Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O registro do processo investigativo - Teste - BY NC 3.0BR

Entre as características observadas numa vela acesa, pode-se dizer que, quando comparada a uma vela apagada:



( a )

O comprimento modificou-se lentamente durante a observação, diminuindo aproximadamente 1,5 cm em 10 minutos.

( b )

A parafina que escorreu voltou a ser sólida enquanto a vela ainda estava acesa.

( c )

O corpo da vela se aqueceu por inteiro, isto é, de uma extremidade à outra, enquanto estava queimando.

( d )

A chama tinha uma cor em degradê, de um vermelho intenso em sua base até um amarelo-claro brilhante em sua ponta.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O registro do processo investigativo - Exercício - Experimentando: Investigando uma vela - BY NC 3.0BR

Investigando uma vela

Provavelmente, você conhece uma vela, mas será que já a observou com atenção?

Neste momento, em grupo, você iniciará a atenta observação de uma vela e, a partir disso, formulará e testará hipóteses para explicar fenômenos.

Material

• 1 vela branca nº 10 • 1 caixa de fósforos com palitos longos • 1 pires de louça • 1 régua, preferencialmente de metal • 1 folha de papel sulfite branca

Parte 1 – Observando uma vela

Procedimento

a) Observem a vela apagada e a descrevam, comentando características como cor, formato, tamanho e material do qual é feita.

b) Registre no caderno as características notadas pelo grupo. Você pode, também, fazer um desenho da vela para acompanhar a descrição.

c) Coloquem a folha de papel sobre uma superfície e, no centro dela, o pires de louça.

d) Com o acompanhamento do professor, um dos componentes do grupo, com uma das mãos, deve segurar a vela bem próximo da base dela enquanto o professor a acende (imagem 1 da próxima página). Assim que a chama se estabilizar, quem estiver segurando a vela deve mantê-la próxima ao pires e na posição vertical. Depois, deve inclinar a vela de forma que gotas de parafina caiam no centro do pires (imagem 2 da próxima página) e colocar a base sobre as gotas de parafina ainda líquidas, que logo vão se solidificar e manter a vela fixa (imagem 3 da próxima página).

e) Após fixar a vela no pires, não a movimentem mais (imagem 4 da próxima página).

f) Observem a vela acesa, procurando identificar alterações, características e cores da chama, etc.

g) Após trocar informações com os colegas, registre-as no caderno.

Registro

Com base em suas observações, o que queima na vela, isto é, qual é o combustível dela: o pavio ou a parafina? Justifique.

Resposta:

Espera-se que a maioria dos alunos responda que é o pavio. Em geral, as pessoas acreditam que a cera (parafina) da vela tem apenas a função de retardar a queima do pavio, o que na realidade é incorreto, pois a parafina também é combustível. Os experimentos seguintes do Módulo têm por objetivo reavaliar essa concepção equivocada.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Exercícios (pg. 315) - BY NC 3.0BR

Apenas observando a imagem, é possível identificar com certeza qual recipiente contém sal de cozinha e qual contém açúcar refinado? Por quê?

Resposta:

Espera-se que os alunos concluam que não é possível afirmar qual recipiente contém açúcar refinado e qual contém sal de cozinha, porque esses ingredientes são visualmente muito parecidos.

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Números: uma grande invenção da humanidade - Exercícios - O sistema de numeração romano - BY NC 3.0BR

Os algarismos romanos podem ser utilizados para a indicação de séculos. O século é uma unidade de medida de tempo que equivale a 100 anos. Na civilização ocidental, conta-se o tempo a partir do ano do nascimento de Cristo, o ano 1 da Era Cristã. Assim:

• do ano 1 ao ano 100 (1º século): século I; • do ano 101 ao ano 200 (2º século): século II;

Complete o quadro com o século correspondente, utilizando algarismos romanos.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considere os seguintes processos:

I. Atração do ferro pelo ímã.

II. Combustão da gasolina.

III. Desaparecimento de bolinhas de naftalina.

IV. Enferrujamento de um prego.

Indique as transformações químicas .

Resposta:

Processos II e IV.

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números naturais e operações - Exercícios - Uma propriedade para igualdade com adição - BY NC 3.0BR

Em cada item há duas adições. Sem efetuar os cálculos, mas apenas observando as parcelas, analise se há ou não uma igualdade. Se houver, coloque o sinal =; do contrário, o sinal ≠.

a) 15 + 18 _________ 13 + 20

b) 27 + 68 _________ 30 + 65

c) 46+39 _________ 50 + 40

d) 115 + 237 _________ 110 + 242

e) 218 + 198 _________ 210 + 200

f) 314 + 97 _________ 311 + 100

Resposta:

a) =

b) = 

c) ≠

d) =

e) ≠

f) =

Questão 01 - História - Módulo 2 - As pistas escritas e não escritas deixadas pela sociedade - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Na abertura deste Módulo observamos uma pintura rupestre que compõe o rico acervo do sítio arqueológico de Xiquexique 1, localizado no município de Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte.

A região abriga mais de 60 sítios arqueológicos, chamando a atenção daqueles que buscam pistas para a compreensão do povoamento e do cotidiano dos homens e mulheres que habitaram o território brasileiro antes de nós.

Apesar de tamanha importância, nem todos que visitam esses sítios colaboram com a sua preservação. Há registros de depredação, vandalismo e até o comércio (ilegal) de materiais que atestam a remota presença humana na região.

Para evitar ou minimizar atitudes destrutivas, é possível montar sistemas de vigilância, controlar e até mesmo restringir a entrada de visitantes. No entanto, estudos apontam que os melhores resultados são obtidos com campanhas de sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural* de um povo.

a) Explique por que devemos combater o comércio (compra e venda) de vestígios arqueológicos de sítios como o de Xiquexique.

b) Elabore uma proposta de sensibilização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural de sua cidade.

• Pesquise um elemento material de sua cidade que possa ser considerado um patrimônio cultural. Consiga fotos e descreva-o, apontando sua importância: por que ele é representativo do local em que você vive? Por que esse local merece ser preservado para as gerações futuras e conhecido por mais pessoas?

• Crie um slogan (frase ou expressão fácil de memorizar, utilizada em campanhas publicitárias) que convença os moradores de sua cidade ou turistas a conservar o local que você pesquisou.

• Organize essas informações (fotos, importância, slogan) em um cartaz ou folheto que seja bem criativo e atrativo. 

Resposta:

a) As peças e os desenhos de sítios arqueológicos como o de Xiquexique são importantes para conhecermos como viviam os primeiros habitantes do território brasileiro. Se um sítio for saqueado ou depredado, não poderá ser estudado, o que acarretará prejuízos para o conhecimento do passado.

b) Esta atividade pretende estimular os alunos a conhecer melhor os elementos do patrimônio cultural presentes na região em que vivem, além de mobilizá-los para a valorização desses conjuntos. Caso tenham dificuldade de identificação, oriente-os. No Saiba mais intitulado “Patrimônio cultural”, o aluno poderá ampliar sua compreensão sobre o conceito de patrimônio cultural, reconhecendo a importância de valorizar desde edificações monumentais até aquelas que, mesmo aparentemente simples, ajudem a conhecer a forma como viveram ou vivem os habitantes de alguma localidade, como a cidade onde moram.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Exercícios (pg. 163) - BY NC 3.0BR

Quais semelhanças e diferenças você identifica entre as sociedades representadas nas fotos?

Resposta:

Esta é uma atividade introdutória. O aluno não deve utilizar conhecimentos conceituais para respondê-la, mas sim sua capacidade de observação e inferência. Espera-se que eles identifiquem que em todas as imagens há construções (ou vestígios de construções) feitas por aquelas sociedades. Como diferenças, eles podem indicar os estilos de construção e apontar os locais: construções em meio a florestas, em montanhas ou em áreas mais áridas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios - Experimentando: Classificação de sistemas - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, você vai praticar a classificação de sistemas em homogêneos ou heterogêneos.

Material

• água destilada • óleo de cozinha • sal de cozinha • álcool hidratado • pedras de gelo (obtidas do congelamento da água destilada) • 4 copos transparentes • uma colher

Procedimento

a) Separe cada copo para receber um sistema.

b) Identifique os copos da seguinte forma:

1. Água destilada e óleo 2. Água destilada e sal totalmente dissolvido 3. Álcool hidratado 4. Água destilada e gelo

c) Produza os sistemas referentes a cada copo, de acordo com a identificação realizada.

d) Observe cada sistema. 

Registro

Indique a seguir como você classificaria cada sistema.

1. _________________

2. _________________

3. _________________

4. _________________

Resposta:

1. Heterogêneo

2. Homogêneo

3. Homogêneo

4. Heterogêneo

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

O ar atmosférico de uma região montanhosa, livre de poluentes, é constituído por uma substância pura ou uma mistura? Justifique.  

Resposta:

O ar, mesmo sem a presença de poluentes, é classificado como uma mistura, pois ele é constituído por mais de uma substância, como o oxigênio, o nitrogênio e o argônio.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)

Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.

Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.

Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.

Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line. Disponível em: .  .

De acordo com o texto acima, o petróleo:



( a )

é uma mistura.

( b )

é uma substância muito tóxica.

( c )

se dissolve rapidamente na água.

( d )

não deveria ser extraído de águas profundas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Exercícios (pg. 356) - BY NC 3.0BR

Você sabe de qual metal, componente do navio, se originou a ferrugem?

Resposta:

Resposta esperada: Ferro.

Para auxiliar os alunos nessa resposta, mostre imagens de outras embarcações que não estejam enferrujadas.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios - Experimentando: Filtração - BY NC 3.0BR

Na filtração de uma mistura, quanto maior a eficiência do filtro, maior é a quantidade de partículas sólidas não dissolvidas que será retida.

Neste experimento, você construirá dois filtros diferentes para comparar a eficiência deles.

Material

• 2 garrafas PET transparentes cortadas no sentido horizontal

• 2 pedaços de tecido (o mesmo usado em panos de prato)

• 2 elásticos

• 1 L de água barrenta

• algodão

• cascalho

• areia fina

• areia grossa

• proveta de 500 mL (ou copo medidor graduado)

• relógio

Procedimento

a. Na parte externa da abertura de cada garrafa, prenda um pedaço de tecido utilizando um elástico. Monte as partes cortadas das garrafas como representado nas figuras ao lado.

b. Em uma das garrafas será realizado o experimento 1. Nela, insira somente um pedaço de algodão.

c. Na outra garrafa será realizado o experimento 2. Nela, insira o algodão e, sobre ele, uma camada de cascalho, uma camada de areia grossa e, finalmente, uma camada de areia fina.

d. Os dois sistemas, depois de montados, devem ter o aspecto indicado na imagem ao lado.

e. Adicione 300 mL de água barrenta no filtro constituído somente de algodão (experimento 1). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

f. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 1 e anote suas observações.

g. Adicione a mesma quantidade de água barrenta (300 mL) no filtro em camadas (experimento 2). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

h. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 2 e anote suas observações.

Em qual dos experimentos a filtração demorou mais? Por quê?

Resposta:

No experimento 2, pois o número de camadas que a água teve de atravessar era maior.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Planificações da superfície de um poliedro - BY NC 3.0BR

O cubo é um poliedro de 6 faces, todas elas quadradas. Assim, qualquer planificação da superfície de um cubo é formada por 6 quadrados. Mas será que qualquer figura formada por 6 quadrados justapostos é uma planificação de um cubo? Vamos discutir esta questão a seguir.

Considere as quatro figuras formadas por quadrados justapostos a seguir.

Junte-se com um grupo de 2 ou 3 colegas e, para cada figura, façam o que se pede em cada item. 

a. Unam os seis quadrados entregues pelo seu professor de forma a obter cada uma das figuras apresentadas acima.

b. Verifiquem se é possível montar um cubo com a figura formada sem modificar a posição dos quadrados.

c. Registre suas conclusões no quadro abaixo. 

Resposta:

c. 

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Estudo das pirâmides - BY NC 3.0BR

Do mesmo modo que fizemos para os prismas, agora vamos investigar as principais características de uma pirâmide. Para isso, considere a pirâmide desenhada a seguir.

As faces triangulares da pirâmide acima são chamadas de faces laterais. Quantas faces laterais essa pirâmide possui?

Resposta:

A pirâmide possui 8 faces laterais. 

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - O registro do processo investigativo - Exercício (pg. 295) - BY NC 3.0BR

 Sabendo que atualmente as velas são feitas com derivados do petróleo, podemos dizer que, de certa forma, o petróleo ajudou a salvar as baleias? Por quê?

Resposta:

As velas atuais são feitas de parafina – um derivado do petróleo – e, por esse motivo, podemos dizer que as baleias foram “salvas” pelo petróleo, na medida em que sua caçada diminuiu muito em razão da menor demanda por sua gordura como matéria-prima para as velas.

Ressalte, porém, que as baleias continuaram a ser caçadas por outros motivos, como pela sua carne, mas que tratados internacionais a partir dos anos 1970-1980 diminuíram muito sua caça, possibilitando a recuperação de populações de várias espécies. No entanto, mais recentemente, em 2019, alguns países como o Japão já deixaram a comissão que protege as baleias e reiniciaram sua caça.

Questão 01 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

(IFMG) A água é encontrada na natureza em vários estados físicos e a sequência de transformações sofridas pela mesma é denominada ciclo da água. A figura seguinte representa duas etapas desse ciclo.

As etapas do ciclo da água, representadas na figura pelas setas, são chamadas de



( a )

calefação e liquefação.

( b )

ebulição e ressublimação.

( c )

vaporização e sublimação.

( d )

evaporação e condensação

Questão 01 - Matemática - Módulo 1 - Números: uma grande invenção da humanidade - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Observe, no quadro a seguir, algumas representações numéricas em quatro sistemas de numeração diferentes.

 

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das sentenças a seguir.

a) (   ) Os sistemas egípcio e babilôni c o repetiam um mesmo símbolo, de acordo com a quantidade, para representar de 1 até 9.

b) (   ) Os romanos utilizavam letras para representar os números.

c) (   ) Os hindus criaram um símbolo para o zero.

d) (   ) Nos quatro sistemas há um símbolo para representar a quantidade dez.

e) (   ) O sistema egípcio era aditivo.

Resposta:

a) ( V )

b) ( V )

c) ( V )

d) ( F )

e) ( V )

Questão 01 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números naturais e operações - Exercícios - A escrita simplificada - BY NC 3.0BR

Os números naturais são aqueles relacionados a contextos de contagem e podem ser utilizados em diferentes situações. Você já retomou no Módulo 1 que eles podem ser organizados em ordens e classes. No entanto você já deve ter visto em TV, jornais ou livros números como o da manchete abaixo:

a) Escreva o número 35,8 bilhões com todas as suas ordens.

b) Esse é um número natural? Por quê?

c) Em sua opinião, por que esse número é escrito com vírgula?

Resposta:

a) 35 800 000 000

b) Sim, porque ele pode ser escrito com todas as suas ordens inteiras e sem utilização de uma vírgula.

c) Porque ele está na escrita simplificada, visto que possui muitas ordens.

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

(UPM-SP) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia a dia é:



( a )

a queima de um fósforo.

( b )

o derretimento do gelo.

( c )

a transformação do leite em coalhada.

( d )

o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.

( e )

o escurecimento de um objeto de metal.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Por que as sociedades se organizam de formas diferentes, se todas são compostas por seres humanos biologicamente semelhantes?

Resposta:

Porque cada sociedade ou grupo tem a própria história, no decorrer da qual desenvolve formas específicas de organização, sobrevivência, relacionamento social, exploração e integração com os recursos naturais. Por isso, mesmo sendo compostas por seres humanos biologicamente semelhantes, as sociedades não vivem necessariamente da mesma maneira.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir

[...] Come-se aipim em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, mandioca em grande parte do Sul e do Sudeste e macaxeira em quase todo o Nordeste. Não temos apenas a constatação de que a mandioquinha vire batata-baroa ou batata-salsa a depender da região. A hipertrofia da identidade ocorre quando você acha errado ou estranho que o outro tenha um nome “incorreto” para algo que você conheça de outra forma. [...]

A identidade regional é faca de dois gumes afiados. Positiva, [...] marca uma fronteira para que eu seja mais autêntico e não um papagaio do que imagino ser o correto dos grandes centros. Negativa, ela protege preconceitos graves, inventa glórias e importâncias inexistentes e pode até oprimir terceiros. Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença.

KARNAL, Leandro. O rio da minha aldeia. O Estado de S. Paulo, 22 ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

Hipertrofia: crescimento exagerado, excessivo.

Considerando o texto, responda às questões.

a) Qual é o lado positivo do etnocentrismo?

b) Qual é o lado negativo do etnocentrismo?

c) Explique a afirmativa: “Identidade une e pode conter ódios para serem projetados na diferença”.

Resposta:

a) O lado positivo do etnocentrismo é a valorização da própria cultura e o fato de que as pessoas sejam autênticas em sua cultura, sem sentir necessidade de ficar imitando outras.

b) A desvalorização ou não aceitação de práticas culturais diferentes da sua, além do estímulo a preconceitos, invenção de glórias e histórias inexistentes sobre a própria sociedade.

c) As pessoas podem usar a identidade cultural para se unir a pessoas semelhantes e, juntas, cometerem ações de ódio contra quem é diferente.

Questão 01 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe a escultura em relevo a seguir, feita em pedra. Nela, aparece em destaque o rei Assurbanipal, que governou a Assíria entre 668 a.C. e 627 a.C.

Relevo: esse tipo de escultura é chamado de relevo porque o que é representado sobressai de superfície plana.

a) Observe os detalhes da imagem e responda: que informações esse relevo oferece aos historiadores sobre os assírios?

b) Em sua opinião, os historiadores encontrariam esculturas como essa nas outras sociedades estudadas neste Módulo? Por quê?

Resposta:

a) Observando o relevo, os historiadores podem concluir que o rei Assurbanipal caçava leões (ou que os escultores queriam que os assírios pensassem que ele os caçava); que essa caça era registrada de forma a demonstrar a “bravura” do rei, uma vez que caçar leões é uma atividade que exige coragem; e que esculturas como essa eram formas de reafirmar o poder do rei. Outros elementos que podem ser destacados: os assírios dominavam técnicas necessárias para utilizar cavalos em suas caças e equipamentos como a lança. O relevo também fornece informações sobre o domínio técnico necessário para a produção desse tipo de representação artística.

b) Não em todas. Esculturas que registram feitos do governante somente seriam possíveis em sociedades que utilizassem técnicas semelhantes e que tivessem governantes com poderes sobre a população. Em sociedades como a Yanomami isso não aconteceria, uma vez que não há lideranças desse tipo. (Como pedimos a opinião dos alunos, elas devem ser aceitas. Podem aparecer respostas que falem da existência ou não de leões ou de caças, por exemplo. Elas devem ser aceitas desde que sejam coerentes com o sentido da imagem.)

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios (pg. 328) - BY NC 3.0BR

Você sabe o que significa dizer que a água é potável?

Resposta:

Água potável é aquela própria para o consumo humano, podendo ser proveniente de uma fonte natural, como um poço artesiano, ou a água tratada que chega nas residências dos locais que possuem estações de tratamento de água. Durante a discussão dessa definição, pode-se citar que, para ser considerada potável, a água deve seguir algumas normas de qualidade quanto à quantidade de certas substâncias (como sais minerais, flúor e cloro) e de microrganismos, criando um gancho para a próxima questão. Além disso, vale comentar que um dos parâmetros de classificação da água como potável é sua transparência, que deve ser elevada.

Questão 01 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Um colega de turma fez a seguinte afirmação: “Uma mistura de água e sal de cozinha é sempre homogênea”. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno diga que não concorda, pois depende da quantidade de água e sal misturados. Caso a quantidade de sal seja muito grande, uma parte dele não vai se dissolver e ficará no fundo do recipiente; nesse caso, não haverá uma mistura homogênea.

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Observe a imagem.

Na imagem acima, percebe-se que o gelo está derretendo. Ao derreter, o gelo sofre uma transformação física ou química? Justifique.

Resposta:

Transformação física, pois a água somente muda do estado sólido para o líquido, sem que ocorra a formação de novas substâncias.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Um estudante organizou um procedimento para separar determinado sistema contendo água, óleo, pó de ferro e areia. O procedimento apresentava o seguinte esquema:

Complete os quadros indicando os componentes separados a cada etapa.

Resposta:

Questão 01 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Observe as imagens:

Indique as transformações físicas e químicas.

Resposta:

Física: c.

Químicas: a; b; d; e.

Questão 01 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Estudo dos prismas - BY NC 3.0BR

Vamos agora sistematizar as principais características desse tipo de poliedro. Para isso, considere o prisma desenhado a seguir entre dois planos.

As faces retangulares do prisma acima são chamadas de faces laterais. Quantas faces laterais esse prisma possui?

Resposta:

O prisma possui 7 faces laterais. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - O espaço e suas representações - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

a. Indique as latitudes dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

b. Indique as longitudes dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

c. Indique as coordenadas dos pontos assinalados.

A: __________________

B: __________________

C: __________________

D: __________________

E: __________________

d. Assinale os pontos A, B, C, D e E no gráfico de acordo com as seguintes coordenadas geográficas.

A: 0° 0°

B: 0° 180° E

C: 40° S 40° O

D: 90° N 70° E

E: 90° S 90° O

Resposta:

a. A: 50° N      B: 90° N      C: 90° S       D: 60° N      E: 0° 

b. A: 0°         B: 60° O      C: 120° O    D: 80° E       E: 180° E   

c. A: 60° N 60° O                         B: 50° N 60° E                                      C: 10° N 100° E                                       D: 70° S 0°                                         E: 50° S 110° O             

d.     

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas