c. Resposta pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O sintagma nominal - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Para cada item, construa uma oração com, pelo menos, três termos coordenados entre si que se refiram:

a. às partes do corpo humano.

b. a suas diversões prediletas.

c. a redes sociais que divertem você.

Resposta:

As respostas a seguir são sugestões

a. As partes do corpo humano são: cabeça, tronco e membros

b. Gosto de brincar, nadar, ler e jogar bola.

c. As redes sociais MySpace, MySpace Music e Facebook me divertem muito.

 

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - O relato: uma crônica de jornal - Teste - BY NC 3.0BR

Um dos processos de formação de palavras novas consiste em acrescentar uma partícula, chamada prefixo, no início de uma palavra já existente.

Foi assim que se criou o substantivo inapetência, título do relato de Nina Horta:]

Assinale a alternativa em que as três palavras se formaram pelo acréscimo do prefixo de negação in-:



( a )

informação – insolação – intenso.

( b )

incomível – invencível – infeliz.

( c )

interpretar – inverno – inserir.

( d )

inútil – inventar – introduzir.

Resposta:

Para responder, o aluno não necessita decompor rigorosamente todas as palavras. Basta que ele perceba o significado negativo do prefixo, comparando a palavra derivada com a primitiva: comível/incomível, vencível/invencível, feliz/infeliz. Comente que, em algumas palavras das outras alternativas, o in- não tem sentido de negação (informação – insolação – intenso – inverno – inserir – inventar) ou nem mesmo está presente (interpretar – introduzir).

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Atividade 4 - BY NC 3.0BR

Com o desenvolvimento da atividade industrial, ocorreu o crescimento das áreas urbanas e o aumento da população em diversos países ao redor do globo.

Observe as imagens a seguir, que retratam um exemplo de alteração da paisagem pela ação humana. Depois, faça o que se pede. 

Descreva as principais transformações ocorridas na paisagem do centro histórico do Rio de Janeiro (RJ), desde a primeira metade do século XX até a imagem mais recente, dos dias atuais. Que elementos mudaram? Quais permaneceram?

Resposta:

Espera-se que os alunos apontem o traçado da avenida e alguns edifícios como remanescentes e vários novos edifícios, a pavimentação da avenida e novas árvores, entre outros elementos, como mudanças.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Observe o mapa-múndi a seguir, com os cinco maiores países destacados em rosa.

Identifique, escrevendo no mapa acima:

a. os nomes dos 5 maiores países.

b. passe um traço vermelho sobre a linha do equador e nomeie-a.

c. passe um traço verde sobre o meridiano de Greenwich e nomeie-o.

d. passe um traço laranja sobre o trópico de Capricórnio e nomeie-o.

Resposta:

Observação: professor, destaque para os alunos o trópico de Câncer.

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia a letra da música “A paisagem”, de Zeca Pagodinho. 

A planície tão verdejante Perfumada com a essência da flor A natureza sorria Em seu afã de amor O povo com galhardia Na liberdade que sonhou

A tempestade se fez O céu azul encobria A paisagem se perdeu Foi-se o dom da primazia Mas vibrei com a estiagem Quando se fez a miragem Vou lançando a poesia

Tem boi deitado na linha Vacas soltas no curral Tropeiros de pés no chão Se esquivando do lamaçal Mugido do boi de guia Tornou ao tom natural

PAGODINHO, Zeca. “A paisagem”, do álbum Água da minha sede.   Universal Music, 2000.

Essa canção retrata a influência de elementos naturais na paisagem, em que há também a presença de elementos humanos.

a. Quais são os elementos naturais descritos? 

b. Quais são os elementos humanos?

c. Por que os tropeiros estão “de pés no chão, se esquivando do lamaçal”?

Resposta:

a. São descritos: a planície verdejante, a essência da flor, a tempestade, o céu azul, a estiagem, o boi, as vacas, o lamaçal.

b. O aluno poderá citar o povo e os tropeiros e também o boi e a vaca como elementos humanos, por se tratar de animais que estão sendo criados pela sociedade para seu consumo.

c. A música descreve uma tempestade que encobriu o céu azul. Assim, a água da chuva se misturou à terra, virando lama.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sol e sombras - Exercício - Experimentando: Observações do Sol e das sombras - BY NC 3.0BR

Observações do Sol e das sombras

Nesta atividade, com seus colegas, você fará observações da posição aparente do Sol e das sombras formadas ao longo do ano.

Material

• 1 haste de 1,2 m de comprimento (pode ser um cabo de vassoura) • 1 balde, ou um objeto similar, com areia (opcional, caso não seja possível fincar o cabo de vassoura diretamente no chão) • 1 trena ou fita métrica

Procedimento

a) Combine com o professor o horário mais adequado para a realização das observações das sombras projetadas pela haste. É importante que as observações sejam realizadas sempre em períodos diferentes do dia (manhã e tarde). Os horários das medições realizadas pela manhã devem ser sempre os mesmos, assim como os horários das medições feitas à tarde.

b) Para fazer as observações, escolha um local da escola que seja aberto. Esse local terá de ser o mesmo durante todo o ano.

c) Finque o cabo de vassoura no chão (superfície plana e horizontal), deixando-o na posição vertical. Caso não seja possível fincá-lo no chão, utilize um balde com areia, lembrando que o cabo não pode ficar inclinado. Esse cabo funcionará como um gnômon.

d) Em seguida, é preciso observar o lado onde “nasce o Sol” e identificá-lo como "horizonte leste” e onde “se põe o Sol” e identificá-lo como “horizonte oeste”. Uma vez determinados esses dois horizontes, anote para que sentido a sombra da haste se dirigiu. Depois, meça o tamanho da sombra e anote. Se for possível, tire fotografias e não se esqueça de organizá-las e identificá-las adequadamente.

Representação esquemática de uma medição do experimento (A) e do esboço que deve ser registrado a cada medição (B).

e) Repita esse procedimento a cada 14 dias (a cada duas semanas), sempre nos mesmos horários em todas as medições diárias. Nas aulas do último bimestre deste ano, esses dados serão analisados por você e seus colegas.

Atenção

• No local escolhido não pode haver sombra de árvores, de casas ou de outras estruturas que atrapalhem suas observações. • A altura da parte exposta do cabo de vassoura deve ser a mesma em todas as medições feitas durante o ano.

Registro

Para o registro dos dados obtidos, você utilizará uma tabela, conforme o modelo abaixo. Para mais informações sobre como produzi-la, siga as instruções da seção Em casa.

Resposta:

Professor, caso seja difícil para a turma fazer as observações em períodos diferentes, programe pelo menos duas medições em um mesmo período, no começo e no final do período de aulas do dia, por exemplo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercícios (pg. 308) - BY NC 3.0BR

O que acontece com a água líquida das roupas lavadas depois de algum tempo que elas são colocadas no varal?

Resposta:

Uma possível resposta dos alunos é que a água das roupas seca. Diante dessa resposta, cabe questioná-los sobre o que significa a palavra “secar”, conduzindo a discussão para esclarecer que, neste caso, “secar” é a forma mais comum de se dizer que a água líquida se transforma em vapor de água.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Calcule as densidades dos materiais e preencha a tabela abaixo.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Teste - BY NC 3.0BR

Um estudante analisou a propriedade de três materiais:

Material A: quando colocado em um frasco não tem seu formato alterado.

Material B: quando colocado dentro de um frasco, espalha-se por todo o espaço disponível.

Material C: quando colocado dentro de um frasco, tem seu formato alterado, mas seu volume permanece o mesmo.

Os estados físicos dos materiais A, B e C são, respectivamente:



( a )

líquido, sólido e gasoso.

( b )

gasoso, sólido e líquido.

( c )

sólido, gasoso e líquido.

( d )

sólido, líquido e gasoso.

( e )

gasoso, líquido e sólido.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Como as orações são construídas - Atividade - BY NC 3.0BR

Alguns versos do poema “A chuva” não apresentam verbos, mas vários substantivos. Releia o trecho:

A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva de canivetes. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva sobre os varais.

a. Considerando os conceitos apresentados, grife os substantivos nos versos citados.

b. Estes versos descrevem a chuva e, para isso, não precisam de verbos. Mas é possível “descobrir” o verbo escondido em cada verso. Escreva-os nos espaços a seguir: 

A chuva...............................cheiro de terra. A chuva...............................sua cabeleira. A chuva...............................de canivetes. A chuva...............................ruído de vidro. A chuva...............................sobre os varais.

Resposta:

a. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva de canivetes. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva sobre os varais.

b. Resposta pessoal. 

Considere corretas as respostas cujo verbo for coerente com o sentido dos versos.

A chuva vem (aparece, cai) com seu cheiro de terra.

A chuva tem (mostra) sua cabeleira.

A chuva é de canivetes.

A chuva faz (tem) ruído de vidro.

A chuva cai sobre os varais.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Como as orações são construídas - Teste - BY NC 3.0BR

Dos versos abaixo, do poema “Guarda-chuvas”, o único que não compõe uma oração é: 



( a )

Tenho quatro guarda-chuvas

( b )

outro não fecha direito

( c )

O quarto é bem pequenino

( d )

pequeno como uma luva

Resposta:

Letra d.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - O falar e o escrever - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Imagine que as frases a seguir foram faladas por pessoas diferentes, em situações diversas. Os termos em lilás indicam os que receberam maior acento de intensidade.

a. Considere os termos destacados e treine a entonação adequada a cada frase.

b. O que a pessoa poderia ter pensado ao utilizar cada entonação? Anote suas hipóteses. Se for chamado na próxima aula, exponha-as.

Resposta:

Explique a tarefa ainda durante a aula e certifique-se de que todos compreenderam o que devem fazer. Deixe claro que o item a pressupõe apenas exposição oral, enquanto o item b pode requerer que se façam anotações, a serem utilizadas caso o aluno seja chamado. Explique aos alunos que a anotação é um registro curto, feito apenas para assinalar o que deve ser lembrado. Ela não é produzida para ser lida em voz alta, serve para que o emissor, ao lê-la silenciosamente, lembre-se do que deve/deseja expor.

b. Aceite todas as respostas que forem coerentes.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O sintagma nominal - Exercícios (pg. 71) - BY NC 3.0BR

Você sabe quais outras classes de palavras são determinantes do substantivo?

Resposta:

Além de artigo e do adjetivo, numerais e pronomes. Nessa questão, se os alunos apresentarem dificuldade em lembrar outras classes de palavras, além do artigo e do adjetivo, pode-se dar um exemplo na lousa em que apareça um numeral e um pronome adjetivo e perguntar em que classe de palavras eles se situam.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O sintagma nominal - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Observe esta frase do texto de Lobato:

Memórias são a história da vida da gente [...]

Nela, o sentido expresso pela palavra memórias é geral, nenhuma característica específica está sendo indicada. Quando queremos que o substantivo expresse um sentido vago, não usamos artigos. Essa ideia genérica, de ausência de artigo, é comum nos provérbios cujos substantivos indicam toda uma classe de seres, e não indivíduos.

Com base nessas informações, dê dois exemplos de provérbios em que o artigo não é utilizado.

Resposta:

Sugestão de respostas: “Cão que ladra não morde.”; “Águas passadas não movem moinho.”; “Dinheiro não traz felicidade.”

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Quando inventar não é mentir - Exercício - Prática escrita 1 - BY NC 3.0BR

Escreva um poema revelando a sua forma de ver (e de fazer ver) a realidade.

Vamos começar planejando o que escrever.

As opções a seguir sugerem temas diferentes para o poema. Em cada opção, há sugestões para os versos iniciais. Escolha o tema e os termos iniciais que mais lhe agradarem.

Opção 1: Se você quer escrever sobre si mesmo, inicie o poema com um destes verbos e complementos:

Quero (ser/tornar-me) • Sou (peixe, ave, flor, etc.) • Tenho (saudade, medo, vontade, etc.)

Opção 2: Se você prefere escrever sobre alguém, utilize uma destas formas para iniciar:

Teu nome é Você é (sonho, nuvem, bicho, etc.)

Opção 3: Se prefere escrever sobre os poemas, comece assim:

Poemas são • O poema não precisa ser longo. O importante é que você procure aspectos inusitados do tema que escolheu e empregue uma linguagem diferente da que utiliza no dia a dia. • Lembre-se de que a pontuação (ou a ausência dela) e a repetição são recursos que você pode utilizar para dar efeitos de sentido e originalidade a seu texto

Quando terminar de escrever o poema, releia-o e faça a revisão.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - O sintagma nominal - Exercícios - Ortografar - BY NC 3.0BR

Você viu que os substantivos podem variar em grau, assumindo, por exemplo, a forma diminutiva. O diminutivo pode ser formado acrescentando -inho(a) ou -zinho(a), como garotinho, ruazinha, etc.

Complete o quadro a seguir com os diminutivos dos substantivos:

Resposta:

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Teste - BY NC 3.0BR

Ao redor do mundo podemos encontrar uma grande diversidade de paisagens. Algumas conservam suas características naturais, outras já foram de tal forma modificadas pelo ser humano que temos dificuldade de identificar seus elementos naturais.

Assinale a alternativa que traz um exemplo de paisagem natural.



( a )

Avenida arborizada em uma grande cidade industrializada.

( b )

Unidade de conservação ambiental na zona rural.

( c )

Prática de ecoturismo em hotel fazenda.

( d )

Área de preservação ambiental criada dentro de uma cidade.

Resposta:

Alternativa B. Uma unidade de conservação ambiental é uma área natural que foi preservada da ação humana, tratando-se, portanto, de uma paisagem natural.

As demais alternativas estão incorretas, pois:

a. As áreas urbanas e industriais são fruto da intervenção humana, não podendo ser consideradas paisagens naturais, mesmo que apresentem grande quantidade de árvores em suas avenidas.

c. Ainda que o ecoturismo vise a uma relação mais harmônica do ser humano com a natureza, a construção de um hotel-fazenda implica a transformação da paisagem natural em paisagem cultural.

d. As áreas de preservação ambiental em ambientes urbanos buscam conservar resquícios da vegetação original, mas estão inseridas em uma área antropizada e constituem, por isso, uma paisagem cultural. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Exercícios (pg. 225) - BY NC 3.0BR

A figura acima representa o Brasil. Você sabe onde está o lugar em que você vive no país? 

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Lugar, paisagem e espaço geográfico - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Ao observar uma paisagem, é comum encontrarmos diversos elementos, tanto naturais quanto culturais. Como uma grande quantidade de elementos de uma paisagem pode dificultar nossa observação, podemos fazer isso em etapas, separando os planos da paisagem, como na imagem abaixo, que retrata um lago em meio a montanhas europeias em Hallstatt, na Áustria. 

a. Que elementos podem ser observados em cada plano da paisagem acima?

b. Em qual plano há mais elementos naturais? E culturais?

Resposta:

a. No primeiro plano estão presentes edifícios, que podem ser moradias ou prédios comerciais, áreas verdes (na foto, cobertas por neve),vias de circulação e uma igreja.

No segundo plano há um lago.  

No terceiro plano há uma vertente com vegetação e rochas expostas.

No quarto plano se encontram outras vertentes da cadeia montanhosa. 

b. Há mais elementos naturais no segundo, terceiro e quarto planos; e mais elementos culturais no primeiro plano.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Construção do espaço brasileiro - Teste - BY NC 3.0BR

Sobre as características territoriais do Brasil, é correto afirmar que:



( a )

o Brasil é o 5º maior país do mundo e encontra-se totalmente no hemisfério sul. 

( b )

devido à sua grande extensão territorial, o Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul. 

( c )

o Brasil é o maior país da América do Sul, sendo cortado pela linha do equador e pelo trópico de Capricórnio. 

( d )

o território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Resposta:

A alternativa correta é a C. As demais alternativas estão incorretas, pois:

a. o Brasil tem uma parte dos estados do AP, AM, PA e RR no hemisfério norte – acima da linha do equador.

b. o Brasil não faz fronteira com o Chile e o Equador.

d. o Brasil é banhado apenas pelo oceano Atlântico.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercícios - Experimentando: Mudanças de estado físico da água - BY NC 3.0BR

Mudanças de estado físico da água

Neste experimento, você vai analisar a mudança de estado físico da água em uma situação específica.

Material

• 1 copo de vidro • cubos de gelo

Procedimento

a) Coloque alguns cubos de gelo no copo.

b) Coloque o copo em algum lugar em que incidam raios solares.

c) Observe o que ocorre depois de certo tempo.

O que ocorre com os cubos de gelo com o passar do tempo? Qual era o estado físico dos cubos de gelo no início do experimento? E no final?

Resposta:

Os cubos de gelo derretem, ou seja, deixam o estado sólido e passam ao estado líquido.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Sol e sombras - Exercício em casa - BY NC 3.0BR

Elabore a tabela de registros em seu caderno, de forma organizada, para todas as observações previstas ao longo do ano. Ela deve ter no mínimo 15 linhas para preenchimento, correspondentes a, pelo menos, 15 observações durante o ano. Na tabela, devem ser registrados os dados coletados nas medições e deve ser realizado um esboço da sombra na posição em que ela aparece no chão.

Resposta:

Oriente os alunos a elaborar a tabela de registro em casa, conforme o modelo na seção Experimentando.

Questão 01 - Ciências - Módulo 4 - Matéria e seus estados físicos - Exercício em casa - BY NC 3.0BR

Na atividade experimental você notou gotas de água líquida no lado de fora do copo. Essas gotas são resultado da passagem do vapor de água do ar para o estado líquido, ao entrar em contato com a superfície fria do copo.

Um aluno, ao ver o fenômeno, propôs outra explicação para o aparecimento das gotas de água líquida: A água líquida do lado de fora do copo é resultado do derretimento do gelo dentro do copo. O que ocorreu foi que ela atravessou a parede do copo de dentro para fora.

Proponha um experimento que possa testar a hipótese proposta pelo aluno.

Resposta:

Resposta pessoal. Um teste possível é colocar água líquida à temperatura ambiente dentro do copo e observar se ela consegue atravessar sua parede.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Ciências: um processo investigativo - Teste - BY NC 3.0BR

Uma investigação científica costuma envolver o chamado método científico. Considerando as etapas que comumente são adotadas pelos cientistas, podemos afirmar que:



( a )

O processo se inicia com a realização de experimentos para a coleta de dados que levarão a uma ou mais conclusões.

( b )

As hipóteses são estabelecidas após observações de fenômenos que geram perguntas ao investigador.

( c )

As hipóteses são feitas posteriormente à coleta de dados, por experimentos, que buscam comprová-las.

( d )

Após a realização de observações de um fenômeno se estabelecem conclusões que poderão ser testadas nos experimentos.

Resposta:

Esse teste trabalha com o resumo das etapas do método científico.

Alternativa b.

a. Incorreta. Um processo investigativo inicia-se com a observação de um ou mais fenômenos e uma proposta de hipótese para explicá-los, que vai ser testada pelo experimento em si.

c. Incorreta. As hipóteses são levantadas antes da realização dos experimentos, que buscam, na verdade, testá-las.

d. Incorreta. A partir de observações de fenômenos são estabelecidas hipóteses, e não conclusões, pois estas só podem ser obtidas depois dos experimentos que testarão as hipóteses.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas